"O poder é um grande afrodisíaco."
Henry Kisssinger
Jornalismo com Opinião
"O poder é um grande afrodisíaco."
Henry Kisssinger
Recebi ontem (terça, 4) um pedido de desculpas que soou como sólido elogio, talvez o maior de toda minha carreira profissional. Senti-me recompensado.
Há traço de gabarolice, admito, mas o conto, sem parecer modesto.
Uma servidora da Prefeitura de Mossoró, eleitora duas vezes de Fátima Rosado (DEM) e da antecessora Rosalba Ciarlini (DEM) por três vezes, desabafou assim diante desse repórter:
– Carlos Santos, eu nem conhecia o senhor e tinha um ódio de lascar (sic). Mas eu quero lhe pedir desculpas por algum dia ter pensado tanto mal e carregado tanto mal dentro de mim (…).
Minha interlocutora relatou que agora finalmente percebeu que eu nem mentia nem exagerava. Sente na própria pele, casa e bolso, os efeitos devastadores da passagem da patota pelo poder.
“É como você diz: não é do ramo”, completou.
Conversamos por alguns minutos. Até identificamos amigos comuns.
Minha querida, de mim sequer a mágoa. Sou livre a ponto de não me permitir à prisão devoradora dos pequenos sentimentos. Cure-se.
Perdão eu não concedo. É algo divinal. É seu direito contestar e desacreditar no que penso e escrevo.
Liberte-se. Essa é a grande indulgência que lhe cabe e precisa ser um ato particular: só seu.
Um abraço, saúde e paz.
Um apelo aos internautas, especialmente a novatos (iniciados) na leitura desta página: leiam “Regras do Blog”.
No afã de manifestar opinião própria ou de terceiros, não se incline ao uso de palavras preconceituosas ou de baixo calão.
Nos últimos dias aumentou consideravelmente a intervenção de webleitores revoltados com a gestão da prefeita Fátima Rosado (DEM) e sua patota. Mesmo assim não aceito que nada resvale para a baixaria.
Sei que eles são – com raras exceções – subprodutos humanos, marcados pela arrogância, apetite patrimonialista, cinismo e incompetência. Entretanto estão no poder porque a maioria de vocês quis assim. Admitam.
Vocês disseram “sim” ao discurso em tom de estelionato político da senadora Rosalba Ciarlini (DEM), que falava em “continuidade”.
Vocês disseram “sim” à oratória que misturava “coisa alguma com nada” de Fátima, feita “Fafá” para parecer menos Solineuza. Agora agüentem.
Há anos, mesmo antes que eles trotassem nas escadas do Palácio da Resistência, como manada de centauros (metade cavalo e a outra metade também), eu cantava a pedra. Não acontece nada de estranho até aqui.
Recorram ao Jornal Página Certa, o endereço anterior deste Blog (AQUI), às curtas passagem que tive pela FM 95 (convidado a sair pela força do poder) e a esta página.
Não se trata de profecia. É apenas uma visão baseada em pleno conhecimento da conjuntura, história e política, além do interesse em reproduzir essas interpretações e não os meus desejos pessoais.
Não faço “jornalismo desejoso”, como cunhou muito bem meu querido Nilo Santos.
Em entrevista ao saite Azougue, controlado pelo publicitário, escritor e radialista Caby Costa Lima, o empresário Tasso Rosado faz avaliação da "Era Fátima Rosado (DEM)" na Prefeitura de Mossoró. Leia esse trecho:
Azougue – Alguma surpresa por sua irmã Fafá Rosado ser hoje prefeita de Mossoró?
Tasso Rosado – Não só dela, como de qualquer filho de Dix-neuf e Dona Odete. Mas a mudança de tempo, de pensamentos é algo natural. De um tempo não muito distante para cá é que essa tendência foi sendo vislumbrada no comportamento da minha irmã Fátima Rosado. Adiantando-me um pouco, eu digo que a sua 1ª administração foi espetacular e nesse 2º mandato ela tem demonstrado muita competência.
* Conheça o Azougue AQUI.
Nota do Blog – Por abslouto apreço que tenho por Tasso, algo gratuito mesmo, vou evitar me aprofundar em comentários sobre suas palavras.
Fala como irmão. Tem motivos para o superdimensionamento.
O internauta que fique à vontade para intervir.
O Jornal Oficial do Município (JOM) de Mossoró traz na edição desta quarta (5) a publicação do decreto No. 3.494 de 3 de agosto de 2009. Terá uma série de medidas administrativas direcionadas ao corte de despesas e manutenção do equilíbrio fiscal da prefeitura.
As medidas vêm se somar a outras tomadas recentemente.
O decreto anuncia que a partir da sua publicação o servidor público efetivo passará a cumprir carga horária de seis horas diárias, das 7h às 13h.
O mesmo horário será aplicado ao atendimento ao público das secretarias, gerências e fundação, excetuados os serviços que necessitam de funcionamento em outros horários, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidades Básicas de Saúde (UBS), serviço de limpeza, escolas municipais, dentre outros.Também ficam suspensas até 31 de dezembro deste ano as concessões de férias e licenças, excetuando a licença-maternidade.
Outra medida é o fim do pagamento em dinheiro do auxílio-transporte. A partir de agora, o servidor passará a receber, quando requerido, o cartão magnético com os créditos referentes para serem utilizados no transporte coletivo municipal.
A prefeita Fátima Rosado (DEM) explica as medidas. “A prefeitura está agindo com responsabilidade administrativa e com austeridade. Está cortando aquilo que é necessário para não deixar de construir a UPA do Belo Horizonte, novas escolas e prestar um serviço de saúde de excelência à população”, argumentou.
As medidas também vão afetar o custeio da máquina. A determinação do decreto é que todas as repartições públicas municipais reduzam imediatamente os gastos com água, energia, telefone e combustível em no mínimo 20%.
Essa redução será acompanhada pela Controladoria Geral do Município.
Como forma de atender a essa demanda, desde o dia 1º todos os telefones foram bloqueados para fazer ligações interurbanas ou para celular, exceto aqueles que ficam nos gabinetes dos secretários ou que fazem parte de serviços essenciais que não podem ficar sem esse tipo de chamadas.
Outras medidas que fazem parte do reordenamento dizem respeito à convocação de pessoal para serviços terceirizados. Novas convocações estão suspensas neste período de contenção de despesas.
Caberá aos secretários analisar a possibilidade de reduzir cargos comissionados e terceirizados dentro da estrutura que comandam.
Segundo a prefeita, "a realidade financeira mundial afetou diretamente a arrecadação municipal. Em todas as fontes houve queda considerável na expectativa de receitas e não era possível manter os serviços e os investimentos sem essas adequações".
Antes das medidas anunciadas nesta quarta, a administração municipal já havia feito o anúncio de outras mudanças. Em 22 de julho passado, foi anunciado o cancelamento do Auto da Liberdade deste ano e do Seminário Novas Liberdades, eventos ligados à Festa da Liberdade.
A prefeitura também resolveu cortar o patrocínio a eventos como a Vaquejada de Mossoró, Parada Gay e Festival Aéreo.
O município reduziu ainda os recursos repassados para eventos religiosos como a Festa de Santa Luzia e a Marcha para Jesus.
* Com informações da Gerência de Comunicação da Prefeitura de Mossoró.
Nota do Blog – Quem acompanha o Blog sabe que parte dessas medidas foram antecipadas. Mas só devem fazer cócegas no erário.
Inaceitável que haja previsão de se economizar R$ 4 milhões até o final do ano, numa receita prevista de R$ 326 milhões. Ninharia.
Enquanto isso, há menos de dois meses houve contratação de uma terceirizada por R$ 6,4 milhões; a empresa pernambucana A-Sim empalmou mais de R$ 3 milhões para "promover" o Cidade Junina e a prefeita passou a ter um carro no valor de R$ 195 milhões para andar na buraqueira da cidade que deveria governar.
Por que não rever contrato com a Sanepav (superior a R$ 750 mil/mês), que é terceirizada para o serviço de limpeza publica? Algum compromisso delicado com ela? Com seus dirigentes?
Enquanto isso, esse governo tirou R$ 70 mil da Festa de Santa Luzia e R$ 15 mil da Marcha com Jesus. Gotinhas de água no oceano de desatinos.
Quem paga o "pato" é a maioria dos servidores e o cidadão comum. De novo.
Mentira tem realmente pernas curtas. Por mais que o Governo "Da Gente" (deles) tente, não consegue enganar a todos o tempo todo. Veja abaixo, mais um depoimento esclarecedor:
Caro Carlos li, com tristeza, na página da Prefeitura de Mossoró, o secretário Manoel Bizerra (Recursos Humanos) dizendo que: "Não há, não houve e nem haverá prejuízo ao pagamento da folha dos servidores públicos municipais. Todos os compromissos estão em dia. O servidor recebe e continuará recebendo seu salário e o décimo terceiro”.
Porém, a realidade é outra. Meu aniversário foi dia 13 de julho, meu 13º não veio. Leia no blog //conselhotutelarmossorozona34.blogspot.com/.
Absurdo.
Flavio Roberto de Oliveira Duarte – Conselheiro Tutelar.
Nota do Blog – Flávio, use o poder da lei para obter seus direitos. Não adianta ficar com bravatas, choramingando ou denunciando pelo Blog apenas.
Procure seus direitos e a tutela da Justiça.
Quanto ao depoimento do secretário, eu prefiro não acrescentar qualquer comentário. É algo indigente do ponto de vista moral.
O quadro que o Blog tem retratado, mostrando a situação da Saúde pública em Mossoró, é ainda pior. Com a ajuda de médicos, enfermeiras, pacientes etc a gente vai dimensionando o caos.
O Governo Da Gente (deles) é o "Flagelo de Deus na terra de Santa Luzia".
Leia abaixo mais um depoimento estarrecedor:
Prezado Carlos,
A situação da saúde de Mossoró está tão precária que tem um posto de saúde onde os profissionais que acharem ruim deixar lixo no chão do consultório, precisam levar de casa a sacola plástica, porque lá não tem e nem vai chegar.
Todos os dias, chegam médicos, dentistas, enfermeiros, etc…cada um com sua sacolinha de supermercado para não juntar lixo no chão. É um absurdo, não é?
A farra com dinheiro público foi grande demais, agora estão começando a aparecer as consequências.
O povo que se aguente!
Enquanto isso, inauguração de casa lotérica, concessionária, etc não falta.
Isso é o que está nos olhos do povo, imaginem os investimentos fora da cidade!!! Um luxo só. Eu acho é pouco!
Uma cidade como Mossoró entregue a uma única família durante todos esses anos, não merece outra coisa a não ser o que está acontecendo agora.
Anna Alice.
Estudiosos da mente humana catalogaram como “Síndrome de Estocolmo”, a simpatia que vítimas de violência sentem por seus próprios algozes ou captores. O primeiro caso catalogado remonta ao ano de 1973, na Suécia (Estocolmo).
Àquele tempo, um grupo armado invadiu certa agência bancária e fez uma série de pessoas reféns. Algumas passaram a ter o sentimento de gratidão pelos criminosos, em meio ao drama.
Na política eu creio que exista alguns traços dessa patologia, num sentido mais largo – no coletivo. A psicologia social pode avançar mais em estudo com esse foco, com a força auxiliar de outras ciências.
Não se trata de um fenômeno novo, como a Síndrome de Estocolmo aparece na condição de marco ou ponto de partida para pesquisas cientificistas. Pipocam da antiguidade aos dias atuais, nas mais diversas civilizações, casos em que multidões reverenciam quem as escraviza, a espolia e poda sua liberdade.
É uma louvação doentia, sem perceber o mal causado por seus algozes-ídolos. Lavagem cerebral que sustenta potentados e tiranos.
Entre nós essa situação é muito comum. A ignorância e dependência da sociedade, em sua maioria, ajudam à perpetuação dessa servidão, carregada de fatalismo. É como se a massa-gente tivesse sido destinada apenas a aplaudir e ganhar migalhas.
Os mais espertos aparecem como a reencarnação de divindades, puxando para seus pés legiões de zumbis, gente sem vontade própria.
Entender o comportamento de um indivíduo é sempre complexo. De multidões talvez seja paradoxalmente algo mais simples. Coisa de gado mesmo. Quando um mete a cabeça em determinada direção, tende a levar os demais. Há um contágio emotivo que costuma influenciar seu entorno.
Aconteceu assim com Hitler na Alemanha nazista, hipnotizando um povo de grande cultura, alfabetizado e de rica história, mas seduzido por discurso nacionalista, expansionista e militarista. Mexeu com os brios da massa, que saíra da Primeira Guerra Mundial humilhada e com o moral em baixa.
O mesmo ocorreu no sertão baiano com o messiânico Antônio Conselheiro, prometendo a terra de Canaã em pleno sertão nordestino, diante de milhares de ignorantes.
Enfim, culto ou inculto, ninguém está imune à estupidez no singular e no plural.
Collor de Mello, que nasceu em berço esplêndido e virou “caçador de marajás”, ganhou a presidência da República em 1989 com esse embuste. Fátima Rosado (DEM), mesmo sem saber sequer a marca do laquê que usa no cabelo, é pela segunda vez prefeita de Mossoró, vendida como “continuidade” pela apoiadora Rosalba Ciarlini (DEM).
Collor e a enfermeira mossoroense, cada um ao seu tempo e espaço geopolítico, são algozes de incontáveis mortos-vivos. Todos sofremos um pouco da Síndrome de Estocolmo. Porém é possível se libertar, acordando para a realidade e reagindo a esses flagelos humanos.
Recebo relato de um médico com atuação em Unidades de Pronto-Atendimento (UPA´S) de Mossoró. Dá uma síntese da crise na saúde local.
Carlos Santos, eis abaixo um resumo do que ocorre na área que atuo, com o descaso desse governo:
1- Os médicos das UPA´s não têm contrato nenhum com a prefeitura, exceto alguns poucos que são lotados lá.
Os convites sao por telefone.
2 – A hora trabalhada custa 21 reais liquidos.
3 – A média de atendimento é de 600 pacientes
4 – Eram dois clínicos e dois pediatras, mais um ortopedita. Só que o … (impublicável) do Chico Carlos (secretário da Cidadania) deu a ordem (de boca) para que diminuissem para um clínico e um pediatra durante o dia.
5- Foram pagos este mes só 50% dos plantoes.
6- Decidimos não participarmos dos plantões, a partir de sexta.
Lutamos por melhores condições de trabalho. Corremos riscos também, pois faltam até medicamentos básicos, o que prejudica a população.
7 – A partir de quinta a paralisacao vai ser também nos PSF´s, com uma manifestacao da saúde. Greve geral.
Nota do Blog – É esse tipo de informação, confiável, que o Governo "Da Gente" (deles) quer impedir o Blog de publicar. Não conseguirá.
Tenham vergonha, seus moleques!
O povo não merece isso.
Até quando vocês vão continuar impondo esse clima de terror e destruindo minha (nossa cidade)?
Fui abordado pela Internet e telefone por dois jornalistas amigos. Queriam suporte à produção de material sobre a política de Mossoró.
Eles não a entendem. Normal. Há quase 25 anos faço a mesma coisa e ainda não sei quase nada. Nessa aldeia, quase tudo é superficial e intencionalmente confuso.
A maior queixa dos amigos de ofício é que não conseguem tomar depoimentos claros do governo da prefeita Fátima Rosado (DEM) e da senadora Rosalba Ciarlini (DEM).
A primeira é como uma boneca de louça chinesa. Qualquer coisa, quebra.
A segunda foge de temas delicados como o diabo da cruz e vampiro de cordão de alho.
Parte da mídia natalense só agora descobre que Mossoró é uma grande farsa. Até o ódio é fingido, surreal e mitológico.
A maioria das figuras proeminentes da política nativa não resiste a uma entrevista séria, a uma abordagem técnica coerente.
Um desses jornalistas chegou a me dizer, que ao abordar determinada figura, ela simplesmente disse não saber que a Prefeitura de Mossoró passa por uma crise.
Eu só tenho motivos para rir. O tempo tem-me sido muito favorável.
A cada dia que passa as decisões da amadora administração municipal elevam na população o sentimento de revolta e decepção.
Nos restaurantes, salões de beleza, mercados públicos, mercearias e demais lugares freqüentados pelo povo, a ira contra as atitudes da amadora administração municipal cresce numa progressão geométrica.
A mais nova onde de revolta tem a ver com os cortes anunciados pela prefeitura e os díspares tratamentos dados aos “Josés” e as “Danizinhas”.
Os “Josés” são pais de família que trabalham como ASGs e recebem um salário-mínimo, ou pouco mais, por mês. Seus postos de trabalho – numa terceirizada da área de limpeza – foram conseguidos com muito custo, após realização de cursos e pedidos de favores a amigos dos amigos…
Esses lutadores possuem bicicletas como meio de transporte – quando muito, uma Honda POP – e o dinheiro que recebem mal dá para alimentar os filhos. Trabalham de dia e de noite recolhendo o lixo de nossas ruas.
As “Danizinhas”, por outro lado, são filhas, sobrinhas e até amantes de cabos eleitorais, totalmente inaptas para o trabalho, que ocupam cargos comissionados que nem ao menos sabem a nomenclatura.
Nunca trabalharam e continuam, de fato, sem trabalhar, mas estão ali, recebendo verbas públicas, pois na próxima campanha seu padrinho político trabalhará arduamente para eleger os indicados pela situação, seja adesivando os carros da família, participando de carreatas, acompanhando visitas a eleitores etc.
Como as “Danizinhas” não conseguem fazer um “o” com uma moeda de R$ 1,00, pois geralmente os cabos eleitorais indicam os parentes que nunca deram para nada (os inaptos da família), elas passam o dia esperando o dia passar, sem produzir nada em benefício da população.
Cumpre esclarecer que as “Danizinhas” são moças, rapazes, mulheres, homens e todos os inaptos que estão ocupando cargos públicos na administração municipal e ganhando robustos salários apenas por indicação de um cabo eleitoral.
Pois bem, agora que vocês já sabem quem são os “Josés” e as “Danizinhas” da administração municipal, é forçoso dizer que ainda hoje a prefeitura anunciará novos cortes de gastos e estes, pelas informações que recebi, atingirão apenas os “Josés”, ou seja, pais de família que precisam mais do que ninguém do salário que recebem.
Enquanto isso, as “Danizinhas” serão mantidas e continuarão gastando seus salários com perfumes franceses, caixas de uísque importando, roupas caras etc. A sociedade não sabe o que estas pessoas fazem na administração pública, até por que a maioria não faz nada.
Mesmo assim temos que arcar com elas, pois no ano que vem tem eleição e a estrutura da prefeitura deve estar bem sortida para ajudar na campanha dos candidatos apoiados pelo governismo.
Claro que há exceções. Eu mesmo conheço algumas integrantes de cargos comissionados que cumprem expediente e se empenham dentro de suas atribuições.
É triste.
* Extraído do Blog do Tio Colorau (AQUI).
Há poucos dias eu recebi duas ações de interpelação. O mais bizarro é que ambas são assinadas pela Procuradoria do Município de Mossoró.
Pedem esclarecimentos sobre dezenas de matérias escritas e postadas aqui no Blog. Pressionam-me em nome da prefeitura.
Por que a própria prefeita Fátima Rosado (DEM) não me acionou, pois é à figura personalizada de sua gestão que critico, denuncio e cobro?
A ameaça é de que não havendo plena prova quanto a denúncias, queixas apresentadas por internautas e cobranças quanto a serviços públicos, eu serei acionado judicialmente. Mais processos.
Por decisão própria resolvi não respondê-las pela via judicial. A resposta vai por aqui mesmo.
Não se trata de desdém ou percepção particular de que o Judiciário seja incapaz de arbitrar as questiúnculas. É na verdade uma forma de colaborar com esse poder, já soterrado por milhares de demandas sérias que tratam da vida do cidadão e os mais variados conflitos.
As ações contra mim, usando o Município, não passam de mais uma tentativa desesperada dos atuais inquilinos do poder, de calarem Carlos Santos. Vão precisar ser mais contundentes.
Já recebi ameaças de agressão física, uma série de processos, cerco profissional que me impede de trabalhar e ganhar meu sustento em Mossoró, além de outras molecagens. A cada dia estou mais fortalecido.
Eles conseguiram o feito de me tornar um vitorioso por antecipação. O tempo tem sido meu aliado e a capacidade dessa corja em administrar algo reforça minhas palavras.
A "crise de gestão" (não confundir com crise econômico-financeira) que afundou a prefeitura prova o acerto de várias profecias do Blog. Estamos diante do “Flagelo de Deus na terra de Santa Luzia”.
Não sou mártir, herói ou coisa parecida. Apenas adoro Mossoró de graça, sou apaixonado por minha profissão e cultuo a liberdade como um bem superior. Medos? Tenho muitos. Ainda bem. Agora não adoto a covardia como oxigênio.
Respeito quem gosta de viver com joelhos encardidos, prestando reverência a poderosos de ocasião, em troca de algumas patacas, tapinhas nas costas e certos favores. Contudo penso e ajo diferente.
O que o governo da prefeita-enfermeira Fátima Rosado e sua patota tentam, usando a estrutura da prefeitura, é algo incomum. Em toda a trajetória do poder público de Mossoró, em mais de 150 anos de história institucional, essa é a primeira vez que a prefeitura utiliza esse artifício jurídico.
Nunca alguém tinha sofrido tamanha pressão para se calar. E a manobra é ainda mais indigna, porque indiretamente procuram impedir que o cidadão comum sequer reclame por algum serviço público deficiente.
Pelo o que tentam fazer, nenhuma pessoa poderá denunciar – por exemplo, atendimento precário num posto de saúde, sob pena de ser processado. Querem impor regime ditatorial.
No anexo de uma das ações, o governo chega a apresentar cópia de matéria do Blog em que revelo, com testemunho de uma denúncia formalizada no Ministério Público, que ambulâncias do Samu estão sucateadas (AQUI). Ou seja, não aceita que algo vital possa estar errado. Prefere a intimidação.
Interessante é que dois dias depois o Jornal de Fato escreveu matéria sobre o assunto, onde é endossado o problema, mas transferida a culpa para a União. Patético.
Subliminarmente, essas ações provam como a coisa pública realmente virou corporação privada nas mãos de pústulas arrogantes, gananciosos e irresponsáveis. A prefeitura é “Da Gente” (deles), assim pensam.
Continuarei, daqui, dando o mesmo tratamento de sempre com a ajuda de centenas e milhares de internautas. Não há motivo algum para recuar, ainda mais diante de uma corriola desse nível moral.
Podem empilhar processos e mande seus sicários da mídia reforçarem as baterias à tentativa de minha desmoralização.
Vocês são a borra que goteja da cloaca do clã Rosado. Boa parte deveria estar presa e não zanzando em colunas sociais.
É isso, por enquanto, o que tenho a dizer – horda imunda.
P.S – Ah, ia esquecendo de reiterar: façam fila e empilhem mais processos, enquanto possuírem a prefeitura (que é patrimônio meu também) para encobrir seus atos infames. Calhordas.
Mostrando espírito cívico, desprendimento e interesse coletivo, o Blog do Carlos Santos lança hoje o Programa de Apoio à Patota (PAPA). Valiosa contribuição, que se diga.
Trata-se de um conjunto de propostas para ajudar no combate à "crise de gestão" do governo da prefeita-enfermeira Fátima Rosado (DEM).
Com a corrosão do erário, que leva a prefeitura a tentar pelo menos pagar a folha de pessoal, entendo ser preciso o sacrifício de cada um de nós. Estou nessa luta para ajudar Fátima e sua patota.
Daí, abaixo, algumas sugestões. É o PAPA:
1 – Acabar com farras de membros da administração municipal no Bar do Aleijado, prédio público do Pau Branco e em barcos na orla marítima;
2 – Reduzir o aluguel de imóveis (alguns há anos locados, mas sem ocupação, apenas para ajudar aliados);
3 – Diminuir o número de carros alugados (muitos pertencem indiretamente a pessoas muito próximas do poder);
4 – Privatizar empresas de comunicação (medida que permitirá grande economia, além de ensejar que jornais, rádios, TV´s etc. possam voltar a sobreviver por seu próprios esforços);
5 – Acabar com terceirização de mão-de-obra (que emprega por milhões insondáveis centenas de pessoas, num toma-lá-dá-cá eleitoreiro);
6 – Pôr fim a gratificações graciosas, dadas com base em nível de bajulação e nunca por trabalho, qualificação e eficiência;
7 – Inibir viagem de graduados secretários e convidados para farras, usando créditos aéreos e diárias;
8 – Parar de utilizar veículos da administração para levar bebidas e mantimentos a casas de praia de secretários;
9 – Determinar que cada secretário faça exposição de bens (se quiser pode mostrar patrimônios em nome de laranjas) e explique a origem de todos eles;
10 – Identificar o aluguel de máquinas pesadas e saber se elas realmente trabalham ou entram apenas na fatura para pagamento;
11 – Abrir um Portal da Transparência, como determina a lei, com inclusão do movimento diário de pagamentos, contratos de serviços etc.;
12 – Reavaliar contratos com o cartão "Com Você" e a "Sanepar" (coleta de lixo que contrato assegura mais de R$ 750 mil por mês).
Esse é o primeiro “pacote de medidas” sugeridas pelo PAPA.
Os internautas, que sempre colaboram com o Blog, podem também se manifestar. Vamos ajudar. A patota precisa ser socorrida, antes que jogue de vez Mossoró em mais um buraco.
Faça parte do PAPA. A patota não merece, mas Mossoró precisa.
Recebo comunicado de dois médicos, que repasso aos meus webleitores. Mostra outra faceta da crise de gestão da Prefeitura de Mossoró.
Médicos das Unidades de Pronto-Atendimento (UPA´s) decidiram paralisar suas atividades. Decisão tomada hoje.
É provável que a posição se generalize pelas Unidades Básicas de Saúde.
Tiveram sua renda comprometida por falta de pagamento integral de plantões e outros benefícios legais. Também não suportam mais o trabalho em condições que comprometem serviço à população humilde de Mossoró.
De tudo falta um pouco.
Pobre Mossoró!
Os bastidores da Justiça em Patu, Governador Dix-sept Rosado e Caraúbas estão fervendo. Rescaldo ainda da campanha 2008.
Algumas novidades devem pipocar nas próximas semanas sobre esses municípios. Mesmo que eu estranhe, por exemplo, o silêncio sepulcral quanto a demandas eleitorais em Caraúbas.
Volto ao tema.
Veja ainda hoje no Blog:
– Resposta de interpelações judiciais são feitas pelo próprio Blog;
– Medo e servilismo lembram "Síndrome de Estocolmo";
– Blog lança o PAPA (Programa de Apoio à Patota).
E muito mais.
Através deste endereço, o jornalista Thurbay Rodrigues emite comunicado. Sirvo fraternalmente de hospedeiro-carteiro.
Ele informa que em face de problemas em seu computador, infestado com vírus, está suspenso temporariamente o trabalho de postagem do www.blogdothurbay.blogspot.com.
Portanto, seus incontáveis dez webleitores estão cientificados.
"Lealdade não é acreditar em tudo que o outro diz, ou que ele está sempre certo. Lealdade é ter um ideal em comum, e apesar das diferenças lutar por ele, confiando na boa vontade de seu parceiro".
Karl Menninger
Segue email do ex-deputado e advogado Paulo de Tarso Fernandes, um dos juristas mais respeitados desse RN, sobre o que a Folha de São Paulo chamou de "atos secretos" e este Território Livre repercutiu.
Prezada Laurita: Peço licença para acrescentar à nota de seu blog os demais esclarecimentos que prestei à Folha de São Paulo, em cuja matéria sou citado.
1. Não há ato secreto na Assembléia do Rio Grande do Norte. Os atos questionados pelo Ministério Público foram publicados no Boletim Oficial da Assembléia, de acesso público. O próprio Ministério Público reconhece isto, e o declara nas petições que dirigiu à Justiça sobre o assunto. Só como exemplo, na ação nº 001.08.023967-7, que corre na 3ª Vara da Fazenda Pública de Natal, no item 19 da petição inicial do Ministério Público, está declarado que “todos esses atos de enquadramento e absorções somente foram publicados no Boletim Oficial da Assembléia Legislativa”.
2. O modismo atual dos “atos secretos” está ligado ao Senado. Lá, como aqui, este tipo de ato não é publicado no Diário Oficial da União, e sim no Boletim Oficial do Senado Federal. Os tais atos secretos do Senado são aqueles não publicados neste Boletim. No Diário Oficial, lá, como aqui, não são mesmo publicados.
3. Não houve nomeações para cargos efetivos na Assembléia. Houve, sim, enquadramentos e absorções nos quadros da Assembléia de servidores já integrantes do serviço público, entre 1990 e janeiro de 2003. Isto se fez, dentre outros atos de hierarquia inferior, com base na Lei Complementar Estadual nº 122, de 1994, art. 23. Esta regra legal esteve em vigor por quase dez anos, e nunca foi apontada como inconstitucional junto aos Tribunais, nem mesmo pelo Ministério Público, e, precisamente por isso, foi aplicada não só pela Assembléia, como pelos demais poderes e instituições autônomas do Estado.
4. Este art. 23 foi revogado, por iniciativa da Assembléia, já no primeiro período da Mesa presidida pelo Deputado Robinson Faria. A partir daí, enquadramentos e absorções não são legalmente permitidos.
5. Finalmente, a Assembléia prestou ao Ministério Público todas as informações necessárias, para que fossem ajuizadas as ações em que o próprio Ministério Público discute com cada um dos servidores a legalidade dos enquadramentos e absorções. A Assembléia, nem o Estado são réus nessas ações.
6. Evidentemente, a Assembléia tem de aguardar decisão judicial a respeito, para a ela dar pontual cumprimento. Grato pela atenção que possa dar a estes esclarecimentos.
Paulo de Tarso Fernandes.
* Extraído do Blog Território Livre de Laurita Arruda Câmara (AQUI).
O Ministério Público do Rio Grande do Norte acusa a Assembleia Legislativa do Estado de ter nomeado servidores efetivos por meio de "atos secretos".
Segundo a Promotoria, as nomeações não foram publicadas no "Diário Oficial" nem informadas ao TCE (Tribunal de Contas do Estado) e ferem a Constituição, que exige concurso público.
Entre os beneficiados, segundo o Ministério Público, estão o filho de um ministro do TST (Tribunal Superior do Trabalho), um genro da governadora Wilma de Faria (PSB) e parentes de conselheiros do TCE, de deputados e de ex-deputados.
Segundo a Promotoria, 193 pessoas foram nomeadas entre 1990 e 2003. Algumas recebem salários acima de R$ 20 mil.
Desde o ano passado, o Ministério Público propôs 21 ações pedindo exoneração e a restituição dos salários. Em quatro processos a Justiça considerou que as ações foram propostas após o prazo de prescrição, que é de cinco anos.
A Promotoria vai recorrer.
Paulo de Tarso Fernandes, consultor jurídico da Assembleia, diz que os atos não são secretos, pois foram publicados no boletim oficial do Legislativo. De acordo com ele, não havia necessidade de publicação no "Diário Oficial".
* Aguarde aainda hoje a versão da Assembleia Legislativa para esse caso.
* Extraído do Blog Território Livre (AQUI) de Laurita Arruda Câmara.
O Partido da Mobilização Nacional (PMN) coloca no ar hoje inserções da propaganda partidária. Todos os VT´s foram gravados em Fortaleza (CE).
O presidente da sigla no RN, deputado estadual Robinson Faria (PMN), aparece defendendo a vitoriosa "Ronda Quarteirão", encetada em Fortaleza com o uso de carros de grande porte, bem equipados e com homens treinados.
A prefeita Fátima Rosado (DEM) tem sido recomendada a evitar exposição pública. Sua saúde dá sinais de oscilação.
A crise de gestão que assola seu governo, afetando até a folha de pessoal da prefeitura, a levou a apresentar problemas clínicos.
Mas detalhes não posso passar, por respeito a fontes muito próximas à prefeita, que confiaram relatos ao Blog, com preservação de suas identidades.
Muitos esperavam que Fátima aparecesse em festa do grupo Tremendões, na sexta (31) no Oba Restaurante. Isso não ocorreu.
É comum ela prestigiar festas da banda, onde o líder é o seu marido, deputado estadual songamonga de olhar bovino, Leonardo Nogueira (DEM). Dessa feita ficou em casa – em completo repouso – por recomendação médica.
Há meses não via a jornalista Ivonete de Paula. Desde que sofreu um AVC estávamos distantes. Revi-a domingo (2). Apresenta ótimo aspecto, não obstante sequelas ao seu cérebro prodigioso. Que se recupere. Saúde e paz, minha querida amiga.
Através de um cordel do poeta Nilson Silva eu conheço o Dom Café. Foi aberto há poucos dias no Porcino Shopping em Mossoró. Pelo o que os versos mostram, deve ser um lugar muito agradável. Esbarro depois por lá.
A semana promete muitos lançamentos interessantes na Feira do Livro de Mossoró, que começa na terça (4) na Estação das Artes Elizeu Ventania. Entre os autores que devo prestigiar estão Crispiniano Neto, Cefas Carvalho e Rubinho Lemos. Cada um com seu estilo e área, produz textos enriquecedores. Além de gostar de todos do jeito que são, carregados de defeitos.
A jornalista Izaíra Thalita fez uma repaginada em seu Blog, o Mosaicos Digitais. E promete muito mais novidades e dinâmica na informação-interação. Conheça-o AQUI.
Obrigado à leitura deste Blog à repórter social Marilene Paiva-De Fato (Mossoró), deputado federal João Maia-PR (Brasília) e jornalista Miranda Sá (Natal).
O jornalista, escritor e crítico literário Franklin Jorge faz planos de dar inveja a mim. Pretende desembarcar em Martins até o final do ano. Vai fazer morada no alto da serra, centro dessa benção da natureza.
Há tempos eu não via meu querido-amigo irmão Givanildo Silva. Bate-papo na casa do jornalista Thurbay Rodrigues, dia passado fez-me botar a prosa em dia. Além de servir para renovar minha admiração por "Giva", o que distância – e nada – nenhuma entorpece.
Com instalação de sistema de acesso pela Internet, via Wirelles, o Oba Restaurante (saída para Fortaleza-CE, próximo ao giradouro do Hotel Thermas em Mossoró), oferece mais um ótimo serviço à sua clientela. Está aberto a partir das terças-feiras, à noite. Aos domingos a partir das 11h.


