sexta-feira - 24/07/2009 - 20:33h

Garibaldi cumprirá outra agenda no interior do estado

Depois de visitar 10 cidades do Alto Oeste potiguar (no início desta semana), o senador Garibaldi Filho (PMDB) volta ao interior do Estado a partir de segunda-feira(27).

Dessa vez serão nove cidades, iniciando pelo Médio Oeste e concluindo na região da Costa Branca. No primeiro dia de viagem, o senador irá a Janduís, Patu, Olho D’água dos Borges e Messias Targino.

Na terça (28) será a vez de Felipe Guerra, Apodi, Caraúbas, Governador Dix-sept Rosado e Areia Branca.

Em todas as cidades, o senador aproveitará para prestar contas de seu trabalho na obtenção de emendas federais para viabilizar obras e serviços para os municípios potiguares.

* Com informações da Assessoria de Imprensa do senador.

Nota do Blog – O périplo tem servido ainda para sondar as bases quanto à política de alianças para 2010.

Até ele coleciona apoios e embaraços, em face dos interesses paroquiais que estão também em questão.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
sexta-feira - 24/07/2009 - 20:24h

Atraso em folha levou governo a tentar frear gastos

Colho de fontes credenciadas das finanças da Prefeitura de Mossoró, que nos últimos dois meses houve considerável dificuldade para pagamento da folha de pessoal. Daí veio o sinal vermelho para medidas de contenção agora.

Ao final da campanha de 2006 e meados de 2007, a mesma angústia aconteceu. Chegou a ocorrer atraso no desembolso e a prefeitura justificou que tinha sido "erro técnico". Agora o álibi não funcionaria mais.

O problema nada tem a ver com crise mundial.

Em avaliação que se generaliza entre economistas, o momento econômico é de arrefecimento do choque ocorrido ainda entre setembro e outrubro do ano passado. Quase um ano depois é que Mossoró descobre o "fantasma"?

O temor de faltar com o pagamento é que fez o comando do governo da prefeita Fátima Rosado (DEM) cair na real. Mesmo assim ainda deu tempo para dar sumiço em milhões no Cidade Junina e de lambuja comprar um carro de quase R$ 200 mil para a prefeita enfrentar a buraqueira da cidade.

Depois conto mais bastidores desse lamaçal.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
sexta-feira - 24/07/2009 - 09:34h

Governo de Fafá recebe milhões, mas gestão é desastrosa

O pronunciamento oficial da prefeita Fafá Rosado (DEM), atestando as dificuldades financeiras no Governo Municipal, aponta que a administração sentiu os impactos da crise econômica mundial. A chefe do Executivo confirmou queda na arrecadação.

Fez referência, principalmente, aos repasses de royalties pagos pela Petrobras, como compensação pela exploração de petróleo e gás, e aos valores do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

O texto oficial, divulgado pelo Município, mostra alguns números que precisam ser melhor explicados.

Na realidade, o período de governo de Fafá Rosado é campeão em arrecadação, como prova minuciosa reportagem do jornalista Julierme Torres, em seu Blog.

O que ocorre para explicar a crise, com atrasos em obras, dificuldade para pagamento a fornecedores e prestadores de serviço, além de cancelamento a apoios culturais, é a má gestão. Sem faltar algumas pitadas de má-fé.

Veja os números AQUI e AQUI. Nem todos puderam ser coletados, porque a própria prefeitura dificulta as informações.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
sexta-feira - 24/07/2009 - 09:17h

Gerais… Gerais… Gerais… Gerais

Karol Furacão, que foi candidato a vereador em 2008 em Mossoró, realiza um sonho acalentado há anos: vai lançar "Amor e Preconceito", livro de sua autoria. Será no próximo dia 31, às 19h no Memorial da Resistência. Estarei aí para prestigiá-lo e batermos uma "chapa". 

Vem aí o Papo Literário. Trata-se de um jornal cultural da Academia Estudatil de Letras (AEL), que prospera em Apodi pela força da professora Rokátia Kleânia. Será publicado bimensalmente. Apoie a iniciativa.

Obrigado à leitura deste Blog ao advogado Marcos Araújo (Mossoró), jornalista Isaías Oliveira (Mossoró) e secretário da Cidadania de Mossoró, Chico Carlos.

Os agentes judiciários de proteção à infância e à adolescência, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), vão promover a 1ª Conferência Livre de Segurança Pública. Serão debatidos os eixos referentes a Violência no Trânsito e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Os resultados dessa conferencia serão encaminhados para a Conferência Nacional, que acontecerá em Brasília, em agosto. Será no dia 29 próximo, às 8h, no Auditório do SESI. A Entrada é franca e as vagas serão limitadas. Qualquer informação: (84) 8882-0726.

Hoje tem o show do Padre Fábio de Melo no Estádio Nogueirão em Mossoró, a partir das 20h. Promessa de casa cheia, em face da grande repercussão nacional da turnê do religioso-cantor. Na janela do evento José Carlos e Banda é a atração local.

Hotéis e pousadas lotados, além de dezenas de casas alugadas, provam o sucesso este ano do consolidado Festival de Gastronomia de Martins. Infelizmente obrigações de trabalho me impedem de aproveitar o clima ameno, culinárias e os muitos amigos que estão por lá. Fica para a próxima.

A Coluna do Herzog, em versão impressa, sai este final de semana no Jornal Central, editado pelo jornalista Aclecivam Soares. Comentários e notícias exclusivas estão lá, além de folclore político na série "Só Rindo". Circula a partir da região Central do Rio Grande do Norte. 

O Projeto Seis e Meia hoje em Mossoró tem um trio de peso. Garantia de ótima música dos anos 70 e 80. Hyldon, Dalto e Tunai que tiveram carreiras solo devem brilhar no palco do Teatro Lauro Monte Filho. Graciele de Lima é atração local. 

Compartilhe:
Categoria(s): Nelson Queiroz
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
sexta-feira - 24/07/2009 - 00:20h

Agripino antecipa nomes a governo e ignora Rosalba

Do senador Jose Agripino (DEM) no comicio de Sione Ferreira (PMN), em São José do Campestre, à noite passada:

"Deste palanque sairá o proximo governador". Detalhe: de governadoráveis estavam Robinson Faria (PMN) e Joao Maia (PR).

A democrata Rosalba Ciarlini esta na Europa. E se estivesse em Campestre, estaria no outro palanque, o de Zequinha Borges (PMDB).

* Extraído do Blog de Thaísa Galvão (AQUI).

Nota do Blog – São José terá eleições suplementares no domingo (26).

Quanto a premonição de Agripino, ela pode ser uma retórica de momento, mas também resultado de um disparo do inconsciente.

A maior dificuldade de Rosalba até aqui, não é ser governadora do RN e, sim, candidata a governador pelo DEM em 2010.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
quinta-feira - 23/07/2009 - 23:47h

Como não pagar a insalubridade

A empresa responsável pela terceirização, completamente desnecessária, da mão de obra alocada à Prefeitura de Mossoró, tem recomendado aos contratados que trabalharem em postos de saúde, que evitem contatos com material perigoso.

Os ASGs são proibidos de limpar o lixo hospitalar, de entrar em laboratórios, de manter contato com pacientes e outras mais.

Daí estão contratando o pessoal da limpeza como "recepcionistas", causando o maior embaraço aos diretores das unidades que perderam a autoridade de mandar vassourar o posto.

A ASG, camuflada de recepcionista, não o faz por considerar um trabalho "menor" ao cargo que consta em seu contrato.

Esses contratos precisam se revistos.

* Extraído do Blog do Thurbay Rodrigues (AQUI). 

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
quinta-feira - 23/07/2009 - 23:37h

Pensando bem…

"Se você cair sete vezes, levanta-te oito."

Provérbio chinês

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
quinta-feira - 23/07/2009 - 21:39h

Rogério acha classe política “redonda”

"O grande dilema da atual politica do RN é que a maioria dos seus membros são redondos. Não tem lado. O maior partido é o PG: partido do governo".

Pego essa reflexão do deputado federal Rogério Marinho (PSDB), em seu twitter.

Nota do Blog – Faz mais do que sentido, deputado.

Mas não reclame. Quem é exceção na atual conjuntura?

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
quinta-feira - 23/07/2009 - 21:28h

Wilma admite entendimento com José Agripino para 2010

Há pouco tempo, em Pau dos Ferros, a Governadora Vilma de Faria (PSBRN) foi questionada a respeito da matéria divulgada aqui no "Fator RRH" no início da tarde.

Principalmente sobre a possibilidade de uma conversa política e uma reaproximação dela com o Senador José Agripino (DEMRN).

Resposta da Governadora: "Não quero falar agora sobre sucessão. Mas digo que em política nada é impossível".

E acrescentou: "vou conversar com todos. Inclusive com o Senador José Agripino".

Ontem, o Senador líder do DEM, ao ser indagado sobre o mesmo assunto, respondeu assim: "Não digo que desta água não beberei".

* Extraído do Blog de Ricardo Rosado (AQUI).

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
quinta-feira - 23/07/2009 - 20:01h

Xexos do Cidade Junina continuam em aberto

Este Blog está sendo soterrado por denúncias e pedidos de socorro. O "xis" da questão é uma série de dívidas deixadas pela terceirizada A-Sim de Recife (PE).

Para quem não lembra, ela ganhou "licitação" para promover o Cidade Junina. Agora aparecem atores, aderecistas, gente que trabalhou em quadrilhas etc. cobrando pagamento por serviço prestado.

Na Prefeitura de Mossoró tiram o braço da seringa. Da A-sim sumiram todos. O nome disso é xexo. No popular.

Veja abaixo um dos vários desabafos:

Boa noite caro jornalista.

Meu nome é Diego. Sou "quadrilheiro" aqui da cidade de Mossoro e gostaria que o senhor soubesse o desrespeito que a Prefeirura esta tendo para com os grupos juninos que foram premiados no MCJ 2009.

A data que eles (prefeitura e A-Sim) combinaram de fazer o repasse da premiação era dia 16 deste mês, hoje são 23 e ate agora nada. Nada de Prefeitura, nada de A-Sim e nem tampouco da Gerencia da Cultura.

A quem devemos procurar?

Fazemos quadrilha porque gostamos e isso tem todo um custo (e alto diga-se de passagem) para que possamos nos apresentar no MCJ, sem contar que não recebemos uma migalha sequer por parte da prefeitura como incentivo.

São por esses e outros motivos que as quadrilhas de Mossoró estão se acabando, cada ano cai o número de quadrilhas da cidade. Quando a gente cobra ajuda eles se negam e dizem que se a gente não quiser eles trazem as quadrilhas de fora.

Esse é meu desabafo e gostaria que isso fosse resolvido o mais rapido possivel, pois somos pais de familia e temos contas a pagar.

Desde ja agradeço ao jornalista pelo espaço. (Desculpa os erros).

Diego. diego26_dantas@globo.com.

(O nome do remetente, conforme conferido pelo Blog, é falso. O endereço eletrônico, também. Mas os fatos narrados batem com o apurado diretamente por mim. Daí a postagem).

Nota do Blog – A quem procurar quando se é furtado, você pergunta. Polícia. Denuncie ao Ministério Público.

A sociedade quer que o MP adivinhe suas angústias.

Pode procurar a sede do MP onde antes funcionou o Bandern, Rua Coronel Gurgel, Centro, e faça a denúncia.

Sei que alguns órgãos de imprensa não aceitam repercutir o assunto. Optam por um alinhamento com os caloteiros. E olha que boa parte da mídia contratada não foi paga.

Agora, enquanto perdurar esse clima de terror, com as pessoas em pânico, temendo lutar até por seus interesses diretos e pessoais, Mossoró continuará sendo um curral e o povo não passará de gado. 

Já disse e repito: quem não puder se revelar, pode passar sua denúncia que a idade será preservada. O Blog ajuda a apurar, mas não tenho poder de polícia, não sou membro do MP, nem da Justiça.

Enfrentem a tirania e seus próprios medos. Deixem de ser covardes, pelo amor de Deus. Tenham um pingo de auto-estima.

Compartilhe:
Categoria(s): John Deacon
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quinta-feira - 23/07/2009 - 19:01h

Um filme que já vi antes (Bloco Independente)

Vejo na mídia convencional que vereadores governistas, em Mossoró, articulam um Bloco Independente. Uma pergunta: independente do quê?

Para mim, como representante legítimo do povo, basta atender às demandas populares e à Constituição.

Fiscalizar o executivo, intermediar aspirações da sociedade e legislar são os princípios norteadores do mandato. E o poder em si é por definição independente.

Basta ler a Constituição que todos verão.

A mesma Carta Magna fala em "harmonia entre os poderes". Não se refere a ser penduricalho, sala de despejo ou autarquia da prefeitura.

Ser independente com emprego para esposa, primos, empregados domésticos etc…? Estou esperando para ver.

Já vi esse fillme antes. 

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
quinta-feira - 23/07/2009 - 18:54h

Petrobras mostra números dos royalties

Os royalties pagos pela Petrobras pela atividade de exploração e produção de petróleo e gás natural na Bacia Potiguar já renderam, de janeiro a julho deste ano, R$ 142,10 milhões ao Rio Grande do Norte.

Desse montante, R$ 75,78 milhões foram destinados ao Governo do Estado e R$ 66,32 milhões a 95 municípios.

O repasse de julho foi de R$ 22,59 milhões, sendo R$ 11,64 milhões destinados ao Rio Grande do Norte e R$ 10,95 milhões aos municípios.

Neste mês, Macau continua na liderança no recebimento dos royalties no Estado, com o repasse de R$ 1,42 milhão. Mossoró ficou em segundo lugar, com R$ 1,41 milhão, seguido de Guamaré com R$ 1,35 milhão.

Pendências ficou na quarta posição com R$ 750 mil. Os municípios de Goianinha, Ielmo Marinho e Macaíba receberam o montante de R$ 552 mil, cada, por disporem de instalações de medição e transferência de petróleo e/ou gás.

Outros oito municípios receberam valores superiores a R$ 200 mil.

Todos os dados são públicos e divulgados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustívies (ANP), por meio do portal (AQUI).

* Informação da Comunicação da Petrobras passada diretamente ao Blog.

Nota do Blog – A Petrobras tem uma importância estratégica incomensurável para o país. Ela é e deve ser realmente nossa.

Quanto aos royalties, não faltam governantes choramingando a queda nos valores pecuniários dos repasses. Choram de barriga cheia.

Sai prefeito e entra prefeito e não vejo um sequer pensando no inexorável: como será quando acabar a prospecção por aqui? É um bem finito.

Ninguém criou um fundo de formação tecnológica, por exemplo. Faz-se uma pracinha, um teatro e pronto. Pão e circo garantidos ao povão.

Pobre RN!

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
quinta-feira - 23/07/2009 - 18:42h

Só Pra Contrariar

Nome e endereço de terceirizados

Num rasgo de independência e papel fiscalizador, por que a Câmara de Mossoró não cobra a lista de todos os contratados, seus locais de trabalho e início de serviço à terceirizada Certa?

Há algum medo?

Decifra-me ou te devoro.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
quinta-feira - 23/07/2009 - 17:46h

Terceirização vira novo escândalo para governo ‘Da Gente’

O inferno astral do governo da prefeita-enfermeira Fátima Rosado (DEM) parece infindável. Mesmo quando dá uma de "benemérito", aparece complicação.

A autorização para que a empresa terceirizada "Certa" de Messejana (CE) contrate mão-de-obra para a prefeitura, atendendo a pedidos de vereadores, ex-candidatos a vereador e outros apoiadores do governo, virou um pandemônio.

Quem está contratado revela insatisfação, quem ainda não foi se sente discriminado. 

Primos, irmãs e até mesmo esposa de vereador garantiram contrato. Ocorrre que a grande maioria das vagas é para Auxiliar de Serviços Gerais (ASG). Mesmo que em muitos casos não seja necessário dar expediente, o temor de vários beneficiados é o desgaste adiante com o registro na Carteira do Trabalho (CTPS).

Para as mais diversas áreas, principalmente Educação e Saúde, a prefeitura tem outras deficiências em vez de ASG. Porém no edital de licitação ganho pela Certa, a maior parte dos 300 contratos é para essa função. 

Na sede da Certa, localizada à Rua João da Escóssia, Nova Betânia, o pagamento em vez de gerar alegria há poucos dias, terminou causando mal-estar em muita gente. E olha que boa parte sequer trabalhou.

A princípio seriam 300 contratados. A pressão política esticou para 400 e hoje é difícil saber quantos são. A demanda é crescente.

Nos intramuros do Palácio da Resistência, já se cogita outra brecha (nova terceirizada) para acomodação desse interesse político, pura moeda eleitoral que remonta à campanha do ano passado, mas serve para 2010. O contrato da Certa é milionário: são mais de R$ 6,4 milhões.

Nota do Blog – Enquanto isso, a prefeitura retira apoio financeiro da Festa de Santa Luzia, no valor de R$ 100 mil para R$ 30 mil, propagando que fará economia final de R$ 1,5 milhão neste ano.

A "Marcha para Jesus" teria R$ 30 mil e só receberá R$ 15 mil.

Onde o Governo Da Gente (deles) põe a mão sobe um odor insuportável.

Pobre Mossoró!

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quinta-feira - 23/07/2009 - 17:07h

Solidariedade a Eriberto Suassuna

Minha solidariedade a Eriberto Suassuna. Agora às 17h – em Martins -, é o sepultamento do seu irmão João Barreto.

Ele foi morto dia passado em sua propriedade rural em Riacho da Cruz. Homens simulando serem policiais o fuzilaram.

Se eu melhorar de uma febre perversa e recidiva desde ontem, apareço por aí.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
quinta-feira - 23/07/2009 - 09:38h

O silêncio cúmplice da “Rosa”

Uma pergunta que reconheço chata, mas necessária, à senadora Rosalba Ciarlini (DEM):

– Quando a senhora vai se pronunciar sobre o governo da sua sucessora, Fátima Rosado (DEM), que destrói Mossoró?

Inaceitável o silêncio. Exala odor de cumplicidade e anuência.

Seu apoio em duas campanhas, dizendo que ela seria a "continuidade", tem o formato de estelionato político-eleitoral, que vitima uma cidade inteira.

E as centenas de pessoas discriminadas, perseguidas?

"Nnguém pode ser líder sem ser solidário", dizia o velho senador-governador Dinarte Mariz.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quinta-feira - 23/07/2009 - 08:38h

Mulher de ex-vereador é assaltada à porta de mansão de Fátima

A mulher de um ex-vereador (preservo o nome a pedido) foi assaltada à porta da mansão da prefeita Fátima Rosado (DEM). O episódio está sendo abafado.

Apresso-e em dizer que ninguém da mansão é suspeito do crime.

Narro o caso abaixo:

À procura de empregos prometidos na empresa Certa (terceirizada), nossa personagem ficou horas à espera da prefeita na Rua Manoel Leonardo, 700. Na prefeitura foi impossível falar com ela. Quase ninguém é recebido.

Daí a opção por manter "guarda" no endereço privado de Fátima Rosado. Sem ser recebida, terminou sendo alvo fácil da bandidagem.

O agitador cultural Gustavo Rosado, prefeito de fato e irmão da prefeita, depois de avisado do incidente é que determinou a entrada da vítima na mansão.

Minutos antes ele entrara no local e fizera que não a conhecia.

Saiba mais ainda nesta manhã:

– Terceirizada contrata indicados por vereadores, paga sem efetivo trabalho e assim mesmo desagrada;
– Município terá mesmo eleição suplementar.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
quinta-feira - 23/07/2009 - 08:22h

Fafá acaba com “Liberdade” e prejudica até Santa Luzia

O grandioso "Auto da Liberdade" não será promovido este ano pelo Governo "Da Gente" (deles). O apoio fianceiro à festa de Santa Luzia também está reduzido à merreca.

Essa são apenas duas das várias medidas para contenção de despesas na Prefeitura de Mossoró, gestão da enfermeira Fátima Rosado (DEM), anunciada ontem. Literalmente descobriram que gastam mais do que arrecadam.

A justificativa para a poda é a "crise mundial", que explodiu no setor imobiliário dos Estados Unidos no ano passado. Só agora, quase um ano depois, Fátima e sua patota descobrem que é preciso fazer algo.

Os bastidores desse desencontro de números na prefeitura não podem ser explicados de forma tão pueril. O nome para o desmanche é mesmo incompetência.

Assentados numa receita estimada para mais de R$ 30 milhões/mês neste exercício, o governo há tempos gasta priorizando a politicalha e o festim. Aluguel de imóveis (muitos que sequer são ocupados) e veículos, terceirizações nebulosas, gastos com festas e desperdícios em obras mal feitas dão o tom do caos.

Agora a patota desdobre que dificilmente vai fechar a conta até o final do ano. É levada a se tocar ainda, porque em 2010 haverá eleições e enxerga necessidade da "máquina" ser azeitada.

Enquanto prefeituras de menor porte, governos estaduais e União criaram há meses programas de acomodação à crise, Mossoró apostou no ufanismo e triunfalismo. O recém concluído "Cidade Junina" foi uma ode ao desperdício cínico.

Só a empresa A-Sim de Pernambuco levou cerca de R$ 3 milhões na "privatização" de lucros da festa. Entrou com o nome e a prefeitura com grana, servidores e estrutura. Como sempre fez. 

Este Blog e outras vozes quase inaudíveis há tempos alertavam que seria necessária uma postura parcimoniosa com o erário. A arrogância e despreparo disseram e fizeram em contrário.

As medidas tomadas devem fazer muito pouco pelo combalido cofre público. Estimam uma economia de R$ 1,5 milhão. O grosso das despesas não aparece no que é a princípio listado. É no subterrâneo, que milhões terminam sendo dispersos, sem que a sociedade tome conhecimento.

Quer mais um exemplo? Só a empresa cearense Certa garantiu contrato para terceirizar mão-de-obra que passa dos R$ 6,4 milhões. Outra poderá ser igualmente "licitada" para o mesmo fim, no sentido de amontoar colaboradores da campanha eleitoral do ano passado.

A "Era das Trevas" em que se transformou a gestão está supurando.  Não conseguem mais esconder tudo no silêncio da mídia aparelhada. É difícil fazer a defesa de uma administração obtusa, onde poucos se dão bem em detrimento de um município inteiro.

Cometem o crime hediondo de lesa-Mossoró, contra minha cidade.

Volto ao tema com outros ângulos. Aguarde. 

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quinta-feira - 23/07/2009 - 07:21h

Tanto a fazer

Minhas desculpas por tantas horas sem escrever e com tanto por fazer. Uma forte dor de cabeça e febre molestaram-me ontem.

Participei de um debate por duas horas – à noite passada – tangido por ambas. Mas sobrevivi. Aguarde aí que retorno já à rotina.

Se Deus quiser. 

Compartilhe:
Categoria(s): Comunicado do Blog
quarta-feira - 22/07/2009 - 15:39h

Wilma diz que ainda nem é tempo para escolher sucessor

Cumprindo agenda agora à tarde em Santa Cruz, a governadora Wilma de Faria (PSB) reiterou que não é hora de definir o nome à sua sucessão. E foi claríssima.

Disse que não iria "bater boca" pela imprensa.

Ladeada pelo vice-governador e governadorável Iberê Ferreira (PSB), ela lembrou de sua importância, mas que existiam outros postulantes.

Há tempo para tudo, simplificou Willma. 

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
quarta-feira - 22/07/2009 - 14:32h

Festa para os que pensam

Recebi uma homenagem ontem, que me emocionou. Contudo ao mesmo tempo aumentou mais ainda a responsabilidade de remar contra a maré – em contraponto aos donos do poder.

O blogueiro Erasmo Carlos, do seu endereço "Tio Colorau", saudou a mim na data de aniversário de quem não aceita ser contestado: agitador cultural Gustavo Rosado.

Na realidade, aproveitou a ocasião festiva para fazer contundente defesa da liberdade de pensar e criticar numa cidade acostumada a viver com braços cruzados, joelhos encardidos ao chão e cabeça baixa.

Não posso dizer que somos amigos. Conheçemo-nos.

Ele relata que há muitos anos esteve em minha casa como recenseador do IBGE. Atendio-o em meio a livros espalhados à modesta sala, numa época em que sobrevivia com um jornal via fax, o "Herzog Press". Leitor voraz, Erasmo criou empatia. Com os títulos, creio.

Confesso que não lembro o episódio. Mas fico contente com o resgate e por contribuir à formação de uma massa pensante, capaz de se indignar, rechaçando o complexo de vira-lata imposto à maioria dos mossoroenses.

Não há nobreza na tirania. Ela fede. Não existe superioridade na covardia. Ela desonra.

Obrigado.

Veja AQUI o artigo de Erasmo Carlos.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
quarta-feira - 22/07/2009 - 14:16h

Jornalismo e diploma

Hoje eu participo de um debate na TV Mossoró. Atendo convite do juiz Herval Júnior, condutor da iniciativa.

Começa às 20h no Tribunal do Júri, Fórum Silveira Martins. Haverá acesso para público ao vivo, mas com espaço limitado.

O programa "Conheça seus direitos" provoca discussão sobre a queda da exigência do diploma de jornalista para o exercício profissional. 

O professor universitário Kíldere Gomes, além dos advogados Olavo Hamilton e Marcos Araújo também participam desse duelo de ideias.

Creio que será muito interessante. Para mim, enriquecedor. 

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.