“O sábio guerreiro evita a batalha.”
Sun Tzu
Jornalismo com Opinião
“O sábio guerreiro evita a batalha.”
Sun Tzu
Neste domingo (17), o cantor Zé Ramalho apresenta em Natal a sua tour 2023. O show, em formato pista, garantindo proximidade e emoção da plateia, será no Teatro Riachuelo às 20h.
Faz parte do projeto Toca Brasil e terá abertura de Sueldo Soares. Os ingressos estão à venda a partir de R$ 110,00 na bilheteria do teatro (de terça a sábado, das 14h às 20h) e no site uhuu.com.
A apresentação traz Zé Ramalho revisitando seus maiores sucessos mantendo o respeito da crítica especializada, em rara unanimidade. “Admirável Gado Novo, Entre a Serpente e a Estrela (trilhas consagradas em novelas), Avohai, Frevo Mulher, Chão de Giz, Beira-Mar, ”Cidadão”, Eternas Ondas, Garoto de Aluguel, Galope Rasante, Vila do Sossego e Banquete de Signos” são apenas algumas das inúmeras pérolas que o consagrou. Ele ainda faz releituras de Geraldo Vandré e Raul Seixas.
O Toca Brasil é uma realização da FF Entretenimento e produção da Viva Promoções e tem patrocínio via incentivo fiscal da Lei Djalma Maranhão pela Prefeitura do Natal, Unimed Natal, Hospital de Olhos RN, Prontoclínica Dr. Paulo Gurgel, Sadio Condimentos e Acioly Distribuidora.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Ao menos 10 ministros do 1º escalão do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fazem “bicos” em conselhos de empresas ou entidades paraestatais. Os valores extras mensais para cargos indicados pelo Executivo chegam perto de R$ 40.000. O levantamento foi feito pelo Poder360 com dados de transparência das companhias e entidades, considerando só os conselhos com algum tipo de remuneração.
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, é o único com participação remunerada em mais de 1 conselho. No Conselho Fiscal do Sesc desde janeiro deste ano, ele recebe jetom de R$ 4.770 por reunião –há pelo menos uma por mês, embora tenha comparecido a apenas 4 desde que nomeou a si mesmo para o conselho, em janeiro.
Lupi também faz parte do Conselho de Administração da metalúrgica Tupy, desde agosto, onde passou a receber R$ 36.115. Somados à remuneração de ministro, que hoje é de R$ 41.650,92, o político passou a ganhar R$ 82.535,92 mensais.
Em 2º no ranking de maior salário por renda extra está Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, que foi indicada a um cargo no Conselho da Tupy em agosto. Somadas, as remunerações como ministra e membro do conselho totalizam R$ 77.765,92.
Na lista, aparecem também os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia), Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Mauro Vieira (Relações Exteriores), Esther Dweck (Gestão e Inovação), Camilo Santana (Educação), Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública) e Paulo Pimenta (Secom).
Cinco ministros
Só no Conselho de Administração de Itaipu Binacional, são 5 ministros indicados pelo governo. Eles recebem mensalmente R$ 27.000 e precisam comparecer a apenas 6 reuniões ordinárias por ano –uma média de uma a cada 2 meses– e às reuniões extraordinárias, que podem ser convocadas a qualquer momento.
Ao Poder 360, a CGU (Controladoria Geral da União), informou que, segundo jurisprudência do STF (Supremo Tribunal Federal), o teto constitucional remuneratório “não incide sobre os salários pagos por empresas públicas e sociedades de economia mista, e suas subsidiárias, que não recebam recursos da Fazenda Pública.”
Saiba mais detalhes AQUI.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
A Câmara Municipal de Mossoró realizará audiência pública na próxima segunda-feira (18), às 9h, para debater o projeto do Orçamento da Prefeitura para 2024. Na pauta da discussão, estará o Projeto de Lei do Executivo (PLOE) n° 68/2023. Ele estima as receitas e fixa as despesas do Município de Mossoró para o exercício financeiro de 2024.
No dia da audiência, anunciado na sessão de quarta-feira (6), estará aberto o prazo para emendas parlamentares ao projeto, que está na Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade (COFC). Essas propostas de alteração ao texto devem ser encaminhadas entre segunda-feira (11) e o dia 22 deste mês.
O secretário municipal de Planejamento, Kadson Eduardo, confirmou participação da reunião pública. Caberá a ele apresentar síntese da proposta e ficar à disposição para esclarecer eventuais dúvidas.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Lanterna absoluto da Série B 2023 do Campeonato Brasileiro de Futebol, o ABC ‘conseguiu’ mais uma derrota para consolidar seu rebaixamento. Nessa sexta-feira (15), no Estádio Frasqueirão, sua casa, foi derrotado pelo Sport Recife por 1 x 0.
O interminável Diego Souza marcou 44 do 2ºT, levando o alvirrubro pernambucano à liderança da Série B com 50 pontos. Mas, tem uma partida a mais do que o Vitória-BA, que soma 49 pontos.
Com o resultado, o ABC fica continua em último lugar com 16 pontos e apenas duas vitórias em 28 jogos, além de saldo negativo de 22 gols. O alvinegro natalense só fez 11 gols e tomou 38, além de ter sido derrotado 16 vezes. O primeiro time fora da zona de rebaixamento, o Sampaio Corrêa, tem 28 pontos – 12 a mais do que ele.
Próximo jogo do ABC será contra o Novorizontino, às 21h, dia 25. O adversário é o 5º colocado atualmente, com 45 pontos e uma partida a menos.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
“O pensamento é o ensaio da ação.”
Sigmund Freud
O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio Grande do Norte (SINDUSCON/RN) divulgou o Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil no Estado. Em agosto, o valor chegou a R$ 1.959,55, um incremento de 0,30% em relação a julho.
O valor referente ao metro quadrado, leva em consideração o Padrão Médio R8N – métrica que se refere a um edifício de oito pavimentos, dois quartos, padrão normal.
O cálculo, realizado pelo Sinduscon/RN, toma como base as informações fornecidas pelas construtoras.
O Cub por metro quadrado é um indicador crucial para o setor, pois monitora os custos de materiais de construção, mão de obra, despesas administrativas, aluguel de equipamentos, entre outros.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
A expectativa da organização da 35ª Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (FICRO) 2023 é que em termos cumulativos, os negócios no evento cheguem por volta de R$ 20 milhões.
A iniciativa é da Associação Comercial e Industrial de Mossoró (ACIM), presidida pelo empresário Nilson Brasil, sendo considerada a maior feira multissetorial do Rio Grande do Norte.
Este ano, a Ficro vai acontecer entre 26 a 29 de outubro, na Estação das Artes Elizeu Ventania – no Centro da cidade
O público estimado é de mais de 25 mil pessoas, com expositores de todas as regiões do RN e também representações de outros estados federados, além de marcas de reconhecimento nacional e internacional.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Ex-governador de Pernambuco (2015 a 2022) e atual presidente do Banco do Nordeste (BNB), o economista Paulo Câmara (PSB) integrou delegação do ministro Wellington Dias (PT-PI), nesta sexta-feira (15), no RN
Especificamente, ele participou da solenidade no Teatro Lauro Monte em Mossoró, onde anunciou mais linhas de crédito.
Câmara informou que até o fim do mês passado, o programa Agroamigo do BNB, no Rio Grande do Norte, oportunizou fluxo de R$ 117 milhões, sendo R$ 95 milhões no Agroamigo Crescer e R$ 22 milhões no Agroamigo Mais.
Quanto ao programa Crediamigo,o montante chegou a R$ 338,9 milhões.
“Só no primeiro semestre de 2023 o Banco do Nordeste injetou mais de R$21 bilhões de reais na economia Nordestina através do FNE (Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste),” mostrou.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
A passagem do ministro Wellington Dias (PT-PI) pelo RN nesta sexta-feira (15), com estadas em Mossoró e Apodi (veja AQUI, AQUI e AQUI), teve acompanhamento de poucos políticos – mesmo do governismo estadual.
Titular do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, com uma agenda de ações significativas para o estado, Dias teve a companhia permanente da governadora Fátima Bezerra (PT), que o recebeu no Aeroporto Dix-sept Rosado.
Além dela, as deputadas estaduais Divaneide Paulino (PT) e Isolda Dantas (PT), bem como o deputado federal Fernando Mineiro (PT) e o vice-governador Walter Alves (MDB).
Alguns prefeitos da região de Mossoró e vereadores também prestigiaram os compromissos do ministro. No caso de Mossoró, apesar de adversário do seu partido no plano local, o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) o recebeu e participou da agenda, além de lhe apresentar diretamente pleitos do município.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
A Assembleia Legislativa voltou a debater a taxação da água bruta no Rio Grande do Norte. Debate aconteceu durante audiência pública realizada nesta sexta-feira (15), na Câmara Municipal de Caicó. Propositor da audiência, o deputado estadual Adjuto Dias (MDB) argumenta que a possibilidade de taxação da água bruta no estado precisa ser amplamente discutida pela sociedade, com análises aprofundadas dos seus impactos na região Seridó.
O secretário estadual de Recursos Hídricos, Paulo Varela Lopes, esclareceu alguns pontos da lei, que vêm gerando dúvidas na população e foi enfático ao afirmar que não haverá cobrança na região do Seridó.
“O decreto não incide sobre as águas superficiais do Seridó, visto que a bacia Piancó-Piranhas-Assu são águas federais e não entram no decreto por serem de domínio do estado”, explicou.
Paulo Varela esclareceu que também estarão isentos da cobrança a agricultura familiar e os produtores de áreas irrigadas com até 10 hectares de terra, assim como os enquadrados na lei nº 10.925 e informou que o resultado da cobrança constituirá recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FERNH) que serão utilizados nas bacias hidrográficas do Estado conforme plano de aplicação pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CONERH).
A taxação da água bruta é regulamentada pela Lei nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997, que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e regulamenta o inciso XIX do artigo 21 da Constituição Federal, popularmente conhecida como a Lei da Água.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Ministro e prefeito se cumprimentam no Lauro Monte Filho: cordialidade e ação administrativa (Edição/fotos do BCS)
A rápida passagem por Mossoró do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT-PI), não deixou de ser uma ótima oportunidade para o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) fazer contatos de resultados imediatos. Quase instantâneos.
Em meio ao corre-corre da programação (veja AQUI e AQUI), ele conversou com o ministro e obteve garantia pública logo depois, de atendimento a alguns pleitos.
O Governo Federal vai liberar recursos à conclusão de obras do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Abolição IV, com contrapartida municipal, além de agilizar providências à expansão de Internet de alta velocidade em várias escolas da zona rural. Entre as localidades escolhidas estão Jucuri e Assentamento Favela.
“O presidente Lula (PT) orienta que nós possamos atender a quem precisa. Olhar pro social e aquilo que fomente a economia”, destacou o ministro.
“Conversei com o ministro reservadamente e fiz pleitos, mostrei importância do que era pretendido e recebi dele aceno positivo, com cordialidade, comportamento digno de um ministro de Estado”, elogiou o prefeito Allyson Bezerra.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Nesta sexta-feira (15), o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT-PI), passou parte do dia entre Mossoró e Apodi, com agendas do governo federal, em sua pasta. Teve a companhia da governadora Fátima Bezerra (PT) e correligionários locais do petismo e aliados.
Em Mossoró, ele visitou pela manhã as turmas do curso de capacitação dos trabalhadores da assistência social – capacita Suas – na Faculdade de Ciências a Saúde da Universidade do Estado do RN (UERN), em Mossoró. O pessoal será responsável diretamente por atender beneficiários de programas sociais e inscritos no Cadastro Único.
Ele anunciou a liberação de R$ 28 milhões para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e outras ações sociais do Governo Lula.
Depois, o ministro esteve no Teatro Lauro Monte Filho, onde assinou protocolo do Plano Brasil Sem Fome, iniciativa lançada em agosto, com o intuito de retirar o Brasil do mapa da fome até 2030, reduzir as taxas de pobreza e de insegurança alimentar e nutricional.
Extrema pobreza
RN tem 901,8 mil famílias registradas no Cadastro Único, das quais 464,4 mil em situação de extrema pobreza; 64,3 mil em situação de pobreza e 157,3 mil famílias de baixa renda.
Ainda houve assinatura de protocolos à contratação de pessoas do Bolsa Família em empresas terceirizadas que têm contrato com o Estado do RN. O segundo, entre o ministério e a Federação dos Municípios do RN (FEMURN), com o mesmo formato de relação empregatícia nos municípios.
Foi firmado também o protocolo de intenção com a Brisanet, visando a prioridade para contratação de pessoas do Bolsa Família no preenchimento de vagas de empregos gerados. O mesmo com a empresa A&C.
Em seguida, o ministro foi até Apodi. Entregou a Unidade de Beneficiamento de Algodão Agroecológico instalada na Estação Experimental da Emparn.
O RN é o maior produtor de algodão sustentável do país. O Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais prevê atendimento a 2.500 famílias, totalizando R$ 11,5 milhões em investimento. Destas, 1.000 famílias serão selecionadas para o Projeto Algodão Agroecológico Potiguar, alcançando sobretudo mulheres!
Leia também: Prefeito recepciona ministro do Desenvolvimento Social e governadora
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
A Câmara Municipal de Mossoró vai realizar uma sessão solene em homenagem ao aniversário da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), na quinta-feira, 21 de setembro, às 9h da manhã.
A solenidade é uma proposição do vereador professor Francisco Carlos (Avante) e tem como objetivo reconhecer os relevantes serviços que a Uern presta a Mossoró e ao RN.
Na celebração professores, técnicos, estudantes e ex-alunos da instituição receberão homenagens como títulos de cidadão mossoroense, troféus e medalhas.
O evento será transmitido ao vivo pela TV Câmara Mossoró, no canal 23.2 e pelo site www.mossoro.rn.leg.br
A instituição fará 55 anos no próximo dia 28.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Isolda Dantas (deputada estadual do PT), Cicília Maia (reitora da Uern), Allyson Bezerra, ministro Wellington Dias e Fátima Bezerra em Mossoró (Foto maior de Elisângela Moura; Edição de fotos BCS)
O prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) recepcionou o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT-PI), bem como a governadora Fátima Bezerra (PT), na estada deles em Mossoró nesta sexta-feira (15).
Dias aportou no RN hoje para rápidos compromissos na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do RN (UERN) e no Teatro Lauro Monte Filho, na cidade. Em seguida, ele terá agenda em Apodi na região Oeste.
Essa é a segunda vez que o ministro, senador licenciado pelo Piauí, aporta no RN – no exercício do cargo, sendo a primeira em Mossoró.
Depois traremos detalhes da agenda ministerial.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
O Grupo Olinda de Mossoró, com seu braço para o segmento imobiliário, o Olinda Empreendimentos, marcha em tratativas burocráticas e operacionais a novo empreendimento.
Vai apresentar nos próximos meses o condomínio de lotes “Ipanema.”
Deverá ficar em área próxima a seu lançamento anterior, que segue em ocupação acelerada – o “Copacabana Residence Mossoró” – na Avenida Governador Tarcísio Maia, Bela Vista.
Essa via interliga prolongamento da Avenida João da Escóssia à altura do Alphaville com a RN-015 (saída para Baraúna/Vale do Jaguaribe.
Sucesso.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Os médicos pediatras da Neo Clínica SS, que atendem no Hospital Maternidade Almeida Castro (HMAC) – em Mossoró – seguem com as atividades paralisadas desde quarta-feira (14). Nesta sexta-feira (15), eles emitiram nota de repúdio e revelam situação enfrentada, sem recebimento de pagamentos, mesmo com decisão judicial favorável (veja AQUI).
A Neo Clínica SS se reporta à Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância de Mossoró (APAMIM), gestora do HMAC, através de junta interventora.
Estão paralisados os seguintes serviços, por tempo indeterminado:
– 7 leitos de UTI Neonatal (a cidade conta com 17 leitos, mas estão funcionando 10 e todos eles estão ocupados);
– 15 leitos de Unidades de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINco), que é de médio risco. No momento, esse setor está sem plantonista, mas foram mantidos cinco leitos com os pacientes já internados;
– 50% da sala de parto;
– Visitas médicas de alojamento conjunto.
Nota de Repúdio
A NEO CLÍNICA SS, sociedade de pediatras que atua na cidade de Mossoró, vem a público expressar seu repúdio à forma como os profissionais de pediatria vêm sendo desrespeitados pela Direção da APAMIM e pelas autoridades públicas envolvidas na paralisação de serviços médicos vitais para a população. Atualmente, mesmo com a suspensão de cinco escalas pediátricas na Maternidade Almeida Castro, os pediatras continuam sem receber pelos plantões e visitas desde maio de 2023.
A Direção da APAMIM, que é composta por uma junta de intervenção judicial e que administra a maternidade, permanece alegando que não possui condições financeiras de cumprir sua obrigação, mesmo havendo decisão judicial para o bloqueio das contas do governo do estado e um acordo de pagamento parcelado por parte da prefeitura de Mossoró dos seus débitos com a APAMIM.
Diante do exposto, a NEO CLÍNICA SS exige que a Direção da APAMIM e as autoridades públicas responsáveis pela saúde em Mossoró respeitem os direitos dos pediatras e honrem seus compromissos financeiros. A NEO CLÍNICA SS reafirma seu compromisso com a qualidade da assistência pediátrica e com a defesa da categoria médica, que vem sofrendo com a falta de valorização profissional. Esperamos que a situação seja resolvida o mais breve possível, em benefício dos pediatras e da população que necessita dos seus serviços. Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
“A melhor época para plantar uma árvore foi há 20 anos. A segunda melhor é agora”
Provérbio Chinês
Diretora Stella Maris, Moisés e Tárcio, ladeando Amaro Sales, representam vencedores Foto: Léo Melo)
Jornalismo TCM de Mossoró venceu o primeiro lugar geral do 10º Prêmio de Jornalismo do Sistema Fiern, com a série especial ‘Rio Grande do Sal,’ que destacou a importância da indústria salineira do estado.
A entrega do prêmio foi realizada na noite desta quinta feira (14) no Espaço Cultural Solar Bela Vista, em Natal, com solenidade também comemorativa dos 70 anos da Federação das Indústrias do Estado do RN (FIERN), presidida por Amaro Sales.
O certame contou com 49 trabalhos inscritos de segmentos diversos da mídia da capital e do interior. A TCM venceu na categoria Telejornalismo e como Melhor Reportagem, entre todas as demais categorias.
O especial vencedor teve reportagem assinada por Moisés Albuquerque, produção de Tárcio Araújo, imagem de Tiago Roberto e edição de Fernando Nícolas. A diretora do Grupo TCM, Stella Maris, ao lado de Moisés Albuquerque e Tárcio Araújo, representou os vencedores.
A TCM também assegurou o 2° lugar na categoria texto, com a a reportagem “O sol nosso de cada dia” da jornalista Tifanny Alves.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
O mercado de combustíveis automotivos em Mossoró sofre desabastecimento de óleo diesel comum. Vários postos estão sem o produto.
Com a procura crescente e escassez dele na bomba, também ocorre fenômeno de chegar a preços superiores ao diesel S-10.
Num posto sondado por nossa página nesta quinta-feira (14), por exemplo, com bandeira Petrobras, o diesel comum estava sendo vendido a R$ 6,29 e o S-10 por R$ 6,09. À noite de quarta-feira (13), dois postos abordados estavam sem essa especificação de óleo.
Há cerca de um mês, a Associação Brasileira de Importadores de Combustíveis (ABICOM) preconizou que essa situação iria acontecer no país. Identificou que o fim da política de Paridade de Preços de Importação (PPI) adotado pela Petrobras, comprometeria o atendimento ao mercado.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
A governadora Fátima Bezerra (PT) sancionou nesta quinta-feira (14), a Lei nº 11.546/2023 que institui o Programa de Refinanciamento e Regularização Fiscal (REFIS), programa de recuperação de créditos tributários e não tributários. O Projeto de Lei foi aprovado na Assembleia Legislativa também nesta quinta-feira.
A lei será publicada no Diário Oficial do Estado de amanhã (sexta-feira, 15) e regulamentada no mesmo dia para que possa valer a partir de segunda-feira (18).
O objetivo é oferecer as vantagens para o contribuinte regularizar as dívidas referentes aos tributos estaduais e também passivos inscritos na Dívida Ativa do Estado, sejam eles referentes ao ICM, ICMS, IPVA e ITCD. A data limite de adesão ao programa será o dia 31 de outubro de 2023, em relação ao ICM, ICMS, IPVA e créditos não tributários; e 27 de dezembro de 2023, em relação ao ITCD.
Todos os créditos
O programa abrange todos os créditos, inclusive os que foram objeto de negociação, os saldos remanescentes de parcelamentos e de reparcelamentos anteriores, e os saldos relativos aos parcelamentos em curso, hipótese em que deverá ser formalizado pedido de resilição (distrato) pelo devedor, bem como os créditos fiscais decorrentes do imposto devido por antecipação ou substituição tributária.
“Este é o maior programa de refinanciamento de débitos já realizado pela Fazenda estadual. O Estado espera regularizar mais de R$ 1,5 bilhão de débitos que os contribuintes tenham com a Fazenda estadual e a gente espera uma arrecadação à vista de até 400 milhões de reais”, afirmou Carlos Eduardo Xavier, secretário da Fazenda do Estado (SEFAZ).
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
A reforma ministerial tocada pelo presidente Lula (PT) essa semana, abrindo espaços na Esplanada dos Ministérios para integrantes do Centrão, com certeza terá desdobramentos no RN. O Progressistas (PP), por exemplo, dirigido pelo ex-deputado federal Beto Rosado, é quem mais ocupará fatias do poder com as mudanças.
No movimento de peças, o PP no RN passará a ser comandado pelo deputado federal João Maia (PL) – veja AQUI e AQUI, numa costura que já foi conversada com o presidente da Câmara dos Deputados e líder do Centrão, Arthur Lira (PP-AL).
Dia 10 de agosto, João e Beto tiveram dia de reuniões em Brasília com Lira, além do líder do Progressistas na Câmara dos Deputados, André Fufuca (PP-MA), que ontem foi apresentado como ministro do Esporte. Por fim, foram recebidos pelo ministro das Relações Institucionais de Lula, Alexandre Padilha. Essa agenda foi precedida por conversa com o senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente nacional do partido.
O governo chegará ao total – por enquanto – de 38 ministérios, além de autarquias, empresas públicas e outros órgãos estatais para fatiar com novos aliados, em troca de apoio congressual.
Daí, a hipótese de Beto Rosado ser aproveitado cresce sobremodo.
Em 2022, ele tentou a reeleição apoiando no RN Rogério Marinho (PL) ao Senado e Jair Bolsonaro (PL) à presidência da República. Contudo, essas escolhas do ‘passado’ não são impedimentos à ocupação de cargos no governo. O Centrão em boa parcela era adversário de Lula na campanha do ano passado.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.


