“As pessoas dizem que a motivação não dura. Bem, tampouco dura o banho. Por isso recomendamos diariamente.”
Zig Ziglar
Jornalismo com Opinião
“As pessoas dizem que a motivação não dura. Bem, tampouco dura o banho. Por isso recomendamos diariamente.”
Zig Ziglar
Irmãos e primos que não se veem há anos, espalhados pelo país, encontram-se nesse fim de semana no Médio Oeste do RN.
Afinando a confraria, eles formaram grupo de WhatsApp pela manhã de sexta.
Antes da noitinha, já tinha sido deletado.
Motivo: Bolsonaro x Lula.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Lula e Bolsonaro estarão frente a frente pela primeira vez no 2º turno (Fotomontagem do Poder 360/Arquivo)
Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficarão frente a frente pela primeira vez no segundo turno neste domingo (16/10), às 20h. Os presidenciáveis participam de debate promovido por pool formado pelo portal UOL, o grupo Bandeirantes, a Folha de S.Paulo e a TV Cultura, com apoio do Google e YouTube.
No primeiro bloco, os candidatos serão perguntados pelos mediadores do debate. Lula será o primeiro a responder. Ambos terão um minuto e meio para a resposta.
Depois, os participantes iniciam um embate direto e cada um terá 15 minutos para administrar entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas.
Segundo bloco
No segundo bloco, quatro jornalistas dos veículos que formam o pool formularão perguntas aos presidenciáveis. Bolsonaro responderá primeiro à primeira e à terceira pergunta. Lula responderá primeiro à segunda e à quarta pergunta.
Cada candidato terá um minuto e meio para a resposta e não haverá réplica ou comentários.
Último bloco
O terceiro e último bloco começa com uma mesma pergunta sendo feita pelos mediadores para os dois candidatos. Lula começa respondendo e ambos terão um minuto e meio para a resposta. Na sequência, os presidenciáveis terão 15 minutos para embate direto, nos mesmos moldes do primeiro bloco. O debate se encerra com um minuto e meio para considerações finais dos dois participantes.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
O maior faturamento do ano no comércio varejista potiguar com vendas da ordem de R$ 3,1 bilhões foi registrado no mês de setembro, com uma alta de 13,2% em relação ao mesmo mês do ano passado.
O comércio varejista potiguar foi o setor que teve ótimo desempenho em decorrência de mais de 30,2 milhões de operações efetivadas ao longo de setembro.
Neste mesmo período a indústria potiguar teve o melhor resultado dos últimos três anos, com quase R$ 1,9 bilhão faturados.
Juntas, as vendas de todos os setores do estado totalizaram mais de R$ 12,9 bilhões, o maior volume do ano.
Os dados foram divulgados, nessa quinta-feira (13/10), pela Secretaria de Estado da Tributação (SET-RN), com a publicação da 35ª edição do Boletim das Atividades Econômicas do RN.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Neste sábado, 15, é comemorado o Dia do Professor. Em virtude da data em celebração aos profissionais que fazem uso com frequência da voz, Jéssica Negreiros, fonoaudióloga do Hapvida, compartilha orientações sobre como cuidar bem das cordas vocais.
“A nossa voz é produzida a partir da vibração das cordas vocais, que é uma estrutura que fica na nossa laringe, em nosso pescoço, e é composta por músculos. Desta forma, merece uma atenção e um cuidado especial, como, por exemplo, uma boa hidratação”, explica a fonoaudióloga.
Confira as dicas da especialista:
• Beba aproximadamente 2,5 litros de água por dia para manter uma boa hidratação dos tecidos e um bom funcionamento das cordas vocais;
• Realize atividades físicas regularmente;
• Tenha uma boa noite de sono;
• Mantenha uma alimentação saudável. Evite alimentos gordurosos, apimentados e frituras, pois podem causar refluxo e, consequentemente, inflamações nos tecidos da laringe;
• Não fume ou consuma bebidas alcóolicas;
• Procure um profissional para receber orientações sobre exercícios de aquecimento vocal;
• Use roupas confortáveis e evite apertar a área do abdômen, da barriga ou do pescoço;
• Não grite. Caso seja possível, utilize um microfone para amplificar o som da sua voz;
• Evite ingerir leite ou derivados antes do uso da voz para não ficar com pigarros ou tosse;
• Caso tenha alguma dúvida ou perceba algum desconforto vocal por mais de 15 dias, procure um fonoaudiólogo para uma avaliação.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
“Não há nada de errado com aqueles que não gostam de política. Simplesmente serão governados por aqueles que gostam.”
Platão
Em nota, a Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (SEPLAN) reconhece o atraso no repasse do pagamento dos consignados, “em razão da significante perda de receita com a nova política do ICMS dos combustíveis, energia, e telecomunicações”.
“A fração restante do repasse dos consignados ao Banco do Brasil, referente ao mês de setembro, será quitada nos próximos dias, assim como o início do pagamento do mês de outubro”, diz a nota.
“Ressalte-se que a atual gestão foi responsável pela retomada dos empréstimos sob consignação do funcionalismo estadual ao assumir uma dívida de aproximadamente R$ 120 milhões deixada pelo último Governo”, finaliza.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
O professor Gilton Sampaio, dos quadros da Universidade do Estado do RN (UERN), identifica que existem prefeitos em campanha pró-Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno, mesmo com maciça preferência do eleitorado para Lula (PT).
Em entrevista ao Giro pelo Estado, na plataforma YouTube, do jornalista Márcio Costa, ele criticou quem toma essa posição contrariando a vontade popular.
Não obstante considerar que a postura não muda nem vira situação eleitoral, Gilton Sampaio – que foi candidato a deputado estadual pelo PT – demonstra certa preocupação.
No Rio Grande do Norte, Lula venceu com larga margem Jair Bolsonaro no primeiro turno. Alcançou 62,98% dos votos válidos, contra 31,02% do seu principal adversário.
Nota do Canal BCS (Blog Carlos Santos) – Incontáveis prefeitos que apostaram na “dobradinha” Fátima Bezerra (PT)-Rogério Marinho (PL), no primeiro turno, parece que se sentem à vontade agora para uma segunda opção. Já cumpriram obrigação com a governadora reeleita. Eis a questão.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
A Frente Parlamentar da Mulher da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada estadual Cristiane Dantas (Solidariedade), vai marcar a mobilização pela campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama. Será no parlamento estadual com a realização de uma sessão solene, no próximo dia 24, às 9h, no plenário Clóvis Motta.
A solenidade também contará com a participação das deputadas estaduais Eudiane Macedo e Isolda Dantas que integram a Frente.
Serão homenageados os principais grupos de apoio em atividade no Rio Grande do Norte, além de pacientes em tratamento e ex-pacientes que venceram o câncer. Entre as homenagens, o destaque será para a celebração dos 10 anos do Grupo Reviver Natal.
Lenço Solidário
“O Grupo Reviver tem um trabalho voluntário efetivo no diagnóstico precoce do câncer de mama, por meio da unidade móvel que percorre os municípios para a realização de exames de mamografia e ultrassonografias gratuitas para as mulheres. Em 10 anos esse trabalho já salvou muitas vidas e merece esse reconhecimento público, assim como os outros grupos também”, declara Cristiane Dantas, presidente da Frente Parlamentar da Mulher.
Até o próximo dia 30, a Frente Parlamentar da Mulher também realiza a campanha do “Lenço Solidário”, que visa arrecadar lenços a serem doados aos grupos de apoio e à Liga Contra o Câncer que faz acompanhamento das pacientes em tratamento contra a doença. Na Assembleia Legislativa foram colocados três pontos de coleta.
“Os lenços são uma forma de carinho, da importância do autocuidado e de elevar a autoestima das mulheres em tratamento contra o câncer”, pontua Cristiane.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Lula teve uma urna em desvantagem para Bolsonaro no Colégio Estadual Professor Abel Freire Coelho (Fotomontagem da TCM Notícia)
Por Thifanny Alves, do TCM Notícia
De todas as urnas do colégio eleitoral de Mossoró/RN, o candidato a presidência da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), só perdeu em uma seção: na 32. A urna da Zona 33 na Escola Estadual Prof. Abel Freire Coelho recebeu 294 votos, desses, o candidato Jair Bolsonaro (PL) teve 147 votos, Lula teve 123, Ciro Gomes (PDT) 20 e Simone Tebet (MDB) 4 votos.
De acordo com o levantamento feito pelo TCM Notícia com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quando analisado por bairro, o candidato petista teve a maioria dos votos em toda a zona urbana e zona rural de Mossoró.
O bairro em que Lula teve mais votos foi o Santo Antônio, com 10.741, seguido pelo Belo Horizonte, com 5.477, e Aeroporto com 5.180.
Já Jair Bolsonaro, candidato a reeleição, recebeu mais votos no bairro Santo Antônio, 5.477. Ainda no pódio bolsonarista, ele teve 3.568 votos no Nova Betânia e 2.938 votos no Belo Horizonte.
Em relação à porcentagem, a zona rural mossoroense foi a região mais lulista, com 70,24% dos votos. Já o bairro mais bolsonarista é o Nova Betânia, com 38,05% dos votos.
No total, Lula levou a maioria na segunda maior cidade potiguar: com 61,06% (88.081) dos votos. Jair Bolsonaro ficou com 32,15% (46.378) dos votos. Os candidatos disputam o segundo turno no dia 30 de outubro.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
O prefeito de Mossoró Allyson Bezerra (Solidariedade) anunciou em live nas redes sociais nesta quinta-feira (13), uma série de inaugurações de obras para este mês de outubro. Mas, também falou de uma novidade que nos próximos meses estará fazendo parte do cotidiano de milhares de crianças e adolescentes mossoroenses.
“Vamos deixar todas as salas de aula e creches de nossas 97 escolas na cidade e zona rural, todas mesmos, com condicionador de ar, climatizadas, para bem-estar de alunos e professores,” anunciou.
Segundo Allyson Bezerra, a prefeitura já fez aquisição dos equipamentos e outras novidades vão compor conjunto de benefícios à educação, como novos fardamentos, equipamentos de informática, novas carteiras, material didático e acessórios (como mochilas) que proporcionem o conforto, facilitem didática, bem como elevada autoestima do alunado e equipe funcional.
Também adiantou que a bolsa de estagiários, que são auxiliares de sala de aula para atendimento a crianças especiais, “terá melhoria significativa”, para que “tenham ainda melhores condições de trabalho”.
Em relação às inaugurações, listou o que será entregue este mês ainda.
“São obras esperadas pelo nosso povo há muito tempo e que agora estamos cumprindo nosso compromisso de entregar em pleno funcionamento para beneficiar à população”, destacou.
17/10: Entrega da Reforma da UBS do Alto de São Manoel
18/10: Entrega de equipamentos da UPA do Santo Antônio
19/10: Entrega da Reforma da UBS da Maísa
21/10: Inauguração da Praça da Nova Mossoró
24/10: Inauguração da Creche do Papoco
27/10: Entrega do Canal do Santa Helena
28/10: Inauguração da Praça do Dom Jaime Câmara
29/10: Inauguração da Ponte da Ilha de Santa Luzia
31/10: Entrega da Reforma do Teatro Municipal Dix-Huit Rosado.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
“Vcs acham que a minha manicure e a minha cabeleireira que estão fazendo campanha pro LOOLA merecem o meu dinheiro ???”
Pergunta é de @Niki_eusou (Nicole Consalter) em seu Twitter.
Se achas nauseante a enquete, procure ver as opiniões na caixa de comentários da postagem dessa senhora.
O Navio Negreiro de Castro Alves balança até hoje nessa travessia de horrores.
E o mais triste é sabermos que essa postura não é caso isolado no país de hoje.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
O historiador e pesquisador Misherlany Gouthier (44), tomará posse nesta sexta-feira (14), na Academia Mossoroense de Letras (AMOL), cuja cadeira tem como patrono o poeta Cosme Corsino Lemos, e primeiro ocupante o historiador e pesquisador Paulo de Medeiros Gastão. A solenidade acontecerá nas dependências da Biblioteca Pública Ney Pontes Duarte, às 19h.
O novo acadêmico será recebido pelo Dr. Paulo Eduardo Fernandes de Negreiros.
Após a solenidade de posse Misherlany Gouthier autografará o livro “Breviário Genealógico do Oeste Potiguar”, trabalho voltado para o resgate histórico-genealógico, que contou com a parceria do Dr. Fernando Diniz Rocha e as colaborações do tabelião Airene José Amaral de Paiva e do Professor Unilton de Souza do Nascimento.
Fruto de uma pesquisa levada a cabo há mais de dez anos, “Breviário Genealógico do Oeste Potiguar” reúne vários estudos sobre diversas famílias da região, documentando inclusive o tronco familiar do cangaceiro Jesuíno Alves de Melo (Jesuíno Brilhando), um trabalho pioneiro que traduz a dedicação pelo estudo da genealogia, especialmente em sua terra natal – Almino Afonso, sobre a qual escreveu sua história.
Misherlany Gouthier é autor de dezenas de livros sobre história e genealogia, sendo considerado um dos mais importantes pesquisadores nessa área no Oeste Potiguar, possuindo um dos maiores acervos documentais sobre famílias da região.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
“Sua capacidade de dizer ‘não’ determina sua capacidade de dizer ‘sim’ para coisas maiores.”
E. Stanley Jones
Ninguém muda voto de ninguém nesse momento da luta.
Estamos diante de multidões de fanáticos hidrófobos.
Estratégia dos últimos dias tem muito a ver com abstenção e rejeição.
Os dois lados, não tratam de virtudes, mas sobre deformidades morais alheias – reais ou não.
Acompanhe o Canal BCS ( Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Do Blog Carol Ribeiro
Parecer emitido pelo procurador regional Eleitoral, Rodrigo Telles de Souza, se manifesta pela rejeição dos recursos e a execução imediata da decisão de cassação do prefeito do município de Assu, Gustavo Soares (PL), e da vice-prefeita Fabielle Bezerra (PL). Ao mesmo tempo, sinaliza à convocação de novas eleições para os cargos de prefeito e vice-prefeito do município.

Gustavo e Fabielle venceram por apenas cinco votos a principal chapa adversária (Foto: campanha 2020)
De acordo com a manifestação, o pleito municipal de 2020 foi “indiscutivelmente maculado pela notória e maciça compra de votos realizada em seu favor e com o seu consentimento”.
Rodrigo Telles pontua, ainda, que o esquema de compra de votos foi decisivo para os destinos das eleição majoritária no Município de Assu em 2020, já que a chapa por ele encabeçada venceu o pleito com uma diferença de apenas cinco votos em relação ao seu adversário.
O parecer do MPE deve ser analisado pelo colegiado do TRE. O relator é o desembargador Expedito Ferreira, atual vice-presidente dessa corte.
Relembre
Em 9 de setembro último (veja AQUI), a juíza da 29ª Zona Eleitoral em Assu, Suzana Dantas Corrêa, cassou o mandato do prefeito Gustavo Montenegro Soares e da vice-prefeita Fabielle Azevedo Bezerra, por prática de abuso de poder econômico nas eleições de 2020.
Além da perda do mandato, o prefeito foi condenado à sanção de inelegibilidade pelo prazo de oito anos, a contar de 15 de novembro de 2020, bem como ao pagamento de multa no valor de 20 mil UFIRs.
Nos autos, consta que a juíza da 29ª ZE proferiu a sentença com base no julgamento de cinco ações de investigação judicial eleitoral, com apensamento de três ações cautelares.
Nota do Canal BCS (Blog Carlos Santos) – O Ministério Público Eleitoral (MPE) foi quem provocou a demanda, assentado numa Ação de Investigação Eleitoral Judicial (AIJE). A Coligação União que o Povo Quer de Gustavo e Fabielle venceu as eleições municipais por apenas cinco votos (16.823 contra 16.818 votos), em relação ao principal adversário, o ex-prefeito Ivan Júnior (Republicanos, à época)-Eurimar Nóbrega (MDB) – da Coligação União pelo Assu.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Em audiência pública na manhã de hoje (quinta-feira, 13), na Câmara Municipal de Mossoró, assistentes sociais apresentaram reivindicações da categoria em Mossoró: criação e cumprimento de piso salarial e de Plano de Cargos, Carreira e Salários; inserção do profissional assistente social na educação básica e no programa Estratégia da Família, além de realização de concurso público pela Prefeitura de Mossoró.
A categoria também pleiteou melhor condição de trabalho. Segundo a coordenadora do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS/RN), Karina Gadelha, há sucateamento de equipamentos, carência de profissionais e defasagem salarial. Ressaltou a importância da atuação dos profissionais. “Assistentes sociais são parceiros das políticas e defensor dos direitos dos usuários”, frisou.
Representante da Prefeitura de Mossoró na reunião, a psicóloga Naiara Mota assegurou que a gestão municipal é sensível às reivindicações da categoria. Informou que o governo está criando comissões internas para discutir quais reivindicações que podem ser atendidas de forma mais rápida e quais necessitam de mais amadurecimento. “Reforço a disposição de diálogo da gestão municipal com a categoria”, assegurou.
Participação
A audiência pública foi presidida pelo proponente da reunião, vereador Professor Francisco Carlos (Avante).
Participaram os vereadores Tony Fernandes (Solidariedade), Omar Nogueira (Patriota), Pablo Aires (PSB), Paulo Igo (Solidariedade), Larissa Rosado (União Brasil), Marleide Cunha (PT) e Carmem Júlia (MDB), promotor de Justiça Sasha Alves, Eliete Vieira (presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró), entre outros (a).
Ao final da reunião, uma comissão foi criada para nos próximos meses debater as questões levantadas, avançoes e eventuais obstruções.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
O engenheiro Marcos Antônio de Paiva Limeira, o “Marcão”, 62 anos, faleceu em Mossoró à manhã dessa quinta-feira (13).
Teve edema agudo do pulmão, seguido de parada cardiorrespiratória, vindo a óbito.
Perda grande.
Marcão, por sua inteligência, capacidade de fazer e conservar amizades, era uma figura humana muito querida.
Saudações Tricolores, meu caro.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
A noite promete, musicalmente, em Mossoró. No Teatro Lauro Monte Filho tem diversidade rítmica e afinação com Khrystal & Bia Gurgel. Começa às 20h.
Ingressos estão à venda no Varanda Café & Bistrô – (84) 2142-5838.
Khrystal é de Natal e ostenta carreira sólida há mais de 20 anos, também enveredando pela arte cênica. Bia Gurgel é uma adolescente mossoroense que tem a benção da música nas veias, herdeira em talento da bisavó natalense Glorinha Oliveira – cantora que marcou época na era do rádio.
As duas ganharam projeção nacional com milhões de fãs através da Rede Globo de Televisão. No The Voice Brasil foi Khrystal quem brilhou, enquanto Bia teve destaque no The Voice Kids, ano passado.
A produção do show leva a assinatura de Katharina Gurgel, escritora e cantora também, mãe de Bia Gurgel.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Acontece às 19 horas desta quinta-feira (13), no Hotel Villa Oeste, o lançamento do livro “Páginas da vida.” O título é de Rafaella Costa, graduada em Pedagogia e mestra em Educação pela Universidade do Estado do RN (UERN).
O evento contará ainda com participação da cantora Kelly Lira.
“O livro aborda temática relevante sobre as questões LGBTQIAP+ e é oriundo da pesquisa que resultou na minha dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Uern, em 2018, e teve como tema A construção social do humano a partir da fala de LGBTs em formação,” comenta Rafaella Costa.
A obra vem com selo da “Edições UERN” e tem diagramação assinada por Marcelo Antunes, da Terceirize Editora.
Acompanhe o Canal BCS ( Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
O bispo Diocesano Dom Mariano Manzana completa hoje, dia 13 de outubro, 75 anos de vida e envia carta de renúncia do seu episcopado ao Papa Francisco, o que é decisão obrigatória.
O Vaticano nos próximos meses, sem prazo definido, nomeará o seu substituto, para ser o 7º bispo da Diocese de Mossoró.
“Roga-se ao Bispo diocesano, que tiver completado setenta e cinco anos de idade, que apresente a renúncia do ofício ao Sumo Pontífice, o qual providenciará depois de examinadas todas as circunstâncias”, diz a determinação do cânon 401 do Código Canônico.
Acompanhe o que diz a carta no vídeo desta postagem.
Acompanhe o Canal BCS ( Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
“Para ver muita coisa é preciso despregar os olhos de si mesmo.”
Friedrich Nietzsche


