quinta-feira - 18/11/2021 - 05:02h
IHGRN

Mais antiga entidade cultural do RN elege sua primeira presidente

Joventina: posse em março (Foto: reprodução BCS)

Joventina: posse em março (Foto: reprodução BCS)

A comissão eleitoral do Instituto Histórico e Geográfico do RN (IHGRN), presidida por André Felipe Pignataro Furtado de Mendonça e Menezes e formada também pelos membros Carlos Roberto de Miranda Gomes e Antônio Alberto Cortez, apresentou nessa quarta-feira (17) o resultado das eleições realizadas na última sexta-feira, dia 12 de novembro. Foi eleita a nova diretoria da entidade, para o triênio 2022-2025.

A posse está prevista, como de hábito, para a data do aniversário da instituição, em 29 de março de 2022.

A chapa, intitulada “Renovação”, é encabeçada pela advogada Joventina Simões, primeira mulher eleita para presidir o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte. A chapa é formada pelos seguintes integrantes:

Diretoria

Presidente: Joventina Simões Oliveira

Vice-Presidente: Ormuz Barbalho Simonetti

Secretário-Geral: Renan Segundo de Pinheiro Pereira

Secretário-Adjunto: Francisco Alves Galvão Neto

Diretora Financeiro: Maria Elza Bezerra Cirne

Diretor Financeiro-Adjunto: Augusto Coelho Leal

Orador: Francisco Honório de Medeiros Filho

Diretor da Biblioteca, Arquivo e Museu: Pedro Simões Neto Segundo

Diretor da Biblioteca, Arquivo e Museu-Adjunta: Bernadete Batista de Oliveira

Diretor de Estudos Genealógicos: Sérgio Luiz Bezerra Trindade

Conselho Fiscal

Membro Titular: Francisco José Costa dos Santos

Membro Titular: Edgard Ramalho Dantas

Membro Titular: Tomislav Rodrigues Femenick

Membro Suplente: Manoel Marques da Silva Filho

Membro Suplente: Odúlio Botelho Medeiros

Joventina Simões nasceu em Boquim, Sergipe, em 6 de abril de 1946. Graduada em Direito/Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRN e especialista em Direito Imobiliário e Habitacional, graduada em Língua e Civilização Francesa, com título concedido pela Université de Nancy I, França, Joventina sócia efetiva do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte desde 2016 e ocupa atualmente a vice-presidência.

O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande, fundado em 1902, é a mais antiga instituição cultural do Estado. Abriga a biblioteca, o arquivo e o museu mais longevos em atividade no solo potiguar.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura
quinta-feira - 18/11/2021 - 04:40h
Política

Empresário Haroldo Azevedo é pré-candidato ao Governo do RN

Azevedo não adiantou por qual partido pretende lançar postulação (Reprodução BCS)

Azevedo não adiantou por qual partido pretende lançar postulação (Reprodução BCS)

O empresário Haroldo Azevedo anunciou através de suas redes sociais, nessa quarta-feira (17), que tomou uma decisão pessoal em relação às eleições 2022. É pré-candidato ao Governo do RN. Porém, faltou dizer por qual legenda.

Veja o que ele postou:

Decidido! Sou pré-candidato ao Governo do RN. Depois de percorrer quase 90 municípios, rodando aproximados 18 mil Km, concedendo entrevistas a 100 emissoras de rádios, tvs, jornais e blogs, e principalmente ouvindo os anseios da população potiguar, tomei a firme decisão de disputar o Governo do meu Estado.

Sou conhecido e respeitado no meio empresarial. Gerei milhares de empregos e renda ao longo da minha vida no setor privado. Acredito que o RN precisa de um choque de gestão.

Não sou político profissional. Quero apenas ajudar o estado a sair do caos em que se encontra, atrair investidores; criar novos empregos; resgatar a segurança pública; melhorar o sistema de saúde e os índices de educação dos nossos jovens.

O RN tem jeito sim!

Haroldo já foi suplente do ex-senador Geraldo Melo e em 2018, em nova candidatura dele, outra vez esteve como suplente. Veja AQUI entrevista concedida por ele a essa página em maio desse ano.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
quarta-feira - 17/11/2021 - 23:58h

Pensando bem…

“A vida se encolhe ou se expande proporcionalmente à coragem de cada um.”

Anais Nin

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
quarta-feira - 17/11/2021 - 17:10h
RN

Ato público de manifestantes da saúde é nessa quinta-feira

Ato público, protesto, maniestação, movimento público, greve, paralisaçãoOs servidores da saúde do Rio Grande do Norte que trabalham no Hospital Walfredo Gurgel (HWG), em Natal, vão participar de ato público nesta quinta-feira (18), às 9h. Movimento é para protestar contra as condições de trabalho precárias, assédio moral sofrido durante o movimento grevista e reivindicar as principais pautas da categoria.

A mobilização também vai contar com a participação dos servidores da saúde de outros hospitais do estado.

“Ressaltamos que o ato respeitará o cumprimento do percentual obrigatório dos 30% para seguir atendendo urgências e emergências em cada setor”, avisa o comando grevista.

A ação faz parte do calendário de atividades da greve da saúde do RN, iniciada no dia 27 de outubro. Entre as principais reivindicações, a celeridade do encaminhamento das minutas do Plano de Cargos e da Produtividade para a Assembleia Legislativa, melhores condições de trabalho, a cobrança por constante falta de insumos, materiais e alimentação para os servidores e acompanhantes, entre outros assuntos.

Uma nova Assembleia Estadual da Saúde está marcada para esta sexta-feira (19), às 9h da manhã, no auditório do Sindicato dos Policiais Civis do RN (SINPOL/RN), onde a base vai decidir os rumos da greve!

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Gerais / Saúde
  • San Valle Rodape GIF
quarta-feira - 17/11/2021 - 15:04h
Natal

Progressistas vai realizar Convenção Estadual nessa quinta-feira

WhatsApp Image 2021-11-17 at 11.53.37O deputado federal Beto Rosado, presidente estadual do Progressistas no RN, convida todos os filiados para a Convenção Estadual da sigla que vai ocorrer nesta quinta-feira (18/11).

A Convenção Estadual vai ocorrer na Sede do Progressistas, na Rua Rodolfo Garcia, 1965 – Lagoa Nova – Natal/RN, das 14h às 17h.

Os filiados vão discutir e votar para escolher os membros titulares e suplentes do Diretório Estadual da legenda.

Durante a convenção, também estará disponível o processo de filiação para pessoas que tenham interesse, sendo necessário, somente, a apresentação do título de eleitor.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quarta-feira - 17/11/2021 - 12:56h
Perigo

Incêndio atinge loja no centro de Mossoró

Um incêndio na loja Transfusão, localizada à Avenida Alberto Maranhão, Centro de Mossoró, em frente à Capela de São Vicente, ganhou grandes proporções à manhã dessa quarta-feira (17). Começou por volta de 11h15.

A ação do Corpo de Bombeiros, Prefeitura Municipal de Mossoró e algumas pessoas com caminhões-pipa proporcionou combate eficiente contra a propagação do fogo.

Dirigentes, empregados e clientes da empresa saíram a tempo, sem que houvesse qualquer registro de feridos ou algo mais grave com qualquer pessoa.

Rescaldo

Bombeiros ainda estão no local e trabalham para complementar o serviço de rescaldo.

O incêndio foi controlado cerca de uma hora e meia depois.

A informação preliminar, é de que o fogo não alcançou outros imóveis contíguos, mas a fumaça podia ser vista de várias partes da cidade, tamanho o seu alcance.

Incêndio começou por volta de 11h15 e foi debelado antes que se alastrasse por prédios vizinhos (Fotomontagem BCS)

Incêndio começou por volta de 11h15 e foi debelado antes que se alastrasse por prédios vizinhos (Fotomontagem BCS)

A Transfusão trabalha com lubrificantes, seu carro-chefe comercial e de serviços.

Centro Empresarial Caiçara e outros imóveis comerciais e residenciais ficaram encobertos por fumaça (Foto: BCS)

Centro Empresarial Caiçara e outros imóveis comerciais e residenciais ficaram encobertos por fumaça (Foto: BCS)

Depois daremos mais detalhes.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • San Valle Rodape GIF
quarta-feira - 17/11/2021 - 10:46h
Procura-se

Rosalba segue se esquivando; Justiça não consegue encontrá-la

Para receber notificação, ex-prefeita não é vista em qualquer endereço de trabalho ou moradia

Segue a odisseia de oficiais de Justiça do RN para conseguirem uma simples notificação da ex-governadora e ex-prefeita de Mossoró Rosalba Ciarlini (PP),69. Até aqui tem sido inúteis as tentativas de cientificá-la de mais um processo que terá de responder.

Rosalba ainda está longe do recorde na prova olímpica de 'Melada em Oficial de Justiça' (Foto: arquivo/2020)

Rosalba ainda está longe do recorde na prova olímpica de ‘Melada em Oficial de Justiça’ (Foto: arquivo/2020)

A comunicação é imprescindível em obediência aos princípios do Amplo Direito à Defesa e do Devido Processo Legal, mas ela esquiva-se de tomar ciência. Foge.

Em ‘tocaia’ há vários dias para notificá-la em Mossoró, o judiciário do RN ‘jogou a toalha’. Pelo menos por enquanto. Em diligência concluída nessa terça-feira (16), conforme pode se constatar em página de Processo Judicial Eletrônico (PJe), sob o número 0860384-32.2019.8.20.5001, do Tribunal de Justiça do RN (TJRN), é atestado que não foi possível encontrá-la.

A ‘inincontrável’ e ‘inotificável’

A Acompanhe relato recente da diligência de oficial de Justiça designado para localizar Rosalba:

“(…) Na data de 11/11/2021, por volta das 7h40min, dirigi-me ao endereço AVENIDA DOUTOR ALMIR DE ALMEIDA CASTRO, 05 – CENTRO, onde encontrei o imóvel fechado. Em contatos com colegas de profissão alguns informaram que a notificanda morou no Residencial Ivo Lopes, na esquina da Rua Antonio Vieira de Sá com a Rua Amaro Duarte. Na mesma data, por volta das 8h5min, dirigi-me ao endereço do Residencial Ivo Lopes onde fui informado pelo porteiro de que a notificanda não reside no local. Fui informado por outros colegas que a notificanda dá plantão em Mossoró, mas não souberam precisar aonde. Na mesma data, por volta das 9h10min, dirigi-me até o Hospital Regional Tarcísio Maia onde fui informado que a notificanda nunca deu plantão no local. Sugeriram que procurasse a Centro Regional de Saúde II, na Rua Dr. João Marcelino, próximo a Subestação da Cosern. Por volta das 9h30min, do mesmo dia, dirigi-me até o Centro Regional de Saúde II onde fui informado que a notificanda era funcionária da Saúde Municipal e que talvez na Secretaria de Saúde, do Centro Administrativo Prefeito Alcides Belo, pudesse dar alguma informação sobre a notificanda. Na mesma data, por volta das 9h35min, dirigi-me ao Centro Administrativo Prefeito Alcides Belo e lá chegando fui informado que a notificanda dava plantão no Hospital Rafael Fernandes e que talvez lá alguém pudesse dar alguma informação sobre o seu paradeiro. Na mesma data, por volta das 9h55min, dirigi-me ao endereço do Hospital Rafael Fernandes e lá chegando fui informado que a notificanda se aposentou e deixou de tirar plantão. Neste final de semana a blogueira Chris Alves escreveu que a notificanda poderia ser achada na RUA DALTON CUNHA, 1003 – APTO 801-B – CONDOMÍNIO VARANDAS DO NASCENTE – CEP 59.611-270 – BAIRRO ABOLIÇÃO. Na data de hoje, por volta das 7h50min, dirigi-me ao endereço RUA DALTON CUNHA, 1003 – APTO 801-B – CONDOMÍNIO VARANDAS DO NASCENTE – CEP 59.611-270 – BAIRRO ABOLIÇÃO, onde fui informado pelo porteiro do dia, Sr. Sidney, de que o endereço é residência de um filho da notificanda de nome Kadu e que a mesma mora em Natal, não sabendo precisar o endereço. Em contato telefônico com o advogado da notificanda, Dr. Anselmo Carvalho (084 99411-7599) o mesmo confirmou que a notificanda reside em Natal no seguinte endereço: AVENIDA GOVERNADOR SÍLVIO PEDROSA, 314 – EDIFÍCIO PORTO SALINAS – APTO 301 – AREIA PRETA – NATAL/RN – CEP 59.014-100. Sendo assim, DEIXO DE NOTIFICAR o(a) Sr(a). ROSALBA CIARLINi ROSADO, de todo o conteúdo da presente determinação, devolvo o expediente e fico no aguardo de novas decisões judiciais. O referido é a mais pura expressão da verdade, do que DOU FÉ

Se não surpreendê-la em Natal, a Justiça do RN ainda pode dar uma ‘incerta’ em Tibau, a 42 km de Mossoró, onde a prefeita tem uma casa. Fica localizada à Avenida Beira-mar, sem número, Centro, CEP 59.678-000. Em Mossoró, o apartamento em que seu filho Cadu Ciarlini supostamente mora, sozinho, é na verdade seu endereço mais constante há muitos meses.

Atraso salarial

Foi a 60ª Promotoria de Natal do Ministério Público do RN (MPRN) que desencadeou a Ação Civil Pública (ACP) correspondente a esse processo contra Rosalba Ciarlini, por “Improbidade Administrativa, Dano ao Erário e Violação aos Princípios Administrativos”. Além da ‘Rosa’, é réu o ex-secretário do Planejamento e Finanças Obery Rodrigues Júnior.

A demanda corre na 4ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal, com o valor da causa sendo estabelecido em R$ 100 mil, sendo referente à sua gestão como governadora do RN (2011-2014). “(…) Ao que tudo conduz a causa da falta de recursos financeiros para pagamento dos servidores públicos estaduais foi a utilização de recursos ordinários e referente à receita orçamentária do exercício de 2013 para pagamento de despesas que não faziam parte do orçamento”, apontou o MPRN.

‘Melada em oficial de Justiça’

Pode ser dito que a ex-governador e ex-prefeita é uma jurisdicionada incomum aos olhos da Justiça do RN: inincontrável, inotificável e incondenável.

Nesse caso específico, nada demais o esconde-esconde de poucos dias. Seu recorde olímpico na prova de ‘Melada em Oficial de Justiça’ está longe de ser batido. Ficou cerca de um ano e dois meses para ser intimada sobre um dos processos relativo à corrupção à instalação e funcionamento do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, em Mossoró, com prejuízos que sem atualização passariam de R$ 12 milhões.

O vácuo temporal, coincidentemente, foi em período que ficou sem mandato entre governo estadual e o quarto período como prefeita (2017-2020). Com mandato, todos os processos praticamente estacionam de vez, graças ao chamado “foro privilegiado”. “Entende?” – diria Pelé, num conhecido bordão seu.

Leia também: Justiça tenta localizar e notificar a ‘incondenável’ Rosalba Ciarlini.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quarta-feira - 17/11/2021 - 08:50h
Opinião

A direita se lambuza…

Os Câo - mangue, carnaval 2018Por François Silvestre

…e seus adoradores ejaculam no gozo alheio.

Bolsonaro, o rei da mentira, levou filhos e bajuladores “in pectore” para um passeio milionário, à custa do contribuinte, em Dubai. Tudo muito rico, muito brega, muito ostensivo e ofensivo à fome reinante no país.

Tão nem aí. Pobre pra eles tem mesmo é que roer ossos. Diária hoteleira de quarenta e cinco mil reais. Tudo pago por quem? pelo erário.

Os bajuladores pobres, aqueles que se esgoelam em redes fechadas ou rádios televisivos, ficam de longe só curtindo a jeguice milionária, como o texto da canção popular. “Todo mundo vai ao circo/ menos eu./ Não posso pagar ingresso,/ fico de longe, só ouvindo a gargalhada”. São os remunerados que se vendem por migalhas. Investimento? Só de mentira. “A Amazônia não pega fogo, nem se você quiser, por que é úmida”.

Ainda houve tempo para trocar insultos com Valdemar da Costa Neto, o novo bandido predileto do bolsonarismo, “Vá T no C, no partido mando eu”. Disse Valdemar.

“Vá a PQP”, respondeu Bolsonaro. Tudo muito republicanamente bolsonariano.

Enquanto isso, em Veneza, Diogo Mainardi prepara o comitê de outra fatia do escracho da falsa moralidade. Baixe o pano.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo / Opinião
  • San Valle Rodape GIF
quarta-feira - 17/11/2021 - 06:20h
Brasil 35

Ex-candidata a prefeito será lançada a governo; presidenciável participa

Cabo Daciólo, Clorisa Linhares -dia 20 em MossoróA ex-vereadora e ex-candidata a prefeito de Grossos-RN Clorisa Linhares (Brasil 35) terá seu nome oficialmente lançado como pré-candidata ao Governo do RN.

Ocorrerá nessa sexta-feira (20), em Mossoró.

Será às 18h.

O evento está marcado para auditório do Hotel VillaOeste.

Ex-Partido da Mulher Brasileira (PMB), o Brasil 35 terá em Mossoró a presença do presidenciável Cabo Daciolo, da presidente nacional Suêd Haidar e da presidente estadual Viviane Araújo.

Prestigiam o evento em torno da pré-candidata.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

 

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quarta-feira - 17/11/2021 - 04:28h
Cultura

Danilo Guanais ministra oficina de construção musical

Divulgação - OficinaO Centro Artístico Solidário Abrace (CASA), desdobramento do projeto Encena, realiza de 17 a 19 de novembro a oficina de Construção Musical para jovens moradores da Zona Oeste de Natal assistidos pela Atitude Cooperação, localizada no bairro de Felipe Camarão. A oficina será ministrada pelo músico e compositor Danilo Guanais que é Professor da Escola de Música da UFRN.

Danilo tem doutorado em Composição pela UNIRIO/UFRN e compõe regularmente para grupos vocais e instrumentais, sendo sua obra executada frequentemente no país e no exterior.

Esta é a terceira ação de qualificação oferecida pela Casa. Nos meses de setembro e outubro alunos da Atitude Cooperação tiveram a oportunidade de participar das oficinas de edição de vídeo e de edição de áudio, com profissionais da área que atuam no Rio Grande do Norte.

As oficinas oferecem aos jovens a oportunidade de capacitação e ampliam os horizontes profissionais para inserção no mercado de trabalho. A ação acontece por meio do patrocínio do Edital de Economia Criativa do Sebrae 2021 e da Unimed Natal, além de parceria cultural com a Atitude Cooperação. A realização é de Diana Fontes Direção e Produção Cultural.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
terça-feira - 16/11/2021 - 23:56h

Pensando bem…

“Faça apenas uma vez o que os outros dizem que você não consegue, e você nunca mais prestará atenção às limitações deles.”

James R. Cook

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
terça-feira - 16/11/2021 - 23:52h
YouTube

FM Cidadania lança seu canal em nova plataforma

FM 98.7 de MossoróA FM Cidadania 98.7 de Mossoró está com o seu canal no YouTube.

A nova plataforma virtual é mais uma vertente da emissora para ampliar sua ligação com ouvintes e internautas.

Acesse o canal faça a sua inscrição e ative o sino pare receber alerta quanto à programação ao vivo da rádio.

A rádio compõe acervo patrimonial da Fundação Potiguar, criada em 1999.

Sua sede é no bairro Nova Vida.

Veja o endereço clicando AQUI.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Comunicação
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
terça-feira - 16/11/2021 - 23:30h
AL

Governadora envia projeto para dar autonomia financeira à Uern

Fátima encaminhou matéria (Foto: Wilson Moreno)

Fátima encaminhou matéria (Foto: Wilson Moreno)

Conforme anunciado no dia 28 de setembro de 2021, durante a assembleia geral universitária promovida pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a governadora Fátima Bezerra (PT) enviou à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei que dispõe sobre a autonomia de gestão financeira e patrimonial da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FUERN), entidade que mantém e gere a instituição de ensino superior. A proposição é fruto dos estudos desenvolvidos pela Comissão Mista, instituída pelo Decreto Estadual nº 30.430, de 24 de março de 2021.

“É com muita satisfação que anunciamos a autonomia financeira da Uern, um direito previsto na Constituição Brasileira de 1988, e que está cada vez mais próximo de se tornar realidade. Enquanto professora e militante da luta em defesa da educação, sempre defendi e continuo defendendo esta importante instituição, que é um dos mais belos exemplos de interiorização do ensino superior no Rio Grande do Norte”, disse Fátima Bezerra.

Orçamento anual

De acordo com a lei proposta, o orçamento anual da Fuern tomará por base a Receita Líquida de Impostos estabelecidos pelo poder executivo estadual, por ocasião da elaboração de sua Lei Orçamentária Anual (LOA), sendo previsto 2,31% ou R$ 290 milhões de reais para o ano de 2022; 2,50% para o ano de 2023; 2,98% para o ano de 2024 e 3,08% para o ano de 2025.

A importância da autonomia da gestão financeira da UERN diz respeito, sobretudo, ao atendimento das demandas da universidade por meio de sua própria gestão, independentemente da relação com o ente que a criou – no caso, o Governo do Estado.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Educação / Política
terça-feira - 16/11/2021 - 22:52h
Televisão

Band Natal promove debate com candidatos à OAB do RN

debateO Grupo Bandeirantes de Comunicação, através da Band Natal, irá promover um debate entre os candidatos à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB),  Seccional Rio Grande do Norte. O debate acontecerá nesta quarta-feira (17), das 13h30 às 15h.

Será transmitido ao vivo e também em todas as redes sociais da emissora.

Os cinco candidatos inscritos no pleito foram convidados. Aldo Medeiros, Elisângela Fernandes, Fernando Pinto, Magna Letícia e Marcelo Torres irão apresentar seus principais projetos, fazendo perguntas entre si e respondendo a questionamentos da própria emissora.

O programa está estruturado em três blocos.

“A Band já tem tradição em promover grandes debates. Dessa vez estaremos oferecendo nossa contribuição aos profissionais da advocacia potiguar, ajudando-os, com o nosso programa, a fazer a melhor escolha”, afirmou o superintendente da Band Natal, Carlo Bastos.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Comunicação / Gerais
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
terça-feira - 16/11/2021 - 16:38h
EUA

Fábio Faria discute parceria para monitoramento da Amazônia

O titular do Ministério das Comunicações (MCom), Fábio Faria (PSD), reuniu-se com o fundador da SpaceX, Tesla e Starlink, Elon Musk, nesta segunda-feira (15) em Austin, Texas (EUA), para discutir parceria entre as empresas Starlink e SpaceX e o governo brasileiro.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, e o fundador da SpaceX, Elon Musk (Reprodução do Twitter)

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, e o fundador da SpaceX, Elon Musk (Reprodução do Twitter)

Em meio aos assuntos discutidos no encontro, estão uso da tecnologia para preservação da floresta amazônica, para monitoramento de desmatamentos e incêndios ilegais, além de projetos de conectividade para escolas e unidades de saúde em áreas rurais, comunidades indígenas e locais remotos.

“Estamos trabalhando para fechar essa importante parceria entre o governo brasileiro e a empresa SpaceX. Queremos aliar a tecnologia desenvolvida por eles com o programa Wi-Fi Brasil do Ministério das Comunicações. O nosso objetivo é levar internet para área rurais e lugares remotos, além de ajudar no controle de incêndios e desmatamentos ilegais na floresta amazônica”, destacou o ministro.

Para Faria os cerca de 4.500 satélites das empresas de Musk, que orbitam em baixa altitude, podem colaborar nesse monitoramento.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Comunicação / Política
terça-feira - 16/11/2021 - 15:22h
Futebol do RN

Clubes querem avaliação independente de arbitragem

Arbitragem é um problema de décadas e, insanável, no RN (Foto: Léo Moura)

Arbitragem é um problema de décadas e, insanável, no RN (Foto: Léo Moura)

Do site do Potiguar

O Potiguar, através do presidente Djalma Freire Júnior, aderiu ao movimento para a criação de uma Comissão Independente para avaliar a arbitragem nos jogos do Campeonato Estadual a partir da temporada de 2022.

O movimento, lançado pelo dirigente do Santa Cruz, Lupércio Segundo, conta com a participação de seis clubes, além do Potiguar: ASSU, Força e Luz, Globo, Potyguar de Currais Novos e Santa Cruz de Natal.

A ideia do movimento é para uma criação de uma Comissão independente. Essa comissão seria constituida por pessoas indicadas pelos clubes e entidades para avaliar os erros dos árbitros e aplicar punições, que seriam desde uma punição pecuniária como também uma espécie de ‘rebaixamento’, onde juízes e assistentes iriam para um período de reavaliação nos campeonatos estaduais Sub-15, Sub-17 e demais categorias.

“O Potiguar apoia a iniciativa do dirigente do Santa Cruz, Lupércio Segundo. A proposta do movimento não é ser contra a arbitragem, mas de melhorar o rendimento dos juízes e assistentes nos jogos. Essa comissão não teria influência dos clubes em suas decisões. Assim, os critérios para as punições seriam o mais transparente possível. A proposta será protocolada em breve na Federação Norte-rio-grandense de Futebol”, comentou Djalma Freire Júnior, presidente do Potiguar.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Esporte
  • San Valle Rodape GIF
terça-feira - 16/11/2021 - 14:24h
Covid-19

Governo Federal anuncia 3ª dose a partir de 18 anos

O Governo Federal vai aplicar dose de reforço contra a Covid-19. O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (16) essa medida, que vai alcançar pessoas maiores de 18 anos.

Governo garante ter estoque suficiente para atender a demanda (Foto ilustrativa)

Governo garante ter estoque suficiente para atender a demanda (Foto ilustrativa)

Também há determinação que seja encurtado o intervalo de aplicação para cinco meses após o recebimento da segunda dose.

Em entrevista coletiva em Brasília, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, garantiu que o governo federal tem doses suficientes para distribuir aos Estados e municípios, assegurando a aplicação da dose de reforço a todos os maiores de 18 anos.

Até o anúncio desta terça, as doses de reforço estavam sendo aplicadas seis meses após a segunda aplicação e somente a grupos específicos, como idosos e profissionais de saúde.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde
terça-feira - 16/11/2021 - 12:20h
Grandes Encontros

Câmara Cascudo – o homem, o sertão, o coronelismo e o cangaço

Câmara Cascudo - Grandes Encontros Cariri Cangaço - Honório de Medeiros, Daliana Cascudo, Manoel Severo - 17 de Novembro de 2021O Cariri Cangaço, movimento de cunho turístico, cultura, histórico e científico que reúne os mais destacados historiadores e pesquisadores das temáticas cangaço, messianismo, coronelismo, misticismo e correlatos do sertão do Nordeste brasileiro, tem promovido série de debates no ambiente virtual. Um novo está agendado.

A pauta para essa quarta-feira (17), em seu endereço no Youtube (veja AQUI), é com o tema “Câmara Cascudo – o homem, o sertão, o coronelismo e o cangaço”, a partir das 19h30.

Faz parte do projeto “Grandes Encontros Cariri Cangaço” terá o professor, pesquisador e escritor Honório de Medeiros e a psicóloga e neta do escritor e folclorista Câmara Cascudo, Daliana Cascudo, discutindo sobre a temática proposta.

Idealizador e curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo é o moderador do debate.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura / Gerais
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
terça-feira - 16/11/2021 - 08:38h
Decreto

Retomada de imóvel da Porcellanati está “consumada em definitivo”

Na tentativa de ficar de qualquer jeito com patrimônio público, grupo usou táticas de má-fé

O processo sob o número 2015/035 da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SEDEC) da Prefeitura de Mossoró, que trata da reversão de imóvel à TB Nordeste Indústria e Comercio de Revestimentos S/A (outrora denominada de Porcellanati Revestimentos Cerâmicos Ltda.), está concluído. Decreto datado do último dia 5 e assinado pelo prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade), dá como “consumando, definitivamente, o retorno do bem doado ao patrimônio do Município de Mossoró.”

Allyson Bezerra assinou decisão para Procuradoria-Geral encaminhar providências cartorárias (Foto: Célio Duarte/Arquivo)

Allyson Bezerra assinou decisão para Procuradoria-Geral encaminhar providências cartorárias (Foto: Célio Duarte/Arquivo)

Cabe agora à Procuradoria-Geral do Município que proceda com os trâmites cartorários competentes, oficializando a decisão, pelo não cumprimento por parte da empresa de exigências basilares contidas na doação ocorrida ainda em 2004.

Em sua tentativa de defesa administrativa para não perder o bem doado, a empresa de origem catarinense atesta que chegou a ter 23 empregados em atividade até o ano de 2015. Porém, suas atividades industriais foram paralisadas ainda em 2014, após iniciadas em 2009. Entretanto, veja abaixo o que explicitamente mostra o documento formal de doação em sua Cláusula Sétima – Da Reversão:

Os imóveis alienados ficam sujeito à reversão ao patrimônio do Município de Mossoró, a qualquer tempo, nos próximos 15 (quinze) anos, caso sejam modificadas as razões aqui configuradas, ou seja, a geração de, no mínimo 99 (noventa e nove) empregos diretos, ou seja, constatação de desvio de finalidade, sem o pedido de autorização da DONATÁRIA e o prévio consentimento, por escrito, do Município. Em caso de falência, configurada nos próximos 15 (quinze) anos, a reversão dar-se-á conjuntamente com as benfeitorias incorporadas ao imóvel.

Na decisão do prefeito, amparada em amplo trabalho do setor jurídico municipal, é descrito que os dirigentes da TB Nordeste/Porcellanati tentaram a todo custo, com manobras inclusive usando setores da imprensa, “atabalhoar a marcha processual, a fim criar factoides processuais que pudessem, de alguma forma, beneficiar-lhe durante a reversão, especialmente, visando conduzir o caso a uma eventual prescrição”.

Muitas dívidas

O grupo Itagrês, controlador dessa indústria, acumula dívidas multimilionários. Só com a municipalidade fica em torno de R$ 10 milhões em impostos. Os compromissos trabalhistas com mais de 250 empregados nunca foram honrados após encerramento da produção industrial em 2014, há mais de 7 anos. Hoje passariam de R$ 20 milhões.

No comércio local também é numerosa a lista de credores, além de setor financeiro.

Para se instalar em Mossoró, o grupo teria investido mais de R$ 120 milhões, sendo R$ 51 milhões da Sudene e R$ 52 milhões de outras fontes, incluindo R$ 21 milhões do Banco do Nordeste.

Paralisada há tantos anos e sempre prometendo reabertura quando se sentia ameaçada de perder o patrimônio (veja AQUI um exemplo do ano eleitoral de 2018), a Porcellanati passou por Plano de Recuperação Judicial sob o número 0300460-44.2017.8.24.0075, 1ª Vara Cível, na Comarca de Tubarão-SC. Contudo, segue sem honrar qualquer débito local.

Má-fé de sempre

A versão espalhada por pura má-fé por representantes da TB Nordeste/Porcellanati, em contato com lideranças de ex-empregados, é que somente com a indústria voltando a funcionar em Mossoró será possível pagar as dívidas trabalhistas, por exemplo. A informação é puro sofisma. “A gente sabe que tudo isso é mentira, estão enganando de novo”, desabafa José Ronaldo da Silva, uma das vozes mais ativas contra o calote, líder dos trabalhadores.

Na verdade, uma monstruosidade a mais, pois o Plano de Recuperação Judicial concentra essas e outras obrigações em Tubarão-SC, sem qualquer relação com a unidade local. Inclusive, a própria estrutura fabril local está comprometida em cerca de 50%, pois uma de sua linhas produtivas foi ‘arrancada’ em abril desse ano, por ordem judicial, cumprida para atender credor que não recebeu pelo maquinário fornecido há muitos anos.

Parte do maquinário foi retirada em abril deste ano, para cobrir dívida com credor; indústria foi fechada em 2014 (Fotomontagem BCS)

Parte do maquinário foi retirada em abril, para cobrir dívida com credor; indústria foi fechada em 2014 (Fotomontagem BCS)

A tentativa de segurar a qualquer preço o patrimônio público, convertendo-o de vez num bem seu, é outro golpe infame contra o município, Mossoró e sua gente. Por trás, muitos outros interesses, inclusive de forças ocultas que adoram explorar Mossoró.

Leia também: Protesto ‘oficial’ da Porcellanati é outro tudo ou nada contra reversão;

Leia também: Veja  AQUI  mais de 50 matérias sobre o tema postadas nos últimos anos.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
terça-feira - 16/11/2021 - 06:56h
Brasília

Presidente de Câmara Municipal acompanha agenda de prefeito

Avião, cabine de aeronave, voo, piloto, copiloto,O presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim (Solidariedade), embarca nessa terça-feira (16) para Brasília.

Acompanhará parte da agenda administrativa do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) na Capital Federal, em especial em ministérios (veja AQUI).

Por lá, muitos milhões em projetos e programas sociais estão parados ou se arrastam indefinidamente.

Noutra vertente de sua estada, Amorim tratará de questões relacionadas ao canal aberto da TV Câmara de Mossoró (veja AQUI).

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
segunda-feira - 15/11/2021 - 23:58h

Pensando bem…

“A verdadeira medida da nossa riqueza é o quanto valeríamos se perdêssemos todo o nosso dinheiro.”

Benjamin Jowett

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
segunda-feira - 15/11/2021 - 23:40h
Turnê

Marisa Monte vai aportar em Natal

unnamed (7)Em janeiro de 2022, “Portas” se abrem para os fãs de Marisa Monte. O tão esperado reencontro começa no Rio de Janeiro e passará por várias cidades como São Paulo, Belo Horizonte, João Pessoa, Recife e Natal.

A apresentação da nova turnê na capital potiguar será dia 26 de abril, na Arena das Dunas.

Além das canções do novo álbum, o repertório do show destacará os momentos importantes da carreira de mais de três décadas da cantora e compositora.

No palco, Marisa será acompanhada por Dadi (baixo, violões e piano), Davi Moraes (guitarra), Pupillo (bateria), Pretinho da Serrinha (percussão e cavaquinho), Chico Brown (violões e piano), Antônio Neves (arranjo dos metais e trombone), Eduardo Santana (trompete) e Oswaldo Lessa (saxofone e flauta).

Os ingressos para Rio de Janeiro e São Paulo começam a ser vendidos no dia 11 de novembro, às 12h, em www.eventim.com.br/marisamonte.

O início da venda nas outras cidades será anunciado em breve.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura / Gerais
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.