terça-feira - 02/11/2021 - 19:30h
Senado

A ‘Corrida Maluca’ entre Fábio Faria e Rogério Marinho

Muttley - cachorro da Corrida MalucaInquilinos da Esplanada dos Ministérios em Brasília, um na pasta das Comunicações e outro no Desenvolvimento Regional, os ministros potiguares Fábio Faria (PSD) e Rogério Marinho (sem partido) dificilmente manterão intactas as boas relações que aparentam alimentar até aqui, após a pré-campanha ao Senado.

O fogo-amigo e os golpes abaixo da linha de cintura fazem parte desse duelo de titãs. Ninguém estende tapete ao outro nesse enredo.

O ‘rally’ que participam para escolha do nome que será candidato ao Senado pelo bolsonarismo, do RN, em muito se assemelha à “Corrida maluca”, desenho animado consagrado na televisão há décadas, com personagens como o malvado e sem sorte Dick Vigarista, a bela Penélope Charmosa e o cachorro zombeteiro Muttley.

Vamos ver quem vai rir por último.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
terça-feira - 02/11/2021 - 16:48h
2022

Na gôndola e na bomba

As eleições 2022 serão decididas na gôndola e na bomba.

Aquela porção da classe média que resmunga nos supermercados e bota gasosa a conta-gotas no seu carrão financiado, em 100 meses, vai dizer se aprova ou não essa sangria.

Claro, os sobreviventes, né?

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Opinião da Coluna do Herzog / Política
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
terça-feira - 02/11/2021 - 13:38h
Gastronomia

“Eita Camarão Gostoso” será esse mês com vários restaurantes

LogoO Festival “Eita Camarão Gostoso!” ganhou a adesão de vários restaurantes, que garantiram participação no evento, movimentando a gastronomia de São Miguel do Gostoso, no período de 19 e 21 de novembro. O Festival seguirá um modelo descentralizado, onde cada estabelecimento oferece um cardápio especial do festival, tendo o camarão como sua grande estrela.

Com menu composto por entrada e prato principal, o circuito abrange estabelecimentos gastronômicos do município, incluindo restaurantes, lanchonetes e barracas.

Entre os estabelecimentos confirmados estão: Luz Tranquila, Jack Sparrow, Balica, Dr. Wind, Bistrô 70m, Spaço Mix, Mar de Estrela, Hibiscus, OMG, Genesis, Tuk tuk, Borogodó, Republika, Pantai, Sheiks, Cozinha Rua da Ponte, Aligot Parrilha, La Pepita, Bambuareca, Gabiroba, Vagalume, Sampei, Mar e Brasa, Idilico, Mana Pastelaria, Recanto, Caipira, Abelhuda Café & Armazém, Bistrô Capella e Barraca do Maiúdo.

Fomento econômico

Todos os restaurantes participantes do evento, independentemente do porte, estarão com menu especial no valor de R$ 60. Já nos estabelecimentos menores, como barracas, bares e lanchonetes, o valor investido para apreciar a entrada e o prato principal do festival será de R$ 30. Os estabelecimentos que integram o circuito estarão sinalizados com bandeirolas que identificam sua participação.

Com o objetivo de atrair turistas, movimentar a economia e consolidar o turismo local, o “Eita Camarão Gostoso!” é uma iniciativa da Associação dos Empreendedores de São Miguel do Gostoso(AEGostoso) e da Camanor, e recebe o apoio da Prefeitura de São Miguel do Gostoso.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
terça-feira - 02/11/2021 - 11:26h
Talento

Professor do Sesi Escola do RN ganha prêmio nacional

Paulo César Palhares: vitória (Foto: divulgação)

Paulo César Palhares: vitória (Foto: divulgação)

O professor do “Sesi Escola”, do Serviço Social da Indústria (SESI) do Rio Grande do Norte, Paulo César Palhares, é o vencedor do “Talentos dos docentes Sesi”, um concurso feito na semana do professor pelo movimento Geração SESI/SENAI Nacional. A escolha do docente, através do seu talento, foi realizada em duas etapas. 

O professor Paulo César lembra que, depois da primeira etapa, foi escolhido como finalista do Sesi e concorreu com outras duas professoras através do voto popular. “Com muito apoio do Sesi, alunos, direção e docentes, tivemos a grande felicidade de termos essa vitória”, comemora.   

Escritor

O talento apresentado por Paulo César foi o de ser escritor. “Apresentei meu primeiro livro e falei dos meus projetos para com a literatura e docência”, conta.  

 

Paulo César é professor há seis anos e está na Sesi Escola desde fevereiro deste ano. “Cada dia que passa me apaixono mais por fazer parte dessa equipe, para mim foi a minha grande conquista profissional”.  

Além da profissão de ensinar, ele desenha e escreve e encontrou uma forma de juntar essas paixões na sala de aula. “Hoje sou muito feliz pelo meu fazer educacional e como ele vem ajudando a trabalhar com meus alunos”, diz.  

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Educação
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
terça-feira - 02/11/2021 - 10:38h
Negócios

Gigantes supermercadistas estão de olho no mercado mossoroense

Segmento em Mossoró é muito forte e não para de se expandir além dos limites do município (Foto ilustrativa)

Segmento em Mossoró é muito forte e não para de se expandir além dos limites do município (Foto ilustrativa)

Gigantes do segmento supermercadista originário do Ceará estão de olho no cevado mercado mossoroense.

Estudam a praça com olhos tentadores à ocupação de espaço, que pode acontecer até mesmo com proposta à aquisição de alguma rede local.

Mossoró tem um alcance geocomercial cada dia mais crescente, com atração de clientes de mais de 50 municípios em seu entorno (incluindo o Vale do Jaguaribe-CE).

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia
terça-feira - 02/11/2021 - 09:26h
Pesquisas

Destaque ao Senado de Garibaldi e Carlos Eduardo não é por acaso

Eleições do próximo ano têm duas vagas ao Senado (Foto: Agência Senado)

Eleições do próximo ano têm duas vagas ao Senado (Foto: Agência Senado)

Por favor, fique mais atento e não estranhe que nomes mais tradicionais da política do RN apareçam no alto de qualquer pesquisa ao Senado.

As intenções de voto para o ex-senador Garibaldi Filho (MDB) e seu primo e ex-prefeito natalense Carlos Eduardo Alves (PDT) podem e têm várias razões e explicações.

Porém, uma em particular, chama-me a atenção.

É o desempenho sofrível dos nossos atuais senadores, que constitucionalmente são representantes do estado federado potiguar.

À exceção de Jean-Paul Prates (PT) que sabe suas prerrogativas e domina-as, na chamada Alta Câmara do país, não temos muito a falar sobre Styvenson Valentim (Podemos) e Zenaide Maia (Pros).

Não fossem as emendas parlamentares a que os dois têm direito, pulverizando pelo municípios, quase nada teríamos a relatar.

E, no caso de Valentim, seus maiores destaques são com exposições bizarras e declarações grotescas em redes sociais. A “lacração” (termo viralizado na Web), é o seu forte.

Ambos não concorrerão à reeleição em 2022, mas dizem muito para boa parcela do eleitor, o que é preciso melhorar no Senado, na representatividade do RN.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
terça-feira - 02/11/2021 - 08:40h
Música

Fagner tem show agendado para o Teatro Riachuelo

Fagner: só sucessos (Foto: divulgação)

Fagner: só sucessos (Foto: divulgação)

Com realização da Opus Entretenimento, o cantor Fagner volta a Natal, em uma apresentação intimista, no dia 10 de dezembro, no Teatro Riachuelo.

No show o artista estará acompanhado pelo violonista cearense Cainã Cavalcanti, e no roteiro estarão os grandes sucessos de sua carreira.

Como costuma dizer, “Noventa por cento das músicas são composições conhecidas” que, certamente, contarão com a participação do público.

Serviço

Sexta-feira, 10 de dezembro, às 22h, no Teatro Riachuelo

Duração: 1h15min

Classificação: livre

CANAIS DE VENDAS OFICIAIS:

Bilheteria do Teatro Riachuelo (Terça a sábado, das 16 às 20h) ou no site uhuul.com

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
terça-feira - 02/11/2021 - 07:20h
Economia

De malas prontas para trabalho de vulto

Carlos, Cleílma e Anna Júlia: boa nova Foto: rede social)

Carlos, Cleílma e Anna Júlia: boa nova (Foto: rede social)

O economista e consultor de negócios Carlos Duarte vai embarcar no próximo dia 19 para excursão de trabalho a países da Europa.

Aterrissará na Espanha e Alemanha, com possibilidade de esticar estada em outros países na região da Escandinávia.

Ele faz trabalho para holding internacional que aposta investimentos de muitas cifras no Brasil e Rio Grande do Norte, em especial.

Adiou o embarque que deveria ter acontecido mês passado, em face de mais uma ótima notícia: na quarta-feira (20) chegou Anna Júlia, mais uma criança para ele e dona Cleíma Fernandes.

Depois esbarro por aí, para conhecer minha ‘sobrinha’.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
segunda-feira - 01/11/2021 - 23:58h

Pensando bem…

“A liberdade é algo que morre a menos que seja usada.”

Hunter S. Thompson

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
segunda-feira - 01/11/2021 - 22:26h
Por uma Ordem Progressista

Chapa cobra fiscalização para combater desvalorização advocatícia

Chapa conversa com jovens advogados (Foto: assessoria)

Chapa conversa com jovens advogados (Foto: assessoria)

Os integrantes da chapa Por uma Ordem Progressista, que concorre às eleições da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN), se reuniram com a advocacia iniciante para ouvir demandas e conversar sobre propostas específicas para esse nicho de profissionais.

Os principais pontos debatidos foram a falta de conexão entre a OAB e os cursos, falta de apoio aos advogados recém-aprovados no exame para ingresso no mercado de trabalho e desvalorização da advocacia dentro de grandes escritórios  por falta de fiscalização.

A advogada Larissa Fagundes, candidata a secretária-geral adjunta na chapa Por uma Ordem Progressista, acrescentou que a falta de fiscalização da OAB nos grandes escritórios termina por favorecer um ambiente de desvalorização da advocacia, com muita mão-de-obra barata e salários não condizentes com o volume de trabalho.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
segunda-feira - 01/11/2021 - 20:28h
31 de dezembro

Sonhos Réveillon promete passagem de ano diferenciada

Sonhos RéveillonCom a proposta de uma festa para começar um novo ano transformando sonhos e vivendo uma experiência única, projeto Sonhos Réveillon será realizado em um espaço localizado na Rota do Sol, vizinho ao Restaurante Piazzale, no dia 31 de dezembro.

E já confirmados Matheus & Kauan, Luan Estilizado, Henry Freitas, Pedro Luccas e Felipe BZ para animar a chegada de 2022 até as primeiras horas de 1º de janeiro.

Além disso, um open bar premium completa essa experiência que será vivenciada na virada de ano.

A venda de ingressos começa em breve e mais informações no perfil @reveillonsonhos no Instagram.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
segunda-feira - 01/11/2021 - 19:26h
Bolsonarismo

Deputado ainda não sabe qual será seu destino partidário

Girão: ainda sem rumo (Foto: José Aldenir)

Girão: ainda sem rumo (Foto: José Aldenir)

Do Blog Saulo Vale

Com a fusão dos partidos PSL e Democratas, o deputado federal bolsonarista General Girão (PSL) tem destino indefinido.

“A minha bola de cristal, até troquei as pilhas, mas ela não me respondeu ainda para onde ir [risos]. Estamos analisando. Provavelmente, eu devo sair [do PSL] , porque o União Brasil, ao que tudo indica, será oposição ao presidente Bolsonaro aqui no RN”, disse, em recente entrevista ao Enfoque Político (Super TV).

Girão deve fazer sua troca partidária em março.

A expectativa dos dirigentes do União Brasil é que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorize a criação da sigla num prazo de dois a três meses, para oficializar o nascimento do partido.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • San Valle Rodape GIF
segunda-feira - 01/11/2021 - 16:38h
História

FM Princesa vai lançar revista comemorativa dos seus 40 anos

Lucílio Filho dirige a FM Princesa (Foto: redes sociais)

Lucílio Filho dirige a FM Princesa (Foto: redes sociais)

A rádio FM Princesa 90.9 do Assu vai lançar revista impressa comemorativa dos 40 anos de sua existência. Deverá acontecer no último mês do ano.

Segundo seu diretor, Lucílio Filho, será durante a realização da Feira de Negócios do Vale do Açu (FENAVALE) 2021, no período de 9 a 11 de dezembro, na Praça São João – centro da cidade.

A publicação terá 80 páginas em policromia, com produção sendo feita na Perfeita Gráfica e Editora, de Fortaleza-CE. Inicialmente, a tiragem será de duas mil unidades.

A emissora foi fundada em 1981, por 33 subscritores, tendo à frente o médico/professor e empresário Milton Marques de Medeiros.

A Fenavale é organizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL),  tendo ainda a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/RN) e apoio da Prefeitura do Assu. Ocorre com estandes de fomento empresarial, iniciativas culturais, palestras, oficinas, shows e outras iniciativas.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Comunicação
segunda-feira - 01/11/2021 - 15:23h
Governo

Fátima suspende ida para a Conferência da ONU devido quadro viral

Fátima suspende viagem internacional - Foto: Wilson Moreno

Fátima suspende viagem internacional – Foto: Wilson Moreno

A governadora Fátima Bezerra suspendeu sua ida a Conferência da ONU sobre Mudança Climática, a COP26, em virtude de um quadro viral. O exame que a chefe do executivo fez para Covid-19 acusou negativo.

Fátima representaria o Rio Grande do Norte como conferencista da palestra: “Democracia, gênero e transição energética”. Ela também integraria a mesa de discussão “governadores pelo clima”, no pavilhão Brazil Climate Action Hub.

O Rio Grande do Norte será representado na COP26 pelo diretor-geral do Idema, Leon Aguiar.

A governadora Fátima Bezerra suspendeu sua ida a Conferência da ONU sobre Mudança Climática, a COP26, em virtude de um quadro viral. O exame que a chefe do executivo fez para Covid-19 acusou negativo.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

 

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
segunda-feira - 01/11/2021 - 14:28h
Registro

Lembranças que ficam, homenagens que faltam

Valtércio Silveira e Tibério Rosado: tributos que devemos (Fotomontagem do Canal BCS)

Valtércio Silveira e Tibério Rosado: tributos que devemos (Fotomontagem do Canal BCS)

Mossoró deve homenagens a muita gente.

São pessoas que marcaram e fixaram sua vida em segmentos diversos da atividade humana, tendo Mossoró como epicentro.

Quero lembrar aqui de dois, em especial. Porém, não é uma forma de excluir outros tantos, que se diga.

Destaco o engenheiro Valtércio Anunciato da Silveira.

Sublinho ainda o empresário Tibério Burlamaqui Rosado.

Somos devedores de tributos à altura de ambos.

Ah, quero deixar claro que a lembrança de ambos, amigos que perdi, reforçam motivação dessa postagem.

Senhores vereadores e prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade), anotem, por favor.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Opinião da Coluna do Herzog
segunda-feira - 01/11/2021 - 10:12h
No Frasqueirão

ABC, mesmo vencendo, não vai à decisão da Série D

É, não deu para o ABC de Natal. O time potiguar até venceu a partida contra o time da Aparecidense de Aparecida de Goiânia (GO), em jogo pela semifinal da Série D 2021, mas não se classificou para a final.

O ABC fez 1 x 0 nesse domingo (31) no Frasqueirão, com Vinícius Paulista, mas tinha perdido do jogo de ida para o mesmo adversário no domingo anterior, por 4 x 2. O somatório dos placares deu vantagem para o Aparecidense que vai disputar a final da Série D contra o Campinense de Campina Grande (PB).

O time da Paraíba venceu o Atlético do Ceará em Campina Grande por 3 x 1.

Apesar de não chegar à final, o ABC é um dos quatro classificados para a Série C do próximo ano, ao lado dos dois finalistas e do Atlético do Ceará.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Esporte
  • San Valle Rodape GIF
segunda-feira - 01/11/2021 - 09:30h
Eleição

PSDB começa mutirão para cadastrar filiados no RN

Partido fará prévias presidenciais - Foto: web

Partido fará prévias presidenciais – Foto: web

Os filiados do PSDB têm até o próximo dia 14 de novembro para se cadastrar no aplicativo das prévias. A eleição interna acontecerá dia 21 e todos os filiados até maio desde ano podem participar. O PSDB do Rio Grande do Norte realiza nesta segunda-feira (1º), na sede do partido no bairro Tirol, grande Mutirão de Credenciamento para auxiliar os filiados a se registrarem no aplicativo.

Apenas os filiados cadastrados poderão votar para escolher o candidato à presidência da República que representará o partido nas eleições de 2022. O governador João Doria disputa a indicação tucana com o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. A Executiva Estadual anunciou apoio a Doria por unanimidade.

Segundo o jornalista Rodrigo Rafael, assessor de Articulação do PSDB/RN, a ideia é que cada diretório ou comissão local organize seus filiados e auxilie a finalizar o cadastro no aplicativo Prévias PSDB. “É muito fácil fazer o cadastro. Todos os filiados, com ou sem mandato, precisam se cadastrar até o dia 14 de novembro. É necessário o número título eleitoral, documento com foto e seguir o passo a passo”, disse Rodrigo Rafael.

Em todo Rio Grande do Norte, o PSDB tem mais de 22 mil filiados espalhados nos 167 municípios. Os 55 prefeitos e vice-prefeitos e os cinco deputados estaduais votarão em urnas no dia 21 em Brasília. Já os 244 vereadores e filiados que se cadastrarem votam em qualquer lugar pelo aplicativo.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
segunda-feira - 01/11/2021 - 08:48h
Juca's Bar

A cara do 12 Anos, aos 61 de idade, vai mudar para manter essência

Bar que é a própria cara do Doze Anos (Foto: reprodução)

Bar que é a própria cara do Doze Anos (Foto: reprodução)

Localizado à Rua Silva Jardim, no tradicional bairro Doze Anos, o Juca’s bar prepara uma grande reforma em sua estrutura física.

Ideia é modernizar-se sem perder a essência de uma história de 61 anos.

Foi criado em 1960, sendo o mais antigo do gênero em atividade contínua em Mossoró, sob o comando de João Bosco Montenegro.

O Juca’s é a própria cara do Doze Anos.

Tem a natureza inerente ao bom boteco de bairro: acolhedor e com a identidade própria que o torna referência de entretenimento de geração para geração, de pai para filho.

Sucesso e vida ainda mais longa ao Juca’s.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • San Valle Rodape GIF
segunda-feira - 01/11/2021 - 05:30h
Câmara Federal

RN não pode tomar prejuízo elegendo incapazes

Na Constituição do Brasil, Art. 45, caput, determina-se que a representação dos estados federados na Câmara dos Deputados é proporcional à população. Aponta que o piso e teto dessa representatividade fica em oito e setenta deputados, respectivamente (veja cada estado AQUI).Ha-Vagas

Essa suposta proporcionalidade, em verdade, não é cumprida à risca. Bem, mas essa não é a abordagem nuclear da postagem.

Mas, especificamente em se tratando do RN, com a menor bancada (8 parlamentares), ao lado de Acre, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins, pesa um agravante a cada eleição: a exigência de não podermos fazer escolhas ruins nas urnas, nesse modelo de democracia representativa que temos.

Um estado como São Paulo que tem 70 deputados federais, contar – por exemplo – com sete deputados quixotescos e incapazes, representa pequeno estrago.

Porém, em se tratando do RN, cada eleito incapaz, tosco, é um prejuízo sem medidas.

As eleições de 2018 representaram uma mudança bem considerável de nomes na lista de eleitos pelo RN. Dos oito, pelo menos quatro eram novatos. Porém, houve ‘baixa’ nesse total de 50%.

Eleitos em 2018

Benes Leocádio (PTC) – 125.841 (7,82%)

Natália Bonavides (PT) – 112.998 (7.02%)

Fernando Mineiro (PT) – 98.070 (6,09%)*

João Maia (PR) – 93.505 (5,81%)

Rafael Motta (PSB) – 82.791 (5,14%)

General Girão (PSL) – 81.640 (5.07%)

Walter Alves (MDB) – 79.333 (4,93%)

Fábio Faria (PSD) – 70.350 (4,37%).

Entre os estreantes, Natália Bonavides (PT) e Fernando Mineiro (PT). Esse, apesar de eleito, não assumiu, pois situação sub judice favorece até hoje com liminar o deputado federal reeleito Beto Rosado (PP). Além deles, o ex-prefeito de Lajes Benes Leocádio (PTC, agora no Republicanos), e General Girão (PSL).

João Maia (PL) é um velho conhecido da Casa. Retornou a esse poder, após candidatura frustrada a vice-governador em 2014, em chapa do então deputado federal Henrique Alves (MDB). Em Brasília, ocupou espaço que era da irmã Zenaide Maia (eleita ao Senado pelo PHS, hoje está no Pros).

Agora, 2022 nos espera.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
domingo - 31/10/2021 - 23:58h

Pensando bem…

“Há duas espécies de chatos: os chatos propriamente ditos e os amigos, que são os nossos chatos prediletos.”

Mario Quintana

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
domingo - 31/10/2021 - 15:20h

O avanço do imposto global

Por Ney Lopes

Termina neste domingo a reunião realizada em Roma do Grupo dos 20, conhecido como G20, uma organização que reúne ministros da Economia e presidentes dos Banco Centrais de 19 países e da União Europeia. Juntas, essas nações representam cerca de 80% de toda a economia global. O presidente Jair Bolsonaro está presente na reunião.Imposto Global, ouro, dinheiro, economia

Uma importante decisão foi tomada neste sábado. Os líderes do G20 acordaram a criação de um imposto global de pelo menos 15% sobre as grandes multinacionais para garantir um sistema tributário mais justo.

Abrangidas por esta medida estão as grandes empresas com um volume de negócios global superior a 20 mil milhões de euros e uma rentabilidade superior a 10%.

Os líderes chegaram a este acordo histórico após quatro anos de intenso debate, sendo o objetivo evitar que as grandes empresas multinacionais beneficiem de regimes fiscais complacentes, não pagando impostos nos países onde operam.

O mecanismo, a adotar até 2030 um sistema baseado em dois pilares e que aborda os desafios fiscais gerados pela digitalização e globalização da economia.

O primeiro pilar estabelece que o volume a lucratividade residual das empresas que resta após o pagamento do imposto sobre 10% do lucro seja repartido entre os países onde as companhias operam.

O segundo pilar determina um imposto mínimo de 15% para empresas com faturamento acima de 750 milhões de euros.

Abrangidas por esta medida estarão as grandes empresas com um volume de negócios global superior a 20 mil milhões de euros e uma rentabilidade superior a 10%, sendo a distribuição dos lucros feita entre os países onde cada empresa tem receitas superiores a um milhão de euros (ou 250.000 euros, nos Estados menores).

Sem dúvidas, o acordo agora alcançado garante regras tributárias justas, modernas e eficientes, que são também essenciais para estimular o investimento e o crescimento.

Como primeiro passo, a Itália, Áustria, França, Reino Unido e Espanha firmaram um pacto com os Estados Unidos sobre a transição dos impostos sobre os serviços digitais existentes para os novos padrões internacionais.

Os EUA, por sua vez, comprometeram-se a acabar com as sanções comerciais adotadas pelo Representante de Comércio contra esses países.

Tudo indica que a reunião do G20 avança, em razão da catástrofe da pandemia que abre os olhos do capitalismo global. A própria democracia e a economia de mercado estariam em risco, se tais medidas deixassem de ser adotadas.

Passa a época do “deus mercado”. A lei da oferta e da procura continua fundamental e necessária para os negócios, porém ela cada dia assume mais compromissos com a sobrevivência das multidões famintas.

Espera-se que a decisão do G20 não fique no papel e seja realmente um instrumento de valorização econômica e social, em benefício do ser humano.

Ney Lopes é jornalista, ex-deputado federal e advogado

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo
domingo - 31/10/2021 - 14:26h

O criador de títulos

Por Marcelo Alves

Georges Bernanos (1888-1848), francês de Paris, foi mais um escritor genial que viveu no Brasil. Mas antes de se haver por aqui, Bernanos perambulou pela “província” e pela capital do seu país. Lutou e foi ferido na 1ª Guerra mundial. Fez logo muito sucesso com “Sob o sol de Satã”, de 1926, e com “Diário de um Pároco de Aldeia”, de 1936. Foi lutar na Guerra Civil Espanhola, que lhe dá a obra-prima “Os grandes cemitérios sob a Lua”. A sua história conosco, com o Brasil, tem lugar em 1938, com o prenúncio da 2ª Guerra mundial.georges_bernanos

A vergonha europeia estava estampada e os horrores já se avizinhavam. À moda de um Otto Maria Carpeaux (1900-1978), de um Stefan Zweig (1881-1942), ele veio bater no Brasil exilado daquela Guerra. Viveu entre Minas Gerais e o Rio de Janeiro. Resistente, engajou-se na França Livre de Charles de Gaulle (1980-1970). Foi o homem do General na América do Sul. Escreveu bastante daqui. Retornou à França, depois da guerra, amando o Brasil. Faleceu em glória.

Se é possível categorizar um grande escritor (tenho que os grandes escritores estão categorizados em seus próprios gêneros e estilos), Georges Bernanos foi um dos grandes ficcionistas e pensadores católicos. Autor de romances psicológicos católicos, de parecença com aqueles de François Mauriac (1885-1970). E de ensaios, aqui já mais à moda de Jacques Maritain (1882-1973) e Jacques Rivière (1886-1923).

Como define Marcel Girard, no meu já velhinho “Guide illustré de la literature française moderne” (a edição que possuo é de 1949, da maison/éditeur Peirre Seghers), Georges Bernanos foi “veemente, frenético, visionário, às vezes pomposo, violento sempre, mas frequentemente genial. Sous le Soleil de Satan (1926) apresenta a luta de um padre com o diabo. Un crime (1935) é uma espécie de romance policial psicológico absolutamente obsessivo. Le Journal d’un curé de campagne (1936), mais moderado, é também mais suave psicologicamente.

Devemos ler novamente o excelente Nouvelle Histoire de Mouchette (1937). Monsieur Ouine (1946), seu último romance, parece conduzir Bernanos a um impasse. Entretanto, Bernanos é algo mais que um romancista: ele é uma consciência; e nós veremos mais à frente seu papel na vida das ideias”.

E é aqui que está. Embora hoje esquecido – à semelhança do que se dá com o outrora mais que badalado Anatole France (1844-1924) –, Georges Bernanos teve uma influência particularmente importante tanto sobre sua geração como sobre a geração seguinte. Meu pai mesmo, quando disse a ele que estava escrevendo sobre Bernanos, comentou: “‘Sob o sol de Satã’ foi um dos primeiros romances que eu li”.

Socorro-me, uma vez mais, do meu surrado “Guide illustré de la literature française moderne”: “Durante quinze anos, Bernanos não cessa de proclamar freneticamente aquilo que ele acreditava ser a verdade. Em La Grande Peur des Bien-Pensants (1931), ele se bate contra o conformismo burguês de um ponto de vista católico e monarquista. Em 1938, a guerra da Espanha lhe inspirará sua obra-prima: Les Grands Cimetières sous la Lune, panfleto contra Franco. Munique lhe provoca cólera e vergonha (Scanlale de la Vérité, 1939).

Enfim refugiado na América do sul, ele difundiu durante a guerra a voz da consciência francesa, com uma liberdade que desconcerta muita gente; sua sinceridade apaixonada finalmente lhe vale à sua morte (1948) a homenagem de todos os partidos: Réflexions sur le cas de conscience français (1945), La France contre les robots (1947), Le Chemin de la Croix-aux-Ames (1948) [formados por escritos produzidos na sua estada no Brasil] contêm seus panfletos contra Vichy. O prefácio dos Grands Cimetières…, admirável fragmento, dá a chave desse temperamento excepcional”.

Não sou da geração de Bernanos. Nem da seguinte. E não sou tão católico assim. Meus heróis foram ou são outros, é verdade. Mas há uma coisa que me chamou à atenção em Bernanos desde a primeira vez que “ouvi” falar bem dele (em “O século dos Intelectuais”, obra de Michael Winock, publicada entre nós pela Bertrand Brasil, em 2000): os títulos de suas obras. Quer coisa mais bela do que “Sob o sol de Satã” ou “Os grandes cemitérios sob a Lua”? E esses títulos, benditos sejam eles, foram o mote para eu titular e encerrar esta crônica.

Marcelo Alves Dias de Souza é procurador Regional da República e doutor em Direito (PhD in Law) pelo King’s College London – KCL

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.