quinta-feira - 28/01/2021 - 05:48h
Hoje

Retotalização de votos é último passo para diplomação de Mineiro

Eleições 2018 - Selo do Blog Carlos SantosA menos que aconteça alguma surpresa processual, nessa quinta-feira (28) o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) concluirá a retotalização dos votos à Câmara Federal de 2018.

Com a oficialização do novo quociente eleitoral, a Corte vai logo providenciar diplomação do titular da Secretaria Extraordinária para Gestão de Projetos e Metas de Governo do RN, Fernando Mineiro (PT), em lugar de Beto Rosado (PP).

Passo seguinte, então, sua posse em Brasília na Câmara dos Deputados, que é ato eminentemente da alçada desse poder parlamentar.

Cá no sertão, o que se diz é que está tudo por uma “peinha de nada” para se consumar o fato.

Nota do Blog – Os relatórios produzidos pelo sistema oficial vão ser apresentados pelo TRE/RN em suas páginas na Internet, além de integrarem o Relatório Geral de Apuração das Eleições 2018.

Leia também: Coligação tenta frear recontagem de votos, mas juíza rejeita pedido.

INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Política
quinta-feira - 28/01/2021 - 05:16h
13º de 2018

Governo vai fechar outra folha em atraso em maio e novembro

Governadora e auxiliares receberam integrantes do Fórum para apresentar informações (Foto: Robson Araújo)

Governadora e auxiliares receberam integrantes do Fórum para apresentar informações (Foto: Robson Araújo)

Em reunião com o Fórum Estadual dos Servidores do RN, o Governo do Rio Grande do Norte anunciou o calendário que dá continuidade ao pagamento do 13º salário de 2018. O pagamento para quem ganha acima de R$ 3,5 mil líquido, ativos e inativos, será feito nos meses de maio e novembro de 2021.

“O pagamento será integral, sem parcelamentos, e abrange servidores ativos e inativos. A partir do diálogo com o Fórum dos Servidores vamos chegar a um acordo para definir o formato e a ordem das faixas salariais que irão receber em maio e em novembro”, explica a governadora Fátima Bezerra (PT).

RECEITAS ORDINÁRIAS

De acordo com o Secretário Estadual de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, na primeira fase de pagamento, que será concluída na próxima sexta-feira (29), 50% dos servidores serão contemplados – os que recebem até R$ 3,5 mil líquido. Ele complementa que o calendário anunciado nessa quarta-feira (27) foi definido com o planejamento baseado em receitas ordinárias.

“O Governo do Estado está se adaptando para aderir ao Plano de Equilíbrio Fiscal, do Governo Federal, o que pode trazer novos recursos, por meio de financiamentos de longo prazo. Mas as datas que anunciamos, maio e novembro, foram trabalhadas em cima de receitas ordinárias e deve acontecer de acordo com a disponibilidade orçamentária”, pontua.

O diálogo para definir as próximas etapas de pagamento dos atrasados ocorrerá, mensalmente, no âmbito do Comitê de Negociação Coletiva Permanente, formado pelos representantes do Governo e dos Sindicatos.

Nota do Blog – Fechado esse compromisso, faltará apenas mais uma folha em atraso, das quatro herdadas da gestão anterior. Ufa!

INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
quinta-feira - 28/01/2021 - 04:38h
Cultura

Biblioteca é aberta após dez meses fechada ao público

Após dez meses com as portas fechadas ao público, a Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte voltou a funcionar. De início, o prédio vai funcionar em horário especial, de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h. A partir da próxima segunda-feira, 01, o horário será estendido, funcionando das 8h às 18h, também de segunda à sexta-feira.

São observados os protocolos de segurança sanitária como distanciamento social, uso de máscara, além da disponibilização de álcool em gel nos departamentos que integram a estrutura do equipamento.

Biblioteca tem acerto com mais de 56 mil livros em prédio histórico (Foto: Wilson Moreno)

Biblioteca tem acerto com mais de 56 mil livros em prédio histórico (Foto: Wilson Moreno)

O prédio que abriga um vasto e rico acervo bibliográfico recebe desde a semana passada usuários interessados nos serviços de empréstimos de livros, salas para estudos e leituras, além de uso de internet gratuita.

Segundo Francisca Maria Araújo da Costa, coordenadora pedagógica do acervo infantil, com o passar dos dias a demanda vem aumentando.

A Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte possui um acervo de aproximadamente 56.000 exemplares e conta com um público diversificado, abrangendo usuários de várias faixas etárias. Estudantes dos mais diversos níveis de ensino, inclusive, pessoas já formadas que vem até o espaço estudar para provas de concursos públicos e até mesmo o ENEM.

Nota do Blog – Excelente notícia. Esse imóvel histórico e seu conteúdo são preciosidades que precisamos conservar e investir mais e mais. Saudades de lançamentos de livros, reuniões de academias culturais e outros eventos nesse lugar.

INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura
quinta-feira - 28/01/2021 - 03:50h
Mossoró

Furto de trator deverá ter inquérito concluído rapidamente

Notório cabo eleitoral do rosalbismo e de seus candidatos é um dos nomes implicados no crime
Equipamento do município estava em Guamaré, em perfeito estado de conservação (Foto: cedida)

Equipamento do município estava em Guamaré, em perfeito estado de conservação (Foto: cedida)

O delegado titular da Delegacia de Furtos e Roubos de Mossoró (DEFUR), Rafael Arraes, deverá concluir bem antes do prazo legal de 30 dias, o inquérito que apura o furto do trator Budny, BDY-7540B, ano 2020, cor laranja, ocorrido dia 9 desse mês. Talvez encaminhe à Justiça ainda essa semana ou início da próxima.

O delito está elucidado, com provas robustas em depoimentos, filmagens e outros elementos. O equipamento pertencente à Prefeitura Municipal de Mossoró foi encontrado no município de Guamaré, dia 14 último (veja AQUI).

Um dos principais envolvidos (veja AQUI), é ex-cargo comissionado da Secretaria Municipal Executiva de Agricultura e Recursos Hídricos, de onde o trator foi levado. Ele é notório cabo eleitoral do rosalbismo e de seus candidatos. Foi nomeado para Chefe de Divisão, Símbolo CD, em novembro de 2017.

A propósito, um parente muito próximo do implicado foi até candidato a vereador ano passado, numa das legendas de apoio à candidata a prefeito, não reeleita, Rosalba Ciarlini (PP).

O crime, apesar de ter ganho provocação justamente do rosalbismo (veja AQUI), a princípio não tem qualquer relação com a política.

O Blog Carlos Santos obteve outras informações (além de fotos, prints de documentos etc.) muito privilegiadas sobre o caso. Mas, evitamos publicação para não comprometermos a apuração oficial da Polícia Civil.

Veja no vídeo acima, depoimento do delegado Rafael Arraes sobre os primeiros passos da investigação que levaram a Polícia Civil à identificação de suspeitos e localização do trator.

INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política / Segurança Pública/Polícia
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quarta-feira - 27/01/2021 - 23:56h

Pensando bem…

“Em palavras, todos os homens se parecem; seus atos apenas mostram suas diferenças”.

Moliére, em O avarento.

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
quarta-feira - 27/01/2021 - 19:42h
Perdas

Brasil passa de 220 mil mortes causadas pela Covid-19

Brasil ultrapassou a marca dos 220 mil mortos pela covid-19, de acordo com Ministério da Saúde

Coveiros fazem sepultamento em Manaus-AM (Foto: Sandro Pereira/O Estadão)

Do UOL

O Brasil ultrapassou hoje as marcas de 9 milhões de casos de covid-19 e 220 mil mortes causadas pela doença. As informações são do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte. Além disso, o país apresentou uma média móvel de mortes por covid-19 acima de mil pelo sétimo dia consecutivo. Nos últimos sete dias, foi registrada uma média de 1.049 mortes provocadas pela covid-19 no Brasil.

As marcas verificadas na segunda (25) e na terça (26), com respectivamente 1.055 e 1.058, já haviam sido as mais altas desde 4 de agosto (1.066).

De ontem para hoje, o Brasil computou 1.319 novas mortes por covid-19, elevando o total de óbitos para 220.237 desde o começo da pandemia. Houve 64.895 casos confirmados da doença nas últimas 24 horas em todo o país, o que elevou o número de infectados para 9.000.485.

Segundo a Universidade Johns Hopkins, referência mundial no monitoramento da covid-19, o Brasil é o terceiro país com o maior número de casos da doença, atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia (com 25.504.894 e 10.689.527, respectivamente). Em mortes, apenas os EUA (426.907) aparecem à frente do Brasil. A instituição divulgou os números no início desta tarde.

Saiba mais detalhes clicando AQUI.

INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
quarta-feira - 27/01/2021 - 17:00h
Caso Kerinho

Coligação tenta frear recontagem de votos, mas juíza rejeita

Érika Paiva tomou decisão (Foto: TRE/RN)

Érika Paiva tomou decisão (Foto: TRE/RN)

Do blog Justiça Potiguar, Saiba Mais e Blog Carlos Santos

A Coligação 100% RN I, a qual faz parte o deputado federal Beto Rosado (PP), entrou nessa quarta-feira (27) com embargos de declaração no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN). Nele, pediu efeito suspensivo do acórdão (decisão do colegiado) do julgamento do “Caso Kerinho”. Mas, a juíza-relatora do processo, empossada na última segunda-feira (25), Érika Paiva, já se pronunciou e rejeitou o pleito agora à tarde.

Na sexta-feira (22), essa corte (veja AQUI e AQUI) decidiu por 3 x 2 pela retotalização dos votos para efeito de quociente eleitoral à Câmara Federal das eleições de 2018, o que pode levar o então candidato Fernando Mineiro (PT) da Coligação Do Lado Certo, ao mandato, em lugar de Beto Rosado.

Para a magistrada, os autos do processo, como já estava explicitado no acórdão do relator anterior da matéria, juiz Ricardo Tinôco, e que foi amplamente discutido na sessão de julgamento, “trata pura e simplesmente de análise de requerimento de registro de candidatura, não se enquadrando nas hipóteses de cassação de registro, afastamento de titular nem de perda de mandato eletivo, exceções à regra comum, as quais permitem o recebimento dos recursos com efeito suspensivo”, escreveu.

Recontagem prossegue

Em face da decisão monocrática da magistrada, o trabalho recontagem tem sequência, o que deve ocorrer até amanhã, possivelmente. Ao seu final, o TRE deverá se pronunciar sobre a possível diplomação de Fernando Mineiro.

O Caso Kerinho eclodiu ainda em 2018, quando o candidato a deputado federal Kericlis Alves Ribeiro (PDT) – Kerinho não teve seus 8.990 somados à Coligação 100% RN I. Assim, a Coligação Do Lado Certo, encabeçada pelo PT, acabou elegendo dois federais – Natália Bonavides e Fernando Mineiro – por ter auferido mais votos.

Entretanto, houve reviravolta processual no âmbito do TRE e o caso foi parar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que decidiu que a matéria deveria voltar à corte potiguar.

Segundo foi atestado no julgamento de sexta-feira, Kerinho “não atendeu à exigência de desincompatibilização, em virtude de não ter se exonerado do cargo de confiança que ocupava no Município de Monte Alegre, incidindo assim na causa de inelegibilidade”.

Em 2018, a Coligação Do Lado Certo somou 310.001 votos com seus candidatos à Câmara Federal. Pela decisão do TRE/RN, a nulidade dos votos de Kerinho deixará a Coligação 100% RN I com 302.336 votos e sem nenhum deputado federal.

Leia também: TRE/RN publica decisão favorável a Mineiro, mas diplomação e posse são indefinidas.

INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Política
quarta-feira - 27/01/2021 - 14:28h
91 anos

Padre Sátiro agradece pelas mensagens recebidas

Sátiro: gratidão (Reprodução BCS)

Sátiro: gratidão (Reprodução BCS)

Ele não gosta de festa por seu próprio aniversário.

Há décadas, prefere a reclusão, esquiva-se de salamaleque ou qualquer cumprimento pela data de 22 de janeiro.

Mas, é importante que se diga: não é ingrato.

Por isso, que nessa quarta-feira (27), o professor e padre Sátiro Cavalcanti Dantas usou redes sociais para agradecer àquelas pessoas que lembraram de seu aniversário de 91 anos, na sexta-feira passada (veja AQUI).

Ele tem razão: é “uma bananeira que deu cacho”.

INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • San Valle Rodape GIF
quarta-feira - 27/01/2021 - 13:50h
Proedi

Ex-Aficel será reaberta com oferta inicial de 400 empregos

O Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do RN (PROEDI), aprimorado em 2019 pelo Governo do Estado, continua recuperando a indústria local. É o que destacou a governadora Fátima Bezerra (PT), ao receber nessa quarta-feira (27) na governadoria, representantes de um grupo empresarial.

Fátima e auxiliares receberam representantes da Best Nuts (Foto: Elisa Elsie)

Fátima e auxiliares receberam representantes da Best Nuts (Foto: Elisa Elsie)

Ela teve a confirmação do início da produção para março próximo. Será o beneficiamento de castanhas de caju pela Best Nuts, em Mossoró. A Best Nuts vai gerar inicialmente 400 empregos diretos e funcionar na antiga Aficel, fechada há seis anos.

O Proedi incentiva a permanência e atração de indústrias para o Rio Grande do Norte e conteve o fluxo migratório de empresas do RN para outros estados. Isso significa mais empregos e mais cidadania para a população do estado”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.

A afirmação da governadora sobre a importância do Proedi foi reforçada pelo diretor da Best Nuts, José Luiz: “Sem o Proedi, com certeza a nossa seria mais uma empresa a se instalar no Ceará”, declarou, acrescentando que a produção começa no início de março com 400 funcionários e em setembro deve chegar a 700.

Acompanhada também pelo vice-governador Antenor Roberto, secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado e pelos secretários adjunto da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Sílvio Torquato, e do Gabinete Civil, Socorro Batista, a governadora recebeu ainda José Pedro e Samuelson Pinto, outros diretores da empresa. Com os empresários estava o deputado estadual Bernardo Amorim (Avante).

Nota do Blog – Na campanha municipal do ano passado, em Mossoró, entre outros disparates, a então prefeita Rosalba Ciarlini (PP) garantiu que “é a Rosa que está abrindo” uma empresa para ofertar “1.500 empregos”. Claro que muita gente acreditou em mais essa lorota. Em mais de 30 anos de vida pública, a ‘Rosa’ não conseguiu comprar sequer uma casa para si e tem apenas dois carros velhos em seu nome, segundo sua declaração patrimonial. Ficaria estranho mesmo ter competência para algo maior.

Contudo, insisto: prefiro acreditar que seja mesmo um distúrbio psicopatológico (mitomania) essa sua mania de mentir em grosso e no varejo, do que uma postura de má-fé.

INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia
quarta-feira - 27/01/2021 - 12:54h
Mossoró

Janaína Holanda é convidada para Desenvolvimento Social

A jornalista e assistente social Janaína Holanda foi convidada para ser secretária municipal do Desenvolvimento Social e Juventude, gestão do prefeito mossoroense Allyson Bezerra (Solidariedade).

Janaína: nome bem relacionado (Foto: marcelo )

Janaína: nome bem relacionado (Foto: Eduardo Mendonça )

Até bem pouco tempo ela era pró-reitora de Assuntos Estudantis da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA).

O cargo seria ocupado inicialmente pelo professor Almir Mariano, também dos quadros da Ufersa. Porém, houve dificuldade de cessão dele à municipalidade (veja AQUI).

Nota do Blog – Excelente escolha, sem desmerecer Mariano (que não conheceu). Janaína domina demais o setor, é também servidora de carreira do município e muito bem relacionada.

Espero que tudo se acomode para ela deslanchar nessa pasta. Sucesso.

INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política
  • San Valle Rodape GIF
quarta-feira - 27/01/2021 - 11:28h
Corrida pelo voto

Eleições 2022 devem ter enxurrada de candidatos a deputado federal

Ninguém deve se surpreender com uma enxurrada de candidatos a deputado federal em 2022, nomes saídos de todas as regiões e dos mais diversos municípios do estado. O pleito será decisivo para os partidos, em face das exigências legais da chamada “Cláusula de Barreira” ou “Cláusula de Desempenho”, que tenta reduzir ao máximo o número de partidos no cenário nacional.

Eleições devem encolher número de partidos (Foto: Luís Macedo/Arquivo))

Eleições devem encolher número de partidos (Foto: Luís Macedo/Arquivo))

Com o fim das coligações partidárias a cargos proporcionais, dispositivo que passou a ser adotado ano passado nas eleições a vereador, os 33 partidos oficializados no país precisarão eleger o máximo de deputados federais. À sobrevivência das legendas, é mais importante ter deputado federal do que o triunfo nas urnas de um governador.

Após as eleições de 2018, quando ainda foi possível a coligação à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa, o que não acontecerá em 2022, ocorreu fusão e morte de partidos. Outros se arrastam como mortos-vivos. Inúmeros parlamentares mudaram imediatamente de legenda, já por força da atrofia de siglas que não foram bem nas urnas no país.

No RN, há pelo menos três casos emblemáticos dessa alteração de siglas. O deputado federal campeão de votos em 2018, Benes Leocádio, saiu do PTC para o Republicanos em fevereiro de 2019. Um pouco antes, a senadora eleita Zenaide Maia deixava o asfixiado PHS para ocupar o Pros. E o também senador eleito Styvenson Valentim trocou o Rede Sustentabilidade pelo Podemos.

Prejuízos

Partidos que não elegeram pelo menos nove deputados federais em nove estados federados diferentes, em 2018, ficariam sem Fundo Partidário, além de tempo de propaganda gratuita no rádio e na TV, aponta a legislação vigente. Outra alternativa, seria a obtenção de 1,5% de votos válidos à Câmara Federal em nove estados federados diferentes, mesmo que não tenha elegido nove parlamentares. Quatorze dos 35 partidos registrados àquela disputa não atingiram a Cláusula de Desempenho (veja AQUI e AQUI como se saiu cada legenda nas 27 unidades da Federação).

Gráfico mostra formação da Câmara Federal após eleições de 2018, com coligações (Arte G1)

Gráfico mostra formação da Câmara Federal após eleições de 2018, com coligações (Arte G1)

O PCdoB, tomado como uma exemplificação, incorporou o Partido Pátria Livre (PPL). Foi realizada Sessão Conjunta do Comitê Central do PCdoB e Congresso Extraordinário do PPL, em São Paulo-SP, no dia 1º de dezembro de 2018.

O PPL foi dissolvido para poder inflar o PCdoB, que assim manteve acesso ao Fundo Partidário e à propaganda política na TV/rádio, bem como voz de bancada no parlamento. Em 2018, o PCdoB elegeu 9 deputados federais em sete estados diferentes e o PPL apenas um parlamentar.

SAIBA TAMBÉM – De acordo com o artigo 41-A da Lei dos Partidos Políticos, 5% do Fundo Partidário devem ser distribuídos, em partes iguais, a todas as legendas; os outros 95%, na proporção dos votos obtidos pelas agremiações na última eleição geral para a Câmara dos Deputados.

Como em 2022 não ocorrerá mais a coligação proporcional, as dificuldades vão aumentar sobremodo para os partidos pequenos e até médios. Cada organização partidária terá que empalmar pelo menos 2% (dois por cento) dos votos válidos, distribuídos em pelo menos um terço das unidades da Federação, com um mínimo de 1% (um por cento) dos votos válidos em cada uma delas ou eleger pelo menos 11 deputados federais em pelo menos um terço das unidades da Federação.

Até as eleições de 2030 (veja AQUI e AQUI), o aperto vai aumentando mais ainda, para enxugar ao máximo a quantidade de legendas existentes (hoje, num total de 33 – veja AQUI). Daí a necessidade que cada sigla tem de ter o máximo de candidatos. Em 2018, ao todo foram registrados 121 candidatos a deputado federal (veja AQUI) somente no RN. Para 2022, pode fazer as contas bem acima disso.

Leia também: Partido estuda nome de vereador a deputado federal em 2022.

INSCREVA-SE em nosso canal no YouTube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
terça-feira - 26/01/2021 - 23:56h

Pensando bem…

“É necessário apenas uma pessoa para mudar a sua vida – você.”

Ruth Casey

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
terça-feira - 26/01/2021 - 21:54h
Exemplo

Empatia e amor na luta contra a Covid-19

Enfermeiro abraça criança com Síndrome de Down para lhe dar oxigênio no Amazonas, UOLPor Ricardo Amorim e UOL

Ao ver o desespero de Émerson Júnior, um paciente de Covid-19 com Síndrome de Down, por medo da máscara de oxigênio, o enfermeiro Raimundo Nogueira Matos aproximou-se e o abraçou.

Foi assim que pode atendê-lo no hospital de campanha em Caapiranga, no Amazonas.

INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
terça-feira - 26/01/2021 - 21:40h
Mossoró

Secretários vão detalhar finanças municipais

Despesas, calculadora, contas, duodécimo, finanças,Secretários da área econômica da Prefeitura de Mossoró apresentarão balanço das finanças do Município, nesta quinta-feira (28), às 11h, no auditório da Estação das Artes Eliseu Ventania.

No evento, a municipalidade detalhará dívidas geral e por categoria (fornecedores, Previ etc).

Também abordará questões salariais de servidores diretos e terceirizados.

INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política
  • San Valle Rodape GIF
terça-feira - 26/01/2021 - 20:22h
Caso Kerinho

TRE publica decisão favorável a Mineiro, mas posse é indefinida

Mineiro aguarda recontagem (Foto: AL)

Mineiro aguarda recontagem (Foto: AL)

Do blog Justiça Potiguar e Blog Carlos Santos

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) publicou o acórdão (conteúdo da decisão de colegiado dessa corte), que negou o registro de candidatura de Kericles Alves Ribeiro (PDT), o “Kerinho”. Ele disputou as eleições de 2018 e recebeu quase 9 mil votos, na Coligação 100% RN I.

Em decisão de plenário na última sexta-feira (22), com placar de 3 x 2, houve indeferimento do registro de candidatura, anulação dos votos e determinação de uma nova recontagem imediata, o que vai gerar a troca na Câmara Federal, com Fernando Mineiro (PT) assumindo a vaga de Beto Rosado (PP).

Apesar da decisão do último dia 22 (veja AQUI) determinar a imediata recontagem, ainda não há data definida para Mineiro se tornar deputado federal, o que deverá ocorrer em breve.

Enquanto isso, Beto Rosado permanece no cargo e afirmou que irá tomar “medidas cabíveis” quando cientificado oficialmente da decisão.

INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Política
terça-feira - 26/01/2021 - 14:48h
Pablo Aires

Partido estuda nome de vereador à Câmara Federal em 2022

Pablo está no primeiro mandato (Foto reprodução BCS)

Pablo está no primeiro mandato (Foto reprodução BCS)

Recém-chegado à Câmara Municipal de Mossoró para seu primeiro mandato eletivo, Pablo Aires (PSB) já é tentado a novos voos logo aí, em 2022.

Em seu partido, as conversas esquadrinham possibilidade de ele ser candidato à Câmara Federal, em chapa proporcional que tem o deputado federal Rafael Motta como nome à reeleição.

Em Mossoró, o que se enxerga é um grande vácuo para incontáveis candidaturas à Câmara dos Deputados.

Município polo de vasta região, Mossoró caminha para não ter diretamente um único deputado federal até lá, com a iminente possibilidade de perda de mandato de Beto Rosado (PP) – veja AQUIAQUI, AQUI e AQUI.

Nota do Blog – O vereador está confinado desde o último dia 19, visto que recebeu exame positivo para Covid-19. Mas, mas tem quadro geral muito satisfatório. Saúde.

INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
terça-feira - 26/01/2021 - 13:52h
Alerta

Cuidado com o Google

Logo da GooglePor François Silvestre

O Google não é a Britânica. Pode ser mais vasto, mais amplo, mais atual. “Porém, entretanto mas porém” falta-lhe o cuidado da honestidade intelectual. Na Britânica você aprende, lá sustenta-se a formação. No Google você pesquisa, lá chove e derrama-se a informação. Cuidado. Nem sempre a informação a mancheias traz consigo o zelo da formação.

Certa vez, num comício que eu fazia no Café São Luiz citei um verso do pastor alemão Martin Niemöller que diz: “Um dia eles vieram e levaram meu vizinho judeu, não falei nada porque não sou judeu,/ depois vieram e levaram um católico, não falei nada porque não sou católico,/ no dia seguinte vieram e levaram um comunista,/ não falei nada porque não sou comunista. Até que vieram e me levaram, aí não havia mais ninguém pra falar nada”.

Numa roda de pessoas presentes ao evento, um intelectual bem conhecido na cidade me corrigiu, como soube depois, dizendo que esse pastor nunca existiu e que os versos eram de Bertold Brecht. Brecht nunca escreveu esse poema. Mas, muitos vieram me cobrar.

No Google já vi esses versos: Só é cantador quem traz no peito o cheiro e a cor da sua terra,/ a marca de sangue dos seus mortos/ e a certeza de luta dos seus vivos, atribuídos a Vital Farias. Não é dele. Como sei? Sei porque esses versos são meus. Vital Farias apenas os recitou, consta na capa do disco com o devido crédito. Vital não tem culpa, mas o Google tanto atribui a mim quanto a Vital.

Agora, vejo um texto horroroso recitado pelo presidente do Supremo Luiz Fux, na dobrada do ano, atribuindo autoria a Carlos Drummond de Andrade. Deve ter tirado do Google.

Drummond nunca escreveu esta merda, felizmente; literatura que nem Branchu assinaria. Que Fux é uma fraude jurídica, todos sabemos. Mas ele deveria ter vergonha e não atribuir ao Poeta Maior um texto escrachadamente horrível.

O próprio Fux seria um autêntico autor dessa porcaria. Cuidado com o Google.

INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo
terça-feira - 26/01/2021 - 13:20h
Prefeitura

Sindicato dá prazo para posicionamento sobre dívidas salariais

Recente audiência com prefeito discutiu pendências (Foto: divulgação)

Recente audiência com prefeito discutiu pendências (Foto: divulgação)

Em assembleia virtual realizada nesta terça-feira (26), servidores públicos municipais deliberaram que aguardarão até a primeira quinzena de fevereiro por um posicionamento concreto da Prefeitura Municipal de Mossoró quanto ao pagamento dos salários atrasados deixados pela gestão anterior.

Segundo informações repassadas pelo prefeito Alysson Bezerra, no final do ano passado, foram cancelados empenhos de mais de 78 milhões por parte da prefeita Rosalba Ciarlini, o que tem impedido de que se possa pagar vários direitos dos servidores em 2020.

Na reunião realizada na última sexta-feira (22), Alysson, juntamente com parte do seu secretariado e representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum), informou que para se chegar a uma data de pagamento dos salários devidos tem que haver um novo empenho da dívida e se fazer um levantamento do impacto financeiro, mas não definiu quando estes dados serão apresentados.

 A dívida com servidores supera R$ 11 milhões e diz respeito à insalubridade, horas extras, 13º salário, diárias e outros direitos de dezembro 2020.

INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
terça-feira - 26/01/2021 - 07:30h
"Casa arrumada"

Nova gestão faz as contas de um rombo que deve ser expressivo

Aos poucos vai caindo por terra o discurso da “casa arrumada” que a então pré-candidata e candidata a prefeito Rosalba Ciarlini (PP) propagava, como peça de marketing. Desabou também a farsa do “pagamento de folha em dia”, que era paga parcialmente dentro do mês com uso de malabarismos contábeis e administrativos.Calamidade financeira, decreto de calamidade financeira, finanças, dinheiro, estado quebrado, economiaRosalba passou quase todo o ano de 2020, ano eleitoral, sem fazer o repasse da contribuição patronal para o Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Mossoró (Previ-Mossoró). Se tivesse que repassar, certamente os servidores estariam em situação mais caótica.

Pensionistas e aposentados poderiam estar com esses recursos aplicados, com ótimo rendimento no mercado financeiro, através do Previ-Mossoró.

Terceirizados e servidores de carreira também colecionam salários e outros benefícios em atraso. A municipalidade ainda faz as contas sobre o tamanho do rombo, que também atinge prestadores de serviço e fornecedores, em grande proporção.

Estrago poderia ser pior

A nova gestão estuda medidas administrativas e legais para pagar salários atrasados da folha de dezembro de 2020 (veja AQUI). A dívida supera R$ 11 milhões e diz respeito à insalubridade, horas extras, 13º salário, diárias e outros direitos.

E o estrago não é pior, porque houve e ocorre a pandemia da Covid-19, que permitiu redução de custeio da máquina pública (colégios, por exemplo), e teve abundância milionária de recursos federais, para uso até no pagamento de folha de servidores.

Infelizmente, os órgãos fiscalizadores não fiscalizam, não há força humana, legal, paranormal ou intergaláctica que exerça controle e bote freios nessas aberrações, sobretudo em ano de caça ao voto.

O prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) e sua equipe que se virem! Agora é com vocês!

INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política
segunda-feira - 25/01/2021 - 23:58h

Pensando bem…

“Estamos todos matriculados na escola da vida, onde o mestre é o tempo.”

Cora Coralina

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • San Valle Rodape GIF
segunda-feira - 25/01/2021 - 21:07h
RN

Tribunal Regional Eleitoral empossa duas juízas

Érika, Gilson e Ticiana: posse (Foto: TRE/RN)

Érika, Gilson e Ticiana: posse (Foto: TRE/RN)

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) passa a contar com mais uma mulher, magistrada de carreira, como titular na sua composição. Na tarde desta segunda-feira (25), a juíza Érika Paiva tomou posse como integrante da Corte.

Na mesma sessão, a juíza Ticiana Nobre foi empossada como suplente.

O ato foi presidido pelo presidente do TRE-RN, Desembargador Gilson Barbosa, por meio de videoconferência, e contou com a presença dos membros da corte, do Desembargador do Tribunal de Justiça, Amaury Moura Sobrinho; do presidente da OAB-RN, Aldo Medeiros Filho; da procuradora do Ministério Público Federal, Cibele Benevides; além de advogados e familiares.

INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público
segunda-feira - 25/01/2021 - 18:00h
Economia

Presidente da Fecomércio tem várias propostas à gestão municipal

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (FECOMÉRCIO), Marcelo Queiroz, vai ter audiência nessa terça-feira (26), às 16h30, com o prefeito mossoroense Allyson Bezerra (Solidariedade).

Queiroz: pauta e parcerias fazem parte da audiência que Queiroz participará em Mossoró nessa terça-feira (Foto: arquivo)

Queiroz defenderá pauta robusta e parcerias em Mossoró nessa terça-feira (Foto: arquivo)

No dia 22 de setembro do ano passado (veja AQUI), Marcelo apresentou à então prefeita Rosalba Ciarlini (PP), que não se reelegeu, Estudo de Viabilidade Financeira da Praça de Convivência Mossoró. Foi realizado entre os meses de julho e agosto de 2020.

Mas, a pauta é mais extensa. E já foi discutida preliminarmente com o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, economista Franklin Filgueira, pelo presidente do Sindicato do Sindilojas de Mossoró, Michelson Frota, há poucos dias. Veja abaixo:

Pauta

– Implementação do Del Turismo em Mossoró. Adoção de um modelo de gestão participativa, pela qual mobilizam-se recursos da sociedade civil em parceria com o poder público local e o mercado;
– Projeto de viabilidade e modelo de negócio para Praça da convivência;
– Permanência do Senac no conselho municipal de turismo;
– Continuação do projeto de qualificação profissional para os beneficiados do programa Minha Casa Minha vida (hoje Casa Verde e Amarela) – Projeto Morar Bem da Secretaria de Infraestrutura (contratos assinados e recursos já garantidos pela Caixa Econômica Federal valor de R$ 237.000,00 para realização de 29 turmas de diversos cursos para aproximadamente 500 pessoas ;
– Qualificação dos profissionais do projeto das Facções;
– Continuidade da Parceria com a Secretaria de desenvolvimento social com foco na qualificação da população (Beneficiários do Bolsa Família) para geração de renda.

INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Economia
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.