terça-feira - 12/10/2021 - 21:46h
Eleições 2022

PCdoB e PSB caminham para formar federação com reflexo no RN

Rafael e Antenor já têm afinidade no estado (Fotomontagem BCS)

Rafael e Antenor já têm afinidade no estado (Fotomontagem BCS)

A  Lei 14.208/21, que instituiu a federação de partidos políticos (veja matéria mais abaixo ou AQUI) no último dia 29, tem pelo menos duas siglas em conversas avançadas à constituição desse modelo de união. PCdoB e PSB podem formar uma federação, com aliança em todos os estados, incluindo o RN.

No Rio Grande do Norte, já existe afinação política entre o PCdoB do vice-governador Antenor Roberto e o PSB do deputado federal Rafael Motta. Ambos fazem parte da base de apoio do governo da professora Fátima Bezerra (PT).

No dia 28 de maio de 2019 (veja AQUI), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou a incorporação do Partido Pátria Livre (PPL) pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Exemplo de 2018

Nas eleições de 2018, ainda com funcionamento da coligação, o PCdoB elegeu nove deputados federais e o PPL só fez um no país. O PCdoB tinha perdido uma cadeira em relação ao pleito de 2014 e o PPL manteve um assento. Portanto, o novo PCdoB passou a contar com dez deputados federais.

O PSB tem melhor desempenho, com 32 eleitos, contra 26 nas eleições de 2014.

Para 2022, sob o temor de encolher e perder direitos como fundo partidário e tempo de rádio e televisão, o PCdoB lutou visceralmente pela instituição da federação. Com o PSB, a tendência é de união estável por pelo menos quatro anos, em todo o país, a partir das eleições do próximo ano.

Os dois caminham para nominata conjunta à Assembleia Legislativa e à Câmara Federal.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Política

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2021. Todos os Direitos Reservados.