• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 23/02/2012 - 18:15h
Mossoró

PDT anuncia afastamento de aliança com PT

O presidente do Diretório Municipal do PDT de Mossoró, empresário Rútilo Coelho, emitiu nota oficial à sociedade no dia de hoje, anunciando afastamento de coalizão que era anunciada com o PT.

Mas trata de narrar episódios, de bastidores, que justificam a posição partidária. Vale lembrar, que ainda ano passado, ele – Rútilo – foi anunciado como nome ‘definido’ a vice, numa chapa que teria o reitor da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), professor Josivan Barbosa (PT), como candidato a prefeito.

Leia a nota na íntegra, logo abaixo:

Por respeito aos filiados ao partido, aos eleitores mossoroenses e à população em geral.

Nós do Partido Democrático Trabalhista (PDT) vimos esclarecer as razões pelas quais, o presidente do partido, empresário Rútilo Coelho, deixou de ser pré-candidato na chapa majoritária do Partido dos Trabalhadores encabeçada pelo pré-candidato a prefeito, professor Josivan Barbosa.

O honroso convite a Rútilo para ser companheiro de chapa, partiu do próprio pré-candidato Josivan numa reunião feita em 03 de Outubro de 2011, da qual participaram também os senhores: Iran Veras e João Maria, assessores do professor. Na ocasião, o pedetista, condicionou a aceitação do convite, a uma prévia conversa com os demais membros do diretório do PDT, bem como aos filiados que pudessem participar  das discussões  sobre a questão.

Terminando esse procedimento, como não houve nenhuma objeção, por parte dos companheiros  correligionários, Rútilo finalmente aquiesceu, consentindo fazer parte da pré-candidatura como vice do professor Josivan. A confirmação do convite, veio depois de outra reunião com o pré-candidato a prefeito e a direção do PT, representada pelo professor Valdomiro Morais.

Depois dessas conversações, o presidente Rútilo Coelho, considerou firmado o compromisso entre as duas agremiações partidárias, sobre a eleição majoritária. Tanto é assim, que por sua iniciativa, o PDT articulou uma ampla reunião interpartidária, da qual participaram o PDT, representado pelo presidente Rútilo Coelho; o ex-vereador Tomaz Neto e o empresário José Mendes; o PT, representado entre outros, pelos companheiros; Crispiniano Neto, Nelson Gregório e Jorge de Castro, o PR – representado  pelo vereador Genivan Vale, PCdoB – representado pelo presidente Gutemberg Dias, o PTN, PPS pelo ex-vereador Wellington Barreto, e PSL. Onde foi discutido o apoio desses partidos a chapa majoritária do PT, independentemente da coligação proporcional. Foi um encontro de entendimento sem compromissos formais.

Pois bem, depois dessa movimentação, o PDT foi surpreendido, primeiramente pelo anúncio de que não havia consenso no PT relacionado a pré-candidatura majoritária. Onde duas entre as quatro tendências existentes no partido, colocavam em aberto a questão da candidatura própria, condicionando a uma consulta prévia aos filiados da agremiação para uma decisão definitiva.

Depois, o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) Valdomiro Morais, declarou numa rádio local, não haver nenhum compromisso determinado do partido com a candidatura de Rútilo, como vice de Josivan, afirmando ainda a questão em aberto.

Diante dos fatos relatados, o Partido Democrático Trabalhista (PDT), sentiu que a indefinição petista estava prejudicando a sigla pedetista. Assim sendo, não havia porque permanecer na coligação majoritária.

Dessa forma, restava agradecer ao professor Josivan Barbosa, o convite feito ao presidente Rútilo, para companheiro de chapa. E, considerar desvinculado da projetada pré-candidatura.

Na atual conjuntura, a agremiação brizolista estar com sua atenção voltada primordialmente para organização da nominata às eleições proporcionais, com candidatos fortes capazes de obterem vitória no próximo pleito e reconquistar  cadeiras no legislativo municipal.

No entanto, o Partido Democrático Trabalhista (PDT), cônscio da sua responsabilidade histórica de honrar os compromissos assumidos, coloca-se à disposição dos demais partidos para o debate franco e aberto em torno das coligações proporcionais, bem como, eventual apoio a candidatura majoritária.

Contamos com a compreensão e o apoio de todos.

 

Saudações Democráticas,

Partido Democrático Trabalhista (PDT)

 

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. zé roberto diz:

    Por culpa de Carlos Escóssia,sou filiado ao PDT,ainda,isso tudo,por admiração ao “El RATON”,mas,de olho rútilo,digo,Rútilo não deve fazer beicinho,o PT,nunca quiz “está na prefeitura”,desde quando,na primeira eleição de Rosalba,lhe foi oferecido a “vice”,e queria sim,a cabeça de chapa.
    Meninos,eu vi!

  2. hermiro vieira gurgel filho diz:

    Carlos,
    Que diabos têm esse tal de Valdomiro Morais, presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) que por sinal ninguém sabe quem é e muitos menos arrasta votos para o partido fica se intrometendo em tudo que passa na frente. ETA radical sem futuro.

  3. Josué Moreira diz:

    Interessante o PSDC-27 estava presente nessa reunião como o sétimo partido, não fomos citados…. Vimos e ouvimos como esse teatro foi montado e apresentado. Estão economizando muita verdade nessas prévias de majoritária e proporcionais em Mossoró. Enquanto se discute nomes e partidos, nada de projetos para diminuir as desigualdades e injustiças sociais em nossa querida Mossoró.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.