Gustavo Sobral e André Felipe Pignataro reuniram suas pesquisas e escritos sobre as peças do acervo do Instituto Histórico e Geográfico do RN (IHGRN) em mais um novo livro sobre a história do Rio Grande do Norte. Trata-se de “Potiguariana IHGRN: peças e histórias da coleção do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte”.
Uma história contada pelos objetos, documentos e obras do acervo do Instituto. Tem o retrato de Felipe Camarão, doado por Alberto Maranhão em 1902 ao Instituto, o Pelourinho da cidade do Natal, o bilhete enviado por Lampião às vésperas da invasão a Mossoró, e a primeira edição do jornal O Natalense, entre tantas e tantas outras relíquias no museu da instituição.
“Fundado em 1902, o Instituto é mais antiga instituição cultural do Rio Grande do Norte em atividade, é biblioteca, arquivo e museu e o seu acervo merece ser conhecido, propagado e estudado. Este livro procura ser uma contribuição”, explicam os autores.
O trabalho conta ainda com a colaboração de Honório de Medeiros que escreve sobre o bilhete de Lampião; Pedro Simões sobre o Barléu; Igor Oliveira sobre numismática; além de um cuidadoso registro fotográfico assinado por Maria Simões que apresenta o Instituto por imagens.
O livro é uma edição da Biblioteca Ocidente (2025, 75p) de Francisco Issac Dantas com designer de Gabriel Araújo e está disponível em edição digital aqui no site www.gustavosobral.com.br , basta fazer o download gratuito. A versão impressa pode ser adquirida diretamente no site da editora: //revistagalo.com.br/selo-bo/
Acesse nosso Instagram AQUI.
Acesse nosso Threads AQUI.
Bravo 👏 👏 👏
Constata-se com veemência uma espécie de elitizaçãono que consiste a franquia e faculdade da Pesquisa em vetustos nodumentos oficiais dio Séc. XVIII, especificamente os que tratam do desenrolar da famosa “GUERRA DOS BÁRBAROS”, que teve a região do Assú-RN como epicentro. É muito constrangedor para os Pesquisadores intrioranos, que se deslocam para Nayal com exiguidade de tempo, sendo pessimamente recepcionados (no meu caso – peaquiso desde o ano de 1980). Inclusive dentre o acervo da Bibliteca do IHGRN consta os dois volumes dos Livros de minha autoria intitulados ” DATAS E NOTAS PARA A HISTÓRIA DO APODY “, publicados pela Coleção Mossoroense no ano 2000. Imprescundívrl, pois, que se repense e sejam adotadas medidas de receoção e acolhida com elevação e urbanidade. Tenho dito.
Acima, leia-se : …em vetustos documentos oficiais.
Observação : Os referidos Livros de minha autoria teve a minha espontânea e satisfatória doação.