• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 20/11/2023 - 07:26h
Política e direito

Procurador polemista lança livro sobre “Democracia desprotegida”

Livro será lançado em terra natal do autor (Reprodução do BCS)

Livro será lançado em terra natal do autor (Reprodução do BCS)

O procurador da República com atuação em Mossoró e professor no Faculdade de Direito da Universidade do Estado do RN (UERN), Emanuel de Melo Ferreira, lança nesta segunda-feira (20) o livro “Democracia Desprotegida – Legados da ditadura militar no sistema de justiça.”

Será em sua terra natal, Iguatu-CE, às 20h, na Faculdades Integradas do Ceará (UNIFIC).

O título chega à vida pela Editora Contracorrente.

A partir dos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro de 2023, com invasão das sedes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário do país, em Brasília, o autor desfia a abordagem nuclear do seu livro. De acordo com Melo, a obra revela como o autoritarismo tem se desenvolvido, em parte, devido a uma coordenação engajada em torno de princípios antidemocráticos e ao uso do Direito para tais fins, o que resulta em uma proteção inadequada à democracia.

“As premissas ideológicas desta obra partem da necessidade de lutar pela Constituição de 1988, reconhecendo as graves desigualdades sociais do Brasil, amplificadas por meras análises abstratas tipicamente liberais. Nesse sentido, a busca por uma efetiva democracia social, capaz de concretizar os diversos direitos sociais previstos constitucionalmente, passa por uma rigorosa crítica ao autoritarismo e à exaltação do golpe militar na medida tais práticas amplificam ainda mais a ofensa à isonomia, fomentando violência contra grupos menos favorecidos, como os que sofrem com a violência nas periferias,” assinala.

Nota do BCS – Polemista, com atuação feérica mais à esquerda, o autor esteve envolvido numa série de situações de repercussão (veja AQUI e AQUI) estadual e nacional.

Vou ler o seu livro. Adoro conhecer pensamentos antípodas para melhor entendimento do meu mundo.

Adquira AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais / Política

Comentários

  1. Inacio Rodrigues diz:

    Depois da finada Lava Jato, que deixou o MPF extremamente fragilizado diante das notícias de ” dobradinha” com juiz parcial, é um bálsamo a presença forte, juridicamente profunda e corretíssima de Dr Emanuel. Por mais Procuradores da República como ele! Ave Dr Emanuel!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2023. Todos os Direitos Reservados.