• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 30/11/2022 - 13:40h
Uern

Representantes de estudantes reprovam paralisação de professores

Representantes de estudantes da Universidade do Estado do RN (UERN), com assentos no Conselho Universitário (CONSUNI), colegiado de maiores prerrogativas na instituição, emitiram Nota à Comunidade Acadêmica sobre paralisação do professorado, com bloqueio de acesso ao Campus Central, nesta quarta-feira (30) – veja AQUI.Nota à Comunidade Acadêmica integrante do Consuni da Uern - 30-11-2022

“Importante frisarmos que a luta, apesar de justa, precisa respeitar o direito dos demais sujeitos da instituição, sobretudo aqueles e aquelas que eventualmente não queiram apoiá-la”, assinala a nota.

Eles cobram “sensatez” aos docentes e à gestão da universidade, por entenderem que mobilização é inoportuna e prejudicial ao alunado.

Veja abaixo:

NOTA À COMUNIDADE ACADÊMICA

Representação do CONSUNI-UERN, 30 de novembro de 2022.

Hoje, quarta-feira, 30 de novembro, fomos surpreendidos com o bloqueio da entrada do Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, em virtude de um movimento da ADUERN, que reivindica aumento salarial da ordem de 80%, escalonado anualmente, demandando o reajuste de 15% na remuneração dos professores já para o ano de 2023.

Primeiramente, é importante frisar que nós somos a favor da valorização salarial e das condições de trabalho dos servidores da UERN, sendo professores ou técnicos. É uma luta histórica, que merece o nosso apoio.

Entretanto, não podemos deixar de manifestar toda a nossa preocupação diante de um cenário de paralisação que prejudica vários alunos, sobretudo os que vêm de outras cidades e são impedidos de ingressar a universidade, até mesmo para se alimentar no Restaurante Popular.

Da mesma forma ressaltamos a preocupação diante dos prejuízos acadêmicos, sociais e pessoais para todos os estudantes e suas famílias, diante de uma possibilidade de greve que já é ventilada pelos corredores da universidade e provoca temor e ansiedade pela comunidade discente.

Importante frisarmos que a luta, apesar de justa, precisa respeitar o direito dos demais sujeitos da instituição, sobretudo aqueles e aquelas que eventualmente não queiram apoiá-la.

A UERN conquistou nos últimos anos vários benefícios para seus professores, como por exemplo a autonomia financeira e o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração, que prevê a valorização da categoria, com reajuste que, se não é o ideal, foi proposto por sua entidade representativa e aprovado em assembleia geral da categoria.

Pedimos que o diálogo prevaleça, e seja no sentido de proporcionar a valorização dos professores nos parâmetros suportados pelo orçamento da universidade, pois, se a fonte dos recursos é a mesma, fica óbvio que alguma outra ação sofrerá com a redução no orçamento para cobrir o aumento salarial.

Por isso, nós, representantes estudantis do Conselho Universitário, manifestamos por meio desta nota nossa preocupação com o quadro atual, e reivindicamos sensatez por parte da ADUERN e da administração da UERN para chegar a um entendimento sustentável do ponto de vista orçamentário e acadêmico, de forma a não causar mais prejuízos para nós, estudantes.

Atenciosamente,

Samara Lopes;
Anderson Emanoel;
Danilo Queiroz;
Laura Lany.

Representantes discentes do Consuni-UERN.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.