• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 30/03/2022 - 23:20h
Opinião

Requião, cada vez melhor

Roberto Requião: PT (Foto: Web)

Roberto Requião: PT (Foto: Web)

Por François Silvestre

Vi, ouvi e me emocionei com a entrevista de Roberto Requião ao Portal da revista Fórum. Entrevistado por Rovai, Cynara e Dri. Miolo de aroeira, raiz da jaramataia, água de alisar pedras em córrego dos Dormentes. É o retrato que consigo fazer de Requião.

Aí você pergunta: um paranaense tem esses atributos do Nordeste? Sim, senhor! Requião tem ancestrais nordestinos. Um da Bahia, outro de Sergipe. Um bisavô dele foi lugar tenente de Frei Caneca, na revolução libertária de 1817 e na Confederação do Equador.

Esse seu ancestral tem algo em comum com uma ancestral minha. Bárbara de Alencar, nascida no Exu, na mesma fazenda onde nasceu meu bisavô, que veio, depois de Maranguape, onde nasceu minha avó, ser juiz na Serra do Martins.

Bárbara mudou-se para o Crato ainda criança, após a adolescência casou com um rico comerciante português. Poderia ter tido uma vida fácil, de rica. Mas optou pela luta revolucionária. Foi a primeira mulher brasileira presa e torturada por motivos políticos. Militou na mesma revolução em que lutou o ancestral de Requião.

Bárbara de Alencar, revolucionária, teve dois descendentes que desmereceram sua história. Meu bisavô, João Antunes de Alencar e o seu primo escritor José de Alencar, ambos reacionários e monarquistas.

O meu bisavô, juiz em Martins quando da proclamação da República, renunciou à magistratura e voltou para Fortaleza, deixando minha avó, de doze anos, com casamento ajustado com um filho de Bisinha Suassuna. Casamento que ocorreu oito anos depois, na Fazenda Cajuais, hoje município de Riacho da Cruz.

Viva Roberto Requião. Viva a luta de libertação popular e a consolidação da Democracia.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo

Comentários

  1. Marcos Pinto. diz:

    Eita ARUÁ velho do sopé da Serra do Martins, rincão paradisíaco do vetuto sesmeiro setecentista Francisco Martins Roriz. Obrigado ppor nos emoldurar como fiéis depositários deste instigante manancial histórico. Receba um afetuoso abraço deste seu parente de alma vestida por couro velho de surrão catinguento à toicinho rancento. Sou uma espécie de carro-de-bois velho, rangendo saudades pelas quebradas da minha amada serra do Pody dos Encantos.

  2. Amorim diz:

    Aula de cultura e amor por sua história!
    Bem, em minhas viagens “exploratórias” , gosto de funfunhar a cultura e histórias do local.
    Foi na visita a chapada do Araripe onde conheci o grande Expedito Seleção, em Nova Olinda, vi em um parque o soldadinho do Araripe, pássaro local.
    Bom, mas o que eu quero acrescentar é que os historiadores do Crato tem resgatar que a Sra. Bárbara de Alencar foi a primeira mulher a ser Presidente do Brasil.
    A história é longa, Paro por aqui.
    Obrigado Mestre.
    Um abraçaço do seu Desconhecido Iguinorante.

  3. Marcos Pinto. diz:

    Em adendo ao meu primeiro comentário : Onde se lê VETUTO leia-se VETUSTO.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.