Por Júlio Pinheiro (Tribuna do Norte)
Dos 167 municÃpios do Rio Grande do Norte, nove terão candidatura única para a prefeitura. De acordo com os dados da Justiça Eleitoral, que traz as candidaturas registradas até o dia 15 de agosto, prazo para o registro, Acari, Coronel João Pessoa, Frutuoso Gomes, Lucrécia, Pilões, Rafael Godeiro, Riacho da Cruz, São José do Seridó e Serrinha dos Pintos só terão um nome na disputa.
A legislação brasileira não tem nenhum dispositivo especÃfico dispondo sobre candidatura única e não condiciona a validade da eleição a um determinado percentual de comparecimento do eleitorado apto a votar. Nos municÃpios com candidato único, apenas um voto válido pode eleger prefeito e vice.
Acari
Em Acari, a única candidatura registrada foi de Fernando Bezerra, atual prefeito e que vai buscar a reeleição pelo Podemos.
Coronel João Pessoa
O mesmo acontece em Coronel João Pessoa onde Fátima Costa disputa a reeleição pelo União Brasil.
Riacho da Cruz
Em Riacho da Cruz, no Oeste potiguar, Marcos Aurélio, do PP, disputa a reeleição sozinho. Ele terá como vice, mais uma vez, Borracheiro, do PL.
São José do Seridó
Em São José do Seridó, Jackson Dantas, do MDB, será o único na disputa pela Prefeitura e buscará a reeleição junto ao seu vice, Ricardo Medeiros, do PL.
Frutuoso Gomes
Em Frutuoso Gomes, no Alto Oeste potiguar, Ismael Juvêncio será o único candidato na disputa, pelo MDB. A prefeita Janda Jácome, do mesmo partido, já estava reeleita e não teria o direito de ingressar na disputa.
Lucrécia
Em Lucrécia, Waltinho será o único nome na disputa, pelo PP. A prefeito Ceição Duarte, que já estava reeleita, não vai para disputa, nem a sua vice, Dedete.
Pilões
No municÃpio de Pilões, Dr. Sabino, reeleito, não vai disputar o pleito. A única candidata será Lena de Céu, do MDB.
Rafael Godeiro
Já em Rafael Godeiro, a prefeita eleita Keké de Dr. Abel Filho, não será candidata. Quem vai sozinha para a disputa é Ludmila Amorim, do MDB, que tentou disputar a eleição de 2020, mas foi considerada inapta pela Justiça Eleitoral.
Serrinha dos Pintos
Em Serrinha dos Pintos, Rosânia, do União Brasil, estará ao lado de FabrÃcio, também do União Brasil, como única postulante à sucessão de Bárbara Teixeira, que não disputará a reeleição.
Acompanhe o novo Instagram do Blog Carlos Santos clicando @blogcarlossantos1
Em 1992 após ter nossa Administração aprovada por 92% da população de Patu , eu indiquei o Dr Ednardo como candidato único na eleição daquele ano. Assim foi também em Rodolfo Fernandes com o Sr Chiquinho Germano.
Volto agora 12 anos depois de minha última participação em eleição em Patu para ajudar a eleger Bruno de Carrapicho ( 11 ) e KK de Bodin. A renovar e trazer a força da juventude para uma Patu que não cresce e nem aparece . Hoje tem menos habitantes que em 2016.
Dinheiro tem e sobra se souber administrador .Não roubar, não deixar os secretaria e assessores passando a mão.
Em 1996 apenas Patu ( prefeito Lair Solano Vale) e Rodolfo Fernandes tiveram eleições com candidato único. O Dr Ednardo por ter levado uma chuva de voto branco discute / reclama com Dr Lair e os dois se afastam politicamente. Em 2020 eu junto com o povo de Patu que discorda da falta de sensibilidade do Dr EBM e da sua autoritária conduta elegemos Possidônio e Magnólia com uma maioria inferior a 200 votos.
Resumindo : Ganhei eleições em Patu de 1988 até 2009.
Retorno agora para convocar Patu para se libertar das mãos de um falso imperador e devolver nossa cidade no rumo do progresso.
Eu sou 11 em Patu, 22 em Mossoró e 44 em Natal.