quarta-feira - 20/11/2019 - 17:28h
Europa em família

Rosalba é flagrada em outro episódio de “meia verdade”

Viagem de prefeita, sob justificativa de presença em evento internacional, esconde outra prioridade

Postagem desta quarta-feira (20) do Blog Thaísa Galvão informa: a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) não custeou a viagem da prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini (PP), a Barcelona, na Espanha, para participar do congresso de cidades inteligentes.

Rosalba viajou às custas da Prefeitura – asseverou a jornalista e blogueira na mesma matéria.

Em seu Instagram, Rosalba 'prova' que está em evento (Foto: reprodução)

Apenas não pagou a inscrição no evento, no valor de 995 euros (quase 5 mil reais) – acrescentou, com base em consulta feita à própria FNP.

Rapidamente, a Assessoria de Comunicação da municipalidade se apressou em se pronunciar, relata Thaísa Galvão:

“O Executivo Municipal está custeando as despesas da viagem da prefeita Rosalba Ciarlini e do secretário de Fazenda Abraão Padilha”.

“A Prefeitura também confirmou que as despesas do marido (Carlos Augusto Rosado) e filho da prefeita (Kadu Ciarlini), e da esposa do secretário, como o Blog publicou, estão sendo pagas pelos próprios, e não pelo poder público”.

Esse imbróglio que mistura dinheiro público com custeio pessoal, informação institucional com relatos particulares, segue nebuloso. Por quê? Em face do recorrente hábito da prefeita em não deixar tudo às claras, sempre largar por aí uma pequena mentira ou espalhar meias verdades por inteiro.

Versão oficial

Na última quinta-feira (14) – veja AQUI, a gestão municipal noticiou que ela iria para Barcelona – “com participação sendo custeada pela Frente Nacional dos Prefeitos”. O Blog Carlos Santos é que deu maiores esclarecimentos, acrescentados em postagem no sábado (16) – veja AQUI.

Agora, com o embaraço da matéria do Blog Thaísa Galvão, testemunha-se o corre-corre para remendar ou complementar a versão oficial. A municipalidade pagaria sua estadia na Espanha e apenas a inscrição no evento Congresso Internacional de Cidades Inovadoras, o Smart City Expo World Congress (SCEWC), caberia à FNF.

Um pouco diferente do que oficialmente tinha sido noticiado.

Mas esse enredo não acaba aí. Não mesmo.

A prioridade da viagem da prefeita não foi o SCEWC, mas visitar a filha Karla e netos na Alemanha ao lado de outros parentes, como filhos e marido. O SCEWC acontece desde ontem, terminando amanhã.

Caos para trás

A prefeita encaminhou comunicado à Câmara Municipal na quinta-feira, para informar que estaria ausente no período de 15 a 24 de novembro.

Dez dias.

Omitiu cavilosamente, sabe-se lá por qual razão, que o evento seria de apenas três dias.

O caos vivido pelo município com remuneração de pessoal tendo atrasos, desabastecimento de remédios (veja o caso da insulina AQUI) em unidades de saúde, débitos com fornecedores, centenas de terceirizados com folhas em aberto, recursos bloqueados para pagamento de médicos/hospitais e várias pequenas obras inconclusas, talvez recomendasse sua presença em Mossoró.

Leia também: Cacoete da mitomania marca Rosalba à porta de eleição.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quarta-feira - 20/11/2019 - 16:00h
Mossoró Urgente

Diabéticos entram em desespero com falta de insulina

Em entrevista nesta quarta-feira (20) ao programa Meio-Dia Mossoró da FM 95, Ana Christina Arrais, que representa a Associação de diabéticos Doce Guerreiros, deu depoimento desesperador.

Prefeitura Municipal de Mossoró segue sem distribuir insulinas, o que leva diabéticos e seus familiares ao desespero.Seguidas promessas de atendimento estão sendo descumpridas, semana após semana.

A mais recente foi para segunda-feira (18) ou esta quarta-feira. Nada.

“Há mais de um mês que falta. Tem gente que só recebeu em setembro e até para comprar em farmácias na cidade está difícil – relatou.

“Se essas insulinas não chegarem até o fim dessa semana, a gente teme pelo o que possa acontecer”, antecipou Ana Cristina.

Nota do Blog – É possível que na Europa, onde participa de evento na Espanha até hoje e, depois, encontro familiar na Alemanha, a prefeita Rosalba Ciarlini (PP) consiga resolver isso.

Que os anjos da boca mole digam amém.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais / Saúde
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
quarta-feira - 20/11/2019 - 09:18h
Décimo-terceiro

Prefeitura de Mossoró é cobrada publicamento por atraso

Servidor, no Facebook, cobra pagamento (Reprodução: BDP)

Do Blog Diário Político

Por força de lei municipal, os servidores públicos da Prefeitura de Mossoró devem receber seus vencimentos referentes ao 13° salário no mês do aniversário. Ao longo de vários meses a atual administração vem pagando esses valores no mês subsequente – sem data certa.

Em outubro a situação ficou ainda mais grave. O décimo-terceiro dos aniversariantes que deveriam receber dentro do mês, ainda não foi pago, 20 dias depois de finalizado outubro.

Silêncio

Por enquanto, a Prefeitura de Mossoró ainda não se pronunciou quanto ao repasse desses valores. Vários servidores municipais entraram em contato com nosso blog para reclamar a situação.

Alguns até externaram suas insatisfações nas redes sociais. E a dúvida destes trabalhadores é: “cadê meu décimo?”

Nota do Blog Carlos Santos – Recebemos igual queixa à manhã de hoje, reforçada por cobrança também de pagamento de férias relativas ao mês passado. E as previsões para novembro não são otimistas.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
terça-feira - 19/11/2019 - 12:16h
Operação Luctus

Quadrilha dava sumiço a corpos para poder vender túmulos

A investigação desencadeada pelo Ministério Público do RN (MPRN) que eclodiu nesta terça-feira (19) em Mossoró, com a “Operação Luctus” (veja AQUI), identificou grupo criminoso que violava e negociava túmulos em cemitérios do município, tendo entre seus integrantes pelo menos dois servidores de carreira da Prefeitura Municipal de Mossoró. Mas o enredo tem características ainda mais sórdidas.

Negociação de sepulturas passava por violação de corpos que têm destino ignorado (Foto: MPRN)

Sem autorização das famílias nem respaldo em lei ou regulamento, a quadrilha violava sepulturas e vilipendiava os restos mortais, tudo para obtenção de novos jazigos que eram negociados ilicitamente. O destino final dos corpos, inclusive, é uma informação a ser elucidada nas investigações do MPRN.

As provas obtidas na investigação revelam todo o modus operandi da organização criminosa e deixam evidente a reutilização de túmulos, valores cobrados, comissões repassadas aos coveiros e atravessadores e demais detalhes dos crimes cometidos. A comercialização dos jazigos era baseada em valores que variavam de R$ 18 mil a R$ 32 mil por sepultura.

Testemunhas

A investigação aponta o envolvimento de um dos investigados na organização criminosa formada para obter vantagem ilícita no âmbito dos cemitérios públicos de Mossoró. Ele é o responsável por comandar a atuação da organização criminosa no Cemitério São Sebastião (cemitério antigo).

Um outro investigado, apontado como principal membro da organização no local, operacionaliza as principais ações do grupo criminoso.

Outro agravante é que as investigações constataram que um dos líderes do grupo investigado procurou as testemunhas a fim de orientá-las para as perguntas do Ministério Público, obstruindo, desse modo, a apuração da verdade. Ainda no mesmo contexto, o principal investigado orientou uma pessoa a retirar as denúncias sobre as vendas de terrenos nos cemitérios.

O MPRN aguarda colaboração da sociedade com informações, pelo Disque Denúncia 127.

Nota do Blog – Esse tipo de atividade criminosa em Mossoró é mais antiga do que a posição fecal. Estranho é que em nota, a municipalidade já tenha se eximido de qualquer responsabilidade, atribuindo tão somente aos servidores presos a suposta culpa.

O problema também não é restrito a Mossoró. Em muitos outros municípios o comércio de túmulos, nos subterrâneos, ocorre com se fosse uma atividade mercantil normal.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais / Justiça/Direito/Ministério Público / Segurança Pública/Polícia
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quinta-feira - 14/11/2019 - 23:08h
Mossoró

Município devolve Praça Vigário Antônio Joaquim (ufa!)

A Prefeitura Municipal de Mossoró tirou os tapumes no entorno da Praça Vigário Antônio Joaquim.

Símbolo de Mossoró, praça está em área que a história mostra como começo da formação urbana do município (Foto: PMM)

Entregou-a novamente à cidade no fim da tarde desta quinta-feira (14) e várias situações embaraçosas narradas por esta página.

A obra se arrastou por mais de um ano e sete meses (saiba mais detalhes AQUI).

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
quinta-feira - 14/11/2019 - 10:38h
Vigário Antônio Joaquim

Finalmente, hoje, praça será devolvida ao povo de Mossoró

Finalmente nesta quinta-feira (14), no fim da tarde (17h30), após mais de um ano e sete meses desde a primeira ordem de serviço assinada dia 10 de abril do ano passado, a Praça Vigário Antônio Joaquim será devolvida ao uso público em Mossoró. Esse logradouro é um símbolo da cidade e fica em seu centro urbano, em frente à Catedral de Santa Luzia.

Esta página documentou em série de fotos e vídeo o abandono da praça símbolo da cidade (Foto: BCS)

As obras de restauração tiveram duas ordens de serviços, com dois valores distintos, duas previsões formais de entrega, mas só hoje estará aberta, após denúncia documentada em fotos e vídeo pelo Blog Carlos Santos “Prefeita das Praças” abandona símbolo de Mossoró -, postada no último dia 21 de outubro.

Em face da reportagem especial que desnudava o quadro de abandona do empreendimento, a municipalidade se pronunciou e um dias depois montou operação emergencial com empresa responsável e equipe da própria prefeitura, para tentar entregá-la: Após denúncia, prefeitura monta força-tarefa para concluir obra. A garantia (mais uma) foi de que dia 14 de novembro deste ano tudo estaria pronto.

Dinheiro, prazos, empresas e serviços

A primeira ordem de serviço no valor de R$ 95.491,66 e prazo de entrega para 120 dias, com responsabilidade da Lima Engenharia e Construções, apontava sua entrega para agosto de 2018, ano passado.

A segunda ordem de serviço é de setembro de 2018, favorecendo à Vita Comércio e Serviços Ltda., no valor de R$ 425.132,44. Em seis meses tudo seria entregue, garantia a propaganda municipal. Ou seja, março de 2019. Agora, 14 de novembro de 2019, volta ao povo.

Nota do Blog – “Nosso Blog” sente-se particularmente feliz por outra vez contribuir à coletividade, sendo ouvidor e agente fiscalizador do serviço público. Infelizmente, quem deveria atuar (o próprio povo e órgãos com esse papel constitucional) esquiva-se. Não é por acaso que a mitologia mossoroense produziu o epíteto de que essa cidade é “O país de Mossoró”. Tem leis e costumes próprios, longe do ordenamento jurídico nacional.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
segunda-feira - 11/11/2019 - 11:32h
Francisco José Júnior

Contas de ex-prefeito são reprovadas; Câmara analisa amanhã

Do Blog do Barreto

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN) reprovou as contas do exercício 2016, o último com Francisco José Junior a frente da Prefeitura de Mossoró.

Francisco José Jr.: problemas (Foto: arquivo))

A decisão da corte de contas está em forma de parecer prévio e será analisada pela Câmara Municipal de Mossoró. A votação está prevista para ser realizada amanhã. Será o único item da pauta.

Consta no acórdão do TCE que o prefeito não apresentou defesa mesmo sendo diversas vezes citado e que o ex-prefeito não apresentou as contas ao órgão.

Para a Câmara Municipal confirmar a desaprovação das contas do ex-prefeito é necessária maioria qualificada de 2/3, ou seja: 14 votos.

O caso já foi remetido ao Ministério Público Estadual.

Outros anos

Consta ainda que as contas dos anos de 2014 e 2015 da gestão de Francisco José Junior também foram reprovadas, mas não tiveram envio ao legislativo até o momento.

Leia o parecer prévio do TCE AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
segunda-feira - 11/11/2019 - 11:00h
Drama sem fim

Pacientes e familiares sofrem com falta de insulina

Bom dia, Carlos Santos:

Na última sexta feira (8) estive no setor das insulinas na Prefeitura de Mossoró, para saber se tinha alguma previsão das entregas para os diabéticos. A resposta foi desanimadora. “Estamos aguardando”.

Isso já se passaou um mês.

Presenciei um ato de desespero de uma garota no momento que eu estava lá. O pai não estava bem, por falta das insulinas e eles não tinham condições de comprar.

Uma cena simplesmente de cortar coração.

Por isso amigo, como em outas vezes, peço sua colaboração através do Nosso Blog.

Blog que tenho o prazer da leitura diária.

Te agradeço. Com um muito obrigado amigo.

Francisco César

Nota do Blog – Publicação mais uma vez veiculada, outra vez feito o apelo, novamente revelamos o drama pessoal e coletivo de incontáveis pessoas e familiares/amigos que vivem esse drama.

Imaginou se a Prefeitura Municipal de Mossoró fosse um restaurante e passasse um mês sem repor estoque? Fecharia, não? Mas no serviço público em que a prioridade é outra, esse é um assunto a ser tratado apenas no próximo ano, com ar de seriedade. Afinal de contas, é tempo de campanha eleitoral. Até lá, muita gente ficará sequelada (incluindo as centenas de cirurgias eletivas adiadas) ou morrerão. Quem se importa com isso?

Lamentável.

Leia também: Prefeitura reconhece falta de insulina, mas diz estar agindo.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): E-mail do Webleitor / Saúde
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
segunda-feira - 11/11/2019 - 08:46h
Eleições 2020

Larissa tenta colar em Rosalba; prefeita a exclui até de foto

Rosalbismo não quer outro Rosado perto para difícil campanha e constrange grupo de Sandra Rosado

Em meio à programação no sábado (9) no Sítio Hipólito (zona rural) do projeto “Família em Foco”, da Prefeitura Municipal de Mossoró, a ex-deputada estadual Larissa Rosado (PSDB) tentou colar sua imagem à prefeita Rosalba Ciarlini (PP), de quem é aliada desde a campanha municipal passada (2016).

Em suas redes sociais, Larissa pulverizou fotos ao lado da governante e líder popular do rosalbismo.

Rosalba, no centro, posa com Larissa bem à sua esquerda em postagem da ex-deputada no Instagram (Reprodução BCS)

Já a prefeita fez o inverso no seu Instagram próprio. Só para exemplificar: em nenhuma postagem aparece ao seu lado a ex-deputada e ex-adversária em quatro pleitos municipais. Deu-lhe sumiço.

Duas fotos são emblemáticas (colocadas nesta matéria).

Numa divulgada por Larissa Rosado, ela aparece em pose com a prefeita compondo elenco de fotografados.

Em outra, sobre mesmo evento e local físico, Rosalba está imponente ao lado de servidores da municipalidade que prestam “serviço gratuito” (como ela mesma escreveu) para a comunidade. Cadê Larissa?

Ambas posturas são compreensíveis. São facilmente explicáveis.

O grupo de Larissa tenta viabilizá-la como vice de Rosalba no próximo ano. É algo que Rosalba e o guru do seu agrupamento, ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado, não querem nem ouvir falar.

Anexaram o rosadismo ao seu sistema em 2016, transformando-o em subgrupo. Isso é fato.

Estratégia

Quanto à Larissa, a estratégia de se associar à prefeita é no sentido de tentar produzir um conceito de empatia que torne essa composição palatável ao eleitor e ao casal Rosalba-Carlos.

Parte desse estratagema é pressionar o rosalbismo, divulgando a possibilidade de que Larissa Rosado seja candidata a prefeito, como nome do PSDB e do presidente da sigla e da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza.

As duas hipóteses não são impossíveis, mas são bastante improváveis. Rosalba deverá ter outro nome a vice; o esquema de Larissa e de sua mãe, vereadora Sandra Rosado, continuará onde está por falta de fôlego para uma aventura em faixa própria.

A prefeita Rosalba, em seu Instagram, fala sobre mesmo assunto, mas bota foto excluindo Larissa (Reprodução BCS)

O rosadismo e o rosalbismo duelaram por mais de 30 anos no mesmo campo político em Mossoró, fechando brechas para surgimento de qualquer novidade que os importunasse. Em 2016, sentiram que era necessária a “união”, engolindo sapos, ressentimentos e diferenças diversas. Tudo por uma questão de sobrevivência.

Cláudia X Larissa

Em 2012, houve sinalizador de que pudesse acontecer essa afinação, quando Larissa foi candidata a prefeito pela terceira vez, contra a então vereadora Cláudia Regina (DEM), nome do rosalbismo.

Eu não vou entregar a prefeitura à Sandra – bateu na mesa na Residência Oficial do Governo do Estado, em Natal, a então governadora Rosalba Ciarlini. A partir daí, usou todos os esforços e estrutura oficial para impor derrota ao grupo da prima Sandra Rosado, então deputada federal.

Em 2014, na campanha às eleições suplementares à prefeitura, após cassação de Cláudia e do vice Wellington Filho (MDB), outra vez foi ventilado apoio do rosalbismo à Larissa contra o então prefeito interino Francisco José Júnior (PSD).

– É para votar nele. Vamos derrotar Sandra – ordenou a prefeita a seus seguidores/eleitores. Com os votos do rosalbismo, Francisco José Júnior atropelou Larissa Rosado, que colecionou sua quarta derrota à prefeitura.

Rosalba derrotou mãe e ajudou a derrotar filha

Rosalba x Sandra (1996)

– Rosalba Ciarlini (PFL) – 57.407 (52,64%);
– Sandra Rosado (PMDB) – 26.118 (28,50%);
– Maioria pró-Rosalba Ciarlini de 31.289

Francisco José Jr. x Larissa (2014)

– Francisco José Júnior (PSD) – 68.915 (53,31%);
– Larissa Rosado (PSB) – 37.053 (27,55%);
– Maioria pró-Francisco José Júnior de  31.862

* Francisco José Júnior teve 573 votos de maioria em sua vitória, num comparativo com Rosalba em 1996 contra Sandra Rosado (PSB, na época PMDB).

A opção do rosalbismo por Francisco José Júnior tinha duas razões de lógica política bem própria do pragmatismo e frieza do casal Rosalba-Carlos: estavam se distanciando de Cláudia e do líder do DEM, senador José Agripino; precisavam impedir que a municipalidade caísse nas mãos dos principais adversários.

Havia a premonição de cassandras, de que Francisco José sangraria no curso do mandato, tornando possível a retomada do Palácio da Resistência – o que ocorreu em 2016.

Sem mandatos

Sandra e Larissa ficaram sem mandatos (federal e estadual em 2014) e acabaram capitulando, como presas fáceis à cooptação ao pleito de 2016. No acordo feito, não lhes coube, por exemplo, indicar o vice de Rosalba. A compensação seria viabilizar a volta de Larissa à Assembleia Legislativa, numa costura política que envolveu a montagem da chapa Carlos Eduardo Alves (PDT)-deputado estadual Álvaro Dias (MDB) à Prefeitura do Natal- veja AQUI.

Assim, com eleição de Álvaro, a suplente Larissa foi içada de volta à AL, mas não se reelegeu em 2018.

Para 2020, uma chapa Rosalba-Larissa é tudo que o rosalbismo outra vez não quer. Por uma questão de sobrevivência, é tudo que o grupo de Sandra e a ex-deputada estadual precisam.

O cenário que se avizinha não recomenda brincar com a própria sorte. Rosalba e Carlos sabem disso e tratam do assunto com cortes e ajustes que começam numa simples foto. Pragmatismo político. Poder em jogo.

Uma imagem diz mais do que muitas palavras. Pura semiótica. Duas fotos, então…

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política / Reportagem Especial
sexta-feira - 08/11/2019 - 20:28h
Esporte e saúde

Prefeita Rosalba enfrenta protesto na periferia de Mossoró

Do Portal do Oeste e Blog Carlos Santos

A inauguração da reforma da praça pública do Conjunto Nova Vida (Malvinas) se tornou uma dor de cabeça para a prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini(PP).

Na solenidade realizada à tarde desta sexta-feira (8), Rosalba foi recebida com cobrança e vaias por desportistas da comunidade.

Manifestantes cobraram a construção dos dois vestiários que estavam sendo construídos pela comunidade e que foram destruídos por um trator pela gestão Rosalba Ciarlini.

Vestiários derrubados

Vídeo mostra um dos manifestantes relatando problemas que moradores enfrentam com a saúde municipal (algo que parece generalizado), além de reforçar cobrança por apoio ao esporte.

No dia 28 de março deste ano (veja AQUI), máquina pesada da gestão municipal botou abaixo dois vestiários que estavam sendo construídos com recursos de doação da comunidade, no campo de futebol “O Luizão”.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
sexta-feira - 08/11/2019 - 14:28h
Folha

Prefeitura paga quarta e última parcela do salário de outubro

Dando sequência ao pagamento do funcionalismo referente a outubro, que já havia tido continuidade no terceiro e quinto dia útil do mês subsequente, a Prefeitura conclui hoje os demais salários.

Realiza o repasse para os que ganham mais de R$ 4 mil, cerca de 10% dos servidores ativos.

Com os pagamentos de hoje – quarta parcela -, a Prefeitura conclui 100% dos salários, conforme anunciado anteriormente.

Teve início no dia 31 de outubro.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
quinta-feira - 07/11/2019 - 12:14h
Nesta quinta-feira

Prefeitura anuncia terceira parcela da folha de outubro

A Prefeitura Municipal de Mossoró anuncia a terceira parcela de pagamento da folha de pessoal, referente ao mês de outubro/2019.

Veja abaixo a informação oficial:

A municipalidade informa que dá continuidade ao pagamento dos salários de outubro dos servidores municipais.

Nesta quinta, 07, serão pagos para os que ganham até R$ 4 mil.

Com isso, cerca de 90% do funcionalismo recebeu os salários.

Nota do Blog – A primeira parte do pagamento aconteceu na última quinta-feira (31), com 60% da folha – veja AQUI; a segunda teve divulgação na terça-feira (5) – veja AQUI – e a terceira é essa agora.

A municipalidade tem até o quinto dia útil do mês subsequente para atualizar folha de pessoal. A data é hoje: 7 de novembro.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
terça-feira - 05/11/2019 - 14:16h
Saúde pública

Mulher conta drama da espera de uma cirurgia há 2 anos

Do Mossoró Hoje

A doméstica Laila Cristina chora ao revelar que está há dois anos aguardando que a Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró autorize uma cirurgia eletiva de histerectomia.

Laila Cristina: mais uma vítima (Foto: MH)

“Não aguento mais”, diz dona de casa, acrescentando que tem horas que fica de joelhos para a dor passar. A doméstica é uma de centenas de mossoroenses que precisam de cirurgia eletiva.

As cirurgias eletivas estão suspensas, porque a Prefeitura de Mossoró não pagou os procedimentos realizados nos últimos 19 meses nos hospitais de Mossoró.

Urgência

Laila afirma que já fez os exames várias vezes e perdeu a validade. Diz que a cirurgia já é uma questão de urgência médica, pois sangra todos os dias e precisa ir à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) tomar remédio.

A doméstica reclama também que as vezes vai à UPA pedir medicamentos para passar as dores e não tem. E muitas vezes também encontra o hemograma quebrado.

Laila Cristina já tentou fazer particular, mas não conseguiu os quase R$ 5 mil reais para pagar. Disse que tem a mãe doente e está sem poder trabalhar devido as dores.

Nota do Blog – Sai governo, entra governo, mas o enredo não muda. Incontáveis pessoas sequeladas e outras tantas que morrem como vítimas inocentes. E ninguém é punido. Os culpados dormem tranquilos como gente acima de qualquer suspeita. Tutti buona gente.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde
terça-feira - 05/11/2019 - 11:20h
Outubro

Prefeitura anuncia pagamento de mais um ‘pedaço’ da folha

Prefeitura paga nesta terça-feira (05) nova faixa salarial da folha de servidores, correspondente ao mês passado (outubro). Percentual corresponde a mais de 76% do funcionalismo.

Estão sendo creditados os valores para os que ganham até R$ 2.500. No fim de semana houve pagamento de 60% do pessoal (veja AQUI).

Com isso, mais de 76% do funcionalismo passam a receber.

O Município informa ainda que o salário será concluído até o final da semana.

O pagamento fatiado tem ocorrido regularmente, tendo inclusive decisão judicial que determina cobertura da remuneração de modo integral (veja AQUI).

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
segunda-feira - 04/11/2019 - 10:22h
Mossoró

Como regra, faltam insulinas e outros produtos em prefeitura

Drama da insulina é sem fim (Foto: ilustrativa)

Faltam insulinas na Prefeitura Municipal de Mossoró.

O drama de incontáveis pessoas e seus familiares não tem fim, passa de prefeito a prefeito (a) sem solução.

Carlos Santos, fui pegar insulina Tresiba e avisaram que está faltando, sem previsão alguma de quando vão ter”, avisa um webleitor.

“Estão faltando também lancetas e agulhas”, completou.

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) disse no dia 6 de setembro último (veja AQUI) que estava em tramitação processo de aquisição de insulinas e outros produtos.

A garantia é de que logo tudo estaria normalizado. Alguém acreditou? Levou a sério?

No dia 16 de outubro, em mais uma série de denúncias por falta de insulinas e outros remédios em Farmácia Básica, UBS’s e UPA’s, nova promessa da municipalidade em Nota Oficial (veja AQUI).

Foi assegurado que haveria pleno abastecimento, sem que houver falta de qualquer medicamento “até o fim do próximo ano” (último da gestão da prefeita Rosalba Ciarlini-PP).

Acredite, se quiser.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
sábado - 02/11/2019 - 20:44h
Saúde em Mossoró

Anestesiologistas não farão cirurgias a partir de segunda-feira

A partir desta segunda feira (4), “todas as cirurgias eletivas estão suspensas no Hospital Wilson Rosado e Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC),  até novas deliberações dos sócios da Cooperativa de Anestesiologistas de Mossoró (CAM)”, avisa o o anestesiologista Ronaldo Fixina, dirigente do Sindicato dos Médicos (SINMED), Delegacia de Mossoró.

“Por que os anestesiologistas não podem receber salários dentro do mês trabalhado? Um ente público que firma contrato sem previsão orçamentária recebe que denominação?”, provoca.

Os anestesiologistas plantonistas do Hospital Maternidade Almeida Castro (HMAC), sob intervenção federal desde 2014, “estão sem receber um centavo há mais de 4 meses: julho, agosto, setembro, outubro. Sem previsão de pagamento e sem a existência de um  cronograma de pagamento. Sim, e tem calote ( o termo mais correto ) de plantão de 2017”, reforça ele.

No HMAC a situação é similar àquela denunciada esta semana pelo diretor-geral do Hospital Wilson Rosado, cardiologista Bernardo Rosado: falta de pagamento há meses, do acordo entre Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Mossoró.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
  • San Valle Rodape GIF
sábado - 02/11/2019 - 17:26h
Atrasos salariais

Os argumentos falsos de quem não fez o dever de casa

Em nota oficial enviada à imprensa nessa quinta-feira (31), sob o título “Prefeitura Paga hoje 60% do funcionalismo; restante será concluído próxima semana“, o governo da prefeita Rosalba Ciarlini (PP) admitiu finalmente o que estava sendo camuflado e desmentido há meses: não consegue pagar a remuneração de pessoal dentro do mês trabalhado. Sairá fatiado novamente.Porém não se sustenta sua justificativa de que o agravamento do quadro é em face de “redução atípica do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) no mês de outubro”, além de “queda de receita provocada pela redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), decorrente do decreto do Governo do Estado que alterou as regras do Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Norte (PROEDI)”.

Pura falácia.

O próprio Blog Carlos Santos já contestou incisivamente esse sofisma (veja AQUI) e o Governo do Estado fundamentou defesa com consistência (veja AQUI). Estudando dados e em consulta a referências oficiais sobre FPM e ICMS, chegamos à confirmação: a municipalidade mente e tenta transferir desgaste político, jogando funcionalismo e opinião pública contra o Governo Fátima Bezerra (PT).

ICMS

Em setembro, os valores relativos ao ICMS chegaram a R$ 9.476.825,8.

Já em outubro, esse número subiu para R$ 10.771.620.07. Simplificando: um aumento de R$ 1.294.794,25.

FPM

Em relação ao FPM, em setembro a Prefeitura Municipal de Mossoró recebeu R$ 6.411,196,86. Já agora em outubro foram depositados R$ 5.902,339, 30. Isso significa um recuo de R$ 508.857,56. No comparativo entre 2018 e 2019, o FPM aumentou.

Foi de R$ 73.132.299,58 de janeiro a outubro de 2018 e de 78.880.657,29 em igual período de 2019. Um salto de 5.748.357,71 neste ano, ou seja, 7,9%.

Dever de casa

Rosalba quer se livrar das próprias responsabilidades, negligências e culpa. Mas os números revelam que não existe desabamento abissal de transferências que cause esse desequilíbrio, a ponto de deixar 40% da folha para cobertura em novembro. Além disso, a arrecadação direta segue com bom fôlego.

É nítido que a prefeita não fez o dever de casa com uma reforma administrativa, enxugamento de despesas com cargos comissionados, revisão de contratos e outras providências. A PMM é o paraíso das dispensas de licitações, licitações esquisitas, aditivos contratuais e empreguismo desenfreado.

Arrumou o básico para usar um artifício de sempre: investir em maquiagem com fins eleitoreiros. Está ficando difícil continuar enganando a quase todos o tempo todo.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
sábado - 02/11/2019 - 07:20h
Infraestrutura

Praça do Teatro Municipal começa a passar por restauração

A Prefeitura de Mossoró, através da secretaria de Infraestrutura realiza reparos nos equipamentos de lazer do município. Nesta semana foi iniciada a reforma da Praça Cícero Dias, localizada na Avenida Rio Branco – em frente ao Teatro Municipal Dix-huit Rosado.

Trabalhadores fazem recuperação de piso e outros compartimentos e equipamentos da praça (Foto: PMM)

Serão realizados a recuperação dos trechos do piso cascalhinho do entorno da praça, reparos no piso cerâmico na área central, recuperação de trechos dos assentos da praça, com troca de peças do granito e dos projetores das torres de iluminação por projetores de LED, que geram maior eficiência e economia.

A obra de recuperação da praça Cícero Dias tem previsão de conclusão nos próximos 6 meses.

A municipalidade não informou o custo da obra.

Com informações da Prefeitura de Mossoró.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
sexta-feira - 01/11/2019 - 21:30h
Prefeitura de Mossoró

Terceirizada deixa dezenas de desempregados sem pagamento

Do Blog do Barreto

A terceirizada Troia Assessoria e Serviços Técnicos LTDA encerrou o contrato com a prefeitura de Mossoró devendo os salários de setembro. A empresa não deu previsão dos pagamentos do aviso prévio nem dos direitos trabalhistas cujo prazo prevê quitação em dez dias.

São mais de cem servidores prejudicados.

“Nós estamos com esses atrasos com as terceirizadas vindo da empresa Troia que deu aviso a mais de cem colaboradoras com pagamento do mês de setembro em atraso sem dar previsão do pagamento do mês e verba rescisória. Vamos ter ações na Justiça como aconteceu com a Prime e Vagalume”, disse Aldeiza Sousa, delegada sindical do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio, Conservação, Higienização e Limpeza do Rio Grande do Norte (SINDLIMP/RN).

A Tróia vinha prestando serviços à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social cuja titular é Lorena Ciarlini, filha da prefeita de Mossoró Rosalba Ciarlini (PP).

Ainda existem atrasos da Athos Assessoria e Serviços Terceirizados (administração e saúde) e Reelecum (jardinagem).

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Gerais
sexta-feira - 01/11/2019 - 16:40h
Estado aponta:

Atraso de 40% da folha da Prefeitura é culpa da gestora local

Do Blog Diário Político

O Governo do Estado se pronunciou por volta das 22h por meio de seu twitter com título: “Entenda por que o PROEDI (Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Norte), não é o responsável pelo atraso do pagamento dos servidores de Mossoró”.

Mostrou, didaticamente, como a Prefeitura de Mossoró agiu de má-fé, tentando jogar sobre o governo estadual, responsabilidade por atrasar o pagamento de 40% de sua folha de pessoal (veja AQUI).

Veja resumo dos esclarecimento do Estado:

1) A folha de pagamento de Mossoró custa R$ 25 milhões, já a redução foi de R$ 526 mil, ou seja 2% da folha.

2) Além disso, a Prefeitura de Mossoró estimou R$ 90 milhões de ICMS para 2019, até setembro deste ano, entraram nos cofres públicos R$ 91,5 milhões. E estimativas para receber mais R$ 30 milhões.

A administração Estadual concluiu seu esclarecimento postando:

“Portanto… não é possível culpar o PROEDI pelo atrasado de 40% dos servidores municipais. Dados: Portal da Transparência/Prefeitura de Mossoró. Mês de referência: agosto de 2019”.

Nota do Blog Carlos Santos – Levantamos, com auxílio de especialistas em área de tributação e direito, uma série de informações sobre esse assunto. O texto está pronto. Amanhã o publicaremos.

Mas dia passado, diante da mentira deslavada da gestão municipal, já emitimos opinião: “Essa versão do governo municipal é de uma má-fé despudorada. Insulto à inteligência alheia. Qualquer pessoa razoavelmente bem informada sabe disso” (veja AQUI).

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
sexta-feira - 01/11/2019 - 09:38h
É a Rosa!

Bancada governista sente dificuldade para defender governo

Onda de notícias negativas desgasta a gestão da prefeita Rosalba Ciarlini e encurrala vereadores

De um vereador aliado da prefeita Rosalba Ciarlini (PP), em sussurros com outro governista, num dos compartimentos da Câmara Municipal de Mossoró:

– Está cada vez mais difícil defender o Governo Municipal.O governista se referia à sucessão de fatos negativos que degastam a gestão. Como exemplo, enumerou três fatos políticos, que atingiram em cheio o Palácio da Resistência esta semana:

– O anúncio da judicialização, pela bancada oposicionista, do pedido de empréstimo do Município à Caixa (veja AQUI).

– A revelação do rombo da Prefeitura (e do Estado), que provocou suspensão de cirurgias eletivas no Hospital Wilson Rosado pelo SUS (veja AQUI, AQUI). Leia tambémRegistro do SUS desmente Prefeitura sobre repasse a hospital.

– A ampliação do atraso no pagamento do servidor público (até então, o governo sustentava versão “fake news” de que pagava a “folha em dia”). Leia tambémRosalba paga a apenas 60% dos servidores e culpa Fátima.

Atacar governadora é tática para desviar foco

Não por acaso, no plenário da Câmara, a tática predominante é atacar o Governo do Estado, ao invés de apresentar resultados da Prefeitura ou efetivamente defendê-la. O atalho é transferir foco e responsabilidades, denúncias e queixas na direção da governadora Fátima Bezerra (PT).

A tática até que vinha funcionando, mesmo que à meia-boca. Contudo ficou muito “manjada”. Além disso, os fatos retumbantes que depõem contra a gestão da “Rosa”, falam por si.

Militância cibernética, robôs virtuais, páginas apócrifas financiadas pela municipalidade e mídia camarada não estão conseguindo conter essa onda negativa.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quinta-feira - 31/10/2019 - 17:48h
Mais uma

Registro do SUS desmente Prefeitura sobre repasse a hospital

Relatório oficial atesta que verba carimbada é estranhamente retida e acaba afetando os pacientes

Por Magnos Alves (Portal do Oeste)

Já falamos aqui que a prefeita Rosalba Ciarlini (PP) adotou mentiras como política de governo. Reabertura da Porcellanati, pagamento de salários em dia, bom momento econômico de Mossoró, entre outras mentiras, já foram contadas e repetidas pela prefeita. E não para por ai.

Agora, a gestão Rosalba também mente sobre o repasse de recursos do SUS. Nesta quarta-feira (30), a Prefeitura de Mossoró divulgou release com o título: Prefeitura comprova repasses do SUS em dia e negociará adicionais com Hospital Wilson Rosado. Leia tambémDiretor do Wilson Rosado desabafa sobre calote.

Registros oficiais mostram detalhamento de repasses, revelando como outra vez prefeita e municípios mentem (Reprodução)

No entanto, não é verdade que a gestão Rosalba esteja repassando os recursos do SUS em dia, conforme o BLOG DO MAGNOS/PORTAL DO OESTE apurou.

Para começo de conversa, a própria Prefeitura informa no release que fez ontem o pagamento da produção de agosto. E sabe quando a gestão Rosalba recebeu esses recursos do Ministério da Saúde? No dia 1° de agosto. A Prefeitura de Mossoró recebeu o repasse do Governo Federal de recursos carimbados no dia 1° de agosto e somente no dia 30 de outubro fez o pagamento.

Isso é repassar em dia?

E tem mais. A Prefeitura informa no release que pagou ontem R$ 1.156.295,63 ao Hospital Wilson Rosado pela produção de agosto de serviços hospitalares de média e alta complexidade. O Blog do Manos Alves/Portal do Oeste apurou, no entanto, que a produção do referido hospital nesse período foi superior a R$ 1.500.000,00.

Cadê o restante desses recursos? Para que finalidade foi desviado cerca de R$ 350.000,00 que o Ministério da Saúde já envia com destino certo?

Dinheiro recebido e não repassado ainda

Embora tenha pago ontem apenas parte da produção de agosto ao Hospital Wilson Rosado, a gestão Rosalba já tem em seu cofres os recursos dos meses de setembro e outubro. O Ministério da Saúde fez esses repasses nos dias 02 de setembro e 03 de outubro, de acordo com dados do Fundo Nacional de Saúde.

Qual o motivo então de a Prefeitura de Mossoró só ontem ter pago parte da produção de agosto e ainda não ter quitado os serviços de setembro? Se os recursos entraram nos cofres do Município, por qual motivo não chegam ao destino final?

Essa relação da gestão Rosalba com os recursos do SUS é a continuidade do que era praticado pelo ex-prefeito Silveira Júnior, que encerrou o seu mandato dando “sumiço” em milhões. Quando assumiu, Rosalba condenou a atitude de Silveira e prometeu, até, acionar a justiça. Mas hoje ela bebe da mesma água.

Sobre setembro, a Prefeitura alega que aguarda os envio das notas fiscais para iniciar o processo de pagamento. Mas isso já é assunto para outra postagem.

Nota do Blog – Seria interessante a prefeita e vários de seus auxiliares procurarem uma ajuda especializada. É incomum essa regularidade e volume de mentiras sem qualquer pudor. A menos que, olhando por outro ângulo, seja mesmo má-fé e cinismo. Esperamos que não.

Mesmo como leigos, percebemos sintomas da “mitomania”, psicopatologia em que o indivíduo tem tendência duradoura e incontrolável para a mentira (veja AQUI). Cuidem-se.

Leia também: Cacoete da mitomania marca Rosalba à porta de eleição.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.