• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 01/05/2022 - 04:02h

Texto de quase bêbado

Por François Silvestre

E nessa condição vou esnobar cultura. Amanhã estarei ou não arrependido. Não pela demonstração da burrice oficial militar do país, mas pela exibição das coisas simples que conheço as quais me permitem expor o analfabetismo dessa gente.bebida, cerveja, chope

Vi hoje um vídeo do general presidente do Superior Tribunal Militar (STM). Não sei seu nome. Falou durante cinco minutos. Cometeu quatro erros de português. Crassos. Quase um erro por minuto.

Aí, me veio à memória uma fala de Bolsonaro contra a cultura vasta. Disse ele, do alto da sua sublime ignorância, que a escola tinha por base fundamental ensinar português e matemática. Portanto, os militares cumpriam essa tarefa educacional.

Aí, eu pergunto ao general: O que enuncia o Teorema de Pitágoras? O senhor sabe? Eu sou nulo em matemática, mas sei. A soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa. Fácil decorar isso, né não? Quer dizer o quê? Pegue uma folha de papel, desenhe um triângulo retângulo, a linha vertical é um cateto e a linha horizontal é outro cateto. A linha que une as duas pontas dos catetos é a hipotenusa, que se opõe ao vértice do triângulo.

Basta você fazer um quadrado na linha da hipotenusa pra descobrir que esse quadrado é a soma dos quadrados que você fará dos catetos. Entendeu, general? Serve pra quê? Pra quase tudo na medição e rigidez das construções. O triângulo retângulo é figura mais rígida da geometria. Pitágoras foi o gênio da simplicidade.

General, o senhor sabe o enunciado da lei da gravidade? Eu sei. Matéria atrai matéria na razão direta do produto das massas e na razão inversa do quadrado das distâncias. Isso quer dizer o quê, general?

Quer dizer que quanto maior a massa de um corpo, mais ele atrai o corpo de menor massa. E quanto mais distante estiver o corpo de maior massa, menos será a sua força de atração. Sacou, general? Vá estudar.

Estou quase bêbado. Mas, inversamente proporcional à burrice.

P.S: Isaac Newton, da gravidade, disse “ter visto mais distante por estar sobre os ombros de gigantes, e Pitágoras era um deles”. Sobre os ombros de Newton, Albert Einstein e Stephen William Hawking viram mais longe ainda.

François Silvestre é escritor

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica

Comentários

  1. Amorim diz:

    Parabéns pela “sutil cutucada”!
    PS. Tamb5sou fã do precioso líquido!
    Acho bom pois quando estou com amigos converso minhas asneiras:; e também conto causos e minto!
    Um abraçaço

  2. A de Andrade diz:

    O analfabetismo tomou do poder no Brasil. Vamos derrotá-los.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.