• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 27/02/2022 - 07:50h

Toca Raul!

Por Erasmo Carlos 

Vi nas redes sociais que Ed Mota, sobrinho do cantor e compositor Tim Maia, havia feito algumas críticas muito pesadas a Raul Seixas (veja AQUI). Na oportunidade não procurei saber maiores detalhes. Hoje, assistindo ao canal Foro de Moscow, fiquei mais a par do assunto.

Ed Mota e Raul Seixas (Fotomontagem: Blog Tio Colorau)

Ed Mota e Raul Seixas (Fotomontagem: Blog Tio Colorau)

Raulseixista que sou desde os 11 anos de idade, sinto-me na obrigação de meter o bedelho no assunto, esclarecendo algumas situações, ditas tanto por Ed Mota, como pelos apresentadores Bruno Barreto e William Robson.

De início, desconheço qualquer “falha de caráter” de Raul Seixas, muito pelo contrário. Quando começou a carreira, como produtor da CBS, Raul Seixas impulsionou o sucesso de nomes como Odair José, Diana, Renato & seus Blue Caps, Roberto Ribeiro, Leno e Lília, Jerry Adriani e Baltazar. Inclusive, os maiores sucessos dos dois últimos foram escritos por Raul Seixas: “Doce, Doce Amor” e “Se Ainda Existe Amor”, respectivamente.

Quem se propuser a mergulhar nas obras dos artistas citados, bem como de outros do portfólio da CBS naquele período, final dos anos 60, encontrará várias canções escritas por Raul Seixas, que sempre teve o reconhecimento de todos eles. Tanto é que muitos tentaram ajudá-lo nos últimos anos de vida, como Jerry Adriani e Odair José.

A única história desabonadora envolvendo a conduta de Raul Seixas foi na ditadura militar, e tudo indica ser um boato. Alguém chegou a dizer que ele havia dedurado o seu parceiro, Paulo Coelho, o que nunca foi provado. Nem o escritor, que já foi instigado a tratar do assunto, acredita que isso tenha acontecido.

Outro equívoco é imaginar que as canções de Raul Seixas foram escritas por Paulo Coelho. De fato, eles fizeram muitas músicas em parceria, como “Al Capone”, “Tente Outra Vez” e “Medo da Chuva”. No entanto, o “mago” nem foi o maior parceiro do cantor, título este que cabe a Cláudio Roberto, com quem Raul escreveu dois de seus maiores clássicos, “Maluco Beleza” e “Cowboy Fora-da-lei”, além de dezenas de outras canções.

Muitas composições Raul Seixas escreveu sozinho, como “Ouro de Tolo”, “Metamorfose Ambulante”, “Mosca na Sopa” e “Trem das 7”, pra ficar apenas no início da carreira.

De outro modo, não há no repertório de Raul Seixas uma só música escrita unicamente por Paulo Coelho.

Costumo dizer que sou capaz de cantarolar entre 20 e 25 músicas de Raul Seixas numa roda de conversa e os presentes conheceram todas elas, mesmo que um ou outro não seja fã. Poucos artistas brasileiros conseguem reunir tantos sucessos.

Ed Mota tem quantos, apesar de seu tão alardeado talento musical? Eu lembro de “Manuel” e “Colombina”, tem outra?

Sobre um disco de referência do cantor e compositor baiano, posso apontar “Krig-ha, Bandolo!” (1973), considerado o 12º melhor disco do Brasil segundo a lista dos 100+ da revista Rolling Stone Brasil, e o 5º melhor na eleição do jornal Estado de S. Paulo, em 2012.

Como todos os artistas, Raul Seixas teve momentos altos e baixos na carreira. No seu caso, os baixos foram motivados pelo vício em drogas, especialmente bebidas alcoólicas, o que acabou por leva-lo à morte em 1989, aos 44 anos.

Raul Santos Seixas é um dos maiores nomes da música brasileira de todos os tempos, o pai do rock nacional, com enorme reconhecimento no meio. É uma unanimidade. Não me recordo de outro artista que tenha desmerecido seu trabalho e seu caráter.

O que muitos fazem, é lamentar que uma pessoa tão talentosa tenha perdido a guerra para o álcool.

Ed Mota, o gênio que conseguiu rimar “Manoel” com “Céu”, é uma voz solitária.

#TocaRaul!

Erasmo Carlos é editor do Blog Tio Colorau

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica

Comentários

  1. João Claudio diz:

    Mas afnal, quem é esse tal de ed mota?
    Quem é o cantô?

  2. Inácio Augusto de Almeida diz:

    O que ele queria conseguiu.
    Daí não escrever o nome desta figura.

  3. Clóvis Pituleira diz:

    Correto o raciocínio de Inácio Augusto.Essa figura só tem um “talento”.É sobrinho de TIM MAIA.

  4. Raniele Alves diz:

    Erasmo Carlos !
    As músicas Colombina e Fora da lei que o Mota gravou e teve bastante sucesso são letras de Rita Lee e o seu parceiro Roberto de Carvalho, portanto não sei se o Ed Mota é compositor .

  5. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAUJO diz:

    Essa figura chamada Ed Mota, tão somente é conhecida por ser sobrinho de Tim Maia, este sim, um grande artista.

    Todavia, quanto aos arroubos abjetos arroubos proferidos pelo sobrinho do Tim Maia, devemos considerar que, além de uma crise sistêmica em que a pós verdade (MENTIRAS E CALUNIA$ COMO MÉTODO DE AUTO AFIRMAÇÃO)tem tentado se superar, estamos na Pandemia e o vinho decantado vinho tomado ( QUANDO DA LIVE) pelo sobrinho de Tim Maia, TALVEZ não sido bem escolhido.

    Denota-se que o sobrinho do Tim Maia, nunca foi de esconder seu lado mais que colonizado, arrogante, pedante, e pasmaceiro de suposta estrela…o ar professoral com que INTENTA dar aulas sobre vinhos, é apenas um deles.

    Neste caso, presumo que em menos tempo do que possamos imaginar , o Idiotizado Sobrinho de Tim Maia, mais uma vez virá a público pedir desculpas, conforme já fizera em outras ocasiões em que perderá totalmente o tino, o prumo e o bom senso

    Por fim, creio que, como usuário das redes sociais ,onde de forma colonizada e elitista professa suas teses de Sommelier, o Sobrinho do Tio, apenas intentou sair do anonimato, no meio de tantas estrelas da MPB estejam elas.mortas ou vivas, já que r. Sobrinho nem em vida e muito menos depois da morte, JAMAIS chegara aos pés de RAUL SANTOS SEIXAS…!!!

    Um baraço

    FRANSUELDO VIEIRA

  6. João Claudio diz:

    Pesquisei e localizei a baleia barbuda na NET.

    Cá pra nós; pense num mau gosto ouvir as músicas(???) dessa coisa hororosa.
    E ainda se acha ‘artista’.

    Ei, pesssos que curtem a baleia não tem ouvidos porque tem dois enormes pinicos no lugar das orelhas.

    É muita merda. Né nāo?

  7. LUIS RODOVALHO diz:

    Projeto de artista medíocre, sem qualquer trabalho para mostrar. Viveu sempre a sombra do tio Tim Maia. Hoje no ostracismo sem qualquer credibilidade fica criando “estórias” sobre um dos maiores artista do Brasil.; Enfim, está querendo aparecer na mídia. Palhaço.

  8. Amorim diz:

    Receita: junte uma porção grande de iguinorância, estupidez, prepotência, cantor de uma musica só, arrogância bosta, cocô, bosta e mercado, adicione meio litro de aquaraz bata em um liquidificador guebrado por cinco minutos.
    Pronto, sirva a temperatura ambiente e terás o dito cujo!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.