Em entrevista concedida ao vivo nesse sábado (25) ao programa “Sala de Redação” da rádio Princesa FM 90.9 do Assu, o prefeito assuense Gustavo Montenegro Soares (PL) anunciou que vai inaugurar na terça-feira (28), às 11h, a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 horas do município.
A UPA será batizada com o nome “Doutor Milton Marques de Medeiros”, um dos fundadores da Princesa FM (antes se chamava Rádio Princesa do Vale, AM).
Localizada no bairro Alto São Francisco, a UPA será entregue ao seu pleno funcionamento sem seguir ritual de inauguração comum. A mudança é justificável em face da pandemia da Covid-19, em que se recomenda evitar aglomeração humana.
A UPA 24 Horas vai absorver o Pronto Socorro Municipal (PSM), localizado provisoriamente no prédio do Hospital Regional Dr. Nélson Inácio dos Santos (HRNIS).
Homenageado
Milton Marques de Medeiros, professor, médico, bacharel em direito, jornalista, escritor, empresário e ex-reitor da Universidade do Estado do RN (UERN), era um homem múltiplo e de perfil moderado.
Nascido em Upanema em 9 de julho de 1940, Milton Marques se formou em medicina, exercendo a psiquiatria por 35 anos.
Ex-reitor da Uern, em vários momentos teve seu nome cogitado para concorrer a cargos eletivos, como de prefeito de Mossoró. Mas sempre optou pelos bastidores e contribuição à vida de Mossoró e estado de outras formas.
Empresário do ramo salineiro, da radiodifusão e telecomunicações, Milton Marques fundou ainda o Sistema Oeste de Comunicação que opera rádios em Mossoró, Assu e Apodi, além da TV Cabo Mossoró (TCM), promotora de TV por assinatura, internet e do Canal próprio TCM 10 HD.
Integrou várias academias e entidades culturais e filantrópicas, como a Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró (ACJUS), Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP) e Associação de Escritores de Mossoró (ASCRIM).
Leia também:
– “Eu acho que sou um homem simples… em paz!” (entrevista) – AQUI;
– Inesquecível “Milton” – AQUI;
– O menino do Poré – AQUI.
No final de 2016, ele ingressou na Academia Mossoroense de Letras (AMOL) e lançou a trilogia de livros denominada de “Déjà vu”.
Venerável da centenária Loja Maçônica 24 de Junho, professor Milton Marques teve formação acadêmica também em Direito.
Iria completar 77 anos em julho de 2017. Faleceu em Fortaleza-CE no dia 22 de abril de 2017 e foi sepultado em Mossoró no Cemitério São Sebastião à tarde do dia 23.
Nota do Blog – Toda homenagem a Milton será sempre salutar. Conheci-o e sou-lhe muito grato. Era um homem diferenciado que faz uma falta enorme a Mossoró e ao RN.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Convivi de perto com Dr. Milton Marques, através de minhas experiências profissionais quando atuei na parte administrativa da indústria salineira de Mossoró e Macau e Areia Branca. A sua salina São Camilo fica localizada em area vizinha ao parque salineiro da antiga Sosal aonde trabalhei por muitos anos na salina Guanabara e Francisco Menescal, hoje pertencem ao grupo Salinor. Poucos sabem, mais quase que iria trabalhar com Dr Milton em sua salina São Camilo, não fui porque optei acompanhar minha esposa Bráulia, que a época estava indo para São Paulo a serviço do Banco do Brasil, conversei com Dr. Milton os motivos de declinar do seu convite, agradeci a ele numa noite em que tomávamos suco de fruta no terraço de minha residência aqui em Mossoró, o destino então estava traçado para mim e Gildazio Cavalcanti, acho que até hoje ainda se encontra a frente da salina São Camilo. Impressionante como Dr. Milton era dinâmico, empresário, médico, professor, comunicador, mais sempre manso e humilde. Depois do meu retorno de São Paulo para Natal, já trabalhando na Assembléia Legislativa, novamente reencontrava o velho amigo, lá na Assembléia Legislativa Dr. Milton como Reitor da UERN lutando por verbas de emendas parlamentares para poder fazer a maior instituição de educação do interior do estado , a UERN crescer e se expandir, no gabinete parlamentar aonde eu fazia chefia, Dr. Milton tomava cafezinho comigo na minha mesa de trabalho, e era o momento para fazermos um passeio histórico de nossas vidas, sempre com assuntos inerentes as suas atividades empresariais, pois as de médico já estavam aposentadas, e o brilho dos seus olhos era mais intensos e focalizados com direção aos inerentes aos seus veículos de comunicação, ressaltada sempre a TCM emissoras de rádios, acrescentando agora a UERN. Acho que que depois de sua família, eram os seus maiores amores. Uma coisa boa na minha vida; não vi Dr. Milton morto, guardo a sua imagem do amigo vivo. Parabéns ao perfeito Gustavo Soares por mais uma homenagem ao grande homem do Poré de Upanema. Toda homenagem a Dr. Milton, é por demais justa.
Dr.Milton Marques de Medeiros, figura que meu coração faz questão de não esquecer. Que a UPA que leva o seu nome, traga o auxílio ao povo desesperado pelo ar. Assim, no RJ, não posso imaginar diferente em outros lugares. Bem-vindo ar do Dr. Milton Marques de Medeiros. Permaneça vivo para abrandar a agonia! Amo sua lembrança, respeitosamente!
Falei para cidade do Assú através da Rádio Princesas FM 90, com sentimento de gratidão e mensagem de reconhecimento, em saudação a homenagem da inauguração de uma unidade de saúde q recebe o nome Dr. Milton Marques de Medeiros.
Gratidão da família q será externada no ato inaugural com a presença de Stella Maris, filha e Gustavo Sena, genro. Em razão da coronavírus e por comodidade de risco, ñ estarei presente. E até chamo atenção para chegada dessa UPA acontecer nesse tempo de pandemia, como marco da assistência pública à bem da saúde, vindo ampliar os serviços na área da medicina. Acompanhei a vida de Milton por 6 anos de namora mais 47 anos de casamento e posso dizer que como médico exerceu a profissão com comprovado saber acadêmico e dedicada formação humana para o cliente que por ele procurasse cuidados. Que assim, seja o atendimento neste ambiente de saúde q leva o nome UPA – dr. Milton Marques de Medeiros.
Obrigada, Sr. Prefeito Gustavo Soares. Certamente o povo do Assú assim, como a família de Milton, também expressa gratidão ao receber esta UPA 24 horas de serviço voltado para saúde de urgências, ambulatorial e de proteção ao Covid 19.
Muito obrigada. Saúde, afeto e reconhecimento para cidade do Assú.