É o segundo corte de energia na Prefeitura do Natal só esta semana.
Na manhã de terça (16), a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) teve igual problema.
Pobre Natal.
Jornalismo com Opinião
É o segundo corte de energia na Prefeitura do Natal só esta semana.
Na manhã de terça (16), a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) teve igual problema.
Pobre Natal.
Victor Hugo
Ricardo Procópio e Arthur Cortez Bonifácio são os nomes ungidos para o TRE.
Terão mandato de dois anos.
Ele escreve, hoje, um cenário que se desenha para alavancar o parlamentar potiguar a essa situação. Também fala da possibilidade do senador Garibaldi Filho (PMDB) voltar a comandar o Senado.
Veja abaixo:
Se o deputado federal Cândido Vaccarezza (PT) ganhar a parada, Henrique Alves deverá se preparar para o segundo biênio, que, sob o ponto de vista de peso e importância, é melhor, eis que mais próximo ao calendário eleitoral de 2014. Nesse caso, Garibaldi Alves (PMDB), o filho, teria chances.
Mas os votos dependem, ainda, dos rumos a serem tomados por José Sarney (PMDB) e Renan Calheiros (PMDB). Este senador, que já presidiu a Casa, tem vontade de voltar à cadeira presidencial.
Esbarra, porém, no imbróglio que o fez renunciar à presidência. Calheiros, vale a pena lembrar, continua a ter grande força junto ao corpo de senadores do PMDB.
Ao lado dele, circula com desenvoltura o recém reeleito e poderoso senador Romero Jucá (PMDB).
O PMDB é matreiro.
Pode formar um blocão com PR, PP, PTB e PSC, que reunirá sob o mesmo abrigo 202 deputados. A se confirmar esse conjunto, vejo Henrique Alves solidamente sentado na cadeira de presidente da Câmara.
O PT teria ido com muita sede ao pote. Anunciou a formação de bloco, animando, então, o PMDB a entrar na arena.
Vejo no Blog Território Livre que o impresso chega ao seu primeiro ano de vida.
Tem um time de peso e aposta no escasso jornalismo de opinião, provocando o contraditório.
Vida profícua e longa ao Novo Jornal.
Ele abordará o tema "Assistência ao Médico em Situações de Risco Profissional".
Rubens dos Santos Silva é também Conselheiro Titular dos Conselhos de Medicina Federal (CFM) e do Rio Grande do Norte (CREMERN).
Tem como foco as mulheres arrimo de família que estejam desempregadas, ou em situação precária de trabalho, e ainda aquelas que foram obrigadas a procurar o mercado de trabalho ou a ele retornar em razão de condenação criminal de seu esposo ou companheiro, que serão cadastradas à medida que demonstrem interesse em participar do Programa.
“Acredito que o aparato estatal do Rio Grande do Norte tenha recursos suficientes para, por intermédio de sua Secretaria relacionada ao tema, mover seu interesse no sentido de mudar essa realidade”, afirma o deputado Robinson Faria, autor da proposta.
Da mesma forma, serão cadastradas empresas públicas ou privadas, órgãos ou entidades, universidades, Associações e ONGs e outros que aceitem funcionar como parceiros nesta iniciativa.
Com informações da Assessoria de Imprensa do deputado Robinson Faria.
O Flipipa é uma mistura bem dosada de atividades culturais voltadas ao exercício da literatura, do despertar da escrita à discussão de ideias, tendo como referência a obra e o pensamento de vários autores brasileiros e de língua portuguesa.
Na tenda praiana, escritores de renome internacional debatem temas como romance, poesia, conto, graphic novel e HQs, cangaceirismo, fortuna crítica de Câmara Cascudo a Polycarpo Feitosa, historicismo, jornalismo e redes sociais, entre outros, para uma plateia de 3 mil pessoas/dia.
Toda a programação é gratuita.
Nas salas de aula das escolas Domitila Castelo e Vicência Castelo, em seis salas nos turnos da manhã e tarde, cerca de 20 mil estudantes e mais de 600 professores dos municípios de Tibau do Sul, Canguaretama, Vila Flor, Nísia Floresta, Barra de Cunhaú, Goianinha, Arês, Várzea, estarão participando das oficinas realizadas pela Secretaria Estadual de Educação e Cultura — SEEC — sob a supervisão de seus arte-educadores, mais de 20 ao todo, sob coordenação geral da Secretária Adjunta Salizete Freire.
A prática da escrita literária também será desenvolvida na oficina de contos ministrada pelo escritor Daniel Galera (Prêmio Jabuti e Machado de Assis pelo romance “Cordilheira”) e assessorada pelo jornalista e escritor Carlos de Souza, voltada para estudantes ou concluintes do ensino médio.
Quanto mais eles provocam, mexem e tentam dar explicações, pior.
Em meados da tarde de hoje, em novas avaliações, a impressão majoritária era de que seria mais sensato não esticar a polêmica.
Os dois querem estancar a celeuma gerada em bate-boca (veja postagens mais abaixo) com o vereador Jório Nogueira (PDT).
O próprio vereador fez pronunciamento moderado no plenário da Câmara Municipal e neste Blog, demonstrando que não deseja moer e remoer o caso.
Se os dois lados efetivamente não brigaram, à ocasião, tudo indica que não o desejam mais à frente.
Uma gota de bom senso num oceano de estupidezes.
Os vereadores Genivan Vale (PR), Jório Nogueira (PDT) e Lahyre Rosado Neto (PSB) estão sugerindo emendas ao Orçamento do próximo ano que totalizam R$ 10 milhões.
A ação ganha na Justiça pelos servidores, patrocinada pelo sindicato, é estimada, em valores de hoje, em R$ 50 milhões.
De acordo com o presidente do Sindiserpum, Gilberto Diógenes, na conversa com os vereadores, foi discutido sobre o valor a ser alocado em cada exercício financeiro de modo a não criar dificuldades para a Prefeitura de Mossoró.
“A previsão orçamentária da prefeitura para o próximo ano é de mais de R$ 410 milhões. Estamos lutando para que sejam aprovados, para o pagamento dos precatórios, R$ 10 milhões, o que corresponde a pouco mais de 2% da receita prevista”, destaca Gilberto Diógenes.
Além disso, explica ele, foi tomado o cuidado para que o remanejamento da verba seja de diferentes rubricas, de modo a não prejudicar nenhuma das atividades desenvolvidas pela administração pública municipal.
“Sugerimos que o dinheiro fosse alocado de áreas não essenciais”, destaca.
Para a vice-presidente do Sindiserpum, Marilda Sousa, a proposta de pagamento do FGTS é não apenas moral mas, e principalmente, legal. “Não fomos nós que criamos o problema, mas a ex-prefeita Rosalba Ciarlini (DEM). Estamos apresentando sugestões de como resolvê-lo de modo a não sacrificar os serviços prestados pela prefeitura”, explica.
HistóricoA luta pelo pagamento do FGTS vem sendo encampada pelo sindicato desde 2003, e foi motivada pelo fato de a prefeitura ter mudado o regime dos servidores de celetistas para estatutários e não ter feito a publicação no Diário Oficial da lei que estabeleceu a modificação.
Com a lei 311/91, o Executivo deixou de recolher o FGTS, alegando que os servidores públicos municipais passaram do regime celetista para estatutários.
O Sindiserpum impetrou ação na Justiça em desfavor da prefeitura. Teve ganho de causa em Mossoró, Natal e Recife e no Tribunal Superior do Trabalho (TST).
Com a decisão do TST, 3.273 servidores efetivos, que ingressaram no serviço público municipal até 2003, terão direito ao FGTS.
Com informações da Assessoria de Imprensa do Sindiserpum.
Sua costura para presidir a Casa ganha musculatura. Mostra que o PMDB não está para brincadeira. Vai oferecer maior suporte ao Governo Dilma Rousseff (PT), mas não abrirá mão da Presidência da Câmara Federal
Veja o que ele dissertou hoje em seu seu endereço no Twitter:
Boa tarde, amigos!! Novidades para o PMDB: em reunião com os líderes do PR, PP, PTB e PSC decidimos nesta tarde formar um bloco parlamentar.Este grande bloco, que deverá unir 199 deputados, vai auxiliar o novo governo na tramitação de projetos na Casa.
Agora, em plenário acompanhando a discussão da MP 497. Daqui a pouco me reúno com o presidente Michel Temer (PMDB-SP).
Darei os detalhes da formação do bloco!
Amanhã pela manhã, participo de conversa com a presidente eleita, Dilma Roussef
.Os projetos se direcionam a solucionar problemas crônicos da cidade, além da ampliação da infra-estrutura urbana.
Entre os projetos a serem apresentados por "Fafá" Rosado aos parlamentares, destaca-se a construção do Hospital Materno-Infantil (o Hospital da Mulher). Para tanto, Fafá Rosado vai sugerir que deputados e senadores apresentem uma emenda coletiva ao OGU, assegurando os recursos necessários à execução do projeto.
“A construção do hospital-maternidade é um sonho antigo dos mossoroenses que vamos tentar sensibilizar a bancada para priorizar essa tão importante conquista para a cidade no Orçamento da União. Tenho esperança que teremos o empenho dos parlamentares, afinal de contas o projeto é uma necessidade de Mossoró", justifica.
Com informações da Gerência de Comunicação da Prefeitura de Mossoró.
Ele oferece cursos superiores de Pedagogia e Serviço social, com aulas apenas em um final de semana de cada mês (o último final de semana de cada mês).
Passou a ser objeto de investigação do Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte, que ajuizou uma Ação Civil Pública na Seção Judiciária Federal do RN para impedir que o Centro continue a ministrar as aulas.
A notícia, intitulada "Ação do MPF/RN impede que Centro de Estudos Ofereça Cursos Superiores sem Autorização" está no portal desse órgão: www.prrn.mpf.gov.br.
Segundo a matéria da Assessoria de Comunicação da Procuradoria da República no RN, existe uma decisão liminar da Quinta Vara Federal do RN, com sede em Natal, proibindo o Centro de Estudos de continuar em atividade oferecendo esses cursos.
O fato é que o CEESTNE continua em plena atividade, pelo menos em Municípios do Médio Oeste do RN.
Os dois líderes políticos se licenciaram do cargo para disputar a reeleição.
Nos seus lugares assumiram os suplentes José Bezerra Júnior (Agripino) e João Faustino (Garibaldi).
Já a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) não se licenciou do Senado. E mesmo tendo sido eleita governadora, Rosalba só vai deixar o cargo no dia 31 de dezembro, já que no dia 1º de janeiro ela assume o Governo do Estado.
Vai assumir definitivamente a vaga de Rosalba no Senado o ex-deputado Garibaldi Alves (PMDB), pai de Garibaldi Filho.
Com a posse de Garibaldi Alves no Senado, assume a 1ª suplência de senador a ex-deputada Ivonete Dantas.
Jório praticamente repetiu a narrativa contada por este Blog ainda dia passado (veja clicando AQUI).
Contestou versão de Chico Carlos (postada mais abaixo), que atribuiu ao vereador uma sequência de provocações verbais durante o último dia-noite do evento denominado de "Mossoró Mix".
A ordem ainda era atacar quem propagasse o arranca-rabo, próprio de cortiço,
a qualquer preço.À saída da reunião, num carro comum parado próximo à casa desse jornalista, em estacionamento comercial, Chico e Gustavo reforçaram medidas que tomariam. Não podiam perder tempo, pois o estrago era corrosivo.
O secretário galalau e o menorzinho sabiam que a ressaca estava sendo atordoante. Agiram, mesmo ainda grogues.
Hoje pela manhã, mais reuniões e telefonemas acompanham o contra-ataque e monitoram a repercussão do problema. A área jurídica também está escalada.
O dia ainda não terminou para os dois. A ira, pelo visto, é que dará o tom dos próximos passos.
Foto (Arquivo Blog do Carlos Santos) – Gustavo Rosado no dia 20 de novembro de 2008, às 18h44, em seu gabinete, recebendo diretoria do Sindicato dos Radialistas e com sua leitura diária na tela do computador: este Blog.
Autor da Foto: repórter fotográfico Robson Carvalho.
Sêneca
Mais um pouco e "PR" me tira da "baladeira", redinha acolhedora em que esparramo meu físico de pintassilgo resfriado quase todas as noites.
Ele traz-me outro convite especial para encontro com a prefeita de direito de Mossoró, nossa querida Fátima Rosado (DEM), a "Fafá". É a sexta intimação para audiência numa única tarde e noite, no próximo dia 29, no Juizado Especial Criminal.
O jeito é eu abrir uma sucursal do Blog do Carlos Santos por lá, para não deixar meu webleitor sem vácuos de notícias e comentários.
Combinado! Estarei lá, logo após o almoço, com todo o tempo do mundo. Afinal de contas, quantos mossoroenses têm esse privilégio de passar cinco ou seis horas em audiência com a maior autoridade formal do município?
Ainda vou aproveitar a chance para uma boa entrevista, perguntando-lhe sobre superavit orçamentário, programa plurianual de gestão e infra-estrutura pública, temas que domina tão bem.
Inté!
Segundo ele, o vereador Jório Nogueira passou a festa inteira provocando a ele e ao secretário Gustavo Rosado (PV). Como todos estavam próximos, dava para ver o vereador sorrindo, gesticulando e zombando dos secretários.
Além disso, a turma do leva-e-traz dizia que a dupla estava sendo motivo de chacota na boca de Jório.
Ao final do evento, o secretário Francisco Carlos – ao cruzar com Jório Nogueira – pediu-lhe respeito. O vereador ficou nervoso e começou a vociferar contra o secretário, que também não ficou calado.
A turma do “deixa disso” chegou e evitou que a discussão se transformasse em algo pior.
Ainda segundo Francisco Carlos, o secretário Gustavo Rosado teve participação mínima no ocorrido, apenas integrando a turma do “deixa disso”.
Por fim, Francisco Carlos disse que lamentava o episódio e que dava este como superado. Frisou ainda que não existiu isso de ir tirar satisfação com o vereador Jório Nogueira.
“Não é de meu perfil brigar com ninguém por causa de críticas que recebo. Numa democracia, recebo as críticas com naturalidade. Quando me sinto caluniado, aciono o judiciário, que é o meio democrático para reparar danos”, disse-me o secretário.
Com informações do Blog do Tio Colorau AQUI.
Veja AQUI postagem sobre o fato, testemunhado por várias pessoas.
Veja AQUI a posição de Jório Nogueira.
Foto – Chico Carlos (Arquivo Blog do Carlos Santos)O incidente envolvendo os secretários Gustavo Rosado (PV) e Chico Carlos (PV), com o vereador Jório Nogueira (PDT), ganha dimensão que eles não desejam (veja postagens mais abaixo). Desgasta-os e os banaliza, apesar dos postos que ocupam na administração da prefeita de direito Fátima Rosado (DEM).
O agitador cultural Gustavo Rosado é chefe de Gabinete e visto como prefeito de direito; Chico é seu lugar-tenente, faz-tudo e espécie de guru. Além disso, é trabalhado para ser candidato a prefeito em 2012.
Com a divulgação do caso, os dois passaram a analisar uma reação por duas hitpóteses, que consumiu parte da segunda (15) de ambos, em reuniões.
1 – Adotar o silêncio e novamente colocar sua "usina de boatos" da imprensa amestrada, para desvirtuar o acontecimento.
2 – Procurar impor sua versão e neutralizar a voz de Jório na própria Câmara de Vereadores.
A princípio, o caminho adotado é este. Foi iniciada catequese para impedir que a bancada governista dê qualquer solidariedade ao vereador. É possível até mesmo que não ocorra quórum na sessão de hoje às 9h na Câmara de Vereadores.
O Palácio da Resistência sentiu o golpe. Percebeu que seu crescente desgaste só aumenta com o caso.
Como existem vários outros antecedentes de histórias mal-explicadas, omitidas ou intencionalmente distorcidas, o secretário galalau e o menorzinho sabem que precisam impedir que o arranca-rabo com Jório cresça e apareça mais.
Em audiência com Iberê na Governadoria, na sexta (12), a governadora apresentou a lista dos seus nomes para a tarefa de levantamento da situção do Estado.
Em entrevista após a saída da Governadoria, Rosalba elogiou a postura de Iberê. Disse que ele tem sido solícito, contribuindo ao trabalho.
A equipe de transição no grupo de Rosalba é coordenada coordenada por Oberiy Rodrigues Júnior, que foi secretário do Planejamento da Prefeitura de Mossoró, em período administrado pela própria governadora eleita.
Veja AQUI o perfil dos membros da equipe de transição de Rosalba.
A população da cidade de Caicó, e de caravanas do Seridó, voltou suas atenções para a Igreja Matriz de São José, no bairro Paraíba. A família, amigos e companheiros de profissão lembraram os 30 dias da partida do jornalista e radialista F. Gomes, assassinado em 18 de outubro último.
A data do feriado, segundo a comissão organizadora, seria melhor para conglomerar as pessoas que desejassem participar da missa, a qual foi celebrada pelo bispo diocesano, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, e pelos párocos da cidade de Caicó.
Em seguida, a multidão invadiu as ruas de Caicó pedindo paz e justiça. A passeata seguiu até a Ilha de Sant’Ana, onde os cantores católicos Galvão Freire e Ronaldo Carlos animavam a multidão, além dos violeiros. A
diretora da Rádio Caicó AM, último veículo onde F. Gomes trabalhou, Suerda Medeiros, se disse emocionada com a presença do público. E sugeriu aos políticos presentes, em especial aos vereadores, para que instituísse 15 de novembro como o Dia em Defesa da Paz, na cidade de Caicó.
Com informações do Blog de Robson Pires.
Veja AQUI crônica que escrevi à ocasião da morte desse amigo e jornalista, sob o título "A aventura da reportagem e os moinhos de vento de F. Gomes".


