terça-feira - 19/10/2010 - 12:06h

OI e TIM insultam consumidores

Pipocam queixas por todos os lados, poros e lugares contra a operadora de celular móvel, denominada de "OI".

Contas recentes chegam às mãos de usuários em valores e percentuais estelares.

São números descabidos em sua maioria, como o Blog ouviu de várias pessoas. Num caso pessoal, ratifico tamanha insanidade e desrespeito.

A minha conta OI teve aumento de cerca de 300% em relação a números anteriores.

Ja em relação à TIM, o caso é de falta de sinal ou deficiência nas ligações.

Em alguns setores da área urbana de Mossoró, a TIM não funciona há vários meses, apesar de pagarmos a maior tarifa de telefonia móvel do mundo.

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
terça-feira - 19/10/2010 - 11:55h

E agora! Micarla promete dar apoio a um candidato

A prefeita natalense Micarla de Sousa (PV) promete anunciar no próximo final de semana quem deverá apoiar à sucessão do presidente Lula (PT).

Sai de baixo.


José Serra (PSDB) e Dilma Roussef (PT) devem estar sobressaltados.

Na eleição do primeiro turno, Micarla tentou eleger o próprio marido Miguel Weber (PV) e a irmã Rosy de Sousa (PV), respectivamente deputados estadual e federal.

Tiveram votações ridículas. Não foram eleitos.

A candidata Rosalba Ciarlini (DEM), que disputou o Governo do Estado, com sucesso, precisou escondê-la da propaganda eleitoral.  Rosalba temia ser afetada pela desaprovação estrondosa que recai sobre a prefeita.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • San Valle Rodape GIF
terça-feira - 19/10/2010 - 11:33h

O balanço de Wilma, pronta para fazer oposição


Depois de abosorver a reposta das urnas e de dias de descanso (merecidos)  por uma luta inglória, a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) voltou ao RN.

Esta manhã comentou sua derrota à rádio 94 FM.

Na análise de Wilma dois algozes diretos: o voto casado de Garibaldi e José Agripino e a imprensa local que não noticiou a parte positiva de seu segundo Governo.

Registrou ainda que assumirá sua função de oposição responsável. “Sem imitar os erros dos outros”. E que não se renderá a quem quer/quis sepultá-la politicamente.

“É hora de falar e andar”, prometendo engajamento na campanha de Dilma Rousseff. Algum medo de processos na Justiça sem as garantias  do foro privilegiado?  “Nenhum”.

Wilma deve tirar o discurso contra os poderosos, que a fez guerreira, do bau. Em breve. Aliás, agora, mais coerente  e pertinente com a condição que o eleitor lhe impôs… democraticamente.

No Blog Território Livre de Laurita Arruda AQUI>

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
terça-feira - 19/10/2010 - 10:58h

Assassinato de jornalista causa grande mobilização


O governador Iberê Ferreira (PSB) chegou à manhã de hoje a Caicó.

Presta solidariedade à família do radialista-jornalista F. Gomes, assassinado à noite de ontem (segunda, 18) com cinco tiros (veja postagem mais abaixo).

O governador Iberê está acompanhado do secretário estadual de Segurança Pública, Cristovam Praxedes, e do deputado federal João Maia (PR).

A governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM) emitiu nota de solidariedade através de sua Assessoria de Imprensa.

O caso ganhou repercussão nacional, com publicação de notícia em portais e sites jornalísticos de grande alcance no país, como Folha Online, Globo Online e blogs como o de Ricardo Noblat.

Desde que o corpo de F. Gomes chegou ao local do velório, a sede da Loja Maçônica Regeneração do Seridó, no bairro Barra Nova, Rua Manoel Dias, 33, que há uma fila permanente de visitantes.

O Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Norte (SINDJORN/RN) mobiliza-se na cobrança de investigação eficiente para localização e prisão dos culpados pelo crime.

O delegado Ronaldo Gomes de Moraes chega ainda na manhã de hoje a Caicó, procedente de Natal, à condução do inquérito policial quanto ao crime.

A versão que paira em Caicó, é de uma eliminação decorrente de denúncia feita pelo radialista-jornalista em plena campanha eleitoral deste ano. Ele apontou indícios de que o crack tinha se transformado em moeda eleitoral.

O sepultamento acontecerá às 16h, no Cemitério de Campo Jorge, na própria Caicó.

Conheça AQUI a página de F. Gomes na Internet e AQUI sua página no Twitter. 

Veja AQUI repercussão da denúncia feita por F. Gomes.

Compartilhe:
Categoria(s): Paulo de Tarso Fernandes
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
terça-feira - 19/10/2010 - 02:33h

Jornalista “F. Gomes” é morto a tiros em Caicó


Foi assassinado à noite de hoje em Caicó, de frente à sua própria casa (bairro Paraíba), o radialista e jornalista F. Gomes, 46.

Dois homens pararam diante dele, em uma moto, não deixando a menor chance de defesa à vítima. Ele sofreu três perfurações à bala.

F. Gomes foi levado para o Hospital Regional, teve o atendimento emergencial, mas não resistiu aos ferimentos.

Ele atuava na Rádio Caicó AM, mas com passagens pelo Diário de Natal, Tribuna do Norte e Gazeta do Oeste na condição de correspondente no Seridó. Era casado e pai de três filhos.

Também mantinha um Blog muito acessado, tendo os fatos policiais como principais temas de postagens.

Depois trago mais detalhes sobre o assunto.

Conheça AQUI o Blog de F. Gomes.

Nota do Blog – Conhecia F. Gomes (Francisco Gomes de Medeiros) desde meados dos anos 90. Quando dirigi a redação do jornal Gazeta do Oeste, vi nele a boa referência inicial para representar o jornal no Seridó.

Não decepcionou.

Era um repórter em essência: tinha apetite pela notícia, faro, com excelentes fontes e enorme capacidade de produção jornalística.

Com o fotógrafo "Saci" ele fazia uma dupla impecável.

Que descanse em paz.

P.S (00h52, Terça, 19) – Segundo informação técnica, o radialista e jornalista sofreu na verdade um total de cinco tiros, disparados de revólver 38. O velório acontecerá na Loja Maçônica Regeneração e o sepultamento às 16h desta terça (19) no Cemitério Campo Jorge.
Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
terça-feira - 19/10/2010 - 02:20h

“O Globo” noticia morte de radialista F. Gomes

Deu no Globo On Line (clique AQUI)

O jornalista e radialista Francisco Gomes de Medeiros, conhecido como F. Gomes, da Rádio Caicó (RN), foi executado a tiros por pistoleiros na calçada de casa no município de Caicó, a cerca de 180 quilômetros de Natal, a capital do Rio Grande do Norte.

O crime ocorreu na noite dessa segunda-feira e chocou a comunidade de Caicó e da Região do Seridó, segundo informou o jornalista William Robson, editor-chefe do "Jornal de Fato", de Natal.

O radialista e autor do blog do F. Gomes foi morto por dois homens numa motocicleta. Ele foi levado para um pronto-socorro próximo, mas não resistiu aos ferimentos.

F. Gomes era repórter policial e, segundo jornalistas do Rio Grande do Norte informaram no Twitter, ele sofria ameaças de morte em consequência de denúncias feitas contra traficantes de drogas e policiais envolvidos com o crime.

Em protesto contra a morte, jornalistas do Rio Grande do Norte devem vestir preto nesta terça-feira.

Saiba mais em postagem mais abaixo.

Compartilhe:
Categoria(s): Paulo de Tarso Fernandes
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
terça-feira - 19/10/2010 - 00:48h

Mudança no TCE envolve atual e próximo governo


Começou uma briga de "foice no escuro" pela próxima cadeira a ficar vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O conselheiro e ex-deputado estadual Alcimar Torquato está na iminência de sair do colegiado.

Quem o substituirá? Eis a questão.

Existem pressões para que o governador não-reeleito Iberê Ferreira (PSB), articule um nome ligado ao seu grupo político. Entretanto é perto de impossível que isso ocorra.

Alcimar é amigo de longas datas de Carlos Augusto Rosado (DEM), marido da governadora eleita Rosalba Ciarlini  (DEM). Os dois foram colegas de Assembleia Legislativa entre os anos 70 e início de 80.

Claro que essa alteração vai passar por indicação da governadora.

E, durante seu mandato, é possível que aconteçam ainda pelo menos mais duas substituições no TCE.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
segunda-feira - 18/10/2010 - 13:26h

Rádio Rural faz segunda edição “De olho nas eleições”


A Rádio Rural de Mossoró vai promover a segunda edição do programa especial  “De Olho nas Eleições 2010”.

Será às 20h da sexta (29), antevésperas das eleições do segundo turno. Repete modelo e iniciativa que antecedeu o pleito no primeiro turno.

O programa é uma mesa-redonda comandada pelo padre Flávio Augusto Forte Melo, na própria emissora.

Padre Flávio contará com diversos convidados falando sobre o processo eleitoral, a política em si, administração pública e temas correlatos.

Nota do Blog
– Gostei do primeiro programa e convite e confirmo participação também nessa edição.

Até lá!

Compartilhe:
Categoria(s): Paulo de Tarso Fernandes
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
segunda-feira - 18/10/2010 - 12:18h

Ato público defenderá hoje nome de Dilma à presidência


Será na noite desta segunda (18), o  "Ato Público pró-Dilma" dos profissionais e estudantes de Direito. O evento será realizado no Comitê de Dilma no RN, que fica na Avenida Salgado Filho, próximo à Faculdade de Odontologia.

Na ocasião, será lançado o Manifesto "Com Dilma no segundo turno para o Brasil seguir mudando", que afirma:

"A Sociedade Brasileira vive um momento histórico decisivo para o futuro de nosso país.  O segundo turno da eleição para Presidente da República põe em confronto dois projetos políticos diametralmente opostos entre si. Nós, profissionais do Direito no Rio Grande do Norte, vigilantes na defesa da preservação das conquistas alcançadas ao longo do Governo Lula, subscrevemos o Manifesto ‘Com Dilma no Segundo Turno para o Brasil seguir mudando’".

Com informações do Comitê Pró-Dilma 13 no RN.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
segunda-feira - 18/10/2010 - 12:10h

Sindicato questiona posiução de Conselho de Educação


O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM) está enviando ofício ao Conselho Municipal de Educação (CME) para que este explique o porquê de sua inércia em relação ao projeto de responsabilidade educacional que está sendo criado pela prefeitura de Mossoró.

“Quando o enfoque de qualquer questão relativa à educação é pedagógico, o CME tem autonomia para decidir sozinho. A questão é que esse projeto é sobre gestão, e necessita, obrigatoriamente, que haja discussão com os variados segmentos da sociedade” , destaca Gilberto Diógenes, presidente do  sindicato.

Segundo ele, não se sabe sequer se houve discussão do projeto no CME. “Se houve, não foi dada a devida transparência. O conselho representa vários setores envolvidos com a educação e, portanto, precisa debater os temas que lhes chegam”, destaca.

Para a vice-presidente do Sindiserpum, Marilda Maria, o CME se constitui em um colegiado que reúne representantes da comunidade escolar e da sociedade civil, e não um órgão da estrutura administrativa da prefeitura. A sindicalista diz estranhar que o projeto já esteja sendo encaminhado à Câmara Municipal para votação sem que tenha havido qualquer debate com a sociedade.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Sindiserpum.

Compartilhe:
Categoria(s): Terezinha Queiroz
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
segunda-feira - 18/10/2010 - 11:36h

Prefeitura tem energia cortada


A coisa está feia em Ceará-Mirim.

Há quase um mês que o Palácio Antunes, sede da Prefeitura, está às escuras devido ao corte da energia pela Cosern.

Também estão com a energia cortada há quase um mês a Biblioteca Municipal e o Centro Administrativo.

O motivo do corte de energia é a falta de pagamento por parte do prefeito Antônio Peixoto (PR).

Outro problema que afeta Ceará-Mirim é o lixo.

Segundo informações chegadas ao blog, o lixo está sendo coletado em uma caçamba, sem o cumprimento das devidas normas de higienização e segurança.

A administração de Peixoto atravessa um de seus piores momentos.

Do Blog de Oliveira Wanderley AQUI.

Nota do Blog – O Rio Grande do Norte elegeu e reelegeu uma récua de administradores de quinta categoria em 2008. Os resultados estão aí.

Nos Estados Unidos, há um dispositivo legal que assegura a sociedade a retirada do agente público do cargo, mesmo antes de ele completar seu mandato, quando não atende às expectativas.

Se o chamado "recall" fosse lei, em nosso ordenamento jurídico, muitos já teriam sido vomitados da Giroflex.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
segunda-feira - 18/10/2010 - 11:22h

Equipe de transição de Rosalba Ciarlini

A governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM) deve anunciar até o final da semana sua "equipe de transição".

Será um grupo de pessoas de sua confiança, que terá missão de interagir com o atual Governo. Objetiva coletar informações estratégicas sobre a máquina estadual, de modo a facilitar suas primeiras ações administrativas.

Esse escalão precursor costuma ser a célula-mater do próprio secretariado.  
Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
segunda-feira - 18/10/2010 - 10:59h

Falecimento do senhor Juarez Fernandes de Queiroz

Faleceu o senhor Juarez Fernandes de Queiroz, 83.

Seu velório acontece na Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Centro, Mossoró.

Ele era pai de uma prole numerosa e muito conceituada, como os empresários "Souzinha" e Wilson Fernandes, além do advogado Tarcísio Jerônimo.

O sepultamento acontecerá às 16h de hoje no Cemitério São Sebastião – Centro.

Que descanse em paz. 

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
domingo - 17/10/2010 - 23:25h

Debate de “0 x 0” favorece Dilma

Terminou o debate da Rede TV, com os candidatos José Serra (PSDB) e Dilma Roussef (PT).

Sinceramente, não creio que alguém tenha claramente suplantado o outro. Empate técnico, assim vejo.

Ainda bem que não tivemos baixo nível, bate-boca estéril e discussão sobre temas em forma de penduricalho.

O que isso significa: se Dilma está na frente em pesquisas, o "0 x 0" lhe fez bem.

Foi o segundo debate do segundo turno. Ainda teremos outro da Rede Record e o último da Rede Globo de Televisão.

Até lá.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
domingo - 17/10/2010 - 21:37h

Letra e Música – 111


Jorge Benjor, quando ainda se chamava musicalmente "Jorge Ben", produziu uma preciosidade: "Que maravilha!"

A exclamação é um texto coloquial, musicado, que exalta a mulher e passeia por um cenário de beleza barroca, cheia de detalhes, descrevendo uma cena que fica no imaginário de quem gosta da mulher como um bem-querer

Premio-o, meu querido webleitor, com versão em vídeo (mais abaixo) em que Jorge tem a companhia de Toquinho. Imagine só que nirvana.

(…) Lá fora está chovendo
Mas assim mesmo
Eu vou correndo
Só prá ver o meu amor
Ela vem toda de branco
Toda molhada
E despenteada
Que Maravilha
Que coisa linda
Que é o meu amor…

Tenha uma ótima semana. A minha promete ser absolutamente sensacional. De novo.

Veja a letra AQUI;
Veja o vídeo AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
domingo - 17/10/2010 - 21:19h

A governadora eleita diante do desafio do “mastodonte”

Tem um bocado de gente afivelando malas, verificando endereços em Natal e estufando o peito para fazer a travessia Mossoró-Natal.

Acredita que estará empoleirada no Governo Rosalba Ciarlini (DEM) a partir de 1º de janeiro de 2011.

Vou repetir o que já postei aqui antes: O Estado não vai se transformar numa "República Mossoroense".

A consagração eleitoral de Rosalba, ganhando logo no primeiro turno, não lhe assegura o direito de ser estúpida impunemente.

Qualquer dúvida é só observar o inferno astral da prefeita de Natal, a "borboleta" Micarla de Sousa (PV).

Eleita de forma avassaladora em 2008, contra tudo e todos, Micarla mostrou que como gestora não tem competência para gerenciar uma barraquinha de cachorro-quente à porta do Machadão. Não conseguiu sequer eleger o marido Miguel Weber (PV) como deputado estadual ou a irmã Rosy a deputado federal.

Ela é rechaçada pela enorme maioria dos natalenses. Quem tiver prova em contrário, terá que argumentar em cima dos números da recente eleição. Pra começar.

O Estado não é a Prefeitura de Mossoró; o Rio Grande do Norte não é Mossoró.

Se a governadora eleita for gerenciar esse "mastodonte" com compadrio e mentalidade brejeira, logo logo vai sobrar na curva do tempo.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
  • San Valle Rodape GIF
domingo - 17/10/2010 - 12:35h

Dois nomes para a equipe de Rosalba Ciarlini

Pelo menos dois nomes que já fizeram parte de equipe de secretários da então prefeita Rosalba Ciarlini (DEM) começam a ser comentados em Natal. Seriam pule de dez para equipe de Governo do Estado a partir de janeiro de 2011.

Obery Júnior e Kátia Pinto são muito cotados.

O primeiro atua no Gabinete da senadora Rosalba Ciarlini em Brasília e Kátia é titular da Secretaria de Desenvolvimento Territorial de Mossoró, gestão Fátima Rosado (DEM).

Obery tem formação na área de Engenharia Química e Metalurgia, embora possua pós-graduação em Desenvolvimento Econômico.

Kátia Pinto é engenheira civil e vista como pessoa-chave, diferenciada, na gestão sofrível da prefeita Fátima. Além disso, sobrinha do deputado estadual eleito Vivaldo Costa (PR).

Ambos são avaliados como competentes e da estrita confiança da governadora eleita Rosalba Ciarlini e do seu marido, o ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado (DEM).

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
domingo - 17/10/2010 - 11:54h

Rosalba apressa retorno ao Brasil

A governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM) apressou seu retorno ao Brasil. Sem maiores detalhes, o certo é que logo estará em Natal.

Ela está em viagem de descanso e para ver familiares, há menos de duas semanas, desde que terminou o período eleitoral do primeiro turno. Viajou para a Alemanha ao lado do marido Carlos Augusto Rosado (DEM) e do filho Kadu.

A princípio, ela retornaria na segunda (18). Entretanto o internamento hospitalar de urgência e cirurgia em seu pai, Clóvis Ciarlini, à semana passada em Natal, colocaram-na em sobressalto.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • San Valle Rodape GIF
domingo - 17/10/2010 - 11:41h

Mossoró – Metrópole do futuro?


Para sermos uma boa metrópole no futuro, precisamos entender a partir de agora que não adianta crescermos economicamente sem termos a infra-estrutura necessária para tal; e urgente!

É essencial identificar quais são as deficiências da cidade para que ela possa acima de tudo, se desenvolver de forma sustentável, garantindo qualidade de vida aos seus habitantes.

A grande administração da ex-prefeita (atual senadora e governadora eleita) Rosalba Ciarlini, soube com maestria reconstruir e estruturar a cidade de maneira decisiva para garantir novos investimentos e dar ao povo uma estima nunca alcançada antes, dando o exemplo de que com vontade e gestão é possível fazer acontecer. Ressalte-se aqui a importância da continuidade da prefeita Fafá Rosado.

Não precisamos nem devemos “engolir” um presídio federal e sim lutar por uma rodoviária, um aeroporto, a adutora a partir da barragem Santa Cruz garantindo o abastecimento de água (que atualmente é caótico), segurança nas ruas, saúde (hospitais de referência) e educação de qualidade, transporte público eficiente, saneamento ambiental, infra-estrutura e planejamento urbano (estudo macro da zona urbana e rural, definindo diretrizes para um crescimento ordenado da cidade).

A falta de compromisso emperra o nosso desenvolvimento.

Vejamos como exemplo o caso do Distrito Industrial: o município faz todo o esforço para trazer indústrias e estruturá-lo, mas o governo estadual insiste em não contribuir de forma decisiva para a sua consolidação. Temos potencial, mas falta a união política e a capacidade de realizar.

Os sucessivos governos (estadual e federal) precisam investir em uma infra-estrutura planejada, que aproveite todas as nossas potencialidades. As ações realizadas agora, serão determinantes para que nos orgulhemos da metrópole que seremos no futuro.

Façamos jus aos títulos que conquistamos com a bravura do nosso povo: "Terra da liberdade" e Resistência".

Saber lutar e exigir é essencial para isso.

A eleição de Rosalba Ciarlini ao Governo torna o tempo favorável para que haja a união dos que de fato amam,  lutam  e  trabalham pela nossa terra, independentemente de qual partido político pertença, porque a história de nosso futuro precisa começar a ser contada agora.

Carlos Mendes é arquiteto e urbanista

Compartilhe:
Categoria(s): Fred Mercury
domingo - 17/10/2010 - 10:54h

Mais enredo à história de Massilon e o ataque a Mossoró


Sobre a crônica "Cangaceiro Massilon e a República do Patamar de São Vicente" (veja AQUI), postada no domingo (10), assinada pelo jornalista Jânio Rêgo, o economista Nilson Gurgel tem comentário de contraponto.

É um texto coloquial, prosa solta que oferece informação adicional ao livro assinado pelo pesquisador Honório de Medeiros, denominado de "Massilon – Nas veredas do cangaço e outros temas afins".

O pronunciamento de Nilson ajuda no próprio debate quanto à temática do livro, ainda a ser lançado em Mossoró, que mostra versão sobre ataque do bando de Lampião a Mossoró em 13 de junho de 1927.

Leia abaixo o que escreve Nilson Gurgel:

Carlos Santos e Jânio Rêgo,

Já que falou em "Chico Honório", nada contra ele que só escreveu o que foi referenciado pelos outros. Falo no que foi dito de "Papai Tilon" que ia me buscar quando pequenininho no Poço de Tilon e me levava para Pedra de Abelha (hoje Felipe Guerra) na garupa de seu cavalo de nome "Motor".

O que foi dito dele, de verdade, só bate a parte que ele era adversário ferrenho dos Pintos, principalmente de quem ele falava sempre, Lucas Pinto, que conheci muito.

Só para dar uma amostra da minha memória, ele – Lucas Pinto – ia para Mossoró e, na hora do almoço, lanchava um pacote de bolachas que trazia de Apodi, debaixo de um pé de Ficus Benjamim que havia quase na esquina feita pela da rua da "Paraíba" com a Alberto Maranhão na calçada da firma Alfredo Fernandes com quem, acho, mantinha negócios.

Não vou esticar, pois pretendo tirar a limpo a historia, mas adianto o seguinte: Papai Tilon lutava para tornar o hoje Felipe Guerra independente de Apodi, era conhecido pela docilidade, unanimidade de toda família, amigos e conhecidos vivos e mortos que convivi e conversei, inclusive recentemente (Depois de Chico Honório).

Tenho memória de acontecimentos desde os meus 03 anos de idade quando fui a aula de "tia" Silvia lá no Brejo (Pedra de Abelhas). Eu, Assis de Ferrerinha (Cobrão) e outros que ainda me lembro, inclusive detalhes do dia para quem interessar possa.

Finalmente, sei, inclusive, onde seu Décio Holanda (este era realmente traquino) está enterrado, segredinho meu contado por tia Chicuta, irmã de mamãe, viuva dele (tenho foto).

Tem muita gente famosa no Brasil que descende do tio, afim, Décio e Papai Tilon, doido para conversar comigo sobre o assunto.

Ao amigo Honório, agradeço pelo trabalhão que teve para levantar a história e digo: Tem muita coisa que bate e, a dica é, rastro de fuga tem coincidências iniciais, mas depois tem coincidências mais fantásticas com outras histórias que sei muito bem.

Que mundo fantástico esse de se levantar histórias de nossos antepassados.

Ah! lembrei tenho foto do meu primeiro dia de aula e, outra dica, Gesumira Gurgel de Alencar, mãe de Humberto de Alencar Castelo Branco, era prima legitissima de Papai Tilon. OK?

Nilson Gurgel – Economista e webleitor

Compartilhe:
Categoria(s): Nair Mesquita
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
sábado - 16/10/2010 - 13:39h

A semente do ódio no “jornalismo engajado”

Critica-se a imprensa potiguar por partidarismo, bajulação caudalosa e miopia informativa, mas peraí: o que Paulo Henrique Amorim faz de um lado e Reinaldo Azevedo (entre outros) faz do outro, é o quê? Sem dúvidas, algo nauseante.

Desisti de segui-los no Twitter e praticamente não os leio na Web etc., por não aguentar visão doentia a favor ou contra Lula & Cia.

É um "jornalismo engajado" de péssima qualidade, rançoso e torpe.

Em verdade, eles como formadores de opinião em escala nacional, contribuem à sustentação ou resgate do ódio como marca da cultura política brasileira, signo de um tempo que eu imaginava superado.

Alimentam a arenga em vez do debate; inibem a reflexão livre em vez de estimularem o discernimento.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
sábado - 16/10/2010 - 13:32h

Um país melhor do que Dilma e Serra

Venha cá e me diga de sã consciência: qual presidente da República Federativa do Brasil acabaria com o Bolsa Família?

Nenhum, respondo.

Princípios de programa social criado no Governo FHC, ajustado na era Lula, o Bolsa Família é um misto de sistema distributivo de renda-mitigador social com moeda eleitoreira. O PT não faz mais nem menos do que sempre fizeram os chamados partidos conservadores, desde a extinta UDN, entre as décadas de 40 e início de 60.

Além de temas periféricos, campanha presidencial baseia seu marketing, de lado a lado, na propagação do medo. Dilma Roussef (PT) e José Serra (PSDB) parecem irmãos siameses.

Os dois têm dificuldade de convivência com uma imprensa livre, são pessoas com visão centralizadora e querem um Estado Leviatã.

Em campanha, não passam de fariseus. O que possuem de mais confiável é o próprio nome. No resto, tudo parece postiço, a partir do sorriso forçado que cada um carrega.

O que me tranquiliza, é saber que nenhum tem carisma pessoal como Lula, que apesar dos arroubos e delírios retóricos, é um nome incomum na política nacional. Mito, mas assim mesmo humano e com limites. Não pode tudo.

Seu substituto não terá força para agir como rolo-compressor, com voz messiânica e populismo, impondo sua vontade para os brasileiros e os poderes constituídos. Terá que "baixar a bola".

Esse segundo turno, angustiante para os contendores, ajuda a frear eventuais excessos do eleito (a) adiante. Quem chegar ao Planalto terá um "salto" mais baixo.

O que transporta o Brasil para o status de grande nação, no século XXI, é o binômio "estabilidade-continuidade", graças a um período pavimentado por Itamar Franco ao criar o Plano Real, a presença de Fernando Henrique Cardoso com as bases de uma economia estável e com Lula somando ortodoxia econômica com avanço social.

PT e PSDB satanizam-se mutuamente, mas são parecidos, comem no mesmo vaso. E em certos momentos da história, quase foram parceiros em fusão.

Nas eleições do 2º turno, votarei em um deles sem medo de ser feliz nem por ojeriza a outro. Não caio nesse lugar-comum do maniqueísmo, babaquice manipuladora.

Acredito neste país. Isso me basta.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.