domingo - 12/05/2013 - 08:15h
Futebol

‘Bora’, Potiguar!!

Domingo é dia de Nogueirão. Tem Potiguar e América decidindo o Segundo Turno do Estadual, às 17h.

Se Mecão vencer, leva tudo.

Potiguar precisa só do empate para ganhar essa fase e provocar decisão do campeonato.

‘Bora’, Potiguar!!

Nota do Blog – Essa decisão me remete ao amigo querido, que partiu há alguns meses, o “eterno presidente” Manoel Barreto.

Seus olhos brilhavam ao falar do alvirrubro mossoroense.

Compartilhe:
Categoria(s): Esporte
domingo - 12/05/2013 - 07:37h

Talvez

Por Pablo Neruda

Talvez não ser,
é ser sem que tu sejas,
sem que vás cortando
o meio dia com uma
flor azul,
sem que caminhes mais tarde
pela névoa e pelos tijolos,
sem essa luz que levas na mão
que, talvez, outros não verão dourada,
que talvez ninguém
soube que crescia
como a origem vermelha da rosa,
sem que sejas, enfim,
sem que viesses brusca, incitante
conhecer a minha vida,
rajada de roseira,
trigo do vento,

E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos…
E por amor
Serei… Serás…Seremos…

Pablo Neruda (1904-1973) – Poeta chileno

 

Compartilhe:
Categoria(s): Poesia
  • San Valle Rodape GIF
domingo - 12/05/2013 - 07:28h

Dos chatos

Por Mario Quintana

O maior chato é o chato perguntativo. Prefiro o chato discursivo ou narrativo, que se pode ouvir pensando noutra coisa… Me lembro que fiz um soneto inteiro — bem certinho, bem clássico e tudo — durante o assalto ao Quarto do Sétimo, isto é, quando um veterano de 30 me contava mais uma vez a sua participação nas glórias e perigos daquela investida.

As velhotas que nos contam seus achaques também são de grande inspiração poética.

Mas que fazer contra a amabilidade agressiva do chato solícito? Aquele que insiste em pagar nossa passagem, nosso cafezinho, ou quer levar-nos à força para um drinque, ou faz questão fechada de nos emprestar um livro que não temos a mínima vontade de abrir…

Ah! ia-me esquecendo dos proselitistas de todas as religiões. Os proselitistas amadores, que são os piores.

Quanto aos sacerdotes que conheço, registre-se em seu louvor que eles sempre me falam de outras coisas. Ou me julgam um caso perdido ou um caso garantido… Bem, qualquer que seja o caso, deixam-me em paz.

O que pode acontecer de mais chato no mundo é o chato que se chateia a si mesmo, o autochato.

Para essa extrema contingência, descobri em tempo que a última solução não é o suicídio. É escrever, desabafar para cima do leitor, o qual, se me leu até aqui, a culpa é toda dele.

Há gente para tudo…

Mario Quintana (1906-1994) – Poeta, tradutor e cronista gaúcho

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica / Grandes Autores e Pensadores
domingo - 12/05/2013 - 03:35h

Medicina entre sonhos e falhas do sistema

Por Gustavo Linhares

Em 2006 tomei um diploma médico em mãos com a idéia de que um pouco da saúde de alguns, para não ser de todo pretensioso, estava em minhas mãos. Sempre ouvira falar das falhas do “tal” sistema, da falta de médicos e da população longínqua tão mal assistida.

Meu primeiro emprego foi dentro de um programa categorizado pelo governo como PSF (Programa Saúde da Família). Nele, o médico deve ser capaz de resgatar lideranças comunitárias para tomar conhecimentos da saúde da comunidade, prestar um serviço de educador em saúde pública e conhecer os problemas mais internos, adentrando nas casas das famílias em programadas visitas domiciliares, além dos problemas que abrangem maior significância epidemiológica.

Tinha um salário relativamente bom para a região em que morava e alguns incentivos de flexibilidade em meus horários.

Pois bem, com os ideais de qualquer principiante em tudo que se desconhece, o meu sedimentava-se nos abstratos formados pela faculdade de que “aqui” a saúde vai funcionar!

A primeira decisão foi programar atendimentos de prevalência, prevenções e faixa etária, com dias reservados à educação, palestras e conversas com líderes comunitários, além de reuniões com agentes comunitários de saúde para tomar resultados alcançados, tudo isso respaldado pela bonita cartilha do Ministério da Saúde, que dita o modelo de PSF a ser seguido e a que ele se propõe.

Trabalhei em comunidades longíiiiiiiiiiiiinquas onde, por vezes, a água a se beber ainda era colocada em depósito artesanal sem geladeira e o único caminho a se chegar era de bicicleta ou moto. Coisas bem bonitas de se verem em poesias antropológicas.

Poderia enumerar aqui infinitos acontecimentos com diveeeeeersas circunstâncias que não fizeram a saúde “aqui” funcionar, mas a intenção não é escrever um livro, apenas um post.

No entanto, o médico que chega em um lugar como esse para atuar, lida com problemas contextuais em tudo o que lhe cerca, desde problemas educacionais da população (perde-me a conta sobre o número de campanhas e palestras que fizemos para não deixar água parada em baldes, visitando 1 dia/semana casa a casa) a uma imensa demanda que é preconizada pelo Ministério da Saúde para atender do ponto de vista individual e social.

Não amigos, não falem de corporativismo porque vocês não sabem da metade dos bastidores disso. Vocês não sabem o que é precisar de uma tomografia (TO-MO-GRA-FIA) e ter que esperar 1 ano para a realização e a partir daí você ter uma decisão diagnóstica e por fim terapêutica.

Fazemos o que dentro de 1 ano? Vamos jogar cartas? Búzios ou já inventaram a bola de cristal para a saúde pública?

Também não somos rendidos a laboratório, pelo menos eticamente a quem importa, mas a tecnologia faz parte da medicina e hoje são inseparáveis.

A matemática é assim: antes da ressonância o diagnóstico de doença X era só com sintomas A + B + C. Se os pacientes tinham apenas o sintoma A ficava sem diagnóstico e consequentemente sem tratamento esperando B e C acontecerem, se um dia acontecessem.

Mas a ressonância (nova tecnologia) chegou e a partir dela viu-se que não era mais necessário esperar por B ou C, ou o que se pensava ser X era Y e todo o critério diagnóstico se redefiniu tendo a ressonância como critério cardinal. A partir também das tecnologias, pudemos extrair do cogumelo a substância terapêutica e jogar as tóxicas no lixo.

Isso é só um exemplo de uma equação em mil. Falar que médicos/medicina é rendida a laboratórios e que são corporativistas é, ao meu ver, “sensacionalizar” a nossa profissão com base na última notícia que você viu na mesma mídia em que você também viu as últimas fofocas que revolucionaram o cotidiano do blá-blá-blá.

Não tenho medo de perder meu emprego nem com a vinda da Cuba inteira, mas tenho medo de todo o resto que há por vir. Médicos sem estruturas são professores sem voz, escritores sem canetas e advogados sem leis. Conhecimento há, mas atuação prática e efetiva, não.

O fato é que hoje estou em um lugar onde ganho consideravelmente menos, mas exercendo uma medicina que considero no mínimo segura, com apoio de laboratório e tecnologia sim, mas com critérios críticos do que deve ser aplicado na minha rotina de atuação. E agora penso nos meus antigos pacientes que por mais anos de governo continuarão com a saúde “ali” não resolvida, mesmo em castelhano!

A entrada de médicos brasileiros em países da América do Norte e Europa (por mim pesquisados na época de faculdade) passa por um protocolo que nem a Roma antiga sonhava que pudesse acontecer.

Nos EUA são 3 provas escritas + prova prática com 10 estações (simulações) diferentes e proeficiência no inglês (toefl) e, na prática, é ideal que se tenha um “fellow” que na linguagem médica se entende por estágio de acompanhamento e cartas de recomendações de nomes internacionalmente conhecidos na medicina aqui no Brasil.

Gustavo Linhares é médico neurologista, pós graduando em neuroimunologia pela Universidade de São Paulo (USP).

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
domingo - 12/05/2013 - 01:06h
Neste dia

A maior parte que fica conosco

Já lhe confessei aversão ao formalismo de datas. Em relação ao Dia das Mães, também.

Continuo com a visão de que a gente não deve ter data predeterminada para declarar sentimentos. Aprendi com minha santa mãezinha.

Ela detestava essa “burocracia” alimentada pelo capitalismo.

Aproveite todos os dias para dizer que amas, manifeste a qualquer momento sua afeição, deixe seu bem-querer transbordar como uma cachoeira incessante. Não perca tempo, não poupe abraços, beijos e zelo.

Aí valerá a pena todos os dias.

Mesmo quando ela se for, sempre ficará a maior parte conosco: o sentimento.

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica
sábado - 11/05/2013 - 23:52h

Pensando bem…

“Tire todas as máscaras, mesmo que no final você descubra, que nunca houve uma face.”

Soren Kierkegaard

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
sábado - 11/05/2013 - 22:54h
Comunicação

Internet é a mídia preferida; anúncios são influentes

Do Portal Brasil 247.com

A internet é a mídia mais importante para a grande maioria dos brasileiros, revelou uma pesquisa realizada pela comScore, em parceria com o Interactive Advertising Bureau (IAB), com duas mil pessoas. Para 88% dos entrevistados, a rede mundial de computadores é a preferida, seguida da televisão – preferência de 55% das pessoas –, dos jornais (44%), do rádio (28%) e das revistas (27%).

Outro importante dado da pesquisa é sobre como os brasileiros veem a publicidade online. Para 50% do público, ela é a mais informativa e, para 49%, a mais criativa. Os anúncios mais memoráveis perdem para os da televisão, na opinião de 48% dos entrevistados, mas ficam à frente dos veiculados em jornais e revistas (10%) e nos rádios (9%).

Os anúncios na web influenciam 66% das pessoas a buscarem mais informações sobre a marca anunciada.

O local de trabalho é onde a internet é mais utilizada por 43% de quem respondeu à pesquisa, via computadores e notebooks. O perfil mais comum do usuário brasileiro mais assíduo é a mulher entre 25 e 44 anos, que preferem as redes sociais, enquanto os homens navegam por sites em sua maioria.

Compartilhe:
Categoria(s): Comunicação
sábado - 11/05/2013 - 22:20h
Corpo de Bombeiros

Betinho apresenta emenda de suporte à verticalização

Emenda Parlamentar de nº 31460002, de autoria do Deputado Betinho Rosado (DEM), inseriu no Orçamento Geral da União de 2013, o repasse da verba de R$ 2.100.000,00 (dois milhões e cem mil reais) para a aquisição da viatura auto-escada.

É investimento de apoio à estruturação, reaparelhamento, modernização organizacional e tecnológica do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, especificamente o Batalhão de Mossoró. Ao mesmo tempo, é emenda de suporte à verticalização de Mossoró, com maior segurança.

De acordo com o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante Geral do CBMRN, o equipamento possibilita o emprego de técnicas de resgate e de combate a incêndios em prédios de forma mais segura e mais rápida, podendo ser empregado tanto em operações de resgate como no combate a incêndio externo, minimizando danos a vidas e bens da população mossoroense.

Projetos

Já o Major Franklin Araújo de Souza, comandante do Batalhão de Mossoró, lembra que o município já possui edifícios de ocupação comercial e residencial multifamiliar, construídos com mais de 35 pavimentos, algo em torno a cem (100) metros de altura. Afirma também que o Serviço Técnico de Engenharia do Corpo de Bombeiros teve 530 projetos de proteção contra incêndios protocolados junto ao órgão para serem analisados, sendo 418 (quatrocentos e dezoito) para o ano de 2012, e 112 (cento e doze) de janeiro a abril de 2013.

Dentre esses projeto existem registros de edifícios em construção e a serem construídos que já chegam a ultrapassar a 45 (quarenta e cinco) pavimentos, o que demonstra e comprova o crescimento vertical da cidade e a necessidade de aquisição de recursos tecnológicos que tornem mais eficiente a atuação do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte nas atividades de resgate e combate a incêndio nesta cidade.

A expansão do mercado imobiliário de Mossoró, especificamente em relação aos condomínios verticais, cresceu cerca de 450% nos últimos 12 anos. Desta forma, a cada dia são criados pontos críticos sujeitos a sinistros na cidade que, antes da liberação da verba, não teriam como ser atendidos com qualidade e eficiência.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
sábado - 11/05/2013 - 22:17h
Bom senso

Juiz garante militares atuando em delegacia civil

Do Blog Rafael Fernandes RN

O magistrado Rivaldo Pereira Neto, Juiz de Direito Plantonista, deferiu à tarde de hoje pedido de liminar, em sede de ação popular, visando o imediato retorno de policiais militares que se encontravam à disposição da Delegacia Regional de Pau dos Ferros.

Segundo o magistrado os policiais civis e militares, embora com funções distintas, são parte integrante de um mesmo sistema, o de segurança pública, previsto no mesmo art. 144 da CF/88, de forma que eventual desvio de função de 08 policiais militares implica em prejuízo bem inferior do que simplesmente o fechamento de um estratégica Delegacia Regional do porte de Pau dos Ferros.

Por fim acrescentou, que o fechamento da Delegacia Regional de Polícia Civil nos períodos críticos implica em manifesto risco a diversos direitos fundamentais dos cidadãos, como a vida, a incolumidade física, ao patrimônio (propriedade privada), etc, diante de criminosos que não hesitaram de  atuar justamente nos referidos períodos, onde ninguém irá prendê-los.

Remanejamento

A liminar concedida pelo Juiz Rivaldo Pereira Neto foi no sentido de determinar, de imediato, que o Estado do Rio Grande do Norte, através do Comando Geral da Polícia Militar, lote novamente todos os policiais militares, que então prestavam serviços na Delegacia Regional de Pau dos Ferros, até que haja a convocação de policiais civis concursados ou remanejamento de outros do próprio quadro.

Determinou, ainda, que em face da urgência, o Comandante do 7º BPM de Pau dos Ferros direcionasse os policiais militares a 4ª DRPC de Pau dos Ferros, independentemente de ordem superior.

A Ação Popular foi impetrada pela advogada pauferrense Gina Pinheiro (OAB 9936/RN), que conhecedora da realidade da segurança pública de Pau dos Ferros não ficou inerte perante os últimos acontecimentos e tampouco ficou aguardando a manifestação de alguns órgãos competentes a exemplo do Ministério Público ou mesmo a Subseção da OAB de Pau dos Ferros.

Nota do Blog – Ufa! Uma gota de bom senso em meio a um oceano de estupidez, desleixo e insensibilidade.

O que formou esse cenário é a não-convocação de concursados da Polícia Militar e da própria Polícia Civil. O Governo do Estado criminosamente deixa a sociedade entregue à própria sorte.

A polícia vai além dos seus limites físico-materiais e psicológicos.

Pobre RN Sem Sorte!

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Segurança Pública/Polícia
sábado - 11/05/2013 - 16:27h
Criança e adolescente

Potiguar integra campanha contra exploração sexual

A Secretaria do Desenvolvimento Social e Juventude realizará uma ação de conscientização neste domingo (12), durante a final da Taça Cidade de Natal, do 2° turno do Campeonato Estadual, no Estádio Leonardo Nogueira.

A iniciativa faz parte das atividades da Campanha de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, e acontecerá em parceria com o Conselho Tutelar, o time do Potiguar e o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS).

Os jogadores do Potiguar entrarão em campo com um cartaz e os bonés da campanha, chamando atenção para a causa. Além disso, acontecerá uma panfletagem educativa nos arredores e dentro do estádio.

O Potiguar enfrentará o América de Natal, precisando de um empate para se sagrar campeão da Taça Cidade de Natal e decidir o campeonato.

Compartilhe:
Categoria(s): Educação / Esporte
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
sábado - 11/05/2013 - 08:56h
Fazendo acontecer o pior

Delegado de Pau dos Ferros estranha retirada de policiais

O delegado regional Inácio Rodrigues, responsável pelo trabalho da Polícia Civil em Pau dos Ferros e região, pronuncia-se quanto ao fechamento da Delegacia Regional sob seu comando, no município, durante os finais de semana.

É um desabafo desesperado, impotente, de um homem da lei.

Leia:

Carlos,

A situação, que era difícil, ficou crítica, pois de um dia para o outro, sem dar qualquer prazo, e sem nenhuma preocupação com a população, o Comandante Geral da PM (Cel Francisco Canindé de Araújo) retirou oito servidores Policias da Delegacia de Pau dos Ferros, apenas com uma ordem verbal.

Confrontado com o caos causado por sua medida, o citado Comandante atribuiu a retirada a uma recomendação do MP (Ministério Público) e a uma ação que tramita na capital do estado.

A argumentação não é plausível, já que no dia 02.05.2013, por ato do próprio Comandante no Boletim Geral, os Policiais Militares foram formalmente colocados à disposição da Polícia Civil, e de lá até o dia 08.05, data de recolhimento dos PM’s, nenhum fato  novo ocorreu que justificasse a retirada.

O que realmente motivou a retirada dos Policiais, e todos sabem disso, foi simplesmente a vontade do Comandante, quase um “Rei Sol”.

Lamento pela população, que perderá uma das equipes mais atuantes do estado.

Agora vou esperar sentado que o Comandante  também tenha coragem de retirar os PM´s que estão no Ministério Público, Tribunal de Justiça, Assembléia e em outros órgãos, estes sim, longes da atividade Policial e em verdadeiro desvio de função.

Bacharel Inácio Rodrigues, delegado regional de Pau dos Ferros.

Veja detalhes sobre o caso clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Segurança Pública/Polícia
sábado - 11/05/2013 - 08:34h
Portal na Internet

Lei da Transparência tem novo prazo a ser cumprido

Termina ao final deste mês, precisamente no dia 27, o prazo para que os municípios com menos de 50 mil habitantes atendam às exigências da Lei da Transparência.

Aprovada em 2009 pelo Congresso Nacional, a Lei Complementar 131 determina a publicação, em meio eletrônico de acesso público, das informações sobre a execução orçamentária e financeira dos entes federados.

Apesar do longo prazo para atendimento à lei, centenas dos mais de 5.500 municípios brasileiros sequer possuem portal na Internet.

É uma mistura de despreparo com descaso em relação à lei.

Um levantamento feito pela ONG Contas abertas, ao final do ano passado, apontava que até mesmo as cidades com mais de 50 mil habitantes, cujo prazo para adequação terminou há dois anos, revelam dificuldade ou desleixo no cumprimento da Lei da Transparência.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
sábado - 11/05/2013 - 07:01h
Descaso criminoso

Delegacia regional fica fechada no final de semana

Do Blog Rafael Fernandes RN (Veja AQUI)

No ultimo dia 08/05/2013 os 08 (oito) policiais militares que se encontravam à disposição da 4ª Delegacia Regional da Polícia Civil (DRPC) de Pau dos Ferros foram convocados, verbalmente, para se apresentarem ao 7º BPM de Pau dos Ferros.

Este fato estranhamente ocorreu após o próprio Comandante Geral da Polícia Militar do RN Cel Francisco Canindé de Araújo ter agregado, no dia 02/05/2013, os policiais militares à referida unidade de polícia, inclusive com publicação do ato no Boletim Geral nº 081/2013 da Polícia Militar do Estado.

Em face deste fato inesperado e por contar apenas com 01 escrivão e 03 Agentes de Polícia Civil o Delegado Regional de Polícia Civil de Pau dos Ferros, Inácio Rodrigues de Lima Neto, publicou a Portaria nº 001/2013 estabelecendo novos horários de atendimento ao público.

Pela referida Portaria o atendimento ao público ocorrerá de segunda a sexta-feira das 08:00 horas às 12:00 horas e das 14:00 horas às 18:00, permanecendo fechado, a noite, no período de 18:00 horas às 08:00 horas. Ainda de acordo com a mesma portaria, a Delegacia Regional de Polícia Civil de Pau dos Ferros permanecerá fechada das 18:00 horas da sexta-feira até às 08:00 da segunda-feira.

Todo e qualquer flagrante, no período em que não houver expediente, deverá ser encaminhado para lavratura junto a Delegacia Regional de Polícia Civil de Mossoró/RN.

Desta forma, os 39 municípios do Alto do Oeste Potiguar que se encontram na circunscrição das Delegacias Regionais de Polícia Civil de Pau dos Ferros, Patu e Alexandria terão que lavrar o flagrante na delegacia de polícia civil de Mossoró, deixando-os sem  policiamento ostensivo para atender às ocorrências e coibir possíveis ataques de organizações criminosas, em face do tempo de deslocamento e duração da lavratura da prisão em flagrante.

Ressalte-se que para toda a área de Pau dos Ferros existe apenas uma viatura da Polícia Militar e se a mesma vier a se deslocar para a cidade de Mossoró não haverá policiamento local.

O Governo do Estado alega que não convoca os aprovados do ultimo concurso da Polícia Civil porque ultrapassa o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal. Enquanto as nossas autoridades ficam batendo cabeça à população de Pau dos Ferros e região ficarão entregues as baratas.

Nota do Blog Carlos Santos – Uma notícia surreal, numa conjuntura de nítida insegurança pública, com crescentes índices de violência e propaganda divulgando que vivemos numa Suíça.

Compartilhe:
Categoria(s): Segurança Pública/Polícia
sábado - 11/05/2013 - 06:26h
Comunicação e transparência

Câmara de Mossoró trabalha para ter TV Digital

O presidente da Câmara Municipal de Mossoró, vereador Francisco José Júnior (PSD), participou nesta sexta-feira (10) de um workshop na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte sobre as TVs Legislativas. Aproximadamente 30 legislativos municipais do Estado manifestaram interesse em integrar a rede de TV digital.

A Rede já está em operação em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza e Porto Alegre. Até o meio do ano, devem ser inauguradas as transmissões em Cuiabá, Goiânia, Palmas e Vitória.

No Rio Grande do Norte, Mossoró será a primeira Câmara Municipal a integrar a rede, levando imagem de altíssima qualidade à população.

“Vai ser um passo importante. Nós vamos entrar na casa de todo cidadão brasileiro sem ele ter de pagar por isso. As pessoas vão ter opção de assistir ou não a esse conteúdo e isso é um grande avanço, inclusive porque essa imagem vai chegar em excelente qualidade”, afirmou a presidente do Comitê de TV Digital da Câmara Federal, jornalista Sueli Navarro.

A previsão é de que até o mês de setembro, seja publicada no Diário Oficial a autorização para a instalação da TV. Em seguida, tem início o processo de implantação.

Compartilhe:
Categoria(s): Comunicação
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
sábado - 11/05/2013 - 05:56h
Cultura do RN

Benedito Mendes assume cadeira na Academia de Letras

Mendes discursa durante sua posse (Ivanízio Ramos)

Foi à noite desta sexta-feira (10), a Sessão Solene de Posse de Benedito Vasconcelos Mendes na Academia Norte-riograndense de Letras (ANL), em Natal. A solenidade que empossou o escritor e pesquisador na cadeira de número 38 foi realizada na sede da Academia, no bairro de Petrópolis.

O novo imortal é professor universitário, doutor em ciências agronômicas, pesquisador e escritor, além de um estudioso do semiárido. Presidiu a Emparn e foi o criador da Estação Experimental de Terras Secas, em Pedro Avelino.

Benedito Vasconcelos Mendes vai ocupar a cadeira 38, cujo patrono é o doutor Luís Antonio Ferreira Souto dos Santos Lima e sucede à acadêmica América Fernandes Rosado Maia que, por sua vez, sucedeu o esposo, Vingt-Un Rosado.

Rosalba

Na posse, ele foi saudado pelo acadêmico Ernani Rosado Soares.

Para a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), que prestigiou a posse, Benedito nesta cadeira é motivo de muito orgulho para o povo potiguar.

“É uma responsabilidade muito grande assumir essa cadeira que já foi de Vingt-Um e de América Rosado. Como aluno de Vingt-Um, o nosso novo imortal seguiu seus passos e tenho certeza de que, hoje, o seu mestre está orgulhoso de ver o resultado deste trabalho que foi iniciado ainda muito jovem, quando Benedito foi professor e, depois, diretor da Escola Superior de Agricultura”, afirmou a Rosalba Ciarlini.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura
sexta-feira - 10/05/2013 - 23:57h

Pensando bem…

“Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova.”

Mahatma Gandhi

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
sexta-feira - 10/05/2013 - 17:01h
Mossoró

Agentes decidem promover greve

Agentes de trânsito de Mossoró ecidiram agora à tarde, em assembleia geral, por greve de período indeterminado.

A decisão ocorreu na Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte.

Da assembleia geral os manifestantes saíram em passeata, utilizando nariz postiço vermelho de palhaço.

Depois o Blog traz mais detalhes.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
sexta-feira - 10/05/2013 - 13:44h
Processo

Trem da Alegria da Assembleia Legislativa vai para STJ

Blog do Dinarte Assunção

O vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJRN), desembargador Saraiva Sobrinho, admitiu recurso especial do Ministério Público em um dos mais de 20 processos que tentam descarrilar o Trem da Alegria da Assembleia Legislativa.

Na argumentação apresentada pelo procurador-geral de Justiça, Manoel Onofre Neto, o artigo 1.219 do Código Civil, que trata sobre os efeitos da posse, foi transgredido.

Outro recurso, o extraordinário, contudo, foi negado. O instrumento serviria para atestar inscontitucionalidade na manobra que permitiu a efetivação de servidores sem concurso público.

Com a admissão do recurso especial, o caso vai para o STJ, onde já há dois processos sobre o assunto.

As efetivações ocorreram entre o início dos anos 1990 e 2004, período no qual 193 lépidos e pimpões servidores entraram na AL pela janela. Um dos processos chegou ao STF e aguarda decisão da ministra Carmen Lúcia.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público
  • San Valle Rodape GIF
sexta-feira - 10/05/2013 - 11:36h
Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)

Denúncia de Blog resulta em medidas em prol da saúde

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), repartição de saúde pública que há anos funciona precariamente, integrando estrutura sanitária da Prefeitura de Mossoró, finalmente vai passar por reestruturação.

O Blog Carlos Santos sente-se particularmente feliz com a notícia de que a partir de segunda-feira (13), o governo municipal fechará o CEO para promover mudanças em sua estrutura física e esperada melhoria no atendimento, necessidades que foram denunciadas – e não contestadas – por esta página.

Nossa postagem foi veiculada no dia 30 de abril deste ano, sob o título Centro de Odontologia resiste à interdição com “arranjos”. Clique nesse link e veja detalhes do que fora levantado.

Nos últimos dias, após a nossa matéria, servidores foram relocados em outras repartições e medidas técnicas passaram a ser tomadas com a finalidade de atenderem às necessidades da população e dos servidores que atuam no local.

O CEO funciona à Rua Alfredo Fernandes, centro, diante da Praça Bento Praxedes, a conhecida “Praça do Codó”.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
sexta-feira - 10/05/2013 - 09:02h
RN

Aridez e mediocridade no cotidiano político

Em conversa com alguns webleitores, há uma queixa aqui e acolá, quanto à escassez de matérias atraentes da política nativa. A culpa não é apenas nossa, da imprensa.

Vivemos um período de aridez, com enorme empobrecimento de quadros políticos, raras vocações e quase nada é novo ou importante em suas declarações ou silêncio.

O blá-blá-blá repete-se.

As entrevistas de hoje, são praticamente iguais àquelas publicadas há um mês, três meses ou anos atrás. Não há nada de novo, impactante ou diferenciado.

Há muito faz-de-conta, desfaçatez, pura retórica ou nem isso.

A prioridade continua sendo nomes, em vez de ideias.

Por quê?

Porque não temos nada de ideias. Muito do que parece novo é requentado como uma cruzada cívica: Estrada do Cajueiro, ZPE´s, duplicação da BR-304 etc

Sobram declarações pobres ou lugares-comuns sobre conchavos e acordões. Quem fica com quem é o que interessa.

Oposição e situação são tão consistentes quanto uma porção de gelatina.

As assessorias inundam nossas caixas de emails com fotos e notícias de visita dos assessorados a velórios, casamentos, festa de padroeiro, carnaval fora de época e cultos religiosos.

Aniversário de aliado é tratado com esmero e cavilosa importância de Estado.

Uma notícia que não para de se repetir, por exemplo, é visita de políticos e outras autoridades à obra do estádio Arena das Dunas, símbolo do desperdício e falta de prioridade séria da política potiguar.

Raramente essa corriola faz o mesmo no tocanto ao Hospial Walfredo Gurgel, escolas públicas e presídios.

É dessa aridez que nasce nossa pobreza. Somos parte dela e signatários da mediocridade que assola o Rio Grande do Norte.

Pagamos caro e parece que não temos perspectivas de melhora.

Mas não custa tenta reagir.

Compartilhe:
Categoria(s): Opinião da Coluna do Herzog
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
sexta-feira - 10/05/2013 - 07:25h
Ao vivo

TCM compra direitos de transmissão do Cidade Junina

O Grupo TCM de Comunicação comprou os direitos de transmissão ao vivo do Mossoró Cidade Junina, em negociação finalizada nesta quinta-feira (9), entre a Prefeitura Municipal, empresa Gondim & Garcia e representantes desse sistema de comunicação.

O secretário de Comunicação Social, Julierme Torres, lembrou que essa cota nunca havia sido comercializada, e a decisão da TCM é um reflexo do crescimento e importância do evento. Os direitos de transmissão ao vivo foram comprados por R$ 100 mil, sendo R$ 70 mil para transmissão televisiva e R$ 30 mil para a Rádio 95 FM.

A partir desta parceria firmada entre Prefeitura, Gondim & Garcia e TCM, a emissora recebe o direito de transmissão ao vivo de todas as atividades culturais do MCJ 2013, com destaque para os shows da Estação das Artes, Chuva de Bala no País de Mossoró, Festival de Quadrilhas, entre outras.

O secretário da Comunicação lembrou que esse contrato não vai interferir na cobertura do Cidade Junina por outras emissoras. “As demais emissoras farão a cobertura normalmente do evento. O que negociamos com o grupo TCM foi a transmissão ao vivo para Moss oró, que será exclusividade do Grupo”.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Comunicação
sexta-feira - 10/05/2013 - 07:01h
Violência

Protesto vai cobrar segurança para escola

A Escola Municipal Raimunda Nogueira do Couto, no bairro Santo Antônio em Mossoró, está com as aulas paralisadas por falta de segurança!

Hoje, às 13 horas, haverá ato público em defesa da escola, que na última quarta-feira foi epicentro de mais outro episódio de violência, quando quadrilhas trocaram tiros e pelo menos dois homens pularam para o seu interior, causando pânico.

Só haverá aula quando forem atendidas exigências mínimas em relação à segurança humana e patrimonial da instituição. A comunidade escolar cobra policiamento e cerca elétrica à escola.

Ainda na administração municipal passada houve denúncia do Sindicato dos Servidores Púlicos Municipais (SINDISERPUM) cobrando segurança. O cenário está se agravando e teme-se o pior.

Compartilhe:
Categoria(s): Educação / Segurança Pública/Polícia
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.