• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 03/04/2022 - 14:22h

A terra do caju no Rio Grande do Norte

Por Josivan Barbosa

No sábado (26) visitamos a microrregião produtora de caju polarizada pelo município de Severiano Melo, incluindo a parte de terrenos de tabuleiros dos municípios de Apodi, Itaú, Rodolfo Fernandes, Potiretama, Alto Santo e Tabuleiro do Norte. Nessa área temos as melhores práticas de cultivo do cajueiro do Semiárido.

Produção diferenciada no município (Foto ilustrativa)

Produção diferenciada no município (Foto ilustrativa)

Ali se produz com o uso de tecnologia avançada, indo desde a escolha do solo, passando pela seleção dos clones adaptados às condições locais até o uso de práticas culturais e identificação dos canais de comercialização. É nítido como os produtores locais conseguem bons rendimentos com a cultura do cajueiro para a produção de castanha e caju a ser vendido como fruto fresco (in natura).

Os cajucultores produzem as próprias mudas, mas há também disponível um viveiro de mudas conduzido em parceria com a EMBRAPA Agroindústria Tropical (antigo Centro Nacional de Pesquisa do Caju) e certificado pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Em geral, os produtores direcionam a produção do cajueiro para castanha ou pseudo- fruto (maçã). Dependendo do direcionamento, o produtor adota variedades (clones) com a devida aptidão, como forma de melhorar o rendimento da cultura.

Os principais canais de comercialização da castanha são as agroindústrias locais que aos poucos estão sentindo a necessidade de incrementar as parcerias com o produtor, pois nas duas últimas décadas várias dessas empresas fecharam as portas devido a falta do produto no mercado regional e às dificuldades de importar a castanha da Índia, o principal produtor mundial.

A produção do pseudo-fruto é comercializada junto às agroindústrias de polpa de fruto e de fabricação de suco. Neste caso, já há muita exigência em relação à qualidade do produto que a indústria quer receber do produtor. A coloração da polpa e a pureza do produto (isento de material estranho, por exemplo areia) são requisitos básicos. Isso faz com que o produtor passe a adotar novas tecnologias em relação a produção de polpa de qualidade para atender ao mercado mais exigente.

Há, também, os produtores que aos poucos estão produzindo para atingir o mercado de frutos frescos (consumo in natura). Ainda é um mercado muito limitado, mas o produto atinge um valor bem superior quando comparado com o preço do fruto que é destinado ao mercado de polpa e suco.

O produtor que trabalha direcionado para a venda de caju in natura precisa se conscientizar que o principal fator que interfere na aceitação do produto pelo consumidor é a sua qualidade quando chega nas prateleiras dos supermercados. O produto precisa ter coloração adequada e aparentar o frescor característico de fruto fresco, o que exige tecnologia de pré e pós-colheita adequadas.

Variedades (clones)

Depois de cerca de 40 anos de pesquisa envolvendo clones de cajueiro, a EMBRAPA tem excelentes materiais à disposição do produtor. Os principais clones plantados na região de Severiano Melo são: CCP 076 (caju de mesa), Embrapa 51 (castanha), Faga 11 (castanha) e BRS 226 (mesa e castanha).

Mão-de-obra

Diferentemente dos trabalhadores da cultura do melão que se deslocam até 200 km para as regiões produtoras, a mão-de-obra da cajucultura é local e melhor remunerada, pois trabalham por produtividade (kg de castanha colhido), chegando a faturar, em média, cerca de 1,5 salário-mínimo por mês. Outra especificidade é que o colhedor de castanha trabalha em horário diferenciado começando nas horas mais frias da manhã.

Nível tecnológico

O nível tecnológico da cajucultura na região polarizada por Severiano Melo está acima da média daquele que é praticado em outras regiões do Semiárido, como por exemplo a Serra do Mel.

A principal razão é que há empresários em Severiano Melo e região circunvizinha que chegam a ter áreas com mais de 1000 ha com nível tecnológico elevado, usando até adubação foliar de última geração. Outro aspecto importante é que praticamente não há mais o cultivo de cajueiro gigante (pouco produtivo), ao contrário da Serra do Mel onde ainda há muito cajueiro gigante.

Comercialização do fruto fresco

Em Severiano Melo visitamos o produtor Naelson Melo que possui uma área de mais de 500 ha, sendo o principal produtor de caju destinado ao consumo in natura (fruto fresco). Ele destina o produto para um nicho de mercado do interior da Paraíba, indo desde Cajazeiras até Campina Grande. Aos poucos o seu produto está conseguindo conquistar mais espaço como fruto fresco.

No ano passado o produtor chegou a vender o produto para o Estado de Goiás, sendo transportado em caminhão refrigerado.

O produtor trabalha com o projeto de instalar um packinghouse (casa de embalagem) moderno, com câmaras frigoríficas o que pode facilitar a colocação do produto no mercado do Sudeste.

Consultoria

A nossa visita foi viabilizada pelo consultor em Cajucultura e secretário de Agricultura do município de Severiano Melo, o engenheiro agrônomo Alfredo Melo. Ele conhece em detalhes toda a tecnologia usada na região para o cultivo de qualidade.

Novas tecnologias

A produção do caju de mesa exige cuidados especiais na identificação do estádio de maturação ideal para que o fruto tenha o flavor agradável e a textura que prolongue ao máximo a sua vida útil pós-colheita. Há, também, necessidade de se trabalhar com espaçamento diferenciado e com tratos culturais de poda específicos, pois o produto deve sempre está ao alcance do operário de campo na operação de colheita.

Outro aspecto importante é que já se encontra bem avançado um teste com uma máquina que efetua a coleta da castanha que cai debaixo das árvores o que representará uma verdadeira revolução no rendimento de colheita.

Josivan Barbosa é professor e ex-reitor da Ufersa

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo

Comentários

  1. Elano Cantidio de medeiros diz:

    Parabéns pelas aulas do professor Josivan , sou médico por formação mas pequeno agricultor por vocação , tenho como prazer aos domingos , assistir Globo Rural e ler estes ensinamentos do Blog de Carlos Santos .

  2. marcelo silva diz:

    josivan queremos voce candidato a deputado estadual, o RN e Mossoró precisa de você meu amigo.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.