• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 29/05/2022 - 10:46h
Mossoró

Catedral de Santa Luzia será fechada para revitalização

Pároco da Catedral, padre Flávio Augusto mostrará detalhes do projeto para a imprensa

A Catedral de Santa Luzia fecha suas portas neste domingo, dia 29, após a missa das 19h. Vai passar por serviços de revitalização interna e externa em suas estruturas. A Diocese de Mossoró ainda detalhará informações quanto às obras e a retomada de suas atividades.

Catedral se confunde com o próprio nascimento do município de Mossoró (Foto: Glauber Soares)

Catedral se confunde com o próprio nascimento do município de Mossoró (Foto: Glauber Soares)

Em face dessa situação excepcional, as missas diárias e dominicais acontecerão em dois novos lugares: a missa da semana, das 17h, de segunda a sexta-feira, passará para o Santuário do Sagrado Coração de Jesus, e as dominicais (6h, 9h, 11h e às 19h) para o ginásio do Colégio Sagrado Coração de Maria, mais conhecido como Colégio das Irmãs, Centro de Mossoró.

Na segunda-feira, 30, a partir das 7h, o vigário geral e pároco da Catedral, padre Flávio Augusto, estará recebendo a imprensa para apresentar todos os detalhes dessa primeira etapa de um grande projeto de reforma da Catedral de Santa Luzia.

Nesta primeira etapa, a igreja ganhará energia solar, climatização, reorganização de toda estrutura elétrica, grande tratamento acústico, revitalização do piso, pintura e outras melhorias.

A Paróquia de Santa Luzia tem em mãos um projeto de reforma ampla da Catedral elaborado pelo Apostolado Litúrgico de Arquitetura das Irmãs Pias Discípulas do Divino Mestre, em São Paulo. Trata-se do mais importante escritório de arquitetura sacra do país, especializado em projetos arquitetônicos de construção, reforma, interiores e vitrais, bem como o desenho e execução de painéis artísticos.

A Catedral de Santa Luzia representa o marco de desenvolvimento urbanístico de Mossoró e abriga o maior patrimônio religioso do seu povo, a devoção a Santa Luzia, padroeira da cidade, celebrada todos os anos em dezembro, levando mais de 100 mil pessoas às ruas.

História 

A história da Paróquia de Santa Luzia está tão ligada à fundação do município de Mossoró que chega a se confundir uma com a outra. Isso porque ao redor da capela começou a surgir a localidade denominada Santa Luzia, cuja evolução, do povoado que virou município, está estreitamente relacionada à trajetória da capela que hoje é a Catedral.

Catedral de Santa Luzia, com as torres inacabadas (Reprodução Canal BCS)

Catedral de Santa Luzia, com as torres inacabadas (Reprodução Canal BCS)

A capela de Santa Luzia ficou pronta em 5 de agosto de 1772. O sargento-mor da ribeira de Mossoró, Antônio de Souza Machado, e sua esposa Rosa Fernandes, tiveram autorização para a construção de modesta capela em sua propriedade rural, onde depois surgiu a igreja e muitas décadas seguintes o templo com status de catedral.

Em 24 de março de 1858 teve início a sua reconstrução, que só foi concluída cerca de dez anos depois, mas sem as torres. Em 28 de julho de 1934, com a criação da Diocese de Mossoró, a igreja de Santa Luzia foi elevada à categoria de catedral diocesana.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais

Comentários

  1. Juli 4 diz:

    Divulga credito da foto please

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.