quinta-feira - 28/10/2021 - 07:46h
Segurança

Iniciativa privada começará a construir base militar estratégica

Obra na RN-117 será importante equipamento para Mossoró e região, território vasto e complexo

A empresa Casa Nova Construções, sediada em Mossoró e que tem como dirigente o empresário Marcelo Conrado, vai destinar à estrutura de segurança pública do Governo do RN em Mossoró e região, um equipamento estratégico e moderno. Começará a construir base física do 2º Distrito da Polícia Rodoviária Estadual (DPRE) no leito da RN-117, via que liga Mossoró a Governador Dix-sept Rosado e outros municípios do Oeste.

Pistas de rolamento contornarão a base e policiamento terá estrutura segura e confortável (Reprodução BCS)

Pistas de rolamento contornarão a base e policiamento terá estrutura segura e confortável (Reprodução: Canal BCS)

O prédio será entregue todo climatizado, mobiliado e com câmeras de monitoramento interno e externo. O prazo para conclusão é Abril/2022.

Sua formatação arquitetônica projeta duas salas de observação (uma para Governador Dix Sept-Rosado e outra para Mossoró), copa/cozinha para refeições, sala de administração, e banheiro acessível no térreo. Já no primeiro andar, ele contará com dois dormitórios com suíte, com capacidade para pernoite de 8 homens e/ou mulheres, além de varanda que serve também como guarita/observatório.

Há anos, a Polícia Militar do RN tem uma base à margem da RN-117, a cerca de 350 metros do Complexo Viário da Abolição, mas em precárias condições de ocupação e uso pelo 2º DPRE. A nova base ficará situada próxima ao Conjunto Cidade Oeste (à saída para Governador Dix-sept Rosado), no leito da RN, com pistas asfálticas que a contornarão (veja imagens simuladas em computação gráfica nessa postagem), distante uns 4 km do Complexo Viário da Abolição.

“A segurança pública é um problema que assola toda a população, sem distinção de classes, e é um problema que avança rapidamente. Em conversas com o Governo do Estado, com as forças policiais, apresentamos nosso interesse e ideia em contribuirmos dessa forma,”, comenta Conrado ao Canal BCS (Blog Carlos Santos).

Base ficará numa posição estratégica na RN-117 (Reprodução BCS)

Base ficará numa posição estratégica na RN-117 (Reprodução: Canal BCS)

“Com intermediação da deputada estadual Isolda Dantas (PT) avançamos nas tratativas. Vieram aprovação e estudos do setor de engenharia da PM. Chegamos a essa ponto numa grande reta, com visão privilegiada”, comenta Conrado ao Canal BCS (Blog Carlos Santos).

Segurança complexa

Mossoró conta com mais de 7 acessos pavimentados a interligando com outros municípios, além de mais de 50 saídas vicinais e cerca de 300 quilômetros de estradas carroçáveis cortando 137 comunidades rurais e outras micropovoações. É o maior território entre os 167 municípios do RN, a ponto de representar quase 18 vezes a área total de Natal, capital do estado.

Com uma contingente humano residente que passa de 300 mil pessoas e uma população flutuante expressiva (números que podem chegar a 40 mil indivíduos ou mais por dia (não existem estudos científicos abalizados), Mossoró transformou-se num polo acadêmico, comercial/serviços e de saúde. É o epicentro  para uma vasta região com população cumulativa da ordem de 1 milhão de habitantes.

Policiais terão câmeras internas e externas suplementando trabalho no térreo, pista e posto de observação no primeiro andar (Reprodução: Canal BCS)

Policiais terão câmeras internas e externas suplementando trabalho no térreo, pista e posto de observação no primeiro andar (Reprodução: Canal BCS)

Cobrir esse universo territorial com policiamento é tarefa hercúlea. A obra que Marcelo Conrado destinará ao Governo do RN  e, por conseguinte, à sociedade, pode parecer um pingo de água no oceano, mas com certeza é importante e pode gerar efeito catalisador no universo empresarial. Mais e mais empresários podem acordar para o significado social de feitos dessa natureza.

A base que ficará como bem estadual, não se trata em essência de uma Parceria Público-Privada (PPP), como regulada pela Lei nº 11.079/2004, em que o capital explora algo da alçada estatal. É doação, em que os interesses das partes se somam, resultando num bem comum.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Categoria(s): Gerais / Segurança Pública/Polícia

Comentários

  1. Faustino de Souza diz:

    Ótima iniciativa. Resta agora ao governo do estado melhorar esse trecho da RN 117. Tendo em vista a precariedade da mesma. Trafego todos os dias, pois moro no Cidade Oeste. O Marcelo Conrado está de parabéns por esta iniciativa. Próximo aonde será construído o posto já está iluminada dando um pouco de segurança aos moradores dessa localidade, a empresa Casa Nova Construções foi quem realizou essa benfeitoria, tendo em vista seu empreendimento neste local. Agora resta ao governo do estado executar obras de melhorias na RN. Mossoró está crescendo muito. Acredito que esta região será num futuro próximo o segundo polo industrial da cidade. Que venham mais empreendimentos e gerem mais empregos.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2021. Todos os Direitos Reservados.