terça-feira - 13/10/2009 - 23:50h

TRE inocenta Fátima Rosado e Ruth em outro processo

Confirmada pelo plenário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na sessão desta terça (13), sentença da 33a Zona Eleitoral que julgou improcedente Ação Judicial Eleitoral (AIJE), interposta pelo Ministério Público Eleitoral.

A demanda pedia a cassação da prefeita e vice de Mossoró, Fátima Rosado (DEM) e Ruth Ciarlini (DEM), em virtude da participação das duas em evento para idosos realizado na praia de Tremembé, no município de Icapuí, litoral cearense nos dias 24 e 25 de julho de 2008.

O MPE de primeiro grau alegava que as duas candidatas teriam praticado abuso do poder político.  O pedido de cassação baseava-se no artigo 22, XIV, da Lei Complementar 64/90. Fátima e Ruth sustentaram em sua defesa que nem patrocinaram ou autorizaram a realização do evento, destinado a pessoas com idade acima dos 65 anos.

Elas destacaram que apenas cumprimentaram os presentes e foram embora sem pedir votos. O parecer da Procuradoria Regional Eleitoral foi pelo improvimento do Recurso Eleitoral 8871/2008 para manter a sentença de primeiro grau.

O relator do processo foi o juiz Fábio Hollanda. Ele também fora relator em processo de pedido de cassação, em que Fátima fora acusada de participar de uma inauguração em pleno período de campanha em 2008, ferindo dispositivo de "conduta vedada".

Nota do Blog – Claro que haverá recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O interessante é que esse episódio narrado nos autos ocorreu imediatamente após ao caso da suposta transgressão à conduta vedada.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
terça-feira - 13/10/2009 - 23:42h

Morte de servidor transfere discussão sobre saúde

O sepultamento do servidor Francisco Avelino da Costa, da Câmara Municipal de Mossoró, hoje, adiou para esta quarta (14), às 10h, no plenário, a reunião marcada para hoje (13) sobre o redimensionamento da rede municipal de saúde.

Na ocasião, O secretário municipal da Cidadania, Francisco Carlos, e a gerente executiva da Saúde, Jaqueline Amaral, explicarão mudanças, em andamento, para readaptação da estrutura da saúde.

A reunião foi solicitada pela bancada governista na Câmara Municipal, em audiência sexta (9), no Gabinete da prefeita Fafá Rosado (DEM), com o chefe de Gabinete da Prefeitura, agitador cultural Gustavo Rosado (PV).

Nota do Blog – Francisco Avelino da Costa morreu na segunda (12), à noite. Ele era servidor da câmara há mais de 20 anos, sendo irmão do radialista José Antônio (Difusora). Meus pêsames. 

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
terça-feira - 13/10/2009 - 23:36h

Greve por seis dias pede recomposição salarial

Os servidores do IDIARN estão em greve por seis dias, iniciados na manhã de hoje (13). O motivo da paralisação é a defasagem de três anos na atual remuneração dos servidores (cujo base se mantém a mesma desde 2006).

Além disso os servidores também reivindicam um reconhecimento profissional compatível com a importância do trabalho que desempenham no controle e erradicação de doenças animais, na inspeção e na garantia de qualidade dos produtos de origem animal, na fiscalização do transito de animais, entre outras funções.

Amanhã haverá avaliação de adesão na região e estado.

O IDIARN é uma entidade criada em 2006 e seu quadro de pessoal consta com 90 (noventa) servidores em todo o estado. A regional de Mossoró consta de dez servidores e nesse 1º dia de greve oito cruzaram os braços.

Compartilhe:
Categoria(s): Nelson Queiroz
terça-feira - 13/10/2009 - 23:31h

Médicos vão pedir desligamento da Prefeitura de Mossoró

Entre as 62 equipes do Programa Saúde da Família (PSF), pelo menos seis médicos devem pedir desligamento em nível de Prefeitura de Mossoró. Outros tendem a aderir ao êxodo para outros municípios.

Essa predisposição foi assinalda hoje à noite no "Oba Restaurante", num encontro promovido pelo Sindicato dos Médicos do RN (Região de Mossoró). "São seis e outros estão manifestando adesão", conta ao Blog o presidente da entidade, Walter Júnior.

A reunião não teve caráter oficial. Só no próximo dia 27 em horário e local a serem definidos, o sindicato vai reunir associados. Há desapontamento no relacionamento com a prefeitura e uma visão de que o quadro tende a piorar.

A revoada de médicos, para outros municípios, não deve ter como consequência "apenas" o comprometimento no atendimento à população. O Ministério da Saúde, comunicado do desmanche, corta recursos à manutenção das equipes desfalcadas.

Falta de melhorias salariais, desrespeito a primados da atividade e ausência de condições mínimas de trabalho afligem os médicos. "Termina recaindo tudo em cima da classe, que é obrigada a suportar as queixas e dramas do povo", comenta uma médica. 

Compartilhe:
Categoria(s): Gilson Cardoso
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
terça-feira - 13/10/2009 - 23:14h

Ex-secretário defende gerente da Saúde de Mossoró

Ex-secretário da Prefeitura de Mossoró na última gestão Dix-huit Rosado (1993/1996), o engenheiro Valtércio Anunciato da Silveira elogia o perfil profissional da gerente da Saúde de Mossoró, contabilista Jaqueline Amaral.

Para ele, ela não pode ser responsabilizada pelo caos no setor. Leia-o abaixo:

Não, não coloquem a senhora Jacqueline Amaral neste emaranhado de desencontros administrativos do governo Da Gente rica. Conheço-a um pouco, com ela trabalhei quando estava secretário e ela trabalhava no assassinado AFIM (Abatedouro de Mossoró).

Pessoa de zelo impecável para com a empresa e suas obrigações. Afirmo isso porque eu ví, porque assisti e porque conviví.

Observem por favor a origem da mesma, filha do inatacável Zezito Amaral e esposa (a memória me trai e no momento não recordo o nome da mesma), desafio a quem quer que seja, que diga que um dia o amigo Zezito tenha fugido das obrigações a ele entregues e a qualquer deslize que o mesmo tenha cometido como um grande cidadão da terrinha e que merece o respeito de todos.

Não, quem é prefeito que assuma seus atos e não transfira irresponsabilidades para a senhora Jacqueline ou qualquer outro servidor dedicado.

Valtércio Silveira.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
terça-feira - 13/10/2009 - 23:06h

De volta ao trabalho nesta página

Alguns compromissos durante todo o dia e parte da noite impediram-me de postar alguma matéria nesse ínterim. Mas aí vou eu.

Aguarde que vou invadir a madrugada com material bem-interessante.

Inté.

Compartilhe:
Categoria(s): Comunicado do Blog
  • San Valle Rodape GIF
terça-feira - 13/10/2009 - 08:20h

Povão protestará contra fechamento de Unidade de Saúde

Mais um ato público está programado no Abolição II, em defesa da manutenção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Conchita Ciarlini.

O evento está definido para as 17h de amanhã (quarta, 14), em frente à Igreja de Nossa Senhora de Fátima.

Há menos de duas semanas houve a primeira manifestação.

Se a Prefeitura de Mossoró conseguir seu intento, essa UBS deixará de atender em média a 2.500 pessoas/mês. O volume de procedimentos atinge cerca de 4 mil/mês.

A UBS do Abolição III, para onde a prefeitura pretende alojar os "retirantes" da UBS do Abolição II, costuma ter média de mil atendimento/mês e cerca de 2,8 mil procedimentos/mês.

O amontoado de gente num só local é para economizar dinheiro do erário, reduzir custos da máquina municipal.

Nota do Blog – Interessante é que o protesto será de frente à Igreja de "Fátima", nome da prefeita mossoroense.

Outro fato digno de registro é que essa mesma UBS é denominada de "Conchita Ciarlini", irmã da senadora Rosalba Ciarlini (DEM), que a inaugurou quando prefeita.

Compartilhe:
Categoria(s): Gilson Cardoso
terça-feira - 13/10/2009 - 08:03h

Saúde em xeque é motivo de explicações em câmara

A Câmara de Mossoró promove sessão hoje, a partir de 9h, para ouvir o secretário da Cidadania (Chico Carlos) e a gerente executiva da Saúde (Jaqueline Amaral). Vão explicar medidas da prefeitura relativas a estrutura da Saúde.

O fechamento do Atendimento Materno Infantil (AMI), da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Abolição II e do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) do Nova Betânia anunciado pela própria imprensa alinhada pelo governo agora causa problemas à imagem desse mesmo governo.

À semana passada, depois que sentir revolvas populares e funcionais, o governo repetiu a ladainha de sempre: a culpa é de setores da imprensa e "oposição".

Um pouco antes, em reunião com servidores do município, na sala de reuniões do Palácio da Resistência, Chico Carlos chegou a afirmar que "saúde é gasto".

Em junho, quando a prefeitura teve de reconhecer que a crise se instalara no erário, mas culpando efeitos do abalo econômico mundial, Chico Carlos afirmou: não haveria cortes na Saúde e Educação.

Como se vê, os vereadores – mesmo os governistas – terão que ouvir muito blablablá do nosso "Rolando Lero" do semi-árido, Chico Carlos. A contabilista Jaqueline Amaral já deriva do Abatedouro Frigorífico e Industrial de Mossoró (AFIM), fechado por decisão desse governo. Não tem muito a dizer. 

Em entrevista ao Jornal de Fato em 18 de dezembro do ano passado, quando teve seu nome anunciado para "comandar" a Saúde, Jaqueline foi uma das maiores surpresas na lista de auxiliares da prefeita de direito Fátima Rosado (DEM). Segundo justificou o agitador cultural Gustavo Rosado (PV) "(…) ela (Jaqueline) estava tão sem função no Afim.(sic)”.

Acrescentou que por vezes a hoje gerente da Saúde era convocada a fazer serviços de auxílio contábil à municipalidade. Virou gerente da Saúde para não continuar ociosa.

Compartilhe:
Categoria(s): Gilson Cardoso
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
terça-feira - 13/10/2009 - 07:52h

Mudança no Caps não produz economia para prefeitura

A mudança do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) do Nova Betânia (Mossoró) para ala da Casa de Saúde São Camilo de Lellis é uma piada de mau gosto. Embuste criminoso contra dezenas de doentes.

A justificativa da prefeitura, através do faz-tudo Chico Carlos (secretário da Cidadania), é de redução de gastos. Usa o eufemismo "transferência" para explicar o inexplicável.

Como corte de gastos não tem sentido, já que no lugar do Caps irá funcionar outra unidade, o Centro de Obesidade. Ou seja, o contribuinte continuará pagando aluguel. E ainda é anunciada reforma na parte fisica do São Camilo para receber o CAPS. Mais gastos.

Só na matemática desses loucos, de verdade, que compõem a patota que troteia no Palácio da Resistência, é possível se economizar com aumento de custo.

Nesse contexto, esses doidivanas não levam em conta ponderações técnico-científicas: as pessoas em tratamento estão em pânico sob a hipótese de retorno ao São Camilo, que representa regressão no modelo de atendimento terapêutico. 

Pobre Mossoró!

Compartilhe:
Categoria(s): Gilson Cardoso
segunda-feira - 12/10/2009 - 23:03h

Gerais… Gerais… Gerais… Gerais

Parte da manhã, tarde e noite de hoje não consegui postar sequer uma linha nesta página. Dificuldades surgiram no editor de texto, criando esse embargo. Mas consegui superar os problemas há menos de uma hora. Ao trabalho.

Será no Limas Buffet na sexta (16), a partir das 20h, o lançamento da chapa à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseccional de Mossoró, encabeçada por Humberto Fernandes (presidente) e Aldo Fernandes (vice). As eleições vão acontecer no dia 20 de novembro.

O engenheiro do petróleo, Paulo Maia, que se encontra em Dallas (Texas, EUA) em novo período de estudos técnicos, pela transnacional Weathford, poderá ser transferido para atuação no México. Foi o que me contou em contato pelo MSN hoje à noite. Competência, mais do que provada e comprovada, já o levou para várias partes do mundo. Você merece, meu caro. 

O economista e professor Carlos Escóssia liga adiantando providências, para realizar entre os dias 11 e 12 de dezembro um encontro de blogueiros em Mossoró. Pretende trazer nomes de referência à promoção. Sucesso.

Encontrei o advogado Evânio Araújo, colaborador contumaz da Apae-Mossoró, exultante com o resultado da promoção “Apae Pra Você”, realizada no sábado (10). Foram seis horas ininterruptas ao vivo, com apoio da TV Mossoró, mobilizando a sociedade em apoio à entidade. Beleza. Minha saudação à emissora, que se engajou na proposta, revelando responsabilidade social. Afinal, trata-se de uma concessão pública.

Obrigado ao casal Hélio Silva/Ana e ao infante Pedro Henrique pela acolhida hoje em sua casa (Mossoró). A ótima prosa é impagável, mesmo com a cadela “Belinha” estressada, brigando com o vento. Um abraço, saúde e paz.

O circuito do Mossoró Park Show credenciou-se para sediar outras provas nacionais de motocross, como as realizadas no domingo (11), com intensa disputa e envolvimento de público numeroso. A competição Brasil Nordeste de Motocross teve pista muito elogiada, além de organização, conforme colhi no local àquele dia.

Nossa solidariedade à família do empresário oestano João Neto Chaves, falecido nesse sábado (10), na BR-405, entre Pau dos Ferros e São Francisco do Oeste, devido acidente de carro que dirigia. Ele era irmão do ex-prefeito de Marcelino Vieira, Iramar Oliveira.

Policiais militares do Estado fazem assembléia geral nessa terça (13), a partir das 9h, no Clube Tiradentes, em Natal. Vão decidir posição da categoria em relação a negociações com o governo, sobre questões salariais. Há indicativo à aprovação de acordo.

Obrigado a leitura deste Blog ao ex-vereador mossoroense Sérgio Coelho, jornalista Fábio Oliveira (Mossoró) e Silva Júnior (Upanema).

Aos amantes da leitura e “ratos” de sebo, não posso deixar de indicar o Estante Virtual. Ele cataloga mais de mil sebos de todo o país, facilitando localização e entrega de títulos. Veja AQUI.

Upanema e Itajá vão decidir a Copa Oeste no próximo domingo em Mossoró, no Estádio Nogueirão, a partir das 16h. Já a Segunda Divisão do Campeonato Estadual terá Centenário de Pau dos Ferros e Atlético Potengi em jogos de ida e volta a partir, também do domingo. O vencedor sobe à Primeira Divisão em 2010.

Compartilhe:
Categoria(s): Nelson Queiroz
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
segunda-feira - 12/10/2009 - 01:19h

Nova pesquisa não mostra alteração em quadro ao governo

Tem pesquisa nova na praça. Para ser mais claro, ela está nas mãos de poucos. Não necessariamente "na praça." 

Se sair alguma divulgação será em forma de "foguete", na imprensa local ou mídia nacional.

Os números não sofreram maiores modificações em comparativo com a última sondagem que veio à tona há quase dois meses. O que faz sentido, pois não há qualquer fato novo – de peso, a alterar o quadro.

O último resultado apontou dianteira de Rosalba Ciarlini (DEM), em agosto, mas sem folga superlativa e confortável.

O que comentei à época até o momento não se modificou. Veja AQUI.

Mas vamos colar o ouvido ao chão, como recomenda a sabedoria dos índios.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
segunda-feira - 12/10/2009 - 00:19h

Letra e Música – 72

A dupla (cearense e paraibano) "Os Nonatos" é essência poética, rejuvenescida, que prova como é infindável o talento nordestino. Forte, antes de tudo.

Sem o marketing que cria e mata "fenômenos", os dois trilham o caminho do sucesso sem qualquer pirueta: cantam e encantam traduzindo o cotidiano, feito de gente e sentimentos.

É pouco provável que a maioria de nós ouça, no rádio, a música de Raimundo Nonato e Nonato Costa. Eles não atendem ao padrão que exige letras chulas e ocas, além de ritmo bate-estaca.

Ambos têm muito a dizer e a cantar, como em Mudar pra quê?

(…) Você tem algo, que só Deus explica;
Quanto mais simples, mais bonita fica;
Como foi ontem, que seja amanhã;
Eu nasci seu homem, vou morrer seu fã.

Veja a letra AQUI;
Veja o vídeo AQUI.

P.S – No próximo dia 31 deverão fazer show em Mossoró.

Compartilhe:
Categoria(s): Letra e Música
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
domingo - 11/10/2009 - 20:21h

Preço cartelizado de combustíveis irrita consumidor

O alinhamento de preços dos combustíveis em Mossoró, sobretudo a gasolina, é incompreensível para o consumidor. Abaixo, eis mais um desabafo.

O debatedor regular deste Blog, Everton Cardoso, apresenta argumentos e cobranças necessárias. Leia-o:

Já tratamos aqui, nesse conceituado Blog, da formação de cartel nos postos de combustíveis em Mossoró, obrigando o cidadão a comprar a gasolina mais cara do Brasil, porque os empresários do setor combinam entre si, um único preço: R$ 2,69.

Sem esquecer que o Ministério Público não age no sentido de combater esse crime contra a economia popular.

Olhem só o que acabei de ler na revista Veja: "O dólar baixo barateou as viagens internacionais e atiçou o mercado doméstico. Ninguém que perder mercado. Ou seja, para competir com os destinos internacionais, hotéis e agências de viagens tiveram de reduzir suas tarifas. Ao mesmo tempo, a disputa entre as empresas aéreas esquentou, com novatas como Azul e Webjet tentando conquistar mercado. O resultado foram promoções e descontos em todas as companhias".

Os postos de gasolina em Mossoró poderiam estar funcionando dessa forma se não houvesse a formação de cartel.

Everton Carlos da Costa Cardoso.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
domingo - 11/10/2009 - 10:32h

Pensando bem…

"A adversidade leva alguns a serem vencidos e outros a baterem recordes".

William Arthur Ward

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
domingo - 11/10/2009 - 10:29h

Pensando bem…

"A arte de ser sábio é a arte de saber o que tolerar."

William James

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
domingo - 11/10/2009 - 10:27h

Pensando bem…

"A arte de viver consiste em tirar o maior bem do maior mal."

Machado de Assis

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
domingo - 11/10/2009 - 10:21h

Pensando bem…

"A capacidade de estar a sós, paradoxalmente, é a condição para se amar."

Henry Bordeaux

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
domingo - 11/10/2009 - 10:16h

Pensando bem…

"A distância que você consegue percorrer na vida depende da sua ternura para com os jovens, compaixão pelos idosos, solidariedade com os esforçados e tolerância para com os fracos e os fortes, porque chegará o dia em que você terá sido todos eles."

George Washington

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
domingo - 11/10/2009 - 09:56h

O terceiro seria agora?

Dos governadores do RN, a partir da redemocratização de 1945, somente dois se elegeram se insurgindo contra os aparatos comuns dos chamados grandes partidos. Essa ajuda veio posteriormente ao ato do lançamento de suas candidaturas rebeldes.

Para defender o que se argumenta aqui, façamos um ligeiro retrospecto das eleições travadas para governador desde a primeira realizada em 1946. Reestruturados os partidos políticos, o Partido Social Democrata (PSD) apresentou como seu candidato o deputado constituinte José Augusto Varela que venceu seu contendor, candidato da União Democrática Nacional (UDN), o desembargador Floriano Cavalcante de Albuquerque.

No pleito eleitoral de 1950, o então governador, José Varela, impôs o nome do procurador e insigne professor universitário, Manoel Varela de Albuquerque. Nas hostes pessedistas houve uma insatisfação contra o nome apresentado.

A UDN, que então fazia oposição ao Governo de José Varela, através do seu líder, Dinarte Mariz, apoiou o candidato governamental. Aí, verificou-se uma grande dissidência no PSD. Os descontentes vieram buscar em Mossoró o seu prefeito, Dix-sept Rosado, udenista, que fazia uma brilhante administração. Votos contados, o mossoroense vence o candidato oficial, inscrito no Partido Republicano (PR).

Um acidente aviatório, logo nos primeiros meses, impede Dix-sept de completar o seu mandato. O vice-governador, senhor Sílvio Pedrosa, substituiu o companheiro vitimado.

No ano de 1955, no pleito que ficou conhecido como o dos "quatros jotas" (Juscelino, Jango, Jocelyn e Jessé), o então senador Dinarte Mariz supera na votação o senhor Jocelyn Vilar. Até aqui nenhum político se aventurara a se lançar candidato sem o apoio devidamente acordado.

Na campanha de 1960, surge o primeiro caso. O governador Dinarte Mariz tira da sua algibeira o nome do deputado federal Djalma Marinho, para fazê-lo governador. O senhor Aluízio Alves, igualmente deputado, e também seguidor do político seridoense, rebela-se ante a escolha do seu colega de bancada e se lança candidato, saindo vitorioso.

1965, já  no período chamado revolucionário, Aluízio Alves faz o seu sucessor na pessoa do então senador Walfredo Gurgel, que bate o também senador, Dinarte Mariz.

Registre-se, para mostrar a desambição política de um cidadão, o episódio da renúncia do doutor Raimundo Soares de Souza, então prefeito de Mossoró. Convidado insistentemente, por Aluízio para ser o candidato a governador, o que seria, inapelavelmente, uma nomeação, Raimundo abdica do convite, deixando de ser, de graça, governador do RN.

Depois do pleito de 1965, até antes do de 1982, houve os governantes votados indiretamente, sob a chancela do Poder Central. Em 1982, o povo é convocado a dar o seu voto. José Agripino derrota Aluízio. 1986, 1990, 1994 e 1998 é a mesma aguinha açucarada: candidatos apresentados pelas suas facções.

Em 2002 aconteceu a segunda insubordinação. Aqui um pouco diferente porque surgiu a novidade do Segundo Turno. A então prefeita do Natal, professora Wilma de Faria, vendo-se alijada pelos grandes partidos, PFL e PMDB, lança-se candidata e se habilita para concorrer no turno final.

Ganha de Fernando Freire (PP). É eleita governadora. Fernando Bezerra (PTB) foi o menos votado no primeiro turno. 2010 a vista! Aparecerá alguém para completar o pódio dos rebelados vitoriosos?

Resta aguardar!

Francisco Rodrigues da Costa é escritor

Compartilhe:
Categoria(s): Fred Mercury
domingo - 11/10/2009 - 09:49h

Subprocurador da República defende posse de vereadores

Pai do suplente de vereador Lucas Brito (DEM), o subprocurador da República e ex-secretário de Segurança Pública do Estado (PB), Eitel Santiago, contestou a posição adotada pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, quanto à posse dos suplentes de vereadores. Refere-se à emenda 58, promulgada recentemente pelo Congresso Nacional.

Em artigo escrito sobre o tema, Santiago defende a posse imediata dos suplentes diplomados nas eleições de 2008, conforme estabelece à emenda 58, sob a alegação que em se tratando de “uma norma constitucional deve ser atribuído o sentido que maior eficácia lhe dê”.

O argumento se contrapõe à tese levantada pelo procurador geral da República e pela OAB Nacional que entraram com liminar no Supremo Tribunal Federal (TSF). Defende que a regra só vale para as eleições de 2012 com base no princípio da anterioridade da lei eleitoral.

“Certamente não contribui para a harmonia entre os Poderes a anulação pelo Supremo Tribunal Federal de deliberações legislativas, quando é viável emprestar-lhes sentido adequado ao espírito da Constituição”, destacou Eitel em artigo.

Saiba mais AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
domingo - 11/10/2009 - 09:39h

Amigo do peito

É claro que ele não era amigo da onça só por ter mudado de lado. Aconteceu de ela descobrir, meio ao acaso, que seu amigo de décadas lhe endereçava certa cota de paixão.

Por ela, aquela criatura que sempre abusou do abraço largo dele, das risadas largas de ambos, bem soltos e à vontade um com o outro, dos beijos cálidos no cangote e dos amassos fora de hora nos dias em que ela estava particularmente ansiosa por um ombro. Melhor se fosse amigo, é claro. Ele tinha uma estrutura já bem estabelecida, embora cansado, alquebrado e desesperançado pela ausência de afeto. E ela já tinha saltado várias dessas estruturas e não se dava por satisfeita. Queria mais.

Então, a marcha do destino se interpôs entre eles, como diria madame Natasha enquanto distribuía as cartas reveladoras. Foi em um dia especialmente estrelado que ele a acompanhou a um convescote na casa de familiares dela. Entre uma insanidade e outra que costumavam dizer um ao outro, ele finalmente alcançou a boca daquela querida pessoa tão próxima, tão solta, tão entregue, ela que estava em uma noite particularmente inspirada para os rompantes das paixões.

O que é um beijo senão um encontro de lábios, cavidades bucais, palato, dentes e língua? Como alguém dada a terminologias científicas, ela logo tratou de relativizar. Agora conheço também a boca dele, pensou tecnicamente, já refeita dos arroubos.

‘Tinha pavor, pobrezinha, de perder aquele ombro, aquele aconchego, aquele riso cristalino ecoando nos seus ouvidos, aquela nicotina mutuamente aspirada. Tão à vontade na condição de fumantes passivos! E os termos, os achados, os achaques, as ironias pérfidas.

Caramba, quanta coisa em comum, incluindo a faixa etária, ambos já calejados e com quase cinco décadas nas costas – caso dela, porque ele já caminhava célere para obter o benefício do passe livre facultado aos idosos.

Com a saliva dele pelos cantos mais recôndidos de sua arcada dentária, ela perdeu o sono e dedicou-se à escrita de uma missiva que primava pelo tom confessional. Até ontem você era isso e aquilo, e hoje o tempo se esvai por entre os nossos dedos. Em trecho especialmente inspirado, choramingou: ‘Você foi aquele que me recebeu de braços abertos quando eu retornei, foi quem me deu na boca a cafeína que eu tanto buscava’.

Depois, revendo o texto, percebeu um tom francamente sensual naquela história de receber um néctar ao pé da boca. Nessa altura, a contenção de antes tinha virado pó. Adentravam as noites pelos cantos da cidade, em proximidade mais que reveladora, se não houvesse ainda um espoucar contínuo de beijaços.

Resistindo aos avanços do amigo querido para que protagonizassem cenas tórridas na intimidade, ela condicionou tudo a um escape e o presenteou com um plano estratégico. Colocou-se no final de uma senda, com um pote de mel na ponta extrema do arco-íris. Será que ele engendraria meios de alcançá-lo?

Stella Galvão é jornalista, professora de Comunicação Social e escritora

Compartilhe:
Categoria(s): Nair Mesquita
sábado - 10/10/2009 - 20:23h

Prefeita diz que críticas a governo é coisa de “vida alheia”

A Gerência de Comunicação da Prefeitura de Mossoró (GECOM) distribui release (notícia oficial) com a imprensa, que é digna de ser guardada num mural público. Uma aula de idiotia política.

É ainda um documento que atesta o nível de cinismo, desfaçatez e arrogância do governo municipal, além de estupidez política. A patota não é do ramo.

Com o título "Fafá Rosado eleva tom de discurso e diz que Prefeitura não pode fazer tudo sozinha", a matéria mostra trechos de discurso da prefeita Fátima Rosado (DEM), em que ela se queixa da falta de parceria com Estado e Governo Federal e reclama de notícias desagradáveis à sua suposta gestão.

A oratória foi na sexta (9), na inauguração da Escola Doutor José Gonçalves.

Em determinado parágrafo, há uma oração que chega a lembrar desabafo de comadre, nunca de quem deveria atuar como agente pública:  

Quem se preocupa com a vida alheia, não tem tempo de trabalhar em defesa dos interesses da cidade (sic).  

Parece brincadeira de mau gosto, mas não é. Atoleimada, a prefeita chega a imaginar que as censuras ao governo – que escassos setores da imprensa apresentam – são conteúdo de "vida alheia."

A oração acima reflete não a soberba de Fátima, mas de quem a orienta. Qualquer pessoa medianamente bem-informada sabe que a prefeita não tem bússola. Talvez não saiba sequer a marca do laquê com o qual pulveriza os próprios cabelos.

A assessoria da prefeita, sob regência do secretário da Cidadania, Chico Carlos (PV), e seu irmão – agitador cultural e chefe de Gabinete Gustavo Rosado (PV), acha que não pode existir qualquer tipo de questionamento ao governo. A partir desse raciocínio, eles a levam a decorar esse tipo de afirmação estapafúrdia.

Porém o pior aconteceu mais adiante. “Não temos o apoio dos governos estadual e federal”, teria dito a prefeita, atesta a Gecom.

A declaração da prefeita é uma tentativa torpe de enganar mais uma vez a sociedade, transferindo culpa de uma gestão moralmente insalubre e incompetente para Estado e União.

Adiante escrevo como Fátima Rosado não está em condições de cobrar nada de Estado e Governo Federal. Sobra apoio. O que falta é capacidade gerencial e boa fé.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.