quinta-feira - 08/10/2009 - 20:10h

Delegado é responsável por 36 delegacias, diz deputada

O número, pode até ser considerado um exagero, mas é verdadeiro. De acordo com a deputada Gesane Marinho (PMN), no Rio Grande do Norte" há um delegado responsável por 36 delegacias".

O descaso do poder público no tratamento com os delegados de polícia. Isso foi o tema do pronunciamento da deputada que ocupou o Grande Expediente da sessão desta quinta (8) na Assembleia Legislativa, para denunciar essa situação.

– Isso é um absurdo, um descaso. O delegado de Mossoró comanda até 36 delegacias. E agora ele está de férias e o delegado de Patu, Roberto Moura, está respondendo com a mesma acumulação. Essa é a situação no interior do Estado- afirmou.

Gesane Marinho disse que o estatuto da Polícia Civil está sendo desrespeitado, pois um delegado só pode acumular mais uma delegacia e receber 1/3 a mais do seu salário por essa acumulação. 

Compartilhe:
Categoria(s): Segurança Pública/Polícia
quinta-feira - 08/10/2009 - 20:06h

O tamanho de João Batista Cascudo Rodrigues

A morte de um dos criadores da Universidade do Estado do RN (UERN), professor João Batista Cascudo, teve tímida repercussão social. Como somos ignorantes. Insensíveis.

Educação é algo de pouco valor aos olhos dos agentes públicos e do grosso da sociedade, por ser uma patrimônio imaterial, produto abstrato, que não dá frutos eleitoreiros a curto e médio prazos.

O bem gerado pela Uern, nascida nas mãos de João Batista e do então prefeito Raimundo Soares no final dos anos 60, não pode ser medido. É uma iniciativa de enorme efeito transformador.

A força de uma academia não tem poder apenas de transformar vidas, individualmente. Altera uma sociedade e mexe com nosso mundo; produz vetores ao crescimento econômico e ao desenvolvimento social, num amálgama dinâmica.

Veja os exemplos que vêm do Oriente. Os chamados tigres asiáticos formam técnicos e doutores em volume diluviano.

China e Ìndia possuem 40% da população mundial, desigualdades sociais extremas, um emaranhado de línguas, dialetos, etnias, conflitos internos e com vizinhos, mas saltam como nações modernas. O território chinês – por exemplo, detém apenas 6% de área agricultável do planeta, mas cresce à média de 9% ano.

O Brasil, com bem menos problemas, engatinha na arrancada porque se atrasou sobremodo na educação.

Em Mossoró, Dix-sept Rosado ganhou estátua enorme por ter morte trágica como governador; Vingt Rosado virou nome de conjunto habitacional e avenida pela longa e profícua atuação parlamentar, enquanto Dix-huit Rosado teve um teatro batizado com seu nome, por ser o melhor prefeito da história da cidade.

E o professor João Batista Cascudo Rodrigues merece que homenagem?

Confesso que agora não sei aquilatar o que seria adequado para algo tão superlativo. Talvez só daqui a algumas décadas ele e Raimundo Soares recebam o devido retorno por tamanha luminosidade.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
quinta-feira - 08/10/2009 - 19:15h

Senadora dá parecer para União apoiar universidades

A Comissão de Educação (CE) vai votar na próxima semana, parecer favorável da senadora Rosalba Ciarlini (DEM) ao projeto de Lei determinando que o governo federal participe do financiamento de instituições de educação superior estaduais.

A proposição é de autoria do senador Osmar Dias (PDT-RR).

O projeto de nº. 2, de 2007, inclui a participação no financiamento de instituições de educação superior, mantidas pelos Estados, como diretriz orientadora da atuação da União na organização dos sistemas de ensino nacional.  Rosalba apresentou emenda incluindo as instituições mantidas pelos municípios para que também possam receber verbas e ofereçam cursos gratuitos.

No relatório, a senadora esclarece que o objetivo central do projeto é viabilizar a expansão da oferta de vagas gratuitas na educação superior e melhorar a qualidade dos cursos e dos programas mantidos pelas instituições. 

Lembrando que o Brasil ainda está distante da meta prevista no Plano Nacional de Educação (PNE), de matricular 30% dos jovens de 18 a 24 anos na educação superior até 2011, a senadora diz que apenas 10% dessa população frequenta a universidade. 

Na semana passada, Rosalba comunicou seu voto favorável ao projeto ao reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Milton Marques de Medeiros.

– Com a oportunidade de receber verbas federais, a nossa UERN vai poder abrir mais vagas, garantindo sua autonomia acadêmico-financeira – ressaltou. 

O projeto será votado na Comissão de Educação em caráter terminativo. A matéria já foi submetida à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) que optou pela aprovação. A matéria altera o art. 9º da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

* Com informações da Assessoria de Imprensa da senadora.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
quinta-feira - 08/10/2009 - 19:11h

Vereador propõe criação de Jornal Oficial

Para o vereador Édson Barbosa (PV) os poderes constituídos no município de Baraúna precisam dar publicidade às matérias, leis e decisões administrativas. Os atos da administração pública não podem se resumir a quatro paredes.

Com base nesse raciocínio, que é norteado pelo princípio da transparência, contido na Constituição, ele apresenta projeto de lei que cria o Jornal Oficial do Município de Baraúna. 

O projeto não requer despesas e apenas aproveita o pessoal do gabinete civil e Assessoria de Comunicação, onde em sintonia com os poderes se encarregarão de publicar os atos e leis oficiais.

O formato do jornal será a A-3 ou tamanho A-4 ofício, impresso  em preto e branco, diagramado em lay-out padrão que possa oferecer a cada publicação transparência e difusão  dos atos dos poderes constituídos  no município.

– Hoje em dia às vezes é difícil encontrar cópia de alguma lei e poucos sabem sobre nomeações, demissões, remanejamento, gratificações, licitações etc na câmara e na prefeitura – comenta.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quinta-feira - 08/10/2009 - 18:51h

Prefeitura terá mais de R$ 90 mi para gastar ao deus-dará

Já está tramitando na Câmara Municipal de Mossoró o Projeto de Lei número 993/2009. O texto, encaminhado pela prefeita Fafá Rosado (DEM) prevê uma arrecadação de 363.968.000,00 para o exercício de 2010.

Esse valor representa um crescimento de 11,56% na comparação com a receita estimada para este ano de 2009. Em números exatos, a arrecadação será maior em R$ 37.736.357,00.

O texto enviado à Câmara também apresenta algumas surpresas. Uma delas é o esvaziamento da Gerência Executiva do Desenvolvimento Urbanístico, que é comandada por Alexandre Lopes. A pasta não terá dotação orçamentária. Todos os recursos foram alocados diretamente no gabinete da titular da Sedetema, Kátia Cardoso Pinto.

Já a Gerência da Gestão Ambiental foi "turbinada". Terá orçamento superior aos R$ 24,6 milhões e vai tocar as obras de saneamento básico do Município. No comparativo dos orçamentos de 2009 e 2010, se percebe ainda maior concentração de recursos no Gabinete da Prefeita Fafá Rosado (DEM).

Este ano, foram alocados R$ 4,7 milhões na Secretaria do Gabinete da Prefeita. Para 2010 a verba saltará para R$ 5,05 milhões. A Gerência da Comunicação Social, que também é subordinada ao Gabinete, terá mais R$ 4,9 milhões. Este ano as verbas para a mídia do Governo estavam cerca de R$ 300 mil a menor.

Despesas

Para 2010, a Prefeitura de Mossoró prevê um crescimento nos gastos com a folha salarial do funcioalismo. Para este ano, foram assegurados pouco mais R$ 115,4 milhões para pagamento de salários e encargos sobre a folha de pagamento dos servidores municipais.

O orçamento do próximo ano amplia essa despesa para R$ 127,2 milhões.

O orçamento em tramitação na Câmara também garante ampliação no volume de recursos para investimentos. Foram alocados mais de R$ 103,8 milhões. Este ano a verba para investimentos foi de R$ 77,6 milhões.

A Câmara de Vereadores terá peso menor no orçamento de 2010. Este ano a Prefeitura alocou cerca de R$ 9,3 milhões para a manutenção da Câmara Municipal. Para 2010 essa verba não passará de R$ 8,7 milhões. 

Saiba mais AQUI.

Nota do Blog – O "xis" da questão ou o "pulo do gato" da proposta orçamentária está embutido num dispositivo em especial.

O governo poderá movimentar até 25% da receita estimada em R$ 363,968 milhões – ou seja, mais de R$ 90 milhões sem precisar consultar a Câmara de Vereadores, no pedido de créditos suplementares.

Lembrando que 2010 é um ano eleitoral, a tentação com a caneta cheia deve ser coisa para abalar a "consciência" de belzebu, com seu tridente afiado.

Trata-se de um cheque em branco criminoso, caso a câmara aprove o texto original – como deverá acontecer.

O normal, em municípios de política sadia, é que a câmara conceda no máximo uma manobra de 5% do que estabelece o projeto orçamentário, para o executivo movimentar os recursos.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
quinta-feira - 08/10/2009 - 12:23h

Associação Médica passa à nova direção e afinação

A Associação Médica de Mossoró vai ter novo comando. O presidente atual, anestesista Ronaldo Fixina, resolveu não seguir em sua direção.

O vácuo não demorou muito a ser ocupado.

Articulação de esquema ligado ao Palácio da Resistência resolveu se impor numericamente em reunião esvaziada da entidade, na terça (6). De lá mesmo saiu com chapa formada e "eleita" de imediato.

O ortopedista João Firmino (atual vice de Fixina) passará à presidência e o seu vice é o otorrino Raimundo Júnior.

Sussurram sinais de protesto contra o que teria sido um "golpe", com objetivo de anexar a entidade ao governo municipal. Mas é pouco provável que evolua para contestação judicial da forma de escolha.

Nos últimos anos, sob a liderança Ronaldo Fixina, a associação revelou-se combativa e um permanente calo no sapato dos poderes constituídos.

Nota do Blog – A classe médica é um leão que não sabe a própria força que possui.

Seu alheamento – com exceções – às causas sociais ajudam a perpertuar esse modelo gerencial que, na Saúde, asfixia o próprio exercício da nobre profissão.

Compartilhe:
Categoria(s): Nelson Queiroz
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
quinta-feira - 08/10/2009 - 12:19h

Carlos Augusto, o estrategista. E quem são os deslumbrados?

Há uma diferença enorme entre estrategistas e deslumbrados. Os estrategistas são aqueles que conseguiram formar sua liderança ao longo do tempo, com decisões acertadas diante de situações difíceis.

Em Mossoró, um dos maiores estrategistas é o ex-deputado estadual Carlos Augusto, que provou saber quais e quando as decisões devem ser tomadas. Um homem frio, de poucas palavras, mas imensamente respeitado.

Ele ganhou, entre os mossoroenses, o difícil status de inquestionável em suas decisões e opiniões.

Por outro lado, há os deslumbrados, que são aqueles que conseguiram o status de líderes, mas não por mérito, e sim por oportunidade. O poder costuma subir à cabeça destas pessoas e por alguns instantes elas pensam que podem tudo, que sabem tudo.

Sentem-se respeitadas, mas não sabem que aquele respeito nasce do medo, jamais da admiração.

Os deslumbrados agem por instinto, muitas vezes no calor de uma situação, o que é extremamente equivocado.

O estrategista, por outro lado, costuma pensar bastante antes de tomar qualquer decisão. Ouve pessoas, analisa quadros e possibilidades, repercussão etc.

Em Mossoró, muitos se imaginam estrategistas, mas são meros deslumbrados, não sabendo que o respeito a eles tem prazo de validade.

O difícil é conseguir o feito do ex-deputado Carlos Augusto, que mesmo sem mandato é imensamente respeitado.

Por outro lado, alguém ai considera as opiniões de Mário Rosado? Mas lembrem-se de que um dia ele foi bem venerado.

* Extraído do Blog do Tio Colorau (AQUI).

Compartilhe:
Categoria(s): Fred Mercury
quinta-feira - 08/10/2009 - 11:55h

Império dos bichos

Conversa animada na confraria do Cafezal no Memorial da Resistência, em Mossoró, um dos circunstantes faz uma constatação óbvia:

– Na Prefeitura de Mossoró, muitas secretarias estão entregues às baratas!

O interlocutor completa a pintura do quadro de horrores:

– E outras tomadas por gabirus.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • San Valle Rodape GIF
quinta-feira - 08/10/2009 - 11:50h

Gerais… Gerais… Gerais… Gerais

A chapa “OAB Forte e Respeitada”, que concorre à direção da Subseccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mossoró, está com Blog e Twitter no ar à divulgação de campanha e propostas. Os candidatos Humberto Fernandes (presidente) e Aldo Fernandes (vice) anunciam essas ferramentas. Veja o Blog AQUI e veja o Twitter AQUI.

O pub Juke Box tem três ótimas atrações à noitada de hoje em Natal, à Rua Potengi, 417, Petrópolis. Vão se apresentar em seu palco o DJ Goiano, além das bandas 2 Polos e Os Gigantes. Sucesso.

A Aki Pneus, na Avenida Abel Coelho (Abolição I, Mossoró), fará reinauguração de sua sede nesse sábado (10), a partir das 10h. Parabéns a seu dirigente (Elzo) e seus funcionários pelo êxito resultante de muito trabalho.

Obrigado a leitura deste Blog ao advogado Alexandre Nascimento (Mossoró), Elaine Santos (Areia Branca) e ao repórter social Wandilson Ramalho (Caraúbas).

Hoje a banda de pop-rock MP3 volta a se apresentar no Seleto (bairro Nova Betânia, Mossoró). Kleber (guitarra e vocal), Mestre (baixo) e William Robson (bateria) tem um excelente repertório. Tudo a partir das 22h.

O Cineclube Mossoró exibirá Team America nesse sábado (11), a partir das 19h, no Villa Oeste Hotel, com entrada gratuita. O filme é uma crítica mordaz e bem-humorada à política imperialista dos Estados Unidos, na ocupação de outros países.

Outra companhia aérea está interessada em operar vôos através do Aeroporto Governador Dix-sept Rosado (Mossoró). Providências técnico-burocráticas estão avançadas, muito além da "Fly Star" recentemente anunciada para esse fim, pelo Governo do Estado. Essa empresa (nome que preservo a pedido) aguarda apenas decisão política (e não favores) para botar suas aeronaves na pista.

A Gerência de Turismo de Areia Branca promoverá na próxima terça (13), a partir das 16h, na Câmara de Vereadores, escolha da logomarca turística do município. A escolha será feita por um júri especializado, em análise a trabalhos produzidos por alunos da rede de ensino local. Boa iniciativa.

A campanha de fomento às vendas no comércio mossoroense, denominada de Liquida Mossoró, terá sorteio de prêmios amanhã (sexta, 9), no Porcino Park Center, a partir das 23h. Será em meio à festa de vaquejada. Serão sorteados um carro e uma moto 0km, entre outros prêmios.

O professor e dublê de blogueiro (além de radialista) Wilson Cabral está com um braço na tipóia. Passou por recente cirurgia em Fortaleza (CE), o que o deixa parcialmente imobilizado. Mas é bom que fique claro o seguinte: sua língua continua solta e afiada. Saúde, meu caro. Veja seu blog AQUI.

O empresário mossoroense José Cláudio Pinto saiu do quadro crítico de saúde e está em franca recuperação. Mas continua internado em Natal no Hospital da Unimed, para onde foi transferido em estado grave há mais de 60 dias.

A Apae-Mossoró com sua campanha "Pra Você" terá ponto culminante no sábado (10). Haverá programação contínua em sua sede no Abolição II, logo pela manhã. Para doações ligue para este número: (84) 3315-2660.

Compartilhe:
Categoria(s): Nelson Queiroz
quarta-feira - 07/10/2009 - 23:54h

Pensando bem…

"A política foi primeiro a arte de impedir as pessoas de se intrometerem naquilo que lhes diz respeito. Em época posterior, acrescentaram-lhe a arte de forçar as pessoas a decidir sobre o que não entendem."

Paul Valéry

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quarta-feira - 07/10/2009 - 21:34h

Sindicato da Construção pode ter disputa interna

O Sindicato da Indústria da Construção Civil de Mossoró (SINDUSCOM) pode ter disputa interna por seu comando. Paira no ar um clima de confronto.

As eleições deverão acontecer em novembro.

O atual presidente é o engenheiro Jorge do Rosário, da crescente construtora Repav.

Dos intramuros dessa entidade, a informação corrente é de que uma dissidência deve apresentar chapa à corrida eleitoral interna.

Sempre afeito ao consenso, o sindicato promete ferver com essa queda-de-braço.

Compartilhe:
Categoria(s): Nelson Queiroz
quarta-feira - 07/10/2009 - 21:27h

Prefeita Fátima entregará nova escola na sexta

A prefeita Fátima Rosado (DEM) presidirá inauguração na nesta sexta (9) de mais uma Unidade de Educação Infantil (UEI). Desta feita será na comunidade rural de São João da Várzea.

Será entregue a Escola Municipal Doutor José Gonçalves. 

Segundo informa a assessoria da prefeita, o colégio é um antigo compromisso assumido por ela junto à população daquele lugar.

“Estamos investindo R$ 948.242,47 na construção desta escola, que vai trazer melhor qualidade ao ensino e dará maior conforto aos alunos, professores e equipe técnica”, diz. 

A escola é formada por quatro salas de aula, telessala, laboratório de informática, biblioteca, sala de direção, secretaria, arquivo, sala dos professores, cozinha, dispensa, área de serviço, pátio interno para recreação, circulação e banheiros.

* Com informações da Gerência de Comunicação da Prefeitura de Mossoró.

Compartilhe:
Categoria(s): Terezinha Queiroz
  • San Valle Rodape GIF
quarta-feira - 07/10/2009 - 21:22h

De olho no West Shopping

Um poderoso grupo empresarial de Fortaleza (CE) avalia o potencial do "West Shopping" de Mossoró. Não descarta proposta à sua compra.

Esse equipamento mercantil com pouco mais de três anos ainda engatinha à consolidação. Mas ganha estágio de irreversibilidade, que pode ser acelerado com gestão mais profissional.

Outros grupos tiveram interesse anterior na aquisição, mas recuaram. Pelo menos dois eram mossoroenses.

O Riachuelo, que detém controle do Midway Mall (Natal), também fez estudos sobre o West Shopping, porém recuou.

Sendo autorizado, depois trarei mais detalhes sobre o assunto.

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
quarta-feira - 07/10/2009 - 10:42h

Foco de Rosalba Ciarlini vê bases rachadas do PMDB

Pressentindo que não terá apoio formal do PMDB ao projeto de ser governadora do RN, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) calibra o foco. A meta é seduzir as bases.

Nas últimas semanas, Rosalba tem intensificado contatos corpo a corpo com lideranças municipais do partido em todas as regiões do Rio Grande do Norte. Do Agreste ao Seridó.

A senadora ouve loas ao seu nome do senador Garibaldi Filho (PMDB). Entretanto é fácil perceber que na verdade Garibaldi joga em favor próprio, numa espécie de "carta de seguro". Raposice. 

O senador quer plasmar a simpatia dos eleitores da "Rosa", para carrear votos à sua reeleição em 2010, mesmo estando em palanque oposto. Vende imagem de bom moço, que só estaria mudando de lado em face de decisão partidária.

Rosalba, nesse ínterim, trata de antecipar "remédios" ao possível abandono. A estratégia é evitar intermediários entre ela e próceres interioranos do partido. Com ou sem Garibaldi, ela os procura diretamente.

A senadora e seu núcleo pensante raciocinam de forma lógica: o PMDB está sem um condutor carismático como no passado, quando tinha Aluízio Alves, pai do deputado federal Henrique Alves (PMDB), tio de Garibaldi. Nesse vácuo, Rosalba acaba se apresentando diretamente às bases.

Henrique e Garibaldi tem opiniões distintas quanto à política de alianças no Rio Grande do Norte. O primeiro quer e articula associação com o PT do presidente Lula e o PSB da governadora Wilma de Faria. Garibaldi faz cálculos de olho naquilo: sua reeleição. Estima que o atalho para Brasília passa por se vincular à Rosalba. 

O PMDB não é mais o mesmo. Não consegue empinar a mística do "verde" e da polarização com o "encarnado", representado pelo DEM. Em 2006, quando quebrou esse longo ciclo de rivalidade, na marra, em acordão que só beneficiou o DEM (elegeu Rosalba), o partido extraviou boa parte do seu capital agregado.

Para 2010, será difícil arrebanhar militância e seguidores históricos, ao palanque PT/PSB, apenas porque Henrique assim o quer. É mais do que previsível que as deserções sejam consideráveis.

Essa fissura partidária e dualidade de liderança são enxergadas pelo grupo de Rosalba. Ela foi puxada para o Senado pelo PMDB em 2006 e agora repisa o mesmo caminho sem precisar ser apresentada. Faz como a clássica pregação do escritor e político paraibano José Américo: "Ninguém se perde no caminho da volta".

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
  • San Valle Rodape GIF
quarta-feira - 07/10/2009 - 10:20h

Fechamento do Caps atormenta setor de Saúde

As mudanças na estrutura da Saúde pública em Mossoró mexem com a população. O debate sobre o tema parece interminável. Agora é o internauta Édson Medeiros quem se manifesta.

Leia o que ele escreve sore o fechamento do Caps (Unidade de atendimento psiquiátrico no bairro Nova Betânia):

Caro jornalista,

Sou profissional da Saúde e algumas decisões da Prefeitura de Mossoró têm me preocupado bastante. É inadmissível o que está acontecendo na nossa cidade.

Estou preocupado com o fechamento do CAPS, onde a prefeitura quer remanejar o atendimento aos portadores de saúde mental para uma determinda área do hospital São Camilo de Lelis.

Veja o que está acontecendo: os pacientes do CAPS estão entrando em surto: chorando, irritados, agressivos depois que souberam dessa decisão por parte da Gerência de Ssaúde. Essa realidade está lá para quem quiser ver e comprovar.

O que mais me indigna é saber que temos uma prefeita que se diz "enfermeira" não pensar nessa situação, também não é de se admirar essa atitude por parte dela que coloca à frente de uma Gerência de Saúde uma contadora que não entende de NADA de SAÚDE, para gerenciar os destinos da Saúde em Mossoró.

São coisas desse tipo que nos envergonham, vendo em todas as rodas de Mossoró, imprensa e onde a gente chega, a população indignada com o descaso da Saúde em nossa terra.

Édson Medeiros.

Nota do Blog – Meu caro Édson, segundo o lugar-tenente Chico Carlos (secretário da Cidadania), espécie de faz-tudo no Governo "Da Gente", a ordem é "reduzir gastos".

Ao mesmo tempo informa através de uma parte da imprensa autorizada a vender versões do iinteresse governista, que tudo é feito para a melhoria dos serviços.

Em junho, ele deu entrevista à TV Cabo Mossoró assegurando que "Saúde e Educação não serão atingidos" por medidas contra a crise (de gestão).

Bem, mas o que essa patota fala ou escreve, esqueça.

Veja que só a "prioridade" do festim do Cidade Junina torrou milhões sem valor ainda esclarecido. Podem ter jogado no ralo mais de 4 ou 5 milhões. Oficialmente, os números só para a empresa "A-Sim" de Recife passam dos R$ 3,1 milhões e ainda existem débitos a serem saldados.  

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
quarta-feira - 07/10/2009 - 10:03h

“Cidadão sem Fome” tem página para esclarecimentos

O programa Cidadão sem Fome também está na internet. A iniciativa de governo é resultado de projeto criado pelo deputado estadual Robinson Faria (PMN).

As informações podem ser disponibilizadas (AQUI) com todas as instruções sobre o seu funcionamento.

O site informa sobre quem pode participar, como participar e permite o pré- cadastro das notas fiscais no programa criado com o objetivo de reforçar a segurança alimentar e contribuir para a educação fiscal, uma vertente do Cidadão Nota 10.

Para aqueles que já são cadastrados, é necessário apenas recadastrar os 25 cupons fiscais (com valor unitário superior a R$5). As pessoas que ainda não têm cadastro, devem preencher seus dados pessoais em um pré-cadastro, e em seguida registrar as notas.

Após esse procedimento, é só se dirigir a um dos cinco postos de troca em Natal ou ao posto de Parnamirim para pegar o Vale Cesta e receber a cesta básica.

* Com informações da Assessoria de Imprensa de Robinson Faria.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
quarta-feira - 07/10/2009 - 08:46h

PMDB quer formalizar logo aliança para 2010 com o PT

O PMDB decidiu acelerar o processo de negociação com o governo em torno da aliança para a disputa presidencial de 2010.

A cúpula peemedebista espera que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decida até semana que vem se o partido ocupará mesmo lugar na chapa governista, com nome a vice. A pressa é para estancar as eventuais dissidências peemedebistas nos estados.

A posição foi adotada à noite passada em apartamento do deputado federal Henrique Alves. O encontro teve a participação dos principais nomes do PMDB, como o presidente do Senado, José Sarney (AP), da Câmara, Michel Temer (SP), ministros como o da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima.

Saiba mais AQUI.

Veja ainda hoje o reflexo desse eventual composição à política do Rio Grande do Norte.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
quarta-feira - 07/10/2009 - 08:34h

Um jeito novo de caminhar para Potiguar e Baraúnas

Ao apertar o cinto, a Prefeitura de Mossoró conseguiu estilhaçar outra vidraça: o futebol, símbolo de paixão. Já tinha acertado o bolso (do servidor, fornecedores, prestadores de serviço) e a necessidade básica contida na Saúde.

Folheando qualquer manual de Ciência Política, Marketing etc., é fácil perceber que o Governo "Da Gente" (deles) consegue o feito de fazer justamente o contrário do recomendável. A patota não é do ramo – reitero. Não é por acaso que conceito e nível de aceitação da prefeita Fátima Rosado (DEM) estão lá embaixo.

Mas sejamos sinceros e justos.

Quanto ao futebol, a retração no apoio financeiro a Potiguar e Baraúnas, provoca a ira do torcedor, mas é uma necessidade de conjuntura. Os dois clubes que até hoje não passam de times sazonais, precisam andar com suas próprias pernas.

O ente público não tem obrigação de bancá-los, mesmo se levando em conta que traduzem bem-estar imaterial e psicológico para multidões. Eles ajudam na política do "pão e circo" e são um bom veículo de fixação de imagem institucional.

Não se trata de "esmola" o que vinha sendo ofertado por seguidos governos municipais. Sempre houve retorno, sobretudo para quem nominalmente estava no poder. O futebol é uma espécie de ópio, entorpecente.

A administração de Fátima, em segundo mandato, cometeu e comete uma série de desatinos com a "pólvora" alheia. Descobriu agora que o buraco é uma espiral em forma de centrífuga, devastando o erário e à sua imagem política. Sobrou também para a paixão nacional e do mossoroense.

Quanto à dupla Potiba, ela terá que se reciclar.

A grana despejada pela prefeitura durante anos em quase duas décadas, até hoje não se traduziu em nada de sólido e atemporal. Valeu como anestésicos circunstanciais, graças a títulos e vitórias conquistadas em campo.

Estruturas físicas e trabalhos de base nunca foram prioridades para Potiguar e Baraúnas. No outro lado dessa relação, a prefeitura também nunca estabeleceu maiores cobranças. Nem fiscalização.

Sempre defendi melhor uso desses recursos. Mantenho a posição.

Um percentual da verba deveria ser destinado à formação de base dos times (clubes). Também seria ampliado apoio àquele que obtivesse melhor resultado em competições estaduais e nacionais. Essas duas exigências já seriam suficientes para que tanto dinheiro fosse melhor aproveitado.

Noutro aspecto, essa crise deixa lições e remete-me ao gênio Albert Einstein: "A necessidade é a mãe da invenção".

Potiguar e Baraúnas mexam-se. Saiam da dependência primária da coisa pública, convoquem seus torcedores, profissionalizem-se e encontrem um jeito novo de caminhar.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
quarta-feira - 07/10/2009 - 07:20h

TSE devolve processo para TRE julgar Fátima Rosado

Por unanimidade, o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu devolver um processo do Ministério Público Eleitoral (MPE) contra a prefeita de Mossoró, Maria de Fátima Rosado (DEM). 

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) analisará a matéria.

A denúncia a ser analisada foi oferecida pelo MPE contra a prefeita depois de ela ter participado de carreata com bandeiras e camisetas em favor da campanha de candidatos a eleições majoritárias no estado. Foi no dia das eleições de 2006.

Na ocasião, ela foi detida e lavrado um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO). O TRE não analisou a denúncia por entender que o procedimento policial lavrado por delegado de polícia teria ocorrido à revelia da Corte eleitoral. O entendimento é que não havia o mínimo de elemento que possa servir de acusação.

Assim, o processo estaria contaminado pelo fato de o termo assinado pelo delegado ser a única prova a dar suporte à denúncia. Como a acusada é prefeita do município, o procedimento correto teria sido encaminhá-la ao Tribunal de Justiça do Estado (TJE).

O MPE recorreu ao TSE contra esse entendimento e, ao analisar os argumentos, os ministros decidiram que o processo deverá retornar ao TRE para que aquela corte analise a denúncia.

De acordo com o relator, ministro Marcelo Ribeiro, o termo circunstanciado não é nulo, uma vez que houve o flagrante com base no artigo 39 da Lei 9504/96. Para o ministro, há um excesso de formalismo do TRE e, em sua opinião, a ação deve prosseguir, as testemunhas ouvidas e o TRE tendo que se manifestar se a ação é procedente ou improcedente.

* Com informações do TSE AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
quarta-feira - 07/10/2009 - 07:12h

Gerais… Gerais… Gerais… Gerais

Vai ser no próximo dia 30 no Oba Restaurante (Mossoró) o Grande Encontro do Ano. Vai reunir os cantores românticos José Ribeiro e Cláudia Barroso a partir das 21h30. Edinho dos Teclados, Horlando Perez e Lu também vão se apresentar.

Obrigado ao fisioterapeuta Gildo Calado pelo livro "As atribuladas aventuras de um repórter político", do jornalista pernambucano Juracy Costa. O título é um mergulho na política nacional brasileira, sobretudo entre os anos de ouro dessa atividade no país, anos 50 e 60.

A torcida do Blog à recuperação de saúde de dona América Rosado, viúva do professor Vingt-un Rosado. Foi internada ontem no Hospital Wilson Rosado, com quadro clínico muito preocupante.

A Comunidade Católica Shalom organiza a realização do seu II Congresso, sob o tema "Família – Lugar Onde Deus se Encarna". A iniciativa acontecerá  de 13 a 15 de novembro em Mossoró no Colégio Sagrado Coração de Maria (CSCM). Mais informações por esses números: (84) 3314-1453/8828-3879.

Está definida para o dia 12 de dezembro, a partir das 22h, no Parque de Vaquejadas do Assu, mais uma edição do Bregaço. Devem se apresentar artistas como Bartô Galeno, Roberto Muller, Léo Star, Tremendões e Fernando Mendes.

A comunidade areia-branquense e amantes desse universo geográfico-afetivo, agora possuem um endereço na Internet para encontros e contatos. Reforça laços sobretudo com quem se encontra distante de sua terra natal. Trata-se de um blog com o nome Areia Branca. Conheça AQUI

A Prefeitura de Mossoró pagará amanhã (quinta, 8), os dias não-trabalhados por grevistas que ficaram 29 dias sob paralisação. É uma folha suplementar. Cumpre acordo firmado com o sindicato da categoria à semana passada. Mas a municipalidade ainda vai estudar com a entidade o formato de reposição dos dias parados. 

Obrigado a leitura deste Blog ao radialista Carlos Nascimento (Caraúbas), eletrotécnico Osman Moreira (Mossoró), secretário municipal de Recursos Humanos, Manoel Bizerra (Mossoró). 

Quem circulou ontem por Mossoró foi o advogado Érick Pereira. Reuniu-se com apoiadores da chapa à OAB mossoroense, formada por Samara Couto-Gilvan Cavalcanti.

Obrigado aos editores e diretores do jornal Primeira Página, pela entrega do seu primeiro número. Terá publicação quinzenal com circulação em Mossoró, com a proposta de ser voz em atenção às demandas populares. Sucesso. 

O sábado (10) promete na Praia de Tibau a 42km de Mossoró. A ótima Banda H comandada pelo dublê de advogado e músico, Herbert Mota, vai animar o Restaurante Rota do Sol em mais uma noitada. Tudo começará às 22h.

O escritor Rubens Coelho lançará em Mossoró, "Pelas ruas de Havana", seu mais recente trabalho literário. Será no próximo dia 15, no Hotel Villa Oeste, a partir das 19h. O livro já fora apresentado anteriormente em Fortaleza (CE).

A médica Arita Duarte tem quadro de saúde instável. Amigos mais próximos confessam – reservadamente – preocupação com o problema. Ela é filha do falecido senador Duarte Filho, que governou Mossoró por curto espaço de tempo no Estado Novo.

O jogo ABC e Ceará no Estádio Frasqueirão, na Sexta (9), a partir das 21h, promete ser um clássico nordestinos dos mais movimentados. Os dois alvinegros têm torcidas apaixonadas. O time cearense luta para chegar à Série A, enquanto o clube potiguar quer evitar o rebaixamento.

Compartilhe:
Categoria(s): Nelson Queiroz
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quarta-feira - 07/10/2009 - 00:07h

Pensando bem…

"Não corrigir nossas faltas é o mesmo que cometer novos erros".

Confúcio

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
terça-feira - 06/10/2009 - 15:58h

Folha de pagamento tem comprometimento acentuado

Como este Blog antecipou há alguns meses, a folha de pessoal da Prefeitura de Mossoró pode sofrer efetivo atraso. A ameaça é uma sombra assustadora. 

A série de medidas tomadas pelo governo, a conta-gotas, não passa até aqui de um pingo de água no oceano de dívidas. Não tem aplacado a erosão no erário. 

O temor interno na administração Fátima Rosado (DEM), é de que entre este mês e novembro o servidor receba em atraso.

Há mais de dois anos que a Previdência Social é paga fora da data-limite,  não obstante o recolhimento compulsório da contribuição do empregado. Isso gera multa e juros altíssimos.

Em 2008 a PMM (o contribuinte) arcou com mais de R$ 850 mil só devido esse desleixo.

Noutra extremidade dessa crise de gestão, prestadores de serviço e fornecedores apertem os cintos. Os pagamentos saem apenas para poucos e com ordem expressa do prefeito de fato, agitador cultural Gustavo Rosado.

Nota do Blog – Antes de perder o discernimento, o então prefeito Dix-huit Rosado tinha como hábito determinar prioridade para folha e pagamento das obrigações sociais.

Assim, costumava dizer, não falharia com os dois extremos cobradores: o empregado do município e a União.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.