domingo - 16/08/2009 - 09:36h

Atos secretos na Câmara de Mossoró

A demissão de mais de 30 servidores com cargos comissionados, adoção de expediente corrido e outras medidas. Eis a síntese do pacote anticrise da Câmara de Mossoró divulgado à semana passada.

Huum!!

Mas é possível que no meio desse "angu" tenha alguns "caroços". Seriam atos secretos, não constantes do Jornal Oficial do Município (JOM).

A versão local do que se tornou escândalo no Congresso Nacional está sendo comentada nos intramuros da Casa.

Vamos aguardar.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
domingo - 16/08/2009 - 09:26h

Conversando com… Fátima Bezerra (PT) – 05

Em sequência à nossa série de entrevistas dominicais, hoje conversamos com a deputada federal Fátima Bezerra, do Partido dos Trabalhadores (PT).

Ele é abordada sobre temas relacionados à política de alianças, lutas sociais, seu próprio mandato, disputa ao governo do RN etc.

Chega a admitir que o PT pode lançar candidato próprio ao governo, além de afirmar que a prioridade em 2010 é impedir o retorno ao poder "das forças conservadoras".

Abaixo, acompanhe esse bate-papo.

Blog do Carlos Santos – Deputada, o advento da Unidade Potiguar torna o PT um partido acessório no governismo estadual, com vistas às eleições de 2010?

Fátima Bezerra – Na última reunião do nosso Diretório Estadual aprovamos uma resolução que visa assegurar que o PT exerça um papel de efetivo protagonismo no processo de articulações políticas, com vistas a 2010. Nosso propósito é de atuar no sentido de construir as bases para realizamos uma grande campanha com o objetivo de eleger Dilma Roussef presidente e, ao mesmo tempo, derrotar o bloco conservador neoliberal, representado por Rosalba e Zé Agripino (DEM). É com este sentimento que estamos determinados a trabalhar, com paciência, obstinação e firmeza, para superar todos os obstáculos e dificuldades, com vistas a promover a união de todos os partidos que integram a base aliada do governo Lula.

BCS – Uma ampla e diversificada teia de apoios sustentou sua candidatura a prefeito de Natal no ano passado, mas que terminou se frustrando logo no primeiro turno. Apoios de União, Estado e Município não foram suficientes. A base lulista pode sofrer nova decepção em 2010, enfrentando hipoteticamente o DEM da senadora Rosalba Ciarlini?

FB – Cada eleição tem sua particularidade. A eleição de 2008 foi fortemente contaminada pela antecipação da disputa eleitoral de 2010, o que contribuiu para que a base lulista não estivesse unida. Tanto é que parte dos integrantes que compõem a base, (PMN, PRB, PP) caíram nas teias do projeto conservador. A chapa foi definida de última hora. O tempo para construir a unidade política foi insuficiente, tanto que as dissidências no PMDB e PSB pesaram muito no resultado desfavorável que tivemos. Em 2010 será diferente. Há tempo para se fazer o debate partidário de forma franca, firme, respeitosa, transparente e leal, e aparar as arestas, com vistas a consolidar a unidade dos partidos, vinculando o projeto nacional com o local, e assim marcharmos para a vitória.

BCS – Um entendimento político na base da governadora Wilma de Faria (PSB) obriga o PT a ter espaço na chapa majoritária, da aliança, ou não é uma exigência partidária?

FB – Evidente que o PT vai lutar para participar e integrar a chapa majoritária, o que é legítimo, até porque o PT é um grande partido. Não apenas por ser o partido do presidente Lula, mas pela história e base social que possui. Embora qualquer decisão nesse sentido será fruto do debate com o conjunto dos partidos.

BCS – A senhora acredita que a disputa do próximo ano será em cima de uma temática paroquial, ou teremos a contaminação do debate em torno da polarização provavelmente entre PT de Dilma Roussef X PSDB de José Serra?

FB – Não chamo isso de contaminação. Muito pelo contrário, a meu juízo não tem como separar a disputa no plano local com o plano nacional. Portanto, acho natural e até essencial que o debate seja pautado pela vinculação do projeto local com o projeto nacional. Afinal, a disputa nacional terá um caráter plebiscitário entre o atraso que foi o governo FHC, representado pela candidatura do PSDB, e os avanços econômicos e sociais do governo Lula, representado pela candidatura da ministra Dilma Roussef. Nossa tarefa será impedir a volta das forças conservadoras, tanto no plano nacional, como no plano local. 

BCS – Como explicar, deputada, que o PT viva um período de expansão e consolidação como sigla nacional, inclusive com dois mandatos presidenciais, mas no RN ainda esteja em posição secundária?

FB – Eu não diria que o PT tem uma posição secundária na política do Rio Grande do Norte. Além de ter uma forte inserção social, no campo institucional está presente na assembléia legislativa, na câmara federal, em legislativos e executivos municipais, com seus vereadores e prefeitos. Vivemos, sim, um momento de aliança partidária. Apoiamos e participamos do governo Wilma de Faria e da gestão do ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT). Disputamos como cabeça de chapa a prefeitura de Natal e de outros municípios apoiados por partidos da base. Neste momento estamos conversando com os partidos sobre a manutenção desta base aliada, que vem sendo vitoriosa. Podemos até integrar a chapa majoritária. Mas temos um foco, uma prioridade: a manutenção do projeto de governo que o PT com o presidente Lula desenvolve neste país e que vem sendo aprovado, principalmente pelas camadas mais pobres da população. Portanto, trata-se não apenas dar continuidade a esse projeto, mas aprofundar as mudanças em curso. Agora, é fato que é uma dura tarefa fazer crescer partidos de matriz ideológica, como o nosso, num estado cuja realidade política é fortemente influenciada pela relação mídia, dinheiro, patrimonialismo e poder político. Não é à toa que só em 2002 é que o Rio Grande do Norte, através de minha eleição pelo PT consegue eleger uma representação para o plano federal de perfil de esquerda e oriunda das lutas sociais.

BCS – O que é absolutamente impossível o seu PT aceitar, na formação de uma composição política no proximo ano no Rio Grande do Norte?

FB – Dividir o palanque com o DEM e o PSDB. Para o PT isso é inconcebível, impossível. O que estará em jogo em 2010 é um projeto de caráter nacional, liderado pelo presidente Lula. O debate será pautado pelas nossas diferenças: pela comparação entre os 08 anos da era tucana neoliberal e os 08 anos do governo Lula.

BCS – Deputada, o seu partido sente-se eleitoralmente incapaz de disputar o governo do RN?

FB – De maneira alguma. O PT já fez disputas em situações muito mais difíceis do que agora. O que acontece é que, neste momento, a opção do PT é priorizar a disputa nacional, e o papel do PT local é facilitar a unidade dos partidos que apóiam o presidente Lula. Mas, se for necessário, o PT não teme o desafio de ter candidatura própria. Mas, repito, nossa opção política preferencial é outra.

BCS –  Por que votar em Fátima Bezerra à reeleição?

FB – As pessoas elegem alguém e esperam que ele/ela faça jus à confiança depositada. Creio que estou honrando os votos que recebi, com honestidade, dedicação, seriedade e trabalho. A relatoria do FUNDEB, a participação especial na Lei 11. 738 que instituiu o Piso Salarial, na expansão dos novos CEFEts (em oito anos vamos passar de 02 para 12 unidades), na criação da UFERSA, entre outros, tudo isso me enche de alegria. Afinal de contas a educação é o passaporte para a conquista da cidadania. Nosso mandato é militante, presente, atuante. Graças a Deus, por onde tenho andado, vejo e sinto o reconhecimento de nosso trabalho, nos mais diversos lugares e junto aos mais diversos segmentos da sociedade. Em 2010 vou mais uma vez, com humildade, mas com entusiasmo, submeter meu nome ao julgamento do povo norte-rio-grandense. Espero renovar meu mandato e, com Dilma presidente, dar continuidade à luta em busca de mais avanços e conquistas sociais.

Compartilhe:
Categoria(s): Entrevista/Conversando com...
  • San Valle Rodape GIF
sábado - 15/08/2009 - 20:02h

Disputa ao Senado exige poder paranormal

Analisar o cenário de disputa ao Senado apenas se observando, secamente, os números postos ontem (AQUI), é pura adivinhação.

Exige em demasia do cérebro, cobra conhecimento aprofundado do meio e alguma paranormalidade.

Sinto-me explorado. Esgotado.

Mas tenho o socorro do jornalista Ricardo Rosado, do Blog Fator RRH para ajudar, pois ele possui toda a pesquisa Ibope, número a número, facilitando ou tornando menos difícil essa análise.

Sem esses dados, como disse um pouco acima, é quase impossível uma projeção razoável.

O que pessoalmente identifico, é um atordoamento do eleitorado. Ele tem inclinação por dois nomes, mas o segundo voto pode mexer com essa tendência de Garibaldi Filho (PMDB) em primeiro e José Agripino em segundo.

Wilma de Faria (PSB) não está alijada por aparecer um pouco atrás de ambos.

Esse embaralhamento decorre de alguns fatores.

1º – Os próprios líderes políticos do RN tratam de confundir, em vez de explicar. Nem eles sabem o que fazer ainda. Possuem prioridades e avaliam os mais diversos cenários. É difícil apontar que é governo e quem é oposição – se é que existe no RN.

2º – Eles são hoje três dos principais nomes de proa da política do RN. Já estiveram juntos, separados, trocando farpas, fazendo escambo de elogios e em 2010 pode acontecer qualquer coisa, como um deles não ser candidato ao Senado, num acordão que seja bom para todos. 

É impossível simplificar essa caldeirada que continuará fervendo até o próximo ano. Se sairá picante ou insossa, eu não tenho como estimar. Vá endoidar outro. 

Quem serão os eleitos?

Chame a "Mâe Dinah, consulte o Oráculo de Delfos ou jogue búzios. Não tenho a menor idéia.

Fique menos confuso lendo AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
sábado - 15/08/2009 - 19:37h

Hoje foi dia de Sêbado

Levei falta hoje na confraria do Sêbado, em Mossoró. Mas vou me esforçar para esbarrar lá na próxima semana.

Porque hoje é sábado, bem que eu merecia o Sêbado. Não foi possível.

Livros, música, poesia, ótimo bate-papo, ponche, feijoada light.

Enfim, porque hoje é Sêbado eu merecia. 

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
sábado - 15/08/2009 - 19:32h

Pensando bem…

"Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo…"

Abraham Lincoln

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
sábado - 15/08/2009 - 19:22h

Francisco José cogita candidatura a deputado novamente

O ex-deputado estadual Francisco José (PMN) começou a disparar telefonemas para diversos agentes políticos de Mossoró e região. De novo, a tentação de ser candidato.

Ele tem admitido que pode ir pro "sacrifício", em nome de projeto do deputado estadual e pré-candidato a governador, Robinson Faria (PMN).

Sua candidatura, novamente, seria em disputa a uma vaga na Assembleia Legislativa. É vista como estratégica para o projeto de Robinson ser governador.

Francisco foi derrotado na disputa de 2006.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • San Valle Rodape GIF
sábado - 15/08/2009 - 19:12h

Gerais… Gerais… Gerais… Gerais

Recebo convite da Assembleia Legislativa do Ceará. Assinala que no dia 20 próximo (quinta), às 19h, haverá lançamento de um livro. O autor é conhecido: trata-se do jornalista Rubens Coelho. Ele autografará o título "Pelas ruas de Havana", no Auditório Deputado Murilo Aguiar. É provável que eu esteja por lá, pois devo estar em Fortaleza no período. Sucesso.

Obrigado a leitura deste Blog ao servidor municipal Toinho Oliveira (Mossoró), jornalista Laurita Arruda (Natal) e o radialista Pituleira da minha querida Caicó.

O músico-compositor de alcance internacional, Tico da Costa, areia-branquense da gema, está internado no Hospital Onofre Lopes em Natal. Sofre de câncer. Precisa da solidariedade de todos nós e gesto concreto. E hoje é dia de Nossa Senhora dos Navegantes, símbolo da religiosidade da boa terra. Prefeito Souza, vereador Aldo Dantas, ex-vereador Cleodon Bezerra, doutor Beguinho etc, vamos agir.

Depois de sofrer complicações cardíacas, o advogado e professor universitário Paulo Fernandes passa bem. Recupera-se do infortúnio com o cerco de familiares e amigos em Mossoró. Ele faz parte da confraria do "Senado" na casa do professor Anchieta Alves, da qual estou com várias faltas. Mas também não ganho jeton. 

Cá pra nós e o povo da rua: esse time do ABC tá com cara de terceirona, viu? Sofrível. Os jogos que vi foram torturantes. E hoje perdeu mais uma, a segunda consecutiva dentro de casa. Levou de 1 x 2 do Campinense (PB). Veja AQUI.

A greve dos servidores municipais, de Mossoró, atinge principalmente a Saúde. As UPA´s estão asfixiadas de mais problemas e a população levando a pior. O que fizeram com minha cidade, meu Deus!

Compartilhe:
Categoria(s): Nelson Queiroz
sábado - 15/08/2009 - 11:20h

Carlos Heitor, um vascaíno exigente

O infante Carlos Heitor, um dos filhos do economista-reprodutor-professor-blogueiro Carlos Escóssia, vez por outra solta uma de tirar o fôlego.

É aquela espontaneidade sincera e demolidora.

Levado à capital do Estado para acompanhar seu time do coração (Vasco da Gama) no Machadão (2 x 2 com o América), teve o privilégio de ficar algumas horas no hotel que acomodava o elenco. Oportunidade para tietagem, fotos etc.

Próximo do goleiro Fernando Prass ele foi aconselhado pelo atleta a também tirar uma foto com outro jogador.

Olhar investigativo, o pequeno vascaíno não identificou a indicação de Prass. Logo foi cientificado de que se tratava de um jovem atleta do time reserva.

Heitor nem esticou a conversa:

– Eu não tiro foto com reserva. Só com titular.

Impagável. Grande Heitor!

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
sábado - 15/08/2009 - 10:54h

Espontânea ao governo mostra 70% sem candidato

A pesquisa Ibope para governador tem uma informação delicada, em meio a um amontoado de números. A sondagem na medotologia Espontânea revela que a enorme maioria do eleitor não sabe sequer quem são os pré-candidatos.

A pergunta Espontânea (aquela na qual o entrevistador não revela os nomes dos candidatos e deixa para que o eleitor lembre espontaneamente) a respeito das eleições para governador, indica resultados bem diferentes daqueles mostrados pelas respostas estimuladas (quando o entrevistador diz os nomes dos candidatos).

Nada menos do que 70% (brancos, nulos ou não sabe) dos entrevistados não citaram nenhum dos nomes atualmente na disputa. É um estrago grande.

O povo ainda não se ligou de vez na campanha eleitoral. É assunto bem pra depois.

É assim o processo de formação da opinião pública. Aqui e em Londres.

Gente, está aí o que há de mais importante na pesquisa a governador.

A sondagem Estimulada (AQUI) dá um retrato dentro de um universo muito reduzido e não espelha a compreensão geral do quadro. É quase nada. Porém é extremamente válida e serve ao estudo que fazemos. 

A Espontânea é como uma lente grande angular, abrindo nossa visão sobre um campo maior de informação.

O que significa 70% de pessoas alheias ao processo de pré-campanha ao governador, sem ter candidato algum?

Vou usar uma figura de linguagem, para tentar ser menos complexo ou cientificista no trato do tema.

Imagine uma multidão de 50 mil pessoas no Estádio Maracanã, portões abertos, para acompanharem um jogo entre dois times desconhecidos da multidão ou que tenha ouvido falar de forma superficial. 

Cada uma delas pode até nutrir alguma simpatia instantânea por um dos contendores, com base nas cores da camisa ou outro detalhe. Entretanto apenas 30% delas escolhem logo para quem torcer, nos primeiros minutos.

O restante, 70%, ou seja, 35.000 mil torcedores só com o jogo sendo jogado é que deverão se manifestar, torcer, se envolver ou simplesmente gritar gol em nome de sua preferência. É assim na campanha em si. Será assim adiante, nos próximos meses, com a redução dessa margem e as escolhas se desenhando. 

No momento, a maioria que Rosalba Ciarlini (DEM) apresenta sobre hipotéticos adversários é dentro do universo de 30% por cento de eleitores decididos. Não significa dizer que seja seu limite, o topo. Ela pode saltar muito mais à frente ou mesmo decair. Adiante saberemos.

O que Rosalba e os demais pré-candidatos têm pela frente é a ingente tarefa de ser visto para ser lembrado. Nesse contexto, a "gangorra" da vontade popular estará em movimento até o dia das eleições.

Saiba mais AQUI.

E veja adiante:

– Análise de disputa ao Senado:
– Atos secretos podem esconder mais problemas em Câmara de Mossoró;
– Escritor lança livro no Ceará;
– Porque hoje é Sêbado!; 
– Twitter potencializa acessos ao Blog.

E muito mais.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
sábado - 15/08/2009 - 09:31h

Sem fundamentalismo ou paixão na política

Sei que é difícil falar em política no Rio Grande do Norte sem provocar arrebatamento. Pipocam cenas de paixão explícita ou o fundamentalismo psicótico.

Quanto à análise da pesquisa ao governo estadual, que um pouco mais abaixo eu postei, ela tenta se afastar dessas duas tentações. São elementos emocionais que não contribuem ao entendimento do quadro abordado.

Para o webleitor, apaixonado ou não, irado ou não, a avaliação não deve ter o sentido da verdade absoluta. O que de fato não é.

Que cada um também lance seu olhar sobre números e participe da discussão, num debate elevado e construtivo, sobretudo sem se prender a questões menores.

Creio ser por isso, que este Blog é tão acessado e muitos cobram permanente postagens analíticas quanto a pesquisa, fatos políticos etc.

Espero continuar merecendo sua confiança, além de contribuir à dialética sadia, à formação de uma massa crítica.

P.S – Daqui a pouco faço análise quanto à disputa ao Senado, a partir de números do Ibope postados ontem à noite.

Aguarde.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
sábado - 15/08/2009 - 09:10h

De épicos e luzes que brilham na literatura potiguar

Acordo cedo; sou madrugador. À cama sempre tem alguns livros à espera de agrado. O hábito antigo me deixa em ótimas companhias. Com um detalhe: nunca, em meio ao sono cerrado ou eventual pesadê-lo, chutei qualquer um para fora.

Hoje conclui leitura de "Encontos & Desencontos" de Cefas Carvalho. Ontem foi "O homem óbvio" de Rubens Lemos Filho.

Ambos são autores potiguares; labutam há anos na imprensa.

Cefas é poeta, escritor e jornalista. Passeia com desenvoltura pelo conto, romance e poesia, com a destreza de um Rodin a esculpir palavras. Tudo ao natural, sem afetação. 

Na dedicatória do seu livro, à mulher-musa-amada, a prova de que seu novo trabalho é insumo básico. Ele dança com lobos para sobreviver como gente. "Para Cláudia, que ensina as luzes a brilhar…"

Não é apenas belo. É denso.

"Rubinho", filho de Rubens Lemos (o "Rubão", jornalista já falecido), é assessor de Comunicação Social do governo estadual e cronista. Calma. Não baila na frivolidade social. Sua área é a do "agrião", como diziam os antigos locutores esportivos.

Faz do futebol seu principal canteiro de obras. Manda às cucuias o preconceito brocoió de intelectualóides, que vêem no esporte apenas um amontoado de homens correndo atrás da bola. Encontra na bola a grande metáfora existencial.

"O épico está na dimensão de cada um", filosofa Rubinho, que não é diminutivo do pai. Faz-se menino-homem com paixão em preto e branco, mas em cores vivas a cada página do seu livro.

Compartilhe:
Categoria(s): Nair Mesquita
sábado - 15/08/2009 - 01:51h

Decreto “Robin-hood” sugerido por Papa é adotado por PMM

A Prefeitura de Mossoró parece que não desgruda o olho deste Blog. Se seguisse na íntegra nossas sugestões, talvez estivesse em menor embaraço. 

Ao final da noite de ontem, o governo da prefeita Fátima Rosado (DEM) anunciou o terceiro rol de medidas para conter os efeitos da crise de gestão em que meteu a coisa pública. A principal decisão foi sugerida pelo Programa de Apoio à Patota (PAPA), instituído pelo Blog.

Decreto reduz salário de prefeita, vice, secretários, gerentes e cargos de direção superior. Esta semana foi nossa proposta em destaque do Papa (AQUI). É o decreto "Robin-hood".

Só que a prefeita assinou o corte em 10%, quando o Blog apontara 20%.

O efeito na conta final deverá ser simbólico, diante do rombo incalculável no erário. Tem efeito mais político, de marketing. Pelo menos fica menos feio do que apenas dilapidar o salário dos servidores.

Veja matéria sobre o assunto AQUI.

P.S – O Jornal Oficial do Município (JOM) também sai com 23 demissões de pessoas que tinham cargos comissionados. Gota d’água no oceano de centenas de empregos.

Nota do Blog – Essa assessoria que tenho prestado ao governo, sem cobrar nada, mostra o espírito cívico, postura de benemerência e capacidade construtiva deste Blog.

Enquanto a grande maioria da mídia apenas joga confetes, aqui se critica e se apresenta sugestões.

O Papa continuará atuando, nesse esforço para evitar que a patota destrua de vez o patrimônio de todos os mossoroenses.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
sábado - 15/08/2009 - 01:15h

O que os números dizem e escondem à disputa do governo

O que os números da pesquisa Ibope (realizada entre 8 e 9 deste mês) têm a dizer?

O resultado da sondagem para governo e Senado, divulgado em primeira mão pelo jornalista Ricardo Rosado em seu blog, ontem (sexta, 14), não causou qualquer surpresa. Pelo menos a mim.

Vamos tentar dissecá-los.

Para o governo, é visível a vantagem da senadora Rosalba Ciarlini (DEM) com 40%. Distante quase um ano e dois meses do pleito, ela tem uma boa densidade de intenções de votos, mas não pode se empolgar.

Na soma dos demais adversários, que teoricamente fazem parte do bloco governista, ela fica atrás. Carlos Eduardo Alves (PDT), Robinson Faria (PMN), João Maia (PR) e Iberê Ferreira (PSB) totalizam 41%.

É importante ainda assinalar que Branco/Nulo com 14% e Não Sabe/Não Respondeu com 5% completam esse elenco de informações básicas. É com elas que trabalhamos.

Reitero o que já afirmei em outros comentários, sobre meu entendimento da pré-campanha, projetado para o teatro de guerra da disputa no próximo ano: Rosalba Ciarlini tem nome em vias de cristalização. Ela possui sustentação de baixo para cima. Ou seja, amparo em respaldo popular.

É cedo para se afirmar, porém, que a senadora saltará para patamar inalcançável ou possa ter chegado ao seu limite. Faltam dados mais claros, qualitativos, a uma avaliação mais consistente. 

O governismo tem pulverização de pré-candidatos, mas nenhum com solidez ou capacidade – até aqui – de galvanizar os demais. Se não conseguir marchar junto, é pouco provável que faça o sucessor de Wilma de Faria (PSB). Esse é o dilema desse grupo, maior do que saber quem será o seu candidato.

Vale lembrar que o senador Garibaldi Filho (PMDB) passou toda a campanha de 2006 com intenções de voto na casa dos 48%. Mesmo assim perdeu as eleições para Wilma, que se reelegeu.

Cedo, portanto, para alguém delirar com vitória ou qualquer oponente jogar a toalha.

Num quadro político confuso como o do Rio Grande do Norte, nada parece definitivo.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
sexta-feira - 14/08/2009 - 22:34h

Direto do Copão.

Por generosidade da jornalista Denise Santos, utilizo seu netbook. Com o equipamento postei as últimas matérias agora à noite.

Estou ao lado de outros amigos no Picanha Grill, Nova Betânia (Mossoró). Por aqui a confraria "Reunião do Copão" está em pleno curso.

Peço a compreensão por tantas horas sem trabalhar.

Rapidamente estarei de volta para seguir com postagens analítico-opinativas e anunciativas.

Ah, ia esquecendo de assinalar. Neste momento o Copão está promovendo votação para escolha do seu presidente.

Voto "livre". Mas sob suspeição. A mesa eleitoral é presidida por um Ratto. O chargista Túlio Ratto.

O Copão imita a arte da política profissional.

Compartilhe:
Categoria(s): Comunicado do Blog
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
sexta-feira - 14/08/2009 - 22:19h

Garibaldi Filho leva a melhor ao Senado; Agripino encosta

Somando o primeiro voto e o segundo votos para o Senado da República, o resultado da pesquisa do Ibope foi o seguinte:

Garibaldi Alves Filho (PMDB) – 62%

José Agripino Maia (DEM) – 59%

Paulo Wagner (PV) – 14% 

Wilma de Faria (PSB) – 39%

Branco/Nulo – 6%

Não sabe – 2%

O senador José Agripino reduz bastante a distância para o primeiro colocado quando recebe o segundo voto.

Se no primeiro a diferença era de 8 pontos percentuais, ela cai para somente 3 pontos percentuais.

Nesta primeira pesquisa o Senador do DEM é quem mais se beneficia do segundo voto para o Senado.

A soma dos percentuais está acima dos 100% por que trata-se da soma dos dois votos que serão dados em 2010 para o Senado.

* Depois também comentarei esse cenário. 

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
sexta-feira - 14/08/2009 - 22:18h
Comunicação

Wilma lança “Internet de Todos” em Natal

A governadora Wilma de Faria (PSB) lançou hoje o programa governamental “Internet de Todos”. A Praça das Flores (Petrópolies) em Natal foi o local escolhido para o evento.

Inicialmente, o Internet de Todos deverá se expandir por Natal, Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros. É uma forma de popularizar o acesso à Internet em locais públicos, facilitando a navegação em diversos aparelhos móveis, como notebook, netbook e celulares.

A ideia foi trazida à tona pelo secretário-chefe da Casa Civil, Vagner Araújo. O secretário da Administração, Paulo César Medeiros, também é um dos mentores do projeto.

Vagner Araújo explicou como funcionará o programa e sua importância, na solenidade. A governadora Wilma de Faria teve a primazia de “inaugurar” o serviço navegando com uso da Net.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
sexta-feira - 14/08/2009 - 22:06h

Ibope aponta dianteira de Rosalba Ciarlini ao governo

A primeira pesquisa do Ibope a respeito das próximas eleições do Rio Grande do Norte já saiu do forno. A pesquisa foi realizada no último final de semana.

Em todo o Estado.

Esses são os números da pesquisa estimulada.

Para Governador:

Carlos Eduardo Alves (PDT) – 13%

Robinson Faria (PMN) – 11%

Iberê Ferreira de Souza (PSB) – 9%

João Maia (PR) – 8%

Rosalba Ciarlini (DEM) – 40%

Branco/Nulo – 14%

Não sabe/Não respondeu – 5%

Daqui a pouco informações a respeito da eleição para o Senado da República. Aguardem.

* Extraído do Blog de Ricardo Rosado (AQUI).

Vou comentar esse quadro. Aguarde. 

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
sexta-feira - 14/08/2009 - 21:57h

Presidente de câmara tem dificuldade política com demissão

As demissões promovidas pela Câmara de Mossoró, anunciadas em primeira mão por este Blog, ontem, causam crise interna na Casa. Compromete até projeto de reeleição do atual presidente Claudionor dos Santos (PDT).

O presidente tem projeto de resolução ensaiado, para antecipar a eleição da mesa diretora, marcada para o final do próximo ano. Mas está difícil de emplacar.

As demissões pegaram alguns vereadores de surpresa. "Eu não conhecia a lista. Vi em primeira mão no seu Blog", admite o vereador Jório Nogueira (PDT).

Claudionor foi obrigado às exonerações. Daí o estresse.

O que ninguém sabe é o número certo de comissionados. Segundo uma fonte desse poder, o total chegava a 79. Saíram 31.

A economia com a medida pode passar dos R$ 50 mil/mês. Do ponto de vista político coloca Claudionor acuado, não obstante suas responsabilidades.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
sexta-feira - 14/08/2009 - 21:38h

Henrique Alves vai ser ouvido sobre Unidade Potiguar

O deputado federal Henrique Alves (PMDB) vai ser entrevistado nesse sábado (15), no programa Super Sábado.

É veiculado pela Rádio Rural de Mossoró, com apresentação de Denise Santos e Gutemberg Dias, entre 9 e 10h.

Henrique deverá ser inquirido sobretudo quanto à formação da Unidade Potiguar, anunciada esta semana.

Vale conferir.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
sexta-feira - 14/08/2009 - 21:33h

Fátima Bezerra no “Conversando com…” do Blog

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) é a entrevistada especial do Blog para o próximo domingo (16). Segue a série "Conversando com…

O pingue-pongue provoca a parlamentar sobre temas relacionados à sucessão estadual, política de alianças, seu mandato eletivo e outras inquirições.

Imperdível.

Aguarde-a ainda à madrugada de domingo. 

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
sexta-feira - 14/08/2009 - 08:25h

Secretário ajuda blogueiro a não se perder na Paraíba

Recebo um e-mail quentinho do secretário estadual de Justiça e ex-deputado estadual Leonardo Arruda. Simpático e esclarecedor.

Após ler a seção "Gerais" abaixo, em que falo em viajar até a Paraíba, ele me prestas excelentes informações, inclusive políticas.

Leia abaixo:

Prezado Carlos,

Para voce não se "perder" no caminho, o antigo município de Tacima, limite com Nova Cruz e Passa e Fica, no Agreste potiguar, tem hoje uma nova denominação,  Campo de Santana.

O seu prefeito é o ex-deputado pelo RN e ex-prefeito de Nova Cruz, Targino Pereira Neto.

A mofificação do nome é atribuida à última missão de Frei Damião de Bozano que, em seu sermão, chamou a cidade de Campo de Santa.

Com a sua morte, um vereador mais "afoito" propôs e foi aceita a modificação.

Sugeri ao prefeito Targino a fazer um plesbicito para Campo de Santana voltar a ser Tacima.

Um abraço,

Leonardo Arruda.

Nota do Blog – Meu querido Leonardo, obrigado pela bússola.

Mas viajando com meu amigo Moacir Pinheiro na condição de "navegador" na expedição que programamos, creio não me perder por essa região que não conheço ainda.

Mas suas informações político-históricas são muito interessantes e válidas.

Obrigado.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
sexta-feira - 14/08/2009 - 07:41h

Gerais… Gerais… Gerais… Gerais

Ex-chefe da Coletoria do Estado em Mossoró, Moacir Pinheiro rende-se também à Internet. "É um homem à frente do seu tempo", disse-lhe ontem. Anda em curso intensivo ao domínio dessa ferramenta. Em setembro, nós combinamos uma "expedição" ao Trairi-Potengi. Quero chegar à Tacima (PB), onde faleceu em 1951 o grande secretário-geral do Estado, advogado Mário Negócio, um personagem pouco conhecido da história do RN, mas brilhante.

Obrigado à leitura deste Blog à dona Maria Bernardete Medeiros (Mossoró), professor-advogado David Leite (Salamanca-Espanha) e Daniel Pinto (Mossoró).

Chega-me convite para participar das festividades em homenagem à Nossa Senhora dos Navegantes. Os festejos, em Areia Branca, vão até amanhã, com procissão marítima pela manhã. Olha, se eu conseguir atenuar a perturbação de minha companheira, a sinusite, apareço aí. Obrigado.

O estudante Hélio Honorato é outro blogueiro a pedir o apoio deste espaço, para divulgação do seu endereço na blogosfera. Ele faz um trabalho interessante no Hélito News, com apenas 13 anos de idade. Merece incentivo pela coragem e dedicação. Sucesso, garoto. Eis AQUI. Quanto a comentários anônimos o insultando, não ligue. Olhe por outro ângulo: eles admitem inferioridade em relação a você com tal postura, além de que são seus webleitores. São seus escravos e só vão se libertar quando tirarem as correntes dos sentimentos menores.

Uma mobilização de segmentos da chamada sociedade civil organizada, em Mossoró, descruza os braços numa campanha em favor de 130 jovens que viviam na sede da Casa do Estudante de Mossoró. A obra para reconstrução do imóvel chega aos R$ 173 mil. À frente do movimento existem pessoas de reputação ilibada. Doações podem ser feitas através desta conta bancária: Banco Bradesco – Agência 1102-9 e Conta 26.000-2.  

A clinica Climarp do doutor Marcos Pedrosa promove entre hoje e amanhã sua I Jornada Científica, sob o tema "Do diagnóstico à reabilitação, da reabilitação ao condicionamento físico". Palestras e mesas-redondas que envolvem profissionais da área de saúde e, comunidade acadêmica, fazem parte da iniciativa presidida por Silvana Escóssia.

A "Reunião do Copão", que abriga blogueiros e outras faunas mossoroenses, hoje acontece no Picanha Grill, Nova Betânia, a partir das 19h. Acho difícil pousar por lá hoje, mas fica a força para uma novo e divertido bate-papo.

Meus queridos amigos da Secretaria de Tributação de Mossoró, hoje esbarro por aí. Incluo nesse rol de contatos o secretário Ubiracy Assunção, gente da melhor extração. Inté.

Como Mossoró ainda é carente em títulos em suas livrarias. Meu amigo Manoel Dantas, que atua cuidando de interesses do espólio do ex-governador Tarcísio Maia, só conseguiu "A lanterna na popa" (Roberto Campos), indicado por mim, através de uma filha em Brasília. Esse livro é uma aula de economia, história, política e cultura. Às vezes peço livros nas livrarias locais e eles nunca vêm.

O jornalista e escritor Cefas Carvalho abriu seção em seu blog para saber, de algumas pessoas, quais os filmes mais interessantes que já viram. O título é Quais os dez filmes que você levaria para uma ilha deserta? Veja o blog de Cefas AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Nelson Queiroz
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.