segunda-feira - 29/06/2009 - 22:05h

Equipe de Rosalba Ciarlini tem situações estranhas

Na relação de assessores dos senadores potiguares, a que mais causa embaraços é a referente à senadora Rosalba Ciarlini (DEM). A abundância de comentários, questinamentos e informações “esclarecedoras” atesta isso.

O Blog é informado, por exemplo, de três casos surpreendentes até para os milhares de eleitores da “Rosa”. Na lista existem pelo menos três parentes de políticos “adversários” da senadora.

Dá para entender? Será que estaria existindo “nepotismo cruzado”?

São os seguintes: Adjuto Dias de Araújo Neto, filho do deputado estadual Álvaro Dias (PDT), que reside em Natal; Nelsira Lula de Queiróz Santos, irmã do deputado estadual Nélter Queiróz (PMDB) e Munique Bessa da Silveira (residente em Mossoró), filha do ex-deputado estadual Francisco José (PMN).

Gente que mata e morre pela senadora, da “infantaria” de luta, não entende a prioridade pelo avesso. Eles esgoelam-se, arranjam inimizades, assumem sacrifícios pessoais e terminam sobrando.

Ana Maria Dutra Dantas Amorim seria sogra de Marlos, filho de Rosalba e do ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado (DEM). Também não reside em Brasília. A propósito, Marlos é servidor não-concursado do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Patrício José Chaves Fernandes de Figueiredo tem outra situação esquisita. É estudante do curso de Medicina em Natal, numa faculdade privada. Desde 11 de julho do ano passado é assessor comissionado da senadora, supostamente em Brasília. É filho da vice-prefeita de Martins, Olga Fernandes.

Tem mais: Maria Alcineide Andrade é tão-somente diretora administrativa da Rádio Tapuyo de Mossoró, hoje RPC, controlada pelo grupo da senadora. Também com endereço em Mossoró.

O bacharel em Direito e ex-tesoureiro da Prefeitura de Mossoró João Henrique Maia de Farias, marido da ex-vereadora Arlene Sousa, consta na assessoria. Tem moradias entre Natal e Mossoró.

Francisco Galbi Saldanha é servidor efetivo da Assembleia Legislativa. Mora em Natal. Foi contratado há mais de 25 anos. Carlos Augusto era deputado. Estranho que esteja em dois lugares ao mesmo tempo. Quando Rosalba era prefeita, ele também tinha cargo comissionado na prefeitura.

Já sua mulher Tereza Maria de Queiroz Saldanha teria outro cargo também na Assembleia Legislativa.

É necessário salientar, que a maioria desses nomes foi identificada pelo próprio internauta. Não significa dizer que não trabalhem ou estejam em situação irregular.

Porém não estranho essa reação à lista, principalmente de pessoas que se consideram “rosalbistas de carteirinha”.

Veja AQUI a lista completa do gabinete da senadora. O restante está na relação de assessores da Comissão de Assuntos Sociais, que ela dirige.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
segunda-feira - 29/06/2009 - 21:34h

O legal e o imoral na lista de assessores dos senadores

A lista de servidores dos gabinetes – em Brasília – dos três senadores do RN, que o Blog publicou no domingo (28), até agora deixa muita gente atordoada. Não deveria.

É preciso uma gota de sensatez para separarmos o joio do trigo.

De imediato, praticamente tudo que foi exposto deve estar dentro da lei. Podem existir contratações até estranhas, mas parecem endossadas pela lei.

Não significa dizer que tudo que seja legal, seja moralmente aceito.

Cada um dos senadores tem assessores diretos lotados em seus gabinetes em Brasília. Uma parte pode atuar em seus estados de origem;

Se todos fossem "socados" nos respectivos gabinetes, teríamos um verdadeiro genocídio. Não há espaço;

Além dos gabinetes, há cargos em outros setores do Senado, como nas comissões técnicas;

Dizer que todos os nomes mostrados "não fazem nada", "não trabalham" etc., é generalizar e errar feio.

O Portal da Transparência do Senado, que colocou no ar as informações, simplificadas por este Blog, cumpre uma missão constitucional sem precedentes. Abre à sociedade o que não pode e não deve ser escondido.

Volto já com suspeitas que pairam sobre alguns nomes das listas.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
segunda-feira - 29/06/2009 - 21:31h

Mossoró “vinga-se” do “Pânico”

O programa "Pânico" da Rede TV ofereceu um "direito de resposta" à população de Mossoró, em sua edição de ontem à noite. Seguiu seu estilo escrachado.

"Recados de Mossoró para Christian Pior" foi a denominação do quadro. Resumiu-se à edição de vários pequenos depoimentos de populares da cidade, soltando impropérios para o personagem que à semana passada esculachou o "Cidade Junina" e Mossoró.

Veja AQUI.

Nota do Blog – Inocente, o grosso da população vê o programa como causador de toda essa celeuma.

Não consegue enxergar que foi o governo municipal quem patrocinou a importação do Pânico.

Em Mossoró, os humoristas apenas fizeram o normal em seu estilo. Como sempre fazem, de Brasília a Nova Iorque.

P.S: Observe que o microfone usado nas gravações das sonoras com os mossoroenses, é da Sim TV (afiliada da Rede TV). Não foi uma ação direta do próprio programa e sim uma solução emergencial para atenuar o impacto negativo do programa anterior.

Compartilhe:
Categoria(s): Paulo de Tarso Fernandes
segunda-feira - 29/06/2009 - 21:16h

Quem é quem na seleção dos senadores potiguares

Tem sido um pandemônio o número de acessos ao Blog desde ontem. As postagens sobre a lista de assessores dos senadores potiguares é o principal chamariz.

A quantidade de comentários não me surpreende. Mas boa parte tive que reprovar, em face de insultos e não-identificação. Foram mais de 36 até este momento, nessas condições. 

Outros com endereços falsos, mas com contribuição ao que é noticiado – de forma respeitosa, – terminei por permitir a publicação.

O "quem é quem" tem revelado informações interessantíssimas. Mostra como é importante a transparência.

Volto já dando outros enfoques sobre o tema. Não saia daí.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
segunda-feira - 29/06/2009 - 20:40h

“Quase-shopping” prepara espoliação de consumidores

Às vezes fico intrigado com certas medidas da área pública. Mas o setor privado também não é um poço excelência. Vezes por outra delira.

O caso que tenho à mão é emblemático:

O "quase-shopping" Mossoró West costura providências para começar a espoliar potenciais consumidores a partir do próximo dia 6 (segunda). Vai cobrar R$ 5,00 por acesso de qualquer carro e R$ 2,5 para cada motociclista.

A tolerância para estacionamento sem cobrança será de 15 minutos. Depois disso, mão no bolso.

A medida é antipática e inconsequente.

No vitorioso e consolidado Midway Mall (Natal), com três pavimentos e cerca de 200 lojas, estacionamento coberto para cerca de 4 mil veículos, não existe essa taxação.

Qualquer pessoa razoavelmente bem-informada sabe que shopping começa a vender a partir do fluxo de pessoas. Pesquisas apontam que cerca de pouco menos de 15% do passante terminam comprando.

Os condôminos preparem-se para maiores dificuldades.

E é bom lembrar que até agora os controladores do equipamento não cumpriram boa parte das promessas de sua propaganda inicial. Cadê o cinema? Cadê o hipermercado?

Vão enfrentar mais dificuldades. Lamentavelmente é o que se desenha.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
segunda-feira - 29/06/2009 - 11:47h

A língua afiada de Thurbay

Apesar de atravessar delicado problema de saúde, o jornalista Thurbay Rodrigues continua com a língua afiada.

Seu humor sarcástico está destilado em várias notas demolidoras, através do seu blog. Faz uma crítica inteligente e formadora de opinião.

Se você duvida, olha AQUI.

Ah, tape o nariz!

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
segunda-feira - 29/06/2009 - 11:40h

Pensando bem…

"O prêmio por uma coisa bem feita é tê-la feito." 

Ralph Waldo Emerson

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
segunda-feira - 29/06/2009 - 11:14h

Tema da “maioridade penal” tem opinião de conselheiro

Referente ao artigo "Nova maioridade penal: Fundo Pré-fixado para o Crime", o webleitor Flávio Roberto, integrante do Conselho Tutelar de Mossoró, apresenta ponto de vista interessante.

Caro Carlos Santos, reduzir a maioridade penal é tratar o efeito, não a causa. É encarcerar mais cedo a população pobre jovem, apostando que ela não tem outro destino ou possibilidade; do exemplo dado, se faz necessário observar, que fatores levaram estas e levam outras crianças a cometerem crimes – endossa Flávio.

Leia AQUI a íntegra de sua opinião.

Nota do Blog – No geral, Flávio vai ao encontro do que escrevi na manhã de hoje, mais abaixo.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
domingo - 28/06/2009 - 18:13h

Comportamento de Rosalba causa estranheza à internauta

Pipocam de vários segmentos da sociedade apoio à tese levantada por este Blog, quanto à responsabilidade da senadora Rosalba Ciarlini (DEM), nos desmandos na Prefeitura de Mossoró.

A senadora foi às ruas em duas campanhas (2004 e 2008) vender a enfermeira Fátima Rosado (DEM) como "continuadora" de sua obra. Seria uma guardiã dos interesses públicos e legítima representante das aspirações populares.

Rosalba praticou crime de lesa-Mossoró, além de estelionato político.

Veja o que comenta a internauta Samara Dantas:

Pense Carlos Santos, na marmota ontem (sexta, 26) no "Cidadela" também aff!!

Não tem quem suporte esse povo e a senadora era só posando para fotos, para sair nos sites. Ela com Solineuza (Fátima Rosado), o songamonga (deputado Leonardo Nogueira-DEM), Robinson Faria (PMN) e um monte de puxa-sacos.

Ssei não… É um porre, viu? 

A senadora deveria era ter vergonha do que colocou na prefeitura não é?

Samara Dantas

Nota do Blog – Samara, Rosalba tem enorme dívida moral com Mossoró. O mínimo que deveria fazer era pedir desculpas públicas por esses crimes contra o povo.

É estranho "adorar" Mossoró e ajudar no maior butim da história do município. E seu silêncio quanto a temas delicados é quase que endosso ou cumplicidade.

Lamentável.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
domingo - 28/06/2009 - 18:06h

Nova maioridade penal: “Fundo Pré-fixado para o Crime”

Em 1993, dois garotos de dez anos foram julgados e condenados a 11 anos de prisão. Motivo: tinham torturado e matado com requintes de crueldade, uma criança de dois anos.

Hoje os dois estão livres e sob novas identidades, com uma vida longe da cadeia.

O exemplo vem da Inglaterra, Estado de tradição milenar no Direito consuetudinário (que toma como base os costumes do povo).

Por lá, a partir de dez anos de idade o indivíduo pode responder criminalmente por seus atos. Esse rigor num país tido como “civilizado”, não lhe garante criminalidade baixíssima entre os jovens. O índice é quase semelhante à Colômbia, onde um adolescente só é tratado como adulto após os 18 anos.

No Brasil, a discussão sobre maioridade penal é recorrente. Vem e vai de forma incisiva, conforme o surgimento de algum crime de grande repercussão, envolvendo algum adolescente-criança.

Com menos de 12 anos de idade, nenhuma criança pode ser punida pelo Estado brasileiro; dos 12 aos 18 podem existir punições que variam de prestação de serviços comunitários à internação em supostos centros educacionais. No máximo podem ficar detidos por três anos.

Conforme dados que coletei na Internet, existem mais de 15 mil adolescentes internados no território nacional. O perfil deles diz tudo: 90% são homens, 16% estão entre 16 e 18 anos de idade e 90% nunca estudaram ou largaram o colégio. Desse volume, 60% são negros e a grande maioria de pobres ou paupérrimos.

Os defensores do aumento da maioridade penal movem-se muito mais pela emoção, do que por razões científicas e provas irrefutáveis do efeito dessa medida, no combate à violência infanto-juvenil. O que boa parte dos países mais desenvolvidos tem feito é seccionar a questão, apostando em pena rígida contra quem pratica crime hediondo. Entretanto todos investem no principal fator à redução do problema: a área social. Na família.

A idade pode ser atenuante, não uma defesa prévia ou licença para delinquir. A própria Inglaterra é assim.

Temos um Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA) exemplar para a Dinamarca, Japão, Suécia, Noruega, Suíça etc. No pindorama tropical esse código cheira à impunidade e estímulo à criminalidade precoce.

Devolver o infrator a uma família desestrutura (pai drogado, mãe presidiária, em plena pobreza), depois de ter cometido um delito, é desperdício de esforço. A polícia é que termina algemada e desmoralizada. A sociedade, perplexa e desprotegida.

De novo o país apostou num “transplante” ou importação de modelo, sem atentar para sua própria realidade étnica, social, cultural e outras peculiaridades. É como se houvesse uma lei determinando que todo cidadão tivesse o direito de possuir uma Ferrari, mas a renda média só permitisse comprar um Fiat 147. Irreal, desconexo.

Desde 1921 que temos consagrada a maioridade criminal de 18 anos em nossa legislação. No período imperial, o código pertinente de 1830 fixava em 14 anos a responsabilidade perante a lei.

Nos dias atuais, com apoio minucioso da psicologia, neurociência e outras áreas de estudo da mente humana, sabe-se que o cérebro – assim como o corpo – passa por densas transformações na adolescência. Inteligente não é sinônimo de maturidade. Um adulto bem-instruído e abonado sabe que é errado cortar o sinal vermelho. Assim mesmo, erra. Não deveria.

Por si só o jovem é impetuoso e transgressor. Sem base familiar, desprovido de perspectivas pessoais, é uma bomba ambulante. Eu também seria, você idem.

Condições sociais, genéticas, legais, biológicas e o meio influenciam na construção desse ser. Isso tudo não deve ser posto debaixo do tapete. 

Jogar milhares de jovens na cadeia não vai encolher os índices de criminalidade. Estaremos tão-somente “investindo” a curto e médio prazos à formação de uma massa de criminosos ainda mais perigosa, preparada nos caldeirões prisionais do Brasil. Seria uma espécie de “Fundo Pré-fixado para o Crime”.

Eis minha opinião.

Volto ao tema depois, com abordagem de outros aspectos.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
domingo - 28/06/2009 - 15:35h

Embriaguez de Gustavo provoca ressaca em Mossoró

"O poder corrompe e o poder absoluto corrompe absolutamente". (Lord Acton)

Dois episódios recentes deram a exata medida do governo da prefeita-enfermeira Fátima Rosado (DEM) aos olhos da sociedade mais esclarecida: é sem rumo e sem prumo.  A sentença do “Caso Capitão 40” e a contratação pela prefeitura do programa “Pânico” (Rede TV) transbordaram sua má-fé e incompetência.

Figura decorativa em sua própria administração, onde só é retirada da “redoma” para fotografias e acenos às câmeras de TV, Fátima merece compaixão. Vive num mundo surreal, sem idéia dos desatinos que há anos são cometidos sob o abrigo do mandato que detém pela segunda vez. Seria autista?

Na prática, é o seu irmão e chefe de Gabinete, agitador cultural Gustavo Rosado, quem responde por tantas aberrações. Algumas são dignas de serem estampadas em páginas policiais. Outras receberiam vetos em filmes B, da "Boca do Lixo" paulistana.

Num primeiro momento, Gustavo adotou a discrição como “prefeito de fato”, para não constranger a mana sem bússola. Depois foi tomado pela vaidade caudalosa e passou a ser o mandachuva às claras.

Muitos se perguntam, como uma família que se originou de um dos homens mais dignos do clã Rosado, empresário Dix-neuf Rosado, pode ter se inclinado para ações clandestinas e estupidezes. A explicação merece um estudo científico multidisciplinar.

Qualquer pessoa razoavelmente bem-informada sabia que Fátima não iria governar. No máximo assinaria papéis. Conhece administração pública da mesma forma que eu domino a fissão nuclear.

A supremacia de Gustavo foi uma surpresa geral. Colocou a irmã sob sua tutela e se transformou no plenipotenciário do governo.

Songamonga

As apostas feitas antes da prefeita assumir o primeiro mandato em 2005 recaíam sobre outros irmãos, como reais gestores. Falavam em Edmur, Tasso ou Noguchi Rosado. Sobraram no comando, mas não ficaram de fora da bonança estatal.

O marido e depois deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM) era visto como morto dentro das calças. Songamonga típico, especialista em micro-interesses, não tinha perfil de líder.

Em toda sua vida, Gustavo sempre foi um dândi. Mimado como caçula de prole numerosa, ganhou diversos cargos comissionados de mão beijada, apenas levando o sobrenome Rosado no currículo. Só.

Nas empresas da família jamais teve direito sequer a uma Giroflex para rodopiar em alguma sala de chefia. É um homem sem profissão definida.

O certo é que a ascensão da irmã foi o passaporte para Gustavo revelar sua verdadeira identidade. O perfil de bom moço deu lugar a um comportamento doentio. Transborda de arrogância, além de ostentar um cinismo psicótico. Está embriagado pelo poder e Mossoró é quem sofre a ressaca diante de tantos escândalos.

Gustavo é uma zebra. Correu por fora e chegou troteando ao Palácio da Resistência como grande surpresa. Hoje é o legítimo chefe de sua patota. Porém está longe de ganhar status de líder.

Não tem nutrientes para seguir a linhagem familiar de nomes como Dix-sept Rosado, Vingt Rosado, Carlos Augusto Rosado ou Sandra Rosado. Típico poderoso de ocasião, genérico, com prazo de validade. Logo será vomitado.

Apesar de muitas semelhanças, Gustavo não chega a copiar o imperador romano Calígula, que nomeou o próprio cavalo Incitatus (AQUI) para o Senado, mas governa e vive como um eqüino: de quatro.

Seus coices acertam em cheio a imagem da família e de Mossoró, que não imaginava o que estava por trás de suas bochechas rosadas e sorriso artificial.

Foto: Fotografias do acervo do Blog do Carlos Santos.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
domingo - 28/06/2009 - 15:33h

Pensando bem…

"Acredito firmemente que a única coisa a temer é o próprio medo"

Teodore Roosevelt.

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
domingo - 28/06/2009 - 15:27h

Transparência revela servidores em gabinetes do Senado

A partir do "Portal da Transparência", o Blog do Evânio Araújo (AQUI) oferece hoje à sociedade norte-rio-grandense, uma informação muito salutar: transparente.

Mostra a relação de todos os servidores do Senado, que virou casa de escândalos. Nós pegamos o “gancho” e fazemos uma separação por cada gabinete dos três senadores do RN.

É uma informação útil, sem motivo algum para qualquer um dos senadores sonegar do cidadão.

Primeiro, eis abaixo a relação de todos os servidores efetivos e comissionados no gabinete – em Brasília – da senadora Rosalba Ciarlini Rosado (DEM). No total são 38 pessoas:

ADJUTO DIAS DE ARAÚJO NETO,
ALEXANDRE CARLOS CAVALCANTI NETO (Efetivo),
ANA KARLA CARTAXO MOURA RODRIGUES DE AQUINO,
ANA MARIA DE QUEIROZ GERMANO,
ANA MARIA DOMINGUES DOS SANTOS (Efetivo),
ANA MARIA DUTRA DANTAS AMORIM,
ANDRÉ FELIPE GOMES REGINALDO,
ANDRÉA DE MEDEIROS ÚRSULA,
ANNIE AZEVEDO DA CUNHA LIMA,
EDMILSON ANDRADE,
FRANCISCO CIPRIANO AIRES DE SOUZA,
FRANCISCO FERREIRA ALVES (Efetivo),
FRANCISCO GALBI SALDANHA,
FRANCISCO OBERY RODRIGUES JÚNIOR,
GABRIELA FERNANDES MOREIRA ZELAYA,
HONORINA DA LUZ N MELLO (Efetivo),
IONETE AQUINO DE OLIVEIRA (Efetivo),
JANAÍNA PEREIRA DO AMARAL MULATINHO,
JOSIWAGNER LUCAS TAVARES,
JOSÉ ERASMO GOMES,
JOÃO HENRIQUE MAIA DE FARIAS,
JUSCELINO FERNANDES MARINHO BAIA,
LUIZA PEREIRA DA COSTA NETA,
MARCIO AURÉLIO VALENTE (Afetivo),
MARIA ALCINEIDE DE ANDRADE,
MARIA DO AMPARO MENDONÇA BEZERRA JALES,
MARISTELA DE ALMEIDA CARDOSO,
MARTA CAVALCANTI D’ALBUQUERQUE (Efetivo),
MUNIQUE BESSA SILVEIRA,
NAYARA QUEIROZ CARDOSO PINTO,
NELSIRA LULA DE QUEIRÓZ SANTOS,
OLINDINA COELI PEREIRA FERNANDES,
PATRÍCIO JOSÉ CHAVES FERNANDES DE FIGUEIREDO,
PEDRO DE ALCÂNTARA ALVES LOPES,
TAMIRES SILVA FILHO,
TEREZA MARIA DE QUEIROZ SALDANHA,
THEREZINHA DE JESUS RAMOS (Afetivo),
WANDERCY AURÉLIO DE BRITO BORBA.

Nota do Blog – Só me deixou intrigado o nome de Munique Bessa Silveira, filha do ex-deputado estadual Francisco José (PMN),”adversário” da senadora.

Veja AQUI a lista de todos os servidores do Senado. Sua busca pode ser feita por nomes dos empregados ou por gabinetes. Basta colocar o nome procurado no espaço em branco (localiza) para busca. Também clicando sobre um ícone ao lado da página – em que aparece um minúsculo binóculo. 

Depois posto a lista dos gabinetes dos senadores José Agripino (DEM) e Garibaldi Filho (PMDB).

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
domingo - 28/06/2009 - 15:05h

Agripino possui 26 assessores em seu gabinete de Brasília

Líder do DEM no Senado, o senador José Agripino possui 26 assessores efetivos e comissionados em seu gabinete, em Brasília. A informação é do portal “Transparência Brasil” (veja postagens abaixo).

Este Blog simplifica a informação e repassa abaixo toda a listagem.

Para conferir essas e outras informações, clique AQUI. Escreva o nome do senador desejado em “localiza” e aperte “Enter”, para aparecer toda a lista, com outros detalhes.

Vamos à assessoria de José Agripino, que deve residir e trabalhar em Brasília:

ADRIANA CAVALCANTI MAGALHÃES,
AJOSENILDO HERMENEGILDO ALVES FILHO,
ALINE APARECIDA DO CARMO SILVA,
ANA LUCIA MARIZ DUARTE (Efetivo),
CLAUDIA SEIXAS ALVES DE AQUINO XIMENES (Efetivo),
DILVAN MONTEIRO DA NÓBREGA EDIVAL,
JOVINO DE ARAÚJO (Efetivo)
ELIZABETH SEIXAS ALVES VIEIRA (Efetivo)
ESDRAS ALVES DE QUEIROZ,
GIOVANNI LUIZ MARQUES SILVA,
IVAM BRAZ PETERS,
IVANALDO MAIA DE OLIVEIRA,
IZABEL MENESES,
JANILSON FERREIRA,
LILIAN BEATRIZ DE LIMA PETERS,
LUZIA CAROLINE OLIVEIRA GURGEL COSTA,
MALVINA QUEIROZ SANTOS,
MARCELLA CINQUINI FRANCO,
MARCOS BARBOZA DA SILVA,
MARIA IZABEL SARMENTO RODRIGUES TORRES,
MAURICIO ORLANDO VERISSIMO (Efetivo),
NISIA NAVARRO MESQUITA CARRILHO,
OLGA MARIA FERREIRA PORTO (Efetivo),
RICARDO JOSÉ NELSON DOS SANTOS,
RICARDO MONTEIRO DE CASTRO,
JANSEN TEREZA CRISTINA DA COSTA OTON.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
domingo - 28/06/2009 - 14:13h

Garibaldi Filho tem 31 assessores em seu gabinete

Veja agora a continuidade da postagem anterior. É a relação dos servidores do gabinete do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB), em Brasília.

Ao todo são 31 nomes.

A lista completa de todos os empregados efetivos e comissionados do Senado você encontra AQUI. Basta botar o nome do senador no espaço "localiza". Em seguida tecle "Enter".

Veja os nomes dos assessores de Garibaldi:

HENNING PARANAGUA (Efetivo),
ANTÔNIO MARCOS DE SOUZA LIMA,
CLAUDIA ABREU DA COSTA MARINS (Efetivo),
DIEGO RUBSTEN TINOCO EDILSON ALVES (Efetivo),
EDNA MARIA MONTEIRO RODRIGUES,
EVERTON DANTAS BESERRA,
FRANCIONE LUCAS SOARES,
FRANCISCO DIVINO DE FREITAS,
FRANCISCO FERNANDES DE OLIVEIRA NETO,
HELENA DE LIMA BERABA FATURETO (Efetivo),
JANETE MARIA RUBSTEM LINHARES TINOCO (Efetivo),
JAQUELINE LIRA BARBOSA,
JOSÉ DE RIBAMAR B CARVALHO (Efetivo),
JOSÉ EURICO ALECRIM FILHO,
JOSÉ MARIA CUNHA MELO,
JOSÉ WILDE DE OLIVEIRA CABRAL,
JOÃO PAULO MENDES MADRUGA,
LINDOLFO NETO DE OLIVEIRA SALES,
LUIZ EDUARDO CARNEIRO COSTA,
MARIA DO SOCORRO SILVA,
PAULO DE TARSO PEREIRA FERNANDES,
RAIMUNDO LEITE ROZARIO,
RITA DE CÁSSIA JERÔNIMO (Efetivo),
ROGERIO LACERDA (Efetivo),
ROSIENE DE OLIVEIRA ROCHA GOMES (Efetivo),
SANDRA SILVA TASQUINO DOS SANTOS (Efetivo),
SÍLVIO WESLEY DE OLIVEIRA,
VICENTE INACIO MARTINS FREIRE,
WALKYRIA BORGES CARNEIRO COSTA,
WELINGTON LUIS DE OLIVEIRA.

Nota do Blog – Aguarde em seguida a lista de servidores efetivos e comissionados do gabinete do senador José Agripino (DEM).

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
domingo - 28/06/2009 - 10:25h

Polícia Federal orienta como reagir contra crimes na Internet

A Polícia Federal informa o canal adequado para qualquer internauta brasileiro denunciar golpes fraudulentos digitais, computacionais ou via internet, incluindo estes emails-armadilhas atualmente tão comuns, cujos links levam o incauto a sites malignos e contaminados com trojans e vírus.

Mensagens que se refiram aos crimes de internet devem ser reportadas ao novo canal centralizador dessas denúncias na Divisão de Comunicação Social da Polícia Federal, através do endereço crime.internet@dpf.gov.br.

Um lembrete apenas: quando for enviar algum email de denúncia para o endereço acima, encaminhe a mensagem fraudulenta original como anexo. Assim, as autoridades poderão analisar os cabeçalhos (headers) originais e tirar de lá valiosas pistas para encontrar o ofensor.

Nota deste Blog – Este Blog foi vítima recente quando antecipou o resultado da licitação na Prefeitura de Mossoró, para escolha da empresa pernambucana A-Sim para promover o Cidade Junina.

A matéria que tinha a informação com dados sobre a A-sim foi retirada três vezes do ar por ação externa indevida.

Compartilhe:
Categoria(s): Segurança Pública/Polícia
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
sábado - 27/06/2009 - 11:54h

Deputado songamonga passeia puxando Robinson Faria

O presidente da Assembleia Legislativa, Robinson Faria (PMN), precisa ser melhor orientado. 

Em sua estada em Mossoró, ontem, exercitou a popularidade do deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM) em passeio pelo West Shopping.

Com aquele olhar bovino e simpatia de leão-de-chácara, o songamonga Leonardo nada acrescentou ao governadorável.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
sábado - 27/06/2009 - 11:44h

Atrasos em pagamento dificultam empresas

Algumas empresas que prestam serviços à Prefeitura de Mossoró estão em "operação tartagura". Outras já pararam.

O "xis" da questão é o que tem acometido a "Era das Trevas" representada pela prefeita-enfermeira Fátima Rosado (DEM): falta compromisso com pagamentos.

Tem empreiteira esperando milhões em caixa e tocando serviço com suas reservas. Mas não tem como aguentar muito mais.

Enquanto isso, outros milhões saem pelo ladrão (sem trocadilho).

A patota não é do ramo, repito. Nem tem um pingo de respeito por nada ou alguém. 

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
sábado - 27/06/2009 - 11:40h

Justiça é caminho para exumar informações de prefeitura

Os três isolados vereadores da oposição, em Mossoró, não devem se contentar com a derrubada de proposições fiscalizadoras que vêm apresentando. Há outros meios à tarefa.

Recomendo que recorram à Justiça. Se não conseguem fazer com que o governo da prefeita-enfermeira Fátima Rosado (DEM) sequer responda ao simples requerimento, solicitem esse dever de transparência pela via judicial.

Num ambiente democrático e sadio, a minoria não precisa recorrer ao atalho judicial. O próprio Legislativo tem a prerrogativa-obrigação de fiscalizar e ser atendido em suas indagações.

Em Mossoró, a bancada de dez vereadores do governismo não quer permitir dados sobre contratos, obras, tributos, aluguel de máquinas e veículos etc.

Tenho testemunhado o esforço hercúleo de Lahyrinho Rosado (PSB), Genivan Vale (PR) e Francisco José Júnior. Mas não será em vão.

Afinal de contas, por que o governo tem tanto medo de informar o óbvio?

A prefeitura é uma empresa pública ou corporação privada?

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
sábado - 27/06/2009 - 11:30h

João Maia inclina-se em elogios a Rosalba Ciarlini

O deputado federal João Maia (PR) esteve à noite passada em Mossoró. Não o vi. Mas sua presença na confraria "Reunião do Copão" no Carlos Bar (bairro Boa Vista) ensejou ampla conversa-entrevista com os interlocutores.

O blogueiro Erasmo Carlos reproduz em sua página, hoje, depoimentos e avaliações mais interessantes sobre o parlamentar.

Identifica que ele está com forte inclinação a um alinhamento com o DEM da senadora Rosalba Ciarlini (DEM).

A impressão que o deputado deixou nos presentes é que ele está se aproximando mais do DEM e se afastando do governismo.

Por diversas vezes ele elogiou a “brilhante” atuação da senadora Rosalba Ciarlini (DEM) e criticou a falta de planejamento da administração estadual. A todo instante perguntava aos presentes se estes sabiam as metas da administração estadual para a saúde, educação e outros setores.

– Você sabe a meta do governo para a educação? – perguntou o deputado a Mário Gérson, o qual respondeu que não. “Não sabe por que não tem”, concluiu.

Saiba mais AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
sábado - 27/06/2009 - 11:19h

Lula diz que mídia convencional perde espaço para Internet

Ao visitar o 10º Fórum de Software Livre, em Porto Alegre, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem (26) que a imprensa tradicional perdeu “poder” para a internet.

Segundo Lula, com a rede mundial de computadores, não há mais detentores de informação privilegiada.

– Estamos vivendo momento revolucionário da humanidade. A imprensa já não tem mais o poder que tinha alguns anos atrás. A informação já não é mais uma coisa seletiva, em que os detentores da informação podem dar golpe de Estado. A informação não é uma coisa privilegiada. O jornal da noite já está velho diante da internet – disse o presidente.

Nota do Blog – Sábias palavras, presidente.

Compartilhe:
Categoria(s): Paulo de Tarso Fernandes
sábado - 27/06/2009 - 11:13h

Guimarães Rosa: um retrato

Em Dias Lidos e Vividos [Rio, 1977], Cândido Motta Filho dedica uma página admirável às suas conversações com João Guimarães Rosa, seu vizinho, por uma temporada, na Rua Bartira, em São Paulo, uma cidade que, para o escritor mineiro era mais que uma cidade tentacular: era uma experiência lingüística, como uma grande Babel de línguas que incluía, além dos idiomas estrangeiros os sotaques regionais, de que o estado de Minas Gerais seria o seu laboratório de pesquisas.

Observador arguto e leitor exemplar, membro da Academia Brasileira de Letras, Ministro do Trabalho e da Educação e Cultura, no governo dos presidentes Gaspar Dutra e Café Filho, Motta Filho destacou-se no jornalismo, como articulista e critico literário, pensando com coragem e precisão, ajudado por uma sólida e variada cultura humanística que o habilitava a compreender e ampliar a obra alheia, conforme fica demonstrado em suas observações sobre o autor de Grande Sertão: Veredas, que viu em sua meticulosidade paciente, na feira de Santo Amaro, anotando as expressões, os modismos, os aspectos prosódicos, os adjetivos qualificativos etc, em sua apaixonada elaboração de um novo idioma literário.

Enxergava assim, em Guimarães Rosa, não apenas o escritor, mas o mundo que ele criara com sofreguidão inovadora, ao transcriar a realidade através da apreensão da essência mesma da cultura sertaneja que o nutriu, desde a infância, em Codisburgo.

Fino critico literário, Cândido Motta Filho viu em Guimarães Rosa o homem telúrico e assim pode dizer que, ao contrário de Joyce, ele não tinha preocupação erudita, mas curiosidade amorosa pela fala do povo radicularmente mineiro e capiau. Por isso, pode aproximá-lo, não do irlandês, como muitos o têm feito, mas de Apuleio, que, como Guimarães Rosa, escrevia com palavras estranhas e novas a magnificência de sua prosa composta num estilo rico e espontâneo, inesperado e obscuro.

Mas, logo, como que se corrigindo, acrescenta Motta Filho que Apuleio é que lembraria Guimarães Rosa, apesar de separá-los uma enfieira de séculos.

Nascido em Madaura, por volta do ano 125 da nossa era, o escritor africano emprega em sua obra termos insólitos, palavras sonoras e, como Guimarães Rosa, gosta de surpreender o leitor, sendo, de todos os autores latinos, considerado aquele que mais se aproxima do conceito de modernidade. Porém, afirma, João Guimarães Rosa é único em sua multiplicidade; é só ele e mais ninguém…

Voltaram a encontrar-se ainda algumas poucas vezes, no Rio, Guimarães Rosa o visitando em seu apartamento para presentear-lhe com um exemplar de Tutaméia, livro que teria sido o resultado de um esforço de libertação pela “estória”, porque a história acabava por ser uma forma de opressão, segundo lhe confessara. Nessa ocasião, o escritor pareceu-lhe distante, procurando as palavras e referindo-se à Academia Brasileira de Letras como a sede dos mais altos compromissos literários.

Talvez pensasse, naquele momento, na imortalidade acadêmica que obteria alguns anos depois, porém Cândido Motta Filho nada nos diz a este respeito.

Franklin Jorge é jornalista, crítico literário e escritor (AQUI).

Compartilhe:
Categoria(s): Nair Mesquita
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.