terça-feira - 02/08/2022 - 13:32h
Chapa

Deputado estadual fica como suplente de candidato ao Senado

Souza já tinha anunciado desistência de candidatura (Foto: Eduardo Maia)

Souza já tinha anunciado desistência de candidatura (Foto: Eduardo Maia)

O deputado estadual Souza Neto (PSB) é o primeiro suplente do candidato ao Senado por seu partido, deputado federal Rafael Motta.

O parlamentar anunciou no dia 5 de fevereiro deste ano (veja AQUI) que não tentaria a reeleição.

À campanha deste ano, além de Motta, ele apoia candidatura à reeleição da governadora Fátima Bezerra (PT), o empresário Jorge do Rosário (Avante) à Assembleia Legislativa e o vereador-presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim (Solidariedade), à Câmara dos Deputados.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2022 / Política
terça-feira - 02/08/2022 - 12:34h
Projeto

George pede reparo de perda em proventos de aposentados da Uern

O deputado estadual George Soares (PV) fez apelo à reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Cicília Maia, para reparar o que ele classificou como “uma falha”. Foi durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa do RN nesta terça-feira (2).

Segundo ele, a situação causa perda nos proventos de uma parte de servidores aposentados da instituição.

George sugere envio de projeto para reparar perdas (Foto: Eduardo Maia)

George sugere envio de projeto para reparar perdas (Foto: Eduardo Maia)

O deputado explicou que a universidade possui dois segmentos de inativos: titulares e adjuntos nível 4.

“O projeto de lei encaminhado a esta Casa enquadrou titulares na carreira final, enquanto os adjuntos foram enquadrados como se ainda estivessem na ativa. Isso vem provocando prejuízo e fazendo uma diferença muito grande”, explicou.

Diante do exposto, George Soares sugeriu que a reitora encaminhe novo projeto de lei para reparar essa falha.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
segunda-feira - 01/08/2022 - 23:54h

Pensando bem…

“Tudo está na mente. É onde tudo começa. Saber o que você quer é o primeiro passo na direção de conseguir.”

Mae West

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
segunda-feira - 01/08/2022 - 21:48h
Pesquisa 96 FM/AgoraSei

Carlos lidera na Estimulada e Rogério Marinho empata na Espontânea

O Jornal das 6 da 96 FM divulgou nesta segunda-feira (1º), com exclusividade, os números da pesquisa AgoraSei/96FM, com postura dos eleitores de Natal em relação à disputa pelo Senado no Rio Grande do Norte.

Na Estimulada, a vantagem foi do ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT). Na pesquisa Espontânea, o ex-ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho (PL) levou vantagem. Na prática, há empate técnico entre ambos nessa segunda sondagem. Os números são os seguintes:

EstimuladaPesquisa 96 FM-AgoraSei - Senado - Estimulada - 01-08-2022

EspontâneaPesquisa 96 FM-AgoraSei - Senado - Espontânea - 01-08-2022.

A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 25 de julho de 2022 e ouviu 800 eleitores em todas as zonas e bairros de Natal.

O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 3.4 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com a identificação rn-06521/2022.

Leia tambémFátima tem 31,2%, Styvenson 14,5% e Fábio possui 6,8% em Natal.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2022 / Política
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
segunda-feira - 01/08/2022 - 20:50h
Pesquisa 96 FM/AgoraSei

Fátima tem 31,2%, Styvenson 14,5% e Fábio possui 6,8% em Natal

Com exclusividade, o Jornal das 6 da FM 96 do Natal apresentou à noite desta segunda-feira (1º), pesquisa encomendada ao Instituto AgoraSei sobre a corrida eleitoral ao Governo do RN, no âmbito da capital do RN – Natal. Os números mostram larga maioria para Fátima Bezerra (PT), atual governadora.

Na pesquisa, Fátima Bezerra (PT) levou vantagem tanto no levantamento Estimulado como no Espontâneo. Os números são os seguintes:

EstimuladaPesquisa 96 FM de Natal-AgoraSei ao Governo do RN - Natal - Estimulada 01-07-2022

EspontâneaPesquisa 96 FM de Natal-AgoraSei ao Governo do RN - Natal - Espontânea 01-07-2022

A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 25 de julho de 2022 e ouviu 800 eleitores em todas as zonas e bairros de Natal.

O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 3.4 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com a identificação rn-06521/2022.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2022 / Política
segunda-feira - 01/08/2022 - 19:30h
Contagem regressiva

A dois meses das eleições de outubro de 2022

calendário, prazos, datasNessa terça-feira (2) estaremos exatamente a dois meses das eleições de 2 de outubro de 2022.

Contagem regressiva.

Mas, vale lembrar que período de convenções partidárias termina na próxima sexta-feira (5) e a campanha oficial (sim, ela não começou, pasme) terá largada no dia 16 deste mês.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2022
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
segunda-feira - 01/08/2022 - 15:44h
Sessões ordinárias

Legislativo retoma atividades normais nessa terça-feira

A Câmara Municipal de Mossoró retorna com as sessões ordinárias nesta terça-feira, 02 de agosto, após o recesso de 15 dias. Durante o período de recesso, no entanto, o funcionamento da Câmara ocorreu normalmente, com todos os setores e gabinetes dos vereadores abertos para receber as demandas da população. Apenas as atividades no plenário da Casa foram suspensas.

As sessões ordinárias acontecem nas terças-feiras e quartas-feiras, a partir das 9h15. Tudo é transmitido ao vivo, pela TV Câmara Mossoró, no canal 23.2 da TCM.

É possível acompanhar o que acontece no plenário da Câmara pelo site www.mossoro.rn.leg.br .

Também há espaço para acompanhar presencialmente, no prédio da Câmara Municipal de Mossoró, localizado na rua Idalino de Oliveira, S/N, Centro.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI

Compartilhe:
Categoria(s): Política
segunda-feira - 01/08/2022 - 13:22h
Habilitação

Detran alcança 28 cidades do interior com avaliação prática de direção

No primeiro semestre foram feitos mais de 43 mil exames (Foto: divulgação)

No primeiro semestre foram feitos mais de 43 mil exames (Foto: divulgação)

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (DETRAN) se encontra nesta segunda-feira (1º), realizando exame prático monitorado de direção veicular nas cidades de Umarizal e Patu. O serviço de avaliação itinerante no interior do estado segue durante todo este mês de agosto contemplando mais 26 municípios do interior do Rio Grande do Norte.

Os examinadores do Detran vão desenvolver avalições nas cidades de Apodi e Caraúbas (02/08); Pau dos Ferros (03/08); São Miguel (04/08); Alexandria (05/08); Caicó (08 e 09/08); Assú e Angicos (10/08); Santa Cruz e Tangará (11/08); Jaçanã (12/08); Macau e Guamaré (15/08); Alto dos Rodrigues e João Câmara (16/08); Passa e Fica (17/08); Nova Cruz (18/08); Extremoz (19/08); São José do Mipibu (22/08); Goianinha (23/08); Currais Novos (24/08); Lagoa Nova (25/08); São Paulo do Potengi (26/08); Parelha e Acari (29/08); Jardim do Seridó (30/08); e Jucurutu (31/08).

A previsão é realiza mais de 2.500 exames prático monitorado nos 28 municípios contemplados com a mobilização itinerante, que leva a estrutura de avalição do Detran para junto da comunidade, possibilitando comodidade aos usuários que buscam o direito de dirigir veículo automotor.

Durante o primeiro semestre deste ano, o Detran realizou 43.404 exames práticos de direção veicular.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • San Valle Rodape GIF
segunda-feira - 01/08/2022 - 10:10h
Grata surpresa

Martins se firma como verdadeiro polo turístico no RN

Evento gastronômico e cultural potencializou mais ainda Martins como polo turístico (Foto: C.S)

Evento gastronômico e cultural potencializou mais ainda Martins como polo turístico (Foto: C.S)

Estive em Martins (RN) – região Oeste do RN – nesse último fim de semana, em período de realização do XIV Festival Gastronômico e Cultural do município, organizado pela gestão da prefeita Maria José Costa (Mazé, do UB).

Impecável em praticamente tudo. Como já tinha ido em outras edições, vi e colhi muitas opiniões similares às minhas: o maior já realizado, tanto pela organização, como pela diversidade de atrações e quantitativo de público.

Mas, particularmente, uma grata surpresa foi poder testemunhar profundo avanço em termos de estrutura e preparo humano à conversão de um lugar tão bonito e de povo amável, em polo turístico.

Cidade muito limpa, praticamente sem pedintes, diversos e numerosos hotéis e pousadas, restaurantes com cardápio variado, bons preços, atendimento em franca profissionalização e tranquilidade também em termos de segurança. A temperatura diferenciada é outro chamariz.

Opções ainda com museus, barzinhos, música ao vivo, arquitetura, ecoturismo etc.

O acesso pela BR-405 é o mais recomendado com pouco mais de 140 quilômetros de distância até à sua entrada urbana. Viajar pela RN-117 (Rodovia Milton Marques de Medeiros) é sofrível e perigoso em vários trechos.

Paisagem do alto da serra, a partir do Mirante do Canto, em Martins (Foto: C.S)

Paisagem do alto da serra, a partir do Mirante do Canto, em Martins (Foto: C.S)

Enfim, como é bom a gente descobrir avanços dessa ordem em pleno sertão. Oportunidade para reencontrarmos tanta gente querida que não víamos há tempos, ensejando a boa prosa (sem a toxidade da politicalha que assola o país), abraçando e olhando cada um nos olhos.

Bom demais.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica / Economia / Gerais
segunda-feira - 01/08/2022 - 08:32h
Futebol

ABC arranca empate e está muito próximo de classificação

Duas vezes atrás no placar, o ABC conseguiu arrancar empate em 2 x 2 no Estádio Barradão em Salvador-BA, nesse domingo (31). O jogo foi pela Série C do Brasileirão de futebol, versão 2022.

Diante de um público de mais de 27 mil pessoas, o time natalense soube superar a pressão e a necessidade extrema do rubro-negro baiano de vencer. Santiago Tréllez fez os dois gols do Vitória, mas  Fábio Lima e Erick Varão descontaram para o ABC, além do goleiro Pedro Paulo garantir o placar com boas defesas.

ABC é o quarto colocado com 28 pontos e muito próximo de assegurar de vez avanço para a fase seguinte da Série C. Já o Vitória está fora do G-8, na 10ª posição, com 23 pontos.

Na penúltima rodada dessa fase, o ABC recebe o São José-RS, no Frasqueirão, em Natal-RN, às 17h de sábado (6). No domingo (7), o Vitória será recebido pelo Mirassol (primeiro colocado com 32 pontos), em São Paulo, às 19.

Veja todos os detalhes da tabela de classificação AQUI.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Esporte
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
segunda-feira - 01/08/2022 - 08:00h
PL

Ex-candidato a prefeito de Mossoró concorre à Câmara dos Deputados

Josué foi candidato a prefeito pela última vez em 2016 (Foto: arquivo)

Josué foi candidato a prefeito pela última vez em 2016 (Foto: arquivo)

Ex-candidato a prefeito de Mossoró em duas campanhas e  reitor pró-tempore do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (IFRN), em passagem conturbada pelo cargo, o professor e veterinário Josué Moreira volta à cena político-eleitoral.

Agora, é candidato a deputado federal pelo Partido Liberado (PL).

Teve seu nome homologado na convenção partidária da legenda nesse domingo (31), no Palácio dos Esportes em Natal.

Ele apostas suas fichas no contingente de eleitores bolsonaristas do RN, para se eleger numa chapa povoada por nomes fortes como os deputados federais João Maia e General Girão, além do ex-governador Robinson Faria.

Em 2016, candidato a prefeito pela segunda vez, inscrito no PSDC, ele obteve 1.370 votos. Um detalhe que chama a atenção é que sua vice era a odontóloga Karliana Fernandes, do Psol, partido radicalmente opositor do presidente Jair Bolsonaro, do PL (veja AQUI).

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2022 / Política
segunda-feira - 01/08/2022 - 07:36h
Na disputa

‘Trans’ é candidata a deputado federal e pode novamente fazer história

Thabatta Pimenta, 30, é oficialmente candidata a deputada federal pelo PSB e pode fazer história tornando-se a primeira mulher trans a ocupar a Câmara dos Deputados.

Thabbata elegeu-se à Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas em 2020 (Foto: Dani Ferreira)

Thabbata elegeu-se à Câmara Municipal de Carnaúba dos Dantas em 2020 (Foto: Dani Ferreira)

Na convenção da legenda, que reuniu apoiadores e militantes na tarde deste sábado (30), no Hipócrates Zona Norte, em Natal, Thabatta bradou. “É hora de pertencimento e respeito”.

Thabatta foi a primeira vereadora trans eleita no Rio Grande do Norte, nas eleições de 2020, na cidade de Carnaúba dos Dantas. Um marco ainda mais difícil, por viver num ambiente historicamente de cultura machista e repressora.

Seridoense e comunicadora, começou a sua trajetória no rádio e discursando em um pequeno banco na feira livre da cidade, em defesa das pessoas trans, das pessoas com deficiência e outros grupos socialmente desprezados.

Fenômeno na Internet, Thabatta ganhou milhares de seguidores nas redes sociais, nos últimos anos, e é reconhecida em todo o Brasil por sua luta pela comunidade LGBTQIA+, seu discurso anticapacitista e por compartilhar sua rotina diária com o irmão Ryan, que tem paralisia cerebral.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2022 / Política
  • San Valle Rodape GIF
segunda-feira - 01/08/2022 - 06:46h
Política

Convenção confirma nome de Rogério Marinho ao Senado

O Partido Liberal (PL) no Rio Grande do Norte oficializou neste domingo (31) a candidatura do ex-ministro Rogério Marinho ao senado no pleito de outubro, além de nove nomes para deputado federal e 23 para deputado estadual. Também foi formalizado o apoio ao candidato ao governo Fábio Dantas (Solidariedade).

Rogério foi nome central da Convenção Estadual do PL em Natal (Foto: divulgação)

Rogério foi nome central da Convenção Estadual do PL em Natal (Foto: divulgação)

A convenção partidária ocorreu no Palácio dos Esportes, em Natal,

O candidato Rogério Marinho destacou a importância do governo Bolsonaro junto ao Estado e sua posição como candidato. “Queremos defender a família, a liberdade. A nossa bandeira é a família. Quem fez a transposição do São Francisco foi o Bolsonaro. Esse palanque não é meu, é do povo do Rio Grande do Norte. Obrigado presidente João Maia pelo acolhimento e presidir com maestria o PL do Rio Grande do Norte”, declarou.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, representou o presidente da República na convenção.

A Convenção do PL contou com as participações dos candidatos a governador e vice Fábio Dantas (Solidariedade) e Ivan Júnior (União Brasil); do prefeito natalense Álvaro Dias (PSDB); dos deputados federais Benes Leocádio (União Brasil) e general Girão (PL), dos deputados estaduais Gustavo Carvalho (PSDB), Coronel Azevedo (PL), Cristiane Dantas (SDD) e Tomba Farias (PSDB), e do presidente da Federação dos Municípios do RN, Babá Pereira, além de vários prefeitos, vereadores e lideranças municipais.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2022 / Política
domingo - 31/07/2022 - 23:54h

Pensando bem…

“Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo.”

Martin Luther King

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
domingo - 31/07/2022 - 18:40h
Série D

América empata no sufoco e garante avanço à próxima fase

O América de Natal está classificado para a terceira fase da Série D. No jogo de volta neste domingo (31), no Arena das Dunas, ficou no 0 x 0 com a Jacuipense da Bahia.

Como tinha vencido semana passada esse mesmo adversário, fora de casa, por 0 x 1, conseguiu avançar.

Com público de 24.466 torcedores presentes, o alvirrubro foi melhor a maior parte do jogo, mas não conseguiu vencer. A situação chegou a ficar complicada quando o meio de campo Mayco Lucas agrediu o jogador rival na frente do árbitro Maguielson Barbosa. O juiz o expulsou de imediato.

Com um a menos, o América recuou e passou a apostar no contra-ataque. O Jacuipense foi para cima sem inspiração e deixou espaço para o time de Natal criar chances de gol. Porém, o placar ficou no 0 x 0.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Esporte
domingo - 31/07/2022 - 12:48h

Sonho

Por Inácio Augusto de Almeida

Essa noite pensei tanto em ti

Tanto, tanto que adormeci vendo teus olhos negros

E me vi aninhado em tuas tranças

Tua boca a me sorrir

Eu mergulhando mais e mais nos teus braços

Vivendo inesquecíveis momentos de prazer

Na hora do beijo ardente

O despertar

A realidade

O sonho desfeito

E desperto

Apenas a ansiedade louca

A se juntar com o desejo

De amar-te novamente

Inácio Augusto de Almeida é escritor e Jornalista

Compartilhe:
Categoria(s): Poesia
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
domingo - 31/07/2022 - 12:02h

Descoberta tardia, absorção acelerada

Por Marcelo Alves

Mais uma vez, volto a tratar da tradição jurídica anglo-americana – o dito common law –, agora para registrar a nossa descoberta tardia da filosofia do direito produzida pela imaginação dos grandes juristas estadunidenses.

De fato, paralelamente à formação do nosso arcabouço jurídico/legal, o desenvolver da nossa filosofia do direito baseou-se em ideias originadas em países da Europa Continental. Grosso modo, duas concepções filosóficas dominaram a filosofia do direito brasileira durante os séculos XIX e XX: as concepções naturalista e positivista do direito.common law - 2

Na primeira, reconhece-se um direito que se baseia na razão, na qualidade do ser humano individual ou coletivo, ou mesmo na relação entre os seres humanos e Deus, que preexiste ao direito positivo, este feito pelos homens ou pelo Estado. Na segunda, que se opõe à ideia de um direito natural, o direito é apenas positivo, no sentido de que é feito pelo homem/Estado, sendo a função do operador do direito, sobretudo, manter a integridade lógica do ordenamento jurídico assim criado.

Todavia, recentemente (nos últimos 30 anos, é certo), os juristas brasileiros têm conhecido e dado vazão, mesmo que inconscientemente, a ideias de escolas tipicamente estadunidenses, como a American Sociological School of Jurisprudence e o American Legal Realism.

A visão de que o direito é, ou deve ser, a maximização das necessidades sociais e a minimização de suas tensões e custos, tal como afirmada pela escola sociológica americana, por exemplo, vem sendo cada vez mais aplicada na justiça criminal brasileira. E mesmo antes de haver um respaldo legal para tanto. Engajados nesse equilíbrio de interesses – e negando a visão tradicional de mera declaração de uma lei penal fixa – muitos promotores e juízes já vinham ponderando em suas manifestações sobre os prós e contras de um longo processo penal. E, ao considerar a pouca relevância do crime cometido, não denunciavam ou absolviam o réu do processo.

Em vários tons, esse tipo de concepção foi sendo absorvida pela lei brasileira, como, por exemplo, no Acordo de Não Persecução Penal – ANPP.

Nos últimos anos, a comunidade jurídica brasileira também tem se debruçado sobre as ideias do realismo jurídico americano, que consiste, em linhas gerais, na adoção de um método empírico de investigação científica em que (i) se destaca a realidade concreta e subjetiva de cada caso, (ii) se reconhece a possibilidade de criação do direito por decisões judiciais, (iii) e mesmo se atribui um papel não decisivo à lei em sentido estrito. E isso vem abalando a doutrina segundo a qual os juízes devem apenas aplicar regras pré-existentes. Argumentam os “realistas brasileiros” que isso sempre foi uma “ilusão”, porque os juízes tomam suas decisões de acordo com suas próprias preferências políticas ou morais e escolhem uma norma adequada como racionalização. Esses realistas exigem, assim, uma abordagem científica que se concentre tanto no que os juízes dizem como no que eles fazem, e no real impacto que suas decisões têm nas mais amplas camadas da sociedade brasileira. É fundamental entender isso para que o direito possa ser aprimorado.

Bom, mas será que a adoção dessas ideias estadunidenses é uma boa para o Brasil?

Não enxergo diferença ontológica entre o direito brasileiro e o dos países da tradição do common law. Em ambos os casos, o direito sofreu forte influência da moral cristã. As doutrinas filosóficas em voga puseram em primeiro plano o individualismo, o liberalismo e a noção de direitos subjetivos. A própria substância do direito – a concepção de justiça que, em ambos os casos, é a mesma – impõe semelhantes soluções para as questões jurídicas em ambos os casos.common law

Ademais, do ponto de vista do pós-positivismo no Brasil (ou de um neoconstitucionalismo) – que traz para o direito questões que se situavam fora das fronteiras do discurso jurídico: política, direitos sociais fundamentais e, sobretudo, uma potencial transformação da sociedade pelo direito –, a fusão do direito brasileiro em uma perspectiva de direito global é ainda mais necessária.

O ordenamento jurídico brasileiro deve dar efetividade às normas constitucionais substantivas, que, por sua vez, protegem valores como igualdade, segurança e celeridade nas decisões judiciais. Diante dessa necessidade, o Estado brasileiro é sempre obrigado a levar em consideração ideias ou mecanismos que melhorem a prestação jurisdicional como um todo.

Mas será que essa absorção, embora tardia, não está por demais acelerada? E, sobretudo, será que esse “transplante” não está carecendo de adaptações a esse organismo vivo que é o Brasil?

Marcelo Alves Dias de Souza é procurador Regional da República e doutor em Direito (PhD in Law) pelo King’s College London – KCL

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica
domingo - 31/07/2022 - 11:10h
Disputa

Rafael Motta foca no “eles não” ao Senado, mas fica com Lula e Fátima

Candidato ao Senado, o deputado federal Rafael Motta (PSB) entra na disputa como ‘azarão’, lá atrás nas variadas pesquisas publicadas, mas com fôlego de decatleta.

Convenção estadual com Rafael Motta no centro da aposta do PSB, definiu pelo enfrentamento a adversários (Foto: Dani Ferreira)

Convenção estadual com Rafael Motta no centro da aposta do PSB, definiu pelo enfrentamento a adversários (Foto: Dani Ferreira)

Em convenção estadual realizada nesse sábado (30), a legenda que comanda fez uma festa em torno do seu nome, além de homologar nominatas a deputado estadual e deputado federal. O evento aconteceu na Zona Norte de Natal.

Motta vai para cima dos principais adversários com o mesmo discurso: “Eles não!” Não é recado, não é indireta, mas foco nos contendores acima, ex-ministro Rogério Marinho (PL) e o ex-prefeito natalense Carlos Eduardo Alves (PDT).

Porém, paralelamente, não perde de vista a governadora Fátima Bezerra (PT) nem o ex-presidente Lula. Apoia os dois, nos pleitos ao Governo do RN e Presidência da República.

Além disso, a candidatura de Rafael Motta recebeu recebeu formalmente o apoio do Avante e do Agir 36.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2022 / Política
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
domingo - 31/07/2022 - 10:30h

Ciro e Tebet podem conversar?

Bate papo, conversa, diálogo,Por Ney Lopes

Após enfrentar todo tipo de sabotagem de membros do seu próprio partido – o MDB -, a senadora Simone Tebet finalmente teve o seu homologado em Convenção.

O PT e Lula usaram Renan Calheiros para torpedear a sua candidatura.

Tebet é o exemplo da “camisa de força” da lei eleitoral vigente, que favorece a todo tipo de manobras das cúpulas, em nome de um princípio tornado nocivo, que é a autonomia partidária.

Essa autonomia, na prática, significa dizer que os “donos” dos partidos podem tudo e tentam cassar os próprios militantes, além de utilizarem como querem o dinheiro do Fundo Eleitoral.

Em função disso, boa parte dos políticos emedebistas já correu para apoiar o ex-presidente Lula, sobretudo no Nordeste.

A esses não interessa coerência, ética política, conduta digna.

O que interessa é o prenuncio de que poderão voltar ao poder com Lula, hoje à frente das pesquisas.

Mesmo assim, o MDB sob o comando do deputado Baleia Rossi, formalmente conseguiu apoiar a senadora Tebet, como sua candidata oficial.

De agora por diante, tudo é incógnita.

As últimas pesquisas mostram que Bolsonaro ganhou certo poder de fôlego.

A sua esperança é penetrar no eleitorado mais pobre, a base do Auxílio Brasil.

Ocorre, que estratégia em política muda muito e nem sempre segue os objetivos pré-traçados.

No Nordeste, por exemplo, o sentimento de gratidão nos grotões em relação ao presidente Lula, faz com que dificilmente o voto não seja dado ao petista.

Diante da oscilação na disputa presidencial, Simone Tebet abre espaço para insistir na sua candidatura.

Entretanto, há sinais repetidos de que ela sozinha não conseguirá furar o bloqueio do radicalismo, representado por Bolsonaro e Lula.

Fazer o quê?

Difícil dizer.

Mas, o “fato novo” seria Ciro Gomes e Simone Tebet sentarem-se numa mesa, mesmo que ambos não tenham índices expressivos nas pesquisas.

Ao que se sabe não há antagonismos intransponíveis entre os dois.

O principal da conversa resume-se em definir as linhas para a proposição de um pacto de união nacional, discutido na campanha e implantado após a eleição.

Definidas as diretrizes desse pacto, à semelhança do que ocorreu no passado no Chile e Espanha, a sociedade brasileira seria despertada para o que poderá acontecer “no dia seguinte à eleição”, caso um candidato radical ganhe a eleição.

Não será difícil mostrar o caos em que ficaria o país, na economia e até na segurança coletiva.

Pelo que se observa, ganhando Lula ou Bolsonaro, no outro dia começaria a “caça às bruxas” para dar o “troco”.

A onerosa conta seria paga pelo povo brasileiro, mergulhado numa crise de proporções inimagináveis. Veja-se o exemplo recente do Chile.

Quanto a quem seria candidato, se Ciro, ou Tebet, é uma questão a ser construída através da arte política.

O que precisa agora é tentar salvar o país do abismo do radicalismo.

E somente Ciro e Simone Tebet, por já serem candidatos, podem enfrentar esse tema, através da pregação de uma união nacional.

Portanto, o título do artigo não é próprio ao indagar se Ciro e Tebet podem conversar.

O correto é afirmar, que eles devem conversar, e o mais rápido possível.

Ney Lopes é jornalista, advogado e ex-deputado federal

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo / Política
domingo - 31/07/2022 - 09:28h

Leites e derivados já acumulam alta de 30,19% em 2022

Por Josivan Barbosa

Os preços de leites e derivados já acumulam alta de 30,19% em 2022, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo -15 (IPCA-15) de julho, prévia da inflação oficial, bem acima dos 5,79% registrados pelo índice geral. No caso do leite longa vida, a alta é ainda mais expressiva, de 57,42%.

Consumidor final tem sentido impacto das altas no preço (Foto ilustrativa)

Consumidor final tem sentido impacto das altas (Foto ilustrativa)

Outros derivados também têm altas de destaque: queijo (13,80%), manteiga (14,18%) e iogurte e bebidas lácteas (13,26%). 

A alta dos preços para o consumidor reflete uma combinação de entressafra do leite – época de menos chuva, o que afeta as pastagens – com aumento dos custos de produção, com defensivos agrícolas, insumos para ração animal, como milho e soja, e combustível.

O movimento leva a menos captação de leite, o que aumenta a dificuldade das indústrias de lácteos conseguirem o insumo e pressiona o preço no mercado, apontam especialistas e o próprio IBGE. A guerra da Ucrânia acabou reforçando esse movimento, com impacto também em preços de fertilizantes.

O custo da produção vem aumentando bastante desde o ano passado, com defensivo agrícola, combustível, trator, ração, etc.

Dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA) – Esalq/USP, o leite spot se valorizou 20,8% da primeira para a segunda quinzena de junho, chegando a R$ 4,16/litro. A média mensal, de R$ 3,80/litro, ficou 26,2% maior que a registrada em maio. Já o preço do leite captado em maio e pago aos produtores em junho teve aumento de 4,6% frente ao mês anterior, a quinta alta seguida, e ficou em R$ 2,6801 por litro no média do país.

Em análise recente no Boletim do Leite, a pesquisadora do Cepea Natália Grigol destacou a menor oferta de leite no campo em junho, o que provoca a disputa das indústrias de laticínios pela compra do leite cru, matéria-prima para a produção de lácteos.

Economistas preveem influência ainda maior do leite no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de julho. Pelo IPCA-15, só o leite longa vida subiu 22,27% e já teve impacto de 0,25 ponto percentual no mês. Os preços de leites e derivados subiram 11,43% pelo IPCA-15 de julho. A projeção do economista da LCA Consultores Fabio Romão é que no IPCA a alta seja maior, de 13,82%.

O destaque da tilápia nas exportações

Estados Unidos são o principal comprador do produto produzido no Brasil (Fonte: Valor)

Estados Unidos são o principal comprador do produto produzido no Brasil (Fonte: Valor)

A tilápia é a principal espécie exportada pela piscicultura brasileira, e foi responsável por 98% do faturamento e 99% da quantidade de peixes embarcados no primeiro semestre de 2022. O Brasil também exporta tambaqui, surubin, bagre, traíra, entre outros.

Os Estados Unidos são os principais compradores, com participação de 63% no volume de peixes exportados pelo Brasil de janeiro a junho. As vendas aos americanos representaram 76% do faturamento total das exportações nos seis meses, com US$ 10,9 milhões.

O Canadá aparece na segunda posição, com US$ 1,2 milhão.

Outros destinos importantes são Líbia, México, Chile, China e Japão.

Os principais Estados exportadores são Paraná, Mato Grosso do Sul, Bahia, São Paulo e Santa Catarina.

Josivan Barbosa é professor e ex-reitor da Ufersa

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo / Economia
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
domingo - 31/07/2022 - 08:20h

Prescrição na ação de Improbidade Administrativa

Improbidade Administrativa - ilustraçãoPor Odemirton Filho

A Lei de Improbidade Administrativa – n. 8.429/92, com as modificações da Lei n. 14.230/21 – dispõe sobre as sanções aplicáveis em virtude da prática de atos de improbidade administrativa, de que trata o § 4º do art. 37 da Constituição Federal (CF).

Entretanto, a nova redação do Art. 23 da citada Lei tem sido objeto de debates, uma vez que estipulou que a ação para a aplicação das sanções previstas na Lei prescreve em 8 (oito) anos, contados a partir da ocorrência do fato ou, no caso de infrações permanentes, do dia em que cessou a permanência.

A prescrição, esclareça-se, tem fundamento na pacificação social, na certeza e na segurança da ordem jurídica. Sendo assim, o titular deve exercer o seu direito dentro de um determinado prazo, pois o “direito não socorre aqueles que dormem”, diz o professor Flávio Tartuce.

Em consequência do lapso temporal, algumas ações por improbidade administrativa estão sendo arquivadas com base na ocorrência da prescrição, ficando os agentes públicos ímprobos livres de qualquer condenação.

Como se sabe, não é de hoje que o Brasil convive com a prática nada republicana de atos de improbidade administrativa. Há tempos que alguns gestores públicos, valendo-se do cargo que ocupam, locupletam-se do erário.

A improbidade administrativa faz muito mal ao país, com sensíveis prejuízos à saúde, à educação e a outras áreas do serviço público, dificultando, ainda mais, a vida do já sofrido povo brasileiro.

Para alguns, a decretação da prescrição premia o agente público que se comporta de forma incorreta no trato da coisa pública. Por outro lado, é certo que ninguém poderá ficar, eternamente, à espera de uma decisão do Estado-juiz, pois as partes têm o direito de obter em prazo razoável a solução integral do mérito, incluída a atividade satisfativa, como diz o Código de Processo Civil.

De se destacar que existem na Lei algumas hipóteses que interrompem o prazo de prescrição, como o ajuizamento da ação de improbidade administrativa e a publicação da sentença condenatória. Contudo, Interrompida a prescrição, o prazo recomeça a correr do dia da interrupção, pela metade do prazo, isto é, 04(quatro) anos.

De toda forma, o ressarcimento ao erário é imprescritível, podendo o Ministério Público ajuizar uma Ação Civil Pública, com base no Art. 37, § 5º, da CF, que prevê que a lei estabelecerá os prazos de prescrição para ilícitos praticados por qualquer agente, servidor ou não, que causem prejuízos ao erário, ressalvadas as respectivas ações de ressarcimento. (grifei).

Nesse sentido, o então ministro do Supremo Tribunal Federal, Celso de Mello, no julgamento de do Recurso Extraordinário n. 853475, assim se manifestou:

“O comando estabelece, como um verdadeiro ideal republicano, que a ninguém, ainda que pelo longo transcurso de lapso temporal, é autorizado ilicitamente a causar prejuízo ao erário, locupletando-se da coisa pública ao se eximir do dever de ressarci-lo”.

Defender tese contrária é prestigiar o terceiro ímprobo que concorreu para o
ato, favorecer o enriquecimento ilícito e desrespeitar os Princípios da Administração
Pública (art. 37, caput, da CF), afirmaram os ministros do Superior Tribunal de Justiça, em julgamento sobre o tema.

Desse modo, se o agente público não for penalizado pelo ato de improbidade administrativa, em razão da prescrição, que seja condenado a ressarcir o erário.

É o mínimo que a sociedade brasileira espera.

Odemirton Filho é bacharel em Direito e oficial de Justiça

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo
domingo - 31/07/2022 - 04:14h

Retrato falado

Por Marcos Ferreira

Escriba mau-caráter, sem-vergonha,

Também difamador da pior marca.

No entanto eis que essa víbora bisonha

Pretende-se um poeta qual Petrarca.

 

Não fez nunca um soneto, como sonha,

Porque o seu intelecto não abarca…

O quengo inteiro inchado de peçonha,

A inspiração é sempre muito parca.

 

Raquítico qual tudo quanto escreve,

Não raro esse esqueleto ainda se atreve

A difundir calúnia e pabulagem.

 

É um tipo bem malhado nesta aldeia,

Um pulha descarado e bom de peia,

Que arrota valentia sem coragem.

Marcos Ferreira é escritor

Compartilhe:
Categoria(s): Poesia
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.