domingo - 28/11/2021 - 09:16h

O sonho do carro zero

Por Marcos Ferreira

Naquela manhã, ao deixar o marido e a esposa grávida à porta da maternidade, o senhor Domingos estacionou o velho Fiat Uno e atravessou a rua para servir-se de um café e fumar um cigarro no quiosque da praça.

Era por volta das sete e meia. Três sujeitos estavam por ali conferindo na tevê do quiosque a partida entre a seleção masculina de futebol do Brasil e o time do Egito, que disputavam uma vaga na semifinal nas Olimpíadas de Tóquio. Durante aqueles minutos, cigarro no bico, o senhor Domingos assistiu à partida. Reclamou da ausência de alguns jogadores e retorquiu a convocação de outros.marcos-ferreira-julho - Papangu na Rede - O sonho do carro zero

— Eles tinham que ter liberado o Pedro.

Um tipo baixote e vermelho alfinetou:

— O senhor só pode ser flamenguista.

— E daí?! — reagiu tragando o cigarro.

— Se pudessem, vocês empurravam o Flamengo inteiro com o uniforme da Seleção — disse outro vestindo camisa do Vasco.

— É muito melhor do que esse seu time de segunda divisão — devolveu o taxista de imediato, com um sorrisinho tripudiante.

Um rapaz cheio de tatuagens interveio:

— Hoje o Palmeiras é muito mais time.

O senhor Domingos ia se emaranhando naquela picuinha futebolística, quando súbito o telefone tocou no bolso da sua camisa. Consertou os óculos no alto do nariz e identificou a chamada. Um vizinho e cliente, com quem ele se acertara na noite passada, o aguardava para uma corrida até a rodoviária.

Sessenta anos de idade, há vinte e cinco na profissão de taxista, o senhor Domingos adquirira a confiança de muitos, notadamente pelo seu perfil simpático e educado, respeitoso, sobretudo, com suas passageiras.

A razoável clientela chegava para acudir o orçamento da casa, obrigações com esposa e filhos recém-chegados à maioridade, e conseguia reservar uma grana para cobrir a parcela do consórcio do sonhado carro zero.

— Quanto foi meu cafezinho? — perguntou.

— Um real — respondeu o dono do quiosque.

Com apenas duas portas, adquirido com alta quilometragem e sem alguns luxos como direção hidráulica, vidros elétricos nem ar-condicionado, o táxi do senhor Domingos, ano 1985, dava sinais de extenuação.

Não raro encostava numa oficina mecânica. Isto apesar de todo o zelo e carinho do proprietário, que cuidava tão bem da sua ferramenta de trabalho quanto da família. Algumas vezes, em tom espirituoso, a senhora Berenice, a esposa, dizia que o marido gostava mais do carro do que propriamente dela.

Quando alguém da família ou um amigo mais íntimo, também em tom espirituoso, fazia um comentário desabonador sobre as condições do padecido Fiat Uno, Domingos não se abalava e respondia bem-humorado:

— Ora essa! Meu carro não é velho, não. Trata-se de um automóvel ainda jovem, com apenas trinta e seis aninhos de idade.

Naquela manhã de julho, enquanto se encaminhava à residência do cliente que tencionava levar à rodoviária, o senhor Domingos topou com uma forte e repentina chuva, fato este que o obrigou a fechar as janelas.

Logo o vidro começou a embaçar e ele dirigia acenando uma flanela contra o vidro, posto que o limpador de para-brisa estava sem funcionar. Diante da pressa e da visão embaçada, ele calculou mal a proximidade de um caminhão ao cruzar a BR-304. A Moça da Foice pegara carona no velho Fiat.

Ao ser retirado das ferragens, o telefone voltou a tocar sobre o peito do senhor Domingos, agora mudo. Um policial do Corpo de Bombeiros ouviu a chamada e achou por bem atender. Podia ser alguém da família:

— Alô — disse o militar num tom grave.

Na outra ponta da linha uma voz feminina:

— Senhor Francisco Domingos, bom dia! Olha, estou ligando para lhe informar que o senhor foi sorteado em nosso consórcio. É isso mesmo. O senhor acaba de ganhar o seu tão esperado carro zero. Parabéns!

— O senhor Domingos não pode atender.

— Preciso dar essa notícia. Ele ficará feliz.

— Não… O senhor Domingos morreu.

Na tarde seguinte, cercado por muitos familiares e amigos, o senhor Domingos foi sepultado junto com o sonho do carro zero.

Marcos Ferreira é escritor

  • Texto originalmente publicado na revista Papangu na Rede.
Compartilhe:
Categoria(s): Crônica
domingo - 28/11/2021 - 08:28h

Comunicação dos atos processuais

Por Odemirton Filho 

Para a garantia do devido processo legal é necessário que as partes – autor e réu – sejam comunicadas dos atos do processo, a fim de assegurar o contraditório e a ampla defesa.

Nesse sentido, existem várias formas de comunicação dos atos processuais no decorrer da lide. Inicialmente, esclareça-se: citação é o ato pelo qual são convocados o réu, o executado ou o interessado para integrar a relação processual. Já a intimação é o ato pelo qual se dá ciência a alguém dos atos e dos termos do processo.Oficial de JustiçaA citação será pessoal, podendo, no entanto, ser feita na pessoa do representante legal ou do procurador do réu, do executado ou do interessado.

Doutro lado, não se fará a citação, salvo para evitar o perecimento do direito: a) de quem estiver participando de ato de culto religioso; b) de cônjuge, de companheiro ou de qualquer parente do morto, consanguíneo ou afim, em linha reta ou na linha colateral em segundo grau, no dia do falecimento e nos 7 (sete) dias seguintes; c) de noivos, nos 3 (três) primeiros dias seguintes ao casamento; d) de doente, enquanto grave o seu estado.

Recentemente houve uma mudança na legislação processual. Assim, a citação será realizada preferencialmente por meio eletrônico, no prazo de até 2 (dois) dias úteis, contado da decisão que a determinar, por meio dos endereços eletrônicos indicados pelo citando no banco de dados do Poder Judiciário, conforme regulamento do Conselho Nacional de Justiça. Não havendo a confirmação da citação por meio eletrônico, no prazo de três dias úteis, a citação será feita por outros meios.

A citação será feita por meio de oficial de justiça nas hipóteses previstas no Código de Processo Civil (CPC) ou em lei, ou, ainda, quando frustrada a citação pelo correio.

Nas comarcas contíguas de fácil comunicação e nas que se situem na mesma região metropolitana, o oficial de justiça poderá efetuar, em qualquer delas, citações, intimações, notificações, penhoras e quaisquer outros atos executivos.

E se o réu se esconder para não ser citado?

Nesse caso, poderá o oficial de Justiça designar a citação por hora certa, de acordo com o que diz o CPC:

“Quando, por 2 (duas) vezes, o oficial de justiça houver procurado o citando em seu domicílio ou residência sem o encontrar, deverá, havendo suspeita de ocultação, intimar qualquer pessoa da família ou, em sua falta, qualquer vizinho de que, no dia útil imediato, voltará a fim de efetuar a citação, na hora que designar. Saliente-se que, nessa hipótese, nos condomínios edilícios ou nos loteamentos com controle de acesso, será válida a intimação feita a funcionário da portaria responsável pelo recebimento de correspondência”.

Quando poderá ser efetuada a citação por edital?

Quando desconhecido ou incerto o citando; quando ignorado, incerto ou inacessível o lugar em que se encontrar o citando, e nos casos expressos em lei.

No processo penal, verificando que o réu se oculta para não ser citado, o oficial de justiça certificará a ocorrência e procederá à citação com hora certa.

Ressalte-se que as citações e as intimações serão nulas quando feitas sem observância das prescrições legais.

Por fim, cabe destacar que atualmente as citações e intimações podem ser feitas por meio de aplicativo de mensagens, procedimento que agilizou, e muito, a comunicação dos atos processuais.

Odemirton Filho é bacharel em Direito e oficial de Justiça

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo / Justiça/Direito/Ministério Público
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
domingo - 28/11/2021 - 06:38h

A dor de cabeça continua

Por Ney Lopes

O coronavírus não para de surpreender.

Quando se acha que está indo bem, ele revela muitos desafios pela frente.

Não se trata de propagar o pânico, mas é necessária muita cautela diante dos riscos do surgimento da “quarta” onda.Omicron-1 - Covid-19Nos últimos dias foi identificada a variante denominada “ômicron” na África do Sul, que chamou a atenção pela quantidade e pela variedade de mutações, algumas delas inéditas.

Essa nova versão do coronavírus se espalha rapidamente pelo país africano.

Em menos de duas semanas, há indicativos de que ela caminha para se tornar dominante, após a onda forte causada anteriormente pela variante Delta.

Ontem, 26, o Reino Unido informou ter detectado dois casos de infecção por essa variante.

Enquanto isso, a Holanda analisa 61 pessoas procedentes da África do Sul, que deram positivo para Covid19 e estão infectadas com a “Ômicron”.

Por ora, os principais grupos que realizam a vigilância do coronavírus não detectaram episódios da doença no país.

Sexta feira passada, o ministro da Casa Civil anunciou o fechamento de voos vindos de seis países do sul da África, a partir de amanhã, 29.

A OMS trabalha para entender o quanto a nova variante é mais transmissível, mais agressiva ou se pode superar parcialmente o efeito protetor das vacinas disponíveis.

Especialistas reforçam que existe o temor de que essa variante possa escapar ou diminuir a resposta imune obtida até após a recuperação de um quadro de covid-19, ou depois da vacinação.

No momento, ainda não há detalhes maiores, ou confirmações sobre nenhuma destas informações.

Mesmo assim, uma das principais especialistas em sequenciamento genético e saúde pública, Sharon Peacock, diretora do consórcio de genômica britânico COG-UK e professora de saúde pública e microbiologia da Universidade de Cambridge, declarou que “na dúvida sobre a gravidade da variante. É melhor ir duro, ir cedo e ir rápido” e pedir desculpas se estiver errado”.

A avaliação foi compartilhada por vários cientistas britânicos.

Veja-se o exemplo de Nova York, onde ainda não se constatou caso da nova variante.

De acordo com o monitoramento feito pela Universidade Johns Hopkins, Nova York registra 67,7% da população totalmente vacinada.

A cidade oficializou o fim das restrições impostas ao combate à pandemia, em julho deste ano.

O anúncio feito pelo então prefeito Bill de Blasio sinalizava a reabertura e a liberação de funcionamento para o comércio e eventos.

Ontem, 26, o recuo.

A governadora de Nova York, Kathy Hochul, decretou “emergência por desastre” no estado americano, citando a alta de contaminações e internações pela doença.

Na ordem executiva assinada, o governo diz que o estado passa por uma situação que não era vista desde abril de 2020 e que, no último mês, os hospitais receberam mais de 300 internações por dia.

A realidade da catástrofe salta aos olhos.

No Brasil, os administradores públicos – União, Estados e Municípios – devem agir preventivamente.

Não se justifica aguardar que o pior aconteça.

Queira Deus que as apreensões atuais se transformem em alarme falso.

Porém, até que isso aconteça, a dor de cabeça com os riscos trazidos pelo coronavírus deverão continuar e aumentar.

Melhor prevenir, do que remediar.

Ney Lopes é jornalista, advogado e ex-deputado federal

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo
sábado - 27/11/2021 - 23:56h

Pensando bem…

“Queres ter paz, sucesso e ser feliz? Não fale da tua vida a ninguém. O que ninguém sabe, ninguém estraga”.

Sílvio Santos

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
sábado - 27/11/2021 - 18:56h
PSDB

Governador de São Paulo ganha prévias para disputa presidencial

Do G1

O governador de São Paulo, João Doria, venceu as prévias do PSDB em primeiro turno neste sábado (27) e será o candidato do partido à Presidência da República na eleição do ano que vem.

Governador de São Paulo, João Doria, posa para foto com apoiadores no domingo (21 de novembro) em prévias do PSDB em Brasília (Foto: Alexandro Martello-g1)

Governador de São Paulo, João Doria, posa para foto com apoiadores no domingo (21 de novembro) em prévias do PSDB em Brasília (Foto: Alexandro Martello-g1)

Ele superou o governador Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio. As prévias começaram no domingo (21), mas tiveram interrupção após falhas no aplicativo destinado à votação dos filiados — a cúpula da legenda suspeita que tenham sido alvo de ataque hacker.

O resultado final foi o seguinte:

  • João Doria – 53,99% dos votos
  • Eduardo Leite – 44,66%
  • Arthur Virgílio – 1,35%

João Doria tem 63 anos e foi eleito governador de São Paulo em 2018, com mais de 10,9 milhões de votos. Assim como Leite, apoiou Jair Bolsonaro no segundo turno da eleição, ocasião em que foi cunhado o slogan “BolsoDoria”.

Antes de ser governador de São Paulo, o tucano que é formado em jornalismo e publicidade e atuava no ramo empresarial, foi prefeito da capital paulista, em 2016. Ele se filiou ao PSDB em 2001.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
sábado - 27/11/2021 - 17:42h
Eleições 2022

Sérgio Moro e a terceira via presidencial

Sérgio Moro está filiado ao Podemos e em franca articulação política (Foto: arquivo)

Sérgio Moro está filiado ao Podemos e em franca articulação política (Foto: arquivo)

O ex-juiz Sérgio Moro (Podemos) já é a terceira via que tanto se falava?

Se não é a grande alternativa à polarização Jair Bolsonaro (sem partido) x Lula (PT), parece que é alguém capaz de levar a disputa ao segundo turno.

Impossível simplesmente ignorá-lo.

Os que mais ironizam seu aparecimento como pré-candidato são os mais inquietos com essa possibilidade.

Veremos.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
sábado - 27/11/2021 - 16:52h
PodFalar

“Larissa nunca foi candidata de Rosalba a deputado estadual”

Da Super TV

“Larissa Rosado nunca foi candidata de Rosalba Ciarlini a deputado estadual”.

Veja esse trecho de entrevista do criador e editor do Canal BCS (Blog Carlos Santos), jornalista Carlos Santos, ao programa PodFalar, da Super TV.

O programa foi ao ar nesta quarta-feira, 24 de Novembro, às 20h, pelo canal aberto 14.1, Brisanet 173 e pelas redes sociais.

No comando, o jornalista Saulo Vale e o advogado Jaílton Magalhães.

Veja a íntegra da entrevista AQUI.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
sábado - 27/11/2021 - 16:00h
Leilão

Net 5G chegará a todos os municípios do Nordeste gradualmente

O Nordeste vivenciará um salto de conectividade nos próximos anos, após a conclusão do leilão do 5G. Com os compromissos definidos na licitação, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe serão beneficiados com infraestrutura de telecomunicações, que irá ampliar, exponencialmente, o acesso à internet.5g, Brisanet Entre os principais serviços que vão chegar: 5G em todos os municípios, 4G em localidades com pouca (ou nenhuma) conexão e em trechos de rodovias sem cobertura de rede móvel. Muitos olhos estão voltados para a região por registrar o maior ágio do certame.

A licitação das faixas de radiofrequência abriu mercado para duas novas operadora de telefonia móvel na Região: além das operadoras Tim, Vivo e Claro, os nordestinos contarão com os serviços prestados pelas empresas Brisanet e Winity II.

No entendimento do ministro das Comunicações, Fábio Faria (PSD), a chegada das novas operadoras é fundamental para ampliar a concorrência e pode implicar na redução dos preços praticados hoje no setor de telefonia móvel. No leilão, a Brisanet arrematou o lote C4 da faixa de 3,5 GHz (gigahertz), que cobre toda a região Nordeste, e pagou R$ 1,2 bilhão por 80 MHz (megahertz) da frequência, cujo preço mínimo era de R$ 9 milhões: um ágio de 13.741%.

Cobertura 5G

A mais nova geração de internet móvel chegará a todas as 1.794 sedes municipais do Nordeste, gradualmente, até 2029. As capitais nordestinas serão as primeiras a receber o 5G, até julho do ano que vem. Em seguida, as cidades com mais de 500 mil habitantes serão atendidas até o início de 2023 e, de forma escalonada, a cobertura se estenderá às demais cidades.

Os compromissos preveem ainda a cobertura 5G em 1.148 localidades (que não são sede municipais) da região – isso representa 67% das 1.700 localidades priorizadas no Brasil. O Nordeste também concentra 32% de todos os municípios brasileiros que terão 5G.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Comunicação
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
sábado - 27/11/2021 - 15:38h
Salário

Primeira parcela do 13º de 2021 será paga na terça-feira

A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou nessa sexta-feira (26), a data para depósito da primeira parcela do décimo terceiro salário de 2021. Será pago 30% do valor para todas as categorias da administração direta e indireta, independentemente da faixa salarial, entre ativos, inativos e pensionistas. Os 70% restantes serão pagos até o dia 23 de dezembro para quem recebe até R$ 4,5 mil (valor bruto). Quem recebe acima desse valor receberá o restante do “décimo” no próximo dia 4 de janeiro.

Com isso, o Governo injetará na economia potiguar mais de R$ 300 milhões apenas neste dia 30 de novembro, sendo aproximadamente R$ 120 milhões referentes à primeira parcela do 13º salário e R$ 190 milhões da conclusão da folha de novembro.

A segunda parcela do salário de novembro e as duas parcelas de dezembro estão mantidas nas datas pré-estabelecidas junto a representantes de classe no início do ano, com adiantamento integral dia 15 para quem recebe até R$ 4 mil e toda a categoria da Segurança Pública, e parcelado em 30% no dia 15 e 70% ao fim do mês para quem recebe acima desse valor.

Pastas com recursos próprios recebem o salário integral também dentro do mês trabalhado, no último dia útil.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
sábado - 27/11/2021 - 15:18h
Saúde

Médico recebe moção de aplauso por luta contra pandemia

Marco Antônio: homenagem que representa aplauso aos profissionais de saúde Foto: divulgação)

Marco Antônio: homenagem que representa aplauso aos profissionais de saúde Foto: divulgação)

O médico mossoroense Marco Antônio de Castro Bezerra recebeu nessa sexta-feira (27), das mãos do vereador Wiginis do Gás (Podemos), moção de aplausos pelos serviços prestados durante a pandemia.

O requerimento foi protocolado pelo próprio parlamentar e avalizado à unanimidade por seus pares na Câmara Municipal de Mossoró.

O próprio Wiginis fez questão de entregar pessoalmente essa manifestação parlamentar ao agraciado.

“Ele Merece além do a moção de aplausos, nosso respeito e admiração. Ao homenageá-lo, a CMM também chega a cada um dos profissionais da saúde que lutaram e continuam lutando para a gente sair desse grande problema”, justificou o vereador.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política / Saúde
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
sexta-feira - 26/11/2021 - 23:58h

Pensando bem…

“Uma chave importante para o sucesso é a autoconfiança. Uma chave importante para a autoconfiança é a preparação.”

Arthur Ashe

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
sexta-feira - 26/11/2021 - 16:12h
Nome a estadual

Vice-prefeito de Mossoró deixa PSD para ‘se aproximar’ de Fátima

Fernandinho (camisa azul) está em seu primeiro mandato eletivo

Fernandinho (camisa azul) está em seu primeiro mandato eletivo

Do Blog Ismael Sousa

O vice-prefeito de Mossoró, Fernandinho das Padarias, deixou o PSD para se filiar ao Republicanos. Ele também anunciou aproximação politica com a governador Fátima Bezerra (PT).

A mudança de partido visa abrir caminho para uma candidatura a deputado estadual. Apesar da aliança com o PT, Fernandinho nega rompimento com o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade).

Nota do Canal BCS – No PSD, Fernandinho já tinha legenda à nominata a deputado estadual, sem qualquer veto dos dirigentes estaduais.

No Republicanos, em aliança com o PT, terá o apoio da governadora Fátima para concorrer no mesmo espaço geopolítico (Mossoró) da deputada estadual Isolda Dantas (PT), uma das prioridades dela?

Por enquanto, e até aqui, o Republicanos no RN tem o deputado federal Benes Leocádio como pré-candidato a governador pelo bolsonarismo, aliado do ministro Rogério Marinho (sem partido), do Ministério da Integração Regional (MIR).

Nas eleições municipais, o Republicanos foi um dos 11 partidos que apoiaram o projeto derrotado, de reeleição, da então prefeita Rosalba Ciarlini (PP)

Estranho, confuso.

Mas…

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
sexta-feira - 26/11/2021 - 15:00h
RN

Produção de petróleo em campos maduros sobe 300%

O estado já é o maior produtor de petróleo em terra no Brasil, informa governo federal

Em dois anos, a produção de petróleo por pequenos operadores no Rio Grande do Norte aumentou 300%. Saltou de 4 mil barris de petróleo equivalente/dia (bpe/d), em 2019, para 16 mil bpe/d, em 2020. O balanço foi apresentado pelo secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia (MME), Rafael Bastos, no VI Fórum Onshore Potiguar, realizado nesta quinta-feira (25) no Garbos Recepções e Eventos, em Mossoró/RN.

Secretário Rafael Bastos participa de fórum, de Brasília, por videoconferência (Foto: Edilberto Barros)

Secretário Rafael Bastos participa de fórum, de Brasília, por videoconferência
(Foto: Edilberto Barros)

Os chamados produtores independentes, que hoje operam campos maduros comprados da Petrobras, já respondem por 43,2% da produção do Estado, que produz hoje 37 mil bpe/d em 70 campos produtores, a grande maioria em terra (onshore). Esse desempenho faz do Rio Grande do Norte, segundo Bastos, o maior produtor de petróleo em terra no Brasil, e o quarto em produção nacional, se somados petróleo e gás.

“Também é digno de destaque que, dos 52 pedidos à ANP de redução de royalties para até 5% por empresas de pequeno porte, 39 pedidos provêm do Rio Grande do Norte”, destaca o secretário. Essa medida, segundo ele, representa investimentos adicionais, com aumento da vida útil pelo fator de recuperação dos campos produtores, manutenção da indústria de bens e serviços e empregos locais.

Royalties e participação

Dados da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo (ABPIP), também apresentados no VI Fórum Onshore Potiguar, confirmam esse cenário positivo. A organização já congrega seis das 11 empresas operadoras em produção no Rio Grande do Norte.

Somente dos associados da ABPIP, houve recolhimento de royalties de cerca de R$ 181 milhões em 2021, até setembro passado.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia
sexta-feira - 26/11/2021 - 14:32h
Conquista

Assembleia Legislativa do RN é bicampeã em prêmio de gestão

O trabalho de modernização da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte volta a se destacar no país. Concorrendo ao prêmio Unale Assembleia Cidadã 2021, o sistema e-Legis conquistou o bicampeonato da categoria Gestão durante a 24ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), que vem sendo realizada ao longo da semana em Campo Grande (MS). A Casa já tinha sido premiada na mesma categoria em 2019.

Unale Assembleia Cidadã 2021 foi entregue ao legislativo potiguar (Foto: João Gilberto)

Unale Assembleia Cidadã 2021 foi entregue ao legislativo potiguar (Foto: João Gilberto)

O prêmio foi divulgado nesta sexta-feira (26) durante encerramento da 24ª Conferência da Unale. Cada projeto vencedor receberá a quantia de R$ 20 mil para serem investidos em projetos futuros, além do selo da Assembleia Cidadã e o troféu transitório – que será entregue em solenidade na Assembleia Legislativa do RN e que fica em exposição na Casa pelo prazo de um ano.

O sistema e-Legis é uma ferramenta desenvolvida pela Casa para gerenciar o ciclo do processo legislativo, tornando-o totalmente eletrônico, desde a concepção das proposições nos gabinetes parlamentares até a sua votação em Plenário.

O e-Legis começou a ser desenvolvido em 2018 com sua primeira versão implantada em agosto de 2019. Com a pandemia do Covid-19, em 2020, e a adoção das medidas de distanciamento social, a necessidade de criar alternativas para dar continuidade às atividades legislativas impulsionou o desenvolvimento do Módulo de Plenário do e-Legis, integrado com o painel eletrônico, e do Sistema de Deliberação Remota (SDR).

Êxito

A experiência positiva foi notada por outras instituições, que demonstraram interesse via termo de cooperação técnica e cessão de direitos de uso.

“O êxito na premiação demonstra para todo o Brasil o direcionamento correto e o trabalho eficiente de todos os setores da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte”, disse o deputado Gustavo Carvalho (PSDB).

O mérito foi compartilhado também pela diretora administrativa da Assembleia do RN, Dulcinea Brandão. “Essa premiação reflete o reconhecimento das outras casas legislativas do País e da Unale, principalmente, quanto a excelência na gestão do presidente Ezequiel Ferreira (PSDB) frente ao Parlamento potiguar”, afirmou.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
sexta-feira - 26/11/2021 - 13:28h
Bye

Ex-prefeita se prepara para viagem à Europa

tipos-de-malasA ex-prefeita Rosalba Ciarlini (PP) afivela as malas para viagem demorada à Europa.

Agora em dezembro, bye.

Residindo entre Mossoró e Tibau, a ex-prefeita viajará na companhia do marido e ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado.

Ano novo e mais umas semanas serão por lá, em especial na Alemanha.

Boa viagem, gente!

Cuide-se.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
sexta-feira - 26/11/2021 - 10:48h
Na televisão

“A Luz” de Santa Luzia num bate-papo com padre Flávio Augusto

Recebi convite e, de pronto aceitei, para participar do programa “A Luz”, que é apresentado pelo pároco da Catedral de Santa Luzia e coordenador da Festa de Santa Luzia 2021 em Mossoró, padre Flávio Augusto Forte Melo.Carlos Santos - banner de chamada do programa A Luz, dia 29 de novembro de 2021, com Padre Flávio Augusto Melo Forte, dentro da Festa de Santa Luzia 2021 - CorretoSerá às 17h de segunda-feira (29), através do Canal 10 da TV Cabo Mossoró (TCM-Telecom) e de suas plataformas virtuais, com reprise no domingo (5 de dezembro), às 12h30.

No programa, a gente vai conversar com padre Flávio sobre a programação religiosa e social, a retomada de atividades presenciais, religiosidade, fé, o poder catalizador da padroeira e outros assuntos correlatos.

Até lá, então.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • San Valle Rodape GIF
sexta-feira - 26/11/2021 - 10:02h
Economia

Sindilojas de Mossoró divulga horários comerciais do ciclo natalino

Horários do Ciclo Natalino em Mossoró, Sindilojas, 2021O Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró (SINDILOJAS) divulga os horários de funcionamento do segmento comercial mossoroense no período natalino.

Inclusive no dia 13 de dezembro, data da padroeira católica local, Santa Luzia, é facultado ao lojista a abertura de 8 às 15 horas, conforme amparo da cláusula nº 43 da Convenção Coletiva do Trabalho 2021/2022.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia / Gerais
sexta-feira - 26/11/2021 - 09:26h
Em Natal

Morre Ângelo Fernandes, o grande diretor da Difusora Mossoró

Ângelo Fernandes era natural de Santana do Matos no RN e foi quem transformou a Difusora numa marca forte (Foto: Jota Régis/arquivo)

Ângelo era natural de Santana do Matos e transformou a Difusora numa marca forte (Foto: Jota Régis/arquivo)

Faleceu por volta das 3 horas dessa sexta-feira (26), no Hospital Rio Grande, em Natal, Ângelo Augusto Fernandes, 78. Será sepultado às 18h no Cemitério Morada da Paz – Emaús (Parnamirim).

Originário de Santana do Matos, desde o início do mês que Ângelo, ex-diretor da Rádio Difusora de Mossoró por longos anos e sócio-proprietário da Rádio Cabugi do Seridó (Jardim do Seridó), lutava contra a Covid-19.

Hipertenso e diabético, ele chegou a receber as duas doses de vacina estabelecidas pelo Plano Nacional de Imunicação (PNI) do Governo Federal.

Nota do Canal BCS – Que Ângelo descanse em paz. Minha solidariedade à sua família e amigos/colaboradores mais próximos.

De minha parte, a gratidão pela convivência no trabalho em alguns momentos que atuamos na Rádio Difusora de Mossoró, emissora que ele transformou numa marca forte. Coleciono situações de muito aprendizado e histórias hilariantes com ele (algumas depois relatarei aqui).

Ao telefone, cessam suas ligações em incontáveis vezes, sempre com o preâmbulo absolutamente pessoal e afetuoso com que me abordava: “Meu Guru”.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Comunicação / Gerais
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
quinta-feira - 25/11/2021 - 23:58h

Pensando bem…

“Fisicamente, habitamos um espaço, mas, sentimentalmente, somos habitados por uma memória.”

José Saramago

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
quinta-feira - 25/11/2021 - 21:40h
Transporte de cabotagem

Senado aprova projeto que beneficia o setor salineiro

Torres: projeto necessário Foto: cedida)

Torres: projeto necessário (Foto: cedida)

O Senado federal aprovou o PL 4199/2020 – Programa de Estímulo ao Transporte por Cabotagem – BR do Mar, na noite desta quinta-feira (25).  O projeto amplia a navegação por linhas de cabotagem (entre portos brasileiros) de modo a substituir gradativamente as rotas rodoviárias do transporte de cargas, para reduzir os custos das empresas.

Agora, o texto seguirá para votação na Câmara dos Deputados.  

A medida vinha sendo defendida por diversos segmentos da indústria brasileira e no Rio Grande do Norte, em especial pelo setor salineiro, por meio do Sindicato das Indústrias de Extração do Sal do RN (SIESAL/RN) com o apoio da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI).    

O presidente do Sistema Fiern, Amaro Sales de Araújo, destacou a importância do projeto BR do Mar para a economia, sobretudo neste momento de retomada. E ressaltou a atuação dos diversos atores da indústria local e nacional para aprovação do projeto junto ao Senado.   

Frete

“O Setor salineiro do RN e todos os setores da economia nacional, que dependem ou que pretendem depender do transporte de cabotagem, estarão beneficiados e, portanto, de parabéns”, destacou Airton Torres, presidente da Siesal.

O setor ganha, ainda, com a prorrogação do benefício da não incidência do Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM) para cargas cuja origem ou destino seja portos localizados nas regiões Norte  ou Nordeste.  

O AFRMM, na navegação de cabotagem, custa 10% do valor do frete aquaviário, na navegação de longo curso esse valor é de 25% e na navegação interior fluvial e lacustre atinge 40% do valor do frete aquaviário. 

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia / Política
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
quinta-feira - 25/11/2021 - 21:12h
Câmara Municipal

Frente Parlamentar pela Sustentabilidade Ambiental é criada

Sena: Frente é aberta à sociedade (Foto: assessoria)

Sena: Frente é aberta à sociedade (Foto: assessoria)

A Câmara Municipal de Natal aprovou, na tarde desta quinta-feira (25), a criação da Frente Parlamentar pela Sustentabilidade Ambiental e Gestão dos Resíduos Sólidos, projeto de lei proposto pelo vereador Herberth Sena (PL). O objetivo desta Frente é contribuir para implementação de políticas públicas que possibilitem, no âmbito do município de Natal, uma gestão pública integrada, eficiente e ambientalmente sustentável.

A Frente terá caráter suprapartidário, ou seja, sua participação é facultada a todos os vereadores da Câmara de Natal.

Além dos parlamentares, também será permitida a participação, na condição de membros colaboradores, de profissionais envolvidos com o tema, representantes da sociedade civil organizada, cidadãos interessados, bem como organismos públicos interessados e/ou envolvidos com os temas abordados pela Frente.

“A propositura desta Frente obedece aos interesses sociais da nossa capital, especialmente porque esse tema é de grande relevância para a sociedade. É indispensável garantir a todos o acesso ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e uma sadia qualidade de vida, conforme dispõe a Constituição Federal”, justifica Herberth Sena.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quinta-feira - 25/11/2021 - 20:36h
CPI da Covid

Testemunha recebeu R$ 2,5 milhões para desenvolver respirador

A CPI da Covid da Assembleia Legislativa se aproxima do término de seus trabalhos e, nesta quinta-feira (25), ouviu mais três pessoas, sendo um investigado e duas testemunhas sobre contratos investigados pela comissão. Entre os ouvidos estava o engenheiro Antônio Carlos Alvares Fasano, que falou como testemunha sobre o contrato do Consórcio Nordeste.

Kelps aponta que valor final ficaria muito superfaturado (Foto: Eduardo Maia)

Kelps aponta que valor final ficaria muito superfaturado (Foto: Eduardo Maia)

No depoimento, o engenheiro e empresário confirmou que havia sido contratado para desenvolver um respirador pulmonar para a Biogeoenergy, que venderia os equipamentos à Hempcare para atender demanda do Consórcio Nordeste.

Segundo o depoimento de Fasano, que não é investigado pela CPI e não tem quaisquer acusações contra ele, a empresa Biogeoenergy buscou seus serviços para o desenvolvimento de um respirador pulmonar de baixo custo e que pudesse ser utilizado para o tratamento da covid-19. O serviço consistia em desenvolver e fornecer a tecnologia para viabilizar o novo ventilador, cedendo ainda cinco protótipos e treinando equipe de engenheiros que daria continuidade à produção dos equipamentos na sede da empresa, em Araraquara (SP). Inicialmente, ele recebeu R$ 500 mil, mas o primeiro protótipo precisou ser aperfeiçoado.

De acordo com o que disse à CPI, a mudança no protótipo precisou ocorrer para que o equipamento atendesse às especificações que viabilizaria a utilização dos respiradores para outros casos que não fossem a covid-19.

Custos 10 vezes maiores

O valor inicial era de R$ 8 mil e, com as mudanças implementadas após estudos e trabalho de sua empresa, o custo ficaria em R$ 15 mil. Pelo serviço e para a compra de novas peças, Fasano disse ter recebido outro adiantamento no valor de R$ 2 milhões da Biogeoenergy.

Segundo o presidente da CPI, deputado Kelps Lima (Solidariedade), os custos dos aparelhos ao Consórcio Nordeste seriam 10 vezes maiores do que os gastos com a produção. A testemunha confirmou que representantes da Hempcare, empresa que firmou contrato com o Consórcio Nordeste para a aquisição de 300 respiradores oriundos da China, acompanharam parte do desenvolvimento do protótipo.

A fabricação, porém, sequer chegou a ser iniciada porque houve a “Operação Ragnarok”, apreendendo os equipamentos na fábrica da Biogeoenergy e apurando possível fraude envolvendo a Hempcare.

“Os respiradores não existiam. Sendo desenvolvido, eles custariam ao povo do Nordeste dez vezes mais do que o seu custo”, resumiu Kelps Lima.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.