sexta-feira - 11/12/2020 - 19:10h
Herança maldita

Rosalba ‘esquece’ IPTU e compromete início de gestão Allyson

Prefeita muda estratégia de arrecadação municipal, influindo negativamente para o inicio de sucessor

Até o momento, a prefeita não reeleita Rosalba Ciarlinia (PP) evita editar decreto que regulamente o Imposto Predial e Territorial Urbano 2021. Seu alheamento pode causar impacto negativo na arrecadação direta do município no início da gestão do sucessor e adversário Allyson Bezerra (Solidariedade).

Rosalba sabe importância de ter IPTU no início do ano, mas prefere ignorar o que vinha seguindo (Foto: reprodução TCM)

O novo prefeito não poderá contar com esse tributo irrigando o erário a partir de janeiro de 2021. Talvez leve vários meses para essa medida ter resultado prático nos cofres públicos.

Assim, terá que imediatamente normatizar o processamento desse tributo para que a partir daí ocorra todo o ciclo de providências do lançamento à arrecadação, passando pelo próprio envio de carnês pelos Correios.

Se não ocorrer nenhum sobressalto, talvez em março ou abril o IPTU comece a ser arrecadado. E olhe lá.

Só em janeiro deste ano, a arrecadação do IPTU em Mossoró atingiu quase R$ 12 milhões. A providência de antecipação assegurou à municipalidade uma engorda importante em momento de profunda instabilidade econômica do país.

Para janeiro 2021 a expectativa era de que esses números ultrapassassem os R$ 14 milhões. Porém, pela vontade da ‘Rosa’, que fez, faz e sabe fazer (como dizia seu slogan de campanha em 2016), não pingará um centavo.

Em face do imobilismo ‘estranho’, da prefeita que não vai continuar no cargo, o erário terá menos recursos. O prefeito terá menor margem de manobra para cumprir compromissos basilares do município.

Cobrança feroz

Em sua administração, Rosalba foi para cima do contribuinte com apetite arrecadador em quatro anos consecutivos. Ano passado, por exemplo, no fim de novembro já publicava no Jornal Oficial do Município (JOM) um decreto que regulamentava a cobrança do imposto (veja AQUI).

Num comparativo com 2018, encolhia desconto e antecipava vencimento.

A gestão Rosalba Ciarlini ano após anos vem seguindo essa rotina de diminuir o fôlego para quem paga o IPTU, antecipando ao máximo o início da arrecadação. Em 2019, a data-limite para cota única foi de 29 de março. Em 2018, 2 de abril. No primeiro ano de gestão dela, 2017, ficou no dia 31 de maio, nos ajustes da ‘herança’ do governo Francisco José Júnior.

Em 2017, desconto foi de 30%; em 2018 – 25%;  em 2019 – 20%. Para 2020 – 20% com antecipação do vencimento.

A prefeita asfixiou continuadamente os proprietários de imóveis, talvez pelo fato de não possuir sequer uma casa em Mossoró. Não tem experiência pessoal sobre o assunto, do outro lado do balcão. Sua residência oficial é em Tibau, a 42 quilômetros de Mossoró.

Em sua declaração de bens à Justiça Eleitoral, ela nunca atestou ser dona sequer de um barraco em Mossoró. O máximo que a família paga é um ínfimo Imposto Territorial Rural (ITR) pelo Sítio Cantópolis, vasto terreno com casas no centro da cidade, mas com característica de bem ruralista.

* INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política / Reportagem Especial
sexta-feira - 11/12/2020 - 12:04h
IF's e Universidades

Reitoria deve ter nomeação seguindo lista tríplice, diz STF

Fachin: decisão monocrática (Foto: arquivo)

Do G1 e Blog Carlos Santos

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quinta-feira (10) que a escolha de reitores de universidades federais e instituições federais de ensino superior deve seguir a lista tríplice organizada pelas entidades.

Fachin tomou a decisão ao analisar um pedido da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para que o presidente Jair Bolsonaro fosse obrigado a escolher os primeiros colocados na lista tríplice. A OAB pediu ainda que fossem anuladas as nomeações que não seguissem esse critério.

A Lei 9.192, de 1995, define que o presidente da República escolherá como reitor e vice-reitor de universidades federais nomes selecionados em lista tríplice, elaborada pelo “respectivo colegiado máximo”. A lei não estabelece, entre os três, quem deve ser escolhido.

Entre janeiro e agosto do ano passado, das 12 nomeações de reitores de universidades, em cinco o escolhido não estava em primeiro lugar na lista, e uma (temporária) foi indicada fora da lista.

No Rio Grande do Norte

No estado do Rio Grande do Norte existem dois casos polêmicos quanto à nomeação de reitores. O Instituto Federal do RN (IFRN) teve eleição do professor José Arnóbio de Araújo Filho. Mas, quem acabou assumindo foi o interventor Josué Moreira, por indicação política do deputado federal General Girão (PSL). Ele sequer participou do pleito.

Na Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA), o mais votado foi o professor Rodrigo Codes. Porém, articulação política da terceira colocada Ludimilla de Oliveira a catapultou à reitoria da instituição.

Saiba mais detalhes clicando AQUI.

* INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Educação / Justiça/Direito/Ministério Público / Política
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
sexta-feira - 11/12/2020 - 11:18h
Câmara Municipal

Novos parlamentares precisam ter boa orientação

Seria interessante que a mesa diretora da Câmara Municipal de Mossoró convocasse os vereadores eleitos à próxima legislatura, ofertando-lhes orientações diversas quanto ao exercício do mandato.

São 17 novos parlamentares que precisam do mínimo de instrução à boa produção parlamentar, desde a necessidade de conhecer o Regimento Interno da Casa à montagem de equipes, como lidar com a imprensa, os primados do mandato e outros fatores.

É normal, por exemplo, que boa parcela desse eleitos tenha dificuldades de entrevista a rádio ou televisão. Precisarão ser instruídos, haja vista que não é incomum a apreensão ou mesmo o medo de falar à mídia.

Será imprescindível que tenham boa assessoria à defesa de requerimentos, projetos, à promoção do debate de ideias ou proposições.

Fica a sugestão.

* INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  Twitter AQUI, Instagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
sexta-feira - 11/12/2020 - 10:34h
Mossoró

Prefeito eleito agradece êxito eleitoral em “Culto da Vitória”

Allyson também esteve em Brasília (Foto: assessoria)

O deputado estadual e prefeito eleito de Mossoró Allyson Bezerra (Solidariedade) reuniu amigos e apoiadores à noite desta quinta-feira (10), em “Culto da Vitória” para agradecer a conquista nas eleições de 2020.

Ocorreu no campo da Caixa D’água no Planaldo 13 de Maio.

“Eu não poderia deixar de realizar esse culto ainda este ano. Foi Deus que nos fez chegar até aqui”, disse ele em agradecimento pelo êxito eleitoral.

Participaram do culto pastores evangélicos, familiares e amigos de Allyson, apoiadores da campanha, vereadores de mandato e vereadores eleitos em 2020.

Ao longo do culto, a coordenação tomou todos os cuidados recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na prevenção à Covid-19, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento físico.

Brasília

O prefeito eleito chegou de Brasília à tarde dessa quinta-feira (10). Esteve desde segunda-feira (7) em audiências com os ministros Fábio Faria (Comunicações) e Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), além de fazer contatos com outros setores ministeriais e membros da bancada federal, já tratando de questões da futura administração.

* INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  Twitter AQUI, Instagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • San Valle Rodape GIF
sexta-feira - 11/12/2020 - 09:26h
100 anos

Morre em Natal, o médico aposentado Antônio Luz

Sousa Luz: insuficiência respiratória (Foto: cedida)

O médico radiologista e pneumologista aposentado Antônio Soares de Sousa Luz, 100 anos, faleceu nessa quinta-feira (11) em Natal. Durante décadas viveu e trabalhou em Mossoró.

Natural de Areia Branca, pai de sete filhos, professor universitário, “Antônio Luz” morreu devido insuficiência respiratória e faria 101 anos dia 26 de janeiro de 2021.

Desde 1985 que ele residia no bairro do Tirol, à Avenida Afonso Pena, em Natal.

Foi diretor do Sanatório Rafael Fernandes, hoje Hospital Rafael Fernandes em Mossoró, além de radiologista no Hospital dos Salineiros, atual PAM do Bom Jardim, também em Mossoró.

Seu sepultamento acontecerá por volta de 10h30 no Cemitério Morada da Paz em Emaús (Parnamirim). Por questões de prevenção à Covid-19 não ocorrerá velório.

Que descanse em paz.

Nossa solidariedade a seus filhos e netos, além da viúva Mércia de Paiva Luz.

* INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  Twitter AQUI, Instagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
sexta-feira - 11/12/2020 - 08:44h
Wiginis do Gás

Vereador eleito terá gabinete permanente em seu bairro

Wiginis: promessa (Foto: reprodução)

Estreante na Câmara Municipal de Mossoró a partir de janeiro de 2021, o comerciante Francisco Wiginis Soares Cavalcante (Podemos), o “Wiginis do Gás”, 33 anos, promete instalar um gabinete de trabalho permanente em seu bairro de origem.

Ele é da região do bairro Quixabeirinha/Macarrão e obteve 1.740 votos.

Natural de Taboleiro Grande – Oeste do RN, Wiginis deverá compor a bancada do prefeito eleito Allyson Bezerra (Solidariedade) e tem uma vitória que deve ser muito comemorada.

Ele e o restante dos candidatos a vereador pelo Podemos sofreram até demanda judicial contra postulações, do próprio presidente da legenda no RN, senador Styvenson Valentim.

O senador implodiu a pré-candidatura a prefeito encabeçada por Bianca Negreiros (veja AQUI) e também tentou fazer o mesmo com os candidatos a vereador. A Justiça Eleitoral não acolheu seu intento e Wiginis é um símbolo dessa tenacidade ao enfrentar os desatinos de Valentim.

* INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  Twitter AQUI, Instagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
quinta-feira - 10/12/2020 - 23:58h

Pensando bem…

“Não existe nenhuma dificuldade em minha vida que não seja eu mesmo.”

Carl Jung

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
quinta-feira - 10/12/2020 - 23:24h
Números

RN passa de 100 mil casos confirmados de Covid-19

Do G1RN

O Rio Grande do Norte ultrapassou a marca dos 100 mil casos confirmados de Covid-19. O estado chegou, nesta quinta-feira (10), a 101.209 pessoas diagnosticadas com a infecção do coronavírus desde o início da pandemia, segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Ao todo, foram 2.770 mortes neste período.

Professor universitário Luiz Di Souza, 61, que morreu em decorrência de Covid-19 (Arquivo Pessoal)

O estado atinge o número após cerca de nove meses do primeiro caso da doença, que foi confirmado no dia 12 de março.

A paciente era uma mulher de 24 anos, moradora de Natal, que havia feito viagem à Europa (França, Itália e Áustria), onde contraiu o coronavírus. Na época, não havia transmissão local no RN, e o Brasil tinha 77 casos confirmados da doença.

A primeira morte no estado foi registrada 16 dias depois, em 28 de março. A vítima foi o professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Luiz Di Souza, de 61 anos, que era diabético. Ele ficou sete dias internado.

Depois do primeiro caso confirmado, o estado demorou 88 dias para atingir os 10 mil casos de Covid-19, o que aconteceu no dia 8 de junho. Quinze dias depois, no entanto, o estado já chegava aos 20 mil casos da doença, em 23 de junho, e após sete dias, em 30 de junho, chegava a 30 mil.

A partir do caso 1, o RN levou 141 dias para chegar na marca de 50 mil casos confirmados da doença, o que ocorreu em 31 de julho. Os outros 50 mil casos demoraram 132 dias para serem confirmados até atingir a marca dos 100 mil nesta quinta-feira.

Linha do tempo

  • 12 de março – 1º caso confirmado no estado, de uma mulher de 24 anos, em Natal
  • 28 de março – 1ª morte registrada, do professor Luiz di Souza, da UERN, em Mossoró
  • 29 de abril – RN atinge os seus primeiros 1 mil casos confirmados de Covid-19
  • 13 de maio – RN ultrapassa 100 mortes por Covid-19
  • 8 de junho – Estado chega a 10 mil casos confirmados de coronavírus
  • 23 de junho – RN chega a 20 mil casos confirmados de coronavírus
  • 30 de junho – RN ultrapassa os 30 mil casos confirmados de Covid-19 e tem as primeiras 1 mil mortes pela doença
  • 14 de julho – RN chega a 40 mil casos confirmados de Covid-19
  • 31 de julho – RN ultrapassa 50 mil casos confirmados de coronavírus
  • 11 de agosto – Estado atinge 2 mil mortes por Covid-19
  • 25 de agosto – 60 mil casos são confirmados no RN
  • 2 de outubro – 70 mil casos são atingidos no estado
  • 27 de outubro – RN tem 80 mil casos de coronavírus
  • 27 de novembro – Estado atinge 90 mil casos
  • 10 de dezembro – RN ultrapassa 100 mil casos confirmados de Covid-19

* INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  Twitter AQUI, Instagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
quinta-feira - 10/12/2020 - 22:50h
Covid-19

Programação cultural de fim de ano vai ser suspensa

Artistas vivem com restrições (Foto: arquivo)

A partir de aconselhamento do Comitê Gestor de Enfrentamento à Covid-19, a prefeita mossoroense Rosalba Ciarlini (PP) anuncia mais medidas à prevenção à segunda onda do coronavírus. Uma delas, é o cancelamento da Maratona Cultural do mês de dezembro, a partir do dia 14.

A programação estava dividida em sete polos, com atividades por todo o Corredor Cultural da Avenida Rio Branco e em alguns pontos do Centro.

“Se faz necessária a suspensão das atividades culturais. Este cancelamento é uma medida preventiva, mas nada disso vai tirar o brilho do nosso natal, que as famílias tenham um sentimento de fraternidade, de nascimento do menino Jesus”, disse a prefeita.

* INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  Twitter AQUI, Instagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quinta-feira - 10/12/2020 - 22:20h
Reunião

Festa de Santa Luzia alinha segurança de eventos

Forças estarão em reunião (Foto: divulgação)

A Coordenação Geral da Festa de Santa Luzia 2020 vai se reunir com representantes das forças de segurança pública estadual e municipais nesta sexta-feira, dia 11/12, às 9h, no Centro Pastoral Santa Maria Goretti, localizado na Rua Seis de Janeiro (próximo à clínica Biomedical).

Na pauta da reunião, a realização dos eventos que encerram os festejos de Santa Luzia neste final de semana. A imagem da padroeira vai percorrer as principais avenidas e ruas centrais de todos os bairros de Mossoró de diferentes formas, a partir da noite do dia 12, com saída da motorromaria da Catedral às 21h.

Outros eventos de rua irão movimentar todo o dia de Santa Luzia, no domingo, 13, a partir das 6h da manhã, como a realização da pedalada, da cavalgada, dos caminhoneiros, da revoada e da carreata, que se encerra por volta das 19h em frente à Catedral de Mossoró.

* INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
quinta-feira - 10/12/2020 - 15:18h
'Pacote de bondades'

Prefeita ainda não cumpriu compromissos de cirurgias eletivas

Especialidades médicas que participaram de mutirão para cobertura de dezenas de cirurgias eletivas em Mossoró, em plena campanha eleitoral, estão esperando o pagamento pelo serviço.

Nessa quarta-feira (9), no Palácio da Resistência, a prefeita não reeleita Rosalba Ciarlini (PP) passou maus bocados ao ser emparedada por um médico, que cobrou o cumprimento da palavra empenhada.

Até o momento, não pingou na conta dos profissionais o dinheiro correspondente à tarefa. Só foi renovada a promessa de que tudo estaria resolvido após as eleições.

O ‘prego’ segue pendurado.

E Rosalba não pode reclamar de médicos e hospitais a votação insuficiente para se reeleger.

Problema dela.

Quem fez sua parte espera receber.

O trabalho compôs o ‘pacote de bondades’ da prefeita para tentar se manter no cargo a qualquer custo, enfrentando profundo desgaste.

Os médicos e hospitais fizeram sua parte. Profissionalmente, que se diga.

* INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quinta-feira - 10/12/2020 - 12:10h
Imagem

Governo de Fátima Bezerra tenta melhorar comunicação

Mestre da comunicação de massa no rádio e depois na TV, o pernambucano José Abelardo Barbosa de Medeiros, popularmente conhecido como “Chacrinha”, repetia a seu modo uma máxima que segue valendo e nunca deixa de ser atual:

Quem não se comunica, se trumbica!

Vale à política e à administração pública, que se diga.

No caso da governadora Fátima Bezerra (PT), bem antes das eleições de 15 de novembro já se tinha a certeza de que o governo estava à deriva em termos de comunicação.

As urnas só reforçaram essa certeza.

Por isso, que uma ofensiva foi desencadeada nos últimos dias para alterar esse quadro. A ordem é se comunicar e se comunicar bem, mostrar o que tem sido feito, não permitindo que a versão tenha mais força do que os fatos.

Veremos!

* INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Comunicação / Política
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
quinta-feira - 10/12/2020 - 11:46h
Pandemia e política

Luta contra Covid-19 tem que incluir futuro governo

A gestão da prefeita não reeleita Rosalba Ciarlini (PP) reordena e recrudesce medidas de prevenção e combate ao coronavírus em Mossoró. A chamada ‘nova onda’ é uma realidade, com hospitais cheios de pacientes e possibilidade de que esse quadro seja amplificado.

Nos últimos dias, a prefeita tem promovido série de reuniões interna e convocado segmentos da sociedade para se integrarem à mobilização.

Mas, tem esquecido um detalhe imprescindível: a presença de representantes do governo que vai lhe suceder, a administração do prefeito eleito Allyson Bezerra (Solidariedade). Essa campanha contra a Covid-19 não pode sofrer solução de continuidade nem ser seccionada pela política e diferenças advindas das urnas.

Qualquer emperramento nessa luta não causará prejuízo ao substituto no Palácio da Resistência, mas à própria população. A transição administrativa não tem avançado (veja AQUI e AQUI), mas na saúde pública é fundamental que não fique em picuinhas.

* INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política / Saúde
quinta-feira - 10/12/2020 - 10:00h
MPF/RN

Empresário é denunciado por fraudes milionárias contra BNB

Ikeda: luxo e drible na fiscalização (Foto: redes sociais)

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou o empresário Fernando Ikeda por fraude na obtenção de financiamento e desvio de finalidade na aplicação dos recursos, além de lavagem de dinheiro. Entre 2009 e 2011, ele usou empresas de fachada, em nome de laranjas, para simular a aquisição de máquinas destinadas a suas indústrias localizadas em Natal (F. Ikeda Indústria de Alimentos Ltda.) e Fortaleza (Snacks do Brasil Indústria de Alimentos Ltda.).

Porém, os quase R$ 10 milhões obtidos foram usados para compras pessoais, incluindo apartamento, jet ski e lancha. Ele é detentor, entre outras marcas, da pipoca Rufitos.

Os dois financiamentos feitos junto ao Banco do Nordeste (BNB) – utilizando recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) – foram de R$ 4.058.010 e R$ 5.897.200. Com o dinheiro em mãos, o empresário simulou a aquisição das máquinas perante empresas de fachada pertencentes ao seu próprio grupo empresarial (LPI – Linha de Produção Industrial Máquinas Ltda. e Maquin – Máquinas Industriais Ltda.).

As duas não existiam de fato, foram constituídas pelo empresário e sua então esposa, que depois passaram a sociedade para o nome de empregados de Ikeda. Além da compra dos artigos de luxo, o réu também destinou R$ 1 milhão dos recursos para outra de suas empresas, a Multplix Construções Ltda.

Os financiamentos, por consequência, também não foram quitados. Até agosto de 2018, a dívida com o banco público – somando juros e multas – já ultrapassava os R$ 16 milhões. Relatórios de fiscalização do BNB, de julho de 2010, não localizaram parte dos equipamentos e apontaram indícios de que outras máquinas apresentadas eram antigas, tendo sido reformadas, e não novas como previa o contrato junto ao FNE.

* INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  Twitter AQUI, Instagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Segurança Pública/Polícia
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quarta-feira - 09/12/2020 - 23:58h

Pensando bem…

“O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem ou de uma nação.”

Oscar Wilde

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
quarta-feira - 09/12/2020 - 22:50h
Estatística

No RN, 29,5% das mortes violentas são de jovens

De cada dez pessoas mortas por causas não naturais no Rio Grande do Norte, três têm idade entre 15 e 24 anos. No Nordeste, essa proporção fica atrás apenas da Bahia (31,5%) e Alagoas (31,3%).

Os dados são da pesquisa Estatísticas do Registro Civil 2019 e foram divulgados hoje (08) pelo IBGE.

Em 2019, das 1.752 pessoas mortas violentamente no estado, 518 estavam na faixa de idade de 15 a 24 anos.

Na comparação com todas as unidades da federação, essa é a sexta maior proporção. Além de Bahia e Alagoas, somente Amapá (41,2%), Amazonas (32,9%) e Rio de Janeiro (31,4%) superaram o estado potiguar nessa perspectiva.

Apesar disso, o Rio Grande do Norte teve a segunda maior redução do total de mortes violentas entre 2018 e 2019: 20,5%.

Em 2018, foram 2.204 mortes de causas não naturais, 452 mortes a mais na comparação com 2019. Só Distrito Federal (22%) e Ceará (24,8%) tiveram reduções proporcionais maiores.

* INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  Twitter AQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Segurança Pública/Polícia
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
quarta-feira - 09/12/2020 - 21:26h
Ivone Veras Gurgel

Sogra de ex-candidato a vice-prefeito morre com Covid-19

Suely segue internada; Ivone faleceu (Foto: Web)

Dona Ivone Veras Gurgel, 70, faleceu nessa quarta-feira (9) no Hospital Wilson Rosado em Mossoró.

Ela foi vítima da COVID-19. Sua filha Suely Gurgel continua internada com a mesma doença, mas no Hospital São Luiz.

O sepultamento ocorreu agora à noite em Felipe Guerra, sua terra natal.

Ivone era sogra do psiquiatra e ex-candidato a prefeito de Mossoró Daniel Sampaio (PSL).

Que descanse em paz.

* INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quarta-feira - 09/12/2020 - 16:40h
Arena das Dunas

Rosalba e marido são denunciados por desvio de R$ 16 milhões

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou a ex-governadora do Rio Grande do Norte Rosalba Ciarlini Rosado (PP), atual prefeita de Mossoró; seu marido Carlos Augusto de Souza Rosado; o ex-presidente da Construtora OAS José Pinheiro Filho (conhecido como Léo Pinheiro) e outros sete acusados pelo esquema de corrupção que desviou cerca de R$ 16 milhões da construção da Arena das Dunas para a Copa do Mundo de 2014, em Natal.

Casal teve movimentação superior a rendimentos oficiais e evolução patrimonial injustificável, diz MPF (Foto: arquivo)

O desvio de recursos foi comprovado por meio da “Operação Mão na Bola”, deflagrada em dezembro do ano passado pelo MPF e Polícia Federal. As investigações apontaram, entre 2011 e 2014, o pagamento de propina com valores do financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a construção da arena, por meio de pagamentos a empresas subcontratadas para prestação de serviços fictícios ou superfaturados, a fim de gerar “caixa dois” com “dinheiro vivo”.

O objetivo das propinas foi assegurar o contrato de parceria público-privada da Arena das Dunas com os agentes públicos envolvidos e evitar greves de trabalhadores que pudessem comprometer a execução da obra junto ao sindicato local.

Entre os denunciados também estão Demétrio Paulo Torres, então Secretário Extraordinário do Estado do Rio Grande do Norte para Assuntos Relativos à Copa do Mundo de 2014; Luciano Ribeiro da Silva (conhecido como Xuxa), na época vice-presidente do Sindicato da Construção Civil Pesada do RN; Charles Maia Galvão, então presidente da Arena das Dunas Concessões e Eventos S/A e do Consórcio Arena Natal, empresas criadas pela OAS para gerenciamento da obra; além dos executivos da empreiteira Adriano de Andrade, Ramilton Machado Júnior, José Maria Linhares Neto e Matheus Coutinho Oliveira.

Eles irão responder pelos crimes de corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro e desvio de finalidade de financiamento, de acordo com as disposições legais aplicáveis e a participação de cada um no esquema. As penas previstas, além de prisão e multa, incluem reparação do dano aos cofres públicos, perda de função pública e interdição do exercício de função ou cargo público pelo dobro do tempo da pena privativa de liberdade. A denúncia será analisada pela 2ª Vara da Justiça Federal no RN.

Evolução patrimonial e fracionamento

Informações de Pesquisa e Investigação (IPEI) da Receita Federal demonstraram que a evolução patrimonial dos acusados é incompatível com as rendas registradas por eles nos anos de 2011 a 2014. Foram identificadas despesas bem acima dos valores declarados e movimentados em contas bancárias, reforçando os indícios de existência de fontes não lícitas de rendimentos.

O casal Rosalba e Carlos Rosado teve movimentação financeira superior aos rendimentos declarados e evolução patrimonial a descoberto de 2011 a 2014. Para fugir dos mecanismos de controle do Conselho de Controle de Atividades Financeira (COAF), eles fracionaram operações que somam mais de R$ 500 mil. Foi identificado também pagamento em espécie de dívidas superiores a R$ 400 mil.

Para o MPF, “essas circunstâncias indicam que pelo menos parte das vantagens indevidas pagas e recebidas no caso veio a ser depositada, ao longo do tempo, em suas contas bancárias pessoais. Isso foi feito de modo estruturado, inclusive de maneira a mesclar valores de origem lícita e de origem ilícita (recebimentos de propinas) nas contas em questão, com o propósito de ocultar e dissimular a natureza, origem, disposição e movimentação de valores”.

Departamento de propinas e Lava Jato

A denúncia aponta o funcionamento da “área de projetos estruturados” da OAS como gerenciadora do complexo esquema de pagamento de propinas: “Nem sempre a propina referente a uma determinada obra vinha diretamente de subcontratações feitas naquela mesma obra, em especial quando havia pressão pelo recebimento das vantagens indevidas por parte dos agentes públicos beneficiários. Por isso, eventualmente, eram acionados mecanismos de geração de ‘caixa dois’ de outras obras da empreiteira. Entre 2012 e 2014, isso ocorreu algumas vezes no esquema da Arena das Dunas, envolvendo o doleiro e testemunha-colaboradora Alberto Youssef”.

No curso da “Operação Lava Jato”, que tratou de esquema de corrupção e lavagem de dinheiro no âmbito da Petrobras, colheram-se elementos que confirmam o pagamento de propina pela OAS, em valores em espécie, em Natal/RN, entre 2011 e 2012. A obra da Arena das Dunas era a única de grande porte executada pela empresa no local, nesse período.

Colaboração premiada

Além de provas documentais categóricas obtidas com o cumprimento de mandados e junto à Receita Federal, a denúncia do MPF é fundamentada em depoimentos de testemunhas e réus colaboradores, como o próprio Léo Pinheiro e demais executivos da OAS, além do doleiro Alberto Youssef.

O outro lado

Em nota conjunta, Rosalba e Carlos Augusto rebatem denúncia do MPF/RN, considerando que os procuradores federais buscam holofotes. Asseguram que são inocentes das acusações. Leia abaixo:

1- Já se tornou um dito popular, que uma mera suposição ou fala seja ela irreal ou surreal, jamais será prova, isso porque o estardalhaço de comportamentos que buscam os holofotes já se tornaram comuns contra aqueles que lutam na vida pública.

Está havendo uma primária falta de respeito a pessoas com vidas sérias e honradas.

Estamos lendo na imprensa a denúncia que o Ministério Público informa ter feito contra muitos pela construção da Arena das Dunas, inclusive incluindo os nossos nomes.

Adota  o repetido estilo clássico de propagar a notícia para gerar consequências  antes de algum pronunciamento ou análise da Justiça com o devido contraditório constitucional e informações que provarão  a total inocência de quem não tem culpa alguma.

2- Rosalba Ciarlini precisou voltar a trabalhar como médica na rede pública e dar plantões na rede particular 2 dias após sair do governo do estado e tem orgulho disso.

3- Vamos provar a verdade, logo adiantando que a obra da Arena das Dunas foi aprovada e fiscalizada pelo Tribunal de Contas da  União e pelo Ministério Público Federal, este representado pelo Sr. Dr. Rodrigo Teles, MD. Procurador da República, além doutras autoridades institucionalizadas.

Natal/RN, 09 de dezembro de 2020.

Rosalba Ciarlini Carlos Augusto Rosado

* INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Política
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
quarta-feira - 09/12/2020 - 11:38h
RN

MPF quer investigar possíveis desvios de recursos para Covid

Procurador Kléber Martins: reforço (Foto: arquivo

O procurador da República Kleber Martins – coordenador do Núcleo de Combate à Corrupção (NCC) do Ministério Público Federal (MPF/RN) no Rio Grande do Norte – garante que haverá reforço na meta de combate à corrupção em 2021. Uma preocupação por exemplo, é quanto ao uso de recursos federais

Apesar de ampliar o foco para 2021, o MPF pretende também endurecer ainda mais o combate aos casos de corrupção que envolvem diretamente grandes quantias ou autoridades, sobretudo após um ano em que, mesmo em meio à grave situação de pandemia enfrentada pelo país, desvios de recursos públicos seguiram ocorrendo por parte de corruptos, até mesmo se utilizando da situação de emergência em que se encontra a nação.

Kleber Martins lamenta que esses “grandes corruptos” não tenham dado trégua.

“Pelo contrário, muitas vezes iniciativas como a construção de hospitais de campanha, aquisição de respiradores, compra de testes e mesmo de caixões serviram de novos pretextos para desvios de recursos públicos”, conclui o procurador.

Saiba mais detalhes clicando AQUI.

* INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Saúde
quarta-feira - 09/12/2020 - 10:52h
Hoje

Morre em Mossoró o desportista ‘Toinho Buchudinho’

Antônio: desportista (Foto: Web)

Faleceu nessa quarta-feira (9), em Mossoró, Antônio Dantas Sobrinho, o “Toinho Buchudinho”, nome largamente conhecido no município.

Nos tempos do futebol amador em Mossoró, ele atuou numa geração de desportistas até hoje lembrados.

O velório será na Capela do Perpétuo Socorro, a partir das 11h30.

Sepultamento às 15h, no Cemitério São Sebastião, Centro.

Que descanse em paz!

* INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • San Valle Rodape GIF
quarta-feira - 09/12/2020 - 10:40h
Covid-19

Prefeitura pode tomar medidas rígidas para conter nova onda

Sob convocação da prefeita Rosalba Ciarlini (PP), o Comitê Municipal de Supervisão, Monitoramento e Gestão de Emergência em Saúde Pública decorrente do Coronavírus (COVID-19) passou a discutir novas alternativas que possam intensificar o combate ao novo coronavírus na cidade. O encontro ocorreu nessa desta terça-feira (08) no Salão dos Grandes Atos da Prefeitura de Mossoró, motivado pelos altos índices de pessoas internadas em Mossoró (maioria de outras cidades).É nítido o descumprimento de normas de prevenção à doença por parte de estabelecimentos comerciais e maioria da população. Os protocolos sanitários, como o não uso de máscaras, estão sendo ignorados.

O Comitê de Crise da Covid-19 estuda a possibilidade de abrir os Centros Covid-19 aos sábados para ampliar ainda mais a testagem e estender o horário de funcionamento do comércio (nós casos possíveis) para evitar aglomerações, além de outras medidas.

Fiscalização

Nessa quarta-feira (9), o Comitê vai reunir entidades representativas da sociedade para uma reunião colaborativa onde se possa discutir novas possibilidades de enfretamento à pandemia com mais colaboração das entidades. Assim como informar que a Vigilância em Saúde vai intensificar o trabalho de fiscalização no Município.

Cerca de 70% das pessoas que atualmente estão internadas em Mossoró são oriundas de cidades da região. Caso Mossoró fosse atender apenas pacientes da cidade não estaria enfrentando uma realidade de leitos de UTI Covid com quase 100% de ocupação.

Com informações da Prefeitura Municipal de Mossoró.

* INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde
quarta-feira - 09/12/2020 - 09:46h
Primeiro emprego

Vereador eleito faz seleção para contratar assessores

Aires: oportunidade (Foto: assessoria)

O vereador eleito em Mossoró, Pablo Aires (PSB), iniciou o processo seletivo para o preenchimento de duas vagas da assessoria parlamentar do seu gabinete na Câmara dos Vereadores de Mossoró. As vagas são destinadas a jovens em busca do primeiro emprego.

Os interessados devem preencher o formulário que está disponível na bio do Instagram do vereador (@pabloairess). Para participar da seleção, é necessário ter 18 anos de idade, já ter concluído o Ensino Médio, disponibilidade de horário e nunca ter trabalhado formalmente de carteira assinada.

Os dois selecionados irão integrar a equipe do Gabinete pelo período de um ano.A iniciativa é um compromisso de Pablo Aires, que irá repetir o certame anualmente ao longo dos quatro anos do mandato, oportunizando 8 vagas de primeiro emprego para jovens de Mossoró.

“Nosso objetivo é formar um gabinete técnico, além de ajudar jovens da nossa cidade que ainda não tiveram uma oportunidade de trabalho”, declara Aires.

Pablo Aires foi eleito vereador no último 15 de novembro com 1.857 votos.

* INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUIYoutube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.