quinta-feira - 06/08/2026 - 09:20h
Boa notícia

RN sai da rabeira do ensino e sobe de colocação com o novo Ideb

Arte ilustrativa

Arte ilustrativa

Um passo à frente. Ufa! O Rio Grande do Norte registrou nota 4,0 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2025, no ensino médio da rede estadual. O resultado é o maior da série histórica iniciada em 2005 e representa a primeira vez que o estado alcança esse patamar nessa etapa de ensino.

Em relação à edição de 2023, quando o índice foi de 3,2, o crescimento foi de 0,8 ponto, equivalente a um aumento proporcional de 25%. O Rio Grande do Norte ficou na 18ª posição entre todos os estados federados.

A secretária de Estado da Educação, Socorro Batista, destacou que a nota de 2025 supera em 0,8 ponto os resultados obtidos em 2019 e 2023, ambos de 3,2, que até então eram os melhores desempenhos da rede estadual. Para ela, o crescimento indica não apenas a recuperação da queda registrada em 2021, quando o estado obteve nota 2,8, mas também um novo patamar de desempenho.

Segundo a secretária, o IDEB combina o desempenho dos estudantes em avaliações nacionais com as taxas de aprovação escolar. Ela atribuiu o resultado ao monitoramento das escolas e das diretorias regionais, além das ações voltadas à recomposição das aprendizagens.

O novo desempenho também alterou a posição do Rio Grande do Norte no cenário nacional. Em 2023, a rede estadual tinha a menor nota do país, com 3,2. Em 2025, com nota 4,0, passou a empatar com Acre e Rondônia e a superar Bahia, Maranhão, Amapá, Amazonas, Rio de Janeiro, Roraima e Distrito Federal.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso Facebook AQUI.

Acesse nosso YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Educação

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.