• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sábado - 24/07/2021 - 13:37h
Violência avalizada

Styvenson não sabe o que mulher fez para “merecer” dois “‘tapa'”

Por Cledivânia Pereira (Do Saiba Mais)

Em vídeo que está sendo compartilhado em grupos de WhatsApp, o senador e capitão da PM, Styvenson Valentim (Podemos-RN), diz textualmente que a mulher agredida por um policial militar no Rio Grande do Norte neste mês de julho pode ter merecido a agressão.

Os policiais que participaram da operação já foram afastados por determinação da governadora Fátima Bezerra (PT) e a PM abriu inquérito administrativo para apurar a conduta dos agentes.

A frase completa do capitão está transcrita a seguir, com todos os erros (linguísticos, morais, éticos e humanos):

“Me pegaram em uma entrevista e disseram: capitão o caba deu na mulher com uma criança… e não sei nem o que, não sei nem o que…. e eu disse: amigo, eu num tava na ocorrência. Eu num tava. Eu não sei como foi. Como eu vou dar uma explicação de uma coisa que eu… Pelo vídeo aí, eu tô vendo que ele está dando dois tapa na mulher… uns tapa aí bom, na mulher. Agora, eu sei lá o que essa mulher fez para merecer os tapa, porra. Será se ela estava calada, rezando… o Pai Nosso para levar dois tapa? Eu num sei, porra… eu num sei!”

O vídeo não está mais disponível no perfil do Instagram do político e nem é possível saber a data em que foi publicado. No trecho, é possível ver que foi extraído de uma live gerada no perfil pessoal do capitão da PM.

Agressão policial

A agressão à mulher que rendeu o comentário do senador ocorreu há pouco mais de uma semana no município de Santo Antônio, interior do Rio Grande do Norte. Uma mulher com uma criança de colo que tinha chamado a Polícia Militar por causa das agressões que estava sofrendo em casa, pelo companheiro, acabou apanhando de um policial militar durante o atendimento da ocorrência.

Pelo vídeo gravado por um vizinho, depois que a PM chega à residência da mulher, ela tenta intervir para que o companheiro não seja agredido pelos policiais, um dos PM’s se irrita e, já do lado de fora da casa, bate na cara da mulher, enquanto essa segurava uma criança de colo.

Um outro policial, que também fazia parte da equipe da PM no atendimento à ocorrência, segura a criança para evitar que ela também seja agredida e retira o bebê dos braços da mãe enquanto o colega continua a bater na mulher, que vai ao chão.

O vídeo circulou o Brasil através de redes sociais e foi gravado uma dia após a celebração de 15 de julho, Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. Na cena, o policial ainda chama a mulher de “cachorra”.

Providências

A governadora Fátima Bezerra (PT) se pronunciou sobre o assunto no Twitter, afirmando que “medidas já foram adotadas” e os policiais envolvidos no caso foram afastados e terão as condutas apuradas, com direito de defesa. Ela classificou a ocorrência como “uma cena abominável, que agride não só a nós, mulheres, mas a uma sociedade atenta a um contexto que, infelizmente, continua a nos horrorizar e a nos indignar”.

Bezerra diz ainda que o fato é inaceitável em um governo que prioriza políticas públicas de combate à violência contra a mulher, e cita o núcleo de investigação policial de combate ao feminicídio, a patrulha Maria da Penha, delegacia virtual de atendimento às mulheres e casa de acolhimento à mulher vítima de violência como ações da gestão.

“Não mediremos esforços e seguiremos firmes para tornar o Rio Grande do Norte um Estado livre do feminicídio, onde as mulheres possam viver com dignidade e sem violência”, prometeu a governadora que conta ter ligado para o secretário de Segurança Pública do Estado, Coronel Araújo, o comandante da Polícia Militar, Coronel Alarico e para a delegada-geral, Ana Cláudia Saraiva assim que tomou conhecimento sobre o episódio.

Nota do Blog – Como chegamos até aqui? Ó tempos! Ó costumes!

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Pronunciamento mais do que infeliz do Styvesson.
    Incrível é um vídeo como este ser divulgado na rede social do Senador.
    Isto acontece com político que não aceita quem discorde do que pensa e fala.
    Afastar paparicadores é necessário.
    Aquele que nunca diz não é isemelhante a um carro sem freio.
    O tempo vai tudo lhe ensinar.

  2. Amorim diz:

    Sem comentários.
    Nada me tira do sério até domingo.
    E depois continua!
    Um abraçaço aos amigos.

  3. heytor george diz:

    Calado é um poeta !!!!!!!!! Aproveite o mandato, não ganha nem para sindico de condomínio, o nobre Senador quando abre a boca para falar, sai de baixo, Rn véi de guerra sem sorte.

  4. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAUJO diz:

    O capitão Styvenson, assim como o outro capitão que está na presidência envergonhando o país tanto no plano interno quanto externo, infelizmente se utiliza de forma escrachada e abusiva da presunção de CULPABILIDADE da vítima, vítima essa que, por ser MULHER, , ESTÁ, por merecer receber uns tapas Bom..!

    Palavras do próprio senador que, vejam só…SOB SIGNO DAS REDES SOCIAIS ( DO ENVOLTÓRIO E ANONIMATO DO LIXO DIGITAL E SOCIAL ATUALMENTE RETROALIMENTADO POLITICAMENTE) pretende ser governador de todos os POTIGUARES..oh tempos FUNESTOS E TETRICOS TEMPOS Burro Burro NARIANOS…!!

    Sempre digo e REPITO..o Voto não tem preço..voto tem consequências, como deveras estamos contatando…!!!

    Druma-se com um barulho desses. Tempos …Tempos OBSCURANTISTAS e medievalescos. !!!

    UM baraco

    FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO
    OAB/RN. 7318

  5. MARIADOSOCORROMENEZESALVES diz:

    Eu aconselho a esse tampo ser candidato a vice de Bolsonario, pense em duas merdas juntas.

  6. Manoel diz:

    O problema aí é da pessoa, conversa bosta independente do cargo que ocupa. Graças a Deus não votei nem votarei nesse arrogante.

  7. Anderson diz:

    O que o RN fez para merecer um senador desses? Num sei porra

  8. Jessé de Andrade Alexandria diz:

    O sujeito foi eleito porque fazia blitz. Imagine-se, a parir dessa premissa, a que conclusão chegamos sobre o eleitor potiguar. Quais as propostas desse sujeito? O que pensava sobre a sociedade, a política e a desigualdade, em especial (nem falo em economia)? Na verdade, eu nunca parei pra pensar em que um sujeito desse pensa sobre o Estado (e o povo) que representa porque, fatalmente, ele pensa como fala. Talvez porque ele ande esquecido (alguém me informe sobre um projeto de relevância desse senador, porque eu desconheço), deu-lhe na telha fazer um vídeo misógino, já que boa parte dos eleitores dessa direita é composta por gente saudosa da ditadura e da tortura. Bater em mulher, que mais dá? Entram na análise de sua eleição outros fatores, mas foi nessa onda conservadora (que defende que há sempre motivo pra uma mulher ser espancada) que esse sujeito foi eleito. Será que conhece a cultura de seu Estado, as profundas desigualdades do povo potiguar, em que a legislação federal deve mudar para contribuir com o bem-estar de seu povo? Não creio. O vídeo só provou o quanto é medíocre, machista e misógino. Lembrem-se de que irá permanecer no Senado durante longos oito anos e que teremos de aturá-lo por mais cinco. O desastre não poderia ser pior.

  9. Maria Bessa diz:

    É a representação máxima do machismo escroto que ainda afirma e justiifca que as mulheres apanham porque provocam ou porque gostam. Imoral e inaceitável tal afirmação. Mais um abutre como representante do povo

  10. Francisco César. diz:

    O voto nunca terá preço, mas ele se torna assustadoramente auto, quando direcionado a esse tipo de pessoa tão insignificante para uma função tão importante para a população de um Estado! Muitos potiguares, mesmo antes da eleição dessa coisa, já chamavam atenção para os procedimentos dos atos de truculências que esse policial praticava no exercício da sua função nas ruas. Portanto, as palavras dele sobre o assunto das agressões contra uma mulher partindo dos seus colegas policiais, não deveria ser nenhuma novidade pra ninguém. O histórico dele já diz tudo! E o mais horrendo, esse cabra está sendo cotado para disputar o governo do nosso RN. Espero que essa desgraça caia pro terra!

  11. George Duarte de Lima diz:

    Isso é a cara da EXTREMA direita BOLSONARISTA. O RN merece coisa melhor infelizmente tem uma RECA de deputados e senadores que sinceramente não representa nada para nosso estado.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.