quinta-feira - 23/04/2026 - 13:38h
Convenção Coletiva

Sindivarejo e Secom acertam novo piso salarial do comércio

Banner com resumo do acordo, divulgado pelo Sindivarejo (Reprodução do BCS)

Banner com resumo do acordo, divulgado pelo Sindivarejo (Reprodução do BCS)

O Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró (SINDIVAREJO), em conjunto com o Sindicato dos Empregados no Comércio de Mossoró e Médio Oeste do RN (SECOM), informa que foi acordado nessa terça-feira (22/04) o novo piso salarial da categoria comercial. Abrange comércio local e do Médio Oeste potiguar a partir de abril.

Ficou estabelecido o piso de R$ 1.630,00 para empresas enquadradas como Microempresa (ME), Microempresa Individual (MEI) e Empresa de Pequeno Porte (EPP) que aderirem ao Sistema de Ressarcimento do PIS-PASEP (REPIS) e possuírem certificado de adesão. Já para as demais empresas, ou àquelas que não aderirem ao programa, o piso será de R$ 1.675,00.

Para os trabalhadores que recebem acima do piso, foi definido um reajuste de 5%, correspondente à reposição inflacionária medida pelo INPC no período de abril de 2025 a março de 2026, acrescido de ganho real, aplicado sobre os salários de março de 2026.

Os sindicatos informaram ainda que a Convenção Coletiva de Trabalho 2026/2027 será disponibilizada em breve no sistema mediador do Ministério do Trabalho.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
quinta-feira - 23/04/2026 - 09:30h
Eleições 2026

De Mossoró pro Agreste, do Agreste a Mossoró

Kleber esteve em Mossoró e Governador Dix-sept Rosado; Allyson aportou em municípios do Agreste, núcleo do deputado (Fotomontagem do BCS a partir de redes sociais)

Kleber esteve em Mossoró e Governador Dix-sept Rosado; Allyson aportou em municípios do Agreste, núcleo do deputado (Fotomontagem do BCS a partir de redes sociais)

Enquanto o deputado estadual Kleber Rodrigues (Progressistas) cumpria agenda em Mossoró e Governador Dix-sept Rosado nessa quarta-feira (22), o pré-candidato ao governo Allyson Bezerra (UB) fazia caminho inverso.

Passou os últimos dias em municípios do Agreste como Georgino Avelino, Arez, Passagem, Canguaretama, São José do Mipibu, Nísia Floresta e Monte Alegre, núcleo político do parlamentar que se transformou em força-motriz de sua campanha.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • San Valle Rodape GIF
quinta-feira - 23/04/2026 - 08:28h
Peso morto

Frouxura e números inviabilizam vice de Mossoró na chapa de Cadu

Não é estratégia a demora no anúncio de vice, mas cautela para não botar peso morto Arte ilustrativa com recursos de IA para o BCS)

Não é estratégia a demora no anúncio de vice, mas cautela para não botar peso morto Arte ilustrativa com recursos de IA para o BCS)

Que fique claro: não é estratégia do PT do RN esticar o tempo para escolha do vice de Cadu Xavier (PT), seu pré-candidato ao governo. A data limite anunciada (veja AQUI) foi de 20 de maio.

O caso é de cautela, para o “garupa” não pesar demais ou de menos.

Do Vale do Açu ou Seridó, a princípio, virá o ungido (ungida).

De Mossoró e região, provavelmente ninguém atende às exigências à assunção.

O núcleo mossoroense petista não acrescentaria muito à companhia de Cadu Xavier. Nem seus aliados mais próximos.

Alguma dúvida?

Basta olhar os acontecimentos e números das eleições municipais de 2024. Covardemente, o PT sequer teve candidato a prefeito ou vice, por temor de vexame. A situação foi inédita em 42 anos e 12 eleições municipais, a partir de 1982, quando o petista Mário Fernandes obteve apenas 428 votos.

No último pleito, preferiu “terceirizar” os lugares a nomes estranhos à legenda, escondendo-se do confronto direto. Investiu no vereador Lawrence Amorim (PSDB) e na vereadora Carmem Júlia Montenegro (MDB), candidatos a prefeito e vice, que foram derrotados por 97.006 de maioria, pelo prefeito reeleito Allyson Bezerra (UB).

Com tanta frouxura, ao lado de outros aliados paroquiais, ninguém espere maior força ou influência em prol de Cadu Xavier. Os números e posturas recentes revelam sua anemia político-eleitoral.

PT em todas as eleições municipais de Mossoró

1982

Candidato a prefeito foi Mário Fernandes (PT) – 428 (0,83%) votos, quarto colocado. Prefeito eleito foi Dix-huit Rosado (PDS).

1988

Candidato a prefeito foi Chagas Silva (PT) – 2.507 (3,3%) votos, terceiro colocado. Rosalba Ciarlini (PD) foi eleita à prefeitura.

1992

Candidato a prefeito foi Luiz Carlos Martins (PT) – 6.557 (8,43%) votos, terceiro colocado. Dix-huit Rosado (PDT) acabou sendo eleito. Até hoje, é a maior votação do partido à prefeitura, em termos proporcionais.

1996

Candidato a prefeito foi Jorge de Castro (PT) – 4.878 (5,32%) votos, obtendo a terceira colocação. Rosalba Ciarlini (PFL) foi eleita pela segunda vez à municipalidade.

2000

Candidata a prefeito foi Socorro Batista (PT) – 4.447 (4,25%) votos, também ocupando a terceira colocação. Rosalba Ciarlini (PFL) foi reeleita, chegando ao terceiro mandato.

2004

Candidato a prefeito foi Crispiniano Neto (PT) – 4.083 (3,47%) votos, que ficou na quarta colocação. Fafá Rosado (PFL) ganhou as eleições.

2008 

Candidato a prefeito foi Larissa Rosado (PSB) – 46.149 (37,44%) votos, numa campanha em que o PT ocupou chapa como vice, com Tércio Pereira. Fafá Rosado (PFL) foi reeleita.

2012

Novamente o PT foi vice de Larissa Rosado (PSB) – 63.309 (46,97%) votos, com Josivan Barbosa. O pleito foi vencido por Cláudia Regina (DEM).

2014 (eleição suplementar)

Francisco José Júnior (PSD) – 68.915 (53,31%) votos, prefeito interino, devido cassação de Cláudia Regina, foi eleito com facilidade, tendo como vice o vereador petista Luiz Carlos Martins, que já tinha sido candidato a prefeito em 1992.

Vice-prefeito traça um retrato da gestão do prefeito que tem se tornado senso comum (Foto: arquivo)

Luiz Carlos foi vice-prefeito eleito pelo PT, com Francisco José Júnior (PSD), em 2014; em 1992, foi candidato à prefeitura com recorde em termos percentuais (Foto: arquivo BCS)

2016

O partido pela quarta campanha consecutiva não teve candidato a prefeito, mas ocupou posição de vice com Rayane Andrade na chapa liderada por Gutemberg Dias (PCdoB) – 11.152 (8,45%) votos. Quem venceu a disputa foi Rosalba Ciarlini (PP), obtendo seu quarto mandato municipal.

2020

A candidata a prefeito foi a deputada estadual Isolda Dantas (PT) – 8.051% (5,86%) votos, ocupando a terceira posição. Eleição do deputado estadual Allyson Bezerra (SDD), inclusive derrotando a prefeita Rosalba Ciarlini (PP), que tentava o quinto mandato. Detalhe é que o seu vice foi justamente Gutemberg Dias, candidato a prefeito em 2016.

2024

O PT apoiou o vereador Lawrence Amorim (PSDB), que até abril do mesmo ano era aliado do prefeito Allyson Bezerra. Sua companheira de chapa foi a vereadora, também ex-componente da bancada governista, Carmem Júlia Montenegro (MDB). A chapa obteve 16.115 votos (11,11%), de um total de 144.990 votos válidos. Allyson Bezerra e seu vice Marcos Bezerra (PSD, hoje no Republicanos) impuseram vantagem de 97,006 sobre eles (veja AQUI).

*Todos os dados são públicos, mas postagem é resultado de pesquisa, horas e horas de trabalho, além de textualização e edição. Se for utilizar as informações, não se acanhe de dar o crédito. Não é feio. É lei e decente. Obrigado.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
terça-feira - 21/04/2026 - 08:34h
Tá na História

Mossoró não se rendeu a Lampião

A página “Tá na História”, um sucesso com mais de 1,8 milhão de seguidores somente no Instagram, mas também presente noutras plataformas, aportou em Mossoró. E já botou no ar nessa segunda-feira (20), um vídeo sobre diferenciais históricos da cidade, como combate ao bando de Lampião e o primeiro voto feminino.

O material é institucional, a serviço do grupo Brava Energia.

Conduzida pelo jornalista e historiador Thiago Gomide, Tá na História veicula fatos históricos em vídeos curtos, acessíveis e com forte apelo de storytelling (técnica .

O projeto, porém, não nasceu sozinho: foi idealizado em parceria com a também jornalista Fernanda Arouca, funcionando como uma iniciativa de comunicação histórica multiplataforma.

Veja abaixo o que ele textualizou para o vídeo que reproduzimos nesta postagem:

Mossoró não é só história. É protagonismo.

Foi aqui que a tropa de Lampião foi derrotada e onde uma mulher votou pela primeira vez no Brasil.

Uma cidade que sempre esteve à frente do seu tempo e que segue em movimento até hoje.

Com presença na região, a @bravaenergia faz parte do desenvolvimento local e desse novo capítulo da cidade.

Mossoró segue fazendo história.

Nota do BCS – Sejam bem-vindos. Pintar nossa aldeia sempre faz-nos muito bem, Thiago e Bravo.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • San Valle Rodape GIF
segunda-feira - 20/04/2026 - 14:22h
30º Dia

Missa lembrará quarta-feira José Belarmino de Azevedo (Teteca)

Convite Missa Reprodução)

Convite Missa (Reprodução)

Será na próxima quarta-feira (22), às 17h30, na Catedral de Santa Luzia em Mossoró, a Missa de 30º dia em memória de José Belarmino de Azevedo (Teteca), 91.

Convite para esse ato litúrgico é feito por seus familiares.

Teteca faleceu dia 22 de março último, após complicações cardíacas.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
domingo - 19/04/2026 - 14:44h

Seu Pedro

Por Bruno Ernesto

Pedro Bezerra Sobrinho tem 95 anos e é um mestre em ofício que parece estar desaparecendo Foto: Bruno Ernesto)

Pedro Bezerra Sobrinho tem 95 anos e é um mestre em ofício que parece estar desaparecendo (Foto: Bruno Ernesto)

Pedro é atemporal. Tanto pode ser Seu Pedro, quanto Pedrinho. Mas chamo o meu de Dandão.

Do mais Pedro já foi pescador, apóstolo, navegador, ator, escultor, estudante e tantos outros.

Admiro tanto o significado deste nome, que é simbólico e ao mesmo tempo simples, que meu filho é Pedro.

Parece que simbólico, tive uma conversa reservada abaixo do altar principal e do Baldaquino de Bernini.

Os demais Pedros, encontro todos os dias; cada um com a sua importância e simbolismo.

Há um Pedro, todavia, com quem posso interagir e observar de uns anos para cá, e cuja a simplicidade e aparente fragilidade, me fazem, vez ou outra, passar à sua porta, nem que seja para dar um oi.

Exceto na hora da sua siesta.

Seu Pedro Bezerra Sobrinho é um senhor de noventa e cinco anos de idade.

Natural de Campo Grande/RN, foi criado no Sítio Laje, vizinho ao Sítio Chafariz, na zona rural de Mossoró.

Encontrei Seu Pedro enquanto procurava um sapateiro para consertar um sapato que estimo muito.

Nos fundos da Catedral de Santa Luzia, me apontaram o dedo em direção ao famoso beco das frutas.

-Ali, naquela esquina. Praticamente o último sapateiro da cidade.

-Fale alto, e pausado, que ele não escuta bem.

-É flamenguista.

Há mais de sessenta anos é sapateiro, está no atual há cinco anos.

Mora lá sozinho, num pequeno anexo, que muito me lembrou o anexo da casa de Anne Frank. Pelo menos a sensação que tive foi a mesma, quando vi um e outro.

Trabalha e mora no prédio, tem oito filhos, dos quais apenas seis vivos.

Nessa minha última visita, além do filho que o ajuda no ofício, o mais velho também estava lá, mas se despediu avisando que precisaria voltar para Natal.

Trabalhou muito tempo como vendedor da A Passarela, percorrendo o Vale do Jaguaribe (Russas), Paraíba e o próprio Rio Grande do Norte.

Falou com uma certa nostalgia que trabalhou para várias fábricas locais,  mas que a sola subiu de preço e a de borracha arruinou o mercado de vez.

-Entrou a sola de borracha, e veio o tênis. Acabou com tudo.

Fazia sapato por encomenda para os moradores de Mossoró, mas contou que a última encomenda foi há 40 anos.

Ficou viúvo há dezoito anos. Casou só 1 vez.

-Dá certo não!

Seu Pedro Bezerra é o Pedro que nos lembra a simplicidade da vida.

Apesar da longa estrada, ainda segue firme no ofício de sapateiro, rumando para os noventa e seis anos de idade no próximo dia treze de maio.

Não é que não se precise mais de sapateiros. O que precisamos é de mais Pedros.

Bruno Ernesto é escritor, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mossoró – IHGM e curador do portal cultural marsertao.com @ihgmossoro @marsertaoblog

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
sexta-feira - 17/04/2026 - 17:24h
Mossoró

Sinfônica de Lisboa se apresenta com crianças de escolas municipais

Musicalização é uma das grandes apostas da gestão (Foto: Lucas Bulcão)

Musicalização é uma das grandes apostas da gestão (Foto: Lucas Bulcão)

No próxima quinta-feira (23), o Teatro Municipal Dix-huit Rosado será palco de mais uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Lisboa. A exemplo da edição anterior, alunos da Rede Municipal de Ensino de Mossoró, que integram o projeto de Musicalização, farão parte do espetáculo “O Sítio da Amizade”.

No último dia 13 de março, a Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Educação, reuniu supervisores e diretores de unidades para uma formação com técnicas de musicalização a serem repassadas aos professores da rede municipal.

O trabalho executado nas unidades do município fará parte da apresentação da Orquestra Sinfônica de Lisboa, no dia 23, ás 8h30 no teatro Dix-huit Rosado com acesso livre.

Musicalização

A musicalização infantil é um processo pedagógico que utiliza atividades lúdicas, como canções, jogos rítmicos e instrumentos de percussão, para estimular o desenvolvimento integral da criança. O projeto visa estimular a percepção sonora e criatividade, além de aprimorar a coordenação motora, a socialização, a concentração e expressão corporal das crianças.

A Orquestra Sinfônica de Lisboa esteve anteriormente em Mossoró no dia 9 de setembro do ano passado.

Dia 9 de setembro do ano passado, a Sinfônica teve um espetáculo com casa cheia no Dix-huit Rosado (Foto: Wilson Moreno/Arquivo)

Dia 9 de setembro do ano passado, a Sinfônica teve um espetáculo com casa cheia no Dix-huit Rosado (Foto: Wilson Moreno/Arquivo)

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura / Educação / Gerais
quinta-feira - 16/04/2026 - 13:30h
Allyson Bezerra

Pré-candidato ao governo quer visitar todos os municípios do RN

Em página no Instagram o pré-candidato publica trilha na estrada (Fotomontagem do BCS)

Em página no Instagram o pré-candidato publica trilha na estrada (Fotomontagem do BCS)

Desde que renunciou ao mandato de prefeito reeleito de Mossoró no dia 27 de março, o engenheiro e acadêmico de direito Allyson Medeiros pôs os pés na estrada como pré-candidato ao governo do estado. Entre suas metas até o fim da campanha oficial em outubro, deste ano, colocou que vai visitar todos os municípios do Rio Grande do Norte.

– “Não é demais ou improvável”? – perguntei à saída do Teatro Dix-huit Rosado, em Mossoró, após solenidade de posse do sucessor Marcos Medeiros (Republicanos), o seu vice.

A resposta veio instantaneamente, sem rodeios: “Improvável se eu fosse pré-candidato a governador de Minas Gerais.”

“Realmente…”, emendei. Faz sentido. Entre os estados federados, MG tem 853 municípios, o maior número do país. O RN possui apenas 167.

Sem perda de tempo, de lá para cá, Bezerra aportou em cerca de dez municípios potiguares, além de dezenas de vezes fez percurso entre Natal e Mossoró. Touros, Itaú, Carnaúba dos Dantas, Porto do Mangue e Martins, por exemplo, já entraram no seu mapa.

No ambiente virtual, precisamente na plataforma Instagram, o pré-candidato inclusive criou um endereço que no nome e número foca nessa agenda: 167 Razões RN (veja AQUI).

Na campanha municipal de 2020, quando se elegeu prefeito pela primeira vez, Allyson Bezerra chegava a caminhar diariamente cerca de 15 a 18 quilômetros de média/dia para ser conhecido e lembrado nas urnas. Um GPS acoplado a seu corpo mapeava e dimensionava tudo.

Agora, a área territorial é bem maior. Mas, duvidar quem há de…

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
quinta-feira - 16/04/2026 - 10:34h
História de vida

Superação e conquista marcam entrega de carteiras da OAB

Letícia, vitória no nome e na vida Foto: cedida)

Letícia, vitória no nome e na vida (Foto: cedida)

A entrega das carteiras dos novos advogados é sempre um momento que vai além do protocolo. Representa sonhos conquistados, na sua grande maioria, com muita superação e resiliência. É o caso da agora advogada Letícia Vitória, que recebeu sua carteira na posse festiva, realizada na quarta-feira (15), no auditório da Ordem, em Mossoró.

Ela enfrentou um diagnóstico difícil de endometriose e precisou interromper temporariamente o curso.

“Esse é um momento muito importante e significativo para mim e para toda a minha família. Na graça de Deus, cheguei até aqui. Passei por momentos de tribulações com a minha saúde, mas tudo acontece no tempo do Senhor. Depois de tanto enfrentamento e batalhas por conta da endometriose, conquisto o meu sonho”, disse, emocionada.

A endometriose é uma doença crônica em que o tecido que deveria revestir apenas o interior do útero (endométrio) cresce em outras regiões do corpo. O diagnóstico veio em 2024.

“A minha foi endometriose profunda. Precisei pausar por exatamente um ano. A cirurgia realizada foi por vídeo, e acabei perdendo um ovário. Hoje cuido da minha saúde física, sigo estudando e, graças a Deus, consegui retomar a vida normal e me permitir recomeçar”, finalizou.

Além de Letícia, outros 31 advogados receberam a carteira da OAB nesta quarta-feira (15). Mais do que um ato formal, é um momento marcado por histórias de luta e superação.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
quarta-feira - 15/04/2026 - 13:36h
Mossoró

Semana de Dança Contemporânea será de 24 a 26 deste mês

Banner de divulgação

Banner de divulgação

A cidade de Mossoró recebe, nos dias 24, 25 e 26 de abril de 2026, numa iniciativa do Núcleo de Colaboração e Criação
Artística (NUCA), a Semana de Dança Contemporânea. Evento vai reunir artistas, pesquisadores e público em uma programação gratuita, composta por apresentações artísticas, rodas de conversa e oficinas.

Nasce da compreensão da dança como um espaço de encontro, relação e colaboração, reconhecendo o fazer artístico como um processo vivo, atravessado pelos corpos, pelos territórios e pelas urgências do nosso tempo. As apresentações artísticas e rodas de conversa
acontecerão no Espaço Cultural Teatro de Quintal, importante Ponto de Cultura da cidade e sede da Cia Pão Doce de Teatro. Já as oficinas acontecerão na sala de dança da Faculdade de Educação Física da Universidade do Estado do RN (UERN).

O Nuca é um coletivo que atua no campo das artes do corpo, desenvolvendo ações voltadas à criação, crítica, estesia, expressão, fruição e reflexão artística. O grupo compreende a arte como prática sociocultural fundamental para o desenvolvimento humano, buscando estimular a sensibilidade, a criatividade e o pensamento crítico, além de contribuir para a democratização do acesso à arte e à cultura.

Trata-se de uma parceria com o Banco do Nordeste Cultural Mossoró, e conta com o apoio da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e da Faculdade de Educação Física, além do Hotel Thermas, Marcondes Silva Produções e Eventos e da Cia Pão Doce de Teatro, através do Espaço Cultural Teatro de Quintal.

Programação

24/04
19h – Ponto de Encontro – Grupo de Dança Universitário de Mossoró (Mossoró/RN)
20h – Pelo Pescoço – Ana Cláudia Viana (Natal/RN)

25/04
9h – Oficina “Um lugar de Partida” com Ana Cláudia Viana
19h – Através das Memórias – Shumara Cia. De Dança (Mossoró/RN)
20h – Papangú – Alexandre Américo (Natal/RN)

26/04
9h – Oficina “Danças da Terra: Práticas Brincantes” com Alexandre Américo
19h – Retorno ao MA – Núcleo de Colaboração e Criação Artística (Mossoró – RN)
20h – Riso Pro meu Peito – Una Cia. De Dança (Mossoró – RN)

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
quarta-feira - 15/04/2026 - 10:06h
São Paulo-SP

Voos Mossoró-Recife são confirmados pela Azul Linhas Aéreas

WTM Latin America reuniu representantes da Azul e do governo do RN (Foto: divulgação)

WTM Latin America reuniu representantes da Azul e do governo do RN (Foto: divulgação)

A Azul Linhas Aéreas, maior companhia aérea do Brasil em número de cidades atendidas e de rotas domésticas diretas, anunciou nesta terça-feira (14) em São Paulo-SP, durante a WTM Latin America, a retomada, a partir de setembro, dos voos entre Mossoró (RN), a segunda maior cidade potiguar, e Recife (PE), o maior hub da Companhia no Nordeste. A informação reitera anúncio feito recentemente  (veja AQUI) e foi passada no estande do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

A Azul e a Azul Viagens também estão presentes com um espaço durante a WTM, que é considerada uma das maiores feiras de Turismo da América Latina.

A reativação da rota é fruto de parceria com o governo potiguar, que tem negociado com a Companhia desde o ano passado.

A rota contará com dois voos semanais de/para Mossoró-Recife. Os voos serão operados com aeronaves ATR, com capacidade para até 70 clientes, mesma aeronave usada pela Azul no período anterior que usou esse trecho, suspenso em março de 2025. A partir da capital pernambucana, os clientes terão acesso facilitado a 32 destinos, entre nacionais e internacionais.

Da mesma forma, os clientes oriundos de todo o Brasil passarão a ter mais possibilidades de chegar ao Rio Grande do Norte, fortalecendo a integração da região com a malha aérea da Azul.

“A parceria com a Azul reforça o nosso compromisso em fortalecer a conectividade aérea do Rio Grande do Norte como estratégia para impulsionar o turismo e dinamizar a economia. A nova rota Recife-Mossoró representa mais oportunidades de negócios, geração de emprego e valorização do nosso potencial regional”, declara a governadora Fátima Bezerra (PT).

Leia tambémAzul retomará voo Mossoró-Recife em setembro deste ano

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
quarta-feira - 15/04/2026 - 03:30h
Dedicação e talento

Merendeira de escola municipal de Mossoró disputa prêmio nacional

Maria Cristina Neta aposta em "Torta salgada de soja com macaxeira" (Foto: Wilson Moreno)

Maria Cristina Neta aposta em “torta salgada de soja com macaxeira” (Foto: Wilson Moreno)

A educação municipal de Mossoró é destaque mais uma vez. A Escola Municipal Marineide Pereira da Cunha está entre as escolas no Brasil selecionadas para concorrer ao prêmio “Melhores Receitas da Alimentação Escolar”. Com a receita “Torta Salgada de Soja com Macaxeira”, a merendeira Maria Cristina Neta já passou para a segunda etapa da competição, concorrendo com cozinheiras de escolas de todo o Brasil.

Essa é a terceira edição do concurso “Melhores Receitas da Alimentação Escolar”. A iniciativa é do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com a Itaipu Binacional, por meio do programa Mais que Energia, e com o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) e FADEMA, que tem como objetivo reconhecer e valorizar o trabalho das(os) merendeiras(os) do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Maria Cristina trabalha como merendeira na Escola Municipal Marineide Pereira da Cunha há 18 anos e a forma dedicada e criativa com a qual ela prepara a merenda diariamente, conquistou o paladar dos alunos, professores e dos servidores da unidade. Ela conta que criou a receita da torta exclusivamente para o concurso e ficou sabendo que havia passado para outra fase pelas colegas de trabalho. “O diretor da escola me falou do concurso e perguntou se eu queria participar e, como gosto de cozinhar e de desafios, topei. Fiquei sabendo no último sábado que passei para a outra etapa. Que venham mais desafios”, declarou.

Para compor a receita, Cristina conta que escolheu ingredientes que já fazem parte da merenda escolar. “Eu pensei em utilizar a soja e a macaxeira porque já estão na merenda escolar e porque são alimentos saudáveis, então criei a torta para participar do concurso”, explicou.

A professora Rosely de Souza Fernandes destaca que a merendeira Cristina cozinha muito bem. “Do nada, ela cria uma receita e a comida é muito gostosa. Estamos todos aqui na escola na torcida para que ela consiga ganhar esse prêmio”, comentou Rosely.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
terça-feira - 14/04/2026 - 10:28h
Chapa majoritária

“Não há pressa” para escolha do vice de Cadu, diz Samanda Alves

Samanda esteve em Mossoró numa programação com a governadora Fàtima Bezerra (Foto: reprodução)

Samanda esteve em Mossoró numa programação com a governadora Fàtima Bezerra (Foto: reprodução)

Do Blog Saulo Vale

Falei rapidamente com a presidente estadual do PT no RN e pré-candidata ao Senado, a mossoroense e vereadora em Natal, Samanda Alves, na manhã desta terça-feira.

– Na agenda em Mossoró, com a governadora Fátima Bezerra (PT), foi discutida a formação da chapa majoritária, como a questão de quem será o vice de Cadu Xavier?

“Não. Essa é uma discussão que ainda está sendo feita. O ideal é que a definição ocorra no próximo mês de maio, mas ainda temos tempo. Não há pressa”, destacou.

Cadu é o único dos três principais pré-candidatos ao governo que ainda não definiu o vice em sua chapa.

Recentemente, o PV apresentou o nome da ex-secretária de Assú, Luciana Soares, que é irmã do ex-prefeito Gustavo Soares e do conselheiro do Tribunal de Contas do RN, George Soares, prima do prefeito do Assú, Lula Soares.

A família, uma das mais poderosas e influentes do Vale do Açu, se mantém fiel às alianças com a governadora Fátima Bezerra (PT), inclusive com o PT indicando vaga a vice nas eleições à prefeitura.

“Temos conversado com todos os partidos aliados sobre essa definição”, finalizou Samanda, citando o PV, mas reafimando que definição segue aberta.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
segunda-feira - 13/04/2026 - 13:24h
Apelo

Hemocentro de Mossoró precisa de doações urgentes

Dr. André Aleixo, médico hematologista, faz um apelo à população de Mossoró e região para que compareça ao Hemocentro de Mossoró e contribua com a doação de sangue.

Situação é crítica, com suspensão de fornecimento do produto para cirurgias eletivas.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais / Saúde
  • San Valle Rodape GIF
segunda-feira - 13/04/2026 - 10:00h
9 e10 de junho

Fórum de Negócios e Workshop sobre Moscas-das-Frutas definidos

Produto é um símbolo da economia regional no RN (Foto: Robson Carvalho/Arquivo)

Produto é um símbolo da economia regional no RN (Foto: Robson Carvalho/Arquivo)

Nos dias 9 e 10 de junho, Mossoró irá receber o Fórum de Negócios da Fruticultura e o III Workshop de Monitoramento das Moscas-das-Frutas – Safra 2026. O evento reunirá produtores, exportadores, pesquisadores e especialistas e será realizado no Auditório Amâncio Ramalho, na Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA).

O evento é uma realização do Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (COEX), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (SEBRAE/RN) e da Ufersa, com organização da PromoExpo.

O fórum tem como objetivo discutir os principais desafios e oportunidades da fruticultura brasileira, com foco em temas estratégicos como produção, exportação, logística e infraestrutura — pontos essenciais para o fortalecimento do setor no mercado nacional e internacional.

A programação também inclui debates técnicos sobre o monitoramento e controle das moscas-das-frutas, uma das principais pragas que impactam a produtividade e a qualidade da produção, especialmente na região Nordeste.

Com uma abordagem prática e atual, o encontro busca promover a integração entre ciência, mercado e inovação, contribuindo diretamente para o desenvolvimento sustentável da fruticultura.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
sábado - 11/04/2026 - 15:20h
Chuvas

Justiça do Trabalho suspende prazos até terça-feira em Mossoró

Chuvas comprometeram funcionamento seguro do fórum (Foto: TRT21)

Chuvas comprometeram funcionamento seguro do fórum (Foto: TRT21)

Devido às fortes chuvas que atingiram a cidade de Mossoró desde quinta-feira, o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) suspendeu os prazos processuais, o atendimento ao público e o expediente presencial no Fórum Trabalhista local.

A medida, estabelecida pelo Ato Conjunto TRT21-GP/CR n° 009/2026, foi motivada por problemas na estrutura do prédio, causados pelas intensas chuvas.

Segundo o documento, as chuvas provocaram diversos vazamentos, levando a equipe de engenharia do Tribunal a recomendar o desligamento da energia elétrica para garantir a segurança. A previsão é que os reparos e o restabelecimento da energia elétrica sejam concluídos até
terça-feira, 14 de abril de 2026.

Atendimento Remoto

Durante o período de suspensão, que começou nessa sexta-feira (10), alcançando 13 e 14 de abril, o atendimento ao público será realizado exclusivamente por meio dos canais virtuais de cada unidade, como balcão virtual, WhatsApp e e-mail. O expediente interno será cumprido em regime de teletrabalho.

Audiências Telepresenciais

O Ato Conjunto também autoriza a realização de audiências telepresenciais nos dias 13 e 14 de abril, a critério dos juízes e juízas.

A medida visa garantir a segurança de todos e a continuidade dos serviços, mesmo diante dos transtornos causados pelas chuvas.

Acesse o Balcão Virtual das Varas, disponível no portal ou entre em contato pelo Whatsapp:

1ª Vara – (84) 3422-3604

2ª Vara – (84) 99838-0288

3ª Vara – (84) 3422-3630

4ª Vara – (84) 3422-3601

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • San Valle Rodape GIF
sábado - 11/04/2026 - 02:50h
Mossoró

Catedral tem modificação na programação de missas dominicais

Fiéis solicitaram ajuste de horário e foram atendidos (Foto: Arquivo)

Fiéis solicitaram ajuste de horário e foram atendidos (Foto: Arquivo)

A Paróquia de Santa Luzia, em Mossoró (RN), comunica à comunidade de fiéis e à sociedade em geral a ampliação dos horários de celebrações dominicais na Catedral de Santa Luzia.

Atendendo à significativa participação dos fiéis durante a Semana Santa, especialmente na celebração das 17h, o pároco, Padre Antoniel Alves, decidiu manter este horário de forma permanente, oferecendo mais uma oportunidade para a vivência da fé e da comunhão eclesial.

A partir deste domingo, 12 de abril, a Catedral passa a contar com os seguintes horários de Missa aos domingos: 6h, 9h, 11h, 17h e 19h.

Nas comunidades, permanecem os horários já estabelecidos: na Capela de São Vicente, às 7h, e na Capela da Ilha de Santa Luzia, às 17h.

A iniciativa busca favorecer a participação dos fiéis, oferecendo maior flexibilidade e acolhimento a todos que desejam vivenciar o momento de fé.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
sábado - 11/04/2026 - 01:26h
Mossoró

Justiça rejeita tentativa de paralisação de obra da Arena Nogueirão

Arena Nogueirão terá edificação tocada por grupo empresarial local (Arte: Reprodução)

Arena Nogueirão terá edificação tocada por grupo empresarial local (Arte: Reprodução)

Do TCM Notícia

Nesta sexta-feira (10), o juiz Pedro Cordeiro Júnior, da Vara da Fazenda Pública de Mossoró, negou a concessão do pedido de tutela de urgência, impetrado pela Liga Desportiva Mossoroense (LDM), para a suspensão das obras de construção da Arena Nogueirão, em Mossoró.

Logo após a formalização da Parceria Público-Privada (PPP) entre a Prefeitura de Mossoró e a Nacional Construtora, a LDM entrou com novo pedido de liminar no processo que pede a reversão do terreno onde foi construído o Nogueirão. O caso tramita na 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Mossoró desde 2024 e tem como réus o 6º Ofício de Notas e a Prefeitura de Mossoró.

Na nova decisão, o magistrado afirmou que o início das obras não altera substancialmente o cenário jurídico, não sendo suficiente para caracterizar perigo de dano à LDM. Segundo o juiz, a paralisação das obras em curso implicaria prejuízos relevantes e de difícil reparação ao ente público e aos particulares envolvidos.

Na decisão, Pedro Cordeiro também destaca que a interrupção do empreendimento comprometeria a implementação de política pública voltada à reestruturação de importante equipamento urbano.

Por fim, o juiz acrescenta que a concessão da tutela implicaria risco maior à coletividade, configurando hipótese típica de incidência do perigo de dano inverso.

Em entrevista ao programa TCM Comunidade, nesta sexta-feira (10), o procurador-geral do Município, Tales Belém, destacou a decisão favorável e ressaltou que, em nenhum momento, as obras haviam sido interrompidas.

Nota

Por meio de nota enviada ao Jornalismo TCM, a Nacional Construtora, responsável pela realização das obras, também se manifestou sobre a decisão.

A Nacional Incorporadora e construtora Ltda vem a público manifestar-se acerca da recente decisão judicial que indeferiu o pedido formulado pela LDM (Liga Desportiva Mossoroense) de suspensão das obras do Arena Nogueirão.

A empresa recebe a decisão com serenidade e respeito, reafirmando sua confiança nas instituições e no devido processo legal. O entendimento da Justiça confirma a regularidade das ações adotadas até o presente momento, bem como o cumprimento rigoroso das normas legais, técnicas e administrativas aplicáveis ao empreendimento.

Desde o início, a Nacional Incorporadora e construtora Ltda tem conduzido suas atividades com responsabilidade, transparência e compromisso com o desenvolvimento urbano e social, prezando pela legalidade e pelo interesse público.

Reiteramos que as obras do Arena Nogueirão seguem em conformidade com as exigências dos órgãos competentes, mantendo o cronograma previsto e observando todos os parâmetros de segurança e qualidade.

A empresa permanece à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais, reforçando seu compromisso com a sociedade e com a correta execução do projeto.

Mossoró 10 abril de 2026

Nacional Construtora e Incorporadora Ltda.

Nota do BCS – Torcer agora que os falsos desportistas, as cassandras e políticos que adotaram o estelionato político-eleitoral, via esporte, não interfiram mais uma vez.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Esporte / Política
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quinta-feira - 09/04/2026 - 11:34h
13 de abril

Ministra vai estar com agenda na zona rural de Mossoró

Fernanda Machiaveli é ministra do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (Foto: Albino Oliveira)

Fernanda Machiaveli é ministra do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (Foto: Albino Oliveira)

No dia 13 de abril, o Assentamento Mulunguzinho, na zona rural de Mossoró, sediará a inauguração da primeira Lavanderia Coletiva Agroecológica da América Latina, que faz parte do projeto piloto “Mulheres camponesas construindo tecnologias sociais e práticas sustentáveis”.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Marcha Mundial das Mulheres, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), a Fundação Guimarães Duque (FGD), o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e o Governo Federal, reunindo movimento feminista, universidade e poder público para promover sustentabilidade e autonomia das mulheres do campo.

Presenças

O evento contará com a presença da ministra do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Fernanda Machiaveli, autoridades estaduais, como o ex-secretário da SEDRAF Alexandre Lima e a deputada Isolda Dantas (PT), além de representantes da Ufersa e lideranças locais. Durante a solenidade, serão entregues comendas a personalidades que contribuíram para a iniciativa e haverá homenagem à feminista Nalu Faria, referência histórica na luta pela divisão do trabalho de cuidado.

O projeto prevê a instalação de máquinas de lavar industriais para uso coletivo, integradas a sistemas de energia solar e estações de tratamento e reuso de água. A água reaproveitada será utilizada em pomares e hortas agroecológicas locais, promovendo sustentabilidade ambiental, autonomia econômica e segurança produtiva para as mulheres. No Rio Grande do Norte, além do Mulunguzinho, o projeto será implementado em mais três unidades, atendendo 162 mulheres e beneficiando cerca de 400 famílias.

No Mulunguzinho, a gestão da unidade ficará a cargo do grupo de mulheres “Decididas a Vencer”, fundado em

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quarta-feira - 08/04/2026 - 15:46h
Prioridade

Ambulatório de Saúde Mental para famílias atípicas é preparado

Dra. Priscila, Petras e Morgana: foco em contingente atípico (Foto: cedida)

Dra. Priscila, Petras e Morgana: foco em contingente atípico (Foto: cedida)

A Prefeitura de Mossoró deve implantar, ainda neste mês de abril, um Ambulatório de Saúde Mental voltado ao atendimento de famílias atípicas. A iniciativa surge a partir de articulação do vereador Petras Vinícius (PSD), que havia formalizado o pedido em junho de 2025, destacando a necessidade de um espaço específico para acolhimento psicológico e acompanhamento dessas famílias.

O projeto foi discutido em reunião entre o parlamentar, a secretária municipal de Saúde, Morgana Dantas, e a Dra. Priscila Façanha, médica especialista em saúde mental, que já atuou na Ação Pró-TEA da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O prefeito Marcos Medeiros (Republicanos) sinalizou iniciativa como uma prioridade, ao lado da primeira-dama Aline Ellen.

Com a secretária foram alinhados os últimos detalhes para a implantação do serviço. A proposta busca atender famílias de pessoas com deficiência, autistas e crianças com transtornos do neurodesenvolvimento, ampliando a rede de cuidado já existente no município.

De acordo com Petras, o ambulatório representa um avanço importante na política pública de inclusão e assistência social em Mossoró. “Esse ambulatório nasce do diálogo com as famílias e do reconhecimento de que cuidar de quem cuida é essencial. Estamos dando um passo importante para garantir acolhimento, orientação e dignidade a essas pessoas”, afirmou o vereador.

Outras ações

A criação do ambulatório se soma a outras ações voltadas às famílias atípicas, como a doação de terreno para a Associação dos Autistas, o programa Incluir e a ampliação dos serviços de saúde, incluindo atendimento neuropediátrico, convocação de novos profissionais do concurso e a contratação de novos terapeutas ocupacionais que está em fase final. A expectativa é fortalecer a rede de apoio e oferecer um atendimento multiprofissional mais estruturado no município. “E claro que não podemos de agradecer à toda equipe da Saúde Municipal pelo apoio”, aponta o vereador.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política / Saúde
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
segunda-feira - 06/04/2026 - 22:30h
Banco do Nordeste Cultural

Caravana Literária e iniciação ao teatro são destaque essa semana

Caravana Literária faz parte da programação (Foto: divulgação)

Caravana Literária faz parte da programação (Foto: divulgação)

Considerado o Mês do Livro e da Literatura Infantil, devido à concentração de datas significativas relacionadas à leitura e autores, abril ganhou programação diversificada no Banco do Nordeste Cultural Mossoró. São exatas 64 atrações, entre oficinas, shows musicais, peças teatrais e apresentações de dança. Os destaques da semana ficam por conta da Caravana Literária e a oficina do Grupo Escarcéu.

Já nesta terça-feira, 7 de abril, os atores Lenilda Santos e Roberlilson Paulino ministram o Curso de Iniciação ao Teatro – 1º módulo. Os dois integram a Cia Escarcéu de Teatro, têm formação pedagógica e larga experiência com arte-educação. A oficina vai das 9h às 14h, no Ponto de Cultura do grupo, situado na Av. Alberto Maranhão, 535, no Alto da Conceição. As vagas são limitadas, mas os professores/atores repetem a dose nos dias 14 e 28 de abril, no mesmo local.

No dia seguinte, tem “Oficina de arte em parede as cores da inclusão”, com Lívia Freitas, na sede da Associação Mossoroense de Arte Inclusiva (Amarti), na Av. Mota Neto, nº 194, bairro Aeroporto. A quinta-feira, dia 9, tem a “Oficina de Beatmaking: introdução à produção musical eletrônica”, no Ponto de Cultura Rádio Sarjeta, Rua São Francisco, 16, Abolição. Às 15h30, na Praça da Redenção, no Centro de Mossoró, a Cia Escarcéu de Teatro apresenta o espetáculo “Onde as histórias se encontram”.

Vale conferir estas e o outras atrações no Instagram @bancodonordesteculturalmossoro. Também cabe destacar, a “Caravana Literária: contação de histórias”, com Samanta Silveira, que ocupa a Praça da Redenção, na Rua Dr. Almeida Castro, no Centro de Mossoró, às 16h da quinta. O projeto é uma iniciativa da Pró-reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com o apoio do Banco do Nordeste Cultural.

“É papel da universidade levar arte, cultura e educação para além dos muros da instituição. Nem todo mundo consegue vir, por exemplo, até o Campus Central. Então, a caravana é uma forma de democratizar o acesso à leitura e à educação e de mostrar a importância das parcerias, porque nós não estamos sozinhos. O Banco do Nordeste Cultural Mossoró tem sido fundamental para potencializar algumas ações da Universidade”, destaca o pró-reitor de Extensão da Uern, Esdras Marchezan.

A Caravana Literária ainda terá mais uma edição este mês, dia 18, às 16h30, no Parque Municipal de Mossoró Maurício de Oliveira. Desta vez, sob a coordenação do Projeto de Extensão Práticas de Leitura e Escrita na Escola (PraLEE), da Faculdade de Educação (FE), da Uern.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura
segunda-feira - 06/04/2026 - 18:24h
Casa da Esperança

Pessoas em situação de rua terão apoio de quatro freiras

Irmã Rafaela, Madre Isis, Irmã Rosineide e Irmã Isabelly: trabalho social (Foto: divulgação)

Irmã Rafaela, Madre Isis, Irmã Rosineide e Irmã Isabelly: trabalho social (Foto: divulgação)

A Paróquia de Santa Luzia, em Mossoró, recebeu quatro freiras que chegam à cidade com uma missão especial: dedicar-se ao cuidado e à assistência de pessoas em situação de rua. A iniciativa faz parte do projeto da Casa da Esperança, espaço que está em fase final de preparação e deve ser inaugurado ainda neste ano.

A apresentação das religiosas à comunidade católica mossoroense acontecerá na próxima quarta-feira (8), às 17h30, durante uma celebração de acolhida na Catedral de Santa Luzia.

As irmãs chegam de João Pessoa (PB), fruto de um entendimento entre a Diocese de Mossoró e o Instituto religioso das Irmãs Diocesanas, fortalecendo a missão da Igreja de estar próxima dos mais vulneráveis e de contribuir com atividades pastorais e de evangelização da Paróquia de Santa Luzia.

Irmã Rafaela, Madre Isis, Irmã Rosineide e Irmã Isabelly pertencem à Congregação das Irmãs Diocesanas do Divino Coração. Elas estarão à frente da Casa da Esperança, que será instalada no bairro Alto do Louvor, em Mossoró, e terá como missão acolher e assistir pessoas em situação de rua, oferecendo cuidado, presença e dignidade a quem mais precisa.

“O objetivo da Casa da Esperança é ser um lugar onde as pessoas em situação de rua possam ser acolhidas para uma convivência humanizadora, ter refeições, tomar banho, lavar suas roupas e receber assistência social, espiritual, médica, psicológica e jurídica no intuito de resgatar sua dignidade e ter condições dignas de vida e de cidadania”, explicou o pároco da Catedral, padre Antoniel Alves da Silva, vigário-geral da Diocese.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.