segunda-feira - 06/12/2021 - 09:30h
Conectividade

Prefeitura lança programa “Mossoró Digital”

A Prefeitura de Mossoró lançará na nessa terça-feira (7), o programa “Mossoró Digital”. A iniciativa pretende informatizar serviços disponibilizados à população e os processos internos do Município. O conceito do programa está fundamentado em três pilares: digitalização, transparência e agilidade.

Programa pretende ter avanços internos e favorecer relação com o público externamente (Foto: Allan Phablo)

Programa pretende ter avanços internos e favorecer relação com o público externamente (Foto: Allan Phablo)

A solenidade de lançamento será às 16h, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.

Por meio de uma plataforma on-line, a população terá acesso a serviços diversos da Prefeitura de Mossoró, como a solicitação de Alvará de Funcionamento; impressão de boletos; requisição de licenciamento ambiental; envio de ofícios ao Município; e solicitação do corte de terra e da carteira de passe livre para pessoas com deficiência.

Já aos servidores da municipalidade, a plataforma permitirá acesso aos processos internos da Prefeitura.

Outro avanço oportunizado pelo “Mossoró Digital” será o acompanhamento em tempo real das solicitações efetivadas na plataforma. Ou seja, a população poderá aferir o andamento de suas demandas ao Município. Além disso, o sistema propiciará comodidade aos mossoroenses, que terão a possibilidade de oficializar as suas requisições sem precisar se deslocar aos setores competentes.

Ainda no âmbito das melhorias possibilitadas pelo “Mossoró Digital”, destaca-se a economia de recursos públicos que será auferida a partir da redução da compra de folhas de papel e do volume de impressões. A diminuição do quantitativo de papéis alça o programa à condição de iniciativa sustentável.

O progresso da informatização no Município é uma realidade e, ao longo deste mês, a Prefeitura de Mossoró ainda anunciará a modernização do trabalho de outras secretarias da estrutura municipal.

Com informações da PMM.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
sábado - 04/12/2021 - 16:40h
Recuperação

Empresa que sofreu incêndio volta a funcionar segunda-feira

Empresa sofreu incêndio dia 17 de novembro (Foto: arquivo/redes sociais)

Empresa sofreu incêndio dia 17 de novembro (Foto: arquivo/redes sociais)

Localizada à Avenida Alberto Maranhã, 377, centro de Mossoró, a empresa Transfusão Super Troca voltará às suas atividades normais na próxima segunda-feira (6). Há poucas semanas, ela quase foi destruída pelo fogo.

Um incêndio rapidamente emergiu nos fundos do prédio por volta de 11h15, no dia 17 de novembro último. Por pouco não se propagou também para imóveis vizinhos. A pronta ação do Corpo de Bombeiros, o socorro da Prefeitura de Mossoró e apoio de caminhões-pipa de privados conseguiram impedir tragédia maior (veja AQUI).

Os dirigentes da empresa, que fica em frente à Capela de São Vicente, divulgam em suas redes sociais e para clientes e amigos que recuperaram estrutura física do imóvel e equipamentos internos atingidos pelo fogo.

Estão prontos à volta à rotina de trabalho.

Nota do Canal BCS – Excelente notícia, aquilo que adoramos repassar a nossos webleitores.

Ao trabalho, gente!

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia / Gerais
  • San Valle Rodape GIF
quinta-feira - 02/12/2021 - 13:10h
Mossoró

Município abre mais pontos de vacinação, inclusive Festa de Santa Luzia

A Prefeitura de Mossoró mantém ampliação de atendimento à vacinação contra a Covid-19. Desde o dia 20 de novembro o município vem formando parcerias com o objetivo de disponibilizar pontos extras de vacinação.

Atendimento está disponibilizando outras em locais de grande fluxo de pessoas (Foto: Wilson Moreno)

Atendimento está disponibilizando outras em locais de grande fluxo de pessoas (Foto: Wilson Moreno)

O primeiro ponto extra aconteceu no Partage Shopping, onde dezenas de mossoroenses, entre funcionários e clientes, foram vacinados durante dois finais de semana seguidos. A partir de então, vários outros pontos estão sendo instalados em mercados públicos, supermercados, farmácias. Além dos pontos extras, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) também estão realizando a vacinação.

Hoje (quinta-feira, 2), além das UBSs, dois pontos extras estão sendo disponibilizados para a vacinação da Covid e da Influenza. Um dos pontos está acontecendo no Atacadão, em frente ao Partage Shopping, onde a vacinação acontece o dia todo das 8h às 16h. E na Farmácia Pague Menos da Leste-Oeste, onde a vacinação acontecerá das 13h às 17h.

Festa de Santa Luiza

Amanhã (sex-feira, 3), às 15h, será o início da vacinação no estande que ficará instalado ao lado da Catedral de Santa Luzia até o dia 12, véspera da procissão da padroeira Santa Luzia. Esse ponto extra é uma parceria do município com a Diocese de Santa Luzia. O objetivo é continuar garantindo mais acesso às vacinas para os mossoroeses. No local a vacinação acontecerá das 15h às 22h.

Além do lançamento do ponto de vacinação na Festa de Santa Luzia, nesta sexta-feira outros pontos extras também serão instalados: No PAM do Bom Jardim, das 7h30 às 11h; no supermercado Cidade, da 12 Anos, das 8h às 12h; e supermercado Cidade do Abolição IV, das 8h às 13h.

Vacina disponíveis

  • Coronavac/Butantan: Disponível para 1ª dose a partir de 18 anos ou mais e para a 2ª dose a partir de 28 dias da 1ª dose;
  • AstraZeneca/Oxford/Fiocruz: Disponível para 2ª dose a partir de 56 dias da 1ª dose;
  • Pfizer: Disponível para a 1ª dose para crianças e adolescentes de 12 a 17 anos e 2ª dose para quem tomou a 1ª dose há 56 dias;
  • Dose de reforço (3ª dose): Disponível para os trabalhadores da Saúde da rede pública e privada e para a população em geral a partir de 30 anos ou mais, que concluíram o esquema básico com a 2ª dose há 5 meses, e a dose adicional para os pacientes imunossuprimidos (Em tratamento …).
  • OBS: O município ainda não dispõe em sua rede de saúde do imunizante da Janssen. Aguardando o envio das doses por parte do Ministério da Saúde, para iniciar o reforço do público que recebeu esse imunizante.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde
quarta-feira - 01/12/2021 - 10:12h
Economia

Mossoró tem 7º sétimo mês consecutivo de saldo positivo em emprego

Pelo sétimo mês consecutivo, Mossoró registrou saldo positivo na geração de empregos, de acordo com dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados nesta terça-feira (30). Mossoró teve 1.087 postos de trabalho em outubro, garantindo que o município continue com desempenho positivo na geração de empregos.vagas de emprego

Uma das ações que tem contribuído para abertura de vagas de trabalho é o programa Painel de Empregos e a atuação da Prefeitura de Mossoró para atração de novas empresas para a cidade, assim interpreta o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SEDINT), professor e economista Franklin Filgueira.

O resultado do cálculo considera os números de admissões (2.587) e desligamentos (1.500) de trabalhadores. O resultado é a diferença entre os dois indicadores. O cálculo do Novo Caged é feito com base na pesquisa realizada mensalmente com os empregadores, mas considera também outras fontes como o sistema de dados do eSocial e do empregadorWeb (sistema que registra os pedidos de seguro-desemprego).

O segmento Serviços foi o que teve o maior saldo positivo na geração de empregos em outubro no município, quando dividido por grupo de atividade econômica. Foram 734 empregos nas empresas do setor de serviços mossoroense, seguido dos setores de construção civil (139 empregos) e indústria (105 empregos). Comércio (63 empregos) e agropecuária (46 empregos) também apresentaram resultados positivos no mês de outubro.

Saldo mensal da geração de empregos de Mossoró

  • Abril: 281 empregos
  • Maio: 882 empregos
  • Junho: 1.196 empregos
  • Julho: 585 empregos
  • Agosto: 1.016 empregos
  • Setembro: 1.209 empregos
  • Outubro: 1.087 empregos.

Do total de trabalhadores contratados em outubro a maioria é do sexo masculino (1.500 pessoas). Foram 1.047 empregos ocupados por mulheres. Ensino Médio completo foi o grau de instrução com maioria de trabalhadores admitidos em Mossoró no mês de outubro.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Economia
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
domingo - 28/11/2021 - 22:54h
Pandemia

“Mossoró Vacina” mais de 2 mil pessoas contra a Covid-19

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), aplicou mais de 2 mil doses neste final de semana na campanha “Mossoró Vacina”. Ao todo, quatro pontos receberam a população para tomar a primeira, segunda e terceira doses contra a Covid-19 entre sábado (27) e domingo (28).

Levantamento da SMS aponta que foram aplicadas 2.156 doses (Foto: Allan Phablo)

Levantamento da SMS aponta que foram aplicadas 2.156 doses (Foto: Allan Phablo)

Levantamento da SMS aponta que foram aplicadas 2.156 doses nos ginásios do Sesi e Pedro Ciarlini, no Mercado Central e no Partage Shopping. Deste total, 142 foram de D1, 1.754 de D2, 257 de D3 e 03 de DA (dose adicional). Nenhuma dose única foi aplicada.

Das 2.156 doses aplicadas neste final de semana, 259 foram no Partage Shopping, 827 no ginásio do Sesi, 100 no Mercado Central e 970 no ginásio municipal.

Total de doses aplicadas entre sábado e domingo

D1: 142 doses

D2: 1.754 doses

DR: 257 doses

DA: 03 doses

DU: 00 doses

Total: 2.156 doses aplicadas.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde
quarta-feira - 24/11/2021 - 08:48h
Aplauso

Poeta Antônio Francisco integra equipe da Cultura de Mossoró

Em março de 2019, como deputado, Allyson Bezerra homenageou o poeta (Foto: arquivo)

Em março de 2019, como deputado, Allyson Bezerra homenageou o poeta (Foto: arquivo)

O poeta mossoroense Antônio Francisco passa a integrar o quadro de servidores da Secretaria Municipal de Cultura de Mossoró. A portaria de nomeação foi publicada na edição do Jornal Oficial de Mossoró (JOM) desta segunda-feira (22).

Antônio Francisco foi nomeado pela Prefeitura de Mossoró como Assessor Executivo, com lotação na Secretaria Municipal de Cultura.

O poeta, reconhecido nacionalmente e ícone da cultura mossoroense, atuará em projetos de poesia em escolas e demais equipamentos da rede municipal.

Ainda como deputado estadual, logo em seu primeiro ano legislativo, o hoje prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) já tinha dado reconhecimento público ao poeta. Em sessão solene pelos 167 anos de emancipação política de Mossoró, em março de 2019, entregou comenda a ele.

Nota do Canal BCS – O poeta Antônio Francisco é um patrimônio da cultura de Mossoró e do RN, referência importante além dos limites do município e dividas estaduais. Bom demais. Depois lhe dou um abraço em ‘carne viva’, meu querido.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura
  • San Valle Rodape GIF
terça-feira - 23/11/2021 - 23:48h
Câmara de Mossoró

Governismo aprova crédito suplementar, apesar de boicote de ‘aliados’

O plenário da Câmara Municipal de Mossoró aprovou, nesta terça-feira (23), o Projeto de Lei Ordinária do Executivo (PLOE) 09/2021, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional, tipo suplementar, no Orçamento do Município para o exercício de 2021. Foram 12 votos favoráveis, numa votação carregada de tensão provocada por parte dos vereadores governistas, que tentaram sabotar votação.

Didi deu um voto decisivo acima das diferenças políticas; Gideon saiu às pressas (Fotomontagem BSV)

Didi deu um voto decisivo acima das diferenças políticas; Gideon saiu às pressas (Fotomontagem BSV)

Foi graças a um ex-governista que se intitula “independente”, Didi de Arnor (Republicanos), que o governo municipal conseguiu assegurar os votos necessários, pois sem esse aval legislativo até a folha de pessoal estaria comprometida de legalmente ser paga, mesmo com recursos em caixa.

Os vereadores Cabo Tony (Solidariedade), Gideon Ismaias (Cidadania), Paulo Igo (Solidariedade), Costinha (MDB) e Isaac da Casca (DC) não estavam em plenário. A oposicionista Marleide Cunha (PT) também não estava na hora de se computar votos. Houve até quem saísse apressadamente à proximidade da votação.

O que é a PLOE 09/2021

Baseado na Lei 4.320/64, o valor do crédito suplementar é de R$ 64 milhões. O Executivo explica, na justificativa ao projeto, que o município sofreu impactos, com despesas não previstas e especificadas no orçamento de 2021.

Elenca R$ 13,3 milhões de Despesas de Exercício Anterior (DEA); R$ 816 mil de Indenizações a fornecedores e prestadores de serviços diversos; R$ 29,6 milhões pagos através de bloqueios judiciais para pagamentos de funcionários demitidos, fornecedores e prestadores de serviços diversos.

Também R$ 9,3 milhões de valores pagos no combate à pandemia de Covid-19 a fornecedores e prestadores de serviços de saúde; R$ 4,8 milhões de pagamento de precatórios; R$ 6,7 milhões para folha de pagamento referente à parte do 13º de 2020, valores fixos e variáveis de dezembro de 2020.

“Os valores destacados, quando somados, atingem a cifra de R$ 64,6 milhões que, malgrado (apesar de) não estejam contemplados no orçamento de 2021, foram pagas e projetaram, por extensão, desequilíbrio orçamentário nas contas municipais”, diz a mensagem ao Projeto de Lei Ordinária do Executivo (PLOE) 09/2021.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
segunda-feira - 22/11/2021 - 15:49h
Mossoró

Porcellanati tenta retomar imóvel e Justiça rejeita pedido de liminar

Cordeiro: rejeição à pretensão da Itagrês (Foto: arquivo)

Cordeiro: rejeição à pretensão da Itagrês (Foto: arquivo)

O juiz Pedro Cordeiro Júnior, da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Mossoró, indeferiu pedido de liminar em Mandado de Segurança Cível, sob o número 0821212-88.2021.8.20.5106, provocado pelo Grupo Itagrês (Porcellanati Revestimentos Cerâmicos S/A). O impetrante reagiu na esfera judicial contra a consumação do processo administrativo de reversão de imóvel doado ao grupo em 2004, pela Prefeitura de Mossoró.

O prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) assinou a decisão no início desse mês (veja AQUI).

A grosso modo, o grupo originário de Tubarão (SC), que fechou em 2014 a fábrica localizada na BR-304, saída para Fortaleza, pleiteava e arguia o seguinte:

01 – Teria passado prazo do Município reverter;

02 – Que o sumiço (veja AQUI) do processo original (o que foi restaurado pela atual gestão) teria gerado a prescrição do direito do do Município. Cá para nós: isso deixa claro que o “desaparecimento” os interessava;

03 – Que não lhe foi dado prazo para defesa, quando, na verdade, a municipalidade dilatou à exaustão prazos e até aceitou por último um tempo-limite adicional que a própria Itagrês sugeriu;

04 – Que está em recuperação judicial e, por isso, merece um tratamento diferenciado.

A Porcellanati desde que encerrou suas atividades coleciona calotes. Bancos credores, comércio local, fornecedores de matéria-prima, impostos à municipalidade (cerca de 10 milhões de reais) e sobretudo obrigações trabalhistas que chegariam a R$ 20 milhões, só com operários locais.

Para se instalar em Mossoró, o grupo teria (teria, repetimos) investido mais de R$ 120 milhões, sendo R$ 51 milhões da Sudene e R$ 52 milhões de outras fontes, incluindo R$ 21 milhões do Banco do Nordeste.

Paralisada há tantos anos e sempre prometendo reabertura quando se sentia ameaçada de perder o patrimônio alheio (veja AQUI um exemplo do ano eleitoral de 2018), a Porcellanati passou por Plano de Recuperação Judicial sob o número 0300460-44.2017.8.24.0075, 1ª Vara Cível, na Comarca de Tubarão-SC. Contudo, segue ludibriando de humildes ex-empregados a instituições bancárias.

Nota do Canal BCS (Blog Carlos Santos) – Essa corriola de Santa Catarina e seus parceiros ocultos do RN vão tentar a todo custo retomar esse grande negócio, uma das maiores patifarias promovidas contra o erário e povo de Mossoró. Sabem que não têm condições de produzir uma telha para cobrir a casa de um pinto, mas precisam do imóvel em definitivo à caça de mais milhões de dinheiro público. Paguem pelo menos os ex-empregados. Tenham vergonha na cara!

Vaza!

P.S – Aplauso aqui, dessa lonjura, à Procuradoria do Município, por arrimar de forma consistente e densa, esse processo administrativo e defesa judicial.

Leia também: Indústria tem máquinas levadas após promessa de quase 500 empregos!

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Justiça/Direito/Ministério Público / Política
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
segunda-feira - 22/11/2021 - 15:20h
Cultura

Oficina de Restauração em Pintura de Cavalete será realizada

A Sociedade Amigos da Pinacoteca em parceria com a Prefeitura Municipal de Mossoró, com apoio do Governo Federal através de recursos encaminhados pelo deputado federal Beto Rosado (PP) vai realizar o primeiro curso de Restauração em Pintura de Cavalete na cidade. SAP-PMM - Oficina de Restauração

As inscrições gratuitas para a Oficina acontecem de 19 a 26 de novembro e podem ser realizadas através do site da pinacoteca no endereço www.amigosdapinacoteca.com.br (Clique aqui). As aulas serão realizadas na Escola de Artes de Mossoró de 27 de novembro a 05 de dezembro, de 14h às 18h. Serão disponibilizadas 40 vagas.

O público alvo são funcionários da Prefeitura de Mossoró que irão trabalhar na Pinacoteca, artistas, professores de artes da Rede Municipal de ensino e interessados em geral. Também serão convidadas prefeituras das cidades polo, Universidades e Galerias de Arte. Ao final da Oficina os participantes receberão certificado de 40h.

Professor

A Oficina será ministrada pelo renomado artista cearense Francisco Alves Ferreira, que há mais de 30 anos trabalha no ramo da restauração de antiguidades em porcelana, biscuit, petit bronze, mármore e quadros a óleo, com atuação, também na área de Escultura e pintura. Francisco Alves é doutor em Ciências da Educação e foi professor da disciplina de Expressão Espacial I e II, no curso de Artes Visuais da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

O Termo de Fomento celebrado entre a Prefeitura Municipal e a Sociedade Amigos da Pinacoteca tem como objetivo a execução de projeto para implantação de uma Pinacoteca Municipal em regime de mutua cooperação no Museu Histórico Lauro da Escóssia.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura
segunda-feira - 22/11/2021 - 11:24h
Imunização

Mossoró começa a aplicar terceira dose contra a Covid-19

Terceira dose de reforço a partir de 55 anos ou mais - Allyson Bezerra anuncia, prefeito de Mossoró, Mossoró Vacina, Covid-19A Prefeitura de Mossoró começa nessa segunda-feira (22) nova etapa de vacinação contra a Covid-19.

O programa “Mossoró Vacina” dá vazão à terceira dose em adultos a partir dos 55 anos de idade.

A comunicação foi feita agora pela manhã pelo prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade).

Quem tomou a segunda dose há no mínimo cinco meses, já pode procurar o Ginásio do Sesi no bairro Doze Anos, das 8 às 16h, para receber o reforço.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde
  • San Valle Rodape GIF
quarta-feira - 17/11/2021 - 12:56h
Perigo

Incêndio atinge loja no centro de Mossoró

Um incêndio na loja Transfusão, localizada à Avenida Alberto Maranhão, Centro de Mossoró, em frente à Capela de São Vicente, ganhou grandes proporções à manhã dessa quarta-feira (17). Começou por volta de 11h15.

A ação do Corpo de Bombeiros, Prefeitura Municipal de Mossoró e algumas pessoas com caminhões-pipa proporcionou combate eficiente contra a propagação do fogo.

Dirigentes, empregados e clientes da empresa saíram a tempo, sem que houvesse qualquer registro de feridos ou algo mais grave com qualquer pessoa.

Rescaldo

Bombeiros ainda estão no local e trabalham para complementar o serviço de rescaldo.

O incêndio foi controlado cerca de uma hora e meia depois.

A informação preliminar, é de que o fogo não alcançou outros imóveis contíguos, mas a fumaça podia ser vista de várias partes da cidade, tamanho o seu alcance.

Incêndio começou por volta de 11h15 e foi debelado antes que se alastrasse por prédios vizinhos (Fotomontagem BCS)

Incêndio começou por volta de 11h15 e foi debelado antes que se alastrasse por prédios vizinhos (Fotomontagem BCS)

A Transfusão trabalha com lubrificantes, seu carro-chefe comercial e de serviços.

Centro Empresarial Caiçara e outros imóveis comerciais e residenciais ficaram encobertos por fumaça (Foto: BCS)

Centro Empresarial Caiçara e outros imóveis comerciais e residenciais ficaram encobertos por fumaça (Foto: BCS)

Depois daremos mais detalhes.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
terça-feira - 16/11/2021 - 08:38h
Decreto

Retomada de imóvel da Porcellanati está “consumada em definitivo”

Na tentativa de ficar de qualquer jeito com patrimônio público, grupo usou táticas de má-fé

O processo sob o número 2015/035 da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SEDEC) da Prefeitura de Mossoró, que trata da reversão de imóvel à TB Nordeste Indústria e Comercio de Revestimentos S/A (outrora denominada de Porcellanati Revestimentos Cerâmicos Ltda.), está concluído. Decreto datado do último dia 5 e assinado pelo prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade), dá como “consumando, definitivamente, o retorno do bem doado ao patrimônio do Município de Mossoró.”

Allyson Bezerra assinou decisão para Procuradoria-Geral encaminhar providências cartorárias (Foto: Célio Duarte/Arquivo)

Allyson Bezerra assinou decisão para Procuradoria-Geral encaminhar providências cartorárias (Foto: Célio Duarte/Arquivo)

Cabe agora à Procuradoria-Geral do Município que proceda com os trâmites cartorários competentes, oficializando a decisão, pelo não cumprimento por parte da empresa de exigências basilares contidas na doação ocorrida ainda em 2004.

Em sua tentativa de defesa administrativa para não perder o bem doado, a empresa de origem catarinense atesta que chegou a ter 23 empregados em atividade até o ano de 2015. Porém, suas atividades industriais foram paralisadas ainda em 2014, após iniciadas em 2009. Entretanto, veja abaixo o que explicitamente mostra o documento formal de doação em sua Cláusula Sétima – Da Reversão:

Os imóveis alienados ficam sujeito à reversão ao patrimônio do Município de Mossoró, a qualquer tempo, nos próximos 15 (quinze) anos, caso sejam modificadas as razões aqui configuradas, ou seja, a geração de, no mínimo 99 (noventa e nove) empregos diretos, ou seja, constatação de desvio de finalidade, sem o pedido de autorização da DONATÁRIA e o prévio consentimento, por escrito, do Município. Em caso de falência, configurada nos próximos 15 (quinze) anos, a reversão dar-se-á conjuntamente com as benfeitorias incorporadas ao imóvel.

Na decisão do prefeito, amparada em amplo trabalho do setor jurídico municipal, é descrito que os dirigentes da TB Nordeste/Porcellanati tentaram a todo custo, com manobras inclusive usando setores da imprensa, “atabalhoar a marcha processual, a fim criar factoides processuais que pudessem, de alguma forma, beneficiar-lhe durante a reversão, especialmente, visando conduzir o caso a uma eventual prescrição”.

Muitas dívidas

O grupo Itagrês, controlador dessa indústria, acumula dívidas multimilionários. Só com a municipalidade fica em torno de R$ 10 milhões em impostos. Os compromissos trabalhistas com mais de 250 empregados nunca foram honrados após encerramento da produção industrial em 2014, há mais de 7 anos. Hoje passariam de R$ 20 milhões.

No comércio local também é numerosa a lista de credores, além de setor financeiro.

Para se instalar em Mossoró, o grupo teria investido mais de R$ 120 milhões, sendo R$ 51 milhões da Sudene e R$ 52 milhões de outras fontes, incluindo R$ 21 milhões do Banco do Nordeste.

Paralisada há tantos anos e sempre prometendo reabertura quando se sentia ameaçada de perder o patrimônio (veja AQUI um exemplo do ano eleitoral de 2018), a Porcellanati passou por Plano de Recuperação Judicial sob o número 0300460-44.2017.8.24.0075, 1ª Vara Cível, na Comarca de Tubarão-SC. Contudo, segue sem honrar qualquer débito local.

Má-fé de sempre

A versão espalhada por pura má-fé por representantes da TB Nordeste/Porcellanati, em contato com lideranças de ex-empregados, é que somente com a indústria voltando a funcionar em Mossoró será possível pagar as dívidas trabalhistas, por exemplo. A informação é puro sofisma. “A gente sabe que tudo isso é mentira, estão enganando de novo”, desabafa José Ronaldo da Silva, uma das vozes mais ativas contra o calote, líder dos trabalhadores.

Na verdade, uma monstruosidade a mais, pois o Plano de Recuperação Judicial concentra essas e outras obrigações em Tubarão-SC, sem qualquer relação com a unidade local. Inclusive, a própria estrutura fabril local está comprometida em cerca de 50%, pois uma de sua linhas produtivas foi ‘arrancada’ em abril desse ano, por ordem judicial, cumprida para atender credor que não recebeu pelo maquinário fornecido há muitos anos.

Parte do maquinário foi retirada em abril deste ano, para cobrir dívida com credor; indústria foi fechada em 2014 (Fotomontagem BCS)

Parte do maquinário foi retirada em abril, para cobrir dívida com credor; indústria foi fechada em 2014 (Fotomontagem BCS)

A tentativa de segurar a qualquer preço o patrimônio público, convertendo-o de vez num bem seu, é outro golpe infame contra o município, Mossoró e sua gente. Por trás, muitos outros interesses, inclusive de forças ocultas que adoram explorar Mossoró.

Leia também: Protesto ‘oficial’ da Porcellanati é outro tudo ou nada contra reversão;

Leia também: Veja  AQUI  mais de 50 matérias sobre o tema postadas nos últimos anos.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
sábado - 13/11/2021 - 21:16h
Brasília

Prefeito baterá à porta de ministérios e parlamentares

batendo à porta, porta, bater portaO prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) passará parte da próxima semana em Brasília.

Segue vaquejando liberação de recursos e andamento de projetos. Tem muita coisa emperrada, parada ou quase parando nos intramuros do poder.

Sem um representante no Congresso Nacional, o jeito é se desdobrar batendo à porta de ministérios, tentando abrir caminho com o esforço direto e pessoal.

Oportunidade ainda para conversar pessoalmente com parlamentares potiguares, tentando benefícios para o município de Mossoró.

É luta medonha!

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
sexta-feira - 12/11/2021 - 09:34h
Mossoró

Ampliação de transporte urbano atinge mais de 30 regiões

A Prefeitura de Mossoró apresentou nessa quinta-feira (11), o Plano de Ampliação do Sistema de Transporte Público da cidade. Novos 11 itinerários vão fazer parte dessa modificação, alcançando mais de 30 regiões até maio de 2022, segundo foi apresentado pelo prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) e a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESDEM).

O evento ocorreu às 18h na Praça do Alto de São Manoel, localizada ao lado da Unidade de Pronto Atendimento Governador Tarcísio de Vasconcelos Maia (UPA do Alto de São Manoel).

Apresentação ocorreu à noite dessa quinta-feira (Foto: PMM)

Apresentação ocorreu à noite dessa quinta-feira (Foto: PMM)

A linha Planalto/Liberdade começa circular a partir desta sexta-feira (12), saindo da Praça Liberdade, às 6h10 da manhã. O itinerário possui 16km de extensão e contempla os bairros Centro, Ilha de Santa Luzia, Pirrichil, Inocoop, Planalto e Liberdade. Também houve ampliação da linha Vingt Rosado, que contemplará a partir desta sexta o Conjunto Novo.

O lançamento do plano de ampliação do transporte público contou com a assinatura do termo aditivo que viabiliza a ampliação do sistema no município. O prefeito Allyson Bezerra anunciou que até fevereiro a Prefeitura de Mossoró investirá 220 mil reais no transporte público coletivo do município.

Allyson disse ainda que “vamos fazer com que o transporte público de Mossoró seja eficiente, moderno e transparente. É ônibus na rua, ônibus nos bairros, ônibus atendendo realmente à população. É um novo tempo que queremos dar ao transporte público de Mossoró”, completou o gestor.

Viabilidade técnica

A Secretaria de Mobilidade iniciou ainda em janeiro estudos de viabilidade técnica com o georreferenciamento dos itinerários, análise da qualidade de ruas e avenidas e sinalização. Em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, as rotas receberam manutenção e reparos na pavimentação para melhorar a mobilidade.

Por meio de consulta pública durante a campanha “Mossoró Mobilidade”, a SESDEM recebeu diversas sugestões sobre implantação de novas rotas para o transporte público. De acordo com Luís Correia, diretor executivo de Mobilidade, as sugestões foram primordiais para aperfeiçoar o plano de ampliação do sistema.

 

Cronograma de ampliação

12 de novembro: Vingt Rosado/Conjunto NovoÔnibus, coletivo, transporte urbano - itinerário - 12 de novembro Vingt Rosado-Conjunto Novo

A partir desta sexta-feira (12), a linha Vingt Rosado/Conjunto Novo será ampliada, contemplando os bairros Centro, Pereiros, Ilha de Santa Luzia, Alto de São Manoel, Presidente Costa e Silva, Pintos, Vingt Rosado e Conjunto Novo. O itinerário passou a ter 25 km de extensão.

12 de novembro: Planalto/LiberdadeÔnibus, coletivo, transporte urbano - itinerário - 12 de novembro - Planalto-Liberdade - Gráfico 2

A linha Planalto/Liberdade atenderá aos bairros Centro, Ilha de Santa Luzia, Pirrichil, Inocoop, Planalto e Liberdade.

20 de dezembro: Aeroporto/MacarrãoÔnibus, coletivo, transporte urbano - itinerário - 12 de novembro - Aeroporto-Macarrão - Gráfico 3

Até dia 20 de dezembro será implantada a linha Aeroporto/Macarrão. O itinerário contemplará os bairros Centro, Pereiros, Doze Anos, Boa Vista, Aeroporto I, Macarrão e Quixabeirinha. A linha possui 13 km de extensão.

20 de janeiro: SumaréÔnibus, coletivo, transporte urbano - itinerário - 20 de Janeiro - Sumaré - Gráfico 4

A linha Sumaré terá 21 km de extensão e contemplará os bairros Centro, Pereiros, Alto de São Manoel e Sumaré.

Fevereiro de 2022Ônibus, coletivo, transporte urbano - itinerário - Fevereiro de 2022 - Gráfico 5

Maio de 2022Ônibus, coletivo, transporte urbano - itinerário - Maio de 2022 - Gráfico 6

 

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Gerais
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
sexta-feira - 12/11/2021 - 08:20h
Secretariado

Prefeito faz modificações estratégicas com soluções internas

Com o deslocamento (veja AQUI) do então titular da pasta da Administração e Recursos Humanos, João Eider Furtado de Medeiros, para cargo na Assembleia Legislativa do RN, o Governo Allyson Bezerra (Solidariedade) encontra nomes (veja nomeações AQUI) na própria gestão municipal para não ter obstrução de continuidade administrativa. Muda duas pastas com apostas internas, outra vez.

Kadson vai para cargo estratégico em nova missão e Carolyne ocupará espaço no Gabinete (Fotomontagem BCS)

Kadson vai para cargo estratégico em nova missão e Carolyne ocupará espaço no Gabinete (Fotomontagem BCS)

Para o lugar de João Eider é nomeado alguém de primeira hora e absoluta confiança do prefeito: advogado Kadson Eduardo de Freitas Alexandre, que estava no Gabinete Civil. E, nesse cargo, entra Carolyne Oliveira Souza, dos quadros da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Era Assessora Especial e nos primórdios da administração foi diretora executiva de Gestão de Pessoas.

Papeis estratégicos

Kadson sai do Gabinete Civil para missão que já cumpriu no início do governo em situação emergencial, período de pouco mais de 30 dias em que acumulou os dois cargos. Espécie de secretaria-mãe que trata da complexa relação com servidores diretos e indiretos, direitos diversos e negociações sindicais, a Administração e Recursos Humanos fica com alguém que o prefeito passou a ter como coringa.

Quanto a Carolyne Oliveira, toda sua experiência profissional é na atuação de gestão, assessoria e secretaria de gabinetes, como o fez em administrações recentes na Ufersa e também na iniciativa privada e institucional no Ceará, caso da titularidade na Secretaria Executiva de Projetos de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política
quarta-feira - 10/11/2021 - 23:38h
Coletivos

Plano de Ampliação do Sistema de Transporte Público será apresentado

Transporte público teve grande redução desde o ano passado (Foto: PMM)

Transporte público teve grande redução desde o ano passado (Foto: PMM)

A Prefeitura de Mossoró realizará nesta quinta-feira (11), apresentação do Plano de Ampliação do Sistema de Transporte Público da cidade. O evento acontecerá às 18h na Praça do Alto de São Manoel, localizada ao lado da Unidade de Pronto Atendimento Governador Tarcísio de Vasconcelos Maia (UPA do Alto de São Manoel).

No início do ano, a gestão municipal identificou apenas três linhas em funcionamento (Abolições, Nova Vida e Vingt Rosado), passando por diversos problemas estruturais. De imediato, à Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESDEM) iniciou estudos técnicos de viabilidade para o retorno e ampliação dos itinerários.

Ao longo do ano, as equipes da secretaria trabalharam na elaboração de rotas, manutenção da malha viária e sinalização. Diversas reuniões foram feitas com a empresa prestadora do serviço de transporte no município, a fim de traçar alternativas para o retorno e ampliação das rotas.

O grande recuo no número de veículos e linhas deriva em especial da pandemia, que causou drástica redução da clientela.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Gerais
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
segunda-feira - 08/11/2021 - 12:04h
LOA

Secretário explica que Lei Orçamentária será realista e não fantasiosa

O Orçamento da Prefeitura de Mossoró para 2022 é estimado em R$ 851 milhões e 486 mil. O montante está previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA), cujo Projeto de Lei (nº 05/2021), de autoria do Executivo, foi debatido em audiência pública, hoje (8), na Câmara Municipal de Mossoró.

Audiência é parte de um trabalho técnico e político estratégico à gestão pública (Foto: Edilberto Barros)

Audiência é parte de um trabalho técnico e político estratégico à gestão pública (Foto: Edilberto Barros)

Na reunião, o secretário municipal de Planejamento, Frank Felisardo, apresentou síntese da LOA. Explicou ser planejamento de curto prazo, com previsão de receitas e despesas. Inclui toda programação dos gastos para o ano seguinte e descreve programas, ações e despesas.

“A LOA faz ajustes de acordo com as necessidades e metas do governo para cada ano de gestão”, informa o secretário. Frank Felisardo lembrou que o projeto, em tramitação na Câmara, foi produzido de forma participativa e é baseado no plano de governo da atual gestão.

Adequação

Nos últimos anos, segundo ele, o Orçamento da Prefeitura vinha sendo subestimado. Isto é, o total gasto supera o previsto. Como exemplo, em 2020, dos R$ 587 milhões orçados, o Município gastou 61% a mais (R$ 946 milhões). Para 2022, a intenção é adequá-lo à realidade.

Daí, a diferença da LOA 2021 (R$ 689 milhões) para 2022 (R$ 851 milhões). “A gestão Allyson Bezerra (Solidariedade) trabalha para tornar Orçamento mais executável em 2022, mais próximo possível da realidade, para que não existam tantos problemas na execução”, informa Frank Felisardo.

Cronograma

A audiência pública foi mais uma etapa na análise da LOA na Câmara. Foi presidida pelo vereador Marckuty, presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade (COFC). Substituiu o presidente da Câmara, Lawrence Amorim, em agenda administrativa em Natal.

Participaram da reunião outros vereadores e representantes da sociedade civil, como OAB e Sindiserpum. O prazo para emendas à LOA vai até sexta-feira (12). Dia 1º de dezembro, está prevista a primeira votação da LOA e, dia 14 de dezembro, a segunda e última votação.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
sábado - 06/11/2021 - 04:50h
Mossoró

Prefeito assina decreto retomando imóvel doado à Porcellanati

Unidade industrial da Porcellanati em Mossoró ocupa área privilegiada e de altíssimo valor (Foto: Itagrês)

Unidade industrial da Porcellanati em Mossoró ocupa área privilegiada e de altíssimo valor (Foto: Itagrês)

A Prefeitura Municipal de Mossoró publica no Jornal Oficial do Município (JOM), edição 639 (veja AQUI), sexta-feira (5), decreto que formaliza a reversão de doação de imóvel que tinha usufruto indústria Porcellanati Revestimentos Cerâmicos Ltda. (Grupo Itagrês).

Originária de Tubarão (SC), desde abril de 2014 que a Porcellanati não produz absolutamente nada, além de enraizar calote multimilionário sem qualquer alento de pagamento, atingindo a própria municipalidade, instituições financeiras, fornecedores, ex-empregados, prestadores de serviço etc.

O decreto, em seu artigo primeiro assevera o seguinte: “Fica revertido em favor do Município de Mossoró, o terreno localizado no Distrito Industrial de Mossoró, com área de vinte hectares, localizado às margens da BR-304, doado sob condições pela Lei nº 1.968, de 2004, à empresa Porcellanati Revestimentos Cerâmicos Ltda, inscrita no CNPJ nº 05.214.228/0001-06 e inscrição estadual nº 200924095.”

No parágrafo único justifica a decisão tomada pelo prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade): “A reversão de que trata o caput deste artigo decorre do descumprimento da finalidade da doação”.

Leia também: Porcellanati cai em sua própria armadilha e não volta a funcionar.

Nota do Canal BCS (Blog Carlos Santos) – Depois contaremos detalhes de bastidores dessa história de vigarice que está longe de seu fim. Aguarde e tape as narinas preventivamente.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Economia
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
quarta-feira - 27/10/2021 - 18:14h
Covid-19

Pfizer é liberada para quem tomou a 1ª dose de AstraZeneca há 90 dias

A partir de amanhã (quinta-feira, 28) o programa Mossoró Vacina vai iniciar a aplicação de doses da Pfizer para compor a 2ª dose de quem tomou a 1ª dose da Oxford (Astrazeneca/Fiocruz),  há 90 dias. A decisão visa completar o esquema vacinal de quem aguarda pelas doses da Oxford, imunizante que está em falta no município desde a sexta-feira (22).

Intercâmbio foi autorizado, agilizando vacinação (Foto: Allan Phablo)

Intercâmbio foi autorizado, agilizando vacinação (Foto: Allan Phablo)

O anunciou foi feito agora pouco pelo coordenador municipal de imunizações Etevaldo Lima. A liberação do intercâmbio de vacinas foi feita na tarde de hoje através de uma nota técnica emitida pela Secretaria Estadual da Saúde Pública (SESAP) para os municípios do Rio Grande do Norte. Segundo o comunicado, a medida visa atender as pessoas que tomaram a 1ª dose da vacina da Oxford, já completaram 90 dias e estavam aguardando a chegada do imunizante para tomar a 2ª dose.

A vacinação da Covid acontece no ginásio do Sesi das 8h às 16h de segunda a sábado e nos domingos e feriados no Ginásio de Esportes Pedro Cialine. Estão sendo vacinados, adolescentes a partir de 12 anos, 2ª dose para o público em geral e dose de reforço para idosos acima de 60 anos e para os profissionais da saúde que completaram seu esquema vacinal há cinco meses.

Aprovação

A troca entre os imunizantes ou intercâmbio de vacinas para a aplicação da segunda dose foi aprovado pelo Ministério da Saúde (MS), Plano Estadual de Imunização (PEI) e Comitê Científico do Estado, além da Organização Mundial da Saúde (OMS). A troca já era autorizada em casos específicos como o das grávidas que receberam a primeira dose da AstraZeneca.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
terça-feira - 26/10/2021 - 20:50h
Caged

Mossoró gerou quase 19,1% dos empregos do RN em setembro

O RN criou 6.302 empregos no mês de setembro, sendo que 1.205 foram gerados em Mossoró, o que equivale a 19,1% do total. Em outras palavras, Mossoró gerou quase 19,1% dos empregos em todo o RN, de forma que para cada 5 empregos gerados no Estado no mês, 1 deles foi em Mossoró.Evolução da Taxa Mensal de Empregos - Natal x Mossoró no terceiro trimestre de 2021 - julho a setembro

Essa e outras informações relativas à empregabilidade no estado foram divulgadas nesta terça-feira (26) pelo Ministério do Trabalho, a partir do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

Pelo sexto mês consecutivo a cidade de Mossoró tem obtido retomada do emprego de forma crescente e sustentada, ainda sob pressão da pandemia da Covid-19.

Taxa Mensal de Crescimento do Emprego

No terceiro semestre, a Taxa Mensal de Crescimento do Emprego em Mossoró se mostra bem acima da verificada em Natal e na média de todo o Rio Grande do Norte. Mossoró teve 24,8% em julho, 28,7% em agosto e 22,6% em setembro (veja boxe comparativo acima).

“O Painel de Empregos da Prefeitura Municipal de Mossoró, operado pela área de Empregabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SEDIT), tem sido forte aliado do trabalhador na busca de oportunidades com a universalização das vagas abertas na cidade”, fala o titular dessa pasta, economista e professor Franklin Filgueira.

Para ele, “o novo ambiente de negócios implementado pela gestão do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade), integrado com o setor produtivo, classe trabalhadora, sistema financeiro e empreendedores, tem sido importante para o bom desempenho do emprego na cidade”.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Economia
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
segunda-feira - 25/10/2021 - 08:10h
Covid-19

Mais de 3.200 pessoas são vacinadas no fim de semana

Vacinação segue normalmente no curso da semana (Foto: Allan Phablo)

Vacinação segue normalmente no curso da semana (Foto: Allan Phablo)

A campanha de imunização contra a Covid-19 segue avançando em Mossoró. Servidores e voluntários estiveram neste sábado (23) e domingo (24) vacinando no Ginásio do Sesi e no Centro de Vacinação, instalado no Ginásio Poliesportivo Engenheiro Pedro Ciarlini Neto. Foram 3.227 doses de vacinas aplicadas durante o fim de semana.

Vacinação | sábado (23) e domingo (24).

  • Primeira dose: 237
  • Segunda dose: 1.658
  • Dose de reforço: 1.313
  • Dose única: 9
  • Total de doses aplicadas: 3.227

A Secretaria Municipal de Saúde conseguiu aplicar todas as doses do imunizante AstraZeneca, destinados para a aplicação da D2. O município aguarda o envio de mais doses para avançar na campanha com o imunizante.

A campanha “Mossoró Vacina” segue imunizando os mossoroenses nesta segunda (25), no Ginásio do Sesi, a partir das 8h. O município continua aplicando a dose de reforço (3ª dose) nos idosos acima de 60 anos e nos profissionais da Saúde que completaram o esquema vacinal há 5 meses.

A vacinação também contempla a aplicação de 1ª e 2ª dose para público-geral a partir de 12 anos.

Para mais informações sobre o enfrentamento à Covid-19 em Mossoró, acesse: www.prefeiturademossoro.com.br/coronavirus

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
quarta-feira - 20/10/2021 - 17:18h
Plano Plurianual

Recursos do Cidade Junina e Comunicação vão para Saúde e Educação

plano-plurianualO plenário da Câmara Municipal de Mossoró aprovou em primeiro turno, nesta quarta-feira (20), o Plano Plurianual (PPA) da Prefeitura, com metas da gestão para o período 2022/2025. Por unanimidade, o Legislativo validou 39 emendas dos parlamentares ao projeto. As alterações remanejam quase R$ 12 milhões para as áreas de Saúde e Educação, por exemplo.

Conforme decidido pela Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade (COFC), as emendas transferem R$ 6 milhões e 900 mil da Comunicação para a Saúde, dos quais R$ 1 milhão para a causa animal. Também redirecionam R$ 5 milhões do Mossoró Cidade Junina (MCJ) para outras ações, como educação bilíngue e para crianças com deficiência.

Esforço concentrado

No debate antecedente à votação, bancadas do governo e da oposição elogiaram o trabalho da COFC, que analisou as 147 emendas ao projeto do PPA (Projeto de Lei do Executivo 06/2021), segunda-feira (18).

Após quase 10 horas de trabalho, a Comissão aprovou 39 emendas e rejeitou outras 108. Para esta decisão, justificou presença de erros formais, ações redundantes, ausência de competência municipal, entre outros.

Pontos de vista

Líder da oposição, a vereadora Larissa Rosado (PSDB) disse haver desconexão entre o PPA e o Plano de Governo do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade), e que as emendas buscaram uni-los. “Ações sem previsão em leis orçamentárias ficam impossibilitadas de realização”, alerta.

Já o vereador Genilson Alves (Pros), líder do governo, exalta conquistas históricas no PPA, como ações à causa animal. E enaltece a forma participativa da elaboração. “Diferente da gestão anterior, que não permitia que o projeto fosse aperfeiçoado, com emendas”, compara.

Próximos passos

O projeto do PPA está previsto para ser votado, em segundo turno, em 3 de novembro. Em seguida, será devolvido à Prefeitura.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.