quinta-feira - 13/01/2022 - 08:50h
Gestão

Controladoria-Geral do Município passará por mudança

Claudember Dantas: missão cumprida (Foto: PMM)

Claudember Dantas: missão cumprida (Foto: PMM)

O consultor em controle interno Claudemberg Dantas, atual titular da Controladoria-Geral do Município de Mossoró (CONTROL), deverá formalizar pedido de afastamento do cargo nos próximos dias. Retomará a rotina de suas atividades na iniciativa privada e em consultorias públicas.

Claudemberg tem mais de 25 anos atuando nos segmentos estatal e privado, inclusive como controlador-geral e assessor técnico junto a órgãos de estado, como os tribunais de contas do RN e da União.

Ele fez parte da equipe de transição do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) e foi nomeado à Controladoria-Geral em janeiro do ano passado. Seu compromisso ao assumir a função foi de que ficaria de seis meses a um ano nesse trabalho estratégico na municipalidade.

O seu substituto deverá ser anunciado até o início da próxima semana. Procuramos maiores informações com o secretário municipal da Comunicação, Bruno Martins, que confirmou a notícia, mas sem adiantar quem ocupará o cargo.

Leia também: Veja outras mudanças na equipe de Allyson Bezerra AQUI, AQUI e AQUI.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
terça-feira - 04/01/2022 - 17:10h
Mossoró

Câmara de Mossoró aprova ajuste na LDO 2022

Em sessão nesta terça-feira (4), o plenário da Câmara Municipal de Mossoró aprovou ajuste à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2022. De autoria do Executivo, o projeto de lei 20/2022, aprovado, fixa 1,2% da receita corrente líquida do Município para emendas impositivas.

Projeto fixa 1,2% da receita corrente líquida do Município para emendas impositivas (Foto: Edilberto Barros)

Projeto fixa 1,2% da receita corrente líquida do Município para emendas impositivas (Foto: Edilberto Barros)

Trata-se de mais um passo no cumprimento de recente decisão do Tribunal de Justiça (TJRN), que determinou previsão de 1,2% para emendas de execução obrigatória na Lei Orçamentária Anual (LOA). Antes da LOA, porém, o índice precisaria constar na LDO.

Celeridade

As próximas etapas serão fixar o percentual no Plano Plurianual (PPA) e na LOA, pela ordem. Em relação à LDO, os vereadores e vereadoras aprovaram o ajuste em regime de urgência especial, por consenso entre as bancadas de situação, oposição e independência.

A aprovação é parte do compromisso de acelerar a reanálise orçamentária. Para tal, leva-se em conta excepcionalidade: Mossoró inicia o ano sem orçamento 2022 aprovado. Eventual demora em sanar a situação pode gerar prejuízos financeiros e administrativos ao Município.

Na votação de hoje, o plenário também aprovou emenda à LDO, destinando para a Saúde 50% do total de R$ 9 milhões previstos às emendas impositivas em 2022. Nesta quarta-feira (5), Câmara dará sequência à análise orçamentária. A sessão começa às 9h.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política
  • San Valle Rodape GIF
segunda-feira - 03/01/2022 - 15:40h
Educação municipal

Sistema de matrículas 100% digital tem nova etapa essa semana

Tem início nesta segunda-feira (3), e segue até a próxima sexta-feira (7), mais uma etapa do calendário de matrículas da rede municipal de ensino de Mossoró. Por meio do programa “Educação Digital”, ao longo desta semana será realizado, pelas próprias unidades de ensino, o processo de renovação das matrículas dos alunos que já fazem parte da rede.

Calendário com processo de matrícula por inclusão digital elimina filas e sofrimentos de pais e responsáveis até em madrugadas à porta de escolas (Foto: Wilson Moreno)

Matrícula por inclusão digital elimina filas e sofrimentos de pais e responsáveis até em madrugadas à porta de escolas (Foto: Wilson Moreno)

Com um sistema 100% digital, não há necessidade de pais ou responsáveis se dirigirem à escola ou Unidade de Educação Infantil (UEI) em que o estudante esteja matriculado.

“Os pais não precisam se dirigir à escola. Essa é uma etapa executada pela própria escola ou UEI. Se o aluno vai permanecer na unidade, a própria escola renova a matrícula”, enfatiza a secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar.

Etapas

Confira todas as etapas do calendário de matrículas da rede municipal de ensino:

– Alunos novatos com deficiência, TEA ou Altas Habilidades/Superdotação (de 22 a 26 de dezembro);

– Alunos novatos com deficiência, TEA ou Altas Habilidades/Superdotação – UEI Nova Mossoró (de 27 a 31 de dezembro);

– Renovação (realizada pela própria unidade de ensino, por meio do SIGEduc, de 3 a 7 de janeiro de 2022);

– Transferência (de 10 a 14 de janeiro de 2022);

– Matrícula de novos alunos (de 17 a 23 de janeiro de 2022).

Todos os detalhes sobre o calendário de matrículas da rede municipal de ensino estão disponíveis AQUI.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Educação
segunda-feira - 03/01/2022 - 13:18h
Reunião

Câmara quer acelerar reanálise do Orçamento de Mossoró

Dezoito vereadores e assessores da CMM participaram de reunião hoje (Foto: Edilberto Barros)

Dezoito vereadores e assessores da CMM participaram de reunião hoje (Foto: Regy Carte)

A Câmara Municipal de Mossoró se prepara para reanalisar leis orçamentárias, após cumprir a decisão judicial de devolver à Prefeitura o projeto do Orçamento 2022. Em reunião na manhã de hoje (3), vereadores se dispuseram a acelerar o processo legislativo, no decorrer deste mês, para evitar prejuízos financeiro e administrativo ao Município.

Além da Lei Orçamentária Anual (LOA), precisarão ser ajustados a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Plano Plurianual (PPA), aprovados em junho e novembro de 2021, respectivamente. A adequação é para reservar 1,2% da receita corrente líquida às emendas impositivas dos vereadores e vereadoras, conforme liminar do Tribunal de Justiça (TJRN).

Não se observa, na Câmara, ambiente para continuar a judicialização do tema. O clima político é para resolução via processo legislativo. “Obtivemos o consenso entre as bancadas para as tramitações em curto prazo”, informa o vereador Genilson Alves (Pros), líder do Governo.

Apesar desse compromisso, o rito dos trabalhos dependerá do teor dos projetos a serem enviados pela Prefeitura, segundo o vereador Professor Francisco Carlos (PP) “Esperamos a colaboração do Executivo para sanar essa situação o mais rápido possível”, diz o líder da oposição.

Sessões mantidas

Segundo o presidente da Câmara, Lawrence Amorim (Solidariedade), a previsão é que o Executivo envie os ajustes à LDO e ao PPA ainda esta semana. Após adequações nessas leis, que poderão ser aprovadas na próxima semana, em urgência especial, a Câmara passaria à LOA – esta sim, com tramitação mais longa (audiência pública, prazo para emendas etc.).

“Enquanto isso, a Câmara segue com sessões ordinárias normais, a partir desta terça-feira (4), às 9h”, anuncia o presidente. Paralelamente, ele constrói com o Governo Municipal a aplicação pelo Legislativo e Executivo do “orçamento provisório”, correspondente a 1/12 avos do Orçamento, até aprovação da lei orçamentária definitiva para 2022.

Por fim, na reunião de hoje na Câmara, com a presença de 18 vereadores e técnicos do Legislativo, encaminhou-se a reserva para a Saúde de 50% dos mais de R$ 9 milhões previstos às emendas impositivas. Trata-se do mesmo percentual adotado pela União e Governo do Estado.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
quarta-feira - 29/12/2021 - 10:26h
Média e Alta Complexidades

Ministério da Saúde libera R$ 15 milhões à saúde de Mossoró

Portaria sob o registro GM/MS Nº 4.012, de 28 de dezembro, publicada nessa quarta-feira (29) no Diário Oficial da União (DOU), assinada pelo ministro da Saúde, médico Marcelo Queiroga, assegura a liberação de R$ 15.000.000,00 (quinze milhões de reais) em “em parcela única” à Prefeitura de Mossoró. O montante será investido numa série de equipamentos à saúde pública municipal.

Os recursos serão injetados na “Atenção à Saúde da População para Procedimentos em Média e Alta Complexidade”, mostra a mesma portaria. O projeto foi apresentado pelo prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) em audiência que teve em Brasília com o próprio ministro, no dia 18 de novembro último (veja AQUI).

Coube ao deputado federal licenciado e ministro das Comunicações, Fábio Faria (PSD), vaquejar celeridade do pleito e a aprovação do ministro.

Os recursos serão aplicados da seguinte forma:

– Construção de uma Policlínica no Grande Alto de São Manoel;

– Construção de quatro unidades do Centro de Atenção Psicossocial (CAPSs), que hoje funcionam em prédios alugados;

– Construção de duas unidades de acolhimento (uma adulto e uma infantojuvenil);

– Aquisição de duas ambulâncias ALFA para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU);

– Aquisição de equipamentos para o setor de atenção especializada.

Veja a íntegra da portaria AQUI.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política / Saúde
terça-feira - 28/12/2021 - 22:56h
Faz de conta

Sem gás e sem energia, Porcellanati entra 2022 sem produzir nada

Energia elétrica até aqui é outra incógnita (Foto meramente ilustrativa)

Energia elétrica até aqui é outra incógnita (Foto meramente ilustrativa)

Além de não ter gás natural (veja AQUI o que publicamos recentemente) para acender um isqueiro, a Porcellanati Revestimentos Cerâmicos Ltda. (grupo Itagrês) também não conseguiu até o momento a garantia de energia elétrica para voltar a produzir. Segue sua rotina de faz de conta.

Essa fábrica que está parada desde 2014 (há quase oito anos), em Mossoró, vai entrar 2022 como começou 2021: sem produzir nada, absolutamente coisa alguma, sequer uma peça de azulejo para cobrir o balcão de algum açougue.

As atividades da Porcellanati começaram em dezembro de 2009 em Mossoró, com investimento de R$ 120 milhões, sendo R$ 51 da Sudene, R$ 21 milhões do Banco do Nordeste e o restante de outras fontes. A estimativa de produção era de 1 milhão de metros quadrados de piso, por mês. Nunca atingiu a meta de produção máxima.

Calotes

Em abril de 2014, quando alcançou a metade da produção estimada, ela teve suas atividades paralisadas por corte do fornecimento de gás e energia, em virtude da falta de pagamento. De lá para cá, passou por processo de recuperação judicial e mesmo assim sequer pagou os ex-empregados.

O que sustenta as portas abertas dessa indústria que nada produz é uma discutível decisão monocrática liminar obtida no Tribunal de Justiça do RN (TJRN), no último dia 23 de novembro (veja AQUI). A TB Nordeste Indústria e Comercio de Revestimentos S/A, nova denominação da Porcellanati, derrubou decisão de primeiro grau que confirmava a reversão de terreno doado pela municipalidade ainda em 2005, à edificação da fábrica.

A Prefeitura de Mossoró publicou no dia 5 de novembro desse ano (veja AQUI e AQUI) o decreto “consumando, definitivamente, o retorno do bem doado ao patrimônio do Município de Mossoró”. O município tem plano de passar esse bem público à ocupação por indústrias sérias e com projetos consistentes, mas não consegue.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Economia / Gerais
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
terça-feira - 28/12/2021 - 15:04h
Covid-19

Saúde mostra perda de vacinas por desinteresse de população

Em entrevista à Intertv Cabugi nessa terça-feira (28), o coordenador do Programa Municipal de Imunização da Prefeitura de Mossoró, Etevaldo de Lima, disse que o município atesta perda de 4.782 doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19. Segundo ele, existe um prazo para utilização delas e parte do público-alvo não demonstra interesse em receber a aplicação.

Vacinação tem ampla cobertura, inclusive em endereços de pessoas com dificuldades de locomoção (Foto: PMM)

Vacinação tem ampla cobertura, inclusive em endereços de pessoas com dificuldades de locomoção (Foto: PMM)

“Público nós temos. O que está faltando é parte desse público buscar a vacinação contra a covid. Nós usamos de todas as estratégias, pontos extras de vacinação, vacinamos de domingo a domingo, porém a população não quer”, disse Etevaldo.

Com a campanha Mossoró Vacina, a Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró segue intensificando diariamente a busca ativa da população que ainda não tomou a 2ª dose da vacina contra a Covid-19. O município realiza diariamente força-tarefa, inclusive com pontos extras, para vacinação da população.

PNI

Em Nota Oficial, em reforço às declarações de Lima, a municipalidade afirma que “age para garantir a qualidade dos imunizantes garantindo a proteção de acordo com sua validade. No município, não ocorreu perda de vacinas por falta de armazenamento ou translado inadequados”.

E acrescentou: “Os servidores da saúde atuam vacinando todos os públicos definidos pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), inclusive com atendimento especial aos que têm dificuldade de locomoção, idosos, enfermos. Reitera o fenômeno nacional da queda na procura pela segunda dose, é uma dificuldade enfrentada com variadas medidas e campanhas de esclarecimento”.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró – a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte – o número de pessoas com a D3 em atraso é de 8.127. Em relação a D2 o número é ainda maior, são 11.280 pessoas que ainda não procuraram os pontos de vacinação para dar continuidade ao esquema.

Todas as 47 unidades básicas de saúde do município estão à disposição para vacinação. Atualmente, a população conta ainda com pontos extras de vacinação em farmácias, shopping, centros comerciais etc., em uma parceria da iniciativa privada com o município.

Também é fruto dessa parceria a doação de cinco refrigeradores para armazenamento de vacinas. A doação foi feita pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Rede Drogasil na última terça-feira, 21.

De acordo com dados do RN Mais Vacina, o município de Mossoró tem 196.865 pessoas vacinadas com D1 e D2. Ao todo, 474.039 doses foram aplicadas desde o início da vacinação, somando primeira, segunda e terceira dose.

Nota do Canal BCS – População é estimulada a ser vacinada, é informada da importância, mas não quer. A PMM oferta, divulga, mostra importância, facilita vacinação (até indo às casas das pessoas que não podem se locomover ou têm outro problema), mas muita gente não tem interesse. Não falta vacina. Falta bom senso. Difícil.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde
segunda-feira - 27/12/2021 - 21:24h
Saúde

Serviço de UTI Pediátrica segue com renovação de contrato

A UTI pediátrica mantida pela Prefeitura Municipal de Mossoró está assegurada. Como já afirmou a municipalidade no fim de semana (veja AQUI), não há nenhuma hipótese de suspensão desse serviço, como chegou a ser ventilado (veja AQUI).

Com o encerramento do contrato com a empresa Neoclínica, a empresa Serviço de Assistência Médica e Ambulatorial (SAMA), que já mantém contrato ativo com o município para diversas especialidades médicas, foi notificada pela Secretaria Municipal de Saúde para cumprir essa tarefa.

Ocorre que, nesta segunda-feira (27), a SAMA comunicou à Prefeitura de Mossoró que não teria os profissionais em seus quadros.

Diante disso, a Prefeitura formalizou com a Neoclínica um novo contrato para prosseguir com os serviços na UTI pediátrica, sem a descontinuidade dos serviços. A informação foi confirmada oficialmente hoje.

A Neoclínica está com essa responsabilidade desde abril de 2013.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
segunda-feira - 27/12/2021 - 11:28h
Inverno

Mossoró registra média de 35 milímetros de chuvas durante madrugada

Os oito pluviômetros instalados nas quatro regiões de Mossoró registraram, entre o final da noite deste domingo (26) e madrugada desta segunda-feira (27), média de 35 milímetros de chuvas. Os equipamentos somados registraram 280mm.

Dia em boa parte nublado cedeu lugar às chuvas à noite de domingo e madrugada de hoje (Foto: Wilson Moreno)

Dia em boa parte nublado cedeu lugar às chuvas à noite de domingo e madrugada de hoje (Foto: Wilson Moreno)

O maior registro aconteceu no pluviômetro da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), instalado no Alto da Conceição. Foram registrados no período 53,2mm. O segundo com o maior acumulado foi o da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Nele o registro foi de 47mm.

Já o terceiro maior volume foi verificado no equipamento instalado na rua Nilo Peçanha. Lá a precipitação chegou a 35,55m. Na sequência aparecem o pluviômetro da CPRM (33,5mm), o da Cândido Barros (32,16mm), da Marechal Floriano (31,02mm), Margarida Militão (25,82mm) e da Marinho Dantas (22,43mm).

“Foi uma surpresa muito grande para a gente que faz os estudos meteorológicos, pois esperávamos uma chuva de aproximadamente 10 milímetros. A chuva começou por volta das 23 horas com muita rajada de vento e teve prolongamento até o final da madrugada”, informou o professor de Ciências Extas e Naturais da Secretaria de Agricultura de Mossoró, Alciomar Lopes.

Mais chuvas

Alciomar Lopes destaca ainda que é boa a previsão para esses últimos dias de dezembro e os primeiros dias de janeiro. Segundo ele, a previsão mostra que apenas nesta terça-feira (28) não há probabilidade de chuvas no município.

“As previsões para os próximos dias são boas para chuvas na nossa cidade. Até a próxima sexta-feira (31) é esperado chuvas todos os dias. Até agora o único dia que não está mostrando que terá chuvas é amanhã (terça-feira). Já para o mês de janeiro nós temos previsão de chuvas nos três primeiros dias do ano novo. Essas chuvas podem ser leves e se acontecer o que aconteceu de ontem para hoje não será de se admirar (referindo-se que pode haver chuvas fortes)”.

O professor enfatiza que essas chuvas em dezembro é por conta da massa de ar fria que está vindo do Pacífico Equatorial e se intensificou e chegou ao Rio Grande do Norte. “Ela veio da região do Amazonas, passou pelo Maranhão, Piauí, Ceará e chegou ao nosso Estado”, finalizou.

Pluviômetros instalados em Mossoró:

Pluviômetro SEADRU – 53,2mm

Pluviômetro da UFERSA – 47mm

Pluviômetro Nilo Peçanha – 35,55mm

Pluviômetro da CPRM – 33,5mm

Pluviômetro Cândido Barros – 32,16mm

Pluviômetro Marechal Floriano – 31,02mm

Pluviômetro Margarida Militão – 25,82mm

Pluviômetro Marinho Dantas – 22,43mm

Média – 35,08mm

Fontes: SEADRU, UFERSA e Defesa Civil

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
quinta-feira - 23/12/2021 - 19:24h
Portal do Saber

Convidada à inauguração, Sandra Rosado fala pelo coração de mãe

A inauguração da nova estrutura físico-material do Portal do Saber Vereador Vingt Rosado Neto (veja AQUI) à noite dessa quarta-feira (22), no Abolição I, em Mossoró, foi marcada por uma emoção que não estava no protocolo do cerimonial. A ex-vice-prefeita e ex-prefeita, ex-deputada estadual, ex-deputada federal e ex-vereadora Sandra Rosado (PSDB) foi convidada a falar. Abriu-se com todo o sentimento do mundo.

Sandra, ouvida com atenção pelo prefeito (de camisa branca) e todos os presentes, falou de gratidão (Foto: Célio Duarte)

Sandra, ouvida com atenção pelo prefeito (de camisa branca) e todos os presentes, falou de gratidão (Foto: Célio Duarte)

Lembrou do filho falecido em 2001, época em que era vereador:

– “Eu há poucas horas recebi convite pessoal do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) e de pronto nós decidimos que viríamos para mais uma homenagem a Vingt Rosado Neto (…). Aqui estamos, falando pela voz e pelo coração de uma mãe”.

“Eu vim aqui para lhe agradecer a preservação do nome de um menino que sonhou muito grande por Mossoró”, acrescentou.

Esperança

Em seu discurso, ao lado da neta Yasmin Rosado (filha de Vingt Neto) e da vereadora Larissa Rosado (PSDB), sua filha, Sandra rememorou a convivência com o homenageado, que tinha apetite e vocação à política. Dissertou sobre a dor da perda prematura, mas também da esperança de que equipamentos como o Portal do Saber possam se multiplicar.

Lawrence Amorim, Allyson, Sandra, Yasmin e Larissa descerraram a placa (Foto: Célio Duarte)

Lawrence Amorim, Allyson, Sandra, Yasmin e Larissa descerraram a placa (Foto: Célio Duarte)

Na visão de Sandra, servindo às crianças, à juventude, projetará o conhecimento e meios ao êxito delas como indivíduos e profissionais. Contudo, alertou que precisaria de zelo não apenas do poder público, mas ser abraçado pela comunidade.

O prefeito Allyson ligou diretamente para Sandra, sem intermediação, para lhe fazer o convite e aos demais familiares. O hiato político entre os dois, opostos, não criou qualquer embaraço de lado a lado.

Como a própria Sandra destacou no discurso, não foi um gesto político nem o evento assim estava plasmado para ela e familiares, mas uma chance de realmente se manifestar como uma mãe agradecida.

Também houve inauguração da Praça Jornalista João Gomes Filho, onde está localizado o Portal do Saber.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
quinta-feira - 23/12/2021 - 18:10h
Pesquisa CDL/TS2

Allyson cresce e chega a 73,8% de aprovação de governo

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Mossoró (CDL) divulgou pesquisa à tarde dessa quinta-feira (23), com enfoque sobre vários aspectos. Entre eles, a avaliação da gestão Allyson Bezerra (Solidariedade) à frente da Prefeitura Municipal de Mossoró.Allyson Pesquisa - CDL - TS2 23 de Dezembro de 2021

O trabalho foi encomendado pela CDL e realizado pelo Instituto TS2, que já tinha feito levantamento semelhante em abril passado (veja mais abaixo nessa postagem).

O prefeito Allyson Bezerra apareceu com aprovação de 73,8%, enquanto reprovação chegou a 16%, nessa pesquisa.

A sondagem foi realizada entre os dias 22 (quarta-feira, ontem) e 23 (quinta-feira, hoje). Foram ouvidas 625 pessoas em Mossoró. A margem de erro é de 3,78% pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.

Números em abril

A TV Cabo Mossoró (TCM-Telecom) divulgou a primeira pesquisa administrativa e política desse ano, em Mossoró, no dia 22 de abril, em parceria com a própria CDL Mossoró, com o Instituto TS2.

Naquela ocasião, a pesquisa realizada entre os dias 19 e 21 de abril apresentou Allyson Bezerra com governo aprovado por 67,03% dos mossoroenses e reprovado por 9,99%.Allyson-Pesquisa-Cópia-Avaliação - aprovação - TS2 - CDL Mossoró e TCM - Governo Aprovado

Entre a primeira pesquisa feita em abril com pouco mais de 100 dias de administração e, agora, perto de completar um ano, Allyson Bezerra mostra desempenho exponencial e sólido, inclusive com elevação. Saiu de 67,03 % para 73,28%.

O crescimento foi de 6,25% da primeira pesquisa para essa. De um período de muitas incertezas, mas ainda de “lua de mel com o eleitor”, em abril, para quase 365 dias de gestão nesse fim de ano, Allyson revela muita força e superação.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
quarta-feira - 22/12/2021 - 16:06h
Covid-19

CDL e Drogasil doam refrigeradores para armazenamento de vacinas

A Prefeitura de Mossoró recebeu na tarde de hoje (21) a doação de cinco refrigeradores para acondicionamento de vacinas. A doação faz parte do programa nacional Unidos pela Vacina que tem como objetivo contribuir no combate à pandemia da Covid-19.

Equipamentos foram apresentados no Teatro Municipal Dix-huit Rosado nessa terça-feira (Foto: Allan Phablo)

Equipamentos foram apresentados no Teatro Municipal Dix-huit Rosado nessa terça-feira (Foto: Allan Phablo)

O ato de doação aconteceu no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, momentos antes da solenidade de prestação de contas das ações realizadas pelo governo Allyson Bezerra (Solidariedade) – veja AQUI. Os refrigeradores foram entregues ao prefeito e à secretária de Saúde, Morgana Dantas.

Os cinco refrigeradores profissionais doados pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Mossoró e rede de drogarias Drogasil. Os equipamentos, de última geração, acompanham bateria com senha e tranca de segurança, mapeando ainda em tempo real a temperatura tanto aqui em Mossoró como no Ministério da Saúde.

“Esse é um investimento que se fosse comprado de forma normal seria algo em torno de setenta e cinco mil reais, mas como conseguimos a isenção dos impostos federal e estadual e tivemos a parceria com a Drogasil, o investimento ficou em torno de cinquenta mil reais e estamos aqui entregando os refrigeradores para que possam atender à população de Mossoró”, explicou o presidente da CDL, Stênio Max.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
terça-feira - 21/12/2021 - 08:22h
Hoje

Vereadores de oposição dão coletiva sobre ações contra prefeitura

Conferência de Imprensa, entrevista coletiva, entrevista, microfonesAutores do mandado de segurança (veja AQUI) em Mossoró e do agravo de instrumento (veja AQUI) no Tribunal de Justiça do RN (TJRN), que obrigam prefeitura a incluir emendas impositivas no projeto orçamentário 2022, os vereadores oposicionistas Francisco Carlos (PP), Larissa Rosado (PSDB), Zé Peixeiro e Pablo Aires (PSB) dão entrevista coletiva à manhã dessa terça-feira (21).

Vão falar sobre essa demanda judicial às 8h30 na Câmara Municipal de Mossoró.

Eles tiveram decisão desfavorável em decisão da juíza Luara Rosado, na comarca mossoroense, mas reverteram entendimento dela no TJRN, com o desembargador Cláudio Santos.

Leia também: Derrubada de orçamento prejudicaria servidor e o povo, diz vereador.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
terça-feira - 21/12/2021 - 07:58h
Gestão 2021

Prefeitura faz prestação de contas públicas nessa terça-feira

A Prefeitura de Mossoró realizará nesta terça-feira (21) a apresentação das ações realizadas por todas as secretarias ao longo deste ano. O evento será às 14h, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.capa-destaque-balanco-patrimonial-contabil

O objetivo da ação é prestar contas à sociedade mossoroense acerca das ações realizadas este ano em todas as áreas, além de mostrar como estava a situação do Município em 2020 e como está hoje.

O prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) fará a apresentação, detalhando ações da Saúde, Financeiro, Educação, Segurança e da Administração como um todo.

“Nosso objetivo é agir com o máximo de transparência e de fato prestar contas do que foi feito pela Prefeitura ao longo deste ano”, afirmou.

O Município reforça que toda a comunidade pode participar da apresentação, bem como as instituições da cidade. O evento é aberto ao público.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
  • San Valle Rodape GIF
segunda-feira - 20/12/2021 - 15:14h
Constatação

Derrubada de orçamento prejudicaria o servidor e povo, diz vereador

Para o líder Genilson Alves, oposição tentou jogar sociedade contra prefeito e juíza evitou abuso

“Na ânsia de prejudicar a gestão, eles tentaram barrar o orçamento. Mas, sabem mais do que eu, que isso traria prejuízo direto à população, pois se a Justiça não tivesse rejeitado o mandado de segurança (veja AQUI), teríamos atrasos em folha de servidores, pagamento de terceirizados, recursos para obrigações da saúde, limpeza urbana, aposentados/pensionistas etc. Tudo”. A constatação é do líder governista na Câmara de Mossoró, vereador Genilson Alves (Pros).

Oposição colocou emendas como nunca tinha ocorrido, votou projeto e depois judicializou, lembra Genilson (Foto: WhatsApp)

Oposição colocou emendas como nunca tinha ocorrido, votou projeto e depois judicializou, lembra Genilson (Foto: WhatsApp)

Ele exalta decisão da juíza Luara Rosado, plantonista da Região IV do Tribunal de Justiça do RN (TJRN), que no domingo (19) decidiu pelo não acolhimento do pedido de liminar dos vereadores Francisco Carlos (PP), Larissa Rosado (PSDB), José Domingos Gondim (PP) – o “Zé Peixeiro” e Pablo Aires (PSB).

Quanto pior, melhor

Para Genilson, a postura de parte da oposição é injustificável. A própria bancada adversária aprovou 16 das 38 emendas orçamentárias para 2022. “Isso nunca ocorreu antes. Em outras legislaturas, jamais oposição aprovou tantas emendas percentualmente”, cita. “Além disso, eles votaram duas vezes o projeto e depois pegaram o caminho do judiciário, certos que lá daria tudo certo”, comenta.

“Eu não imaginava que a reação à aprovação maciça da população ao prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) fosse com esse expediente”, afirma Genilson. “Allyson teria a imagem atingida, mas sem orçamento votado e implementado dentro da lei, o povo sofreria bem mais”, assinala. “O quanto pior, melhor, graças a Deus não deu certo”, finaliza.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
segunda-feira - 20/12/2021 - 06:38h
Mossoró

Juíza rejeita tentativa da oposição de barrar lei orçamentária

Magistrada plantonista não identificou qualquer justificativa para atender oposicionistas

A juíza plantonista da Região IV do Tribunal de Justiça do RN (TJRN), Luara Rosado, considerou descabido mandado de segurança sob o número 0804763-55.2021.8.20.5300, com pedido de liminar, que foi protocolado por quatro vereadores oposicionistas mossoroenses. Em decisão prolatada nesse domingo (19), a magistrada rejeitou esse instrumento jurídico que pretendia anular tramitação do projeto de lei orçamentária nº 05/2021, determinando a sua devolução para o Executivo.

Francisco Carlos, Pablo Aires, Zé Peixeiro e Larissa sustentaram argumentos frágeis, entendeu juíza (Fotomontagem: Canal BCS)

Francisco Carlos, Pablo Aires, Zé Peixeiro e Larissa sustentaram argumentos frágeis, entendeu juíza (Fotomontagem: Canal BCS)

O mandado de segurança foi desencadeado pelos vereadores Francisco Carlos (PP), Larissa Rosado (PSDB), José Domingos Gondim (PP) – o “Zé Peixeiro” e Pablo Aires (PSB). Caso a magistrada tivesse acolhido os argumentos do quarteto, compromissos diversos da municipalidade estariam amarrados, ameaçando até mesmo o pagamento da folha de servidores.

Os vereadores apresentaram o mandado de segurança contra o presidente da Câmara Municipal de Mossoró, vereador Lawrence Amorim (Solidariedade); o presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade desse poder, vereador Aislan Marckuty Vieira Freitas (Solidariedade) – “Marckuty da Maisa”; do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) e do Município de Mossoró.

Na provocação judicial, os impetrantes discorrem que no projeto de lei  que estima a receita e fixa despesas do Município de Mossoró para o exercício financeiro do ano de 2022, não foi reservado o percentual de 1,2% (um vírgula dois por cento) da receita corrente líquida para atender o art. 148-A da Lei Orgânica Municipal e o art. 166, §9º da Constituição Federal, “que trata de Emendas de execução obrigatória propostas pelos Vereadores”.

Tudo dentro da lei

Segundo os vereadores, na peça orçamentária em apreciação deveriam estar reservados nominalmente R$ 9.234.049,20 (nove milhões duzentos e trinta e quatro mil e quarenta e nove reais e vinte centavos) para as emendas, que contemplariam todos os 23 vereadores.

Atribuem responsabilidades pela suposta “abusividade” aos que são atingidos pelo mandado de segurança e pedem que a Justiça do RN conceda liminar, ou seja, determine suspensão do processo legislativo, para reparo dessa lacuna/falha que mostram.

A juíza Luara Rosado assinala, textualmente, que “inexiste” na Lei Orgânica do Município (LOM), determinação de que o valor deve ser reservado. Então, a execução obrigatória é apenas da programação incluída em lei orçamentária por Emendas parlamentares”.

Na mesma demanda, os quatro vereadores da oposição apontam irregularidade no fato da Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade da Câmara Municipal de Mossoró ter inadmitido emendas parlamentares. A magistrada também não identifica incorreção nesse ponto. “Entendo inexistir ato ilegal da referida Comissão ou de seu Presidente quando, em parecer, opina pela rejeição das Emendas apresentadas, pois esse é exatamente o exercício de sua função no processo legislativo que determina o Regimento Interno”. Ou seja, está tudo dentro da lei.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Política
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
sexta-feira - 17/12/2021 - 23:46h
Pagamento

Prefeito informa antecipação do 13º salário para servidores

Recursos irrigam o meio circulante no fim de semana (Foto: reprodução)

Recursos irrigam o meio circulante no fim de semana que antecede o Natal (Foto: reprodução)

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (Solidariedade), anunciou nesta sexta-feira (17/12) o pagamento antecipado do 13º salário de todos os servidores municipais. Assim, há uma injeção no meio circulante da ordem de R$ 20 milhões, antes do Natal.

A gestão começou em janeiro desse ano com salário em atraso advindo do governo antecessor, mas tem conseguido pagar folha integral (incluindo outros ganhos) em dia, até dentro do próprio mês trabalhado.

“Com muita dedicação, esforço e gestão, temos honrado os servidores do município de Mossoró pagando em dia”, exaltou o prefeito em vídeo veiculado em suas redes sociais.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política
terça-feira - 14/12/2021 - 13:10h
Município

Sindicato e professores definem pauta para ano de 2022

Sindicato e representantes dos professores se reuniram hoje (Foto: Sindiserpum)

Sindicato e representantes dos professores se reuniram hoje (Foto: Sindiserpum)

Atendendo a uma convocação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum), professores definiram na manhã desta terça-feira (14) a pauta de reivindicação da categoria para o próximo ano. Ao todo, quinze pontos serão levados ao Executivo mossoroense:

– Implementar política de valorização dos profissionais da educação com revisão do Piso Salarial de acordo com a Lei Federal nº 11.738/2008;

– Corrigir o déficit de 0,42% retirado do Piso Salarial de forma indevida no ano de 2019;

– Cumprimento de 1/3 da jornada extraclasse de acordo com a Lei Federal nº 11.738/2008

– Reforma nas escolas e adequação ao ambiente educativo;

– Gestão Democrática com eleição direta para diretores (as);

– Pagamento do 14º salário para as escolas premiadas;

– Regulamentação da carga horária do professor de 40h;

– Regulamentar o número de alunos de acordo com a capacidade estrutural de cada sala de aulas;

– Concessão das licenças as quais os servidores fizerem jus de acordo com a Lei nº 029/2008;

– Providenciar professores auxiliares para os alunos com necessidades especiais;

– Providenciar porteiro nas unidades educacionais do município;

– Respeito a PCCR (Lei nº 070/2012) mudanças de classes e níveis;

– Atualização do auxílio deslocamento para profissionais da zona rural

– Pagamento da rescisão dos aposentados;

– Concurso público.

O Sindiserpum encaminhará ofício à Secretaria de Educação e ao Gabinete da Prefeitura oficializando a pauta.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Educação / Gerais
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
sábado - 11/12/2021 - 16:48h
Município

Em pleno feriadão, prefeito e equipe fazem avaliação de primeiro ano

O sábado (11) de feriadão em Mossoró é dia de trabalho no Palácio da Resistência, sede da municipalidade.

Reunião com equipe acontece nesse sábado de feriadão no município (Foto: reprodução BCS)

Reunião com equipe acontece nesse sábado de feriadão no município (Foto: reprodução BCS)

O prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) está reunido com sua equipe de primeiro escalão e outros auxiliares.

Fazem avaliação do primeiro ano de gestão.

Segundo o prefeito publica em suas redes sociais, “discutindo ações realizadas ao longo deste ano, debatendo cada ponto, cada conquista na saúde, educação, segurança e as demais áreas”.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
sexta-feira - 10/12/2021 - 12:24h

Consulta pública “Fala Mossoró” é lançada pela Ouvidoria do Município

Fala, Mossoró
Janaína Holanda, ouvidora-geral, mostrou o que se pretende com a iniciativa (Foto: Célio Duarte)

Janaína Holanda, ouvidora-geral, mostrou o que se pretende com a iniciativa (Foto: Célio Duarte)

O Poder Executivo mossoroense, por meio da Ouvidoria-Geral do Município, lançou nessa quinta-feira (9), em solenidade realizada no auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania, a consulta pública “Fala Mossoró”. A iniciativa tem como objetivo oportunizar à população em geral e aos servidores públicos municipais um espaço de contato direto e avaliação dos serviços oferecidos pela gestão.

Através de formulário digital que já pode ser acessado no portal da Prefeitura de Mossoró (www.mossoro.rn.gov.br), a pessoa pode se pronunciar.

O lançamento da consulta contou com a presença da ouvidora-geral Janaína Holanda e do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade). A ouvidora destaca a importância da campanha:

– “É um marco importante. Nós estamos oferecendo, através de consulta pública, um espaço de fala para a população de uma forma geral, para os servidores que agora estão tendo um canal para também avaliar os diversos serviços oferecidos pela Prefeitura Municipal de Mossoró”.

A consulta estará disponível, virtualmente, até o dia 23 de dezembro.

Ao acessar o formulário, o cidadão não precisa se identificar. Ele deve responder, inicialmente, se é servidor municipal ou não. Na sequência, são apresentadas as perguntas referentes à avaliação dos serviços/atendimentos disponibilizados pela Prefeitura e, no caso do servidor, questiona-se também como ele avalia o diretor da unidade ou setor em que esteja lotado e o que pode ser aperfeiçoado naquela repartição, entre outras perguntas.

Com informações da PMM.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
quinta-feira - 09/12/2021 - 07:50h
Mossoró Digital

A transição necessária e complexa da Idade Média ao futuro

A transição que o programa “Mossoró Digital” (veja AQUI) oferece à gestão municipal mossoroense na relação direta com o contribuinte/cidadão e servidor público é muito mais complexa do que possamos imaginar.Contectado, conectividade, Internetc, plugado, modernidade, mundo virtual

É como tirar um sujeito de uma ruela de alguma vila da Idade Média e jogá-lo na Avenida Paulista, no finzinho da tarde.

Será necessário um esforço cotidiano e eficaz para içar a sociedade da cidade e do campo do obscurantismo, a colocando nesse admirável mundo novo. Se não, o que é moderno e operacionalmente mais econômico, ágil e eficiente, transformar-se-á numa esfinge à maioria.

E quase nada funcionará.

Bem, mas acredito que a administração municipal sabe disso.

Esse avanço adiado por décadas é muito mais complexo do que possamos imaginar. É como tirar um sujeito de uma ruela de alguma vila da Idade Média e jogá-lo na Avenida Paulista, no finzinho da tarde.

É um grande choque.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
terça-feira - 07/12/2021 - 09:34h
Chuvas

Professor aponta para proximidade de um “inverno precoce”

As previsões iniciais indicam um período chuvoso precoce em Mossoró. A chuva de pouco mais de 15 milímetros ocorrida na tarde da última sexta-feira (3) surpreendeu o mossoroense por uma precipitação tão cedo. De acordo com o professor formado na área de Ciências Exatas e Naturais, Alciomar Lopes, essa precipitação é um prenúncio de um bom período chuvoso na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte.

Período chuvoso deve ser melhor aproveitado com plantio antecipado, recomenda professor (Foto: Wilson Moreno)

Período chuvoso deve ser melhor aproveitado com plantio antecipado, recomenda professor (Foto: Wilson Moreno)

O professor, lotado na Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), explicou que passou a verificar nos últimos meses o fenômeno conhecido com La Niña.

Alciomar Lopes destaca que chegou a essa previsão de inverno precoce no município por conta da temperatura do oceano Pacífico equatorial que começou a esfriar. “Quando começa a esfriar no Pacífico é um bom sinal para a nossa região, pois a temperatura do nosso oceano Atlântico é quente”, disse.

“Até mesmo já conversei com o pessoal do Semear aqui da Secretaria Municipal de Agricultura, que é o do corte de terra, para que o agricultor mossoroense comece logo a agir para que a gente não perca esse período chuvoso que acredito ser muito bom”, concluiu.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.