segunda-feira - 13/10/2014 - 12:01h
Decisão do PSOL

Voto Nulo contra Henrique e contra Robinson

Oficialmente, através de uma nota, o  PSOL toma a posição partidária em relação ao segundo turno das eleições no RN. Vai de voto nulo. O comunicado aconteceu ao final da manhã de hoje, em Natal, na sede do partido.

A nota não fala em voto nulo, fala em não apoiar nenhum, uma vez que o objetivo da nota é explicar que o partido pretende dialogar com a sociedade, e para quem participa do processo político e eleitoral pedir voto nulo não parece ser muito coerente, tampouco simpático com a sociedade.

Em síntese, o partido entende que Robinson Faria (PSD) e Henrique Alves (PMDB) “não tem compromisso com o programa de mudanças apresentado pelo PSOL durante o processo eleitoral”.

Na reunião do diretório estadual no final de semana, surgiram duas propostas: 1 – Não apoiar nenhum dos dois; 2 – Voto crítico em Robinson.

Voto Nulo arrasador

A proposta de número um teve onze votos e a proposta dois alcançou apenas um voto.

Na prática, o partido não quer ser vinculado a vitória de um nem a derrota de outro.

A própria votação obtida pelo candidato ao Governo do Estado pelo PSOL, no primeiro turno, Robério Paulino, não espelha tão-somente uma predileção do eleitor.

Foi um nítido protesto da grande maioria que o escolheu como candidato, em contraponto aos dois principais concorrentes.

Robério obteve 129.616 votos (8.74%) nas eleições do último dia 5.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
domingo - 12/10/2014 - 08:44h
Segundo turno

PMDB não dá apoio integral à Dilma em ao menos 10 estados

No RN, Lula empurra candidato e partido para os braços de Aécio; elege um aliado como "adversário"

Do Folha de São Paulo e Blog Carlos Santos

Em disputa acirrada pela reeleição, a presidente Dilma Rousseff (PT) ficará sem apoio integral do PMDB, principal aliado do Governo Federal, em mais um terço dos estados no segundo turno.

A notícia, em formato de reportagem especial, é publicada hoje pelo jornal Folha de  São Paulo (veja na íntegra AQUI).

Segundo a matéria do jornal paulistano, Aécio Neves (PSDB) tem apoio oficial do PMDB em  pelo menos seis estados: Acre, Bahia, Espírito Santo, Pernambuco, Roraima e Rio Grande do Sul.

Em outros estados deverá contar com empenho de setores peemedebistas, como em Piauí, Mato Grosso, Rio de  Janeiro e Santa Catarina.

Somados, esses estados reúnem cerca de 35% do eleitorado brasileiro, e incluem os dois redutos em que Marina Silva (PSB) venceu no primeiro turno: Acre e Pernambuco. Na Bahia, o ex-ministro de Lula Geddel Vieira Lima lidera o PMDB no apoio a Aécio.

No Rio Grande do Norte

Em relação ao Rio Grande do Norte, o jornal afirma que o PMDB está fechado no apoio à Dilma. Mas ignora um fato crucial para insatisfações no partido, de suas lideranças à base: é a propagação de mensagem do ex-presidente Lula em guia eleitoral, exaltando a candidatura do vice-governador dissidente Robinson Faria (PSD) ao Governo do Estado.

A posição de Lula, num estado em que o outro candidato ao governo é o presidente da Câmara Federal e aliado de Dilma, Henrique Alves (PMDB), é vista por muitos como deselegante e politicamente irracional.

A presidente Dilma não gravou mensagem para favorecer qualquer um dos dois candidatos. Pelo menos até aqui. Mas Lula o fez, material repetido também no segundo turno em rádio e TV.

A “preferência” deixa o candidato Henrique Alves à vontade para liberar sua militância ou textualmente pregar o voto em Aécio.

Posição de Henrique

Henrique defendeu Dilma em convenção (Foto: Robson Carvalho)

Vale lembrar, que na convenção nacional do PMDB, a chapa presidente Dilma-vice Michel Temer (PMDB-SP) foi aprovada por 59% dos convencionais. Entre os apoiadores e defensores da chapa, o próprio Henrique Alves.

Contudo ficou clara a divisão do partido.

No segundo turno, o PT de Dilma e Lula sabe que cada colégio eleitoral, por menor que seja, como o Rio Grande do Norte, que representa menos de 2% do eleitorado nacional, tem importância imprescindível à vitória.

Promover o desequilíbrio, com preferência para um de seus aliados, é excluir o outro ou liberá-lo para tomar o rumo que desejar.

Temer e Lula

O vice-presidente Michel Temer, segundo o Blog apurou, conversou com o presidente Lula sobre a situação do Rio Grande do Norte ainda no primeiro turno. Ponderou para o significado da equidistância do Governo Dilma e dele (Lula) da contenda estadual, haja vista que PMDB e PSD eram aliados do governo.

Esse desconversou, saiu pela tangente.

Num segundo turno tão complicado, o PT de Lula não pode exigir fidelidade de quem resolveu eleger como “adversário”. Joga Aécio nos braços de quem hostiliza direta ou indiretamente.

Não poderá reclamar depois.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
sábado - 11/10/2014 - 19:56h
Tiro nos pés

Rosalba pode se “envenenar” com vitória alheia em Mossoró

E o prefeito Francisco José Júnior se capitaliza com êxito de Robinson de olho nas eleições de 2016

Vivemos ainda a atmosfera carregada das eleições 2014, mas muito do que ocorre agora refletirá em 2016. Para quem não lembra, ou não sabe, em 2016 teremos eleições municipais.

Em Mossoró, há possibilidade de embate entre a atual governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e o prefeito Francisco José Júnior (PSD), no pleito de 2016.

Rosalba e o prefeito hoje, em Parnamirim, na Festa do Boi: rostos tensos. Vitória de um, derrota do outro (Foto: PMM)

Os dois, frente a frente.

A vitória de um, no atual pleito, poderá significar mais dificuldades para o potencial contendor em 2016. Ou prenúncio de derrota.

Em Mossoró, Francisco José é o principal beneficiado de uma eventual eleição do vice-governador Robinson Faria (PSD) ao Governo, mesmo que ela seja resultado de uma conjunção de fatores e apoios diversos.

O prefeito saiu “por cima” no primeiro turno, em face do êxito eleitoral de Robinson no município.

Se o candidato vencer a corrida eleitoral ao Governo do RN, produzirá uma situação incomum na história política mossoroense: nenhum Rosado na Prefeitura (ou com apoio no Estado) em plena disputa municipal.

Francisco José Júnior estará na prefeitura e com um governador o apoiando, provavelmente contra Rosalba Ciarlini Rosado – sem Prefeitura e sem Estado.

NO PRIMEIRO TURNO, Rosalba apostou na vindita. Preferiu chacoalhar mágoas político-pessoais do senador José Agripino (DEM), irradiando esse sentimento para sua militância, que foi estimulada a votar em Robinson. Seria uma forma de se vingar de Agripino, que resolveu apoiar candidatura de Henrique Alves em vez de sustentar seu projeto de reeleição.

Rosalba pode ter dado um tiro nos próprios pés, banhada em rancores em vez de se utilizar da racionalidade política que sempre moveu seu grupo.

Robinson governador, é a Francisco José que vai fortalecer, para que ele enfrente a própria ex-prefeita (e ainda governadora) ou qualquer outro Rosado.

Por mais que a governadora venha a ajudar com seu apoio “camuflado” à candidatura de Robinson, em nada se capitalizará adiante. Nem terá legitimidade ou direito a pleitear ao “governador”.

Bom não esquecermos: a partir de 1º de janeiro de 2015, ela não será mais governadora. Seu mundo novamente será Mossoró.

E, em Mossoró, Henrique e Agripino não lhe farão bem ou mal. Francisco José Júnior, sim, poderá fazê-lo.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
sábado - 11/10/2014 - 17:04h
Segundo turno

PSTU prega vota nulo e convoca PSOL a fazer o mesmo

“O PSTU não poderia tomar outra posição que não a de indicar o voto nulo no segundo turno. Esse é o melhor caminho para preparamos a luta direta dos trabalhadores e da juventude explorada contra qualquer governo que seja eleito e que atacará os direitos da classe trabalhadora.” Essa a decisão do PSTU, através de nota, em relação ao segundo turno das eleições no RN.

“Gostaríamos ainda de fazer um chamado especial aos (às) militantes do PSOL e ao professor Robério Paulino. O PSOL tem uma grande responsabilidade, pois sua candidatura ao governo conseguiu uma alta votação e reuniu parte expressiva do descontentamento em nosso estado. Sabemos que muitos eleitores, pelo ódio aos Alves e a repulsa à Henrique Alves, tenderão agora a votar em Robinson, como um `mal menor`. E sabemos que esse sentimento do voto útil é grande entre os que votaram em Robério no primeiro turno. Mas não é possível que o PSOL escolha o caminho mais fácil e se mantenha neutro, para não se chocar com esse sentimento”, manifestou a mesma nota.

O partido teve Simone Dutra como candidata ao governo no primeiro turno.

“O PT, que um dia foi a esperança dos trabalhadores, hoje está ao lado dessas oligarquias, chamando o voto em Robinson desde o primeiro turno, em troca de um apoio eleitoral para eleger um senador. Henrique Alves também é aliado do PT no plano nacional, faz parte da base de apoio de Dilma. Qualquer um que vencer vai atacar os trabalhadores, sucatear os serviços públicos e com a ajuda do PT”, destacou ainda a mesma nota.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
sábado - 11/10/2014 - 09:46h
RN

Debates revelam mais dificuldades para escolha eleitoral

Por Túlio Lemos (O Jornal de Hoje)

Parece cada vez mais claro a cada debate: se os candidatos na disputa pelo governo do Estado fosse um pouco melhores, já teriam aberto larga vantagem sobre o adversário. Isso porque impressiona a qualquer eleitor (não precisa se especialista) o número de bolas foras dados por Henrique Alves (PMDB) e Robinson Faria (PSD) durante a discussão.

Se continuarem a ter esse desempenho nos debates, Henrique e Robinson dificultarão ainda mais a vida do eleitor potiguar que ainda não se decidiu sobre quem é melhor. Dessa forma, alias, a previsão é de um aumento considerável no número de votos nulos neste segundo turno.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
sábado - 11/10/2014 - 08:29h
Em Mossoró

Fátima faz convocação à nova luta no segundo turno

Durante evento realizado nesta sexta-feira (10), no Comitê 55, em Mossoró, a senadora eleita Fátima Bezerra (PT) ressaltou que a eleição para o Senado foi um fato histórico para o RN que fez de uma professora a primeira senadora de origem popular.

Robinson e Fátima: segundo turno (Foto: Divulgação)

“Fomos à luta e com a coragem de vocês eu sou a senadora de Mossoró e de todo o RN. A palavra aqui é de agradecimento a todos aqueles que depositaram o voto confiando que essa deputada vai trabalhar incansavelmente no Senado, ao lado da presidenta Dilma, em prol do desenvolvimento do RN”, agradeceu.

Fátima Bezerra ressaltou ainda que “a hora agora é de agradecer e também de renovar os compromissos. A luta não acabou. Ganhamos a primeira etapa, mas vamos trabalhar para eleger a chapa completa com Dilma Rousseff (PT) presidenta e Robinson Faria (PSD) a governador”.

E sequenciou: “O Brasil não pode dar marcha à ré, não pode caminhar em direção ao retrocesso. Eu tenho fé que em muito breve estaremos nesse mesmo chão celebrando a vitória”.

Presentes: o candidato a governador Robinson Faria, os deputados federais Fábio Faria (PSD, reeleito) e Betinho Segundo (PP, eleito); os deputados estaduais Fernando Mineiro (PT, reeleito) e Galeno Torquato (PSD, eleito), o prefeito Francisco José Júnior (PSD), vice-prefeito Luiz Carlos Martins (PT), o ex-deputado Francisco José (PROS), vereadores, membros do PT e partidos aliados, como também suas militâncias.

Fátima Bezerra também foi recebida com festa na Plenária em prol das candidaturas de Dilma e Robinson, que contou com a participação do presidente do PT local, Gilberto Diógenes; do presidente do PT-RN, Eraldo Paiva; do vice-prefeito Luiz Carlos; do reitor da UFERSA, Arimatea Matos, além de membros do diretório do PT, militantes e representantes do PCdoB.

Com informações da Assessoria de Imprensa de Fátima Bezerra.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
sábado - 11/10/2014 - 08:02h
Análise

Garibaldi vê Robinson arrogante e agressivo em campanha

“No debate deu para sentir e perceber que o adversário está apelando. Está agressivo. Está prepotente e arrogante e pensando que já ganhou a eleição”. Essa é a avaliação do senador licenciado e ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho (PMDB), coordenador da campanha de Henrique Alves (PMDB) no segundo turno.

Sua análise é acerca da postura de Robinson Faria (PSD), adversário de Henrique, no último debate entre candidatos ao Governo do Estado, na quinta-feira (9), na Band Natal. Frente a isso, Garibaldi convocou as lideranças para trabalhar pela eleição de Henrique.

O chamado do Garibaldi foi endereçado aos prefeitos e lideranças da coligação União Pela Mudança nas regiões do Mato Grande, Agreste e Central, nessa sexta-feira (10).

“Temos que ir, cada um de nós, aos respectivos municípios e trabalhar, pois acredito no potencial de cada um de vocês. Se dermos cada um de si, teremos uma vitória ainda maior no segundo turno”, falou Garibaldi.

Com informações da Coligação União pela Mudança.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
sexta-feira - 10/10/2014 - 07:52h
Band Natal

Candidatos prometem mundos e fundos em debate sofrível

Que debate sofrível. Nenhum candidato mostrou como fazer o que é prometido. Tudo é muito vago e flácido.

Foi assim o debate promovido pela Band Natal, emissora de televisão, à noite dessa quinta-feira (9), envolvendo os candidatos ao Governo do RN, Robinson Faria (PSD) e Henrique Alves (PMDB).

Um garante valorizar servidor e outro trazer de volta empresa que procurou outro estado para se instalar

Como? Pelo amor de Deus, me digam como farão isso?

“Na Saúde há dinheiro suficiente. O que está faltando é um gestor”, chegou a disparar com a maior naturalidade possível o candidato da Coligação Liderados pelo Povo, Robinson Faria. Ele deve ser o único que pensa assim em todo o Brasil, conhecendo minimamente a saúde pública.

Henrique, da União pela Mudança, carregou no gestual e na fala, em defesa de melhorias para o servidor, num estado em que salário é pago com atraso, há déficit de pessoal em muitos setores e uma sucessão de greves emperra o estado.

FORA algumas farpas trocadas pelos candidatos, num debate arbitrado pelo jornalista Diógenes Dantas, nada de novo foi apresentado. Os dois candidatos continuam prometendo mundos e fundos, sem apontarem como fazer o prometido.

Sem uma Reforma de Estado, com pacto entre os poderes, nada prosperará no RN. O “elefantino” não aguenta mais tanto desleixo e despreparo.

Talvez não passe de 3% de seu orçamento, a capacidade de investimento do Estado do RN. Como fazer tanta obra prometida nesses debates?

Como?

Como aumentar capacidade de investimento de um Estado, insolvente, como o Rio Grande do Norte?

Como administrar a dívida a ser herdada do atual governo, que até agora ninguém falou ou estima em quanto ficará?

Os candidatos ficaram devendo. Mas resisti heroicamente.

O cansaço não venceu a esperança de ver um bom debate na Band Natal, mas faltou melhor conteúdo.

O sono chegou depois. A esperança segue em frente, mesmo que alquebrada.

* Logo mais, às 13h20, teremos a reprise do programa na emissora.

ACOMPANHE informações políticas de forma mais ágil em nosso Twitter (Clique AQUI).

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • San Valle Rodape GIF
sexta-feira - 10/10/2014 - 06:21h
Mossoró

Robinson Faria faz primeira programação do 2º turno

O candidato a governador pela Coligação Liderados pelo Povo, Robinson Faria (PSD), a senadora eleita Fátima Bezerra (PT) e o prefeito Francisco José Júnior (PSD), oficializam nesta sexta-feira (10), o início da “campanha da vitória” no segundo turno do pleito estadual. É por Mossoró.

Robinson chega a Mossoró às 18h.

Dará entrevista coletiva à imprensa na sede do “”Comitê 55, localizado na rua Raimundo Leão de Moura, 1100, Nova Betânia.

Depois de atender aos jornalistas, o candidato a governador fala para a militância e em seguida sairá em carreata.

Em Mossoró, Robinson teve uma vitória expressiva no primeiro turno, com 23.392 (25,57%) votos de maioria sobre Henrique Alves (PMDB), o segundo colocado, da Coligação União pela Mudança.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quinta-feira - 09/10/2014 - 17:54h
RN

Fátima assume coordenação de campanha no 2º Turno

A senadora eleita no último dia 5 de outubro, Fátima Bezerra (PT), chegou de Brasília nesta quinta-feira (9) e anunciou novidades da participação do Partido dos Trabalhadores (PT) na campanha do segundo turno. Fátima teve reuniões com a direção nacional do PT sobre a eleição nacional e no Rio Grande do Norte.

Ao chegar, Fátima recebeu convite para assumir a coordenação geral da campanha ao Governo do candidato Robinson Faria (PSD), aceitou o convite e de pronto já convocou reunião com os coordenadores da campanha em todo o RN.

Fátima e os coordenadores do PT serão responsáveis também por acompanhar as atividades de campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) no Estado.

“O PT nacional e estadual estarão totalmente engajado na campanha de Robinson aqui no Rio Grande do Norte. A nossa eleição e a vitória de Robinson e da presidenta Dilma Rousseff (PT) consolidarão as mudanças que a população tanto almeja e mudarão a história do Rio Grande do Norte”, destacou.

As atividades de campanha da presidente Dilma e de Robinson serão organizadas pelo PT nos diretórios municipais e no Comitê #55.

Com informações da Coligação Liderados pelo Povo.

 

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quinta-feira - 09/10/2014 - 13:20h
Henrique Alves

Mossoró pode causar outro estrago em candidatura

Mossoró é o ponto nevrálgico da campanha ao Governo do Estado do candidato da Coligação União pela Mudança, Henrique Alves (PMDB).

Henrique: principais aliados tinham outras prioridades

Já fora no primeiro turno.

Será novamente no segundo turno.

No primeiro, derrota acachapante.

No segundo, tende a ser até maior se não conseguirem estancar a “sangria”. Uma vitória é perto de impossível. Impossível, não. Perto do impossível.

Pode pelo menos tentar diminuir a diferença, conquistando parte dos indecisos ou aqueles que simplesmente anularam voto ou se ausentaram do pleito.

No primeiro turno, maioria de 23.392 (25,57%) para Robinson Faria (PSD) da Liderados pelo Povo.

Uma conspiração de fatores convergiu para esse resultado.

Governo do Estado (Mossoró)

Robinson Faria (PSD) – 52.886 (57,82%) – Maioria – 23.392 (25,57%)
Henrique Alves (PMDB) – 29.494 (32,25%)
Robério Paulino (PSOL) – 7.084 (7,75%)
Simone Dutra (PSTU) – 1.175 (1,28%)
Araken Farias (PSL) – 823 (090%)
Eleitorado – 160.013 eleitores
Válidos – 91.462 (64,18%)
Abstenções – 17.500 (10,94%)
Brancos – 14.633 (10,27%)
Nulos – 36.406 (25,55%)

O rosalbismo em parte considerável votou no que considera um “mal menor”: Robinson. Ou nulo/branco.

A campanha de Robinson imperou praticamente sozinha, sob as ordens do prefeito Francisco José Júnior (PSD).

A campanha de Henrique foi marcada pela ausência de comando central e fracionamento de forças, além de vaidade e litigância entre seus principais apoios – Fafá Rosado (PMDB), Cláudia Regina (DEM) e Sandra Rosado (PSB) -, que tangiam outras prioridades.

Os recursos também foram escassos. Chegou ao final catando centavos e cada um no seu quadrado, se lixando para a chapa majoritária, que quase não teve campanha a maior parte do tempo

Bote nessa conta, ainda, o alheamento da própria cidade à disputa. Os números são reveladores da fragilidade das lideranças locais, que não conseguiram atrair o eleitor à participação no voto.

De um eleitorado de 160.013 pessoas, foram computados apenas 91.462 (64,18%) como válidos.

Multidão

Os brancos, nulos e abstenções atingiram 46,75% dos votos.

A multidão de votos anulados impressiona, com 36.406 (25,55%). É quase o número obtido por Henrique (29.494 votos).

Enfim, Mossoró não é um “país” à parte. O nítido protesto que foi pulverizado Brasil afora também desembarcou no município e nas urnas. O maior estrago na disputa majoritário no município foi mesmo para Henrique.

Contudo seus principais apoios locais não ficaram atrás. Exceção para Larissa Rosado (PSB), candidata à reeleição à Assembleia Legislativa, mas que apesar de votação expressiva (24.585 votos) não somou fora para se reeleger.

Como mudar ou atenuar isso no segundo turno?

O candidato, seu marketing e coordenação de campanha terão muito trabalho.

Talvez encontrem a resposta. Ou não.

ACOMPANHE informações políticas de forma mais ágil em nosso Twitter (Clique AQUI).

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quinta-feira - 09/10/2014 - 11:05h
Pau dos Ferros

Getúlio resolve medir forças com prefeito Fabrício

O deputado estadual reeleito Getúlio Rego (DEM) afirmou que o candidato do PMDB, Henrique Alves, irá vencer a eleição em Pau dos Ferros no segundo turno. Para Getúlio, quem vai decidir qual a maior força política em Pau dos Ferros “é o povo em defesa da vitória de Henrique Alves no segundo turno”.

Getúlio reprova prefeito que é do seu grupo (Foto: AL)

Ele considerou uma incoerência política a decisão do prefeito Fabrício Torquato (DEM) de mudar de palanque no segundo turno, ao anunciar ontem (veja AQUI) apoio ao adversário Robinson Faria (PSD). Ontem mesmo,

Torquato, que foi eleito prefeito com o apoio do grupo político de Getúlio e do seu filho Leonardo Rego (DEM), chegou a subir no mesmo palanque de Henrique Alves e dizer que Pau dos Ferros “ganharia um parceiro com a eleição de Henrique para o Governo”.

Ontem mesmo, Leonardo já levantara a voz (veja AQUI) contra a mudança de Fabrício, eleito à sua sucessão, com seu maciço apoio.

Separados

“Lamentamos a decisão do prefeito que me comunicou o fato. Respeito a decisão dele, mas claramente seremos adversários neste momento. Ele defendendo uma candidatura e nós a outra, com toda empolgação e entusiasmo”, disse o deputado Getúlio Rêgo.

Ele ratificou a aliança firmada com Henrique no primeiro turno, destacando “lealdade e coerência”, na noite da última quarta-feira (08), em encontro na sede do PMDB, em Natal, juntamente com outros deputados estaduais eleitos.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quinta-feira - 09/10/2014 - 10:37h
Robinson na cabeça

Assessora direta de Rosalba exalta vitória de Robinson

E também lamenta a perda de mandatos das "adversárias" Sandra Rosado (PSB) e Larissa Rosado (PSB)

“Mossoró mais uma vez deu seu grito de liberdade: disse não ao ‘acordão’!”

Rosalba e "Fatinha Moreira": contra acordão

O brado acima é de Fátima Moreira, a “Fatinha Moreira”, uma das mais próximas auxiliares e amigas da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). A exaltação foi feita em endereço de rede social na Internet, hoje, às 7h10.

Foi fixado em sua página no Facebook,

Mais claro, impossível. Nitidamente, reverbera a posição da governadora no primeiro turno eleitoral, que deverá se repetir no segundo, mesmo que não seja de forma explícita.

A governadora trabalhou contra a eleição de Henrique Alves (PMDB) da Coligação União pela Mudança, potencializando Robinson Faria (PSD), da Coligação Liderados pelo Povo.

– Cada dia tenho orgulho da minha terra. Só lamento termos perdido um Federal e nenhum Estadual – acrescentou ela, numa referência às “adversárias” Sandra Rosado (PSB) e Larissa Rosado (PSB), federal e estadual.

Não parou por aí: “Espero que os políticos tenham entendido o recado que veio do povo. Avante, Mossoró! Resistir Sempre! Recuar, jamais! Por isso que adoro Mossoró!”

Nota do Blog – O recado assinalado por Fatinha, talvez seja o que esse Blog fala há tanto tempo: haverá um dia, que está próximo, em que os Rosado voltarão a se aglutinar em nome da sobrevivência.

Esse tempo não está muito longe.

Anote, por favor.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quinta-feira - 09/10/2014 - 09:22h
Segundo turno

Mudanças na União pela Mudança

Mudança na equipe de marketing, mexida na coordenação central e criação de comandos regionais de campanha.

Esses são alguns dos ajustes principais na campanha do candidato Henrique Alves (PMDB), da Coligação União pela Mudança, para o segundo turno.

Caiu por terra a previsão de ganhar no primeiro turno.

Agora, não se pode mais errar tanto.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
quarta-feira - 08/10/2014 - 23:48h
Deputado eleito

Galeno comemora vitória com festa em São Miguel

O deputado estadual eleito Galeno Torquato (PSD) comemora sua eleição agora à noite em São Miguel.

Reúne lideranças que o apoiaram e o candidato a governador pela Coligação Liderados pelo Povo, Robinson Faria (PSD).

Não falta também música ao vivo para a massa-gente.

Ele obteve 63.286 (3,82%) votos em sua primeira eleição à AL.

Foi o segundo colocado.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quarta-feira - 08/10/2014 - 23:44h
Racha

Ex-prefeito critica apoio de Fabrício a Robinson

Do Blog de Thaísa  Galvão

“O prefeito agora vai ter a decência de dizer que vai votar num candidato e realmente vai votar”, disse o ex-prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego (DEM), afirmando que seu sucessor Fabrício Torquato (DEM) orientou seu pessoal a votar em Robinson Faria (PSD), mesmo tendo subido no palanque de Henrique Alves (PMDB) no primeiro turno.

Apesar de Fabrício não falar em rompimento, é assim que Leonardo vê a situação.

“Não falo em rompimento, mas nós vamos para um lado e ele para o outro. Cada um vai estar em seu lado. E vamos ver quem tem mais força”, disse Leonardo, lembrando que os votos do deputado Getúlio Rêgo (DEM) são fruto do trabalho do deputado.

Para Leonardo, seu grupo se mantém firme com a candidatura de Henrique.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
quarta-feira - 08/10/2014 - 23:36h
Segundo turno

Band promove primeiro debate; TCM retransmite em Mossoró

A Band Natal realiza nesta quinta-feira (9), o primeiro debate entre os candidatos ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte que disputam o segundo turno das Eleições 2014: Henrique Eduardo Alves (PMDB) e Robinson Faria (PSD).

A TCM (TV Cabo Mossoró) fechou parceria com a emissora da capital e transmitirá o debate no Canal 10, ao vivo, às 22h.

A programação da TCM está também no portaltcm.com.br em tempo real.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quarta-feira - 08/10/2014 - 23:08h
Segundo turno

Prefeito de Pau dos Ferros muda de Henrique para Robinson

A campanha do segundo turno no Rio Grande do Norte começa no Alto Oeste para o candidato ao Governo do Estado, pela Coligação Liderados pelo Povo, Robinson Faria (PSD). Recebeu apoio hoje do prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato (DEM).

Francisco José Júnior, Galeno, Robinson e Torquato: fechado (Foto: Liderados pelo Povo)

Em julho, o prefeito Fabrício Torquato já havia manifestado interesse em apoiar Robinson por acreditar em seus projetos para o Rio Grande do Norte, mas optou pro seguir a orientação do seu grupo político. “A população de Pau dos Ferros já escolheu o seu governador e por isso vamos seguir com Robinson”, destacou.

Nas eleições do último dia 5 de outubro, Robinson foi o mais votado nas urnas de Pau dos Ferros com 5.972 votos e maioria de 250 votos em relação a votação do candidato do PMDB – Henrique Alves.

O apoio foi comemorado pelo prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior (PSD) e pelo deputado estadual eleito Galeno Torquato (PSD), que participaram de encontro para anúncio.

Torquato sucedeu o prefeito Leonardo Rego (DEM). Seu grupo fechou com Henrique no primeiro turno, numa difícil costura política.

Agora, o racha. Leonardo e seu pai, o deputado estadual reeleito Getúlio Rego (DEM), apoiaram Henrique, ao lado de Fabrício Torquato.

Com informações da Coligação Liderados pelo Povo.

 

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
quarta-feira - 08/10/2014 - 11:45h
Francisco José Júnior

A vitória total do “inimigo” número 1 da oligarguia Rosado

Prefeito mossoroense comanda resultado eleitoral que amplia sua força e o deixa como "alvo" visado

Entre tantas derrotas acachapantes que marcaram as eleições de 5 de outubro, em Mossoró, há um vencedor quase solitário: o prefeito Francisco José Júnior (PSD). No inventário eleitoral, seu saldo é extremamente positivo e pode aumentar mais um pouco à frente.

Vem aí o segundo turno.

Prefeito eleito em disputa suplementar ocorrida em maio deste ano, após cassação e afastamento da então prefeita Cláudia Regina (DEM), “Silveira” enfileirou vitórias. Uma atrás da outra; cada uma mais expressiva do que outra, além de testemunhar adversários desabarem em queda livre.

Galeno, "Silveira", Fábio (atrás), Robinson e Fátima: vitória de ponta a ponta (Foto: Liderados pelo Povo)

Talvez a mais significativa seja a de deputado estadual, espécie de termômetro de sua capacidade de arregimentação de forças e foco no objetivo. Depois da frustrada tentativa de exumar politicamente seu pai, ex-deputado estadual Francisco José (PSD), para voltar à Assembleia Legislativa, ele apostou numa “importação” arriscadíssima.

Investiu na candidatura do médico e ex-prefeito de São Miguel Galeno Torquato (PSD). A promessa – segundo se comenta nos bastidores -, era de que lhe asseguraria votação da ordem de 10 mil votos em Mossoró. Foi mais além.

Torquato, um ilustre desconhecido em Mossoró, amealhou 12.306 (11,70%) votos. No estado, foi o segundo colocado geral, com 63.286 (3,82%).

Para se ter uma ideia da dimensão do êxito, o terceiro colocado foi o deputado estadual em segundo mandato Leonardo Nogueira (DEM), marido da ex-prefeita e candidata à Câmara Federal, Fafá Rosado (PMDB). Obteve sofríveis 9.111 (8,66%) votos. Não se reelegeu. A mulher, idem.

Larissa Rosado (PSB), deputada estadual em terceiro mandato e sua adversária à prefeitura em maio, ficou com 24.585 (23,38%). Porém não se elegeu.

Força federal

Com o deputado federal e candidato à reeleição Fábio Faria (PSD), o prefeito não deixou por menos. Seu trabalho empurrou o candidato para cima, num crescimento superlativo. Alcançou 12.423 (1,46%) votos, sendo o quarto colocado em Mossoró.

Ficou atrás apenas da deputada Sandra Rosado (PSB) – que não se reelegeu – com 18.271 (18,33%) votos e de Betinho Segundo (PP), que obteve 15.321 (15,37%) votos, conseguindo êxito. Betinho, importante ser assinalado, ganhou espaço no palanque majoritário do prefeito, que lhe cedeu essa visibilidade apesar de ter outro candidato a federal.

A ex-prefeita Fafá Rosado (PMDB) juntou 12.983 (13,02%), sendo a terceira mais votada, mas derrotada. Ficou apenas 560 votos à frente de Fábio, reeleito e terceiro mais votado no RN com 166.427 (10,53%) votos.

Betinho apoiou Robinson, mas prefeito cedeu palanque msjoritário

Em 2010, Fábio conseguiu 3.654 (3,19%) votos em Mossoró. Foi apenas o oitavo mais votado.

Os números impressionam mais ainda, num momento em que o prefeito enfrenta instabilidade administrativa. Convive com greve de servidores e uma metástase na Saúde.

Pegou bomba-relógio que explodiu em suas mãos, herança de descaso do Município e do Estado.

Na própria campanha majoritária, testemunhou os “companheiros” do PT debandarem e saírem da organização de trabalho que estava em suas mãos. Mesmo assim, é inequívoco que foi para as ruas e é um dos principais responsáveis pela vitória superlativa de Robinson Faria (PSD) ao Governo do Estado e Fátima Bezerra (PT) ao Senado, seus candidatos na Coligação Liderados pelo Povo.

Governo em Mossoró

Robinson Faria (PSD) – 52.886 (57,82%)
Henrique Alves (PMDB) – 29.494 (32,25%)
Maioria pró-Robinson – 23.392 (25,57%)

Senado em Mossoró

Fátima Bezerra (PT) – 59.726 (69,83%)
Wilma de Faria (PSB) – 23.512 (27,49%)
Maioria Pró-Fátima –  36.214 (42,34%)

No caso específico de Fátima, há uma dificuldade acessória: viu quase toda bancada governista na Câmara Municipal debandar para apoio à Wilma de Faria (PSB), principal adversária da senadora eleita.

Da Prefeitura, o prefeito experimenta o desafio de ser o primeiro governante do município nos últimos 42 anos, sem vinculação à oligarquia Rosado. Os poucos com influência e voz, na prefeitura, foram descartados há poucos meses.

POR isso mesmo, como exceção, o prefeito sabe que não pode errar. Mais do que nunca é alvo, um “inimigo” a ser destronado a qualquer preço, principalmente agora que quase todos os representantes do rosadismo se volatizaram nas urnas.

Sobrou apenas o agrônomo Betinho Rosado Segundo como eleito, sobrinho-afim da governadora Rosalba Ciarlini Rosado (DEM). Contudo a própria votação de Betinho, em Mossoró, foi esquálida.

Seu pai, deputado Betinho Rosado (PP), em 2010 somou 32.245 (28,17%) votos. Mais do que o dobro do filho, em 2014. Mais claro, impossível.

Liderança

O prefeito, em essência, soube liderar marcha para uma sonora vitória. Todos os seus candidatos saíram vitoriosos, sem exceção. Claro que não se pode esconder o peso de “estar prefeito”. Mas só isso não explica o resultado.

Vingt: liderança incontestável

Em Natal, o prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), não conseguiu eleger seu candidato preferencial, ex-chefe de Gabinete Sávio Hackradt (PDT), a deputado federal.

Aos poucos, tem mostrado habilidade para vencer e constituir uma terceira via política em Mossoró, com influência além dos limites do município.

Se Robinson Faria vencer as eleições ao Governo do Estado, poucos estarão com tanto prestígio quanto ele. Porém essa formatação de espaço e sustentação de força, estão longe de representar uma liderança.

O resultado das eleições no segundo turno vão ajudá-lo a esquadrinhar e rabiscar o perfil de um grupo próprio, para não correr o risco de se tornar um “quase-líder”.  O grupo terá que ser seu.

Por pouco, ele não foi transformado em simples anexo ou biombo de outra banda Rosado, como tentou fazer o esquema de Fafá Rosado, sob a liderança do agitador cultural Gustavo Rosado (PV). Deram apoio à sua candidatura, mas queriam mais: o próprio governo municipal.

“Amigo meu não tem defeito; inimigo, se não tiver, eu mando botar“.  Conta a lenda, que essa frase resumia bem a cabeça política do grande líder político Vingt Rosado. É mais ou menos o que aguarda Silveira, o prefeito, daqui para frente.

É bom não se descuidar

Compartilhe:
Categoria(s): Política / Reportagem Especial
terça-feira - 07/10/2014 - 07:49h
Primeiro turno

Balanço mostra Henrique com 109 vitórias e Robinson com 58

Do Blog de Jota Belmont

Definido o segundo turno, segundo dados do TRE/RN, os oponentes Henrique Alves (PMDB) e Robinson Faria (PSD) já fazem a sua matemática. Enquanto o presidente da Câmara venceu em 109 municípios potiguares, o vice-governador obteve a vitória em 58.

Considerando os dez principais colégios eleitorais, Henrique tem vantagem em Natal, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Macaíba, Caicó e Currais Novos. E Robinson em Mossoró, Parnamirim, Assú e Nova Cruz.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • San Valle Rodape GIF
domingo - 05/10/2014 - 17:49h
Apuração

Robinson, Fátima e Dilma ganham em 15 urnas em Mossoró

Em 15 urnas apuradas e divulgadas em Mossoró, o resultado para os cargos majoritários são estes abaixo:

Governo do Estado:

Robinson Faria (PSD) – 1.476
Henrique Alves (PMDB) – 889

Senado da República:

Fátima Bezerra (PT) – 1.714
Wilma de Faria (PSB) – 939

Presidência da República:

Dilma Rousseff (PT) – 1.571
Aécio Neves (PSDB) – 730
Marina Silva (PSB) – 684.

* Os números são extraoficiais, coletados pela equipe de repórteres do Grupo TCM (TV Cabo Mossoró).

ACOMPANHE informações de forma mais ágil em nosso Twitter (AQUI).

Compartilhe:
Categoria(s): Política
domingo - 05/10/2014 - 17:26h
Em Mossoró

Dilma, Fátima e Robinson começam com boa dianteira

Começa fluxo de resultados nas eleições de Mossoró. Números saídos quentinhos.

Tendência de larga maioria para Dilma Rousseff (PT) à Presidência da República.

Fátima Bezerra (PT) sobra ao Senado da República.

Robinson Faria (PSD) parte com boa maioria à frente dos adversários.

Acompanhe informações de forma mais ágil em nosso Twitter (AQUI).

Compartilhe:
Categoria(s): Política
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.