segunda-feira - 03/02/2025 - 14:34h
Obras

Uern começa resgate do Clube Aceu para tê-lo como espaço cultural

Imóvel está em escombros no centro da cidade

Imóvel está em escombros no centro da cidade (Foto: Arquivo/Carlos Oliveira)

Começou nesta segunda-feira (3) a tão esperada reforma do prédio da Associação Cultural Esportiva Universitária (ACEU), no Centro de Mossoró. A estrutura, mantida pela Fundação Universidade do Estado do Rio Grande no Norte (FUERN), será transformada em um centro cultural para uso da comunidade acadêmica e sociedade como um todo.

Com um orçamento de R$ 1.959.000,00, de recursos próprios da Fuern, a reforma completa contará com adequações internas e externas, como reforço estrutural, pintura, recuperação de piso, forro, portas e janelas, substituição de materiais de cobertura, novas instalações elétricas e hidráulicas, acessibilidade, sistemas de prevenção a incêndio, entre outras intervenções.

A empreiteira Hertz Construções e Serviços Eirelli EPP é a responsável pelos serviços e a expectativa é de que a reforma deve durar aproximadamente 300 dias.

Histórico

A reitora da Uern, professora Cicília Maia, ressalta que a revitalização do Aceu é uma obra aguardada por toda a comunidade. “Esse prédio histórico vai funcionar como um importante centro cultural da nossa Universidade, atendendo nossa comunidade universitária, classe artística e comunidade em geral. Vai integrar as atividade de ensino, pesquisa e extensão à arte, música e cultura”, afirmou Cicília.

Integrado ao patrimônio da Universidade do Estado do RN (UERN) desde 1983, o imóvel tem 2.478 metros quadrados de área total e 600 metros cobertos de espaço construído. O Clube Aceu nasceu como área de lazer social, espaço literário e cultural no fim da primeira década do século passado.

Era a Associação Cultural Ipiranga, o Clube Ipiranga, em terreno doado pela municipalidade e inaugurado em setembro de 1920.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

O clube Ipiranga, nas primeiras décadas do século passado (Acervo do IBGE)

O Clube Ipiranga, nas primeiras décadas do século passado (Acervo do IBGE/Reprodução do BCS)

Leia também: Clube secular se desmancha no Centro da cidade;

Leia também: Como o Aceu chegou ao abandono.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais

Comentários

  1. M.D.R. diz:

    Parabéns Magnífico REITORA, pela iniciativa da importância que tem ” CLUB ACEU ” que merece ressuscitar a CULTURA.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.