• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 31/08/2009 - 23:57h

Grevistas querem mostrar que “mundo não é azul”

Os servidores públicos municipais efetivos, em greve desde o dia 13 de agosto, participam, na manhã desta terça (1º), de mais um assembleia.

Será em frente ao Palácio da Resistência, local onde os grevistas têm acampado diariamente desde o início da paralisação. Deverá começar por volta de 8h.

Eles vão ser informados sobre a audiência ocorrida entre os auxiliares da prefeita Fátima Rosado (DEM) e a comissão representativa dos trabalhadores.

As notícias são as piores possíveis (veja postagem abaixo).

Os grevistas estão prometendo promover protesto ainda mais numeroso e ruidoso.

"Vamos mostrar que o mundo não é azul", disse um sindicalista ainda no interior do Palácio da Resistência. Fazia alusão à cor de identidade de campanha e administração da prefeita Fátima Rosado (DEM).

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
segunda-feira - 31/08/2009 - 23:50h

Governo e grevistas não se entendem e relação se agrava

Depois de quase quatro horas e meia de reunião, no Palácio da Resistência, governo e grevistas não se entenderam hoje em Mossoró. A paralisação geral dos servidores vai continuar.

As relações entre os dois lados dessa contenda estão ainda piores. Do encontro entre auxiliares da prefeita Fátima Rosado (DEM) e membros do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM) não transpirou nenhum alento para colocar um fim à greve iniciada no dia 13 último.

O agitador cultural e prefeito de fato Gustavo Rosado, coadjuvado por outros secretários, foi ríspido na conversa com a comissão sindical. "A prefeitura não tem nenhuma proposta".

O corte no auxílio transporte em formato que vigorava há anos, como complemento salarial, é visto como ilegal pela prefeitura. Estaria sendo praticado desde o período da antecessora Rosalba Ciarlini (DEM). Os grevistas possuem outra interpretação e exigem atendimento a esse pleito e outros.

O mal-estar se generalizou, quando o sindicalista Gilberto Diógenes repreendeu o procurador do município, José Anselmo:

– O senhor é procurador ou gestor?

A ironia de DIógenes faz sentido. Anselmo endossou a tese da ilegalidade da conversão do vale-transporte em dinheiro, mas disse que poderia ver depois "caso a caso". Ou seja, é ilegal ou não é? Pode para uns e outros não?

A reunião começou às 14h30 e terminou perto de 18h50.

Outra vez a prefeita não compareceu ao encontro de trabalho. Diante do recrudescimento da paralisação, ela tem evitado exposição pública e até mesmo aparecer na sede da prefeitura. 

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Repet
segunda-feira - 31/08/2009 - 15:44h

Prefeitura começa a recuperar Alberto Maranhão

Mais uma via importante para o escoamento do tráfego na cidade começa a ser recapeada pela Prefeitura de Mossoró. Trata-se da Avenida Alberto Maranhão.

O trecho entre a Rua Delfim Moreira e a Igreja do Alto da Conceição recebe uma nova camada de asfalto de alta resistência. Nesta segunda (31), operários e máquinas trabalham no recapeamento do trecho entre as ruas Augusto Severo e doutor João Marcelino.

A exemplo de outras vias restauradas pela municipalidade, a Alberto Maranhão é recapeada com Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ). A Prefeitura de Mossoró aplicará recursos da ordem de R$ 9 milhões, no recapeamento de ruas e avenidas da cidade.

Os recursos são provenientes de emenda parlamentar, de recursos destinados pela União para atender municípios vítimas das enchentes e verbas do erário municipal.

* Com informações da Gerência de Comunicação da Prefeitura de Mossoró.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
segunda-feira - 31/08/2009 - 14:08h

Blogs são motivo de encontro estadual em setembro

Lajes no Sertão Central vai sediar o I Encontro de Blogueiros do RN (ENBLORN). Acontecerá no dia 26 de setembro.

Detalhes da promoção ainda estão sendo acertados.

O evento terá a presença da jornalista Taciana Burgus, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UERN) no Curso de Publicidade. Irá falar sobre as Novas Tecnologias da Informação, o Texto na Internet e Layout, Usabilidade de Paginas Virtuais, Marketing e Rentabilidade.

Outro conferencista será o jornalista Everton Lima que falará sobre "O fenômeno dos Blog’s diante dos grandes grupos de comunicação". 

Daniel Dantas, especialista em Blog’s, professor da UFRN e UNP formará mesa com Yuno (Intervozes) e Jan Varela, assessor de comunicação do PC do B no Rio Grande do Norte. Irão abordar temas ligados a Conferência Nacional de Comunicação que acontece nos dias 1, 2 e 3 de Dezembro. 

Este blogueiro-jornalista fará palestra sobre a "Influência dos Blog’s no Meio Político".

Quem participará também da iniciativa é a jornalista Thaisa Galvão, editora-chefe do Jornal de Hoje Primeira Edição (Natal), que focalizará o sucesso do seu blog, o mais lido do Estado.

Os jornalistas Oliveira Wanderley (blogueiros e assessor de imprensa da Assembléia Legislativa), Aglair Abreu (assessora de Imprensa da senadora Rosalba Ciarlini), Romina Jácome (assessora de Imprensa do senador José Agripino) Geórgia Nery (apresentadora da TV Ponta Negra), Pinto Junior (apresentador do programa “Expressão Potiguar” da TV União) entre outros onde participarão da mesa de discussões.

Depois trago mais detalhes.

Compartilhe:
Categoria(s): Paulo de Tarso Fernandes
  • Repet
segunda-feira - 31/08/2009 - 13:37h

Rosalba vê crise apenas como financeira em Mossoró

Sobre a crise que abala a Prefeitura de Mossoró – onde a prefeita Fátima Rosado (DEM) decretou uma série de cortes no custo da máquina pública, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) resolveu finalmente falar. Com escapismo, mas falou.

“A prefeita teve que tomar medidas amargas. Tem que cortar na carne, é melhor do que deixar de pagar funcionário ou faltar serviços essenciais”, afirmou hoje pela manhã ao Jornal da 96 pela FM 96 do Natal.

Reforçou o raciocínio com um lugar-comum: todas as prefeituras passam pelo mesmo problema.

Disse ainda que o projeto do seu partido é "majoritário", voltado para todo o RN, e não apenas de Mossoró. A corrosão financeira e moral da gestão de Fátima, a "Fafá", que ela ajudou a eleger e reeleger, não abalaria seus planos para 2010.

Saiba mais AQUI.

Nota do Blog – A senadora adotou discurso da generalização para justificar algo específico e localizado. É notório que não há crise financeira.

A Prefeitura de Mossoró está diante de uma "crise de gestão", como este Blog já provou em várias matérias, com embasamento de especialistas (AQUI).

Claro que do ponto de vista político, Rosalba não iria mexer na ferida. Ela não quer dar motivos para que a facção de Fátima mude de lado. Mesmo implodida, a prefeitura é um ótimo cabo eleitoral.

* Saiba mais sobre os bastidores do DEM quanto à pré-candidatura de Rosalba, com detalhes exclusivos, ainda hoje à tarde.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
segunda-feira - 31/08/2009 - 11:38h

Gerais… Gerais… Gerais… Gerais

O sábado (29) foi de tristeza para amigos e admiradores do músico Tico da Costa. O areia-branquense não resistiu ao câncer em Natal. Foi sepultado ontem. Que descanse em paz.

A jornalista Joyce Moura da TV Cabo Mossoró (TCM) está fora de combate por alguns dias. Fez-se necessário para cuidar da saúde e ainda na primeira quinzena de setembro retomará trabalho no "Cenário Político", ao lado do jornalista Nilo Santos, hoje sobrecarregado na atividade laboral.

Obrigado à leitura deste Blog a Jáder Luiz Henrique (Mossoró), Elisângela Lira (Feira de Santana-BA) e advogado Herbert Mota (Mossoró). 

"Chorou" alguma água nos reservatórios em minha casa de recurso. Já é possível avançar no banho. Saio do "francês" para o de "cuia". Mas é ainda impossível o banho "turco". Preventivamente, o "kit barreiro" está na mochila: toalha, balde, xampu, sabonete e o cartão de um dermatologista. São mais de 20 dias sem abastecimento regular.

Quatro presos conseguiram fugir da Cadeia Pública de Mossoró na madrugada de domingo (30). Um dos fugitivos morreu, Eriwagner Nunes da Silva, alvejado pela guarda da sentinela. Veja AQUI.

O jornalista Roberto Guedes foi demitido da FM Cidade de Natal. Estava com programa suspenso há semanas, desde que entrevistou Jussier Santos e esse mostrou argumentos contrários à demolição do Centro Admnistrativo, Mahadão e Machadinho para  se construir o Arena das Dunas.

Conta-me o Ribamar Freitas do "Oba Restaurante", um dos anunciantes do Blog, que as maiores torcidas presentes a jogos de futebol mostrados no local, são respectivamente Flamengo e São Paulo. A segunda é densamente composta de jovens, resultado de títulos das últimas duas décadas. A força dos demais cariocas (incluindo meu Fluminense) é escassa. A má gestão dos clubes explica isso. Tem que gostar muito para se acostumar a perder.

O neurocientista Miguel Nicolelis recebe título de cidadania natalense à tarde de hoje na Câmara de Vereadores, a partir das 15h. Merecido e dignificante. Depois de distribuir a honraria com vários cantores de axé, porque gritam que amam a capital (no Carnatal), a mudança é significativa pelas bandas da câmara.

Foi um sucesso acima do esperado o festival "Abelhudo Rock", ocorrido no final de semana em Felipe Guerra. Apesar de praticamente ignorado pela mídia convencional de Mossoró, a iniciativa é a semente para outros similares na região. Parabéns.

Deverá sair até o próximo dia 17 o resultado do concurso público promovido pela Ufersa, para cargos superiores e de nível técnico, à cobertura de quadros em Mossoró e Angicos.

Compartilhe:
Categoria(s): Nelson Queiroz
  • Repet
segunda-feira - 31/08/2009 - 09:17h

Garibaldi diz que suplência do pai não influirá em decisão

A condição de ter seu pai, Garibaldi Alves (PMDB), como suplente da senadora Rosalba Ciarlini (DEM), não será decisiva para a escolha de quem o senador Garibaldi Filho (PMDB) apoiará como candidato ao governo do Estado em 2010.

A informação foi dada pelo próprio senador, na estreia do programa Jornal da manhã 95 FM (Natal), apresentado pelos jornalistas Túlio Lemos, Marco Aurélio de Sá e Daniela Freire.

O senador explicou aos ouvintes que seu pai já o liberou para — independente da questão da suplência — tomar a decisão que for melhor para a renovação de seu mandato.

– Isso pode até pesar, mas não é decisivo para mim. Estou buscando um mandato popular e meu pai está envolvido nesta circunstância. Mas ele já me disse que a decisão é minha. Me liberou para qualquer decisão – disse.

Garibaldi Filho também esclareceu que esse posicionamento quanto às eleições para o ano que vem só deverá ser definido em janeiro. Isso teria sido acertado com o presidente do PMDB no Estado, deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB).

“Quando janeiro chegar, nós vamos então procurar saber dos nossos companheiros que aliança eles desejam. Porque não temos candidatos próprios”, afirmou.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
segunda-feira - 31/08/2009 - 08:14h

Marolinha vai embora do país e vira furacão em Mossoró

"O Brasil saiu da turbulência global maior do que entrou. Às vésperas do mês em que se completa um ano da crise iniciada com a concordata do Lehman Brothers, em 15 de setembro, o otimismo com o País tornou-se consensual".

Essa é abertura de matéria especial de hoje do poderoso "O Estado de São Paulo". O jornalão dá a mão à palmatória.

"O fato de que o Brasil passou tão bem pela crise tinha mesmo de instilar confiança”, diz Kenneth Rogoff, da Universidade Harvard, ex-economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI)", continiua a mesma reportagem.

Em seguida, acrescenta: Para Jim O’Neill, do Goldman Sachs, e criador da expressão Bric (o grupo de grandes países emergentes, Brasil, Rússia, Índia e China), “o Brasil passou por essa crise extremamente bem, e pode crescer a um ritmo de 5% nos próximos anos”.

Veja na íntegra AQUI.

Nota do Blog – Está vendo aí como é ficcional, deslavada mentira, a "crise financeira" da Prefeitura de Mossoró?

O que há, como este Blog propagada há tempos, é a condução temerária do ente público por uma patota deslumbrada com o poder, incapaz e arrogante.

Mossoró é assolada por uma crise, ainda, de ordem moral. O poder e o rei estão nus.

A "marolinha" está indo embora e os mossoroense são tragados por um furacão em cor rosada.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • San Valle Rodape GIF
segunda-feira - 31/08/2009 - 00:30h

Grito da Pesca junta políticos de todos os matizes

Cerca de três mil pessoas participara nesse domingo (30), em Caiçara do Norte, do I Grito Nacional da Pesca e Aquicultura.

O evento contou com a presença do ministro da Pesca, Altemir Gregolin.

Além do ministro, estiveram presentes o vice-governador Iberê Ferreira (PSB), os senadores Garibaldi Filho (PMDB), José Agripino (DEM) e Rosalba Ciarlini (DEM); os deputados federais Felipe Maia (DEM), Fátima Bezerra (PT) e Sandra Rosado (PSB), os deputados estaduais Gustavo Carvalho (PSB), Gilson Moura (PV), Larissa Rosado (PSB) e Poti Júnior (PMDB); prefeitos, vereadores e representantes de associações e cooperativas de pescadores.

Saiba mais AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
segunda-feira - 31/08/2009 - 00:06h

Pensando bem…

"Pregar a verdade como forma de propor alguma coisa útil à humanidade é a receita certa para ser perseguido."

Voltaire

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • San Valle Rodape GIF
segunda-feira - 31/08/2009 - 00:00h

Letra e Música – 66

Em meio à polêmica do sumiço do cantor-compositor Belchior, o que parece indiscutível é seu talento. É fantástico que esteja vivo e bem.

O artista produziu letras que são emblemáticas, interpretadas por diversos artistas de peso ou anônimos.

Paralelas é instigante. Simbológica. É narrativa do desencontro entre o ser e o ter, expressa poeticamente por esse cearense universal:

(…)
E no escritório em que eu trabalho e fico rico,
quanto mais eu multiplico
Diminui o meu amor.

(…) Teu infinito sou eu.

Uma semana a mil para ti, internauta.

Veja a letra AQUI;
Veja o ótimo vídeo AQUI

Compartilhe:
Categoria(s): Letra e Música
domingo - 30/08/2009 - 22:58h

Escrito por mim e mandado pelo meu coração

Recebi hoje à noite um telefonema agradável. Foi do meu querido amigo Rafael do Monte Negreiros, o "Rafaelzinho da Agrotec".

Após uma delicada cirurgia, a melhor notícia que poderia receber sobre ele chegou sem intermediários. Está bem, garantiu-me.

Abaixo publico um texto que ele fez questão de escrever, para manifestar a alegria pela saúde e por gratidão. Leia-o:

Meu caro Carlos Santos,

Sempre que nos encontramos em nossas conversas pessoais e amenas, o amigo me põe o seu Blog (por sinal o mais lido da região), à minha disposição, para que eu discorra sobre qualquer assunto.

Hoje estou precisando de fazer uns agradecimentos que só tem validade se forem escritos por mim e mandados pelo meu coração.

Mossoró toda sabe que passo por um problema cardíaco e estou graças a Deus, tentando resolvê-lo aqui em Natal para onde fui enviado pelo meu cardiologista amigo e irmão Bernardo Rosado.

Fui entregue a uma equipe que acho que foi mandada por Deus e o sucesso já se encontra aparente. Meu estado é bem melhorado e agora mais bem irrigado, pois, mesmo sem ser o grande Dix-huit Rosado, estou tricotomizado com duas ponte safenas e uma mamaria.

Parece que vai dar certo.

Quanto aos meus agradecimentos gostaria de começar pelo nosso Deus, criador do Mundo, depois aos meus familiares compostos pelas minhas filhas, meus genros, meus irmãos, meus pequeninos netos, que na sua inocência até promessa fizeram. À grande imprensa Mossoróense como você, Walter Fonseca, Emery Costa, Caby da Costa Lima, pela menos os que li até agora, aos mais de 400 telefonemas recebidos, e as mais de 200 visitas efetuadas durante o meu calvário que percorro há mais de 30 dias.

Deixei por último pessoas que como minha companheira Socorro, deixou a faculdade de lado e ficou comigo dias e noites sem nunca nada reclamar, sempre cordata e sorridente e confiando em Deus; meu compadre e irmão Tasso Rosado, que deixou todos os seus afazeres e quando menos espero ele adentra em meu apartamento na Promater e diz:

– Compadre, vim lhe acompanhar para o que der e vier. Trouxe para você essa água benta que não quero que deixe de levá-la consigo.

E lá ficou até ser terminada a cirurgia e a minha saída da UTI.

O que dizer de Ramilson Tito e Goreti, que preocupados com minha tristeza me levavam até para passear de carro e assim desopilar.

Não tendo vaga em apartamentos na Promater, Goretti telefonou imediatamente para um diretor que autorizou minha imediata entrada em uma suíte. Os dois ficaram até o fim da cirurgia.

Meu caro Carlos, não sei precisamente quem dizia isso mas, "para alguma coisa serve o infortúnio". A quantidade de ex-amigos, pequenos desafetos, até alguns familiares afastados, "não sei se estavam com medo de que eu morresse", telefonaram, me visitaram… Enfim, realmente foi bom e para alguma coisa serviu o infortúnio.

Desnecessário se faz citar Christianne, Ciro, Silvana, Geraldo, Viviane e Maurício, tendo todos abandonados seus afazeres para me ajudar na medida do possível.

Newton, Gustavo,Tércia, Diogo, Daniel, George, Gabriel e Gileno que além de ficarem à minha disposição ainda doaram sangue preventivamente para caso eu precisasse.

Aos irmãos Ione e Édson obrigado pela presença levando sua força.

P.S – A turma da confraria do IP. Nosso queridissimo "Bar" encontra-se meio desfalcado, estando no estaleiro eu, Tarcilinho, Chico Borges e Dandão (João Newton da Escóssia). 

Que todos se recuperem rápido para poderem voltar a frequentar a melhor confraria de Mossoró.

Carlos, muitissimo obrigado pela publicação, um forte abraço,

Rafael do Monte Negreiros.

Compartilhe:
Categoria(s): Nair Mesquita
  • Repet
domingo - 30/08/2009 - 19:42h

Sarneyando

Todo mundo, uma hora ou outra, leva a vida sarneyando. Há quem prefira viver a vida toda nessa onda, mas há também, é preciso admitir, aqueles que só o fazem de vez em quando.

A sarneyação é um estilo de vida para uns, e opção do momento para outros.

O bom sarneyador, sabe o que faz, tem consciência do que faz, e assume a postura abertamente: sou adepto da sarneyação. 

O leitor deve estar a se perguntar: mas que raios há de ser esse tal “sarneyando?”

Ah, leitor amigo, você também, sarneya sempre que possível e finge que não tem nada com isso? “Eu?!”- dirá o leitor, “que tenho eu a ver com isso?”, e basta essa reação para ser possível dizer que todo mundo leva a vida sarneyando.

O sarneyador pensa na sua família sempre, em primeiro lugar: a família é o alfa e o ômega, a base e o restante também.

“Mas valorizar a família não quer dizer nada demais!” – Retrucará o leitor sentindo que estão a falar algo dele e, pelo tom, não deve ser coisa boa.

O bom sarneyador se mostra sempre solícito, pronto para atender aos seus, e aos amigos dos seus, afinal, aos amigos deve-se conceder tudo, e aos inimigos, apenas os rigores da lei.Sarneyar pode trazer coisas boas para vida.

É claro que tudo tem seus riscos e mesmo aquele mestre na arte da sarneyação, uma hora ou outra se vê envolvido em alguma atitude suspeita. Mas é preciso sarneyar sempre, afinal, como diria Sêneca: "As grandes injustiças só podem ser combatidas com três coisas: silêncio, paciência e tempo".

O sarneyador crê em Deus. Acredita e confia nele. Seus filhos sabem bem disso, sua família aprendeu, desde cedo, a valorizar coisas importantes e, principalmente, valorizar as coisas importantes da família. Se vai falar com seu pai, peça à benção, respeite-o e pode esperar que ele vai ajudar. Sempre.

É sarneyando que se vai ao longe. Afinal, se quem tem boca vai à Roma, quem sarneya não conhece fronteiras. A sarneyação é uma arte, e das mais valorizadas. Sarneyando se conquista amigos, súditos, admiradores, ajuda para todos os momentos, sejam coisas públicas ou secretas.

Sarneyar revela poder, capacidade, digam o que disserem, sustente seu tom, confie em você, aprenda que o sarneyador não conhece derrotas, só vitórias. Quando não for possível vencer a batalha, saiba que o bom sarneyador prevê isso antes, e ao invés de se desgastar com a derrota, simplesmente muda a luta, vai para um lugar onde a vitória seja certa. Aqui ou no Amapá, seja onde for. 

Mas o mundo anda cheio de maldades. Olho grande. Pessoas inescrupulosas, tão maliciosas que mesmo sem se dizer nada de mal do que seja sarneyar, continuam a pensar que há algo de muito mal nisso.

Por que será?

Não se preocupe, bom sarneyador, finja que não é com você e siga adiante. Nada de renúncias ou derrotas para quem só faz coisas boas na vida.

Ítalo José Rebouças é advogado e professor – italoreboucas@hotmail.com

Compartilhe:
Categoria(s): Fred Mercury
domingo - 30/08/2009 - 18:51h

De fezes e limpa-fossas

Um dos investigados na "Operação Sal Grosso", o vereador mossoroense Chico da Prefeitura (DEM) perdeu a calma à semana passada.

Diante do jornalista Bruno Barreto de "O Mossoroense", não se conteve na falta de polidez:

– Você e o promotor (Eduardo Medeiros, que investiga supostas irregularidades na Câmara de Mossoró, legislatura passada) são uns bostas.

Sobre o tema o Chico entende. Ele possui um veículo limpa-fossas.

Nota do Blog – Calma, Chico. Podes sair limpo dessa, sem açodamento.

O eco da declaração chegou à 11ª Promotoria do Patrimônio Público de Mossoró, onde Eduardo Medeiros está instalado.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Repet
domingo - 30/08/2009 - 18:31h

A menina que ama os livros

Recebo um e-mail superinteressante. Vale a pena repassar, com a nítida ponta de inveja, mas sobretudo admiração.

A webleitora Graça Sabino relata apelo incomum nos tempos atuais, de um país inculto. A filha caçula, Susana, pressionou-a até convencê-la: estará na Bienal Internacional do Livro no Rio.

Carlos,

Atendendo a "imploração" de Susana estou de passagem comprada para o Rio de Janeiro para levá-la a Bienal Internacional do Livro (em setembro). Confesso que só lembrei de você.

Machado de Assis será um dos homenageados, com leitura de suas obras pelo artista global José Mayer.

Trarei novidades para aumentar seu acervo. Pode cobrar.

Graça Sabino.

Nota do Blog – Cobrarei!

Quanto à Susana, menina-moça apaixonada por literatura, é uma dessas preciosidades que ao lado das outras duas irmãs, enche a casa de seus pais (Gracinha e Sabino) de alegria.

Tudo de bom que houver nessa vida.

P.S – A proposito, neste domingo acabei de ler "Esperando Godot" de Samuel Beckett. Já assistira a peça por companhia amadora.

O texto em si, é um instante de genialidade. Definitivo.

Obrigado à Carolina Formiga pelo presente. Ao contrário de Godot, ele chegou.

Adorável.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
domingo - 30/08/2009 - 17:47h

Repercussão de série política é estimulada

Informei ontem ontem (sábado, 29) que a série de reportagens especiais "Rosalba Ciarlini – Política e Poder" passaria a ser veiculada em três jornais impressos do Estado. Daí recebo um comentário de encher o ego.

O advogado e ex-secretário de Estado e da Prefeitura do Natal Honório de Medeiros comenta a repercussão. Incentiva o foco adotado por este Blog.

Leia-o abaixo:

Parabéns, Carlos.

Essa série, além de muito bem escrita, coloca à disposição de quem se interessar fatos recentes, mas, sem dúvida, relevantes da história de Mossoró e, por que não dizer, do RN.

Esperamos que você avance nessa nova senda – a da ensaística histórico/política. É disso que precisamos – e há uma considerável falta de talento para preencher essa carência.

Esse papel, de escrever nossa história ainda atual ou passada, deveria ser preenchido pela Uern, através de estímulos simbólicos ou mesmo materiais. Lamento que isso não aconteça.

Um abraço,

Honório de Medeiros.

Veja AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
  • San Valle Rodape GIF
domingo - 30/08/2009 - 17:34h

Um cais à espera de ação em Porto do Mangue

Estive em Porto do Mangue.

Enche os olhos, faz bem a alma reabastece o ânimo com tanta beleza da natureza, além do afeto humano. Gosto do lugar, de sua gente simples e educada.

Mas também por lá conheci a realidade do cais que gradualmente tem sido engolido pelo fluxo e refluxo das águas no Rio das Conchas.

O prefeito Francisco Gomes, o "Titico" (PMDB), contou-me que existem recursos assegurados para a obra, que é estratégica para a economia (turismo, carcinicultura) e infra-estrutura do município. Populares com os quais conversei reclamaram da demora numa solução do problema.

Sem barreira de contenção, por vezes as águas avançam sobre casas ribeirinhas.

O Estado, alerto à governadora Wilma de Faria (PSB) e vice Iberê Ferreira (PSB), pode agilizar essa obra e dar uma resposta de grande elouquência a essa aspiração.

Foi isso o que ouvi. Projeto que trata da questão anda emperrado na anacrônica "burrocracia" que não percebe a urgência dos mais humildes.

Fica meu apelo. Aguardo resposta.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
domingo - 30/08/2009 - 00:35h

Conversando com… Robinson Faria – 06

Presidente da Assembleia Legislativa e figura autônoma dentro do grupo da governadora Wilma de Faria (PSB), Robinson Faria (PMN) admite que essa base pode se esfacelar. E diz o porquê. 

Ele também deixa claro que o bloco denominado de "Unidade Potiguar" está muito sólido para se posicionar no teatro de guerra de 2010.

Leia abaixo nossa conversa com o parlamentar estadual:

Blog do Carlos Santos – Deputado, qual o peso da política de alianças à luta presidencial, na formação de chapa ao governo do RN, em que o senhor figura como pré-candidato e comandando PMN e PP indiretamente?

Robinson Faria – Ninguém pode desconhecer o peso da liderança política do presidente Lula, principalmente na nossa região e no nosso Rio Grande do Norte. Entretanto, o lançamento de candidaturas por partidos integrantes da base política do presidente poderá alterar o quadro de alianças no nosso estado.

BCS – O senhor tem trânsito livre do governismo ao grupo situado na chamada oposição, em que aparece a liderança do senador José Agripino (DEM). Esses canais abertos revelam que o senhor é flexível ou indispensável aos dois lados?  

RF – O fato de ter canais abertos significa dizer que eu trato as pessoas e os líderes políticos com gentileza, respeito e atenção. Quanto a ser indispensável, seria pretensioso de minha parte dizer isto, embora o nosso grupo político tenha uma expressão reconhecida e que pode vir a decidir a eleição.

BCS – O senhor tem se queixado quanto a um suposto favorecimento à pré-candidatura do vice-governador Iberê Ferreira (PSB), no esquema governista. Isso já não é motivo suficiente para pegar a "mochila" e mudar de lado?

RF – Eu gostaria que a definição da candidatura da base governista se desse em condições de igualdade, seria mais democrático. É o que defendo. E isso já é motivo suficiente para continuar lutando.

BCS – Na política, como na guerra, é aconselhável ter mais de uma estratégia de ação-combate. Em se tratando de 2010, o seu Plano B apontaria para uma candidatura à Câmara Federal, à reeleição, a vice-governador ou ao Senado?

RF –  Política para mim não é uma guerra. Política é a arte de melhorar a qualidade de vida do povo, na paz, no entendimento, na conciliação. O nosso grupo político, a Unidade Potiguar, não trabalha com um plano B.

BCS – Depois desse "freio de arrumação" com o advento da Unidade Potiguar, liderada pelo deputado federal Henrique Alves (PMDB), houve mesmo uma acomodação de interesses? Zerou tudo? Estamos diante de uma carga de pote: se tiver muito solavanco pode quebrar tudo?

RF – Henrique Alves (PMDB), por não ser candidato a cargo majoritário e por sua conhecida experiência política, recebeu de nós a confiança e a delegação para falar em nome do nosso grupo. A Unidade Potiguar, na verdade, é liderada por todos nós que a idealizamos e que a apresentamos ao Rio Grande do Norte. Não há como diferenciar, na Unidade Potiguar, a liderança do deputado Henrique Alves, do deputado Fábio Faria (PMN), o mais votado do estado, do deputado João Maia (PR), o segundo mais votado na última eleição, além dos nossos deputados estaduais, todos líderes regionais e dos nossos diversos prefeitos. Da mesma forma, não há uma acomodação de interesses, mas um projeto de gestão para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte, que significa a melhoria da qualidade de vida do nosso povo. Quanto ao solavanco, eu penso que as estradas do Rio Grande do Norte, em sua maioria, estão bem pavimentadas.

BCS – Deputado, há muito que o Ministério Público propaga que a Assembleia Legislativa é uma caixa-preta, está empanzinada de atos secretos, procedimentos ao arrepio da lei e que precisa ser dissecada. O que há de verdade nisso e como tornar mais transparente questões como cargos comissionados e custo da Casa, por exemplo?  

RF – A Assembléia responde regularmente aos pedidos de informações do Ministério Público. Como exemplo, cito o caso dos servidores reenquadrados na Assembleia, vindos de outros órgãos: foi com base nas informações detalhadas que fornecemos que o Ministério Público ajuizou diversas ações na Justiça. É claro que cumpriremos as decisões judiciais, que, aliás, já estão saindo em primeira instância, negando o pedido do Ministério Público. Não existe ato secreto na Assembleia: todos os cargos, inclusive comissionados, são criados por Lei, devidamente publicada. Os atos de pessoal são publicados no Boletim Oficial. Tanto o Boletim como o Diário Oficial estão disponíveis na Internet. 

BCS – Por que votar em Robinson Faria para governador? Quais os diferenciais que o senhor imagina ter, em relação aos demais pré-candidatos apresentados dentro e fora do governismo?

RF – Primeiro pelo compromisso: Eu vou realizar uma grande administração em benefício do povo do Rio Grande do Norte, com um programa de gestão diferenciado, com foco no absoluto controle dos recursos públicos, uma ampla reestruturação do sistema de saúde do Estado, para levar saúde aonde o cidadão precisa. Um forte investimento em segurança pública para dar tranqüilidade ao povo. Além de estimular o desenvolvimento da atividade econômica em todas as frentes para gerar empregos para aos nossos jovens. Isso faz parte do nosso projeto que já estamos discutindo com o povo sobre como realizar. Não é interessante eu fazer comparações em relação aos demais candidatos. Cada um vai se apresentar ao Estado com o seu histórico de vida, o seu pensamento e o seu projeto de governo. Caberá ao povo julgar quem estará mais apto para merecer a confiança e assumir o governo do estado. A campanha revelará o perfil de cada candidato e eu trago desde cedo uma característica que faz a diferença: palavra dada é palavra cumprida.

Compartilhe:
Categoria(s): Entrevista/Conversando com...
  • Repet
domingo - 30/08/2009 - 00:05h

Pensando bem…

"As coisa não mudam, nós é que mudamos."

Henry David Thoreau

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
sábado - 29/08/2009 - 23:58h

Larissa diz sim

A montanha não pariu um rato. Aconteceu o que praticamente toda a mídia potiguar antecipou ontem.

A deputada estadual em segundo mandato, Larissa Rosado (PSB), passará a ser líder do governo Wilma de Faria (PSB) a partir da próxima semana. Substituirá a Antônio Jácome (PSB).

– Novo desafio – é assim que Larissa encara a missão. "Aceitei convite da governadora Wilma para ser lider do governo na assembleia e recebi apoio dos colegas deputados", ´complementa.

A princípio, Larissa e a governadora conversariam à noite de ontem, sexta (28). Houve conflito de agendas.

Adiaram para hoje de manhã.

Na prática, quase tudo estava acertado. Faltava a formalidade.

– Estou confiante que darei conta da missão que me foi confiada – assinala Larissa.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Repet
sábado - 29/08/2009 - 23:25h

Iberê Ferreira cumpre agenda para aumentar visibilidade

O vice-governador Iberê Ferreira (PSB) não pode reclamar de falta de visibilidade, caso não vingue como candidato a governador pelo wilmismo. A cada dia, a sua programação é múltipla e intensa.

Hoje, a sua principal atividade foi representar a governadora Wilma de Faria (PSB), pela manhã, do seminário do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na região Central.

O evento aconteceu no Ginásio Poliesportivo da cidade de Santana do Matos e reuniu vereadores, prefeitos, militantes e dirigentes do PSB dos oito municípios da região.

No encontro, o vice-governador falou sobre as propostas do PSB, no que diz respeito às políticas públicas de desenvolvimento regional.

“Os prefeitos dos municípios de Jardim de Angicos, Pedro Avelino, Fernando Pedroza, Lajes e Santana do Matos estiveram presentes.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
sábado - 29/08/2009 - 23:13h

Série sobre Rosalba Ciarlini é reproduzida por jornais no RN

Os jornais "Na Semana" (Natal), "Jornal Central" (Região Central do RN) e "O Vale do Apodi" (Apodi) solicitaram (e foram autorizados) à publicação da série "Rosalba Ciarlini – Política e Poder".

A reportagem especial foi publicada entre os dias 17 e 21 deste mês neste Blog, com denso material documental.

O material disseca a trajetória da atual senadora potiguar do seu nascedouro político em 1988 até os dias atuais, lançando luz à campanha de 2010. 

Veja AQUI.

Nota do Blog – O considerável número de acessos, a intensidade de comentários positivos ao trabalho e essa procura de outras mídias pela reprodução da série, atestam que o esforço não foi em vão.

Obrigado pela confiança.

Compartilhe:
Categoria(s): Paulo de Tarso Fernandes
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.