terça-feira - 09/11/2010 - 18:46h

Procurador entra com ação para evitar posse de Siqueira


Durante coletiva de imprensa concedida na tarde desta terça (9), o procurador Geral de Justiça do Rio Grande do Norte, Manoel Onofre Neto, anunciou que entrou com uma ação no Tribunal de Justiça para impedir a posse de Sargento Siqueira (PV).

O deputado assumiria a vaga deixada por Gilson Moura (PV).

A ação seria julgada pelo desembargador João Rebouças que alegou suspeição, mas foi redistribuída para outro desembargador. Há a expectativa que a decisão sobre o caso deve ser expedida ainda nesta terça.

O procurador Manoel Onofre entrou com uma ação diante das denúncias de negociatas e, com isso, chegou ao Ministério Público. As acusações partiram do deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB) e foram corroboradas pelo presidente de honra do PV, Rivaldo Fernandes, dizendo que não houve consulta ao partido antes de ser tomada a decisão.

Com a iminente posse, Siqueira ganharia foro privilegiado para se defender de denúncia de corrupção na Câmara de Vereadores de Natal, na chamada "Operação Impacto".

P.S – Nesse momento, na Assembleia Legislativa, há uma claque à espera da posse de Siqueira. Ocorre que nenhum membro da mesa diretora da Casa apareceu para oficializar sua posse. Imbróglio grande.  Nélter propôs que Siqueira só tome posse após julgamento da Operação Impacto. A atual legislatura termina dia 31 de dezembro próximo.

Com informações do Portal Nominuto.com.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
terça-feira - 09/11/2010 - 18:32h

Gerais… Gerais… Gerais… Gerais


A Cosern
promoverá uma coletiva de imprensa sobre as novas regras da tarifa social, estabelecidas pela lei 12.212, de 2010. A coletiva acontecerá nesta quinta (11), às 10h, no auditório do escritório da Cosern em Mossoró, situado à rua Doutor almir de  Almeida Castro, 310, Centro.

Sociedade dos poetas mortos é o filme escalado para apresentação no sábado (13), às 19h30, no Cine Clube Mossoró. A exibição vai acontecer no Hotel Villa Oeste.

Estão abertas as inscrições para um Curso de Especialização em Ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras (Inglês e Espanhol) da UERN, totalmente gratuito. Caso tvocê tenha interesse, é só solicitar mais informações a Emilio Soares. Contatos por este e-mail: emiliouece@yahoo.com.br.

Com a temática “Conceitos, linguagens e estratégias”, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através da COMÍDIA, realiza o 1˚ Encontro de Comunicação Organizacional do Nordeste (1˚ ECO-Nordeste), nos dias 16 e 17 de novembro de 2010, no auditório da Biblioteca Central Zila Mamede, no campus central da UFRN, em Natal-RN.

Vem aí a Semana Potiguar de Fotografia, de 25 a 28 de Novembro 2010 no Palácio da Cultura, Cidade Alta, em Natal. Mais informações por esses números: (84) 84) 9986-1061 e 8868-3380.

Obrigado a leitura deste Blog ao jornalista Julierme Torres-TCM (Mossoró), juiz de Direito Herval Sampaio Júnior (Mossoró) e comerciário William Pedro (Natal).

Os amantes da boa poesia que se preparem. A dupla Os Nonatos vai retornar a Mossoró no próximo dia 20, em show às 22h no Oba Restaurante. Imperdível.

A Prefeitura de Areia Branca vai realizar concurso público para vários postos. Em breve o edital será publicado com esse fim.

Compartilhe:
Categoria(s): Nelson Queiroz
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
terça-feira - 09/11/2010 - 18:19h

“Bolódromo” do Dnit-RN também na Ponte sobre o Rio Açu

A ponte sobre o Rio Açu, BR-304, no município de Assu, é uma prova de que o contribuinte precisa desconfiar sempre do destino dado ao seu dinheiro.

A restauração desse equipamento viário, com recursos do Governo Federal, é sustentada por investimento superior a R$ 13,788 milhões.

Investigações da Polícia Federal, que levaram a prisão de dirigentes do Dnit-RN, responsável pela fiscalização da obra, atestam sinais de corrupção no empreendimento.

É possível, também, que alguns bacanas engravatados tenham montado um "bolódromo" sobre e sob a ponte.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
terça-feira - 09/11/2010 - 18:08h

TCU quer paralisação de obras; adutora do RN é incluída

O relatório de fiscalização de obras públicas do Tribunal de Contas da União (TCU) apresentado nesta terça (9) recomenda ao Congresso Nacional a paralisação de 32 obras – de 231 fiscalizadas ‘in loco’ entre janeiro e agosto – devido a indícios de irregularidades.

Dessas, 18 integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O TCU também recomendou a retenção parcial dos recursos destinados a 6 obras, até que os problemas sejam resolvidos.

Em outras 184 obras, também foram encontrados indícios de irregularidades, mas, nesses casos, segundo o TCU, não se justifica a paralisação. Em nove obras fiscalizadas, o TCU não fez ressalvas.

O RN também foi incluído no rol de estados que comportam obras irregulares. Vitrine do PAC, as obras do Sistema Adutor do Alto Oeste deixam muito a desejar.

O sistema constitue em 367 quilômetros de tubulação para levar água a 26 municípios e 65 comunidades rurais, beneficiando 207 mil pessoas no extremo oeste do Estado.

A obra foi projetada para ter a primeira etapa inaugurada no mês de junho passado. No entanto, com os atrasos está prevista para terminar só em 2011.

Do portal G1

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
terça-feira - 09/11/2010 - 18:05h

Sandra Rosado acompanha prefeitos em pleitos no DF

Passado o período eleitoral, prefeitos chegam a Brasília para tentar liberar emendas empenhadas por parlamentares em favor dos municípios. Os gestores também participarão amanhã, quarta (10), de mobilização da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Eles vão discutir ações para a administração pública em 2011.

A deputada federal Sandra Rosado (PSB) recebeu em seu gabinete os prefeitos Manuel Cunha Neto (Souza), de Areia Branca; Amarildo Morais, de Caiçara do Norte; Lawrence Amorim, de Almino Afonso; Lanice Ferreira, de Governador Dix-Sept Rosado; Ronaldo Teixeira, de Angicos; Soraya Santana, de Pureza e Maria Ivoneide (Neidinha), de Maxaranguape.

Sandra Rosado aproveita a presença dos prefeitos para acompanhá-los em audiências nos ministérios que constam emendas alocadas em favor do Rio Grande do Norte. A parlamentar esteve com os prefeitos nos ministérios do Turismo, Previdência Social, Saúde e Funasa.

Já a mobilização da CNM vai ter como discussão central a alocação de recursos por parte do Governo Federal na saúde e na educação, e também a divisão dos Royalties da camada pré-sal.

O encontro que se chama “ O Movimento Municipalista, o novo Governo e novo Congresso”, começa às 9h no auditório Petrônio Portella, no Senado Federal.

Com informações da Assessoria de Imprensa de Sandra Rosado.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
terça-feira - 09/11/2010 - 17:57h

Três ângulos interessantes em sessão da Câmara de Mossoró


A Câmara de Mossoró realizou sessão solene hoje no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. Pelo menos três registros podem ser feitos, quanto a aspectos do evento.

1 – Chamou a atenção o tititi prolongado à mesa de autoridades, entre a senadora-governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM), homenageada especial do evento, com a deputada estadual Larissa Rosado (PSB), sua "adversária" política e prima em segundo grau. Tinha gente incomodada. Larissa representava a Assembleia Legislativa e sua mãe, deputada federal Sandra Rosado (PSB);

2 – Causou espécie e riso o bolo cenográfico bancado pela Prefeitura de Mossoró, para marcar o aniversário de emancipação política do município. A ideia ufanística de estilizar o desenvolvimento na peça artística, passou a impressão que era o aniversário de Dubai e não de Mossoró, tamanho os "arranha-céus";

3 – Continua sendo um absurdo a agressão à sua história, que Mossoró se permite ao consignar o 9 de novembro com data de sua emancipação. Estudiosos, pesquisadores e historiadores atestam em tom uníssono que a data correta é 15 de março.

Foto – Rosalba recebe medalha da prefeita de direito Fátima Rosado (DEM), ladeada pelo presidente da Câmara, Claudionor dos Santos (PDT); vereadoras Maria das Malhas (PSL) e Cláudia Regina (DEM).

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • San Valle Rodape GIF
terça-feira - 09/11/2010 - 10:23h

Michel Temer entre Vaccareza e Henrique

O vice-presidente eleito, deputado Michel Temer (PMDB), viajará a Argentina para participar de encontro de presidentes de Parlamentos.

Atual presidente da Câmara Federal, Temer trabalhará na viagem a articulação que empreende para acomodar interesses do PT e seu PMDB na eleição da próxima Mesa Diretora da Casa.

Em sua companhia, a Argentina, levará os deputados federais reeleitos Cândido Vaccarezza (PT) e Henrique Alves (PMDB).

Está entre os dois o conflito para formação  de chapa governista que aponte o próximo presidente da Câmara Federal.

Apesar de defensor do nome de Henrique, resta saber até que ponto Temer quebrará lanças para viabilizar a eleição do amigo.

Afinal de contas, ele será o vice-presidente de Dilma e não deputado federal pelo PMDB.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
terça-feira - 09/11/2010 - 10:11h

Nélter prevê vitória de Ricardo Motta a presidente da AL


O deputado Nélter Queiroz (PMDB) acredita que o colega Ricardo Motta (PMN) será eleito presidente da Assembléia Legislativa no dia 1º de fevereiro de 2011.

Segundo Nélter, Ricardo é a bola da vez para presidir o Poder Legislativo.

“Ricardo convive bom com todos os deputados e é ligado à governadora eleita Rosalba Ciarlini (PMN) e ao vice-governador eleito Robinson Faria (PMN). Ele é a bola da vez para ser presidente da Assembléia”, afirmou Nélter em entrevista concedida hoje ao programa ‘Bom Dia Cidade’ na FM Cidade.

O deputado do PMDB afirmou, no entanto, que e essa é uma opinião pessoal.

“Essa é a minha opinião pessoal. Acho que a tendência é Ricardo ser eleito presidente da Assembléia. Mas tudo pode acontecer na eleição para a mesa diretora do Poder Legislativo do Estado”, enfatizou Nélter Queiroz.

Do Blog de Oliveira Wanderley AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
terça-feira - 09/11/2010 - 10:02h

Renato reage contra Micarla de Sousa


Na crise do reajuste das tarifas de ônibus de Natal, que terminou não se confirmando, parece que o pau quebrou outra vez do lado mais fraco: sai o secretário da Mobilidade, Renato Fernandes (PR).

Mas ele não sai calado (veja postagem mais abaixo).

"Eu não sou maluco", avisou Renato Fernandes em entrevista à manhã de hoje à FM 96 de Natal. “A discussão sobre o reajuste de ônibus era um negócio intramuros”, acrescentou.

Disse que desde junho a questão era tratada e conduzida diretamente por Micarla de Sousa (PV), a prefeita. Já em entrevista coletiva, ela negou que soubesse algo sobre o assunto e culpou Renato por decisão.

– Se, como afirma Renato Fernandes, a prefeita sabia do aumento das passagens de ônibus, a demissão dele é mero jogo de cena – afirma o deputado estadual Fernando Mineiro (PT).

Nota do Blog – Parece que a Prefeitura do Natal virou o "Bonde dos Malucos". Todos batem cabeça, ninguém se entende.

A demissão de Renato também compromete as relações políticas do PR com o PV da prefeita.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
terça-feira - 09/11/2010 - 09:53h

Nota “Zero” para operadoras de telefonia móvel

Desde julho, a TIM não funciona a contento em Mossoró. O pior é que ninguém da empresa se manifesta.

Os usuários que se danem.

A Vivo também é outra que faz raiva, sobretudo sua net via modem, onde a conexão morre de cinco em cinco minutos.

Das operadoras em Mossoró, a melhorzinha é a OI, mas ainda assim tem lá suas inconstâncias vez por outra.

Do Blog do Tio Colorau AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Nelson Queiroz
  • San Valle Rodape GIF
terça-feira - 09/11/2010 - 09:26h

Prefeita e secretário não se entendem sobre tarifa


AMais um imbróglio na gestão da prefeita do Natal, Micarla de Sousa (PV). Sobrou para o titular da Secretaria da Mobilidade, o ex-candidato a prefieto de Mossoró Renato Fernandes (PR).

A prefeita garantiu que não haverá aumento na tarifa cobrada nos ônibus do Natal. Desautorizou qualquer informação do gênero e deixou claro, em coletiva à imprensa, que Renato está fora do governo.

Essa nova crise a pegou em viagem de repouso aos Estados Unidos. Dicson Nasser (PSB), presidente da Câmara de Vereadores, que estava na condição de prefeito interino, é que pegou o problema.

– Qualquer tipo de aumento nas tarifas de ônibus só seria realizado se houvesse aumento do beneficio para a população – ponderou a prefeita.

A princípio, o reajuste botaria a tarifa de R$ 2,25 a R$ 2,35.

O secretário do Gabinete Civil, Kalazans Bezerra, vai acumular a função com a Mobilidade.

Renato Fernandes, por sua vez, deixou claro que já vinha trabalhando sua saída do governo, em que chegou por indicação partidária.

E contestou a versão da prefeita. Segundo ele, Micarla estava ciente da proposta de reajuste. "Não sou nenhum irresponsável de fazer qualquer coisa sem a orientação dela", disparou. "Só estranho a forma como ocorreu".

Renato Fernandes foi nomeado para a Semob em 23 de abril deste ano, substituindo Kélps Lima (PR), que disputou a eleição para deputado estadual.

Nota do Blog – Cada dia esse governo fica mais confuso. Uma barafunda. Crise babélica, além de gestão e financeira.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
terça-feira - 09/11/2010 - 08:48h

Iberê e Rosalba vão se encontrar

AO governador Iberê Ferreira (PSB) e a governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM) voltarão a ficar frente a frente. Não se trata de um debate.

A governadora eleita Rosalba Ciarlini anunciará sua a equipe de transição na sexta (12). Entretanto quer conversar antes com Iberê, a quem sucederá a partir de 1º de janeiro.

Rosalba solicitou uma audiência com governador Iberê Ferreira que acontecerá às 15h, na Governadoria, na mesma sexta.

Em seguida ela deverá anunciar os nomes de sua equipe de transição.

O trabalho desse grupo, em comunhão com equipe comum nomeada por Iberê, deverá começar na segunda (15).

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
terça-feira - 09/11/2010 - 08:04h

João Maia evita se expor em escândalo de sobrinho


O deputado federal João Maia, líder do PR no Rio Grande do Norte, está incomunicável desde a última quinta-feira (04/11), quando a Polícia Federal prendeu o diretor regional do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) no Estado, o engenheiro Gledson Maia.

Sobrinho de João Maia, Gledson foi preso em flagrante por ter recebido, segundo a PF, uma propina no valor de R$ 50 mil. A prisão do engenheiro acelerou a Operação Via Ápia, que investiga um esquema de corrupção no Dnit.

O esquema, segundo a PF, teria desviado, pelo menos, R$ 2 milhões da obra de duplicação da BR-101 no estado. A obra integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), controlado pela então ministra chefe da Casa Civil e hoje presidente eleita Dilma Rousseff (PT).

Após o irmão de João, Agaciel Maia, acusado de corrupção na direção do Senado Federal, agora é o sobrinho. João Maia vive maus dias e adotou o ‘casco da tartaruga’. A estratégia de João Maia de ficar incomunicável teria o objetivo de evitar ao máximo a exposição e, com isso, minimizar os rumores que já chegam aos ouvidos da presidente Dilma.

A vontade do parlamentar de ocupar o Ministério dos Transportes no governo Dilma pode naufragar. Primeiro com a derrota eleitoral do atual ministro da pasta, o republicano Alfredo Nascimento, que disputou o governo do Amazonas; e agora, com mais um escândalo que abate a família Maia.

Do portal Nominuto.com
Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
terça-feira - 09/11/2010 - 08:00h

Fonseca & Advogados Associados


Na próxima quinta-feira (11), às 20h, será inaugurado em Mossoró, o escritório Fonseca & Advogados Associados – Fonseca, Vieira e Cruz Advogados.

Em clima de descontração, o grupo que já é um sucesso em Natal, chega a Mossoró para somar e expandir atividades.

O escritório fica localizado à rua Carina de Almeida Costa, 34 – Nova Betânia.

A Casa de Ideias de Chrystian de Saboya assina o evento.

Compartilhe:
Categoria(s): Nelson Queiroz
  • San Valle Rodape GIF
segunda-feira - 08/11/2010 - 13:18h

Diretor do Dnit tem habeas corpus negado


Os advogados de defesa do engenheiro Gledson Maia impetraram um pedido de Habeas Corpus no fim de semana, mas a Justiça negou. O diretor do Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transporte (Dnit) está preso desde a quinta-feira (4), quando a Polícia Federal teria flagrado-o recebendo dinheiro de um empresário.

A prisão de Gledson Maia deflagrou a Operação Via Ápia, que resultou na prisão de mais seis pessoas, incluindo o superintendente do Dnit, Fernando Rocha. No sábado, a Justiça Federal decretou a prisão preventiva de Gledson. Com isso, ele ficará detido por tempo indeterminado.

Baseado nisso, os quatro advogados que o representam entraram com pedido de habeas corpus ainda no fim de semana. O advogado Caio Victor Ribeiro informou ao portal Nominuto.com que o plantão judicial negou o recurso.

“Nós entramos com a liminar, mas a Justiça não acolheu nosso pedido. Agora, estamos trabalhando para fazer um novo pedido, dessa vez em 1ª instância”, explica.

O advogado alega que não elementos para manter seu cliente em prisão preventiva. “A prisão preventiva só pode ser concedida em casos excepcionais, quando a pessoa representa alguma ameaça ao andamento do processo, como por exemplo, possa destruir provas”, comenta.

Caio Victor destaca que Gledson já pediu desligamento do Dnit e, além disso, a Polícia Federal realizado as buscas e apreensões necessárias. “Entendemos que não existem mais os elementos necessários para a manutenção da prisão. Por isso, ainda hoje deveremos solicitar a liberdade, até porque sugiram elementos novos para nos favorecer”, afirma.

O advogado não quis revelar, no entanto, que elementos seriam esses. Das sete pessoas presas durante a Operação Via Ápia, apenas uma ganhou liberdade, o empresário paranaense que foi flagrado dentro de um carro com Gledson Maia e portando uma mala com R$ 50 mil.

Do Portal Nominuto.com

 

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
segunda-feira - 08/11/2010 - 12:53h

Prefeitos do RN participam de mobilização em Brasília

Mais de 70 prefeitos do Rio Grande do Norte participam na próxima quarta-feira, 10, da mobilização convocada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) denominada  “O Movimento Municipalista, o Novo Governo e o Novo Congresso”. 

O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), Benes Leocádio, viaja nesta terça (9), quando participa de reunião da diretoria da CNM, da qual é vice-presidente nacional, com os presidentes de federações e associações estaduais de municípios de todo o País.

A mobilização convocada pela CNM objetiva ratificar os principais pleitos dos municípios junto ao Congresso e ao Governo, definir estratégias para o encaminhamento das propostas e atualizar a agenda da luta municipalista.

O financiamento da Saúde, a redistribuição dos royalties, o encontro de contas com a Previdência e a compensação financeira pelas perdas no Fundo de Participação dos Municípios são alguns dos principais pontos da pauta da mobilização em Brasília.

O principal evento será aberto às 9 horas da próxima quarta-feira, no auditório Senador Petrônio Portela, no Senado Federal.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
segunda-feira - 08/11/2010 - 12:26h

Gerais… Gerais… Gerais… Gerais


Todos os vivas do mundo pro casal Alex Álvaro-Luciana. Formalizam união e ganham o abraço de amigos, sobretudo do "Real Botequim" (Mossoró), do qual ele faz parte, sob o comando de Marconi Holanda. Se puder eu apareço aí mais tarde. Felicidades.

Infelizmente não pude ver o Grupo Diocecena no palco do Teatro Municipal Dix-huit Rosado, entre 4 e 6 deste mês. O espetáculo "The Beatles", sob direção de Roberta Schumara, teve considerável sucesso. Por favor me avisem quando será uma reapresentação. Dessa feita eu não perco. E parabéns.

A Secretaria de Estado da Tributação (SET), através do viés Show de Nota, da campanha Cidadão Nota 10, iniciou às 9h desta segunda-feira (08) até a sexta-feira (12), reservas para a quinta-feira do bloco Cidadão Nota 10, do Carnatal ao som da cantora potiguar, Lane Cardoso. Nas próximas semanas serão lançadas as reservas para as outras atrações do bloco, no caso, Cavaleiros Elétricos e Margareth Menezes. Serão 12 mil abadás, divididos pelos três dias do evento. Os interessados em participar deverão digitar seus documentos fiscais, através do endereço www.showdenota.set.rn.gov.br, e realizar a reserva online.

Togo Ferrário e Emerson Linhares (diretor de Programação da Rádio Difusora de Mossoró) já afivelaram malas para show de Paul Mc Cartney em São Paulo, em pleno Morumbi. Beatlemaníacos, eles não poderiam ficar de fora dessa turnê.

Neste dia 17 de novembro, o poeta Genildo Costa estará participando na cidade do Natal de um concerto ao lado do Coral Harmus no salão nobre do Teatro Alberto Maranhão a apartir das 19 horas. O concerto tem o título de Caras do Nordeste.

"Massilon" – Nas veredas do cangaço e outros temas afins", o livro que Honório de Medeiros escreveu contando uma nova versão acerca da invasão de Mossoró por Lampião, também está a venda na Casa da Revista, de Porfírio, Negreiros e na lojinha do Memorial da Resistência, ambos em Mossoró. A publicação é um trabalho com abordagem científica, resultado de densa pesquisa do escritor.

Obrigado a leitura deste Blog ao jornalista-radialista Givanildo Silva-RPC (Mossoró), Bessa Júnior (Mossoró) e jornalista Márcio Morais.

A idílica Pipa (município de Touros-RN) vai promover seu II Festival Literário (FLIPIPA) de 19 a 21 deste mês. Promessa de ótimas palestras e debates. Veja a programação AQUI.

1º Ciclo de Formação do Programa Conexões de Saberes na Ufersa, que se realizará entre os dias 11 a 30 de novembro de 2010, no Campus de Angicos e no Campus de Mossoró, tem programação definida. O evento consta de cursos, minicursos, oficinas, apresentações culturais. Sendo as palestras abertas para toda comunidade acadêmica e demais interessados na temática. Mais informações com a professora Ady Canário: (84) 8897-7449.

O Grupo de Dança Popular do Colégio Marista foi selecionado para participar da ginastrada mundial na Suécia representando o Rio Grande do Norte e o Nordeste.

Compartilhe:
Categoria(s): Nelson Queiroz
segunda-feira - 08/11/2010 - 11:20h

Garibaldi de olho na presidência do Senado; já Henrique…


Deu em Cláudio Humberto:

O retorno

O potiguar Garibaldi Alves (PMDB) não para de articular sua eleição para a presidência do Senado. Como esta coluna revelou em primeira mão, José Sarney decidiu que não vai disputar a reeleição ao cargo.

Nota do Blog – Garibaldi Filho é um dos mais astutos político da fauna potiguar.

Faz-se de morto para driblar o coveiro. Cai da rede pra ficar brincando com as varandas.

Mas nesse caso, a sua postulação pode acertar indiretamente o seu primo Henrique Alves (PMDB), que almeja igual cargo na Câmara Federal.

Pode ser overdose. O clã Alves dominando Senado e Câmara, controlando o Congresso Nacional, é quase inimaginável.

Compartilhe:
Categoria(s): Nelson Queiroz
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
segunda-feira - 08/11/2010 - 11:04h

Justiça promove audiências do “Sal Grosso”

De hoje (segunda, 8) até a próxima quarta (10), a 3ª Vara Criminal da Comarca de Mossoró promove audiência sobre o caso conhecido como "Operação Sal Grosso".

As audiências acontecem no Fórum Municipal Doutor Silveira Martins. O processo deriva de procedimento desencadeado pela Promotoria da Fazenda Pública, através do promotor Eduardo Medeiros, no ano de 2007.

À ocasião foram cumpridos diversos mandados de busca e apreensão, incluindo como alvo a própria sede da Câmara de Vereadores, um escritório de advocacia e a casa do então presidente da Casa, Júnior Escóssia (DEM).

O grupo de vereadores e ex-vereadores (12) foi denunciado pelo Ministério Público pelos crimes de corrupção passiva e ativa, peculato e formação de quadrilha.

Com o recebimento da denúncia, acatada pela Justiça no início de maio do ano passado, todos os acusados passaram a ser réus no processo que apura a irregularidade na Câmara Municipal.

A denúncia do MP foi movida no dia 2 de abril de 2009.

Outros processos foram abertos, paralelamente a esse.

Nesse caso, especificamente, é denunciado o desvio de quase R$ 300 mil em empréstimos consignados formalizados na Caixa Econômica Federal (DEF).

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
segunda-feira - 08/11/2010 - 00:30h

Pensando bem…

"Ser inteligente é ser desconfiado, mesmo em relação a si próprio."

Paul Léautaud

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
domingo - 07/11/2010 - 15:07h

Um tal casal desnudo


Acordei com seu cheiro. Estou com seu gosto na boca.

Sensação de que dormes, ainda, ao meu lado: corpo desnudo. Inerte. Sou  feliz, presumo confiante.

Desejei acordá-la. Não. Melhor não.

O sublime silêncio, agora, é outra forma de prazer. É o lado "B" de nossos gritos, gemidos e sussurros rodriguianos em comunhão com a placidez lírica de Mário Quintana.

A respiração lenta atrai-me. Comove-me. Petrifica-me novamente. Mesmo assim, contenho-me.

Sou bicho em estado contemplativo. Sou companhia ausente, virtual até. Mesmo assim estou aqui, paradoxalmente próximo.

Confesso-lhe e, que não me ouças: tenho a sensação de onipresença. Onipotência também.

Sobre o criado-mudo um copo guarda pouca água. Não é-nos mais útil. É  matéria subalterna, nesse cenário de suposta desordem. Tudo está em seu lugar.

Nossos corpos, líquidos, agora frios e paralisados, provam que somos animais ardentes. Em erupção, cuspindo e jorrando magma.

O lençol amarrotado forma sulcos e vincos, trilhas que me levam ao seu encontro. Os travesseiros, soltos, são nossas barricadas. Protegem-nos do mundo lá embaixo, onde chinelos e roupas espalhadas formam um teatro de guerra napoleônico. O "Guerra e Paz" de Tolstoi.

Batalha sem vencidos ou vencedores. Somos sobreviventes. Que bom!

Meu olfato de perdigueiro campesino sente tudo no ar. Levita-me. Entretanto a física é inquestionável: "Tudo que sobe, desce". 

Desculpaê, véi! – Exumo sua frase provocativa, solta em nossa madrugada, desdenhando meu poeta gaúcho. "Quintana não é velho, não", retorqui.

Apesar da afronta, aceitei o reparo.  

Gostamos desse gaúcho imortal. Gaúcho de Alegrete, tchê! Nasceu lá. Só poderia ser Alegrete: "Pequeno vaso para plantas e flores", informa o Aurélio. 

Guilherme Arantes reconcilia-nos. "O tal casal", de Vanessa da Matta, tem participação especial. "É a minha cara?" Pergunto. Pode ser. " pra lá!", desconverso.

No fundo, continuo vivendo a metáfora do mineiro chileno: prestes a ser "salvo", alimento ansiedade, não o descontrole. Sei que chego já à superfície da minha vida.

Preciso ir.

Há tempo ainda de ver minha caixa de mensagens no celular, largado ao chão por tantas horas ensurdecedoras ou não. O netbook continua ligado. A tela é minha natureza morta, inanimada. Deixo-o lá.

Torpedo: "Abuso. Por que você não aparece? Saudades."

Teclo furtivamente e respondo pra quem ainda dorme ao meu lado:

– Chego já. Cuide-se!

Compartilhe:
Categoria(s): Nair Mesquita
domingo - 07/11/2010 - 12:19h

A política da fé

Para que eu possa alcançar graça divina,
Terei que autenticar a minha crença,
Conforme a prescrição de uma sentença,
Que a igreja me dá como doutrina.

Sem igreja minha fé seria ofensa,
Não poderia jamais ser genuína,
E essa espécie de crença clandestina,
Expulsar-me-ia da divina recompensa.

Sem ter, portanto, filiação religiosa,
Minh’alma se tornará pecaminosa,
E descerá ao inferno dos ateus,
Posto que a fé que possui autonomia,
Traduz-se insurreição à liturgia,
Dos sacerdotes do bem, homens de Deus.

Zenóbio Oliveira é cinegrafista profissional e poeta.

Compartilhe:
Categoria(s): Nélter Queiroz
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.