quarta-feira - 24/10/2012 - 08:35h
Cultura

Humberto Gessinger na Feira do Livro em Natal

Humberto Gessinger, vocalista da banda Engenheiros do Hawaii e, atualmente, do projeto Pouca Vogal, participa nesta quarta-feira (24) da 2ª Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (FLIQ) para um bate-papo ao lado do jornalista potiguar Carlos Magno.

O tema da conversa, que acontece às 20 horas, no auditório Multiuso do Pavilhão Educação da Cientec, vai girar em torno do livro “Nas entrelinhas do horizonte”, de autoria do próprio Gessinger.

Na ocasião, o músico e escritor vai falar sobre suas criações musicais e literárias para o público presente.

Ele já lançou quatro livros: “Meu Pequeno Gremista”, sobre sua paixão pelo Grêmio; “Pra Ser Sincero”, que reúne autobiografia, 123 letras comentadas e um ensaio escrito pelo professor Luís Augusto Fischer; “Mapas do Acaso”, que traz mais 45 letras comentadas; e o mais recente “Nas entrelinhas do horizonte”.

Ao final do bate-papo, Humberto Gessinger realizará ainda uma sessão de autógrafos para aqueles que retirarem senhas na secretaria da FLIQ, disponíveis a partir das 14h desta quarta-feira.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura
quarta-feira - 24/10/2012 - 08:24h
Estádio das Dunas

Estudo internacional diz que estádio será elefante branco

Do portal UOL

Todos os 12 estádios a serem usados na Copa do Mundo de 2014 devem ter, após o evento, público menor que as médias internacionais, e quatro deles estão condenados a se tornarem “elefantes brancos” – expressão popular usada para designar arenas esportivas quase sempre vazias. É o que diz levantamento feito pelo IDEE (Instituto Dinamarquês de Estudos do Esporte), que criou um índice mundial de estádios.

Os quatro estádios apontados pelo IDEE como os mais problemáticos da Copa 2014 são o Nacional, em Brasília, projetado para comportar mais de 70 mil pessoas, a Arena Amazônia, em Manaus, a Arena Pantanal, em Cuiabá, e o Estádio das Dunas, em Natal, todos com cerca de 42 mil lugares.

O IDEE afirma que a grande capacidade desses estádios contrasta com as médias de público das séries B, C e D do Campeonato Brasileiro, torneios habitualmente disputados pelos clubes que irão usar os candidatos a “elefante branco”. As divisões inferiores do Brasileirão têm médias que oscilam entre 2.100 mil a 4.500 mil torcedores.

O instituto diz considerar no estudo o argumento padrão do COL (Comitê Organizador Local), Ministério do Esporte e secretarias municipais e estaduais da Copa de que vários dos estádios do Mundial serão arenas multiuso, recebendo shows e convenções, e que isso garantirá o uso e ocupação dos mesmos, além da possibilidade da Copa renovar e ampliar o interesse de novos públicos por futebol. Mas, ainda assim, o IDEE mantém suas projeções que indicam ao Brasil um desafio enorme para o legado do torneio se adequar aos padrões internacionais.

Saiba mais AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Esporte
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
quarta-feira - 24/10/2012 - 08:01h
Mossoró

Concessão para táxi merece um pente-fino

A concessão de alvará para atuação com táxi em Mossoró precisa passar por um pente-fino.

Há uma avalanche de concessões que prejudica o mercado e tem-se transformado em “moeda” de troca, inclusive política.

Mossoró tem cerca de 387 táxis e fala-se nos intramuros do poder que mais uma leva virá por aí.

Pelo perfil e densidade populacional do município, esse total é muito excedente, pois não deveria passar de cerca de 260 ou um pouco mais.

– Tem gente que vende o ‘lugar’ por mais de 20 mil reais, – queixa-se um taxista ao Blog, sob a concordância de outros que participam da mesma conversa, mas pedem reserva, temendo perseguição.

Muitas pessoas obtêm esse direito, mas apenas para alugar ou negociá-lo, terceirizando o serviço.

Costuma-se cobrar entre R$ 50 e R$ 60 por dia pelo aluguel de táxi.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Gerais
terça-feira - 23/10/2012 - 23:58h

Pensando bem…

“Quando nos bastamos a nós mesmos, alcançamos a posse desse bem inestimável que é a liberdade.”

Epicuro

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
terça-feira - 23/10/2012 - 23:58h
Marcos Valério

STF anuncia “xilindró” para operador do “mensalão”

Do Globo.com

No dia em que começou a discutir penas para os 25 condenados no processo do mensalão, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça (23) pela punição parcial de 11 anos e 8 meses de prisão para Marcos Valério, apontado como operador do esquema de compra de votos no Congresso Nacional para beneficiar o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os ministros analisaram nesta terça apenas três das nove acusações pelas quais Valério foi condenado.

Além disso, estipularam ao réu uma multa que chega a R$ 978 mil – o valor ainda será corrigido.

Ele foi condenado por ter cometido nove delitos em cinco tipos penais diferentes (corrupção ativa, formação de quadrilha, peculato, evasão de divisas e lavagem de dinheiro).

Segundo o Código Penal, condenados a penas acima de oito anos devem cumprir a punição em regime fechado (quando não pode sair do presídio), o que ocorrerá com Valério.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Política
terça-feira - 23/10/2012 - 23:46h
Dois vereadores

Justiça modifica lista de eleitos em Natal

Do G1 RN

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou a lista de vereadores eleitos em Natal e mudou dois nomes em relação à ordem dos candidatos eleitos em 7 de outubro. O atual presidente da Câmara Municipal de Natal, Edivan Martins (PV), e o ex-deputado estadual Cláudio Porpino (PSB) aparecem entre os eleitos. Eles substituem Raniere Barbosa (PRB) e George Câmara (PC do B).

A mudança foi baseada em decisão do juiz da 1ª zona eleitoral de Natal, Ibanez Monteiro, tomada nesta segunda-feira (22). O juiz acolheu reclamação por parte das coligações Transformar Natal I e Transformar Natal II, que solicitaram uma alteração no sistema de registro do tribunal para que os membros da coligação União Por Natal tivessem suas candidaturas indeferidas.

Os votos dos candidatos da coligação União Por Natal II (PRB, PPS, PPL, PSD e PC do B) estão sub judice.

Com a decisão, os vereadores da coligação, entre eles Raniere Barbosa e George Câmara, tiveram os registros de candidaturas classificados como indeferidos com recurso. A mudança se deu porque inicialmente o PT do B fazia parte da coligação proporcional União Por Natal II. No entanto, ao longo da campanha, a sigla mudou de lado e aliou-se ao PSDB.

O problema é que, segundo o novo entendimento da Justiça, com a cassação do registro do PT do B para o pleito, a chapa deixaria de existir e os candidatos que disputaram a eleição pelos outros partidos que compuseram a coligação União Por Natal II também teriam os registros indeferidos.

Os vereadores George Câmara e Raniere Barbosa anteciparam que vão recorrer da decisão judicial. “Nossa coligação obteve mais de 27 mil votos. Esse é um problema de natureza política. O juiz foi induzido ao erro”, falou George.

“O que está acontecendo é a judicialização da democracia. Não fomos beneficiados com os votos do PT do B e tudo isso será corrigido depois”, disse Raniere Barbosa.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
terça-feira - 23/10/2012 - 23:25h
Corrupção

Justiça acata denúncia na Operação Assepsia

O Ministério Público do Rio Grande do Norte, através da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Natal, tinha oferecido denúncia contra 17 pessoas envolvidas na chamada “Operação Assepsia”, que envolve uma série de pessoas relacionadas com negócios ilícitos no âmbito da Prefeitura do Natal. O fato ocorreu em julho.

Agora, a boa nova: o juiz da 7ª Vara Criminal da Comarca de Natal, José Armando Ponte Dias Júnior, acatou, integralmente, a denúncia feita pelo Ministério Público.

A Operação Assepsia envolve até a Associação Marca para Promoção de Serviços, que administra o Hospital da Mulher de Mossoró (da estrutura pública estadual).

Veja a relação dos denunciados, que passam a ser réus:

1.DANIEL GOMES DA SILVA

2. TUFI SOARES MERES

3. ROSIMAR GOMES BRAVO E OLIVEIRA

4. VICENTE SEMI ASSAN SALEK

5. ALEXANDRE MAGNO ALVES DE SOUZA

6. THIAGO BARBOSA TRINDADE

7. BRUNO MACEDO DANTAS

8. CARLOS FERNANDO PIMENTEL BACELAR VIANA

9. ANNIE AZEVEDO DA CUNHA LIMA

10. THOBIAS BRUNO TAVARES GURGEL

11. EUGÊNIO PEREIRA LIMA FILHO

12. MYRIAN ELIHIMAS LIMA

13. ANDRÉ VINICIUS GUIMARAES DE CARVALHO

14. RAFAEL AMOREIRA DA PAIXÃO

15. RICARDO JOSÉ DE OLIVEIRA E SILVA

16. SAULO PEREIRA FERNANDES

17. DANIEL ALEXANDRE MARINHO CABRAL.

A prefeita Micarla de Sousa (PV) também poderá se complicar, mas respondendo a acusações em foro privilegiado.

Veja mais detalhes sobre a Operação Assepsia AQUI.

 

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público
terça-feira - 23/10/2012 - 23:03h
Mossoró

Votos em Branco e Nulo marcam Quinto Constitucional

Um detalhe deve ser estudado e avaliado pelo universo forense de Mossoró, em relação à votação na cidade para escolha da lista sêxtupla do Quinto Constitucional, ocorrida nessa segunda-feira (22): a considerável votação em branco e nulo.

Os números precisam ser entendidos com a análise do próprio ambiente de disputa na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseccional de Mossoró. Os grupos rivalizantes não conseguiram motivar os eleitores e isso explica, em parte, porque nenhum dos mossoroenses incluídos na disputa tenha entrado na lista sêxtupla.

Esse comportamento seria um protesto silencioso. Contra o quê? Contra quem?

Em uma das urnas, o total de votos nulos chegou a 165, maior do que a votação nominal do advogado Olavo Hamilton, o mais votado (162) e do segundo colocado, José Luiz de Lima (142).

Gladstone

Na mesma urna, o voto em branco totalizou 129. É um volume de votos maior do que o obtido por 17 candidatos. Nulo foi o campeão e branco ficou em quinto lugar.

Na outra urna, voto nulo chegou a 240 (também no primeiro lugar) e em branco somou 139 (de novo em quinto lugar).

Nessa urna, o candidato nominalmente mais votado foi Olavo Hamilton com 195 e José Luiz de Lima ficou atrás com 175.

No plano estadual, o mais votado – originário de Mossoró – foi Gladstone Heronildes com 930 votos, que há anos atua em Natal preferencialmente.

Ele perdeu acesso à lista sêxtupla, porque empatou em votos com Priscila da Fonseca, que o deixou para trás pelo critério de inscrição mais antiga na OAB, em relação ao concorrente.

Veja abaixo a lista de votação geral dos advogados mossoroenses:

1- Gladstone Heronildes da Silva – 930
2- Carlos Sérvulo de M. Leite – 781
3- Marcos Antônio da Silveira Martins Duarte – 597
4- Olavo Hamilton Ayres Freire de Andrade – 570
5- José Luiz Carlos de Lima – 558
6- Francisco Valadares Filho – 391
7- Jersulei Dias da Cunha Junior  – 289
8- José Augusto de Oliveira Amorim – 217.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
terça-feira - 23/10/2012 - 22:29h
Mossoró

Câmara oferece curso para vereadores e assessores

O presidente da Câmara Municipal de Mossoró, vereador Francisco José Júnior (PSD), anunciou que a Escola Legislativa Vereador Edmilson Lucena Barreto irá realizar no mês de novembro um curso voltado para os vereadores eleitos e seus assessores.

O curso terá duração de uma semana, tendo início no dia 26 de novembro.

Serão abordados temas relacionados ao Regimento Interno da Câmara Municipal de Mossoró e oratória.

“O vereador que já está nesta Casa ou que já esteve e agora irá retornar, poderá aprimorar seus conhecimentos sobre o nosso Regimento. Para os novos vereadores, será uma espécie de treinamento, inclusive com abordagens sobre requerimentos, indicações e projetos de lei. Acreditamos que com esta qualificação ganha os vereadores, ganha a Câmara Municipal e ganha a população”, afirmou Francisco José Júnior.

As inscrições para o curso podem ser feitas na Escola Legislativa, que funciona na Rua Tiradentes, no Centro de Mossoró.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
terça-feira - 23/10/2012 - 22:24h
Justiça

Mossoró perde vara federal para Ceará-mirim

Do Blog de Eliana Lima

O Conselho da Justiça Federal (CJF)  aprovou mudanças de cidades que receberão novas varas federais na 5ª Região até 2014.

Assim, no Rio Grande do Norte, a vara que seria inaugurada em Mossoró passará para a cidade de Ceará-Mirim.

As alterações foram aceitas também nos estados de Pernambuco, Ceará e Sergipe.

A decisão foi informada pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Paulo Roberto  Lima, em reunião realizada nesta segunda (22)

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público
  • San Valle Rodape GIF
terça-feira - 23/10/2012 - 22:19h
Mossoró

Fafá anuncia equipe para transição de governo

Wellington e Cláudia conversam com Fafá e Leonardo Nogueira (Carlos Costa)

A prefeita eleita Claudia Regina (DEM) e o vice-prefeito eleito, Wellington Filho (PMDB), foram recebidos na manhã desta terça-feira (23) pela prefeita Fafá Rosado (DEM) no Palácio da Resistência.

Essa foi a primeira visita oficial após o resultado das eleições.

No encontro, Fafá Rosado anunciou os nomes do Executivo Municipal que vão integrar a equipe que dará apoio à prefeita eleita Claudia Regina no trabalho de transição.

São eles: Gustavo Rosado, secretário chefe de gabinete; Noguchi Rosado, controlador-geral do município; Fátima Marques, secretaria de Planejamento; Manoel Bizerra, secretário de Administração; Jaqueline Amaral, secretaria de Cidadania; e Alexandre Lopes, titular da Sedetema.

Cláudia Regina anunciará nos próximos dias os seus nomes para compor a equipe de transição.

Os trabalhos da equipe ficarão sediados em uma sala no prédio da Secretaria de Planejamento, designada pela prefeita Fafá Rosado

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política
terça-feira - 23/10/2012 - 11:51h
Duelo de titãs

Governo Rosa X MP e Judiciário

Do Blog Território Livre

Do secretário Obery Rodrigues sobre o orçamento do RN:

– As duas instituições (TJ e MP) mandaram seus orçamentos acima da realidade, desrespeitando a LDO ( Lei de Diretrizes Orçamentárias). Fizemos as alterações necessárias, criamos uma proposta possível que, esperamos, não seja alterada na Assembleia Legislativa.”

Segundo Obery, os repasses para os dois órgãos subiram mais de 53,%  entre 2010 e 2012.

DO TL: MP e TJ, por outro lado, devem reagir. Para a cúpula dessas instituições falta transparência nos números apresentados pelo Executivo do Rio Grande do Norte.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Justiça/Direito/Ministério Público
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
terça-feira - 23/10/2012 - 10:34h
Do além...

Justiça apura voto de eleitora morta há 11 anos

Do Congresso em Foco

A Corregedoria Eleitoral do Espírito Santo vai apurar a denúncia de que uma mulher, morta há 11  anos, “votou” para prefeito nas eleições do último dia 7 de outubro. O voto dela foi registrado na sessão 0162 na Zona Eleitoral 0030, em Nova Venécia, município que fica a 250km de Vitória, na região Noroeste do estado.

A informação sobre as providências foi dada pela assessoria de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES). O desdobramento do fato poderá vir a ser uma investigação da Polícia Federal, por se tratar possivelmente de um caso de falsificação do título de eleitor  007666521473.

Carmem Mota Lusquinho foi enterrada no dia 17 de outubro de 2001, no cemitério da cidade. Consta da certidão de óbito, expedida pelo Cartório Romeu Cardoso, que Carmem morreu sem possuir título de eleitor.

Saiba mais detalhes AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012 / Política
terça-feira - 23/10/2012 - 08:24h
Firme e forte!

Cobra pica pênis de agricultor, mas ele se salva

Do portal G1 RN

Uma cobra da espécie jararaca picou o pênis de um pecuarista na zona rural de São José do Seridó, município a 227 quilômetros de Natal. Segundo o irmão da vítima, na tarde do domingo (21) o homem usou um banheiro desativado, e ao sentar no vaso sanitário foi surpreendido pela cobra.

Em seguida, chamou a família e pediu que o ajudassem a matar o animall. Mesmo sentindo dor, a vítima seguiu de moto até a unidade de saúde mais próxima, a maternidade Santa Costa.

Depois foi transferido para o hospital regional de Caicó, onde passou todo o domingo internado, recebendo hidratação.

Nesta segunda-feira (22) o agricultor recebeu alta e passa bem.

Nota do Blog – Ensinam os especialistas em ofidismo (estudo do veneno das serpentes), que o procedimento mais urgente nessas situações, antes da tomada de um soro antiofídico, é se fazer um garrote próximo ao local picado, produzir pequenas perfurações na área afetada e sugar o sangue da vítima com a boca, cuspindo-o de imediato.

A reportagem acima não informa se apareceu alguém com espírito benemérito e, conhecedor da técnica, assumindo o sacrifício de salvar a vítima.

Sabe-se, que ele está vivo.

Então…

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais / Notícias Bizarras
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
terça-feira - 23/10/2012 - 07:14h
Opinião

Quinto Constitucional e a politicagem dos poderosos

Carlos Santos,

Como operador do Direito vejo como muito prejudicial à imagem dos Tribunais de Justiça, em todo o país, terem a escolha final atrelada ao mérito/atribuição exclusiva aos governadores, o que insere o caráter de politicagem partidária ao ungido.

Seria de bom alvitre que as atribuições de eleição/escolha coubesse única e exclusivamente às Secções Estaduais da OAB, que realizariam três escrutínios para escolha dos candidatos ao quinto Constitucional, nas seguintes modalidades, como espécie de filtragem: Na primeira eleição seriam eleitos os seis mais votados; em segundo escrutínio os seis eleitos em primeiro turno teriam seus nomes submetidos à uma segunda votação, para eleição/escolha dos três mais votados; e em terceira votação seriam submetidos à votação os três mais votados, dentre os quais seria eleito o que fosse mais votado.

Com certeza o novel Desembargador teria sua eleição emblematizada pelo fato de ter sido eleito única e exclusivamente por seus pares.

Já tá mais do que na hora do senhor presidente nacional da OAB envidar pela adoção desse modelo de democrática e legítima eleição/escolha do indicado ao Quinto Constitucional.

Tenho dito, com o reconhecimento de firma de minha assinatura no Cartório Judiciário do meu parente Philástrio Lopes Corrêia Pinto.

Marcos Pinto.

Compartilhe:
Categoria(s): E-mail do Webleitor / Justiça/Direito/Ministério Público
terça-feira - 23/10/2012 - 06:45h
Ao trabalho

Flaviano, um bom exemplo do Apodi

Mesmo antes de assumir a Prefeitura do Apodi em 1º de janeiro de 2013, o professor Flaviano Monteiro (PCdoB) é um nome que promete ter uma atuação diferenciada. A expectativa é essa.

O prefeito eleito não quebrou o ritmo de movimentações e compromissos pessoais após o resultado do pleito no dia 7 deste mês, quando obstruiu um longo ciclo de poder de forças tradicionais do município, que tentavam a reeleição da prefeita Gorete Pinto (PMDB).

Flaviano tem agido com desenvoltura e cumprido programação que o destaca sobremodo, num comparativo com outros eleitos nessa nova safra de governantes municipais. Em vez de sumir ou adotar férias regeneradoras de suas forças, opta por trabalhar – mesmo sem mandato.

O prefeito eleito prioriza compromissos que pavimentam caminho para o trabalho à sua espera a partir de janeiro.

Reúne-se com aliados, despacha com representantes da sociedade civil e tem encontros de trabalhos com potenciais parceiros da municipalidade.

Até aqui, um bom exemplo.

Sigam-no.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
terça-feira - 23/10/2012 - 04:13h
Natal

TV Ponta Negra realiza debate hoje à noite

A TV Ponta Negra, afiliada do SBT em Natal, promove mais um debate com os candidatos a prefeito da capital do Rio Grande do Norte, no atual segundo turno.

Ontem, foi a TV Tropical que realizou essa modalidade de programa. Hoje, a Ponta Negra.

A emissora realizará o seu debate às 21h30.

O debate será mediado pela jornalista Geórgia Nery em quatro blocos.

Os candidatos Carlos Eduardo Alves (PDT) e Hermano Morais (PMDB) asseguraram participação no programa.

 

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012
segunda-feira - 22/10/2012 - 23:58h

Pensando bem…

“Na verdadeira amizade, dou-me ao meu amigo mais do que dele quero para mim.”

Montaigne

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • San Valle Rodape GIF
segunda-feira - 22/10/2012 - 23:09h
José Dirceu

“Nunca fiz parte nem chefiei quadrilha”

Do Blog de José Dirceu

Mais uma vez, a decisão da maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal em me condenar, agora por formação de quadrilha, mostra total desconsideração às provas contidas nos autos e que atestam minha inocência. Nunca fiz parte nem chefiei quadrilha.

Assim como ocorreu há duas semanas, repete-se a condenação com base em indícios, uma vez que apenas o corréu Roberto Jefferson sustenta a acusação contra mim em juízo. Todas as suspeitas lançadas à época da CPI dos Correios foram rebatidas de maneira robusta pela defesa, que fez registrar no processo centenas de depoimentos que desmentem as ilações de Jefferson.

Como mostra minha defesa, as reuniões na Casa Civil com representantes de bancos e empresários são compatíveis com a função de ministro e em momento algum, como atestam os testemunhos, foram o fórum para discutir empréstimos.

Todos os depoimentos confirmam a legalidade dos encontros e também são uníssonos em comprovar que, até fevereiro de 2004, eu acumulava a função de ministro da articulação política.

Portanto, por dever do ofício, me reunia com as lideranças parlamentares e partidárias para discutir exclusivamente temas de importância do governo tanto na Câmara quanto no Senado, além da relação com os estados e municípios.

Sem provas, o que o Ministério Público fez e a maioria do Supremo acatou foi recorrer às atribuições do cargo para me acusar e me condenar como mentor do esquema financeiro. Fui condenado por ser ministro.

Fica provado ainda que nunca tive qualquer relação com o senhor Marcos Valério. As quebras de meus sigilos fiscal, bancário e telefônico apontam que não há qualquer relação com o publicitário.

Teorias e decisões que se curvam à sede por condenações, sem garantir a presunção da inocência ou a análise mais rigorosa das provas produzidas pela defesa, violam o Estado Democrático de Direito.

O que está em jogo são as liberdades e garantias individuais.

Temo que as premissas usadas neste julgamento, criando uma nova jurisprudência na Suprema Corte brasileira, sirvam de norte para a condenação de outros réus inocentes país afora. A minha geração, que lutou pela democracia e foi vítima dos tribunais de exceção, especialmente após o Ato Institucional número 5, sabe o valor da luta travada para se erguer os pilares da nossa atual democracia.

Condenar sem provas não cabe em uma democracia soberana.

Vou continuar minha luta para provar minha inocência, mas sobretudo para assegurar que garantias tão valiosas ao Estado Democrático de Direito não se percam em nosso país. Os autos falam por si mesmo.

Qualquer consulta às suas milhares de páginas, hoje ou amanhã, irá comprovar a inocência que me foi negada neste julgamento.

São Paulo, 22 de outubro de 2012

José Dirceu (ex-ministro do Governo Lula, condenado no Supremo Tribunal Federal-STF por comandar suposta quadrilha do “mensalão”).

Compartilhe:
Categoria(s): Política
segunda-feira - 22/10/2012 - 22:52h
Mensalão

STF condena Dirceu, Delúbio e Genoíno por quadrilha

Do Globo.com

Por seis votos a quatro, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta segunda-feira (22) por crime de formação de quadrilha cometido durante o episódio do mensalão o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino, o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares, Marcos Valério e outros seis acusados. Os quatro já tinham sido condenados  anteriormente no mesmo julgamento por corrupção ativa.

Com a decisão, o Supremo concluiu a análise do último item a ser julgado. Nesta terça (23), a corte começará a definir questões pendentes, como o que fazer nos casos de empate, e a fixar o tamanho das penas para os condenados.

Dos 37 réus, 25 foram condenados por diferentes crimes, nove foram absolvidos e três estão com a situação indefinida – veja como votaram os ministros sobre cada réu.

Veja matéria completa clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Política
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
segunda-feira - 22/10/2012 - 22:36h
Hoje

Nome da Procuradoria do RN “vence” Quinto Constitucional

Letícia: primeiro lugar

Magna Letícia de Azevedo Lopes Câmara, 47, casada, mãe de dois filhos, graduada em Direito pela Universidade Federal do RN (UFRN) em 1986, é dos quadros da Procuradoria do Estado desde 1994.

Com a votação de hoje para escolha do Quinto Constitucional, ela credenciou-se fortemente para se transformar em desembargadora do Tribunal de Justiça do RN (TJRN). Foi a mais votada, com 1.351 votos.

Se fizer parte de nova “filtragem” que ocorrerá no próprio TJRN, com formatação de listagem com três nomes para escolha da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), Letícia terá sua própria votação como um forte argumento para ser ungida desembargadora.

Desembargadoras

Ela desbancou outros concorrentes tidos como favoritos, como os advogados Artêmio Jorge de Araújo Azevedo e Verlano de Queiroz Medeiros.

Atualmente, Magna Letícia é procuradora-geral adjunta do Estado, compondo o Conselho Superior da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a Comissão do Concurso para preenchimento de vagas para o cargto de procurador do Estado, a ser deflagrado brevemente.

No Tribunal de Justiça do RN só existe, na atualidade, apenas duas desembargadoras. Judite Nunes, que a propósito é quem preside essa corte, além de Zeneide Bezerra.

O futuro desembargador (a) substituirá Caio Alencar que se aposentou há poucos meses.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público
segunda-feira - 22/10/2012 - 22:02h
Quinto Constitucional

Advogados escolhem lista para Tribunal de Justiça

Estão definidos os seis nomes da lista sêxtupla do Quinto Constitucional, que resultará na indicação de um ungido para o compor o Tribunal de Justiça do RN (TJRN).

As eleições hoje em Natal, Mossoró, Assu, Caicó, Macau e Pau dos Ferros não apresentaram maiores surpresas.

Todos os escolhidos pelo voto direto dos advogados do Rio Grande do Norte – 3.272 que compareceram às urnas – militam em Natal. Votos em branco chegaram a 1.761 e os nulos totalizaram 3.573.

Eis abaixo a votação de cada um dos candidatos. Os seis primeiros são os componentes da lista. O detalhe é que o sexto nome é o de Priscila Coelho, que teve mesma votação que Gladstone Heronildes, mas foi escolhida por ter número de inscrição mais antiga na OAB:

1- Magna Letícia de Azevedo Lopes – 1.351
2- Artêmio Jorge de Araújo Azevedo – 1.304
3- Marisa Rodrigues de Almeida Diogenes – 1.299
4- Verlano de Queiroz Medeiros – 1.292
5- Glauber Antônio Nunes Rêgo – 1.005
6- Priscila Coelho da Fonseca  e Gladstone Heronildes da Silva – 930
8- Carlos Sérvulo de Moura Leite – 781
9- Nivaldo Brum Vilar Saldanha – 766
10- Daniel Alves Pessoa – 740
11- Marcos Antônio da Silveira Martins Duarte – 597
12- Olavo Hamilton Ayres Freire de Andrade – 570
13- José Luiz Carlos de Lima – 558
14- Felipe Augusto Cortez Meira de Medeiros – 520
15- Waldenir Xavier de Oliveira – 402
16- Francisco Valadares Filho – 391
17- Jesulei Dias da Cunha Junior  – 289
18- Luís Marcelo Cavalcanti de Sousa – 245
19- José Augusto de Oliveira Amorim – 217
20- Idálio Campos – 199.
* Veja adiante como foi a votação em Mossoró.
Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.