terça-feira - 10/01/2012 - 22:56h
Governo do Estado

Gabinete Civil tem vazio insanável; secretário é só ‘estafeta’

Literalmente, o professor universitário e chefe do Gabinete Civil do Estado – José Anselmo Carvalho – virou “estafeta” do líder, ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado (DEM).

Seu papel, na prática, é ficar num incansável leva-e-traz de documentos para Carlos ver e proceder deliberações, diretamente da Residência Oficial do Governo do Estado, nas proximidades da sede do Idema – bairro de Morro Branco – Natal.

Anselmo é "ponte" na diarquia Rosalba-Carlos

Estava escrito nas estrelas que Anselmo ficaria deslocado no Gabinete Civil. Por sua natureza, essa é uma pasta mais política do que técnica. Sempre exige enorme jogo de cintura do seu ocupante, além de profundo conhecimento das idiossincrasias de cada “liderança” ou áulico do poder.

Ele, certamente, não se encaixa nesse perfil. Por isso, José Anselmo teve seus poderes destituídos em grande parte, numa tentativa do rosalbismo de suprir a lacuna deixada pelo ex-secretário Paulo de Tarso Fernandes – que pediu demissão no ano passado.

O próprio Paulo exasperou-se um sem-número de vezes em sua cadeira giratória. Sobravam-lhe conhecimento técnico e respeitabilidade, mas sem qualquer identidade com a grande maioria dos aliados ou pretensos aliados do governo.

O Gabinete Civil continua sendo um problema insanável para o governo. Mais um.

Tudo bem diferente do que acontecia quando a atual governadora e mulher de Carlos era prefeita de Mossoró (três gestões). O marido tinha uma sala contígua à sua no Palácio da Resistência e tratava dos rumos do governo ali mesmo. Sem evasivas.

No Governo do Estado, essa “diarquia” (poder regido por duas pessoas) teve que ser deslocada parcialmente para a Residência Oficial. A presença de Carlos na própria Governadoria, trabalhando ao lado ou em nome da mulher, soou estranho aos costumes da política de Natal.

Em face – também – dessa situação, é que José Anselmo praticamente deixou de ser secretário-chefe do Gabinete Civil para cumprir a missão de estafeta. Trabalha para juntar essas duas partes do poder, marido e mulher.

É um ASG com salário diferenciado, visto que o verdadeiro secretário passou a ser Galbi Saldanha (veja postagem esclarecedora AQUI), que adotou a maior parte de suas prerrogativas.

Por essa e por outras, o Governo Rosalba Ciarlini continua andando em círculos. Sem rumo, sem prumo.

Categoria(s): Política

Comentários

  1. João Santos diz:

    Carlos,
    Porque Carlos Augusto não assume logo o Gabinete Civil? assim ele ficaria ao lado de Rosalba e passaria a administrar o estado em sua sala ao lado e a Governadora seria então uma Figura Decorativa, como sempre o foi… ô Rio Grande sem Sorte… DUAS PRAGAS em UMA SÓ.ç

  2. luciano diz:

    COITADO DE NÓS SERVIDORES IGUAIS A BURROS DE CARGA… NEM LEMBRADOS SOMOS MAIS…..MAS A VIRADA VEM AI..

  3. CALIBRE 50 diz:

    Oração pela humanidade

    Deus, nosso Pai misericordioso e bom!
    Diante das sombras que se espalham sobre o nosso RN, desejamos rogar a sua ajuda, como jamais o fizemos antes.
    Sabemos que o Senhor é onisciente e sabe tudo o que acontece neste minúsculo grão de areia que chamamos Rio Grande do Norte, mas desejamos externar a nossa singela oração.
    Senhor, muitos dos seus filhos se esqueceram que são filhos da luz e se obstinam em disseminar trevas por onde passam.
    Alguns homens perderam a fé na vida, perderam a fé no Senhor…, e se perderam…
    Outros pensam que o RN está à beira do caos e que o Senhor, que acende as estrelas e faz girar os astros, abandonou o povo POTYGUAR.
    Compadeça-se das nossas misérias morais e abençoe-nos…
    Releve a nossa ignorância, tolere a nossa ingratidão e perdoe a nossa falta de fé.
    Esquecidos de que em essência somos luz, Senhor, permitimos que as sombras nos cubram a visão e nos infelicitem.
    Há tanta falta de luz no RN, Senhor…
    Enquanto o amor se esgueira, tímido, a violência se mostra em plena luz do dia, sem disfarce…
    Até parece, Senhor, que muitos dos seus filhos enlouqueceram… Acreditandose Senhores da terra e dos seus irmãos em humanidade…
    Há homens que esqueceram os verdadeiros valores do espírito e penhoram seu patrimônio moral em troca de dinheiro, como se o dinheiro fosse a única coisa que importa…
    Alguns até agem como se o dinheiro fosse seu único e poderoso Deus…
    Sabemos, Senhor, que o homem é o único ser capaz de reconhecer a sua soberania, mas às vezes dá a impressão de que os animais são mais dóceis e executam de maneira mais eficiente as tarefas que lhes cabem na sua obra.
    Senhor, por tudo isso queremos lhe rogar: ajude-nos a construir um mundo melhor, de onde a guerra seja banida de vez por todas…
    Um mundo onde o ser humano seja mais valorizado do que algumas notas de dinheiro…
    Um mundo onde o ser humano seja mais importante do que um cargo, do que um pedaço de chão, do que um papelote de drogas, do que outro interesse qualquer.
    Eis a nossa rogativa, Senhor.
    Ajude-nos a enxergar um pouco além dos nossos próprios interesses para construir a paz tão almejada e tão pouco buscada de verdade…
    Ajude-nos a retirar dos olhos a venda da vaidade, que nos impede de enxergar as nossas deformidades morais e nossa pequenez diante da sua grandeza.
    Ajude-nos a romper essa concha de egoísmo que nos paralisa as mãos e nos impede de estender os braços para ajudar nossos irmãos.
    Ajude-nos a diluir essa máscara de prepotência para que possamos entender que nada somos sem o seu amor…
    Ajude-nos, Senhor, a elevar o olhar acima da própria estatura, para vislumbrar o horizonte e caminhar em sua direção.
    Ajude-nos a abrir mão da auto-piedade e lançar o olhar em redor… Descobrir nosso próximo e nos aproximar dele…
    Ensine-nos, Pai, a construir pontes de entendimento, a estreitar laços de amizade, a entender o semelhante, a amar…
    Ajude-nos, Senhor, a admitir a própria fragilidade…
    A livrar-nos da arrogância…
    A construir jardins…
    A espalhar perfume…
    A enxugar lágrimas…
    A caminhar com coragem…
    A acreditar na vida e no seu incondicional amor…
    A disseminar esperança…
    A sorrir sempre…
    A perdoar sem condições…
    E, por fim, Senhor, ajude-nos a voltar nosso olhar para as estrelas, mesmo que nossos pés ainda se achem encharcados de lama.
    Que assim possa ser, Senhor!

  4. itamar de sousa diz:

    BIZARRO!!!!!!

  5. Silva Neto diz:

    O secretário nessa foto ai está parecendo um menino de mandados, de leva e traz, um offciboy. Lamentável esse situação que o estado passa, de propagandas descaradamente enganosa, de falta de investimento, de um verdadeiro faz de conta. Fui aluno no prof. Anselmo, na disciplina direito tributário, e o melhor que o mesmo deveria fazer era voltar para a dar aulas, mesmo com muitos alunos não gostando das mesmas, mas assim o descontamento seria menor.

  6. FERNANDO fF diz:

    Os Rosados se comparam aos Faraós,acham-se enviados pelos deuses.Na foto, ve-se,A rainha do nilo(o rio poluido que atravessa a cidade de Mossoró) e, o Anselmo vassalo.

  7. CALIBRE 50 diz:

    DR. ANSELMO,O CABO DA DIVINA PROVIDÊNCIA,É TRISTE VER UM RAPAZ DE NOTÓRIO SABER JURÍDICO SE PORTANDO COMO UM SERVIÇAL DE TERCEIRA,AVALIANDO DE FORMA FRIA VEMOS UM RAPAZ QUE TERIA TUDO PARA ESTAR EXERCENDO A MAIS NOBRE DAS PROFISSÕES,O MESTRE,NÃO SIMPLESMENTE POR SER MESTRE,MAS SER UM MESTRE DO DIREITO,ENSINAR AS LEGISLAÇÕES NAS SUAS MAIS VARIADAS VERTENTES,SE SUBMETENDO A SER UM OFICEBOY DE LUXO,SÓ PELO FATO DE OSTENTAR UM CARGO E MOSTAR PARA SOCIEDADE QUE FAZ PARTE DO GOVERNO,UM GOVERNO QUE COMO JÁ FOI DITO ANTES QUE JÁ APARECE NO RETROVISOR DO DECADENTE,FALCIFORME E DERROTADO,GOVERNO BORBOLETA,VENDO ESSA TRISTE SENA ME VEM A MEMÓRIA UMA CÉLEBRE FRASE PRONUNCIADA POR UM POLÍTICO DO NÃO TÃO DISTANTE PASSADO:”TODO HOMEM TEM UM PREÇO E EU SEI O PREÇO DE CADA UM”,FICA A PERGUNTA NO AR E QUE SIRVA DE DEBATE PRA QUEM QUISER SE PRONUNCIAR,SERÁ QUE ISSO É VERDADE?É SÓ!

  8. CALIBRE 50 diz:

    ERRATA:ONDE LÊ-SE SENA,LEIA-SE CENA,DESCULPEM O BARBARISMO!

  9. maria josé de Oliveira diz:

    Perfeito o seu artigo caro carlos santos.. é por isso que leio todos os dias. parabéns.

Trackbacks

  1. […] ‘titular’ virou estafeta (veja AQUI), no leva e traz de documentos para Carlos Augusto e Rosalba. O seu feito de maior notoriedade até […]

  2. […] ‘titular’ virou estafeta (veja AQUI), no leva e traz de documentos para Carlos Augusto e Rosalba. O feito de maior notoriedade de […]

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2022. Todos os Direitos Reservados.