terça-feira - 25/01/2022 - 17:08h
Literatura

Escritor Marcos Ferreira se destaca em concurso de contos

Converso via WhatsApp com o escritor e colaborador dominical dessa página, Marcos Ferreira, e recebo uma outra boa notícia sua. Outra vez a literatura faz-lhe muito bem. Mais um destaque no plano nacional.33º Concurso Nacional de Contos Cidade de Araçatuba - Marcos Ferreira com Menção honrosa - 2021 - resultado em janeiro de 2022

“Começo este ano de 2022 com um bom prelúdio na literatura. Meu conto ‘Garimpeiros da Fome’ ganhou menção honrosa no 33º Concurso Nacional de Contos Cidade de Araçatuba (SP), ficando entre os sete melhores do país”, informa.

Segundo Ferreira, foram 610 contistas oriundos de todos os estados brasileiros, além de outros 36 da região administrativa do município de Araçatuba. O Rio Grande do Norte, segundo a organização do prêmio, concorreu com sete autores.

A Secretaria de Cultura de Araçatuba (veja AQUI) informa os selecionados, em que aparece Marcos Ferreira como o único originário da Região Nordeste.

Que venham outros resultados, meu caro.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura
terça-feira - 25/01/2022 - 12:14h
PodFalar

Vereador Pablo Aires é o entrevistado da semana

Pablo Aires no programa PodFalar da Super TV - tag com chamada para programa no dia 26-01-22O programa PodFalar, da Super TV, recebe nesta quarta-feira (26) o vereador mossoroense Pablo Aires (PSB).

O programa é apresentado pelo jornalista Saulo Vale e, nesta edição, terá a participação especial do jornalista Esdra Marchezan, professor de Jornalismo da Uern.

O advogado Jailton Magalhães, que também apresenta o programa, tirou um pequeno recesso.

É às 20h, na Super TV – canal 14.1 da tv aberta em Mossoró e 173 da Brisanet, além de todas as redes sociais da emissora, ao vivo.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Comunicação / Política
  • San Valle Rodape GIF
terça-feira - 25/01/2022 - 09:10h
Desfalque

Saúde municipal recebe 57 atestados para afastamento num só dia

Servidor da Saúde de Mossoró no Centro de Testagem do Ginásio Pedro Ciarlini Neto - 24-01-22 - primeiro dia da reaberturaSó nessa segunda-feira (24), o setor de Recursos Humanos (RH) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Mossoró recebeu o total de 57 atestados, formalizando pedido de afastamento temporário.

Causa única: Covid-19.

Levantamento parcial no início da noite passada apontava que 185 servidores da SMS estavam afastados, sendo sua enorme maioria em função da doença.

Leia tambémDepois da euforia de festas e praia, multidão faz fila para fila para testes;

Leia tambémColapso com nova onda;

Leia tambémMunicípio tem desfalque de mais de 180 servidores na saúde;

Leia também: Centro de Testagem detecta 523 casos de Covid-19 num único dia.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde
  • San Valle Rodape GIF
terça-feira - 25/01/2022 - 08:20h
Prefeitura do Natal

Decreto ignora passaporte vacinal, mas cancela shows e festas

Prefeito teve reunião à noite com Comitê Científico (Foto: PMN)

Prefeito teve reunião à noite com Comitê Científico (Foto: PMN)

O prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), após reunir na noite desta segunda-feira (24)  o Comitê Científico Municipal, resolveu adotar uma série de medidas relativas à pandemia da Covid 19 no sentido de controlar a disseminação do vírus e, ao mesmo tempo, assegurar o livre funcionamento do comércio, pensando na geração de empregos e de renda e na manutenção da atividade econômica na cidade.

Decreto publicado na edição desta terça-feira (25) do Boletim Oficial do Município assegura o acesso da população aos serviços e ao comércio em geral, independente da comprovação do esquema vacinal, desde que atendidos os protocolos sanitários.

Obrigatoriedade de máscara

O decreto também suspende a realização de festas, shows e eventos comerciais, mantém a proibição da circulação de pessoas nos espaços públicos sem o uso de máscaras de proteção facial, e ratifica o cancelamento de toda a programação de eventos organizados pela Prefeitura durante o carnaval.

As regras definidas no Decreto poderão ser revistas a qualquer momento de acordo com as taxas de transmissibilidade da Covid 19 em Natal.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde
segunda-feira - 24/01/2022 - 23:58h

Pensando bem…

“Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la.”

Cícero

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
segunda-feira - 24/01/2022 - 23:32h
Joel Cornelli

Após sequência negativa, treinador deixa o Potiguar

Cornelli saiu com sua equipe técnica; vinha de duas derrotas (Foto: Léo Moura/ACDP)

Cornelli saiu com sua equipe técnica; vinha de duas derrotas (Foto: Léo Moura/ACDP)

Em nota oficial divulgada à noite dessa segunda-feira (24), o Potiguar de Mossoró informou que Joel Cornelli não é mais treinador do time alvirrubro. Duas vitórias, um empate e duas derrotas em sequência formaram o desempenho de Cornelli no Campeonato Estadual 2022, ainda no seu primeiro turno.

O preparador físico Allan Frederico comandará o time contra o Potyguar de Currais Novos, em jogo marcado para acontecer nessa quarta-feira (26), no Estádio Nogueirão, às 20h.

Além de Joel Cornelli, gaúcho de Encantado, 54 anos, também saíram o auxiliar técnico Zeca Ferreira e o analista de desempenho Juan Carlos.

O Potiguar no momento está na quarta colocação, com sete pontos ganhos em cinco jogos.

Leia também: Potiguar perde em casa para Força e Luz.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Esporte
segunda-feira - 24/01/2022 - 23:06h
Veja

Pesquisa mostra por que variante Ômicron mata menos

Oito antivirais são eficientes contra Ômicron (Reprodução)

Oito antivirais são eficientes contra Ômicron (Reprodução)

Do Metrópoles

Uma equipe de investigação formada por pesquisadores alemães descobriu a razão pela qual a variante Ômicron do coronavírus causa menos óbitos e casos graves, ainda que consiga escapar mais facilmente da proteção do corpo. De acordo com os cientistas, a cepa é mais facilmente inibida pela resposta de interferon, uma proteção imunológica presente em todas células do corpo que desencadeia a produção de anticorpos.

O estudo, realizado por profissionais das universidades alemãs de Kent e de Frankfurt e publicado nesta segunda (24/1), indica que esta é a primeira razão para a menor ocorrência de quadros graves em infectados com a Ômicron.

Além disso, as descobertas mostram que a variante é vulnerável a oito medicamentos antivirais que estão sendo testados no tratamento contra a Covid-19.

“O nosso estudo fornece pela primeira vez uma explicação sobre por que as infecções por Ômicron são menos responsáveis por causar doenças graves. Isto deve-se ao fato de a Ômicron, ao contrário da Delta, não inibir de forma eficaz a resposta imune de interferon nas células hospedeiras”, afirma Martin Michaelis, autor da pesquisa, para o site da Universidade de Kent.

Saiba mais AQUI.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
segunda-feira - 24/01/2022 - 22:36h
Governo informa

Procura por vacina aumenta 95% após novas restrições

Governo passou informação oficial hoje (Foto ilustrativa)

Governo passou informação oficial hoje (Foto ilustrativa)

As medidas adotadas restritivas recentemente adotadas pelo Governo do RN, a exemplo da exigência do passaporte vacinal, já apontam mudanças no cenário do número de vacinados. Houve aumento de 95,6% na procura pela vacina, informa o governo.

Foi registrado a partir de base comparativa do último sábado (22 de janeiro) com o sábado anterior (15 de janeiro).

Os dados comprovam a importância da exigência do comprovante da vacina, entende o governo.

No Canadá, a província de Québec obteve aumento da ordem de 400% (veja AQUI) na procura por vacina, quando resolveu condicionar a venda de bebidas alcóolicas e de cannabis (maconha, que é legalizada) à imunização.

Digo há tempos: o ser humano é o mesmo em qualquer parte do mundo. O que nos difere mais são mesmo aspectos culturais.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde
segunda-feira - 24/01/2022 - 21:56h
Primeiro dia

Centro de Testagem detecta 523 casos positivos de Covid-19

Quase mil testes foram feitos somente nessa segunda-feira (24), no Centro de Testagem (Foto: Wilson Moreno)

Quase mil testes foram feitos somente nessa segunda-feira (24), no Centro de Testagem (Foto: Wilson Moreno)

No primeiro dia de reabertura do Centro de Testagem em Mossoró para enfrentamento à Covid-19, os números mostraram expansão impressionante da doença.

Dos 996 testes realizados nessa segunda-feira (24), o total de positivo chegou a 523.

Ou seja, 52,5% dos examinados estão contaminados pelo vírus que provoca a Covid-19.

O número de exames negativo somou 473.

O Centro de Testagem da Prefeitura Municipal de Mossoró funciona no Ginásio Poliesportivo Engenheiro Pedro Ciarlini Neto, entre 8 e 16 horas.

Leia também: Depois da euforia de festas e praia, multidão faz fila para fila para testes;

Leia também: Colapso com nova onda;

Leia também: Município tem desfalque de mais de 180 servidores na saúde.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
  • San Valle Rodape GIF
segunda-feira - 24/01/2022 - 19:30h
Afastamento

Município tem desfalque de mais de 180 servidores na luta contra Covid

Afastamento impede cobertura adequada da alta e rápida demanda (Foto: Wilson Moreno)

Afastamento impede cobertura adequada da alta e rápida demanda (Foto: Wilson Moreno)

Os números assustam e tornam ainda mais difícil a luta contra a nova onda da Covid-19 em Mossoró. Há confirmação de 185 afastamentos de servidores municipais da saúde devido essa doença e síndromes gripais.

Os dados foram confirmados nesta segunda-feira (24), pela Vigilância Sanitária, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Mossoró.

O total pode ser ainda maior, pois ainda há dados a serem contabilizados nas próximas horas.

O afastamento desses servidores tem prejudicado os serviços de saúde ofertados pelo município à população, em especial os atendimentos relacionados à Covid-19 feitos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPASs) e Centro de Testagem, reaberto nessa segunda-feira (24) – veja AQUI.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
segunda-feira - 24/01/2022 - 18:54h
Ufersa

Universidade suspende atividades devido Covid-19 e síndromes gripais

Suspensão de atividadesEm decorrência do aumento de casos de Covid-19 e síndromes gripais, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) resolve suspender suas atividades durante toda essa semana. Desta forma, a partir desta segunda-feira, 24, até a próxima segunda-feira, 31, o trabalho será desenvolvido de forma não presencial (remoto).

A decisão foi tomada após a testagem positiva de alguns servidores que estavam no trabalho presencial. A reitora, professora Ludimilla Oliveira, anunciou testagem positiva para a Covid-19 no último sábado, dia 22, tendo que adiar para o dia 5 de fevereiro, viagem internacional para Eslováquia, onde passará férias.

Apenas algumas áreas de exigência inadiável continuam em atividade, mas com todos os cuidados preventivos. Saiba mais detalhes clicando AQUI.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Educação / Saúde
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
segunda-feira - 24/01/2022 - 18:14h
RN

MP e Defensoria querem suspensão de eventos de massa

Fim de semana foi de eventos com grande público, como na Grande Natal, sábado (Foto: redes sociais)

Fim de semana foi de eventos com grande público, como na Grande Natal, sábado (Foto: redes sociais)

A Defensoria Público do Estado do Rio Grande do Norte e o Ministério Pública do Estado estão pedindo ao Judiciário que determine ao Governo do Estado que proíba grandes eventos de massa. Para isso, o Estado deverá alterar decreto estadual que entrou em vigência na última sexta-feira (21). A medida visa o enfrentamento da variante Ômicron que possui uma alta taxa de transmissibilidade, seguindo uma orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A ação civil pública (ACP) requer que o Estado cancele todas as autorizações para a realização de shows com grande público, sejam em locais abertos ou fechados. E ainda que o Judiciário obrigue o Estado a se abster de conceder novas autorizações para shows de massa e congêneres em todo o território potiguar, assim como a suspender tais eventos, até que ocorra novo controle da transmissibilidade do coronavírus no RN. Ou seja, até que a pandemia volte a atingir os patamares de contágio alcançados em novembro e dezembro de 2021.

Omissão do estado

Na análise feita pelas duas instituições, houve omissão do Estado ao editar o decreto, uma vez que o Comitê de Especialistas da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) havia alertado (por meio da Recomendação n. 33) a não realização desses tipos de eventos dada a realidade de risco iminente de colapso do sistema de saúde.

No último dia 17, data em que foi publicado o decreto, houve uma reunião com o MPRN, o Gabinete Civil, a Sesap, a Defensoria Pública Estadual e os Ministérios Públicos Federal e do Trabalho, além de representantes da Federação de Municípios do RN (Fermurn), cujo objetivo foi discutir e deliberar acerca da recomendação do Comitê Científico. Na ocasião, os representantes do MPRN e da Defensoria Pública defenderam a proibição de eventos de massa, o que não foi acatado pelo Governo.

Nota do Canal BCS (Blog Carlos Santos) – Decisão, se houver, chega já com bastante atraso. Mas…

Leia O grande vírus da hipocrisia.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Saúde
segunda-feira - 24/01/2022 - 17:38h
Dificuldades

Colapso com nova onda

Impressiono-me com informações sobre setores públicos e privados com baixas devido nova onda de Covid-19 e síndromes gripais.

Uma agência bancária inteira fechou por dias em Mossoró.

Terceirizadas, construtoras, Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA), grupo de área do petróleo e pessoal da saúde são afetados.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
segunda-feira - 24/01/2022 - 13:20h
Investimento

Liga de Estudos e Combate ao Câncer adquire novo tomógrafo

A Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) inicia 2022 com uma excelente aquisição, que beneficiará seus pacientes e o público externo de Mossoró e região. A instituição adquiriu um novo Tomógrafo Computadorizado para seu Setor de Diagnóstico Por Imagem. Trata-se de um equipamento da marca Siemens, utilizado nos grandes Centros Médicos do país.arte divulgação

De acordo com a Direção da LMEEC, o novo tomógrafo computadorizado irá proporcionar uma melhor resolução no diagnóstico dos pacientes com câncer, sendo atualmente o que se tem de mais moderno no mercado. Mais de 95% dos pacientes da LMECC são atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas o Setor de Diagnóstico por Imagem da Instituição também está disponível para exames por meio de convênios e particulares.

A Liga Mossoroense atende o público de toda região Oeste Potiguar, compreendendo quase 1 milhão de habitantes.

Hoje a Liga tem grande importância em Mossoró e municípios vizinhos, quando se fala em Diagnóstico por Imagem. Isso permite que sejam realizados entre 1200 e 1400 exames/mês”, conclui o Administrador Hospitalar da LMECC, Wamberto Barbosa.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
segunda-feira - 24/01/2022 - 11:50h
Mossoró

Pré-candidato a deputado estadual testa positivo para Covid-19

Pré-candidato fez postagem em suas redes sociais (Reprodução)

Pré-candidato fez postagem em suas redes sociais (Reprodução)

Clayton Jadson Silva Rolim (Solidariedade), o Soldado Jadson, ex-vereador e pré-candidato a deputado estadual pelo grupo do prefeito mossoroense Allyson Bezerra (Solidariedade), testou positivo para Covid-19 nessa segunda-feira (24).

“Desde quinta-feira passada em repouso. Febre e moleza no corpo no primeiro dia. No segundo dia em diante, tudo mais leve, algum pigarro, mas hoje não sinto quase nada”, comentou em contato com nossa página.

Mensagem

Em suas redes sociais, Jadson postou uma mensagem mostrando o problema. Ao mesmo tempo, orientou para que quem interagiu pessoalmente com ele, nesses últimos dias, faça testagem:

– “Orientamos a todos tiveram contato conosco a fazer o teste”.

Nota do Canal BCS (Blog Carlos Santos) – Saúde, meu caro.

Cuide-se.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • San Valle Rodape GIF
segunda-feira - 24/01/2022 - 11:20h
Rafael Godeiro

Ex-desembargador é condenado por omitir ganho de ‘rachadinha’

Godeiro já tinha se envolvido em escândalo no TJRN que o levou à aposentadoria compulsória (Foto: Web)

Godeiro já tinha se envolvido em escândalo no TJRN que o levou à aposentadoria compulsória (Foto: Web)

O juiz da 14ª Vara Federal do Rio Grande do Norte (JFRN), Francisco Eduardo Guimarães Farias, ao julgar nesta segunda-feira (24) a Ação Penal nº 0802934-04.2021.4.05.8400, acabou condenando o desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do RN (TJRN), Rafael Godeiro Sobrinho, por omitir valores nas declarações de imposto de renda, dinheiro proveniente de uma “rachadinha” com um assessor.

A sentença impôs ao réu condenação a quatro anos e oito meses de reclusão, em regime semiaberto, e a uma pena de multa de 146 dias-multa, sendo cada dia-multa equivalente a 1/10 do salário mínimo vigente à época dos crimes.

Ao fundamentar a decisão, o magistrado asseverou que “a detida análise dos elementos probatórios coligidos nos autos (notadamente a Representação para Fins Penais nº 10469.725308/2015-11) revelou que o denunciado Rafael Godeiro Sobrinho, nas Declarações de Ajuste Anual dos anos-calendário 2010 e 2011, suprimiu imposto de renda mediante omissão de rendimentos caracterizados por depósitos bancários de origem não comprovada”.

O magistrado observou que os depósitos, que somaram R$ 33.650,00, ao longo dos anos de 2010 e 2011, foram transferidos por Francisco Andrade dos Santos Neto para a conta corrente do réu e eram referentes ao cargo comissionado que Francisco Andrade exercia no Tribunal de Justiça do RN.

Ele tinha sido nomeado pelo desembargador Rafael Godeiro. Para permanecer no cargo, o assessor “era obrigado a transferir uma quantia para a conta do então desembargador, sob pena de sair do referido cargo”.

Operação Judas

Rafael Godeiro sofre mais uma condenação. Ele já apareceu no epicentro de outro escândalo de rapinagem do dinheiro público. Foi a “Operação Judas”, deflagrada em janeiro de 2012, quando já estava aposentado. No dia 30 de julho de 2018, ele foi condenado (veja AQUI) pelo desvio de R$ 14.195.702,82 do Setor de Precatórios do TJRN.

Quem também foi condenado, entre outros, foi o desembargador Osvaldo Soares Cruz.

Veja íntegra da sentença clicando AQUI.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público
segunda-feira - 24/01/2022 - 10:48h
Brasil

Orçamento federal é sancionado com fartura para políticos aliados

Do Canal Meiodinheiro-1024x682

O presidente Jair Bolsonaro sancionou na noite de ontem, com vetos, o Orçamento da União, aprovado pelo Congresso. Os cortes, detalhados somente hoje no Diário Oficial da União, atingem principalmente as áreas de pesquisa, educação, saúde, sustentabilidade e proteção a povos indígenas e quilombolas.

A Fiocruz, por exemplo, perdeu R$ 11 milhões que iriam para pesquisa e desenvolvimento tecnológico em saúde. Já o programa de saneamento básico rural teve corte de R$ 40 milhões.

O controle de desmatamento perdeu R$ 8,5 milhões. Não houve veto à verba de R$ 1,7 bilhão para reajuste da área de segurança nem ao Fundo Eleitoral de R$ 4,9 bilhões.

O poder exercido pelo Centrão dentro do governo pode ser medido em números. Ao longo de 2021, o Executivo liberou R$ 25,1 bilhões em emendas de parlamentares no Orçamento da União, o maior volume já liberado, com uma alta de R$ 1,4 bilhão em relação ao ano anterior, descontada a inflação. Desses, R$ 10,43 bilhões saíram via “orçamento secreto”, principal ferramenta do governo Bolsonaro para fidelizar sua base no Congresso. Partidos como PL, PP e Republicanos receberam cerca de 70% da verba prevista no Orçamento, enquanto legendas de oposição, como o PSOL (31%) ficaram à míngua.

Para se ter uma ideia da disparidade, o valor total de emendas liberadas em 2019, antes de o presidente voltar para o Centrão, ficou em R$ 9,98 bilhões.

Para 2022 estão previstos R$ 37 bilhões em emendas, e Bolsonaro entregou ao ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, principal nome do Centrão no Governo, o poder de vetar cortes no Orçamento feitos pela área econômica. (Estadão)

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
segunda-feira - 24/01/2022 - 10:02h
Covid-19

Depois da euforia de festas e praia, multidão faz fila para testes

Apreensão no Centro de Testagem, no novo dia, após fim de semana agitado (Fotomontagem de redes sociais)

Apreensão no Centro de Testagem, no novo dia, após fim de semana agitado (Fotomontagem de redes sociais)

Depois de um fim de semana com praias lotadas e festas de arromba, a segunda-feira (24) é de apreensão em Mossoró, com multidão acorrendo ao Ginásio Poliesportivo Engenheiro Pedro Ciarlini Neto, onde a municipalidade instala novamente um Centro de Testagem.

Centenas de pessoas procuram fazer teste para identificação ou não da Covid-19.

A parte interna do ginásio está com crescente ocupação de pessoas e do lado de fora, também.

O funcionamento do Centro de Testagem é entre 8 e 16 horas e os preparativos para receber essa leva de pessoas foi concluído ontem (veja AQUI).

Um complicador a mais, em face da alta transmissibilidade do vírus, é a dificuldade de cobrir a demanda com pessoal da saúde pública. Há uma sobrecarga que o sistema já sente e não tem como responder à altura. A prefeitura busca suporte externo.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Saúde
segunda-feira - 24/01/2022 - 08:52h
Estadual 2022

América vence clássico e Potiguar decepciona no Nogueirão

Três jogos marcaram o domingo (23), do Campeonato Estadual de futebol do RN, versão 2022. O principal foi o clássico maior, ABC x América, com vitória do time visitante pelo placar de 1 x 2, no Estádio do Frasqueirão.

Os dois chegam a 12 pontos na disputa.

Em Mossoró, o Potiguar decepcionou sua torcida. Perdeu por 0 x 2 para o Força e Luz, ficando caindo da terceira para a quarta posição, enquanto seu adversário alcança o terceiro lugar.

Já em Ceará-Mirim, no Barretão, o atual campeão Potiguar, o Globo, empatou em 3 x 3 com o Santa Cruz de Natal.

O Santa Cruz é o quinto colocado com 5 pontos e o Globo, com mesma pontuação, o sexto.

Nota do Canal BCS (Blog Carlos Santos) – Uma outra face dessa competição foi o retorno de confronto entre torcidas de ABC e América em ruas, avenidas, praças e BRs (veja AQUI). Cenas de extrema violência foram filmadas e mesmo com trabalho preventivo e repressivo da Polícia Militar, de novo prevaleceu a barbárie. Muita coragem de quem, sendo verdadeiro torcedor, sai de casa para ver jogo em estádio.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Esporte
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
domingo - 23/01/2022 - 23:56h

Pensando bem…

“Aquele que tem uma ideia é um tipo esquisito até que a ideia vença.”

Mark Twain

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
domingo - 23/01/2022 - 22:30h
História

100 anos de Brizola e o porquê de sua aposta na educação

Por Bernardo Mello Franco (O Globo)

Leonel Brizola era um grande contador de histórias, mas fugia de depoimentos formais para a posteridade. “Na verdade, vivo muito mais preocupado com o futuro, com os projetos, do que com o passado”, justificava-se. Em abril de 1996, ele abriu uma exceção em sua cidade natal. Falou por mais de quatro horas a pesquisadores de Carazinho (RS), onde nasceu há cem anos, em 22 de janeiro de 1922.

Leonel Brizola na campanha de 1989, com Beth Carvalho e Neusa Brizola (Foto: Cezar Loureiro/20-10-1989)

Leonel Brizola na campanha de 1989, com Beth Carvalho e Neusa Brizola (Foto: Cezar Loureiro/20-10-1989)

Inédita até hoje, a conversa tratou da infância e da juventude do político, que perdeu o pai com 1 ano de idade. O camponês José Brizola foi morto num dos embates sangrentos entre chimangos e maragatos. “Eu me criei sob o signo desse fato, a morte do velho”, desabafou.

A mãe, Oniva, convenceu os cinco filhos a não buscarem vingança. “Não sei sinceramente se ele foi fuzilado, naquela época davam um tiro na testa ou na nuca. Ou se foi degolado”, disse Brizola. “Sempre me recusei a encarar esse assunto. Nunca quis que o povo riograndense imaginasse que eu estava querendo me vingar”, explicou.

A vida era dura no interior gaúcho. Até os 7 anos, o guri nunca havia calçado sapatos. Aos 11, foi apresentado a uma escova de dentes. A família se mudou para Passo Fundo, onde ele batalhou trocados num açougue. De manhã, ao sair para as entregas, invejava as crianças de classe média que estudavam num internato particular.

“Um colégio de colunas, muito bonito. Eu adorava olhar aquilo ali. Às vezes invadia o recinto e me botavam para fora”, recordou. “Eu ia distribuindo carne, levava aqueles ganchos. E aqueles garotos bem arrumadinhos, bem abrigados, indo pro colégio”. Um dia, o menino pobre deu uma topada e foi ridicularizado. “Sangrou, a dor, aquele frio, e o garoto disse: ‘Se foram os bichos de pé!’. Eu não tive dúvida, fui de carne e gancho para cima dele.”

Oniva alfabetizou os filhos (“tínhamos dois livros em casa, passavam de um para outro”), mas insistiu que buscassem educação formal. “A velha sempre querendo que eu estudasse, ela me botou na cabeça isso”, contou Brizola. De volta a Carazinho, ele procurou o colégio de um pastor metodista. Propôs ajudar na faxina em troca de vaga e lugar para dormir. “Foi um período áureo da minha vida”, lembrou. “Fui me civilizando ali.”

O guri arrumou novos bicos. Foi engraxate, carregador de mala, vendedor de jornal. “Depois de mil andanças, acabei indo para Porto Alegre. Fiquei quase um ano na rua, trabalhando nas piores condições”, narrou. Aos 14, conseguiu passar para uma escola técnica. Na hora da matrícula, mais problemas: não tinha certidão de nascimento nem dinheiro para o enxoval. “Foi uma saga”, resumiu.

Na capital gaúcha, o jovem Brizola trabalhou como ascensorista, operário e jardineiro. Depois passou para a faculdade de Engenharia, onde se encantou com o getulismo. Aos 25, elegeu-se deputado estadual pelo PTB. Era o início de uma carreira política de quase seis décadas, só interrompida pelos 15 anos no exílio.

Em 1958, o trabalhista chegou ao governo gaúcho com o lema “Nenhuma criança sem escola”. Construiu seis mil colégios públicos, as chamadas “brizoletas”. Mais tarde, ergueria 500 Cieps no Rio de Janeiro. Projetados por Darcy Ribeiro e Oscar Niemeyer, os “brizolões” ofereciam alimentação, assistência médica e ensino em tempo integral. Depois seriam sucateados por sucessivos governos fluminenses.

Morto em 2004, Brizola não desperta mais as críticas apaixonadas do passado. Seu legado é disputado nas urnas, e até adversários o reconhecem como o político brasileiro mais identificado com a causa da educação. A luta dos primeiros anos ajuda a entender como tudo começou.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.