“Queime lenha velha, leia livros antigos, beba vinho envelhecido e mantenha velhos amigos”.
Afonso X
Jornalismo com Opinião
“Queime lenha velha, leia livros antigos, beba vinho envelhecido e mantenha velhos amigos”.
Afonso X
Três jogos marcaram mais mais uma rodada do Campeonato Estadual 2022 do RN em seu primeiro turno, denominado de Copa Cidade do Natal, nessa quarta-feira (26).
O América empatou em 0 x 0 com o Força e Luz no Estádio Nazarenão em Goianinha.
Já o Potiguar de Mossoró chegou a sua terceira derrota consecutiva, perdendo agora para o Potyguar de Currais Novos por 1 x 2 no Estádio Nogueirão, sua “casa”.
O Assu surpreendeu o atual campeão potiguar, o Globo, com gol no finalzinho da partida, fazendo 0 x 1 no Estádio Barrettão, em Ceará-mirim.
Classificação
1 – América – 13 pontos
2 – ABC – 12 pontos
3 – Força e Luz – 8 pontos
4 – Potyguar – 7 pontos
5 – Potiguar – 7 pontos
6 – Santa Cruz – 5 pontos
7 – Globo – 5 pontos
8 – Assu – 4 pontos
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Por Vicente Serejo (Cena Urbana, Tribuna do Norte)
Enfraquecida por falta de novos líderes, a depauperada aristocracia acabou buscando no PT a sobrevivência diante da derrota de praticamente todos os nomes das famílias tradicionais.
Nota do Canal BCS (Blog Carlos Santos) – Simples, direto, preciso e cirúrgico, meu caro Vicente.
“Isso, isso, isso”, diria o ‘filósofo’ Chaves, personagem do comediante mexicano Roberto Gómez Bolaños.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Vai estrear nessa quinta-feira (27), às 19h45, no programa Tuca Viegas Convida, o quadro “Histórias pra contar”.
Segundo explica o jornalista Tuca Viegas, “vamos conhecer histórias de vida, de conquistas, de sonhos, de vontade de fazer algo diferente. Histórias verdadeiras contadas pelas suas e pelos seus protagonistas”.
Quem estará com ele nesse programa é o sociólogo, humorista criativo e irreverente Kerginaldo Bezerra Oliveira, o “Keké Dentão” (@kekedentaooficial), “que nos dá uma aula de bom humor e criatividade”.
O artista mossoroense é um fenômeno nas redes sociais, com mais de 1 milhão e 850 mil seguidores no Youtube e quase 236 mil seguidores no Instagram
Inscreva-se no canal do YouTube (AQUI) e acompanhe no Instagram @tucaviegasconvida
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
O Governo do Estado, através do Ofício Circular nº 5/2022-GAC, resolve suspender no âmbito das administrações direta e indireta do Poder Executivo Estadual, o apoio financeiro ou logístico a eventos públicos e privados.
A posição é em face do novo cenário epidemiológico, agravado pela alta transmissibilidade da nova variante do SARS-CoV-2, batizada de “Ômicron”, e que resulta no aumento do número de casos diários em todas as regiões de saúde do nosso Estado.
A medida se faz necessária, e prudente, especialmente em função da sobrecarga dos serviços de saúde e crescimento na busca por leitos clínicos e críticos.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Numa exposição bem clara, sem qualquer tecnicismo ou linguagem mais rebuscada, o pneumologista Felipe Marinho, com especialização pela Universidade de São Paulo (USP), consultor da Unimed Natal, disserta sobre a variante Ômicron, que provoca nova onda da Covid-19 no Brasil.
Nesse vídeo, ele mostra aspectos clínicos e epidemiológicos desse vírus que surgiu na África do Sul no fim do ano passado. “Seu contágio é altíssimo”, diz.
“Explico um pouco sobre o momento atual da pandemia e trago as informações que você precisa saber sobre essa infecção. Isso porque, provavelmente você também pegará (ou já pegou!)”, afirma categoricamente.
Para ele, é uma “doença muito leve” em todo o mundo, num comparativo com as ondas anteriores. Contudo, há risco de colapso do sistema de saúde no pico da moléstia, além de causar problemas (afastamento laboral) em vários setores da sociedade.
Essa terceira onda da Covid-19 tende a “ser muito estreita, mas bastante intensa”.
Ele alerta ainda que “pacientes que não receberam vacina têm apresentado um quadro mais grave” e várias comorbidades também preocupam, merecendo cuidados especiais.
Vale a pena ver.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
O Tribunal de Justiça do RN (TJRN) suspendeu o expediente presencial no Fórum de Mossoró por dez dias, a partir dessa quarta-feira (26).
Por igual período ficam suspensos os prazos processuais físicos.
O TJRN atendeu a um pedido do Diretor do Fórum Desembargador Silveira Martins, o juiz Vagnos Kelly.
Nota do Canal BCS (Blog Carlos Santos) – A informação adicional é de que mais de 40 servidores estão infectados com Covid-19.
Ô Tibau malvado!
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
A Câmara Municipal de Mossoró realizará a sessão inaugural do Ano Legislativo de 2022, terça-feira (1º), às 9h, com a leitura da mensagem anual do Poder Executivo, a ser feita pelo prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade).
A retomada das sessões em 1º de fevereiro é determinada pelo Regimento Interno da Casa (art. 338). Dessa forma, o plenário retornará de recesso passados 15 dias da votação do Orçamento do Município 2022.
Em razão do aumento de casos de Covid-19 e de Influenza A, a solenidade terá público reduzido, a fim de diminuir o risco de contaminação, segundo o presidente Lawrence Amorim (Solidariedade).
“O momento exige cautela. Consideramos indicadores da pandemia e o Decreto Estadual nº 31.265, de 17 de janeiro de 2022, haja vista a Câmara funcionar em ambiente fechado”, alerta o vereador.
Ele acrescenta que a sessão do próximo dia 1º será unicamente dedicada à mensagem do Executivo. “No dia seguinte, quarta-feira, dia 2, já teremos sessão normal, com votação de matérias”, informa.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande (IHGRN) está autorizado a digitalizar e disponibilizar as obras que o professor, jornalista, advogado e escritor Eider Furtado publicou. O documento de autorização foi entregue por André Felipe Pignataro Furtado, neto do jurista e diretor de Biblioteca, Arquivo e Museu (BAM), à vice-presidente da instituição, Joventina Simões.
Cinco obras memorialistas serão digitalizadas: Audiência de um tempo vivido (2004); No fórum da memória (2008); Nas veredas do tempo (2010); Meio século de memória (2011); e Retalhos da vida (2019). A autorização foi entregue na última quinta-feira (20).
Perfil
Natalense, nascido em 23 de abril de 1924, Eider Furtado de Mendonça e Menezes foi advogado, professor e jornalista. Formou-se em direito pela Universidade Federal do RN (UFRN) na primeira turma do curso, em 1959.
Em 1968, passou a lecionar direito como professor universitário, até sua aposentadoria em 1991. Em 1997, recebeu da UFRN a láurea de Professor Emérito.
O advogado também foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB-RN) de 1969 a 1977. Foi durante sua gestão que, em 1970, pela primeira vez uma mulher conquistou um assento no conselho da OAB. Fundou e compartilhou com seus filhos e netos o tradicional escritório Eider Furtado Advocacia, hoje com mais de 60 anos de atuação.
Profissional multifacetado, atuou, antes de ingressar no direito, na radiofonia potiguar desde a década de 1940, tendo sido diretor da Rádio Poti e Rádio Nordeste. No jornalismo, foi secretário no Diário de Natal.
Em 2010, tomou posse na Academia Norte-Rio-Grandense de Letras (ANL). Faleceu em 2019, aos 95 anos, deixando um respeitável legado pelo serviço notório nas diversas áreas em que atuou.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
As filas para teste que identifique ou não vírus da Covid-19 não ocorre apenas no serviço público na capital e interior.
Em Natal, também existe essa grande procura em clínicas privadas que realizam testagem, como novamente acontece nessa quarta-feira (26).
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
De novo, novamente, mais uma vez. Parece sem solução a depredação e roubo de fiação de postes de energia elétrica num mesmo trecho da chamada região da Costa Branca, entre Macau e Porto do Mangue, mas que também já atingiu Areia Branca.
Entre o fim da noite de ontem (terça-feira, 25) e a madrugada dessa quarta-feira (26), vários postes foram depredados (alguns tombaram ao chão), para que fossem levados cabos de cobre.
A área geográfica atingida fica entre Peixe-boi e Passagem de Cuba, comunidades entre os municípios de Porto do Mangue e Macau.
O Canal BCS (Blog Carlos Santos) conversou com fontes ligadas a empresas salineiras na região. O depoimento é de que houve queda de energia por volta de 23h.
Prejuízos à indústria
A pane causada por esse tipo de crime tem sido regularmente sanada pela empresa concessionária de energia no RN, a Neoenergia-Cosern. Contudo, cada hora parada na indústria salineira, por exemplo, é prejuízo que afeta toda cadeia produtiva e logística.
Agora pela manhã constatei que tinha sido furtado cabos de cobre e derrubaram postes, entre a peixe boi e a passagem de cuba.
A Cosern foi cientificada de novo, outra vez, novamente, do problema que tem acontecido com frequência desde o ano passado (veja AQUI e AQUI).
O último caso semelhante foi há menos de duas semanas, dia 14 de janeiro.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Um ícone da radiofonia desse país faleceu à madrugada dessa quarta-feira (26), em Fortaleza (CE).
Narcélio Limaverde, 90 anos, veio a óbito num hospital da capital cearense, onde recebia tratamento contra pneumonia.
Natural de Fortaleza, ele fez parte da fundação da primeira emissora de televisão do Ceará, a TV Ceará, em 1960. Também trabalhou no Sistema Verdes Mares e outros importantes veículos de comunicação do estado, além de ter passado período na Rádio Jornal do Comércio do Recife.
Limaverde publicou três livros e era Membro Honorário da Academia Cearense de Letras e Jornalismo. Também atuou como político, eleito deputado estadual do Ceará nos anos 80.
Até antes de adoecer, Limaverde continuava em atividade com o programa Narcélio Limaverde, na FM Assembleia. Começou sua profissão na Ceará Rádio Clube PRE-9, em 1954. Quase 68 anos de carreira.
Tenho boas lembranças de sua voz, além da postura diante das câmeras.
Que descanse em paz.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Do Poder 360
O PT, PSB, PC do B e PV devem apresentar nesta 4ª feira (25.jan.2022), o pedido ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para prorrogar para junho a data para pedir o registro de federações. O prazo atual para o tribunal validar as alianças partidárias é 2 de abril, mas, na prática, as legendas consideram que precisam fazer o pedido até o início de março.
Isso porque o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, estabeleceu que as federações precisam ser registradas até 6 meses antes das eleições. Mas ele também definiu que os partidos que oficializarem o pedido até 1º de março, têm a garantia de que o TSE o analisará até 2 de abril.
A federação vale em nível nacional e, pela regra, só pode ter um candidato em cada disputa majoritária. Ou seja, a federação só pode ter um nome para o governo de cada Estado.
Como a federação tem que valer por 4 anos, discussões sobre as eleições municipais de 2024 também têm influenciado as conversas.
Leia também: PT e PSB precisam superar divergências nacionais para união no RN.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
“Muitos sabem ganhar dinheiro, mas poucos sabem gastá-lo.”
Henry David Thoreau
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP/RN), diante do quadro epidemiológico da Covid-19 no Rio Grande do Norte, está expandido a rede de leitos clínicos e críticos para tratar da doença.
O trabalho coordenado pelas equipes técnica e de gestão da Secretaria, em parceria com municípios, já disponibilizou 91 leitos para receber pacientes acometidos pela Covid-19, sendo 78 clínicos e 13 críticos, aumentando em mais de 31% a rede atual.
Leitos abertos (91)
78 leitos clínicos e 13 leitos críticos
Hospital Geral João Machado (Natal): 17 clínicos e 2 críticos
Hospital Regional Hélio Morais Marinho (Apodi): 7 clínicos e 5 críticos
Hospital Maternidade Almeida Castro (Mossoró): 10 clínicos
Hospital Regional Dr. Nelson Inácio dos Santos (Assu): 6 clínicos
Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade (Pau dos Ferros): 3 clínicos
Hospital dos Pescadores (Natal): 9 clínicos e 6 críticos
Hospital Municipal de Natal: 26 clínicos
Leitos em expansão (59)
27 leitos clínicos e 32 leitos críticos
Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade (Pau dos Ferros): 14 clínicos e 07 críticos
Hospital Regional Linfoldo Gomes Vidal (Santo Antônio): 4 clínicos e 5 críticos
Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva (Caraúbas): 3 clínicos e 5 críticos
Hospital Regional Monsenhor Expedito (São Paulo do Potengi); 2 clínicos e 5 críticos
Hospital Giselda Trigueiro (Natal): 5 críticos
Hospital Rafael Fernandes (Mossoró): 4 clínicos
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
O vice-prefeito de Mossoró, João Fernandes de Melo Neto (Fernandinho das Padarias), está com Covid-19.
É mais um nessa listagem.
Mas, seu quadro é bom, com recuperação em andamento, sem maiores intercorrências.
Saúde.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Em reunião com representantes do Sindicato dos Policiados Civis e Servidores da Segurança Pública do RN (SINPOL/RN), da Associação dos Delegados da Polícia Civil no Rio Grande do Norte (ADEPOL/RN) e Associação dos Escrivães de Polícia Civil do RN (ASSESP/RN), na tarde desta terça-feira (25), o Governo do Estado informou que vai estudar uma alternativa para evitar uma possível perda de até 35% na remuneração das categorias. Isso pode acontecer devido à ação judicial movida pelo Ministério Público do Estado do RN (MPRN).
O MP alega inconstitucionalidade no pagamento do Adicional por Tempo de Serviço (ADTS) das categorias. O governo reage à pressão tentando negociação. O setor começou movimento de protesto com paralisação nessa terça-feira pela manhã. Já agora à noite, os policiais civis e servidores da Segurança decidiram suspender mobilização.
Diálogo retomado
“Somente na reunião desta tarde que o Comitê Gestor do Governo disse que vai analisar e negociar uma possível solução baseada na proposta protocolada, remarcando uma reunião para a próxima segunda-feira (31), para nos dar uma resposta. Dessa forma, nós apresentamos o que foi discutido com o Executivo e os policiais civis decidiram suspender a paralisação por entender que o diálogo foi retomado e a proposta será avaliada”, comentou Edilza Faustino, dirigente do Sinpol/RN.
“A determinação da governadora Fátima Bezerra (PT) é evitar qualquer perda salarial aos servidores”, disse o Controlador-Geral do Estado, Pedro Lopes. Ele acrescentou que o Estado vai buscar a solução jurídica e administrativa possível para evitar qualquer prejuízo às categorias e voltará a se reunir na próxima segunda-feira (31) com as categorias para apresentar uma proposta.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Em virtude da atual fase da pandemia, que ocorre associada ao crescimento dos casos de síndrome respiratória aguda, e também afetada pelo afastamento de diversos colaboradores, a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e à Rede Ebserh (MEJC-UFRN-Ebserh), através do seu Comitê de Operações Emergências (COE) adotou uma série de medidas necessárias ao enfrentamento da pandemia:

Maternidade tem dezenas de servidores afastados devido doenças respiratórias e Covid-19 (Foto: MEJC)
– Suspensão das visitas nas enfermarias;
– Limite de uma visita diária na UTI Materna, com tempo máximo de 20 minutos;
– Reforço das medidas preventivas em todas as áreas do hospital;
– Mantida, na UTI Neonatal, a visita da mãe do neonato, sendo consentido ao pai, visitar seu filho, uma vez por semana;
– Permitida a presença de acompanhante para pacientes após o parto vaginal por um período de até 12 (doze) horas e, em caso de parto cesárea, a permanência será de até 24 (vinte e quatro) horas após o parto
– Permitida a presença de acompanhantes em tempo integral para pacientes, exclusivamente, em caso de parto gemelar e para os casos previstos em Lei, quais sejam, idosos (maior ou igual a 60 anos), crianças até 16 anos incompletos e portadores de necessidades especiais;
– Aplicação do Formulário de Triagem para Sintomas Respiratórios para os acompanhantes, bem como para os visitantes autorizados na UTI Materna e UTI Neonatal;
– Definido que todos os colaboradores do hospital, quando necessário, poderão ser convocados para assistência em áreas consideradas essenciais, considerando as competências e as necessidades, dos profissionais e das demandas;
– Suspensão da agenda de consultas de Ginecologia Geral, mantendo 01 (um) ambulatório aberto para atendimento prioritário, através do SISREG;
– Suspensão da agenda do Ambulatório Infanto-Puberal;
– Suspensão da agenda de Cirurgias Ginecológicas eletivas mantendo a agenda da Junta Médica para Casos Prioritários e cirurgias de urgência, após análise da Comissão de Autorização de Cirurgia, vinculada ao Núcleo Interno de Regulação (NIR);
– Mantida a agenda do Pré-natal de Alto Risco e um ambulatório de Patologia Cervical.
As medidas passam a vigorar imediatamente e constam da Resolução-SEI nº 74, de 24 de janeiro de 2022. Todas as providências têm objetivo de preservar os serviços essenciais, além de reduzir a circulação de pessoas na maternidade, garantindo maior proteção aos pacientes, profissionais de saúde e comunidade em geral.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Dirigente do MDB em Mossoró, a ex-vereadora Izabel Montenegro reprovou postagem veiculada em endereços nas redes sociais do ex-senador Garibaldi Filho (MDB), em que ele garante ter ouvido dela sobre “apoio à minha pré-candidatura a deputado federal”.

Em postagem nos seus endereços nas redes sociais, Garibaldi, com Izabel, anunciou apoio (Reprodução BCS)
Izabel diz, e toma como testemunha o próprio Garibaldi Filho, que na conversa entre ambos em Natal, “não declarei apoio à sua candidatura de deputado federal” (sic).
Semana passada, Izabel recebeu em Mossoró e acompanhou em parte de sua programação política e social, o ex-deputado federal Henrique Alves (MDB), também não associando o contato a qualquer relação de voto-apoio.

Izabel toma o próprio Garibaldi como testemunha para dizer que não anunciou apoio a ele (Reprodução BCS)
Os primos Garibaldi e Henrique Alves, depois de mais de 50 anos de vida pública, estão afastados politicamente e com esgarçamento também na coabitação pessoal (veja AQUI).
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Com o intuito de conter a transmissibilidade da Covid-19, a prefeita do município de Tibau, Lidiane Marques (PSDB), editou novo decreto, nesta terça-feira (25), com novas medidas temporárias e emergenciais.
De acordo com o documento, tendo em vista a proximidade do período carnavalesco e a recomendação do Comitê de Especialistas, de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP-RN), orientando para cancelar grandes eventos até o controle da nova variante Ômicron, a gestão municipal resolveu reforçar o decreto estadual.
A proibição, conforme o decreto, tem validade a partir desta terça-feira, e se estende até o dia 25 de março de 2022. Estão proibidas festas, shows e eventos festivos nas ruas, avenidas, praças e todos os equipamentos públicos municipais e estabelecimentos comerciais privados.
Máscara
Além da proibição, o decreto também condiciona a entrada das pessoas no comércio local e aos serviços em geral no âmbito do município à comprovação do esquema vacinal, observando também as regras de distanciamento social, além de uso obrigatório de máscara de proteção facial.
Cabe aos órgãos públicos e estabelecimentos privados do município exigir o uso de máscaras dos servidores, colaboradores, clientes e usuários, bem como a apresentação do certificado de vacinação (ou documento similar), considerando a aplicação da D2 para sua validação e a D3 nos casos em que são cabíveis.
Ainda segundo o Decreto, a proibição de aglomeração de pessoas serve para ambientes públicos e privados, interno ou externo, inclusive na Orla Marítima.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Do Blog Carol Ribeiro
De um lado, os Alves do MDB. E de outro, Carlos Eduardo (PDT), que já tirou até o “Alves” do seu nome nas propagandas nas redes sociais. As duas alas da família já conversaram com Fátima Bezerra (PT), nas costuras para as eleições que vêm aí.
No entanto, segundo o jornalista Carlos Santos do Canal BCS (Blog Carlos Santos), não cabem todos os Alves dentro da aliança com o PT. E para ele, o “candidato ao Senado de Fátima hoje seria Carlos Eduardo Alves”. Ele concedeu essa entrevista ao programa Cenário Político da TV Cabo Mossoró (TCM-Telecom).
Observa, no entanto, que “amanhã pode mudar”, mas que hoje o cenário é esse.
PT
Carlos Santos reconhece que o PT raiz, mais conservador, não quer aliança com Alves. Seria querer a possibilidade de um Alves governador lá na frente, em 2026, quando, ao fim da segunda gestão de Fátima, ela precisar se desincompatibilizar do cargo de governadora caso queira se candidatar a novo cargo eletivo.
Mas é uma necessidade: “Fátima em 2018, no segundo turno, se juntou com praticamente todo mundo que era oposição no primeiro turno. E o Governo só se sustenta porque é aliada do tucano Ezequiel Ferreira (PSDB) na Assembleia. Ela teria chegado ate aqui sem figuras conservadoras, oligárquicas? Não chegaria”, afirma Carlos.
Álvaro Dias
Fátima vem fazendo costuras eleitorais, mas num cenário confortável, porque até agora, não existe nenhum nome na oposição.
O prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), no “encolhe estica” não cravou ainda seu nome, porque não encontrou um cenário favorável a ele.
“Na eleição passada, ele não conseguiu eleger seu filho – Adjuto Dias (MDB) – a deputado estadual (…) Poderia existir uma união de forças em torno do seu nome: conservadorismo, com nomes do centrão, mas ele não é um nome consistente para enfrentar Fátima na disputa”, observa Carlos Santos.
Ezequiel Ferreira
“Provavelmente será de novo candidato a deputado estadual, ou em uma segunda hipótese, que pode se tornar plano A: candidato a deputado federal”.
Carlos adianta que ele está cuidando, inclusive, de formação de nominata em uma chapa que possa viabilizá-lo. “Só não sei se vai interessá-lo ser 1 entre 513 ou 1 muito influente entre 24 na ALRN”.
Bolsonarismo ao Governo
O jornalista analisa que nome do bolsonarismo “de verdade” talvez só General Girão (PL), mas ele quer ser candidato a deputado federal.
“Os ministros Fábio Faria (PSD) e Rogério Marinho (PL) não são bolsonaristas, são ministros bolsonaristas, que estão surfando na onda bolsonarista. Se o bolsonarismo estivesse muito bem, provavelmente eles estariam bem. Mas eles respondem em boa parte pelo desgaste bolsonarismo. Não interessa a eles se colocar na disputa pela oposição à Fátima Bezerra”, reitera.
Rosalba Ciarlini
A ex-governadora Rosalba Ciarlini (PP) e ex-prefeita de Mossoró poderá, na avaliação de Carlos Santos, ser eleita a deputada estadual.
Mas enfrenta a dificuldade de até agora não ter nominata, e com a possibilidade do grupo migrar para outro partido e formar um chapão. O deputado federal Beto Rosado (PP), por exemplo, até agora não tem como se eleger dentro do seu partido, porque não tem nome para somar votos.
Carlos ainda falou sobre o presidente Bolsonaro, analisou as movimentações de Lula e do PT para coalizão com outras forças políticas, polarização e terceira via à presidência da República.
*Entrevista foi ao ar no último dia 14, mas por problemas técnicos só agora pode ser veiculado todo seu conteúdo.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
A Prefeitura de Mossoró divulga o calendário anual de pagamentos dos servidores públicos municipais efetivos e comissionados. Assim como ocorreu em 2021, o cronograma da folha salarial do funcionalismo terá pagamento no último dia útil de cada mês, ou seja, os trabalhadores terão o salário base e adicionais (insalubridade, hora extra etc.) pagos dentro do mês trabalhado.
No ano passado, a Prefeitura de Mossoró cumpriu com todos os pagamentos salariais/remuneração da mesma forma que programa para 2022, inclusive com cobertura dos atrasados deixados pela gestão anterior.
A Prefeitura de Mossoró deve publicar a Portaria Nº 07/2022 no Jornal Oficial de Mossoró (JOM), nesta terça-feira (25). O calendário anual propicia planejamento e mais segurança financeira ao funcionalismo municipal.
O calendário de pagamento dos servidores efetivos e comissionados da Prefeitura Municipal de Mossoró, exercício 2022, fica estabelecido como data de pagamento o último dia útil de cada mês, nas seguintes datas:
Calendário 2022
Janeiro 31
Fevereiro 28
Março 31
Abril 29
Maio 31
Junho 30
Julho 29
Agosto 31
Setembro 29
Outubro 31
Novembro 30
Dezembro 30
O pagamento do 13º salário dos servidores efetivos da Prefeitura Municipal de Mossoró ocorrerá no mês de aniversário de cada servidor. Aos demais servidores será pago até o dia 20 de dezembro de 2022.
Com informações da PMM.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.


