quarta-feira - 29/09/2021 - 17:24h
Caravana da Saúde

Kleber Rodrigues faz parada para atendimento em Mossoró

Deputado divulga serviços para o dia 1º (Reprodução)

Deputado divulga serviços para o dia 1º (Reprodução)

A Caravana da Saúde do deputado estadual Kleber Rodrigues (PL) faz parada esta semana na cidade de Mossoró. Na próxima sexta-feira,01 de outubro, a população poderá usufruir dos atendimentos nas áreas de saúde, odontológica e jurídica.

A Carreta estará estacionada na rua Dom Helder Câmara, no bairro Belo Horizonte, a partir das 8h da manhã. Serão oferecidos atendimentos médicos, odontológicos, assistência jurídica, corte de cabelo, quiropraxia, auriculoterapia, massagens, espaço para crianças, além de aferição de pressão e glicemia.

“Chegar em Mossoró com a Caravana da Saúde é motivo de muita alegria. Nosso mandato mantém o projeto social como forma de auxiliar a população que muitas vezes não tem acesso aos serviços de saúde”, disse Kleber Rodrigues.

Desde que o projeto foi retomado, em 2021, Mossoró será a 20a cidade a receber a Caravana. A iniciativa  é feita em parceria com o projeto Dandara e oferece acolhimento às crianças e adolescentes.

Em Mossoró, a Caravana da Saúde terá o apoio do ex-vereador Petras Vinicius, que junto com parceiros, somará esforços na organização do evento.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política / Saúde
quarta-feira - 29/09/2021 - 16:44h
CPI da Covid

Suposta tentativa de coação para depoimento será apurado

A CPI da Covid da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte teve mais uma reunião na tarde desta quarta-feira (29), no Legislativo potiguar. Os parlamentares ouviram uma servidora do Samu, na condição de testemunha, acerca da contratação de ambulâncias para o transporte de pacientes em determinado momento da pandemia da covid-19 no estado.

CPI ouviu pessoal do Samu, nessa quarta-feira (Foto: AL)

CPI ouviu servidora do Samu, nessa quarta-feira (Foto: AL)

Na reunião, contudo, os parlamentares também informaram que farão uma investigação sobre suposta tentativa de coação ou treinamento para depoimentos de testemunhas que têm sido ouvidas pela CPI.

Na reunião, o presidente Kelps Lima também informou que recebeu relatos de que testemunhas estariam tendo acesso a oitivas momentos antes de seus depoimentos, o que não é permitido. Além disso, também disse que vai apurar supostas tentativas de coação dos servidores convocados a depor na CPI e se essas testemunhas também teriam sido “treinadas” pelo Governo para os depoimentos.

“Caso esteja acontecendo, é algo que não vamos admitir”, garantiu Kelps Lima.

Veja mais detalhes clicando AQUI.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • San Valle Rodape GIF
quarta-feira - 29/09/2021 - 15:56h
Governo em Mossoró

Governadora autoriza realização de concurso para a Uern

A governadora Fátima Bezerra (PT) assinou nesta quarta-feira (29) a autorização para a realização do novo concurso público para professores e técnicos administrativos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Este é o primeiro ato do Governo do Estado com a nova diretoria da Instituição.

Vice-reitor e reitora participaram de assinatura no pátio da Reitoria, hoje (Foto: Raiane Miranda)

Vice-reitor e reitora participaram de assinatura no pátio da Reitoria, hoje (Foto: Raiane Miranda)

A governadora Fátima Bezerra, ao lado da reitora Cicília Maia e do vice-reitor Chico Dantas, bem como toda a equipe administrativa da Universidade, determinou que a instituição juntamente com a Secretaria de Planejamento e Finanças (Seplan) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE) iniciem as providências para a realização do concurso.

“Este é um ato muito sonhado, detalhado e esperado”, frisou Fátima Bezerra no pátio da Reitoria da Uern, em Mossoró, onde instalou ontem o governo estadual. Estava ladeada por reitora e vice – empossados à noite passada.

Autonomia financeira e fim de lista tríplice

Durante solenidade de posse de Cicília Maia e Chico Dantas, na Assembleia Universitária realizada no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, nessa terça-feira (2), a governadora sancionou a Lei que extingue a lista tríplice nas eleições da instituição. Também anunciou o projeto de autonomia financeira da Uern que será enviado para a Assembleia Legislativa.

Na assinatura de hoje no pátio da universidade, Fátima Bezerra afirmou que a Uern não é uma instituição qualquer. “É muito primorosa para o desenvolvimento de nosso Estado”, destacou ao assinalar que a instituição está presente de forma direta em 17 municípios potiguares, tem sete campi, 11 núcleos, 32 cursos de graduação, cerca de 12 mil alunos, mais de mil estudantes na pós-graduação, dois cursos de residência médica e quatro de doutorado.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Gerais
quarta-feira - 29/09/2021 - 09:02h
Brasil, 2021

A dor da fome de um povo que se alimenta com pelanca e ossos

Capa do jornal Extra do Rio de Janeiro-RJ nessa quarta-feira (29), edição de número 9.168. Nada mais a acrescentar.Capa do Jornal Extra do RJ - dia 29 de setembro de 2021 - gente recolhendo ossos para se alimentar - Print

Diz o texto-chamada da capa para reportagem na página 3:

Em um país com inflação galopante, desemprego em alta e 19 milhões de brasileiros passando fome, um caminhão carregado de pelanca e osso virou a esperança de famílias inteiras.

No Rio, uma fila do desespero é formada no bairro da Glória por moradores de várias regiões, que percorrem quilômetros para levar ao prato esses restos.

O material, descartado por mercados e açougues, iria para fábricas de sabão e ração para cachorro.

Num boxe-legenda, comentário do motorista do ‘caminhão dos ossos’, José Divino Santos, amplia ainda mais a visão angustiante da cena mostrada na primeira página, em foto que cobre quase todo esse espaço no impresso carioca:

– “Antes, as pessoas passavam aqui e pediam um pedaço de osso para dar para os cachorros. Hoje, elas imploraram por um pouco de ossada para fazer comida. O meu coração dói”.

O nosso também.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
quarta-feira - 29/09/2021 - 08:46h
Adeus

Chico bom

Daqui a pouco irei sepultar Francisco Rodrigues da Costa (veja AQUI), 88.

“Chico de Neco Carteiro.”

Ele adorava e enfatizava esse batismo de vida.

Morreu sereno, em paz (veja AQUI).

É mais um desfalque no time dos bons.

Eu, que não tenho 1 milhão de amigos (ou seguidores), fico menor nesse adeus.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica
terça-feira - 28/09/2021 - 23:58h

Pensando bem…

“A diferença entre a inteligência e a estupidez é que a inteligência é limitada.”

Roberto Campos

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • San Valle Rodape GIF
terça-feira - 28/09/2021 - 23:48h
Wi-fi Brasil

Fábio Faria é representado por propaganda eleitoral antecipada

Da revista Fórum

O deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) protocolou junto à Procuradoria-Geral da República (PGR), nesta terça-feira (28), uma representação contra o ministro das Comunicações, Fábio Faria, por desvio de finalidade e propaganda eleitoral antecipada no programa “Wi-Fi Brasil”.

Presidente Jair Bolsonaro e Fábio Faria são citados por Valente (Foto: Marcos Corrêa)

Presidente Jair Bolsonaro e Fábio Faria são citados por Valente (Foto: Marcos Corrêa)

Conforme denúncia feita pelo jornal Estadão, a cada vez que acessam a internet banda larga do Wi-fi Brasil, projeto do Conecta Brasil de inclusão digital do Ministério das Comunicações, alunos, professores e moradores da zona rural de Santa Filomena, no interior do Piauí, são obrigados a assistir a uma propaganda de 30 segundos sobre programas sociais do governo e que enaltecem o presidente Jair Bolsonaro.

Se o usuário precisar entrar na internet cinco vezes no dia, ele vai ter de assistir a propaganda cinco vezes. Se demorar para usar, a rede desconecta e tem de assistir de novo.

De acordo com o Ministério das Comunicações, ao menos 26 milhões de brasileiros passaram a ter acesso à banda larga pelo Conecta Brasil. O programa tem um custo previsto de R$ 2,7 bilhões. Deste montante, R$ 2,46 bilhões serão alocados no Norte e no Nordeste, onde é maior a carência de internet.

Saiba mais detalhes clicando AQUI.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
terça-feira - 28/09/2021 - 23:22h
Congresso Nacional

Promulgada emenda constitucional da reforma eleitoral

Em sessão solene semipresencial nesta terça-feira (28), o Congresso Nacional promulgou a Emenda Constitucional 111, de 2021, que traz mudanças nas regras eleitorais. As alterações aprovadas pelos parlamentares têm origem na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 28/2021. Essas mudanças precisavam ser promulgadas até 2 de outubro para ter validade nas eleições de 2022.

De acordo com a emenda, os votos dados a mulheres e pessoas negras serão contados em dobro para efeito da distribuição dos recursos dos fundos partidário e eleitoral nas eleições de 2022 a 2030. O texto traz ainda a mudança do dia da posse do presidente da República (para 5 de janeiro) e dos governadores (para 6 de janeiro). Atualmente as posses do presidente e dos governadores ocorrem no dia 1º de janeiro. Essa regra só valerá a partir de janeiro de 2027.

Promulgação aconteceu nessa terça-feira no Congresso Nacional (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

Promulgação aconteceu nessa terça-feira no Congresso Nacional (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

A emenda também constitucionaliza a fidelidade partidária: deputados federais, estaduais e distritais e vereadores que saírem do partido pelo qual tenham sido eleitos só não perderão o mandato se a legenda concordar com a saída. Outra mudança se refere à incorporação de partidos: a legenda que incorpora outras siglas não será responsabilizada pelas punições aplicadas aos órgãos partidários regionais e municipais incorporados e aos antigos dirigentes do partido incorporado, inclusive as relativas à prestação de contas.

Além disso, a emenda determina a realização de consultas populares sobre questões locais junto com as eleições municipais. Essas consultas terão que ser aprovadas pelas câmaras municipais e encaminhadas à Justiça Eleitoral em até 90 dias antes da data das eleições. As manifestações dos candidatos sobre essas questões não poderão ser exibidas durante a propaganda gratuita no rádio e na televisão.

Princípio democrático

Durante a cerimônia de assinatura da emenda, a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) disse esperar que a nova regra constitucional estimule a participação de populações minoritárias e afaste o risco das chamadas candidaturas laranjas.

— As candidaturas das mulheres com a segurança da contagem em dobro para fins de fundo eleitoral e fundo partidário será fundamental para a ampliação dos espaços de poder da mulher brasileira — avaliou.

O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, acrescentou que a reforma política contida na emenda é “enxuta”, mas efetiva.

— Seus preceitos contribuem para o equilíbrio da atividade política brasileira, com efetivação de princípios tão relevantes para o Estado de Direito como a isonomia e o princípio democrático. Aproximamo-nos desse modo, em nosso entendimento, de uma representação política mais justa e equilibrada — declarou.

A PEC que deu origem a essa emenda constitucional foi aprovada na Câmara dos Deputados em agosto (na forma da PEC 125/2011). Em 22 de setembro, o texto foi aprovado pelo Senado (na forma da PEC 28/2021), com 70 votos favoráveis e 3 contrários na votação em primeiro turno, e 66 favoráveis e 3 contrários na votação em segundo turno. Várias mudanças feitas na PEC pelos deputados federais acabaram sendo rejeitadas no Senado, como a volta das coligações partidárias.

Fonte: Agência Senado

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • San Valle Rodape GIF
terça-feira - 28/09/2021 - 23:08h
Operação Dízimo

TRE-RN inicia julgamento de mandados de segurança de vereadores

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) iniciou nesta terça-feira, 28, os julgamentos de mandados de segurança impetrados pelos vereadores de Parnamirim Ítalo de Brito Siqueira (PSDB) e Rhalessa Cledylane Freire dos Santos (PTN), “Rhalessa de Clênio”, denunciados pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) na Operação Dízimo (veja AQUI).

Sessão foi encerrada com empate de votos sobre afastamento de vereadores (Foto: TRE/RN)

Sessão foi encerrada com empate de votos sobre afastamento de vereadores (Foto: TRE/RN)

Os mandados de segurança pedem a anulação da decisão interlocutória proferida pelo Juízo da 1ª Zona Eleitoral de Natal que determinou a suspensão dos mandatos eletivos por 180 dias. O afastamento dos vereadores foi determinado no dia 18 de junho de 2021.

A relatora dos dois processos, juíza Adriana Magalhães, deferiu os pedidos, suspendendo o afastamento dos vereadores, e foi acompanhada pelos juízes Geraldo da Mota e Fernando Jales.

As divergências, pela manutenção dos afastamentos, foram inauguradas pelo desembargador Cláudio Santos e acompanhadas pelo juiz José Carlos Dantas e juíza Érika Paiva. Com os empates, o Presidente da Corte, Desembargador Gilson Barbosa, pediu vistas dos processos para dar os votos de desempate.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Política
terça-feira - 28/09/2021 - 22:34h
Saúde e Segurança

Prefeito Allyson e governadora Fátima discutem pauta para Mossoró

O prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade), de Mossoró, recebeu a governadora Fátima Bezerra (PT), vice-governador Antenor Roberto (PCdoB) e outros membros do governo estadual, à tarde dessa terça-feira (28). O encontro de trabalho foi na Secretaria Municipal da Fazenda, centro da cidade.

Fátima e Allyson estiveram reunidos na sede da Fazenda municipal (Foto: divulgação)

Fátima e Allyson estiveram reunidos na sede da Fazenda municipal (Foto: divulgação)

“Apresentamos pautas prioritárias da saúde e segurança de Mossoró à governadora Fátima Bezerra”, resumiu o prefeito.

Ao lado de alguns secretários municipais, Allyson apresentou pleitos como o retorno das cirurgias ortopédica e pagamento de prestadoras de serviços, como necessidades imediatas da saúde. Quanto à segurança, aspiração de mais viaturas da Polícia Militar também esteve posta à mesa. “São demandas urgentes e necessárias para a população mossoroense”, disse.

A reunião aconteceu na Secretaria Municipal da Fazenda, porque o Palácio da Resistência (sede da municipalidade) está em reforma e restauração, haja vista ser um prédio histórico.

Prefeito e governadora voltaram a se encontrar agora à noite, na assembleia universitária da Universidade do Estado do RN (UERN), no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, para posse dos novos reitora e vice da instituição – professores Cicília Maia e Chico Dantas.

Pela manhã, a governadora instalou o governo potiguar oficialmente em Mossoró (veja AQUI).

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
terça-feira - 28/09/2021 - 21:38h
Espaço político

Um dia após Rogério Marinho, Fábio Faria é quem ocupa Mossoró

Se na segunda-feira (27) – ontem -, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho (sem partido), ocupou espaço em Mossoró (veja AQUI e AQUI) com entrega de máquinas pesadas e dessalinizadores a municípios da região, nessa terça-feira (28) foi o ministro das Comunicações, deputado federal licenciado Fábio Faria (PSD), que desembarcou no mesmo endereço municipal.

Fábio, prefeito Allyson Bezerra e outros políticos participaram do evento (Foto: redes sociais)

Fábio, prefeito Allyson Bezerra e outros políticos participaram do evento (Foto: redes sociais)

“Hoje entregamos internet e computadores (100) para a comunidade Maísa, em Mossoró (RN). Toda população da região está agora conectada!! Obra do presidente Jair Bolsonaro (sem partido)”, proclamou ele em suas redes sociais.

A solenidade foi na própria comunidade, maior polo rural do município, que tem a maior área campesina do RN.

O programa Wi-Fi Brasil (Internet Grátis) foi solicitado pelo prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) em sua mais recente viagem a Brasília, quando despachou com o próprio ministro potiguar.

– “São benefícios que vão além dos computadores sendo entregues. É mais conhecimento, comunicação, informação para transformar a vida das pessoas!”- reforçou o prefeito.

Alguns prefeitos, vereadores, lideranças municipais da região e os deputados federais Beto Rosado (PP), General Girão (PSL) e Benes Leocádio (Republicanos) participaram também do evento.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
terça-feira - 28/09/2021 - 20:50h
Mossoró

Sepultamento de Francisco Rodrigues da Costa é nessa quarta-feira

Chico: velório e sepultamento em Mossoró (Foto: Web)

Chico: velório e sepultamento em Mossoró (Foto: Web)

O corpo do escritor Francisco Rodrigues da Costa, 88, nosso “Chico de Neco Carteiro”, está sendo velado no Centro de Velório Geraldo Xavier de Medeiros, desde o princípio da noite.

Fica na Rua José Negreiros, 340 – centro de Mossoró, próximo ao Museu Municipal Lauro da Escóssia.

O sepultamento acontecerá às 10 horas dessa quarta-feira (29), no Cemitério São Sebastião, Centro.

O grande Chico faleceu nessa terça-feira (28), de causas naturais, em sua residência (veja AQUI).

Era natural de Areia Branca e lançara oito livros.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • San Valle Rodape GIF
terça-feira - 28/09/2021 - 19:54h
Constatação

A saída para o Brasil é aquela mesmo… o aeroporto

Aeroporto, passageiros em aeroporto, viagem, cadeirante,Do Blog Tio Colorau

Para muitos brasileiros, o país só tem uma saída, o aeroporto.

Segundo dados do Ministério das Relações Exteriores, 4,2 milhões de brasileiros vivem legalmente em outros países, número 20% maior do que em 2018.

Estima-se que outros dois milhões vivam ilegalmente além-fronteiras.

Nota do Blog Carlos Santos – Meu caro “Txio”, ouço incontáveis testemunhos, tenho exemplo em casa e acompanho aspirações semelhantes de muitos que batem com sua postagem.

Não estranho. Os tempos realmente são sombrios por aqui.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais / Só Pra Contrariar
terça-feira - 28/09/2021 - 16:22h
Economia

Fluxo aéreo no RN apresenta recuperação, afirma Emprotur

O mês de agosto foi o terceiro melhor do ano, ainda vivendo pandemia, em termos de pousos e decolagens nos aeroportos comerciais do RN.

A informação é do Boletim de Inteligência da Empresa Potiguar de Promoção Turística (EMPROTUR).

Veja no boxe abaixo como foi o fluxo aéreo nos aeroportos de São Gonçalo do Amarante (área metropolitana de Natal) e Mossoró:Fluxo aéreo do RN em agosto de 2021 - São Gonçalo e Mossoró - print principalOs dados são prospectados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia / Gerais
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
terça-feira - 28/09/2021 - 15:30h
Desperdício

Governo Federal deixa vencer testes de Covid, remédios e vacinas

O Estado de São Paulo

A Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), ligada ao Ministério da Saúde, deixou vencer milhares de kits para diagnóstico da covid-19 e dezenas de medicamentos e vacinas para outras doenças. O órgão foi notificado em duas ocasiões sobre a proximidade da data de validade de 32 tipos de insumos.

Ministério não se pronunciou sobre assunto delicado (Foto: arquivo)

Ministério não se pronunciou sobre assunto delicado (Foto: arquivo)

Mesmo assim, não agiu a tempo de distribuí-los. O resultado é que, agora, milhares de imunizantes, soros, diluentes e testes que custaram R$ 80,4 milhões não foram aproveitados a tempo e terão de ser incinerados.

O desperdício inclui, por exemplo, mais de 18 mil kits de testes de covid, considerados fundamentais pelos especialistas para monitorar e controlar a transmissão do vírus. Também estão na lista 44 mil vacinas meningocócicas (contra meningite) e 16 mil vacinas contra a gripe.

As informações constam de documentos internos da pasta obtidos pelo Estadão. O material estava armazenado no Centro de Distribuição que o Ministério possui em Guarulhos (SP). Planilha do Ministério da Saúde aponta que, para sete desses insumos, houve mais de uma notificação sobre o vencimento do prazo. A SVS foi alertada, em abril e em junho deste ano, sobre produtos que venceriam entre 8 de julho e 31 de agosto. Eles custaram R$ 2,6 milhões aos cofres públicos.

Lista

Na lista de itens que se perderam, estão kits para diagnóstico de covid, dengue, zika e chikungunya, vacinas contra gripe, pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela) e BCG, soros e diluentes.

Os testes para covid, dengue, zika e chikungunya são os itens mais caros perdidos pelo Ministério da Saúde. Por estes, a pasta pagou R$ 133 milhões. Deste total, R$ 77 milhões apenas pelos kits para detecção do novo coronavírus.

Na avaliação do presidente do  “perder doses de algo que é plenamente controlável” é consequência da “falta de planejamento do Ministério”. “Longe de ser um episódio, reflete toda a conduta da política pública do governo federal há pelo menos 2 anos”, disse ele, titular da pasta do Maranhão.

A reportagem questionou o Ministério da Saúde sobre os milhares de testes e medicamentos vencidos. A pasta, porém, não respondeu até as 10 horas desta terça-feira, 28.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política / Saúde
terça-feira - 28/09/2021 - 14:52h
Em Mossoró

Grevistas recebem Fátima com protesto, mas conseguem audiência

Em greve desde o último dia 2, servidores do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/RN) conseguiram entregar nessa terça-feira (28), à própria governadora Fátima Bezerra (PT), ofício solicitando audiência. Querem sequência de negociações.

Após solenidade, grevistas conseguiram falar com a governadora na reitoria da Uern Foto: cedida)

Após solenidade, grevistas conseguiram falar com a governadora na reitoria da Uern (Foto: Canal BCS)

A proposta apresentada anteriormente pelo governo foi rejeitada em assembleia geral.

Liderados pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta (SINAI-RN), grevistas fizeram mobilização em frente à sede da Reitoria da Universidade do Estado do RN (UERN), onde o governo estadual foi instalado oficialmente hoje (veja AQUI).

Moderação

A movimentação foi pacífica. Porém, poderia ter sido mais exaltada. Ala mais moderada evitou o uso, por exemplo, de ornamentos como nariz de palhaço, apitos e discursos mais incisivos contra a governadora.

A princípio havia possibilidade de recuo do ato público dessa terça-feira. Governo tentou um armistício e fez contato pedindo recuo. Mas, foi mantido o protesto.

Despois de concluído o protocolo oficial de instalação de governo, representantes grevistas conseguiram se aproximar da governadora, no pátio da reitoria. Conversaram e entregaram ofício à governadora. Ela garantiu que tinha delegado a auxiliares a condução de tudo. Estava aberta ao entendimento.

Ato público aconteceu fora do prédio, de forma pacífica, antes e durante instalação do governo Foto: cedida)

Ato público aconteceu fora do prédio, de forma pacífica, antes e durante instalação do governo (Foto: cedida)

Às 10h30 de amanhã (quarta-feira, 2), a secretária de Estado da Administração, Virgínia Ferreira, vai receber em Natal uma comissão dos servidores e sindicato, para nova rodada de diálogo.

Veja pauta reivindicatória AQUI.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
terça-feira - 28/09/2021 - 10:00h
Grande perda

Lá se foi nosso amigo “Chico de Neco Carteiro”

Chico, eu e o também escritor Clauder Arcanjo em 2009, Areia Branca, noutro lançamento de livro do autor nativo

Chico, eu e o também escritor Clauder Arcanjo em 2009, Areia Branca, noutro lançamento de livro do autor nativo (Arquivo pessoal)

Faleceu nessa terça-feira (28), em sua casa no Abolição I, em Mossoró, nosso amigo e escritor Francisco Rodrigues da Costa, um areia-branquense da gema.

O óbito foi de causa natura, provavelmente infarto enquanto dormia.

Aguardamos maiores informações sobre velório e sepultamento para transmitirmos a tantos amigos e admiradores.

Chico era um mossoroense de coração, sem nunca largar as raízes do seu lugar-berço.

Aquele mesmo que adorava ser tratado por “Chico de Neco Carteiro”, que tinha sempre um sorriso leve e uma palavra amena para seus interlocutores.

Alguém com a prosa sempre recheada de uma memória detalhista, fotográfica e cinematográfica.

Vá em paz, cabra!

E obrigado pela generosa amizade.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
terça-feira - 28/09/2021 - 09:48h
De terça a quinta-feira

Governo do Estado do RN se instala em Mossoró

O Governo do Rio Grande do Norte se instala em Mossoró desta terça (28) a quinta-feira (30). A transferência do Poder Executivo Estadual, autorizada por lei, se dará em virtude das comemorações dos 138 anos de libertação dos escravos, que ocorreu no município em 30 de setembro de 1883, cinco anos antes da Lei Áurea.

O evento para instalação será realizado às 10h desta terça no Pátio da Reitoria da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).

A última vez que a sede do Governo do RN se deslocou para Mossoró foi em 2019. Devido a pandemia, em 2020 não ocorreu a transferência.

Às 19h, a governadora Fátima Bezerra participa da posse da reitora Cicília Raquel Maia Leite e do vice-reitor Francisco Dantas de Medeiros Neto da Uern. A cerimônia, no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, marca também os 53 anos da instituição.

Na agenda a ser cumprida pela governadora Fátima Bezerra e pelos secretários, estão previstas ações nas áreas de desenvolvimento rural e agricultura familiar, saúde, educação, ação social, cultura, direitos humanos, segurança e administração.

Em tempo: grevistas do Departamento de Trânsito do RN (DETRAN/RN) fazem movimentação com faixas, carros de som, camisas negras e outras manifestações cobrando audiência com ao governadora Fátima Bezerra (PT).

Assinalam que ela recebeu pessoalmente várias categorias do funcionalismo e não os recebe. A greve acontece desde o último dia 2 (veja AQUI os pleitos da categoria).

 Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
terça-feira - 28/09/2021 - 09:06h
Estreia

Pod Falar!

Caixa de som - presente da Super TV - estreia do programa Pod Falar - 29 de setembro de 2021Acabo de receber em casa um presente muito bacana da Super TV (Mossoró).

É uma caixa de som multifacetada, que me será bastante útil.

Merchandising interessante para marcar estreia nessa quarta-feira (29), às 20h, do programa POD FALAR.

Obrigado a Vanderlânio Carolino, Jaílton Magalhães e à toda equipe dessa emissora.

Sucesso, pessoal.

A Super TV está no prefeiro 14.1 da tv aberta em Mossoró e 173 da Brisanet. Também possui grande alcance nas redes sociais, por meio do Instagram @supertvhd e da fanpage Super TV HD.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Comunicação
terça-feira - 28/09/2021 - 08:26h
Bento Gonçalves-RS

Congresso de Sindicatos Empresariais terá delegação do RN

36a-CNSEO 36º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais, que será realizado de 29 desse mês a 1º de outubro em Bento Gonçalves (RS), terá uma delegação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (FECOMÉRCIO/RN). A expectativa é de que participem do evento pelo menos 40 congressistas potiguares.

O presidente Marcelo Queiroz comanda esse grupo, que tem como um dos integrantes o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró (SINDILOJAS), Michelson Frota.

O evento será voltado para Reuniões de Trabalho com Executivos, Comunicação e Jurídico.

São esperados mais de mil dirigentes sindicais, empresários, executivos, gestores do setor, assessores de comunicação e advogados para discutir a reorganização sindical, desafios e soluções do novo comércio, economia, gestão e negociações coletivas.

Um talk show sobre a reorganização sindical marcará as atividades do segundo dia do congresso, seguido pela palestra “O novo comércio – desafios e soluções” e pelas discussões das comissões técnicas sobre comércio em shopping centers e lojas de rua, comércio informar, feiras itinerantes, Lei Geral de Proteção de Dados, sustentabilidade financeira dos sindicatos, tecnologia a serviço dos sindicatos, futuro do varejo e comércio eletrônico.

No encerramento do congresso, haverá o painel Economia e Comércio no Brasil. A programação técnica será encerrada com uma oficina que reunirá seis cases em torno das negociações coletivas.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
  • San Valle Rodape GIF
terça-feira - 28/09/2021 - 07:38h
Show

“Roupa Nova 40 anos” vai aportar em Mossoró dia 6 de novembro

A turnê “Roupa Nova 40 Anos” vai aportar em Mossoró. Encontro marcado para o dia 6 de novembro, um sábado às 22h, no Thermas Hall do Thermas Hotel & Resort. Com mais de 20 milhões de cópias vendidas, 38 discos lançados e 35 temas de novela, foi assim que a banda Roupa Nova iniciou 2020 a comemoração de seus 40 anos de união musical, com números que impressionam e shows cada vez mais lotados.ROUPANOVA-THERMAL-FEED-S

Entretanto, os planos para a gravação do DVD comemorativo num grande evento acabaram sufocados, da mesma forma que a ideia de percorrer novamente o Brasil. A pandemia por conta da Covid-19 adiou tudo. No mesmo ano, Roupa Nova perdeu um de seus integrantes: Paulinho faleceu em 14 de dezembro, deixando um vazio e muita saudade no coração de todos os admiradores da banda.

Considerado um dos melhores shows nacionais, Roupa Nova atrai para suas apresentações um público dos mais diversos. São gerações que atravessaram as mudanças na música e seguem fiéis em cada palco que pisam Cleberson, Feghali, Kiko, Nando, Serginho e Paulinho (in memorian) – que passa a ser substituído pelo cantor Fábio Nestares, que já tinha cantado antes com a banda e era amigo do artista falecido.

Sucessos

Tudo começou em 1980 quando foram chamados para gravar um tema de final de ano da rádio Cidade. Mariozinho Rocha, produtor naquela ocasião, sugeriu que o nome da banda mudasse para o que hoje é, um nome conhecido e amado por todo Brasil.

Quando o assunto é trilha de novela, Roupa Nova é recordista, são responsáveis por tocar o “Tema da Vitória”, composto e arranjado por Eduardo Souto Neto, que mais tarde se tornaria tema de Ayrton Senna, pela música tema do “Xou da Xuxa” e do “Vídeo Show”, todos da Rede Globo, além do “Rock in Rio”. Nas canções mais famosas estão Whisky a Go-Go, Dona, Volta pra Mim, Anjo, Seguindo no Trem Azul, A Viagem, Coração Pirata, entre muitas outras.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura / Gerais
terça-feira - 28/09/2021 - 06:56h
Mossoró

O adeus ao senhor Manoel Adelino Fernandes (“Manoel de Dolores”)

Faleceu de embolia pulmonar às 19h dessa segunda-feira (27), no Hospital Wilson Rosado (HWR), o senhor Manoel Adelino Fernandes, 96, o “Manoel de Dolores”, com décadas residindo no bairro Pereiros.MANOEL ADELINO FERNANDES 96 ANOS - pai de Júlio César fernandes

Agricultor, pai de sete filhos (entre eles o vereador Júlio César Fernandes), 18 netos, seu velório acontece no SBC – em frente ao Cemitério São Sebastião – Centro de Mossoró.

O sepultamento acontecerá às 16h dessa terça-feira (28), nesse cemitério.

Que “seu” Adelino descanse em paz e sua família tenha a força para administrar sua perda.

Amém.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.