• Repet - material para campanha eleitoral - 16 de maio de 2024
sexta-feira - 04/06/2010 - 16:41h

Político é político, comunicador é comunicador (na Web)

Alguns políticos transformam dispositivos da Internet numa nova forma de comunicação, sem intermediários. São os casos de Blog, Twitter etc.

Mas é uma faca de dois gumes. Nem todos estão preparados para o contraditório, o debate ou simplesmente ouvir. A própria linguagem da Web é um campo em formação. Estamos aprendendo, jornalistas ou não.

Outro aspecto dessa experiência, é que o monopólio da informação está quebrado. Antes era do jornalista, hoje está à mão para qualquer um.

Em relação ao político, que trata de fazer da Web seu novo campo de contato e expansão de ideias, notícias e interação com leitores e formadores de opinião, todo cuidado é pouco. Os pecados da vida real podem se repetir no mundo virtual e com efeito devastador.

Nem tudo são flores. Existem os dois lados da questão: o bom e o ruim, o positivo e o negativo.

Eis um caso novinho em folha para servir de exemplo: a forma dinâmica como o deputado estadual Robinson Faria (PMN) utiliza o Twitter, essa rede de microblogs com uso de mensagens em no máximo 140 caracteres.

Robinson tem sido contumaz no manejo do Twitter. Fez da ferramenta um canal de contato com eleitores, imprensa e cidadãos comuns. Tem tido a coragem de falar abertamente sobre temas delicados, sem medo de pisar em ‘casca de banana".

Mas também está sujeito a derrapadas.

Ontem (quinta, 2), apressou-se em anunciar um apoio à chapa ao governo da senadora Rosalba Ciarlini (DEM) que o terá como vice (veja postagem mais abaixo), mas hoje foi desmentido. O próprio suposto apoiador, ex-prefeito de Goianinha "Disson" Lisboa (PMN), admitiu que pode apoiar Iberê Ferreira (PSB).

Se a notícia tivesse sido passada diretamente por um jornal, portal, rádio, TV ou Blog, certamente o mundo viria abaixo. Muitos satanizariam a mídia pela "barriga" (notícia falsa) ou precipitação.

Com o Twitter, o próprio protagonista da notícia é o veículo do fato. Agora, com seus próprios erros, muitos percebem como é dificil a tarefa de informar e se fazer entender. 

Bom mesmo que cada um fique na sua: político é político, comunicador é comunicador.

Veja aqui o endereço do Blog do Carlos Santos no Twitter: www.twitter.com/bcarlossantos.

Compartilhe:
Categoria(s): Paulo de Tarso Fernandes

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.