quinta-feira - 07/05/2015 - 22:54h
Hoje

Jantar reúne governadores e outros políticos em Natal

Por Anna Ruth

Alguns governadores do Nordeste estão reunidos em jantar no Camarões (Ponta Negra, Natal). Amanhã eles participaram do Fórum de Governadores do Nordeste, também em Natal.

Robinson, ladeado por Carlos Eduardo e Fátima, em evento (Foto: Blog Política em Foco)

Estão no jantar os chefes do Executivo do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, da Paraíba, Ricardo Coutinho, do Ceará, Camilo Santana, e de Sergipe, Jackson Barreto.

O ministro da Fazenda Joaquim Levy ainda chegou a ser esperado no restaurante onde ocorre, neste momento, o jantar dos governadores do Nordeste.

Mas ele atrasou a saída de Brasília e o voo do jatinho da FAB deverá desembarcar apenas próximo da meia-noite.

Nota do Blog Carlos Santos – Também estão presentes vários deputados estaduais, deputado federal Fábio Faria (PSD), senadora Fátima Bezerra (PT) e prefeitos mossoroense Francisco José Júnior (PSD), natalense Carlos Eduardo Alves (PDT), Ivan Júnior do Assu e Jaime Calado de São Gonçalo do Amarante.

Também participam do jantar alguns secretários de Estado, Paulo Roberto Alves do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Marcelo Queiroz da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (FECOMÉRCIO) e Amaro Sales da Federação das Indústrias do RN (FIERN).

No evento serão tratados o ajuste fiscal, a continuidade e ampliação de investimentos para a região, a unificação da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e questões relativas à Previdência. O encontro termina com a elaboração de uma carta aberta com o pleito de todos os participantes.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
terça-feira - 05/05/2015 - 04:48h
Economia

Governador mostra diferenciais do RN para receber hub da TAM

O Governo do Rio Grande do Norte deu mais um passo importante para receber o primeiro hub – centro de conexões de voos domésticos e internacionais – do Nordeste para o grupo Latam Airlines (das companhias aéreas Tam e Lan). Em uma reunião realizada em São Paulo, na tarde desta segunda-feira (4), o governador Robinson Faria (PSD) apresentou diferenciais do estado.

A exposição foi feita ao grupo com uma série de argumentos que credencia o estado a receber o investimento. Ao final da reunião, a representante das empresas aéreas anunciou que irá aprofundar o estudo das vantagens do RN.

Apresentação em São Paulo, do governador, procurou mostrar potencialidades do RN (Foto: Assecom)

Também estão na disputa os estados do Ceará e Pernambuco.

Entre os critérios que serão analisados, segundo documento enviado ao governo do RN, estão a localização geográfica, infraestrutura aeroportuária e seu potencial de desenvolvimento, além das condições de bom atendimento ao cliente. A previsão de escolha do estado que sediará o novo hub é até o fim deste ano. A estimativa é que o início das operações ocorra em dezembro de 2016.

Motivos

A abertura da reunião foi feita pela presidente do grupo Latam, Cláudia Sender, que apontou os motivos que justificaram a escolha do Nordeste para a implantação do novo hub. Entre eles, o alto PIB (Produto Interno Bruto) per capita e o turismo local desenvolvido.

“Nosso estudos apontam que o impacto do hub onde for instalado será de geração de 8 a 12 mil empregos e R$ 3,9 bilhões em investimentos”, destacou Cláudia, citando como exemplo Dubai, nos Emirados Árabes, que se tornou um dos maiores centro de conexões do mundo. “É uma localidade que aproveitou sua posição geográfica para gerar riquezas”, destacou.

Em sua apresentação, o governador Robinson demonstrou que a posição geográfica do aeroporto potiguar, situado na grande Natal, coloca o Rio Grande do Norte em vantagem, principalmente para viagens e conexões internacionais. O RN – esquina da América do Sul – é o estado brasileiro mais próximo dos continentes europeu e africano. No Nordeste, está em uma posição de equidistância entre as capitais.

O líder do Executivo estadual ainda apontou que o Rio Grande do Norte é um dos poucos estados que contam com uma refinaria de Querosene de Aviação (QAV) no Nordeste. Além disso, diante da redução do ICMS sobre o combustível de 17% para 12%, realizada em sua gestão, propiciou a redução dos custos das empresas aéreas com o insumo responsável.

O QUE É UM HUB?

O grupo Latam Airlines anunciou, ainda em abril, que está realizando um estudo de viabilidade para operacionalizar a ampliação de sua atuação em voos entre a América do Sul e a Europa. Estão na disputa pelo hub, além do Rio Grande do Norte, os estados do Ceará e o Pernambuco.

Hub é uma designação dada ao lugar utilizado por uma companhia aérea como ponto de conexão para transferir seus passageiros para o destino pretendido. Tornando-se o Hub da Latam Airlines no Nordeste, o RN passa a ser o principal ponto de conexão para os voos internacionais da companhia. Diante da importância dessa escolha, o governador está conduzindo pessoalmente a articulação da classe política e empresarial do Estado em defesa deste Projeto.

A infraestrutura aeroportuária da primeira concessão privada do Brasil também foi um diferencial apresentado. O aeroporto Aluízio Alves, com 15.000 km², possui a maior área patrimonial e maior pista de pouso (3.300 x 60) entre os três aeroportos que participam da disputa. O terminal tem a maior capacidade ociosa, trabalhando atualmente com apenas 40% da demanda possível, hoje 6,2 milhões.

“A previsão é de que até dezembro de 2016, os dois acessos ao aeroporto sejam concluídos, totalizando cerca de 25 km de infraestrutura viária”, salientou o governador, ainda sobre a infraestrutura do aeroporto. O terminal também se interligará à grande Natal, por meio do projeto de Veículo Leve sobre Trilho (VLT), já em implantação. A apresentação de dados técnicos foi feita pelo secretário de Planejamento, Gustavo Nogueira.

Qualidade de vida

O potencial turístico foi lembrado, dada a ampla rede hoteleira, com mais de 40 mil leitos, e as avaliações positivas feitas pelos quase 2,5 milhões de turistas que desembarcam todos os anos no estado. No quesito qualidade de vida, o estado também se destaca: O Rio Grande do Norte possui o maior Índice de Desenvolvimento Humano (0,684), entre os três estados, e a melhor expectativa de vida do Nordeste (74 anos).

A reunião realizada nesta segunda-feira, 4,  contou com a presença dos secretários de estado Ruy Gaspar (Turismo) e Juliska Azevedo (Comunicação), além do deputado Federal Fábio Faria. O consórcio Inframérica – que administra o terminal – foi representado pelo diretor comercial Sergio Rinaldo, o diretor de operações Javier Ferrari, o gerente comercial Roberto de Oliveira e o presidente Luiz Menghini.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Governo do RN.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Economia / Política
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
segunda-feira - 04/05/2015 - 14:24h
Sexta-feira, 8

Encontro de governadores tem programação definida

O Centro de Convenções de Natal sedia nesta sexta-feira (8) o 3º Encontro de Governadores do Nordeste – Por uma agenda de desenvolvimento regional -, evento que objetiva discutir uma pauta única de desenvolvimento para toda região.

O governador Robinson Faria e mais oito chefes do Executivo nordestinos serão acompanhados do ministro da Fazenda Joaquim Levy e do ministro para assuntos estratégicos, Roberto Mangabeira Unger.

No evento serão tratados o ajuste fiscal, a continuidade e ampliação de investimentos para a região, a unificação da alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e questões relativas à previdência. O encontro termina com a elaboração de uma carta aberta com o pleito de todos os participantes.

Programação do 3º  Encontro dos Governadores do Nordeste “Por uma agenda de desenvolvimento regional”:

8h – Credenciamento

9h – Recepção às autoridades

9h30 – Abertura do evento

9h40 – Fala do anfitrião – Governador Robinson Faria

10h – Palestra do Ministro da Fazenda, Joaquim Levy

11h – Fala dos governadores

13h – Intervalo para almoço

15h – Palestra do Ministro para Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger

16h – Reunião fechada – (Elaboração da Carta dos Governadores Eleitos)

17h – Divulgação da Carta e encerramento.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quinta-feira - 30/04/2015 - 23:19h
Minha Casa, Minha Vida

Construtoras mantêm demissões por falta de pagamento

Do Portal Noar

Nesta quinta-feira (30), as construtoras potiguares envolvidas no pagamento da dívida federal sobre o programa Minha Casa, Minha Vida no RN tiveram uma reunião com o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon RN), Arnaldo Gaspar Júnior.

O empresário conversou sobre a reunião que teve na quarta-feira (29) com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, porém, as empresas garantem que vão continuar com as obras paralisadas e as demissões.

“As empresas não querem voltar atrás, estão irredutíveis. Querem começar na segunda-feira (4) as demissões e o aviso prévio dos funcionários”, declarou Arnaldo Gaspar Júnior. As construtoras estão com mais de quatro mil unidades em andamento e 4.500 funcionários serão demitidos.

Robinson

Com este cenário, o presidente do Sinduscon/RN informou ao governador Robinson Faria sobre a situação atual e conta com ajuda do chefe do Executivo estadual. “Expliquei ao governador a situação e reforcei que isso é ruim para as empresas, para o Estado e conto com a ajuda dele”, disse.

Segundo Arnaldo, o governador se comprometeu entrar em contato com Kassab, para que o Ministério das Cidades reconheça a dívida vencida, que está na casa do R$ 14 milhões, e faça este repasse.

“Eu aguardo essa resposta para trabalhar em duas frentes com as empresas: que não haja demissão e que não seja aviso prévio indenizatório, que seja aviso prévio trabalhado”, pontou.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
quinta-feira - 30/04/2015 - 08:46h
Perigo

Previdência do servidor deve provocar maior atenção

Os protestos que ocorreram em Curitiba (PR), com reação violenta da Polícia Militar, deve deixar o servidor do Rio Grande do Norte ressabiado.

Os deputados votaram, a portas fechadas, o projeto do governo Beto Richa (PSDB) que modifica a previdência dos funcionários públicos estaduais.

Para os servidores, a matéria é nociva ao segmento. Sua aposentadoria está comprometida.

No Rio Grande do Norte, o então Governo Rosalba Ciarlini (DEM), com apoio do sucessor Robinson Faria (PSD), extinguiu o Fundo Previdenciário.

Ainda este ano, o novo governador terá de enviar à Assembleia Legislativa um projeto criando uma Previdência Complementar.

Será espelho do que se faz no Paraná?

O servidor tem motivos para ficar mais atento.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política
quarta-feira - 29/04/2015 - 12:43h
Em Ceará-mirim

Uma pirueta política no enredo de novo presídio

O lengalenga da construção de um presídio, em Ceará-mirim, virou um enredo de múltiplas faces.

O prefeito Antônio Peixoto (PR), que desembarcou na política saído dos quadros da Polícia Civil, onde era delegado, resolveu dar marcha à-ré. Com um decreto, revogou cessão de terreno à obra.

A cessão, bom ser salientado, ele mesmo assinara.

A pirueta é política ou politiqueira, como quiser.

Joga para a torcida, o prefeito.

Quer sair de bem com a galera do eleitorado.

O presídio será construído, sim. E será em Ceará-mirim, em nome de um primado: “o interesse público.”

Existe projeto, existe recurso assegurado.

Claro que o governador Robinson Faria (PSD) não vai fazer companhia à antecessora Rosalba Ciarlini (DEM), que deixou uma montanha de dinheiro ser devolvida, sem construir e reformar presídios.

Compartilhe:
Categoria(s): Política / Segurança Pública/Polícia
  • San Valle Rodape GIF
terça-feira - 28/04/2015 - 12:15h
Militares

Governador aplaca inquietação com promoções

Ao anunciar ontem a promoção de 1.126 policiais militares e 106 praças bombeiros, o governador Robinson Faria (PSD) aplacou inquietação na “caserna”. Havia mal-estar e um burburinho estranho.

O anúncio foi feito durante reunião com associações ligadas à categoria, realizada na tarde desta segunda-feira (27), na governadoria.

Além de anunciar a promoção, que deve ser publicada até o próximo 22 de maio, o governador determinou que um cronograma com as próximas promoções de praças e oficiais seja elaborado e divulgado até a segunda-feira, 4 de maio, o que ficará cargo da secretária de Segurança e Defesa Social, Kalina Leite.

Na próxima semana – ainda sem agenda definida –, será realizada uma nova reunião para tratar também da promoção dos oficiais militares e bombeiros.

Um alento à segurança. Tropa insatisfeita é estopim de crise maior.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Segurança Pública/Polícia
terça-feira - 28/04/2015 - 11:10h
Minha Casa, Minha Vida

Construção civil começará demissão em massa amanhã

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do RN (SINDUSCON) encaminhou ontem (27) ao Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal em Exercício, Carlos Antônio de Araújo, e ao Governador Robinson Faria (PSD), ofícios informando sobre a paralisação das obras do programa Minha Casa Minha Vida no estado.

A decisão é em razão de atrasos no pagamento.

Segundo o Sindicato, desde novembro de 2014 os pagamentos das obras vêm sofrendo constantes atrasos, criando sérias dificuldades de caixa para as empresas construtoras.

Setor caminha para demissão em massa, com efeito m cadeia. Esse processo vai começar amanhã, devendo atingir gradual,ente cerca de 4 mil pessoas diretamente.

Veja as reivindicações:

1) Pagamento imediato das medições em atraso;

2) Comprometimento de quitação das medições “já lançadas no sistema” com previsão de pagamento para o início de maio de 2015, para as obras do Residencial Village da Prata do I ao VII, Residencial Maruim, Residencial Monte Pascoal, Residencial Santa Júlia, Residencial Maria Odete, Residencial Jardim das Palmeiras e Residencial Padre João Maria e as dez;

3) Repactuação dos preços dos serviços em execução, com atualização dos mesmos para presente data, visto que haverá a dilatação dos prazos de execução, em virtude dos constantes atrasos nos pagamentos das respectivas faturas;

4) Adoção de verba mensal de administração local da obra, para os meses que excederem o prazo contratual inicial, inclusive em consonância com Acordão número 2369/2011 do Tribunal de Contas da União;

5) Pagamentos de juros sobre os atrasos nos pagamentos das medições devidamente atestadas pela CAIXA;

Compartilhe:
Categoria(s): Economia
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
segunda-feira - 27/04/2015 - 17:08h
Hoje

Robinson faz reunião multissetorial para alavancar obras

O Governador Robinson Faria reuniu hoje, 27, na Secretaria de Infraestrutura (SIN) parte de sua equipe para apresentação das metas da SIN até 2018.

Robinson quer integração para dar agilidade a metas traçadas (Foto: Demis Roussos)

“Estamos aqui com os secretários da Seplan, Semarh, Sedec e diretores do Idema, Caern e DER porque as metas da SIN perpassam por várias pastas do Governo. Nessas reuniões não só democratizamos as informações uns com os outros, como também definimos qual o papel de cada Secretaria para que as obras do Governo atinjam o melhor objetivo possível, que é atender as necessidades da população”, afirmou o Governador Robinson Faria (PSD).

Obras

Acessos ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante; obras de reforma do Centro de Convenções; conclusão da obra do Hospital Pedro Germano (Polícia Militar) e reestruturação da Avenida Engenheiro Roberto Freire são algumas obras citadas e que estão em andamento, cujo prazo de conclusão é mais curto.

“Estamos em busca das parcerias certas junto aos Ministérios. Nossas metas vislumbram também a construção dos cinco presídios, que terão capacidade de três mil vagas, a reestruturação de todos os hospitais regionais do Estado e a construção do nosso Hospital de Traumas”, enumerou o Governador.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Estado.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
segunda-feira - 20/04/2015 - 15:02h
Ceará

Secretário e governador conhecerão experiência contra crack

Na quarta-feira (22) o Secretário de Estado da Saúde Pública, Ricardo Lagreca, acompanha comitiva do Governador do Estado do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), em visita ao Ceará para conhecer a experiência exitosa deste estado no combate ao uso de drogas.

A ação faz parte de uma estratégia de articulação de diversas secretarias estaduais em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e o Ministério Público do RN, dentro do projeto institucional “Transformando Destinos”.

A Promotora Iara Pinheiro explicou que o projeto já foi apresentado ao governador Robinson Faria, que demonstrou interesse em que o estado seja um articulador e apoiador dos municípios nas ações de combate ao uso de drogas, em parceria com o Ministério Público.

Cooperação

A previsão é que sejam trabalhados inicialmente os municípios de Natal, Parnamirim e Mossoró, que são os que aderiram ao programa do Governo Federal “Crack, é possível vencer”.

Além da visita ao Ceará, uma agenda em torno do tema já foi elaborada, incluindo, no dia 24 de abril, uma reunião entre as secretarias estaduais e representantes da Senad. E, nos dias 7 e 8 de maio, um evento para os promotores de Justiça, que contará com a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado e o MP no intuito de fortalecer as políticas públicas e ações voltadas ao enfrentamento das drogas.

Para o Secretário de Estado da Saúde Pública, Ricardo Lagreca, “o uso de drogas é um problema que está nas nossas vistas e que precisa ser encarado. É importante que nós possamos absorver e aproveitar a expertise do Ceará para usar o modelo em nosso estado e interromper esse processo”, disse.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Estado.

 

Compartilhe:
Categoria(s): Saúde
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
quinta-feira - 16/04/2015 - 14:34h
Hoje

Fábio representa governador em posse de Henrique

“A Henrique Eduardo Alves, que assume hoje o Ministério do Turismo, desejo sucesso à frente da pasta. Que possa ajudar o turismo do Brasil.”

A declaração acima é do deputado federal Fábio Faria (PSD).

Em seu endereço no Twitter, ele também esclareceu que seu pai, governador Robinson Faria (PSD), não poderá comparecer à solenidade de posse por compromissos no RN.

O próprio Fábio o representará no evento marcado para as 15h.

“E ele (Henrique) possa ajudar o turismo do RN, após uma forte retomada por parte do Governo do Estado, que tem no turismo uma de suas prioridades”, concluiu.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quinta-feira - 16/04/2015 - 13:39h
Hoje

Robinson prestigiará posse de Henrique no Turismo

Convidado, o governador Robinson Faria (PSD) vai prestigiar a posse de Henrique Alves (PMDB) como ministro do Turismo.

Será às 15h de hoje em Brasília.

Depois de uma campanha estadual em que os dois tiveram confronto com episódios ríspidos, eis oportunidade para gestos mútuos de civilidade.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
quarta-feira - 15/04/2015 - 20:58h
Reta Tabajara

Governador discute em Brasília retomada de obra

A duplicação da reta Tabajara (BR-304) foi a principal pauta da primeira de duas audiências realizadas em Brasília nesta quarta-feira,15, com a participação do governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria. A obra, orçada em R$ 233 milhões, é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Ela está parada desde outubro do ano passado, prejudicando cerca de 60 mil motoristas diariamente.

“Nós não podemos deixar que uma obra importante como esta fique parada. Viemos até o Ministro dos Transportes [Antônio Carlos Rodrigues], que nos recebeu com toda a sua equipe técnica. Estamos confiantes de que em breve teremos uma boa notícia”, destacou. O projeto, além da duplicação dos 26,7 km de rodovia, contempla a construção de marginais, viadutos, e pontes.

Alem da reta Tabajara, foram discutidas outras obras desenvolvidas pelo Governo Federal no RN, como a adequação do contorno de Mossoró, a adequação do contorno de Campo Grande e o viaduto do Gancho de Igapó.

Também foi citada a obra do trecho da BR 101, entre Natal e Parnamirim, que contempla 13,2 km de vias marginais, seis viadutos, cinco passarelas e passagem inferior, e já está licitada.

Além do corpo técnico do governo estadual e do Ministério dos transportes, estiveram no encontro os senadores Fátima Bezerra e Garibaldi Filho, deputados federais Fábio Faria, Zenaide Maia, Beto Rosado, Walter Alves, Rafael Motta, e os deputados estaduais Nélter Queiroz e Jacó Jácome.

Com informações do Governo do Estado.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
terça-feira - 14/04/2015 - 15:55h
Brasília

Robinson participará de encontro de governadores

O Governador Robinson Faria cumpre agenda administrativa em Brasília nesta terça (14) e quarta-feira (15). O primeiro compromisso será às 17h de hoje, no Encontro de Governadores do Nordeste.

Na quarta-feira, às 9h, os chefes de Estado voltam a se reunir, desta vez com as Bancadas Federais nordestinas. Na pauta, os 15 pontos destacados na Carta da Paraíba, elaborada no Fórum de Governadores do Nordeste, que foi entregue à presidente Dilma Russeff.

A estiagem na região e os ajustes fiscais feitos pelo Governo Federal deverão receber atenção especial. Foram convidados para a reunião os 177 parlamentares, entre senadores e deputados federais, que integram a bancada nordestina.

Às 18h, o Governador Robinson Faria terá uma audiência com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Magalhães Occhi, para tratar das obras da barragem de Oiticica. Também participam da audiência os parlamentares da bancada do Rio Grande do Norte.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Estado.

 

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
terça-feira - 14/04/2015 - 03:36h
Consult/Blog do BG/Programa Meio-dia Cidade

Números de pesquisa dizem muito para Robinson Faria

Esses primeiros números de pesquisas, em 2015, oferecem-nos manancial riquíssimo para análise. Os números dizem muito, muito mesmo.

Anote.

Robinson Faria (PSD) teve 54,42% de votos válidos ao Governo no RN em outubro de 2014.

Agora, aprovação aparece em 47,33%.

Teve 57,82% dos votos válidos em Mossoró e, agora, 32,7% de aprovação administrativa.

Analise.

Mossoró, que o puxou para cima na campanha ao Governo, é a “bigorna” que o empurra para baixo nesses primeiros 100 dias de gestão.

Observe.

Veja bastidores em nosso Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
segunda-feira - 13/04/2015 - 15:48h
Consult/Blog do BG/Programa Meio-dia Cidade

Robinson se surpreende com reprovação a prefeito de Mossoró

Para o governador Robinson Faria (PSD), os 77,9% de desaprovação do prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior (PSD), merece uma avaliação mais aprofundada, com pesquisa qualitativa. Admitiu que se viu surpreso com os dados da sondagem do Instituto Consult, para o Blog do BG e Programa Meio-dia Cidade, da FM Cidade do Natal.

“Esses números não combinam com o que vejo em Mossoró”, disse hoje em entrevista ao Meio-dia Cidade.

“Vamos fazer uma pesquisa qualitativa para tentar identificar quais são os erros que a população está encontrando na administração”, apontou.

Para ele, o prefeito “Silveira é humilde e vai buscar soluções para o problema que for encontrado”.

Veja bastidores em nosso Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
segunda-feira - 13/04/2015 - 13:34h
Consult/Blog do BG/Programa Meio-dia Cidade

Robinson não tem motivos para comemorações

Os números parecem favoráveis ao governador Robinson Faria (PSD), nessa pesquisa Consult/Blog do BG/Programa Meio-dia Cidade (veja AQUI) , mas não o são.

Estão bem atrás do esperado para quem apenas chegou a 100 dias de gestão.

Não há motivos para comemoração, mas alerta.

Este Blog tem feito ponderações há tempos, mesmo antes dessa pesquisa.

Na análise dos seus 100 dias fizemos outra vez essa abordagem (veja AQUI).

Anote.

Veja bastidores em nosso Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
sábado - 11/04/2015 - 16:52h
Robinson Faria

Aniversário será marcado por Missa em Ação de Graças

Próxima segunda-feira, 13, haverá uma Missa em Ação de Graças pelo aniversário do Governador Robinson Faria (PSD), a partir das 9h30, na Escola de Governo. Padre Agustín, da Paróquia de Nossa Senhora da Esperança será o celebrante oficial.

Mas o arcebispo de Natal, dom Jaime confirmou presença.

A Missa contará com a banda de Música da Polícia Militar e a Guarda de Honra da Cavalaria da PM.

Todos os funcionários estão convidados. O governador será homenageado com apresentação de um balé infantil das crianças da LBV.

 

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
sexta-feira - 10/04/2015 - 15:35h
Governo Robinson

Os 100 dias de otimismo, que carecem de medidas de impacto

Chegamos aos primeiros 100 dias da gestão Robinson Faria (PSD). Apesar de não estar olhando pro retrovisor, é de lá que vêm seus problemas maiores. O que recebeu o deixa manietado em termos de investimentos e simples funcionamento operacional básico.

O governador transpira autoconfiança e irradia otimismo. Comunica-se sem atolhos, miopia ou qualquer atitude cesarista.

Foi ágil ao decretar estado de calamidade no sistema prisional, para estancar logo essa metástase com apoio da Força Nacional.

Revelou habilidade para negociar com setores insatisfeitos do funcionalismo e buscou alternativas para dar alguma resposta à insegurança.

Robinson e Rosalba: um passado que não pode se repetir (Foto: 22 de janeiro de 2010)

Não se furta ao diálogo, algo difícil na administração passada. Sabe ouvir, situação pouco comum entre os políticos.

Mas comete um erro que me parece comprometedor do futuro: não tomou medidas concretas e incisivas para atacar a crise que dilapida as forças do Estado, impedindo-o de avançar em investimentos e reduzir custeio. Nada além do comum.

Talvez pague um preço alto por isso.

Também não dá indicadores de que tenha um plano de governo pronto e acabado ou pelo menos esboçado. As próprias  informações sobre a “herança maldita” ainda estão sendo compiladas e não param de aparecer surpresas desagradáveis.

É absolutamente impossível sanar o caos tão-somente com discurso que elevem a auto-estima e até certo ponto revelem algum ufanismo. Essa retórica não se sustentará por muito tempo.

A paciência da população é bem inferior, por exemplo, ao que se manifestou em relação ao Governo que o antecedeu. Os nervos estão a flor da pele e a própria conjuntura é bem mais desfavorável.

Todos parecem no seu limite.

Se as medidas amargas precisam ser tomadas, eles deveriam ter sido geradas nos primeiros dias da administração. Isso não ocorreu até esse instante.

E o governador sabe que precisará fazer ajustes logo, rapidinho.

Na atividade pública e na iniciativa privada não conheço nenhum “case” de sucesso no enfrentamento de crises mastodônticas como a vivida pelo Estado do RN, sem remédio muito amargo. “Canja de galinha” não cura câncer.

Daqui para frente, o tempo corre em desfavor do Governo, que dificilmente estaria de pé se não tivesse utilizando recursos do Fundo Previdenciário, aprovado no apagar das luzes do Governo Rosalba Ciarlini (DEM). Portanto vive sustentado artificialmente. Por “aparelhos”, digamos.

Robinson Faria chegou ao poder com poucos compromissos ou nenhum compromisso, com ele próprio gosta de repetir, com grupos ou corporações financiadoras de campanha. Enfim, não precisará fazer muitas concessões ou fatiar a administração à base do compadrio ou toma-lá-dá-cá.

Utilizando essa vantagem, pode fazer mais o que Rosalba não soube fazer ou não teve coragem de promover.

O Rio Grande do Norte não pode esperar. E 100 dias já se foram…

Compartilhe:
Categoria(s): Opinião da Coluna do Herzog
quinta-feira - 09/04/2015 - 19:27h
Hoje

Reforço do marketing com Robinson Faria em Mossoró

Quem desembarcou hoje em Mossoró, com o governador Robinson Faria (PSD), foram os publicitários/marqueteiros Jenner Tinoco (Armação) e João Maria Medeiros (Dois A).

Participaram da última campanha de Robinson, a vitoriosa disputa ao Governo do Estado.

A curta estada de ambos em Mossoró serve, ainda, para assuntar questões gerais sobre a administração em solo mossoroense.

Eles fazem parte de um fechadíssimo grupo de conselheiros que Robinson costuma ouvir.

Às vezes, antípodas nas opiniões. Talvez, por isso mesmo, muito úteis.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Comunicação
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quinta-feira - 09/04/2015 - 19:22h
Robinson Faria

Governante garante mudar a face do Tarcísio Maia

“Será feito pelo Tarcísio Maia em meu Governo o que não se fez em 10 anos”.

A afirmação foi feita hoje pelo governador Robinson Faria (PSD), em reunião no Tenda Gastronomia, com empresários mossoroenses (veja postagens mais abaixo).

O governante foi instado a se pronunciar sobre questões relativas à segurança pública.

Entretanto, instigado pelo presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró (SINDIVAREJO), Michelson Frota, fez balanço de seus primeiros meses de gestão.

Sucateamento

Admitiu que a situação do Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP) de Mossoró é caótica.  A secretária da Segurança Pública, Kalina Leite, até disse que não era o caso de se reestruturar, mas “começar do começo”, tamanho o sucateamento.

Em relação ao Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), o quadro é extremamente complicado, mas gradualmente “tem acontecido avanços,” destacou Robinson.

Lembrou que no Hospital da Mulher houve recente paralisação de serviços e ameaça à saúde e vida de gestantes e bebês, mas em meio a rebeliões em presídios, dirigiu reunião decisiva, Esteve com médicos em conversa que durou mais de duas horas e avançou à madrugada, ao lado do prefeito Francisco José Júnior (PSD) – dia 16 de março -, dando bom termo à discussão.

“Meu governo é de portas abertas, sem segredos, falando com sinceridade”, disse.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quinta-feira - 09/04/2015 - 19:11h
Declaração

Governador promete resultados contra o crime em Mossoró

Segurança pública. Esse o tema central de encontro promovido por entidades empresariais sediadadas em Mossoró, à tarde de hoje, com o governador Robinson Faria (PSD). Ele prometeu dar um basta na vida fácil da bandidagem em Mossoró.

Prefeito, Robinson, Kalina e Alvibá : segurança em pauta (Foto: Cézar Alves)

Com um discurso de reiterado otimismo, endosso da própria palavra e de convocação para o trabalho, o governador deixou claro que tem “compr0missos com Mossoró”.

Lembrou de sua campanha, quando foi tido como candidato “azarão” em “missão impossível”. Mas disse, que Mossoró foi a chave para sua vitória.

Considerou legítimos os apelos por segurança e outras necessidades, que Sindicato do Comércio Varejista (SINDIVAREJO), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Comercial e Industrial de Mossoró (ACIM) apresentavam.

Garantiu que tudo já é do seu conhecimento, porque costuma ouvir o povo e assim o fez na própria campanha.

Empresários chegaram a assinalar que é preciso, por exemplo, a atuação da polícia para desbaratar uma quadrilha especializada em roubo a cofre de supermercado.

Assaltos

Ladeado pelo prefeito mossoroense Francisco José Júnior (PSD), ouviu representação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) apresentar um cabedal de propostas à segurança. Recebeu das entidades, reivindicações documentadas, nesse sentido.

Sob a companhia da Secretária Estadual da Segurança Pública, Kalina Leite, e do comandante geral da Polícia Militar, coronel Ângelo Dantas, além do tenente-coronel e secretário municipal da Segurança Pública do Município, Alvibá Gomes,  Robinson disse:

– Essa questão de assalto em Mossoró nós vamos resolver!

A cidade será esquadrinhada pela inteligência e com um planejamento estratégico o Estado vai impor sua força de atuação em operações sincronizadas e bem aparelhadas, para devolver a tranquilidade ao mossoroense.

A secretária Kalina Leite falou de deficiências e herança deixada para a nova administração. Mesmo assim, comemorou que com toda precariedade, é possível se destacar alguns avanços.

Compartilhe:
Categoria(s): Segurança Pública/Polícia
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.