O café da manhã do governador Robinson Faria (PSD) com deputados estaduais, nessa quarta-feira (12), tem uma baixa antecipadamente certa.
O deputado José Dias (PSD), ainda amuado e nomeando-se neoadversário, quer distância do Governo.
Então, tá.
Jornalismo com Opinião
O café da manhã do governador Robinson Faria (PSD) com deputados estaduais, nessa quarta-feira (12), tem uma baixa antecipadamente certa.
O deputado José Dias (PSD), ainda amuado e nomeando-se neoadversário, quer distância do Governo.
Então, tá.
Está marcado para essa quinta-feira (12), café da manhã oferecido pelo governador Robinson Faria (PSD) à Assembleia Legislativa.
O encontro é um gesto de fidalguia, com mensagem de fácil decodificação.
Robinson quer relação de parceria e comunhão com os deputados estaduais, à superação das dificuldades da governança.
O Governador Robinson Faria (PSD) recebeu em audiência no início da noite desta quarta-feira, 11, o prefeito de Mossoró e presidente da Federação dos Municípios do RN (FEMURN), Francisco José Silveira Júnior (PSD) e o presidente da Câmara Municipal de Mossoró e presidente da Federação das Câmaras Municipais do RN (FECAM), vereador Jório Nogueira (PSD).
O prefeito e o vereador entregaram ao Governador convite para participar do I Encontro de Prefeitos e Vereadores do RN que acontece no próximo dia 20, em Natal.
O encontro será realizado na Escola de Governo, a partir das 15 horas e terá como palestrante o Ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD).
O ministro, que foi prefeito da cidade de São Paulo, vai falar sobre o tema “Oportunidades para os municípios”. Robinson Faria também fará pronunciamento sobre o tema “Municipalismo e orçamento participativo”.
Fecam e Femurn convidaram outras autoridades hoje em Natal.
A audiência aconteceu na sede da Governadoria e contou ainda com a participação do prefeito de Assu e vice-presidente da FEMURN, Ivan Júnior, do diretor da instituição, Edivan Martins e do deputado estadual e ex-prefeito do município de São Miguel, Galeno Torquato.
Em poucas semanas deverá ser divulgada a primeira pesquisa político-adminstrativa, tendo Mossoró como foco.
Em pauta, avaliações dos governos Francisco José Júnior (PSD) e Robinson Faria (PSD).
Na planilha dos entrevistadores, também simulações quanto à disputa municipal de 2016.
Aguardem!
A polêmica em torno do Fundo Previdenciário do Estado oscila entre aspectos técnico-legais e políticos. Corretíssimo.
Mas no “andar de baixo”, há uma realidade que não deve ser ignorada: sem o seu uso, o Estado estaria praticamente paralisado.
Esse desvio de finalidade adotado pela então governadora Rosalba Ciarlini (DEM) impediu que fechasse seu Governo com salários em atraso.
Teve, para tal decisão, o apoio dos deputados estaduais, com senão de Fernando Mineiro (PT). Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Ministério Público (MPRN) engolem moscas.
O próprio governador eleito Robinson Faria (PSD) não estrilou e, governando, repete a “Rosa”.
E o servidor, o que acha do comprometimento do seu futuro?
Vale o hoje.
Sem utilização dessa reserva previdenciária, o caos estaria instalado. Robinson não posaria sorrindo. Sua gestão seria suplementar da bancarrota deixada por Rosalba.
Na prática, temos uma administração mantida artificialmente. Se não reagir, capitula.
Quanto ao servidor, ele tem sobre sua cabeça uma espada de Dâmocles.
Seu futuro está por um fio.
O ex-presidente da Câmara Federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) emitiu nota à imprensa, sobre os últimos acontecimentos envolvendo a “Operação Lava Jato”, que apura corrupção na Petrobras. É um texto telegráfico. Mas suficiente para ser translúcido.
Veja abaixo:
Recebo com serenidade manifestação do Ministério Público Federal e do ministro Teori Zavascki ratificando uma vida pública de 44 anos honrando meu Rio Grande do Norte. Isso diz tudo.
Henrique E. Alves.
Nota do Blog – A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de acatar pedido do Ministério Público Federal (MPF), para arquivamento de inquérito em relação a Henrique, é um documento de forte impacto político e pessoal para o ex-parlamentar.
Meu caro, fico particularmente feliz pela boa nova.
Votei em você para governador, não contra o RN ou seus contendores.
Hoje, torço fervorosamente para que Robinson Faria (PSD) acerte. E, não tenho dúvidas, é sua aspiração também.
Que o velho Aluízio Alves, com quem tive incomensurável interlocução nos últimos anos de vida, possa realmente descansar em paz.
Que não esqueçamos de tudo ou façamos dos fatos menores a maior parte do todo.
Como assevera sua nota: “Isso diz tudo!”
Pra frente!
Boa sorte!
Veja bastidores políticos em nosso Twitter AQUI.
O Desembargador Federal Marcelo Navarro, futuro presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), cumpriu uma extensa agenda hoje em Natal, onde se reuniu com representantes de diversas instituições para entregar o convite da solenidade de posse, que ocorrerá no dia 8 de abril, às 17h, no pleno do TRF5, em Recife.
A primeira agenda do Desembargador Federal foi com o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado estadual Ezequiel Ferreira (PMDB). Em seguida, o futuro presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região foi recebido pelo governador do Estado Robinson Faria (PSD).
Em ambas as reuniões, o Desembargador foi acompanhado pelo Diretor do Foro da Justiça Federal do Rio Grande do Norte, Juiz Federal Janilson Bezerra de Siqueira, e pelo Juiz Federal Marco Bruno Miranda Clementino, já escolhido o próximo Diretor do Foro da JFRN.
TCE
Ainda na manhã desta sexta-feira o Desembargador Federal Marcelo Navarro foi recebido pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Carlos Thompson, e pelo chefe em exercício do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado, procurador Carlos Roberto Galvão.
Em todas as audiências o futuro presidente do TRF5 enalteceu a importância de aumentar a proximidade entre as instituições. “Queremos promover uma aproximação maior entre as instituições, firmarmos parcerias”, destacou o Desembargador Federal Marcelo Navarro.
Na tarde desta sexta-feira, o futuro presidente do Tribunal será recebido em audiência pela presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região, desembargadora Joseanne Dantas, e pelo prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT).
Com informações da Assessoria de Imprensa da JFRN.
A escolha do deputado federal Fernando Mineiro (PT) como líder do Governo Robinson Faria (PSD), na Assembleia Legislativa, não poderia ser mais acertada. Os dois passam a ter um vínculo univitelino.
Estão atrelados. São um só corpo político.
É algo de largo interesse a ambos, com os dois olhando na mesma direção.
Bom lembrarmos: ainda no calor da vitória eleitoral ano passado, ao Governo do Estado, Robinson proclamou Mineiro como ungido à disputa à Prefeitura do Natal em 2016. Seu preferido, que se diga.
Um apoio significativo para Mineiro, mesmo que o próprio evite se saracotear como pré-candidato (veja AQUI).
Para Robinson, a presença do deputado como seu líder na AL, é um encaixe perfeito e oportuno.
Há poucos dias, no início da legislatura da Assembleia Legislativa, o Governo Robinson perdeu o articulado José Dias (PSD) como líder. Saiu da bancada, da provável liderança e até do círculo de amigos próximos do governador.
Enfezado, Dias deixou um vácuo profundo com sua verborragia e ressentimentos (veja AQUI).
Agora, Robinson faz um movimento de peça que tapa essa lacuna e puxa ainda mais para perto de si o PT do próprio Mineiro, da senadora Fátima Bezerra e da presidente Dilma.
Jogada de mestre.
Veja bastidores políticos em nosso Twitter AQUI.
Xeque-mate.
O líder do Governo na Assembleia Legislativa será o deputado estadual Fernando Mineiro, do Partido dos Trabalhadores. O anúncio formal foi feito hoje.
“Estou à disposição e vou contribuir para uma boa aproximação ente os poderes Legislativo e Executivo, fazendo a interlocução e o debate das ações e projetos do Governo do Estado”, declarou o deputado.
O Governador Robinson Faria (PSD) disse:
– O deputado Fernando Mineiro será o nosso nome para encaminhar e esclarecer as matérias do Governo do Estado junto aos demais parlamentares, respeitando a autonomia dos poderes, bem como promover o diálogo e a união de esforços para levar o Rio Grande do Norte a novo patamar de desenvolvimento.
O deputado Fernando Mineiro foi reeleito em 2014 para o exercício do quarto mandato. Antes, ele exerceu quatro mandatos como vereador em Natal.
O Procurador-Geral de Justiça, Rinaldo Reis Lima, e o Governador do Estado, Robinson Faria (PSD), assinaram convênio nesta sexta-feira (6), a fim de promover cooperação técnica operacional de integração para implementação de ações de recuperação de ativos e combate à sonegação fiscal. O Projeto que deu origem ao convênio foi elaborado nos moldes de um trabalho de articulação, integração e de estruturação dos órgãos estaduais no combate à sonegação fiscal desenvolvido pelo Governo de Minas Gerais.
O PGJ e o Governador tiveram a oportunidade de conhecer em janeiro deste ano em visita a Belo Horizonte onde foram recebidos pelo Governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel.
“Esse momento marca a integração de Órgãos que já atuam no combate à sonegação fiscal e que agora o farão de forma mais coordenada. Muito mais do que processar o sonegador, podemos evitar que a sonegação ocorra”, afirmou o Procurador Geral de Justiça.
Para o PGJ, com a implementação do convênio e o efetivo combate à sonegação fiscal, o Estado recupera receitas que possibilitarão investimentos públicos com benefícios à sociedade. Na ocasião, o Governador do Estado, Robinson Faria, agradeceu a oportunidade de parceria ao MPRN.
Preocupação
“O desafio é aumentar a arrecadação para viabilizarmos as políticas públicas que a sociedade espera. E isso só será possível com a recuperação da dívida ativa. Agradeço ao Ministério Público pelo gesto de preocupação com nosso Estado e nosso governo”, declarou.
Com a formalização, o Governo do Estado se propõe a, dentre outras medidas, criar e colocar em funcionamento o Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (CIRA) adotando, se preciso, as medidas administrativas necessárias ao adequado aparelhamento dos órgãos das Secretarias de Estado da Tributação (SET), da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) e da Procuradoria Geral do Estado (PGE), competentes para desenvolver ações destinadas a tornar efetiva a recuperação de ativos.
Já o MPRN compromete-se a aparelhar, com recursos humanos e materiais, os seus órgãos competentes para combater a sonegação fiscal, por meio de atuações judiciais ou administrativas, e recuperar ativos perdidos ou reduzidos em decorrência da prática de infrações penais.
O convênio terá a vigência de 60 meses prorrogáveis por igual período.
Com informações do MPRN.
Sobre o arquivamento da investigação vinculada à Operação Sinal Fechado em relação ao então Presidente da Assembleia Legislativa, Robinson Faria, o Procurador-Geral de Justiça esclarece que:
A pesquisa divulgada hoje em consórcio pela Banda TV Natal, Blog do BG e Rádio Cidade revela números que devem deixar o Governo Robinson Faria (PSD) de sobreaviso. O começo não empolga.
Claramente, o natalense está ressabiado. Os 44,88 pontos percentuais de aprovação são modestos. “Tímidos”, como o Blog cunhou em postagem anterior.
O mesmo Instituto Consult identificou que há reprovação do Governo para 17 pontos percentuais dos ouvidos.
Porém o que chama mais atenção é a massa de entrevistados, que não tem opinião formada. Eles chegam a 38,13 pontos percentuais.
Nem aprovam nem desaprovam. Estão olhando de soslaio. Pagam para ver.
A população de Natal, depois das experiências tétricas com a ex-prefeita Micarla de Sousa e governadora Rosalba Ciarlini (DEM), policia-se contra empolgações.
Vale a prudência.
Nos próximos meses, em face do comportamento do Governo, será possível medir melhor para onde caminha tanta desconfiança.
Deseja-se mais, muito mais.
Veja bastidores políticos em nosso TWITTER, clicando AQUI.
Na mesma pesquisa divulgada hoje (veja abaixo) pela Band TV, Rádio Cidade, Instituto Consult e Blog do BG, o Governo Robinson Faria (PSD) teve uma aprovação tímida.
Foi aprovado por 44,8% das pessoas ouvidas.
Veja os números:
APROVA 44.88%
DESAPROVA 17.00%
SEM OPINIÃO FORMADA 38.13%.
O governador Robinson Faria (PSD) foi o primeiro a proclamar seu nome.
A senadora Fátima Bezerra (PT) já endossou.
Falta chegar o tempo para que o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) seja novamente candidato a prefeito do Natal.
Tem respaldo de importantes lideranças e crescente robustez política.
Falta aguardar o tempo, as circunstâncias, a chamada conjuntura.
Neste mês de março, quando se iniciam as atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher, a deputada Cristiane Dantas (PCdoB) visitou nesta segunda-feira (2), a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), no bairro da Ribeira. A deputada foi recebida pela delegada titular da delegacia, Michelle Alcântara.
No encontro a parlamentar foi informada sobre o atendimento às mulheres vítimas de violência, como também sobre as principais dificuldades que impedem o cumprimento integral da Lei Maria da Penha.
A delegada Michelle Alcântara destacou como prioridade a necessidade mais agentes de polícia. A Deam atualmente conta com 13 agentes e destes cinco estão afastados por licenças ou férias.
Agentes
“Essa realidade está bem distante da nossa necessidade. Nós precisaríamos ter no mínimo 40 agentes para atender todas as ocorrências da delegacia. Só do início do ano para cá instauramos mais de 100 inquéritos. Muitos estão parados porque não temos quem façam as diligências”, relata a delegada.
Para reduzir a carga de trabalho da Deam, a deputada Cristiane Dantas informou que na próxima segunda-feira, 9, o governador Robinson Faria (PSD) vai assinar o decreto que determinará à Delegacia da Mulher apenas realizar investigações sobre casos de violências contra a mulher e crimes sexuais. Os crimes comuns que tenham envolvimento da mulher serão investigados pelas delegacias distritais.
“Esse decreto era uma reivindicação antiga. Assim que assumi meu mandato fui procurada pela coordenadora de defesa das minorias que pediu apoio junto ao Governador para que o decreto fosse assinado. Fiz a solicitação pessoalmente e na próxima semana poderemos comemorar esse avanço que vai melhorar a qualidade do trabalho realizado pela Delegacia da Mulher”, declarou Cristiane Dantas.
Literalmente, “a montanha pariu um rato”. Nada além de um alarido, manchetes e mais manchetes na imprensa, estresses nos bastidores e… e nada.
A propalada crise envolvendo a Assembleia Legislativa e o Governo Robinson Faria (PSD), que pipocou no início do mês passado, não se sustentou por alguns dias. Não deu um mês de “validade”.
Se é que realmente chegou a existir.
Na Assembleia Legislativa, o assunto é caso encerrado. Outros acontecimentos estão se sobrepondo ao episódio.
Na prática, o desabafo (veja AQUI) do deputado José Dias (PSD), se dizendo traído pelo governador no processo de escolha da mesa diretora da Casa, não causou racha ou desnutrição da base governista.
O governismo fez as contas e sabe: tem maioria. Vai crescer mais ainda nos números.
Ricardo Motta
Sabe-se que apenas o próprio Dias pediu o “boné” da bancada governista e do círculo de amizades do governador. Faz parte do Exército de um homem só, apesar de ter recebido “solidariedade” de praticamente toda a Casa.
Nem mesmo o ex-presidente Ricardo Motta (PROS), que não conseguiu se reeleger e contava como certo esse feito, resolveu comprar briga e abrir uma fenda entre os poderes. Agiu com fidalguia até, além de espírito conciliador.
P.S – O ditado popular “A montanha pariu um rato” tem origem numa frase do poeta romano Horácio: “parturient monte nascetur mus”.
Depois La Fontaine, em mais uma de suas fábulas, faz narrativa congênere quando diz : “Uma montanha em trabalho de parto fazia tão grande escarcéu, que todos, acudindo ao alarido, supunham que daria à luz uma cidade maior do que Paris. Ela deu à luz um rato”.
A cultura popular fez disso um provérbio, nos ensinando que não é prudente criar grandes expectativas em relação a certos assuntos.
Acompanhe bastidores políticos em nosso Twitter, clicando AQUI.
O “renascido” PL, que deverá figurar no elenco de siglas partidárias brasileiras, mesmo antes de vingar é disputado por políticos de vários matizes no Rio Grande do Norte.
Tem uma explicação para tanta procura.
O PL chegará como mais uma sigla de base do Governo Robinson Faria (PSD).
Servirá principalmente para uma leva de vereadores e prefeitos, além de deputados estaduais de “oposição”, que precisam fazer a “dança do acasalamento”, sem temor de perda de mandato.
Nesta quinta-feira (26), o Governador Robinson Faria (PSD) assinará o decreto que autoriza a redução do ICMS para o querosene de aviação, às 16h, no Auditório da Governadoria.
A medida objetiva aumentar a competitividade do Estado no setor turístico e o fluxo de visitantes ao Rio Grande do Norte. Neste sentido, a administração estadual solicitou as companhias aéreas uma nova programação de voos incluindo o RN.
Com a redução do ICMS para o querosene de aviação as empresas terão seus custos reduzidos e poderão oferecer passagens a preços mais baixos, o que é um incentivo às empresas e ao crescimento da indústria do turismo com geração de novas oportunidades de trabalho e renda.
Com informações da Assessoria de Imprensa do Estado do RN.
O governador Robinson Faria (PSD) desembarcou à manhã desse domingo (22) na Vila Amazonas, em Serra do Mel, para um compromisso em especial: cumprimentar o militante petista, poeta, jornalista, escritor e ex-presidente da Fundação José Augusto Crispiniano Neto. Mas sua estada foi além da festa.
Acompanhado da senadora Fátima Bezerra (PT), presidente da Federação dos Municípios do RN (FEMURN) e prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior (PSD); o próprio Crispiniano; prefeitos da região, vereadores e lideranças populares.
Também compareceram à programação os deputados estaduais Manoel Cunha Neto (PHS), “Souza”, e Fernando Mineiro (PT)..
Ele esteve reunido com produtores de mel de abelha, castanha e caju no município de Serra do Mel. O encontro aconteceu na própria Vila Amazonas.
Dirigentes da Associação de Apicultores de Serra do Mel (Apismel) e da Cooperativa de Produtores de Caju (Coopercaju) pediram ações do Governo para incentivar a cultura e a comercialização da produção.
A Associação dos Apicultores solicitou ao governador a liberação da contrapartida do Estado no valor de R$ 40 mil para aquisição de equipamentos que irão permitir o controle sanitário da produção e a emissão do SIF – Selo de Inspeção Federal pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Com o SIF os produtores poderão voltar a comercializar mel para o programa da merenda escolar.
Segundo o presidente da Apismel, João Hélio Morais da Costa, o Governo Federal já liberou, e estão depositados na Caixa Econômica Federal (CEF), recursos no valor de R$ 400 mil para a aquisição dos equipamentos e instalação do entreposto. O projeto exige contrapartida do Governo do Estado no valor de R$ 40 mil. Mas, de acordo com João Hélio, o projeto está parado há mais de três anos por que a administração estadual anterior não liberou a contrapartida.
O presidente da Coopercaju, João Duarte da Silva, solicitou apoio do Governo do Estado para combater a mortalidade dos cajueiros com o replantio de aproximadamente um milhão de mudas, a construção da Estrada da Castanha, para o escoamento da produção sem danificar a fruta e medidas para melhorar a segurança pública.
Os produtores também reivindicaram que a Caern assuma o controle da captação e distribuição de água. “Água aqui nós temos muita. Temos vários poços e uma adutora, mas o tratamento e a distribuição são desorganizados”, informou João Duarte Silva.
Ao receber as reivindicações dos produtores apícolas e agrícolas de Serra do Mel, o governador Robinson Faria disse que vai determinar urgência para que as secretarias do Governo e órgãos como a Emater façam uma atualização das demandas daquele município em busca das soluções.
O prefeito de Mossoró e presidente da Federação dos Municípios do RN (Femurn), Francisco José Júnior (PSD), participa de uma extensa agenda administrativa no início desta semana em Brasília.
Uma das principais pautas acontecerá no Ministério da Integração Nacional, onde será discutida a questão da seca no RN.
O presidente da Femurn vai ainda aos ministérios da Saúde, Previdência e das Cidades, onde terá audiência com o ministro Gilberto Kassab.
Parte dessa agenda será cumprida ao lado do governador Robinson Faria (PSD) e do secretário estadual de Recursos Hídricos, Mairton França, que também estarão na capital federal.
Francisco José Júnior ainda aproveitará a presença de Robinson para discutir com ele um espaço para os prefeitos no Escritório de Representação do governo em Brasília.
Outra pauta da agenda será uma visita ao presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziukoski. Em pauta, mobilizações em prol de pauta comum dos municípios.
Com informações da Femurn.
O governador Robinson Faria (PSD) definiu o titular da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico – Sedec. A nomeação será publicada nesta terça-feira, 24, no Diário Oficial do Estado.
O escolhido é o engenheiro Paulo Roberto Cordeiro, 60 anos.
Ele tem especialização em infraestrutura e administração pública. Atuou em empresas privadas e estatais e nos setores de imóveis, telecomunicações e energia.
Paulo Roberto Cordeiro também foi diretor do Banco do Estado do Paraná com atuação na área de planejamento e trabalhou no Centro de Desenvolvimento Industrial daquele Estado.
A titularidade da Sedec vinha sendo exercida interinamente pelo adjunto, Orlando Gadelha Simas Neto.
Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Estado.
Presidente da Federação das Câmaras do RN (FECAM) e da Câmara de Mossoró, o vereador Jório Nogueira (PSD) quer mobilizar vereadores mossoroenses para pauta com o governador Robinson Faria (PSD).
Em conversa com o Blog, hoje, afirmou que o canal aberto e direto com o governador agilizará audiência em breve.
“A gente quer contribuir com ideias, a partir da identificação de questões que sejam prioritárias à nossa comunidade”, disse.


