sábado - 03/01/2015 - 10:24h
Disputa

Prefeito de Mossoró pode concorrer à Femurn

É muito provável, que a eleição à presidência da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), no próximo dia 15, não tenha chapa de consenso.

O prefeito Benes Leocádio (Lajes), atual presidente, anunciou seu projeto de reeleição (veja AQUI).

Mas quem corre por fora e muito fôlego, é o prefeito mossoroense Francisco José Júnior (PSD).

Nutre interesse em comandar a entidade.

Sobra-lhe respaldo, a começar da Governadoria.

Tem a simpatia do governador Robinson Faria (PSD).

Benes Leocádio foi um dos coordenadores da campanha derrotada ao governo do deputado federal Henrique Alves (PMDB).

Já Francisco José Júnior foi citado nominalmente pelo governador eleito como um dos responsáveis por sua vitória ao Governo do Estado.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
sábado - 03/01/2015 - 08:57h
Cláudio Santos

Presidente do TJ promete enquadrar Justiça às “balizas legais”

O desembargador Claudio Santos assume a Presidência do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte pregando austeridade. Em seu discurso de posse, o novo presidente do TJRN destacou a necessidade do Poder Judiciário potiguar reduzir seus gastos e se adequar à realidade atual pela qual passa o Estado e o País.

“O Rio Grande do Norte deve ter o Poder Judiciário que o seu povo pode pagar. Não o que nós imaginamos que deva ser ou o que o vírus da minha veia de mecenas acredita como ideal”, sintetizou. Ele destacou que nenhum Poder do Estado, instituição ou órgão público está à margem da realidade de penúria social e econômica.

Desembargador, em pé, fez discurso forte em evento à tarde desse dia 2 (Foto: Ivanízio Ramos)

A cerimônia, dirigida pelo ex-Presidente da Corte, Aderson Silvino, foi acompanhada pelo Governador Robinson Faria (PSD), e por outras autoridades, como o Presidente da Assembléia Legislativa, Deputado Ricardo Motta (PROS), o Prefeito da cidade de Natal, Carlos Eduardo (PDT), Senador José Agripino (DEM), ex- Governadora Wilma de Faria (PSB), Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luiz Alberto Gurgel de Faria, Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Emanoel Pereira, Presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Carlos Thompson, entre outros.

O magistrado apontou que, na repartição de receitas, o Judiciário não pode se apoderar de um quinhão de recursos acima do imprescindível ao equânime exercício das demais atividades públicas, pois há muitas outras também importantes e necessárias ao razoável gozo da cidadania.

Defendendo a diminuição da máquina estatal, o desembargador Cláudio Santos disse entender que “já passa da hora de se mudar a curva ascendente da insensatez na gestão dos recursos públicos, com o crescente aumento das despesas públicas, isolando-se cada órgão e voltando-se unicamente para o reduzido horizonte de seu próprio umbigo”.

Balizas legais

Claudio Santos falou sobre o descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal pelo TJRN em razão do aumento dos gastos com despesas pessoais decorrentes de decisões judiciais nos últimos anos, entre elas a implantação da Gratificação de Técnico de Nível Superior. O novo presidente apontou um crescimento de 1.024% nos gastos com pessoal resultantes de decisões judiciais, entre 2008 e 2013. “Vamos perseguir – inclusive sem a necessidade de controle externo – a submissão dos gastos do Poder Judiciário às balizas legais. Não há mais como fugir desta obrigação”.

“Não desistirei até incluir o Poder Judiciário Estadual nas bordas da Lei. Sei que não vai ser fácil, embora esteja acostumado a contrariar interesses pessoais elevados, mas considero ser imprescindível o apoio de todos os colegas Desembargadores e Juízes, a quem exorto a serem cada vez mais plenamente Magistrados, cônscios de que devemos e podemos mudar a cultura da insanidade fiscal, de acreditarmos que precisamos sempre de mais e mais dinheiro público para atender aos nossos sonhos pessoalíssimos”.

Projetos

O desembargador Claudio Santos afirmou que pretende promover reformas no âmbito fiscal e na legislação que organiza o Judiciário local. “Levaremos à apreciação do Poder Legislativo Estadual algumas reformas, através de projetos de lei, que julgo necessárias ao ajustamento fiscal do Poder Judiciário, bem como atualização da normatização da organização judiciária, para melhor acompanhar a mobilidade social e populacional do RN, vez que a atual está sem mudanças há cerca de 30 anos”.

O presidente também falou sobre o problema da falta de Juízes titulares nas comarcas do Estado. Segundo ele, das 65 comarcas existentes no Estado, 35 estão vagas sem Juiz titular. Para amenizar essa situação, Santos prometeu perseguir, com urgência, a finalização do concurso público para  Magistrado, ora em curso, para dotar todas as Comarcas de Juízes titulares, como historicamente sempre ocorreu.

O presidente do TJ também pretende iniciar o processo de construção do novo prédio que abrigará o Tribunal de Justiça. “Agora, no decorrer do mês de janeiro, apresentarei às autoridades públicas municipais o projeto de construção do futuro prédio do Tribunal de Justiça, a justificar-se pelas precárias condições físicas de nossa atual sede, considerando, ainda, que o Rio Grande do Norte é o único Estado da Federação que nunca construiu sede própria para o Poder Judiciário”.

Para isto, o presidente do TJRN pretende solicitar especial ajuda aos parlamentares potiguares, através de emendas, e ao Governador do Estado, Robinson Faria, que tem demonstrado especial sensibilidade política para com o fortalecimento do Poder Judiciário, logo que tenha efetivado os ajustes necessários à higidez das contas do Poder Executivo. “A nossa parte dos recursos será originária de fontes outras que somente podem ser utilizadas para investimento. Pretendo submeter à Prefeitura de Natal os projetos iniciais ainda este mês e realizar a licitação até o fim deste ano”, comentou.

Juízes

Sobre a sua função como magistrado, Claudio Santos disse ter plena consciência do dever cumprido, afirmando estar muito realizado e regozijado com seus votos, palavras e discussões no colegiado. Segundo ele, o magistrado deve ter o olhar legalmente humano e extrair do contexto dos fatos postos a melhor sentença, a socialmente mais inteligente e produtiva, pois justa.

Encerrou seu discurso dizendo: “Aos presentes, afirmo com clareza que entro pela porta da frente do Tribunal de Justiça do RN e sairei pela mesma, cabeça erguida e olhos nos olhos dos meus semelhantes, daqui a dois anos, se Deus quiser, único caminho que tenho palmilhado e a porta que conheço e que ouso transpor, cumprindo com o compromisso maior de exercer e defender o interesse público”.

Com informações do TJRN.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
sábado - 03/01/2015 - 07:57h
Em Natal

Robinson Faria empossa a sua equipe de auxiliares

O Governador do Estado do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, empossou no final da manhã desta sexta-feira (2) os secretários de Estado da Administração Direta e Indireta. A solenidade ocorreu na Escola de Governo, no Centro Administrativo, e teve a presença do vice-Governador, Fábio Dantas, de deputados estaduais, representantes potiguares dos poderes, do presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, Fábio Nogueira, e de prefeitos de cidades do Rio Grande do Norte.

A secretária de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Kalina Leite, primeira mulher a ocupar o cargo, que foi escolhida para falar em nomes dos empossados, declarou que o convite trouxe muita alegria, mas se reveste como um grande desafio. “Tenho convicção que, mesmo diante das dificuldades, vamos fazer um governo eficiente. Somos o resultado da promessa de campanha do Governador Robinson, de escolher uma equipe técnica. Seremos incansáveis no cumprimento da missão que nos foi dada”, comentou, destacando que fomentará iniciativas de combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado, levando em consideração o respeito aos direitos humanos.

O vice-Governador, Fábio Dantas, discursou lembrando que o estado precisa de uma gestão através da visão técnica. “Essa foi uma das marcas da campanha que o Governador já cumpriu. Indicar uma equipe técnica, que trará eficiência nas ações. Essa é a vontade de fazer o estado crescer e fazer valer o sentimento do serviço público. A nossa motivação é ter agilidade para poder solucionar os problemas e fazer do Governo o agente de transformação que a sociedade busca”.

Perfil

O Governador Robinson Faria reafirmou o discurso de posse garantindo que a escolha dos secretários das pastas obedeceram a uma escolha técnica, sem levar em consideração o interesse de grupos políticos. “O povo do Rio Grande do Norte confiou ao nosso governo a missão de comandar o estado, por isso optamos por uma escolha técnica, por enxergar que a única forma de gerenciar o RN era manter esse perfil dos secretários, que a partir de agora terão de montar suas equipes e iniciar o trabalho imediatamente. As dificuldades não podem ser desculpa para a falta de ação”, declarou.

O chefe do Executivo Estadual lembrou ainda uma reunião informal que teve com os secretários solicitando que a humildade e as “portas abertas” para a população fizessem parte da nova gestão.

“Queremos o diálogo permanente e a transparência em todos os atos do nosso Governo. Queremos dos secretários que eles possam ver e interpretar a vontade do povo, manter essa proximidade para dar respostas aos cidadãos que confiaram nas nossas propostas e iniciaram no RN uma nova fase, quebrando as correntes dos velhos grupos. Com as ações deles, esperamos que o RN volte a ser um estado líder, com capacidade de investimento, de realizar obras e que não viva a reboque do Governo Federal”, encerrou.

Foram empossados para a administração direta:

-Secretaria de Esporte – George Câmara;

-Secretaria da Juventude – Maria Divaneide Basílio;

-Secretaria de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária – Raimundo da Costa Sobrinho;

-Secretaria das Mulheres – Maria Teresa Freire da Costa;

-Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico respondendo interinamente – Orlando Gadelha Simas Neto;

-Secretaria Estadual de Tributação – André Horta Melo;

-Secretaria Estadual de Planejamento e das Finanças – Gustavo Maurício Filgueiras Nogueira, que responderá interinamente também pela Secretaria de Estado da -Administração e dos Recursos Humanos;

-Secretaria Estadual de Agricultura, da Pecuária e da Pesca – Haroldo Abuana Osório;

-Secretaria Estadual de Saúde – José Ricardo Lagreca;

-Secretaria Estadual de Comunicação – Geórgia Nery;

-Secretaria Extraordinária de Articulação Política– Hudson Pereira de Brito;

-Secretaria Estadual de Turismo – Ruy Pereira Gaspar;

-Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social – Kalina Leite Gonçalves;

-Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social – Julianne Dantas Faria;

-Secretaria Estadual de Educação – Francisco das Chagas Fernandes;

-Secretaria Estadual de Infraestrutura – Jáder Torres;

-Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – José Mairton França;

-Gabinete Civil – Tatiana Mendes Cunha;

-Procuradoria Geral do Estado do RN (PGE) – Francisco Wilkie;

-Consultor Geral do Estado – Eduardo Nobre.

Para a administração indireta, tomaram posse:

-Comandante Geral da Polícia Militar – Coronel Ângelo Mário de Azevedo Dantas;

-Delegacia Geral da Polícia Civil – Estênio Pimentel;

-Comandante Geral do Corpo de Bombeiros –  Coronel BM Otto Ricardo Saraiva de Souza;

-Procon – Cyrus Benavides;

-IDEMA -Instituto de Desenvolvimento e Meio Ambiente – Rondinelle Silva Oliveira;

-Emater – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural – Cesar Oliveira;

-Departamento Estadual de Imprensa – Paulo Araújo;

-Fundação José Augusto – Rodrigo César Souza de Macedo (Rodrigo Bico);

-Ipem (Instituto de Pesos e Medidas) – Ney Lopes Júnior;

-Datanorte – Rildo Tarquineo de Albuquerque;

-Presidência da Caern – Marcelo Saldanha Toscano;

-Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Norte S/A (CEASA) – Theodorico Bezerra;

-Instituto Técnico-Científico de Polícia – Odair de Souza Glória Júnior;

-Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais (Ipern) – José Marlúcio;

-Departamento Estadual de Trânsito – José Marcos Freire;

-Diretor Presidente da Potigás – Carlos Alberto Santos;

-Junta Comercial do RN – Sâmya Aby Faraj;

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
sexta-feira - 02/01/2015 - 10:49h
Folha de pessoal

Servidores do Estado aguardam calendário de pagamento

Os servidores estaduais aguardam, ansiosamente, a divulgação do calendário de pagamento da folha de pessoal, para o exercício 2015.

Por favor, governador Robinson Faria (PSD): não esqueça desse compromisso.

O terror da era Rosalba Ciarlini (DEM) continua causando calafrios nos servidores.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
sexta-feira - 02/01/2015 - 09:49h
Governo Rosalba

Programa do Leite aguarda pagamento de cotas em atraso

A ex-governadora Rosalba Ciarlini (DEM) deixou duas quinzenas em atraso no Programa do Leite.

“Herança” para o novo gestor cobrir, Robinson Faria (PSD).

Coisa aí de uns R$ 4 milhões.

Podia ser pior.

A “Rosa” herdou oito semanas em atraso, do então governador Iberê Ferreira (PSB) – já falecido.

Mal menor.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
quinta-feira - 01/01/2015 - 23:01h
RN

Governador evita medidas impopulares na estreia

Ao contrário de alguns outros governadores que começam gestão, neste dia, já anunciando uma série de medidas via decretos, projetos e outros instrumentos legais, Robinson Faria (PSD) fez desse dia só um dia de festa.

A princípio, não existe qualquer “pacote” de medidas impopulares na gaveta.

Em seu discurso (veja AQUI), há consciência das dificuldades.

Isso, eu e você sabemos.

Ele também.

Resta saber na prática o que será feito para resgatar o Rio Grande do Norte do subsolo do fundo do poço.

Acompanhe bastidores políticos em nosso TWITTER clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
quinta-feira - 01/01/2015 - 21:41h
RN

Governo confirma posse de secretários para essa sexta

Nesta sexta-feira (2), às 9h, o Governador do Estado do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), passará em revista à tropa da Polícia Militar na sede da Governadoria.

A cerimônia contará com a bênção do padre Agustím Calatayud y Salon, pároco da Cidade da Esperança.

O Governador empossará os novos secretários e gestores estaduais, às 11h, na sede da Escola de Governo.

Serviço

9h – Governador passará em revista à tropa

Local: Governadoria

11- Posse dos novos secretários e gestores estaduais
Local: Escola de Governo

Com informações da Assessoria de Imprensa do Governo do RN.

 

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
quinta-feira - 01/01/2015 - 21:32h
Governo Robinson

Renato Fernandes deverá ocupar Justiça e Cidadania

O nome mais provável para ser indicado pelo Partido Progressista (PP) para a Secretaria de Justiça e Cidadania é o do empresário Renato Fernandes.

A informação é passada pelo Blog Política em Foco.

A mesma página acrescenta: “Ele já atuou como secretário estadual de Turismo no início do Governo Rosalba Ciarlini (DEM).”

Renato Fernandes já foi presidente da Companhia Docas do RN (CODERN), foi vereador em Caraúbas e Mossoró, por anos seguiu liderança do deputado federal João Maia (PR), além de ter tido passagem pela equipe da então prefeita natalense Micarla de Sousa.

No racha do PR, em relação ao Governo Rosalba Ciarlini, ele discordou do distanciamento e manteve alinhamento político com o grupo da governadora.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • San Valle Rodape GIF
quinta-feira - 01/01/2015 - 21:12h
Discurso de posse

Robinson Faria eleva imagem de prefeito mossoroense

O governador Robinson Faria (PSD) dedicou trecho do seu discurso de posse hoje em Natal (veja AQUI), para elogio especial a um aliado. Trata-se do prefeito mossoroense Francisco José Júnior (PSD).

– Ao meu amigo, prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior. Obrigado a você e o povo de Mossoró. Se não fosse essa parceria eu não seria o Governador do Rio Grande do Norte – dimensionou.

Robinson teve votação expressiva em Mossoró nos dois turnos eleitorais, com larga maioria para o principal adversário, Henrique Alves (PMDB).

O êxito capitalizou sobremodo o prefeito, num ambiente político dominado há mais de meio século pela oligarquia Rosado.

As palavras do governador são translúcidas.

Mais claro, impossível.

Acompanhe bastidores políticos em nosso TWITTER clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
quinta-feira - 01/01/2015 - 20:56h
Discurso de posse

Robinson promete ser “um servo do meu povo”

Veja abaixo, na íntegra, discurso de posse do governador Robinson Faria (PSD).

“Brasileiros do Rio Grande do Norte,

​Neste momento, a minha vida se confunde com a força de todas as minhas emoções. E lanço ao passado um olhar na busca do que aprendi na escola da vida, “onde não há férias”. Com a humildade de perceber que o maior aprendizado ainda está por vir, pedindo matrícula ao futuro. O presente é o desafio, numa hora em que a coragem e a obstinação são companheiras indispensáveis.

Robinson destacou solidão a que foi submetido (Foto: assessoria)

​Nunca houve na história política do Rio Grande do Norte um candidato a governador tão abastecido de solidão.

​Dos líderes consolidados, o conselho à desistência. De alguns, aliados de outras lutas, a observação deselegante de que a melhor decisão seria a fuga.

Ou então, na melhor das hipóteses, a composição servil, compondo chapa na arrumação de um acordo conveniente à manutenção dos mesmos mandatários, historicamente estabelecidos na comodidade e força do poder.

​Amparado no afeto da minha família, na memória do meu pai, na colaboração dos meus fiéis aliados, a motivação que me sustenta é ser um instrumento da melhoria de vida do povo potiguar. O generoso sofrido povo, que se revestiu de esperança e me delegou a maravilhosa missão de conduzir seu destino nos próximos anos.

Ao dizer na campanha que ser o melhor governador da história do Rio Grande do Norte era minha motivação, não havia nem há nessa afirmativa qualquer sentido de presunção ou vaidade pessoal.

É a motivação que me obriga a colocar-me a serviço do povo. A ele como objeto mais que principal, pois único, a justificar essa motivação.

Mais do que o líder escolhido livremente pela vontade soberana dos potiguares, invisto-me da condição de servo do meu povo.

E é em nome dele, por ele e para ele que governarei o Rio Grande do Norte. Condição que me leva às fontes onde colhemos os conceitos de Democracia.

Venho de oito embates eleitorais, ainda não conheci, graças a Deus, o amargor da derrota.

Mesmo tendo sido preterido em várias tentativas de me expor à apreciação popular. ​

Não posso considerar derrotas as decisões de cúpula ou de interesse que me excluíram das disputas a que sempre me dispus, e em todas elas sempre movido pelo interesse público.

Porém, essa vitória que me trouxe à beleza e a magia deste momento não tem comparação. Ela é Ímpar em todos os ângulos. Única, na grandiosidade dos números e especialíssima nas circunstâncias que formam os conflitos políticos a sinalizar uma era nova.

Há uma explícita perplexidade a tentar entender o que houve. Ocorre que o povo de tão facilmente enganado, guarda seus segredos indecifráveis.

A resposta popular, neste pleito, que criou este momento, é uma prova desse esconderijo onde o povo surpreende os que se julgavam proprietários da sua vontade. Descobriram que possuir o destino não é o mesmo que possuir a vontade, eternamente.

O momento de reconstrução clama por decisões e atos tão urgentes que descartam ambições pessoais, mágoas ou paixões.

De tão óbvios os clamores, escancarados em todos os recantos da sociedade, que dispensam até a seletiva escolha de prioridades. Vez que cada um dos setores da vida pública acaba por ser parte da prioridade geral. E a prioridade geral é o bem estar do povo.

Não pode haver educação sem saúde, nem saúde sem segurança, nem segurança sem educação.

De tão ligados, nessa tecedura umbilical, e de tão urgentes no clamar por soluções imediatas, confundem-se em utilidade e misturam-se nas fronteiras. São anteriores ao próprio conceito de prioridade. Urdidura do organismo coletivo.

Cada um desses órgãos, componentes do organismo social, tratado especificamente com sucesso, ajudará na solução dos problemas que afligem os outros. O tratamento específico observa o órgão, o cuidado geral visa o organismo.

Na Educação; a implantação efetiva do Plano Nacional de Educação, já previsto e definido em Lei. Convocar as Universidades, públicas e privadas, mediante convênios ou outras formas legais, para compor parcerias permanentes com a gestão estadual.

Elaborar um programa de erradicação definitiva do analfabetismo. Consolidar a municipalização da educação infantil, apoiando os Municípios e fiscalizando os resultados.

Implantar no estado o programa “Brasil Profissionalizado”. Lançar e efetivar o Pronatec estadual. Convocar pais e familiares dos alunos para participarem das decisões escolares. Dignificar a atividade professoral, com salários dignos, respeito profissional e preparação acadêmica.

A situação de sucateamento das escolas não é muito diferente do quadro semelhante, na saúde. Falta de equipamentos, prédios abandonados ou caindo, professores desestimulados, alunos sem aulas.

É uma paisagem de estarrecer, exatamente onde se edifica a promoção humana. O compromisso que assumo, nesta hora, é enfrentar com coragem e inteligência o desafio de mudar esse cenário.

Na saúde; a recuperação dos hospitais regionais, vinte e cinco unidades que se encontram hoje entregues ao abandono, completamente sucateados. Recuperá-los e redefinir os seus perfis.

Criação dos “centros de diagnóstico”, inicialmente em Natal e Mossoró, com vistas a expandi-los, com o fim de desafogar as outras unidades hospitalares.

A Construção do tão sonhado Hospital de Traumas, deixando no Walfredo Gurgel apenas as urgências neurológicas e cardiológicas e o atendimento de cirurgias eletivas.

É urgente retirar dos corredores a condição degradante de enfermarias da vergonha. Valorizar e apoiar os servidores da saúde, em todos os seus níveis.

Estimular e reforçar todas as campanhas preventivas de epidemias, com recursos e convocação das comunidades, dando o exemplo para colher credibilidade.

Estabelecimento de metas que evitem as doenças, antes de sua instalação. Numa ação que integrará um conjunto obreiro, que vai do saneamento, tratamento de águas e campanhas educativas.

Atender a demanda dos carentes no caso de medicamentos caros, devidamente comprovada a carência e a prescrição médica. Não esperar pela judicialização, como ocorre hoje, com bloqueio de recursos e ocupando a justiça, já bastante ocupada e demandada.

Estimular, com a participação universitária, as pesquisas e as providências profiláticas.

Na Segurança; a implantação da Ronda Cidadã, já testada e confirmada em vários lugares do mundo. Onde não deu certo, exceção, o insucesso foi resultado de causas alheias ao espírito do programa. Humanização do servidor da segurança.

No caso dos militares, corrigir o absurdo de dez anos sem promoção. Revisão do Estatuto da Polícia Militar. Aparelhamento técnico e humano da Polícia Civil. Cobrar das polícias, após cuidar dos seus direitos legítimos, o retorno do seu trabalho e entusiasmo na proteção à sociedade.

Essa proteção é um direito inarredável do cidadão comum. Haverá, por parte do governo, uma cobrança diária e exigência hierárquica desse trabalho, que é dever do poder público.

Estabelecidas as prioridades de emergência, não descuidarei dos outros núcleos da vida em sociedade. Pois ao lado delas, não menos importantes, existem as atividades que formam, harmonizam e promovem a convivência social.

Não há sociedade livre sem cultura, turismo, lazer, esporte, vida empresarial, atividade comercial, criatividade artística. Tudo tão intrinsicamente irmanado que se configura impossível estabelecer graus de importância. São atividades vitais, que terão do meu governo a presença constante e o apoio permanente.

Declarei, na campanha, que faria um governo eminentemente técnico. Já cumpri a minha primeira palavra com o povo do Rio Grande do Norte. Porém, isso não significa desmerecer ou excluir decisões políticas. Pelo contrário, a técnica só será bem sucedida se alicerçada em decisões políticas consistentes.

A decisão política diz o que deve ser feito. A ação técnica realiza o que o tino político decidiu. O povo me delegou o poder-dever da decisão política e a responsabilidade pelo resultado técnico. É assim que será.

O turismo é fonte de renda em Natal e no interior. A natureza nos deu de presente o privilégio da paisagem que encanta e o clima que agasalha. Do mar às serras.

Os dois lados da atividade turística merecem atenção. O turista quer ser recebido com segurança, afago, acolhimento digno. O comerciante, o artista, o promotor cultural, são elos indispensáveis, na parceria com a natureza, para dar ao turista a vontade de voltar.

A Cultura na terra de Cascudo, não pode ficar na dependência da mendicância eterna. O poder estatal não faz cultura, que é obra do povo, pelo talento de sua gente, mas pode colaborar dando a essa atividade do espírito as condições de florescimento.

E aí se incluem o lazer e a diversão. Atividades da natureza artística do homem.

O esporte é o suporte da dignidade física, componente inseparável da saúde psicossocial. Corpo e mente, a contemplar a dignificação coletiva.

A atividade empresarial, numa terra pobre, precisa de apoios e incentivos. O governo estará atento às suas legítimas reivindicações no campo do exercício da vida produtiva e comercial, para que todos colham os frutos dessa convivência.

Há um velho adágio do Direito Comercial que professa: “Onde existe harmonia, há comércio. Onde há comércio, existe harmonia”.

Darei especial atenção ao estado de penúria em que vive o interior do Estado. Nas suas diversas regiões, com vocações diferentes e problemas assemelhados.

O Nordeste não pode mais ser exportador humano para o sudeste. Lá, não há mais abrigo suficiente nem para os de lá. Até a seca, companheira dos nossos atropelos, acabou de armar tenda no antigo eldorado.

Havemos, pois, que nos virar com nossos recursos, nossa criatividade e nossa força humana. Ou como diria o fabulário popular, “nos costurarmos com nossas próprias linhas”.

Urge convocar interessados e estudiosos para elaborar e executar um programa eficiente e duradouro de recuperação na vida no campo.

Sem alternativas de sobrevivência, os nascidos nas pequenas comunidades migram para a periferia da capital, das cidades médias e das cidades-polos. Num processo de inchaço que cria um ciclo vicioso que vai do desemprego à marginalidade e daí à violência.

Não há outra saída que não seja dar aos nossos irmãos do campo condições de vida digna na sua terra de nascimento, e que o resto do mundo seja apenas objeto de visita e não de fuga.

Ao reverter essa realidade perversa, as consequências do benefício serão sentidas principalmente nas cidades.

Há um sem números de pequenas e localizadas providências que poderão iniciar a reversão desse problema. Tudo dependerá da vontade política e do apoio da coletividade. Essa é uma providência com carência de ontem.

Não há desenvolvimento nem progresso econômico sem o fortalecimento das cadeias produtivas. Apoiar os investidores, garantir segurança jurídica aos investimentos realizados no estado. Promover e ampliar a geração de empregos, criando oportunidades concretas de trabalho para os potiguares. Permitir que eles possam ter um futuro digno para suas famílias.

Esse é um compromisso que perseguirei com muita coragem e determinação. Precisamos, dentro de uma grande pactuação e uma corrente de fraternidade, tirar o Rio Grande do Norte desse estado letárgico em que se encontra.

Empresários e investidores terão no governador, um parceiro permanente na busca por um estado economicamente mais forte e socialmente mais justo.

Com determinação e vontade política, vamos trabalhar de mãos dadas com os setores produtivos para tornar o nosso Rio Grande do Norte, um estado realmente competitivo.

Esse governo que ora se inicia terá como marca absoluta a eficiência, a transparência, a solidariedade e o respeito às pessoas.

Um governo humanitário, meu grande sonho, preocupado com os últimos. Comprometido em atender bem e com qualidade os que mais necessitam do apoio do Estado.

Ao percorrer o Estado durante a campanha, me deparei com situações perversas. Como o sofrimento de mães enfrentando com seus filhos nos braços longas filas por uma lata d`água. Crianças fora da escola, obrigadas a mendigar para garantir o mínimo de sobrevivência. Ou como a situação de famílias destroçadas por causa das drogas, abandonadas em sua própria sorte e sem ter a quem recorrer.

Tudo isso tocou profundamente o meu coração. E me fez, mais uma vez, jurar a Deus, que eleito Governador, lutarei todos os dias da administração para devolver a essas pessoas, a dignidade e a perspectiva de futuro.

Vamos cuidar dos mais necessitados. Cuidar daqueles que por algum infortúnio, caíram na desgraça das drogas. O crack hoje domina as cidades e o campo. É preciso combater com firmeza essa situação degradante.

Buscarei as parcerias necessárias para dotar o estado de centros de recuperação dos dependentes químicos e de apoio ás suas famílias. Vamos criar condições para que as empresas possam participar do processo de reinserção social daquelas pessoas que caíram nas drogas e conseguiram se livrar desse terrível mal.

Tenho plena consciência de que não resolveremos tudo de uma hora para outra. Mas, com certeza, vamos estruturar e consolidar os caminhos para garantir aos nossos irmãos mais carentes e desassistidos, oportunidades para que possam sonhar com uma vida saudável e, reconstruir com dignidade as suas famílias.

Faremos grandes obras, não tenho dúvidas. Mas, a obra mais importante, aquela que me trará satisfação pessoal, será cuidar bem dos potiguares que clamam pela presença do estado de forma eficiente e digna.

Santo Agostinho certa vez afirmou que, “Mesmo que já tenha feito uma longa caminhada, sempre haverá mais um caminho a percorrer”. Essa mensagem sintetiza o longo trabalho que teremos pela frente na busca por um estado melhor e mais solidário para com o seu povo.

Uma palavra ao servidor público. Não pode haver boa administração sem respeito aos que prestam serviços nas atividades meio ou fim da administração pública. Vamos convoca-los ao diálogo, encontrar saídas, buscar soluções. Ao tempo em que cobraremos resultados, com vistas ao atendimento das necessidades dos companheiros do nosso trabalho.

Pretendo realizar um governo no mais rigoroso controle da legalidade. Não confundo legalidade com burocracia. Os entraves burocráticos podem e devem ser vencidos dentro da legalidade.

A burocracia não pode ser desculpa para a ineficiência. Ela é o condão da preguiça.

Exigir de um aluno que pede matrícula numa escola o seu currículo escolar é formalidade legal, não é burocracia.

Exigir de um doente, que chega às pressas para ser socorrido num hospital, os seus documentos antes de socorrê-lo, é burocracia, não é formalidade legal.

A convivência do meu governo com a Lei será tão natural quanto a legitimidade da investidura do meu mandato.

Aqui mando aos outros poderes, Legislativo e Judiciário, minha saudação de irmandade. Manteremos relações de independência, harmonia e tratamento respeitoso.

O Legislativo foi até hoje minha única morada política. Não tenho dificuldade em afirmar que minha gestão à frente da Assembleia Legislativa revolucionou as relações daquela casa com a população. Tanto nas obras de edificação do Poder Legislativo quanto na inovação das relações do Poder com o povo.

Fiz a Assembleia descer as escadas do Palácio José Augusto em busca do encontro com o povo. Sem que a Assembleia deixasse de ser a “casa do povo”, fiz com que as ruas das cidades virassem a moradia da Assembleia.

Este momento é a prova mais cabal de que o sonho é o preparador da realidade. Tivesse eu desistido do sonho, do encanto da sua beleza, pela face crua da realidade que me mostravam, este momento não estaria se consumando.

Sonhei sozinho. Agora, o sonho é da multidão.

Precisei agregar coragem ao sonho. Juntei a essas virtudes, a determinação, a humildade, a sinceridade, a lealdade, a ousadia que promovem a superação.

Só um sonhador incurável chegaria onde agora me ponho. Ao lado do povo e ao abrigo do sonho.

Mas tudo isso seria inútil se me faltasse a fé. Sou eminentemente um homem de fé. Primeiro, em Deus. Depois, no povo do Rio Grande do Norte. Só assim teci as fibras do sonho e o fiz vestimenta da luta.

Resgatei, na passagem pelos caminhos da campanha, bandeiras abandonadas. Passei a recolhê-las, lavá-las e devolvê-las ao tremular dos ventos. Sem distinção dos ranços do passado, recolhi momentos, cores e virtudes.

Banhei de vermelho a esperança abandonada; pois a paciência do povo, incansável no esperar, não distingue cores.

Prometo um governo austero, transparente, que honre a grandeza da vitória inquestionável.

A nossa decisão é fazer um governo inovador. Não apenas nas medidas administrativas. Mas nas atitudes do próprio Governador. Renunciarei a casa do governo. Numa demonstração de que o governador pode morar na sua própria casa e abrir mão das mordomias.

Vitória tão grandiosa que ainda não mereceu uma explicação sucinta do seu desfecho. Deixando perplexos cientistas políticos e analistas da mídia.

Não poderia, num momento como este, deixar de agradecer a quem sempre esteve comigo e acreditou no meu sonho. E mais do que isso, incentivou, apoiou e nunca me deixou desistir.

Agradeço em especial a minha esposa Julianne, que com sua determinação, seu carinho e seu amor, esteve sempre ao meu lado. Principalmente naqueles momentos de indefinições e angústias.

Agradeço também, ao meu filho Fábio Faria. Incansável nessa batalha, abdicou, em muitos momentos da sua campanha à Deputado Federal para cuidar da campanha do seu pai.

Ás minhas filhas Natália e Janine que se desdobraram de forma incansável na campanha, apresentando o meu nome e levando as minhas propostas ao povo em reuniões e encontros políticos.

Aos meus filhos pequenos, Maria Fernanda, Maria Luiza e Gabriel, que ainda na sua inocência compreenderam, em muitas ocasiões, a ausência do pai.

Á minha família, o verdadeiro esteio da minha vida, o meu agradecimento, o meu carinho e o meu amor.

Agradeço também aos meus companheiros de jornada. Ao meu vice-governador, Fábio Dantas, corajoso, articulador, peça fundamental em nossa vitória, ao PC do B, ao PT, uma palavra que sai do coração. O PT que deu de presente ao Rio Grande do Norte e ao Brasil a Senadora Fátima Bezerra. Meu amigo, Fernando Mineiro que engrandece o Legislativo.

Não posso deixar de agradecer também aos outros partidos que compuseram a nossa aliança: ao PP, PEN, PRTB, PTdoB e PTC. Mas quero aqui agradecer o meu partido, o PSD, que criamos com muita dificuldade. Vejo aqui o deputado José Dias, o deputado Galeno, o deputado Disson e a deputada Cristiane Dantas do PCdoB. Ao meu amigo, prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior. Obrigado a você e o povo de Mossoró. Se não fosse essa parceria eu não seria o Governador do Rio Grande do Norte. Juntos, levamos a nossa mensagem a todos os recantos do Estado. Juntos, construímos essa histórica vitória.

Mas eu quero agradecer o partido das pessoas anônimas, as responsáveis para que eu me tornasse Governador do Rio Grande do Norte que levantaram comigo as bandeiras da coragem, da persistência e da superação.

Mas esse momento é também uma jornada de festa. Implantemos na alma o realismo da lição cristã. A serenidade, paciência, compreensão. Tudo no estuário da fé.

O sonho me trouxe aqui. A fé me levará ao encontro do destino. Ao me ajoelhar, num gesto simbólico de uma aliança íntima da minha relação com Deus, eu me pus ao amparo dos seus desígnios e ao nível de igualdade com o povo.

Serei incansável na luta pela promoção do desenvolvimento econômico, social e na construção de uma gestão que traga de volta aos norte-rio-grandenses, a honra de serem filhos desta terra tão amada.

Me inspiro no ensinamento de São Francisco de Assis quando diz que, “devemos aceitar com serenidade as coisas que não podemos modificar, ter coragem para modificar as que podemos e sabedoria para perceber a diferença”. Afinal, tudo aquilo que se compartilha se multiplica.

Que Deus guarde o governo do povo, a mim confiado por ele, e que essa confiança confirme a beleza do sonho edificado.

Com Deus no coração, fé na alma e muita vontade de acertar, vamos em frente!

Vamos à luta e vamos trabalhar pelo Rio Grande do Norte. Muito obrigado!

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
quinta-feira - 01/01/2015 - 20:41h
RN

Robinson e Fábio são empossados como governador e vice

Na sessão solene de posse do governador Robinson Faria (PSD) e do vice Fábio Dantas (PC do B), hoje à tarde no Centro de Convenções, a emoção foi a marca do evento. Num discurso de quase uma hora, Robinson deixou clara sua emoção para a numerosa plateia presente.

Em seu discurso, falou das dificuldades da campanha e afirmou que foi um candidato a governador “abastecido de solidão”.

Robinson Faria disse que dos líderes consolidados recebeu o conselho para desistir e, de alguns aliados, a observação deselegante de que a melhor decisão seria a fuga. Ou a composição com a chapa adversária.

“Neste momento minha vida se confunde com a força de todas as minhas emoções”, afirmou. O governador lembrou do seu falecido pai, Osmundo Faria e agradeceu o empenho de sua família na disputa passada, fazendo uma menção especial ao filho, deputado federal Fábio Faria (PSD).

Presidindo a solenidade, o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta (PROS), declarou:

– Temos oportunidade de fazer do diálogo um instrumento de navegação e sensatez da classe política. O governador e o vice são oriundos do Poder Legislativo e homens públicos amadurecidos, conscientes de que a missão de administrar é um ato de compartilhar responsabilidades. A Assembleia está pronta para apoiar o esforço de melhoria das atividades essenciais ao crescimento econômico com justiça social. Desejo boa sorte a Robinson e sua equipe e que estejam inspirados, pois no que depender da nossa Casa, nosso RN será mais justo, fraterno e feliz”.

Veja a seguir, na íntegra, discurso do governador empossado.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
quarta-feira - 31/12/2014 - 20:16h
Amanhã

Posse de Robinson e Fábio acontecerá às 16h de quinta-feira

A posse de Robinson Faria (PSD), eleito governador, e Fábio Dantas (PCdoB), vice-governador, acontecerá nessa quinta-feira (1º de janeiro de 2015) em Natal.

A solenidade começa às 16h no Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira.

De lá, Robinson e Fábio seguem para o ato de transmissão de cargo, que acontece no Palácio Potengi, mais conhecido como Palácio da Cultura, na Praça 7 de Setembro, Cidade Alta.

A programação será encerrada com a apresentação dos cantores Alcimar Monteiro e  Amazan, em palco armado na própria Praça 7 de Setembro.

No dia seguinte, haverá posse dos secretários, às 11h, na Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
quarta-feira - 31/12/2014 - 19:49h
Faltam dois

Governador ainda não completou seu primeiro escalão

A equipe do governador eleito e diplomado Robinson Faria (PSD) não está fechada.

No primeiro escalão, pelo menos dois nomes ainda estão em aberto.

Faltam os secretários de Desenvolvimento Econômico e de Justiça e Cidadania.

Os atuais titulares são respectivamente Sílvio Torquato, que só recentemente foi efetivado como “titular”, e Júlio César Queiroz.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
quarta-feira - 31/12/2014 - 19:27h
Planejamento

Robinson troca secretário antes mesmo de posse

O governador eleito do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), anunciou nesta quarta-feira (31), a decisão de não nomear Eurípedes Balsanufo de Sousa Melo para a Secretaria de Estado de Planejamento e Finanças.

A decisão do governador foi tomada com base no compromisso de promover a transparência e evitar questionamentos jurídicos que atrapalhem os trabalhos a serem desenvolvidos a partir de 1º de janeiro.

Assumirá a secretaria de Estado de Planejamento e Finanças, o administrador Gustavo Maurício Filgueiras Nogueira, psicólogo com doutorado em conflito, negociação e decisão e professor universitário.

“O governador agradece a disponibilidade de Eurípedes Balsanufo de Sousa Melo em contribuir com o governo do Rio Grande do Norte, certo de que terá o tempo e as condições necessárias para prestar os devidos esclarecimentos à justiça”, afirma sua assessoria.

Empresário e ex-presidente da Companhia Docas da Paraíba, responsável pela administração do porto de Cabedelo, Eurípedes é engenheiro civil e anda enrascado com problemas decorrentes de sua gestão nessa autarquia.

O novo escolhido vai ocupar pasta que teve grande influência na gestão Rosalba Ciarlini (DEM), com o engenheiro Obery Rodrigues Júnior. Foi um dos homens fortes da administração.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
  • San Valle Rodape GIF
terça-feira - 30/12/2014 - 07:39h
Cyrus Benavides

Mossoroense comporá governo em situação diferenciada

Edgardo, Guia e Cyrus: nome de Mossoró (Foto: Instagram)

Um mossoroense da gema vai integrar a equipe do governador eleito/diplomado Robinson Faria (PSD), numa situação particularmente diferenciada: não é indicado de qualquer político/grupo local.

O advogado Cyrus Benavides vai ocupar o comando do Procon/RN, como nome “técnico” apontado pelo prefeito de Nova Cruz, Cid Arruda (PSB).

Cyrus é genro de Cid e filho do casal Guia-médico Edgardo Benavides, nomes de largo conceito social em Mossoró.

Professor substituto da Universidade Federal do  RN (UFRN) e procurador geral do Município de Nova Cruz, ele teve seu nome anunciado para o cargo no dia passado.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
segunda-feira - 29/12/2014 - 23:13h
Equipe

Nomes do Governo Rosalba sobrevivem à gestão Robinson

A ideia de não manter ninguém da era Rosalba Ciarlini (DEM) no “novo” Governo, não prosperou.

O governador eleito/diplomado Robinson Faria (PSD) voltou atrás.

Nomeará o competente jornalista Paulo Araújo, atual secretário de Comunicação do Estado, para o Departamento Estadual de Imprensa.

Também aboletará o ex-vereador natalense Ney Lopes Júnior (DEM) no Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), depois de sua passagem pelo Procon/RN de Rosalba.

Ao final, não funcionou lobby à manutenção do coronel Francisco Araújo no Comando Geral da Polícia Militar e Luiz Roberto Fonseca na pasta da Saúde.

P.S – Um webleitor alerta, que um terceiro nome está mantido: José Maurício continua no Instituto de Previdência (IPERN).

Obrigado pela ajuda.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
  • San Valle Rodape GIF
segunda-feira - 29/12/2014 - 22:56h
E aí?

Qual é mesmo o programa de governo para tirar RN da crise?

Por Vicente Serejo (O Jornal de Hoje)

O jogo de adivinhação em torno do secretariado acabou retirando a atenção de uma questão muito mais importante: qual é o programa de governo com as tais medidas duras para retirar o Estado de sua crise?

Seria justo imaginar que basta governar com as instituições poderosas com os seus gordos reajustes e a aprovação do empréstimo de R$ 850 milhões? Seria aceitar que a dureza será destinada só aos fracos?

Por exemplo: quantas secretarias e cargos comissionados serão extintos? Que outros cortes serão feitos na máquina de governo? O que será dos que aguardam a implantação dos planos de cargos e salários?

O novo governo, com um secretário de planejamento que veio de longe, não pode cair no ramerrão de ficar repetindo o argumento do limite prudencial depois de reajustados os três poderes, o TCE e o MP.

 

Compartilhe:
Categoria(s): Política
segunda-feira - 29/12/2014 - 22:24h
Estímulo do passado

Lembranças de Cortez e de Osmundo

Cortez e Osmundo: vendo o futuro (Foto: reprodução)

O governador eleito/diplomado Robinson Faria (PSD) lembrou o ex-governador Cortez Pereira em pronunciamento à imprensa. Sublinhou valores do ex-governante do início dos anos 70.

Cortez fora o último gestor estadual com visão estratégica, enxergando o futuro, as próximas gerações, em vez do mandato em si.

De fato.

E vale ser lembrado um detalhe que muita gente não sabe.

Muito jovem, garoto ainda, Robinson testemunhou seu pai e empresário Osmundo Faria dirigir o Bandern e BDRN, entidades financeiras do Estado no Governo Cortez.

O governador tinha em Osmundo e outros nomes, a essência de uma administração técnica, como Robinson propõe-se a fazer em seu governo.

Veja bastidores políticos em nosso TWITTER, clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
segunda-feira - 29/12/2014 - 21:49h
Novo Governo

Governador e secretários recebem relatório da transição

O governador diplomado Robinson Faria (PSD) reuniu pela primeira vez secretários e diretores de autarquias no início da noite desta segunda-feira (29), na Escola de Governo. Além de feitas as apresentações dos integrantes da equipe, nesse primeiro encontro foi entregue o relatório da comissão de transição, elaborado com base nas informações repassadas pela atual gestão.

Robinson (ao centro) cobrou postura humilde e lisura (Foto: divulgação)

Em seu primeiro encontro com a equipe, Robinson falou sobre o que espera de cada integrante do secretariado. “Esse Governo já começará quebrando um paradigma, pois será eminentemente técnico, atendendo ao clamor da população que apostou no nosso nome, que confiou quando eu disse repetidas vezes que se fosse eleito governador, eu ia fazer um Governo técnico. Agora a segunda missão é com cada um de vocês. Confiamos em vocês para que possamos atender os anseios do povo que elegeu o nosso governo, a nossa coligação”, disse.

Como já havia falado na coletiva de imprensa, realizada hoje pela manhã, Robinson Faria reforçou aos próprios secretários que cobrará de cada secretário ou gestor da administração indireta um planejamento de cada pasta para os próximos quatro anos. “Eu só acredito no Governo que tenha metas, se não tiver metas não há motivação”, explicou.

Lisura

O governador diplomado ressaltou que humildade, motivação e honestidade devem ser o norte de todos que compõe sua equipe para governar nos próximos quatro anos. Robinson disse que venceu a eleição com humildade e isso não pode mudar após a vitória.

Ele disse ainda que motivação será fundamental para o triunfo de sua gestão e espera que uma das marcas de sua administração seja a cada dia um desafio, cada dia uma solução, uma conquista e um novo projeto novo.

“Honestidade e lisura também. Sei que todo mundo vai ter cuidado, mas às vezes um assessor, uma pessoa da equipe pode ter um ato irresponsável e no final contamina toda uma boa fé de um Governo que prometeu ser transparente e inovador, sobretudo, na questão da ética”, assinalou Robinson Faria.

Com informações da Assessoria de Imprensa de Robinson Faria.

 

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
segunda-feira - 29/12/2014 - 15:24h
Novo Governo

Robinson Faria anuncia restante de equipe

O governador eleito do Rio Grande do Norte Robinson Faria (PSD) recebeu a imprensa em uma coletiva na manhã desta segunda-feira (29), na vice-governadoria, para anunciar os secretários e dirigentes da administração direta e indireta do Estado.

A equipe já tem uma reunião marcada para hoje, às 17h, na Escola de Governo. Na ocasião, o governador falará sobre as diretrizes da gestão, primeiras medidas e receberá o relatório produzido pela equipe de transição.

Administração Direta

Secretaria de Administração e Recursos Humanos – Gustavo Maurício Filgueiras Nogueira
Administrador, Psicólogo com doutorado em conflito, negociação e decisão. Professor universitário. Experiência na administração pública na Secretaria de Finanças do Município de Campina Grande, Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão e de Administração do Estado da Paraíba.

Secretaria de Esporte – George Câmara
Vereador de Natal, advogado e industriário. Funcionário da Petrobras. Publicou o livro “Da Janela da Metrópole e a publicação “Gestão Metropolitana de Natal”. Integrante de conselhos de transportes, Região Metropolitana, saneamento, Cidades e proteção ambiental.

Secretaria da Juventude – Maria Divaneide Basílio
Possui graduação em Ciências Sociais – Bacharelado em Antropologia e Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e é Mestre e Doutoranda em Ciências Sociais pela UFRN. Foi Chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Juventude do Governo Federal. Exerceu ainda a função de Consultora Nacional do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, no tema juventude e territórios.

Secretaria de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária – Raimundo da Costa Sobrinho
Atualmente é Delegado Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Estado do Rio Grande do Norte. Foi Coordenador da Assessoria Técnica da FETARN (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte). Exerceu os Cargos de Diretor Nacional do Programa de Crédito Fundiário na Secretaria de Reordenamento Agrário – SRA/MDA e também foi Secretário Nacional Adjunto da SRA/MDA, em Brasília-DF.

Secretaria das Mulheres – Maria Teresa Freire da Costa
Servidora Pública Estadual. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN (1985), com especialização em Saúde Pública (1992), Educação Sexual (2000), Intervenção Familiar Sistêmica (2004) e em Gestão de Hospitais Públicos (2008) e Mestre em Saúde Coletiva pela UFRN (2013). Coordenadora técnica da Organização Feminista Bandeira Lilás e do Ponto de Cultura “Mulheres Arteiras”.

Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico respondendo interinamente – Orlando Gadelha Simas Neto

Administração Indireta

Comandante Geral da Polícia Militar – Coronel Ângelo Mário de Azevedo Dantas
33 anos da Polícia Militar, especialista em segurança pública e cidadania. Foi corregedor da PM, comandante do 1º Batalhão e sub-comandante do 3º Batalhão. Fundador do Museu da Polícia Militar.

Delegacia Geral da Polícia Civil – Estênio Pimentel
Delegado da Polícia Civil desde 1997. Stenio Pimentel é bacharel e pós-graduado em Direito Constitucional, Direito Administrativo e Gestão Pública. Foi Corregedor Auxiliar da Corregedoria Auxiliar de Correições e de Controle de Inquéritos e Procedimentos Policiais. Esteve a frente de várias delegacias, como a DP de São José de Mipibu, DP de Goaininha, DP de Macaíba, 1ª. DP de Parnamirim, 3º. Distrito Policial da capital, 13ª. DP e DEFUR RN.

Comandante Geral do Corpo de Bombeiros – Coronel BM Otto Ricardo Saraiva de Souza
Bacharel em Direito e Pós Graduado em Políticas Públicas. Vinte e sete anos de serviços prestados ao CBM/RN.
Principais Funções Exercidas: Comandante da Seção Contra-Incêndio do Aeroporto Internacional Augusto Severo, Chefe de Gabinete do Comando Geral, Assessor Militar do Tribunal de Justiça e Secretário Executivo do Fundo Estadual de Segurança Pública (FUNSEP/SESED). Desde agosto de 2010 é o Subcomandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do RN.

Procon – Cyrus Benavides
Advogado, consultor jurídico com pós graduando em Ciências Penais e concluinte da especialização da Fundação Escola Superior do Ministério Público do RN. Professor substituto da UFRN. Experiência como Procurador Geral do Município de Nova Cruz e atuou em Juizados Especiais.

IDEMA -Instituto de Desenvolvimento e Meio Ambiente – Rondinelle Silva Oliveira
Graduado em engenharia agronômica (agronomia), biologia e matemática. Graduando em engenharia civil. Possui especialização em geoprocessamento e cartografia e mestrado em produção e tecnologia de alimentos. É doutorando em engenharia ambiental.

Emater – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural – Cesar Oliveira
É agrônomo formado pela Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA, especialista em Cooperativismo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, pós-graduado em Formulação e Análise de Políticas Agrícola e Agrária (Instituto de Economia da Unicamp). Atualmente faz mestrado em Ciências Sociais (UFRN), onde realiza estudos sobre a agricultura familiar do Rio Grande do Norte. Foi Superintendente do INCRA, no Rio Grande do Norte, entre os anos de 2003 e 2005, Diretor Nacional do INCRA (2005-2011) e Assessor Especial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (2011-2013).

Departamento Estadual de Imprensa – Paulo Araújo
Formado em Comunicação Social pela UFRN há 15 anos. Trabalhou por oito anos nas revistas Veja na Sala de Aula e Nova Escola, da Editora Abril, em São Paulo, na revista Época, da Editora Globo, foi consultor do 1o jornal de Economia e Finanças de Angola, diretor de jornalismo da TV Ponta Negra e SimTV e editor da revista da Assembleia Legislativa do RN. Cursa Gestão de Políticas Públicas na UFRN. Secretário de Comunicação do RN.

Fundação José Augusto – Rodrigo César Souza de Macedo (Rodrigo Bico)
Ator e Produtor Cultural é formado em Artes Cênicas (UFRN) e tem atuação na Rede de Pontos de Cultura e no movimento teatral, experiências como gestor do Grupo de Teatro Facetas, Mutretas e Outras Histórias e do espaço cultural TECESol. Recebeu o Prêmio Tuxáua Cultura Viva do Ministério da Cultura, em face da articulação entre os Pontos de Cultura do RN (2009).

Ipem (Instituto de Pesos e Medidas) – Ney Lopes Júnior
Advogado, ex-vereador de Natal. Foi coordenador do Procon Estadual.

Datanorte – Rildo Tarquineo de Albuquerque
Formado em Ciências Sociais. Professor da Academia Nacional de Polícia. Agente especial da Polícia Federal, especialista em negociação de crise e segurança aeroportuária.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
domingo - 28/12/2014 - 05:45h
Robinson Faria

Governador eleito fará desmembramento de secretarias

Por Túlio Lemos

O governador eleito Robinson Faria, tão logo assuma o cargo, vai enviar a Assembleia Legislativa, projeto de reforma administrativa. Deverá desmembrar o Planejamento das Finanças e Justiça da Cidadania.

Justiça

No caso da atual secretaria de Justiça e Cidadania, o desmembramento ocorrerá para evitar o desprezo que ocorre em relação a Cidadania, responsável pelo funcionamento das Centrais do Cidadão, totalmente sucateadas, que vão merecer olhar mais apurado e atenção do Governo. A Justiça cuidará do sistema penitenciário do Estado.

Planejamento

O caso da secretaria de Planejamento e Finanças é típico de subutilização de uma pasta importante. Há décadas que os governos não planejam o Estado; as ações são voltadas somente para as finanças, como uma grande tesouraria. Dessa forma, uma área vital, que é o planejamento, fica em situação secundária.

Com a reforma, a secretaria de Planejamento deverá ser fundida com Desenvolvimento Econômico.

 

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política
domingo - 28/12/2014 - 05:18h
Segunda-feira, 29

Robinson Faria anunciará novos nomes do seu secretariado

Os novos secretários e diretores da administração estadual na gestão Robinson Faria (PSD) serão anunciados na próxima segunda-feira (29), às 10h, em coletiva na Vice-governadoria.

O governador eleito recebe a imprensa para falar sobre as indicações e anunciar os demais nomes da administração direta e indireta.

No último dia 23 de dezembro, Robinson anunciou 22 nomes (veja AQUI) que irão compor o secretariado estadual de acordo com o perfil técnico e pastas correspondentes.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.