segunda-feira - 11/10/2010 - 15:03h

Leonardo Nogueira vê dificuldades para sucessão de “Fafá”


Ao participar do programa Cenário Político, da TV Cabo Mossoró (TCM), na sexta (9), o deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM) confirmou uma preocupação que vai consumir a atenção do grupo político liderado em Mossoró pela governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM). É a necessidade de se construir um nome para a disputa pela Prefeitura de Mossoró, nas eleições de 2012.

Com a chegada de Rosalba ao Governo do Estado, os principais nomes do Democratas em Mossoró estão impedidos de disputar a Prefeitura. Leonardo, reeleito deputado estadual, não pode por que é marido da atual prefeita, Fafá Rosado (DEM).

O parentesco com a governadora Rosalba Ciarlini impede a candidatura do deputado federal Betinho Rosado (DEM) e da vice-prefeita Ruth Ciarlini (DEM).

No caso de Ruth, a candidatura dela seria viabilizada se Fafá renunciasse ao mandato. Assumindo a Prefeitura, poderia disputar a reeleição. Mas essa é uma alternativa que não é considerada pelo grupo pessoal da prefeita Fafá, que acredita que terá a condução de sua própria sucessão.

"Eu não posso, Betinho não pode, Ruth não pode. Mas a partir de janeiro vamos começar a pensar nisso. Temos outros nomes que poderão representar nosso grupo", disse Leonardo, sem citar quais seriam esses nomes que estariam aptos para se enquadrar na sonhada condição de "candidato de Rosalba" à Prefeitura de Mossoró.

Saiba mais AQUI.

Com informações do Blog de Julierme Torres.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
segunda-feira - 11/10/2010 - 02:09h

Debate, enfim


Opa! Finalmente um debate de verdade entre candidatos à Presidência da República.

No primeiro turno, não tivemos um sequer. Só faz-de-conta. Dessa feita foi diferente.

Dilma Roussef (PT) e José Serra (PSDB) debateram pela Rede Band de Televisão à noite desse domingo (10). Em alguns momentos, até se digladiaram com certa agressividade, mas nada que chegasse à raia do desrespeito ou da baixaria.

O que mais chamou minha atenção foi a postura de ataque de Dilma, diferente do que empinou durante todo o primeiro turno. Em tese, é estratégia de quem está em inferioridade em pesquisas e na campanha em si.

Entretanto a atitude proativa da candidata, passou a ser necessária para galvanizar a militância, que saiu meio abalada por não vencer, direto, no primeiro turno.

Os efeitos dessa decisão de esgrimar, estocando o contendor, nós só saberemos adiante, com pesquisas e outros sinalizadores técnicos ou a olho nu.

Serra, por sua vez, apesar de mais articulado, sem dúvida que foi surpreendido pela adversária. Sua chegada ao segundo turno o deixou mais fortalecido e parecia, preliminarmente, que a acuaria. Não foi o que houve.

Em verdade tivemos um equilíbrio. Um duelo baseado na discussão sobre temas que permearam as últimas semanas da campanha, ainda no primeiro turno, como aborto e corrupção no governo. Muito farisaísmo em pauta.

A se lamentar, que outra vez Previdência Social, reforma política e o bolo tributário não tenham sido tratados como prioridade.

Teremos pelo menos mais um ou dois debates até o final da campanha. Além disso, diariamente os programas eleitorais despejam proselitismo político.

Que bom! Mesmo com muitos rodeios, escapismos e traços intolerância, a campanha do segundo turno produz uma dialética sobre o Brasil. Os candidatos estão mais à mostra.

Esperemos o próximo "round".

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
  • Art&C - UnP - 17 de Junho de 2026
sábado - 09/10/2010 - 22:03h

Fumo


Longe de ti são ermos os caminhos,
Longe de ti não há luar nem rosas,
Longe de ti há noites silenciosas,
Há dias sem calor, beirais sem ninhos!

Meus olhos são dois velhos pobrezinhos
Perdidos pelas noites invernosas…
Abertos, sonham mãos cariciosas,
Tuas mãos doces, plenas de carinhos!

Os dias são Outonos: choram… choram…
Há crisântemos roxos que descoram…
Há murmúrios dolentes de segredos…

Invoco o nosso sonho! Estendo os braços!
E ele é, ó meu Amor, pelos espaços,
Fumo leve que foge entre os meus dedos!…

Florbela Espanca – (1894-1930)

Compartilhe:
Categoria(s): Nélter Queiroz
sábado - 09/10/2010 - 21:38h

Assembleia coloca Robinson e Rosalba em teste de poder


A formação da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para a próxima legislatura será um dos temas permanentes, do noticiário jornalístico potiguar, até o início de 2011.

Dividirá espaços com formação da equipe da futura governadora Rosalba Ciarlini (DEM).

Claro que outros assuntos correlatos, periféricos e ocasionais também vão estar em evidência, mas o duelo de forças na AL é um caso à parte.

Está em jogo não apenas a formação do seu quadro de poder internamente, mas o peso de forças influentes, de fora para dentro.

De 1997 até este ano, a Assembleia Legislativa funcionou como uma possessão à parte de seus presidentes. Primeiro, o deputado Álvaro Dias (PDT); depois, Robinson Faria (PMN).

Só eles dois, em 13 anos, presidiram esse poder. O instituto da reeleição presidencial foi convertido em regime de exceção.

Cada um se transformou numa espécie de "vice-rei" do Rio Grande do Norte.

Nesse período, a Casa foi quase sempre parceira dos governadores Garibaldi Filho (PMDB) e Wilma de Faria (PSB), mas também soube – pontualmente, se rebelar. Desde que lhe fosse conveniente.

Antipatia

Entretanto quem mais sentiu o peso do mau humor, da AL, foi o atual governador Iberê Ferreira (PSB). Não por acaso.

Candidato à reeleição, Iberê enfrentou e continua enfrentando a antipatia de uma maioria oposicionista, que até poucos meses fazia fileiras no situacionismo.

Para o início da gestão de Rosalba, a AL será majoritariamente governista. Entretanto o DNA dessa supremacia pode representar uma delicada divisão de espaços e poder na Casa e no Governo Rosalba Ciarlini.

Robinson, seu vice, atual presidente da AL, tem uma bancada própria reeleita para a próxima legislatura. Continuará influindo por lá.

Sua intervenção pode ser decisiva. Mas também pode causar uma dicotomia de comando e ingerência descabida.

A formação da mesa e os acontecimentos de bastidores, à sua montagem, dirão se teremos uma AL autônoma ou monitorada por Robinson e Rosalba, via seu marido e líder, ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado (DEM).

Quem conhece a forma de pensar e o modus operandi de Carlos sabe, sem pestanejar, que ele não gosta de ser refém nem de entregar o destino político da mulher a terceiros.

Para Carlos Augusto não basta ter maioria, é preciso ter voz ativa.

Foto – Robinson e Rosalba (21 de janeiro de 2010) estarão somando ou não na AL.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
sábado - 09/10/2010 - 20:48h

Dilma faz 54% contra 46% de Serra no Datafolha


Divulgada neste sábado (9), a primeira pesquisa Datafolha após o primeiro turno das eleições aponta vantagem da petista Dilma Rousseff sobre o tucano José Serra (PSDB). Se a votação fosse hoje, a candidata do presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria 48% do eleitorado contra 41% do oposicionista ex-governador de São Paulo.

Em votos válidos, a ex-ministra-chefe da Casa Civil subiria para 54% contra 46% do tucano. Quatro por cento dos eleitores votariam em branco ou nulo e sete por cento estão indecisos, segundo o Datafolha.

Na votação de 3 de outubro, Dilma ficou com quase 47% dos votos válidos contra pouco mais de 32% de Serra.

A pesquisa, divulgada na edição de domingo do jornal Folha de S.Paulo, foi realizada em 8 de outubro, ouviu 3.265 eleitores e tem margem de erro de dois pontos percentuais. O registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) leva o número 35114/2010.

Os efeitos do retorno do horário eleitoral não foram captados completamente nessa amostragem.

Saiba mais AQUI.

Nota do Blog – O mais importante dessa pesquisa não está contida nela: é a repercussão dos primeiros programas eleitorais. Isso só será possível se medir com maior clareza à próxima semana.

Dilma mantém uma dianteira boa, mas não é confortável.

O jogo que parecia fácil, favas contadas, fazendo muita gente empinar o nariz, agora é extremamente delicado.

É jogo de xadrez, travado essencialmente na TV e outros meios de comunicação.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
sábado - 09/10/2010 - 20:31h

Henrique “só love”

Depois de uma exaustiva campanha, em que alcançou o seu 11º mandato como deputado federal, Henrique Alves (PMDB) tira uma pequena folga.

É só love nesses dias.

Depois ele desembarca novamente no Rio Grande do Norte, para articular trabalho pró-Dilma Roussef (PT).

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
sábado - 09/10/2010 - 20:29h

Evangélicos aumentam representação no Congresso

Com o resultado das eleições de 2010, a bancada evangélica no Congresso ganha mais 28 parlamentares, um acréscimo de 65% se comparada com a legislatura atual.

Foram eleitos este ano 68 deputados e três senadores protestantes, segundo levantamento da Frente Parlamentar Evangélica. Conforme o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), atualmente, são 41 deputados e 2 senadores.

Dos 68 deputados evangélicos da nova legislatura, 33 foram reeleitos. Dois senadores – Marcelo Crivella (PRB – RJ) e Magno Malta (PR – ES) – também tiveram o mandato renovado.

Walter Pinheiro (PT – BA), da Igreja Batista, é a novidade entre os religiosos no Senado.

A maioria dos parlamentares com orientação evangélica é do campo majoritário da Assembleia de Deus, que neste segundo turno apoia a campanha de Dilma Rousseff (PT).

Segundo a Frente Parlamentar, pelo menos 24 dos eleitos são da Assembleia. Um dos principais líderes da Igreja, o Pastor Manoel Ferreira (PR-RJ), é deputado atualmente, não concorreu nesta eleição, mas foi uma das chaves da articulação da campanha de Dilma com os evangélicos.

Saiba mais AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
sábado - 09/10/2010 - 20:21h

PCdoB em campanha pró-Dilma


O PCdoB no Rio Grande do Norte fará avaliação de seu desempenho nas eleições no estado, além de tarefas que cumprirá no segundo turno.

O encontro com seus filiados está definido para a próxima quarta (13).

O evento vai ocorrer às 18 horas, no auditório do Monza Palace Hotel, na Avenida Salgado Filho (Natal).

O PCdoB apoia a candidatura presidencial de Dilma Roussef e em termos do Rio Grande do Norte esteve coligado ao PDT do candidato a governador Carlos Eduardo (PDT).

Não elegeu qualquer um de seus candidatos, como é o caso de Sávio Hackradt (PCdoB), que disputou vaga ao Senado.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Repet - Arte Nova - 16=03=2026
sábado - 09/10/2010 - 20:06h

Pensando bem…

"Todos os homens que não têm nada de importante para dizer falam aos gritos."

Jardiel Poncela

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
sábado - 09/10/2010 - 20:05h

Pensando bem…

"Sucesso é um resultado,não um objetivo."

Gustave Flaubert

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
  • San Valle Rodape GIF
sábado - 09/10/2010 - 19:28h

OAB questiona institutos de pesquisas judicialmente

A OAB do Piauí pediu que o Ministério Público Federal investigue os institutos de pesquisa pública no estado. Para o presidente da OAB piauiense, Sigifroi Moreno Filho, houve indução do eleitorado ao erro.

As pesquisas eram referentes as intenções de voto dos eleitores piauienses. Mas no último dia 3 de outubro, os números nas urnas tiveram diferenças superiores a 10 pontos percentuais em relação ao mostrados pelos institutos de pesquisa.

Para o presidente da OAB-PI, a disparidade não se trata de margem de erro, mas um desacerto evidente, passível de indução a erro e de interferência no processo eleitoral. "Alguns institutos agiram de forma, no mínimo, irresponsável, para não dizer criminosa", acredita Sigifroi.

Para fundamentar as alegações, a OAB encaminhou ao MPF documentos, dentre eles matérias jornalísticas, que comprovam a ocorrência de discrepâncias entre os números de diversos institutos de pesquisas do Piauí e os que realmente se confirmaram no dia da eleição.

Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB-PI.

Nota do Blog – Enquanto isso, no Rio Grande do Norte, "tudo certo como dois e dois são cinco…"

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
sábado - 09/10/2010 - 19:23h

Só Rindo


Queda e vitória

Final da campanha eleitoral de 2010, militantes do deputado federal Betinho Rosado (DEM) circulam pelo centro de Mossoró. Fazem intensa panfletagem.

Em meio à turba desponta um enorme boneco, o "Betão", assim cognominado em alusão ao parlamentar.

Com sol escaldante, no pino do meio dia, o jovem que sustenta o boneco de cerca de 3 metros não aguenta a fadiga. Desaba. Ele e Betão, para ser mais preciso.

O incidente ocorre na Praça Vigário Antônio Joaquim, causando corre-corre geral.

Passando ao lado, um eleitor baixa lentamente o vidro do próprio carro e sapeca um apelo motivacional:

– Levanta, Betinho! Domingo tem eleição.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
sábado - 09/10/2010 - 19:03h

Cangaceiro Massilon e a República do Patamar de São Vicente


Acho que compreendo a dificuldade de Carlos Santos em escrever no seu blog sobre "Massilon – Nas veredas do cangaço e outros temas afins", o livro de Honório de Medeiros sobre o cangaceiro que foi um dos protagonistas mais importantes do ataque de Lampião a Mossoró em junho de 1927, mesmo ele tendo acompanhado o autor no primeiro lançamento do livro, no sertão do Cariri, durante um seminário sobre o tema Cangaço.

Não é fácil escrever sobre aquilo que acicata nossa memória e nos remete à infância, à turma do Patamar, ao que ele próprio, Santos, tratou de nomear como a "República Independente do Patamar da Igreja de São Vicente" da qual somos remanescentes, como o autor Honório de Medeiros que diz assim, na introdução do livro:

“Nasci e cresci à sombra da Igreja de São Vicente, a igreja da “bunda redonda”, brinquei, assisti missa, novena de Santo Antônio, sem perder o contato com as marcas que o combate contra Lampião deixou em suas paredes e na sua torre”.

Centralizando a figura do cangaceiro potiguar que foi parceiro de Lampião no ataque que foi rechaçado da torre da igreja, Honório de Medeiros remonta a engrenagem do coronelismo e do Poder político no Nordeste rural e  repagina e estimula a revisão crítica da história da invasão do Rei do Cangaço a Mossoró em 1927. (…) um novo conceito para o cangaço, dentro de uma perspectiva científica que identifique o geral no particular e afaste, de vez, o estudo do cangaço do mero “contar casos”.

Surpreende no livro também, além desse viés do pesquisador sobre o cangaço, o caráter genealógico e emotivo que o autor revela na introdução: (…)se agregou o interesse de sempre acerca da história da minha família materna, da qual é o momento precioso, desde a fundação de Martins até a resistência oposta por Rodolpho Fernandes à Lampião”.

Ao mesmo tempo em que escreve sobre o roteiro geográfico e factual de Massilon que passa pela Paraiba e Ceará, estados por onde andou em busca de informações, Honório constrói um arcabouço emocional da marcante trajetória e origem da família materna dele, os Fernandes do Rio Grande do Norte, do qual ele faz questão de revelar que é a nona geração do patriarca que fundou e deu nome à cidade serrana de Martins.

Mas para leitores como nós, eu e Carlos, fica difícil não ver em cada capítulo a imagem da Igreja de São Vicente. Mesmo que não seja o capítulo em que Honório descreve, preciso como um roteiro cinematográfico, a hora do tiro  disparado por Manoel Duarte e que matou o cangaceiro Colchete.

O patamar hoje está mais curto e mais baixo do que aquele em que os republicanos brincavam pela manhã e à noite. Apenas dois degraus e chão pedregoso  como nunca. Arrancador de chamboque nos dedos dos pés.

Os canteiros, construídos por padre Sátyro no auge da perseguição aos jogos de bola dos meninos,  estes permanecem intactos sendo que agora têm  plantas. As crianças foram rareando nas residências em torno do Patamar. A cidade. O tempo. Os hábitos.

O jogo de bola acabou-se muito antes da capelinha da bunda redonda tornar-se cult e festejada.

Estivemos lá na igreja, na missa e quermesse dos 80 anos de idade do Careca com a entrega aos fiéis da capela pintada, restaurada, nova como em 1919. E amarela, bem amarelinha. Foi muito interessante.

Padre Sátyro no altar: "Eu vi São Vicente sorrir! Eu vi São Vicente sorrir!"

O octogenário e sua retórica vibrante, sabedoria dos oradores sacros, tradição dos copistas do conhecimento e da liturgia.

Depois tivemos que ouvir a Prefeita da Cidade.

Mas nos compensaram os doces vicentinos vendidos no meio da rua lateral, a Francisco Ramalho, defronte à casa de Marcos Porto, esse já tornado memória e lenda do Patamar que já carece de um livro. Ele também um Fernandes.

No Rio Grande do Norte esse lado familista é muito importante. O livro de Honório permite ver que laços ancestrais construíram esse orgulho familiar que de certa forma marca o Estado do Rio Grande do Norte.

Jânio Rêgo é jornalista – janiorego@blogdafeira.com.br

 

Compartilhe:
Categoria(s): Nair Mesquita
sábado - 09/10/2010 - 18:21h

“Volta, ao ponto” hoje em Natal

O Grupo de Teatro Janela fará nova apresentação do espetáculo "Volta, ao Ponto. Um experimento".

Esse trabalho foi aprovado no "Festival A Gosto de Teatro 2010" e vai ao palco neste domingo (10), a partir das 19h30, no Teatro de Cultura Popular (TCP) – Av. Jundiaí, ao lado da Fundação José Augusto – em Natal.

O espetáculo tem sido muito elogiado pela crítica.

Compartilhe:
Categoria(s): John Deacon
  • San Valle Rodape GIF
sábado - 09/10/2010 - 18:16h

Tenda – Gastronomia & Lazer define data de abertura

O empresário Tião Couto “bateu o martelo” e anuncia a abertura oficial do complexo Tenda – Gastronomia & Lazer, em Mossoró, onde funcionou o restaurante "Travessia".

No próximo dia 13 (quarta) de outubro o Tenda abre suas portas, com cardápio sem igual, com as bênçãos do chef Márcio Freire.

Um dia depois, em 14 de outubro, é a vez do “Tenda Music Club” apresentar a sua estrutura na primeira festa da tão aguardada boate.

As atrações escolhidas, por enquanto: banda “Perfume de Gardênia” especializada no caliente ritmo latino (salsa, cúmbia, bolero, mambo, merengue, chá chá chá e pop latino) e DJ Filho, o DJ residente do Tenda que ficará responsável pelo som eletrônico.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Tenda.

Compartilhe:
Categoria(s): Pensando bem...
sábado - 09/10/2010 - 18:09h

Rosalba parabeniza prima Sandra por reeleição

Notícia que corre solta por aí: a governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM) tratou de ligar, bem de longe, para a prima e deputada federal reeleita Sandra Rosado (PSB).

Como não poderia deixar de ser, cumprimentou-a pelo êxito eleitoral e enalteceu importância de trabalharem juntas por Mossoró e pelo Rio Grande do Norte.

As "adversárias" logo logo vão afinar a prosa pessoalmente.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • Art&C - PMM - 09 a 30 de Junho de 2026 - Cidade Junina
sexta-feira - 08/10/2010 - 15:00h

Garibaldi manda PT do RN e Dilma às favas

Na entrevista concedida ao Jornal da 95 FM, hoje pela manhã, o senador Garibaldi Filho disse que irá apoiar integralmente a candidatura de Dilma Rousseff para a Presidência da República no segundo turno.

Garibaldi deixou claro, no entanto, que não subirá no palanque do PT.

“Eu posso subir no palanque do PT em qualquer Estado, menos no Rio Grande do Norte”, enfatizou Garibaldi.

O senador não perdoa alguns petistas que o criticam durante a campanha pelo fato de apoiar Dilma no âmbito nacional e Rosalba Ciarlini para o Governo do Estado.

“Se alguém chamasse você de cara de pau, de analfabeto político e de oportunista, você gostaria? Acharia bom?”, assinalou Garibaldi, fazendo referência ao ex-vereador e candidato ao Senado pelo PT, Hugo Manso, que durante a campanha tachou Garibaldi dos adjetivos mencionados por ele.

Garibaldi acha difícil Dilma vir ao Estado no segundo turno.

“A campanha é muito curta e acho difícil Dilma vir ao Estado neste segundo turno”, frisou o senador peemdebista.

Com informações do Blog de Oliveira Wanderley AQUI.

P.S – O PMDB estadual decidiu ontem que fará campanha pró-Dilma em faixa própria no Rio Grande do Norte.

A justificativa é que seria uma "solidariedade" a Garibaldi Filho.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
sexta-feira - 08/10/2010 - 13:26h

Presidenciáveis promovem “guerra santa” no 2º turno

Na estreia dos programas eleitorais do segundo turno, os candidatos Dilma Roussef (PT) e José Serra (PSDB) recorreram aos céus. Previsível.

A ladainha de hoje, de lado a lado, foi quase uma catequese cristã. E olhe que vivemos num país de "Estado laico".

Dilma agradeceu a Deus pela "graça" alcançada, defendeu a vida (alusão, indireta à questão do aborto) e rechaçou campanha "caluniosa" imposta pela oposição.

José Serra afirmou que estava "com Deus, com amor no peito". Com imagens de mulheres grávidas, o slogan: "A favor da vida, a favor do Brasil".

Dilma pede comparação de governos, Serra propõe comparativo entre biografias.

Ufa!

Nota do Blog – Pela prioridade temática, até parece que vivemos num país de governo teocrático, como o Irã.

Aos poucos a gente vai descobrindo que também temos nossos talibãs, nos dois lados dessa contenda.

Vivemos uma inusitada "guerra santa".

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • San Valle Rodape GIF
sexta-feira - 08/10/2010 - 12:32h

Ex-deputado Múcio Sá é outra vez acusado por irregularidades

O Ministério Público Federal (MPF) em Mossoró ingressou com ação de improbidade administrativa contra a Fundação Aproniano Sá. Aponta existência de um esquema de desvio de verba federal no valor de R$ 1 milhão.

O montante foi repassado pelo Ministério da Saúde através do convênio nº 3045/2004.

Dessa vez, o titular da pasta estadual de turismo Múcio Gurgel de Sá também responde pelas irregularidades apontadas, além da esposa Aldanisa Ramalho de Sá e do pai do secretário, José Nilson de Sá.

No final de setembro, o MPF já havia ajuizado uma outra ação de improbidade envolvendo a fundação.

Para o procurador da República Fernando Rocha de Andrade, que assina a ação, "Múcio Sá, valendo-se da então condição de deputado federal, participou ativamente do esquema de desvio de recursos públicos federais destinados à Fundação Aproniano Sá, mediante a propositura de emenda parlamentar destinando R$ 1 milhão para execução do convênio nº 3045/2004".

Uma investigação da Controladoria Geral da União evidenciou que, quando era deputado federal, Múcio Sá propôs emendas parlamentares relativas a área de saúde, beneficiando diversas entidades do Rio Grande do Norte, dentre elas a Fundação Aproniano Sá, pertencente à família dele. O esquema ficou conhecido como "Máfia dos sanguessugas".

Auditoria do Sus

No caso do convênio nº 3045/2004, os recursos repassados deveriam ter sido destinados à aquisição de medicamentos e produtos hospitalares para manutenção de unidade básica de saúde. No entanto, como ocorreu em outros convênios semelhantes, o Departamento Nacional de Auditoria do SUS detectou um esquema fraudulento protagonizado pela Fundação Aproniano Sá, que consistia em forjar termos de doação de medicamentos e produtos a entidades de municípios do interior.

Foi constatado, ainda, que muitas dessas entidades não possuíam relação com a área de saúde, e que algumas nunca receberam tais medicamentos ou receberam apenas parte deles. De acordo com a ação, a inexistência de controle de entrada e saída de medicamentos permitia à Fundação Aproniano Sá direcioná-los ou desviá-los sem qualquer controle.

Além disso, não existem documentos que comprovem que esses medicamentos foram efetivamente comprados.

O procurador da República Fernando Rocha de Andrade ressalta que "todas as irregularidades apontadas denunciam esquema de desvio de recursos públicos federais executados pelos gestores da Fundação Aproniano Sá com apoio insofismável do então deputado federal Múcio Sá".

Se a ação for julgada procedente, o atual secretário estadual de turismo Múcio Sá pode até perder a função pública, entre outras penalidades como ter que ressarcir o dano aos cofres públicos e a perda de bens acrescidos ao patrimônio. As punições são extensivas aos demais acusados.

Com informações do próprio MPF (clique AQUI).

Foto – Múcio e Aldanisa (Site De Saboya.com)

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
sexta-feira - 08/10/2010 - 12:02h

O eco popular para Larissa Rosado

Depois das eleições municipais de 2000, vencidas por Rosalba Ciarlini (PFL, hoje DEM), era comum um comentário em qualquer ponto de Mossoró: "Na próxima Fafá ganha".

A Fafá na boca do povo era a enfermeira Fátima Rosado (DEM), que estreou na política em 2000, quando perdeu a prefeitura para Rosalba, reeleita.

Quatro anos depois, realmente Fafá virou prefeita, mas com o apoio da própria Rosalba e não do seu grupo original, comandado pela deputada estadual Sandra Rosado (PMDB, hoje no PSB).

Agora, mal terminam as eleições de 2010, ouço o mesmo ressoar de um nome, aqui e acolá, em Mossoró.

Dessa feita se fala em Larissa Rosado (PSB), deputada estadual.

"Na próxima ela ganha", ouvi no balcão de uma padaria ontem à noite.

Num restaurante, a voz corrente era a mesma. Hoje pela manhã, num cafezinho para irrigar bate-papo, a mesma manifestação.

Resta saber se a massa vai acertar, novamente, no nome. Outra interrogação, é saber se o esquema da hoje governadora eleita Rosalba Ciarlini tentará, de novo, a simples cooptação, ou partirá para o confronto com nome próprio.

Depois volto ao assunto, com outro ângulo de abordagem.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
  • San Valle Rodape GIF
sexta-feira - 08/10/2010 - 11:40h

Rogério Marinho na luta pró-Serra


O deputado federal Rogério Marinho, presidente estadual do PSDB-RN, vai participar do segundo turno das eleições presidenciais. Apesar da derrota eleitoral pessoal, quando não se reelegeu, terá atuação agora.

Ele chegou ontem do eixo São Paulo-Brasília. Da direção nacional do PSDB ele ganhou incumbência de participar da coordenação na região Nordeste, da campanha de José Serra (PSDB).

Nesta sexta (8), Rogério Marinho fará uma reunião com apoiadores de campanha emilitância "Serra 45" para dar início aos trabalhos deste segundo turno.

A reunião será na sede do partido, na Rua Cícero Azevedo, Lagoa Seca – Natal, a partir das 16 horas.

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria
sexta-feira - 08/10/2010 - 11:27h

Depois do baile na Web, Dilma reage bem no 2º turno


O PT investiu uma fortuna para fazer sua campanha no universo virtual, em favor de Dilma Roussef (PT). Mesmo assim, levou baile.

A contratação a peso de ouro de marketeiro da Web, que trabalhou com o presidente eleito Barack Obama, não surtiu efeito muito positivo.

De novo está provado que não basta ter muito dinheiro para atropelar os contendores.

Para este segundo turno, estratégias estão sendo revistas.

Não adianta apenas entupir a Net de informação e contra-informação. A questão não é de volume. Na verdade, a avalanche costuma ter efeito contrário.

Até aqui, o que vejo chegar às minhas caixas de e-mails e em páginas diversas da Internet, me fazem acreditar que o governismo reage bem ao sufoco que levou dos adversários.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog
Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2026. Todos os Direitos Reservados.